Manutenção Nissan Pickups

Frontier: Donos reclamam falta de potência, problema sensor turbina

Frontier: Donos reclamam falta de potência, problema sensor turbina

Alguns proprietários da picape Nissan Frontier estão reclamando de falta de potência em seu motor 2.5 turbo diesel YDK3 de 190 cv. O modelo da picape japonesa com esse motor passou a ser vendido no Brasil a partir de 2012 e na versão Attack.


A reclamação geral feita pelos donos da Frontier é que por várias vezes, o motor começa a ficar fraco. Então, o motorista tem de desligar o veículo e religa-lo novamente, voltando a funcionar de forma normal.

No entanto, um dos relatos fala o dono que precisou fazer isso várias vezes em uma viagem entre São Paulo e Ceará para poder finalmente conseguir chegar ao seu destino final.

Em outro caso, o motor 2.5 da Nissan Frontier quase morria ao sair da garagem, sendo preciso novamente desligar e religar em seguida. Em uma concessionária da marca, a informação é de que se trata de um problema no sensor da turbina.

O tal dispositivo chegou a ser trocado duas vezes em um dos relatos, em uma Frontier com apenas 9.000 km rodados. No entanto, a falta de força continuou mesmo assim.

A solução encontrada por um dos proprietários foi a troca da válvula que regula a pressão da turbina. O item original de código 226305X30B custou R$ 1.178 e resolveu o problema, segundo informou o cliente.

A Nissan reconhece o caso e diz que realmente há falta de potência no seu motor YDK3, motivado por uma leitura inadequada do sensor de temperatura da turbina.

A montadora explica que a falha ocasiona a entrada do sistema no modo de segurança, mesmo que não haja risco de aquecimento iminente.

A Nissan explica também que isso ocorre em uso severo e que não traz riscos à segurança. A empresa diz que quem estiver enfrentando o mesmo problema deve entrar em contato pelo 0800 da empresa ou procurar uma concessionária para o reparo totalmente gratuito.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Bruno Silva

    Pôneis malditos pôneis malditos la la la la la lá

    • Raul Cotrim de Mattos

      Amarok dando pau em motor e câmbio, S-10 dando pau no motor, Mitsubishi só tem carroça antiga e problemática só com aparência moderna, agora a Frontier dando isso. Só faltou a Hilux dar algum problema…

    • johnnyburanelo

      uhauahuahuahahauhauhauhauhauhauhauhauauah eu ia postar isto uauahuahauhauhauhauhahu levou meu like

      • Thiago

        também cheguei tarde pra fazer a piada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • edbil

      Puts cara, ia mandar essa também. Me senti o Rubens Barrichelo agora. :-D

  • shdn2010

    Isso tbm ocorre em usos severos………. quer dizer que compro um carro e ele não aguenta o tranco??

    • ultimate_rr

      Isso pq é um pick-up diesel 4×4! Loucura isso…

  • Comment

    Não trás risco a segurança? E se ele morrer em uma ultrapassagem? E se ficar sem força em uma situação destas?

    • Junoba

      Ai a montadora vai dizer que o problema é seu. Tanto faz pra montadora, se você morrer.

      • _William

        Um tempo atrás um cara postou o caso dele, acho que foi um Fluence (não tenho certeza) que a roda soltou na estrada e o carro capotou com a família dele toda dentro, e a Renault não quis nem saber e negou que fosse um defeito, e se não me engano novamente, colocou a culpa no pai de família ainda… o cara teve que entrar na justiça…as montadoras não querem nem saber mesmo.

    • Max

      Estava pensando exatamente isso. Problema seríssimo e questão de segurança.

    • _William

      O lado “bom” é que o cidadão vai se sentir desencorajado a ficar andando que nem louco, e dando um de “Senna” nas curvas em estradas…sempre vejo essas picapes passando a toda velocidade. Mas é bem perigoso em ultrapassagens mesmo.

      • Comment

        Só picapes?

        • _William

          Infelizmente é um comportamento generalizado, mas, picape não foi feita pra correr desse jeito em minha visão o que acaba sendo mais perigoso ainda.

          • Comment

            Concordo que andar correndo com picapes mostra que o cara não sabe que aquele carro não tem estabilidade pra isto(ou prefere arriscar). Mas a correria anda generalizada nas estradas. Ontem um PRF morreu ao bater a Frontier (viatura) em um caminhão. Destruiu a picape…

          • COMENTARISTA MEDÍOCRE.

            A maioria dos donos de picape andam que nem loucos, estuprado o motor e fazendo pressão para que vc saia da frente dele sem nem mesmo vc ter terminado a ultrapassagem . Ignoro esse tipo completamente.

    • EDSON ARAUJO

      ESTOU PASSANDO POR ESSE PROBLEMA TAMBEM, A CAMINHONETE ESTÁ FRACA E O MECANICO DA AUTORIZADO MANDOU-ME CIRCULAR DURANTE 30 MINUTOS A UMA VELOCIDADE DE 60 KM/H QUE A LUZ VAI APAGAR E A POTÊNCIA VOLTA AUTOMATICAMENTE, ISSO JA TEM APROXIMADAMENTE 40 DIAS E AINDA NÃO CONSEGUI ESSA PROEZA, CONTINUO COM A MAQUINA SEM POTENCIA

      • Wilson

        Edson, estou com uma fronthier aqui com exatamente o mesmo problema, o amigo conseguiu descobrir o seu? Resolveu ? Se puder entra em contato pelo zap 081-9.81246660.

        • EDSON ARAUJO

          Resolvido, na época coloquei na revisão e exigi do mecânico que resolvesse esse problema, pois eu não sou mecânico, ficou três dias na concessionaria mas saiu boa e sem custo adicional.
          O mecânico alegou que teve que tirar a cuja peça de outra frontier porque o sistema não estava reconhecendo a minha, colocou depois tirou e colocou a minha de volta.
          Ele alega que eu coloquei diesel S 500, mas sempre coloquei S 50, a não ser que eu tivesse sido enganado na bomba, o que é normal nesse Brasil . Espero que as minhas informações tenham sido aproveitada
          Um abraço

          Em 26 de dez de 2016 10:04 AM, “Disqus” escreveu:

  • Wanderson Perin

    Não seria o caso pra um recall ? Afinal ficou constatado que existe o problema.

    • Seria… mas nada como um recall branco pra resolver.

      • Martini Stripes

        “Nota técnica”, por favor… =/ Palhaçada

  • Cléber_V

    Eu não tenho o que reclamar da Nissan, mas ela não tem uma imagem muito boa por aqui, melhor ela não pisar mais na bola e fazer um recall logo desse problema aí.

    • cepereira2006

      Brasileiro não gosta de recall. No dia em que ele for anunciado, vai ter um monte de gente reclamando aqui.

    • Edson Fernandes

      Se vc perceber é um recall branco né? Nao gosto disso, mas ao menos sobre esse problema na reclamação do cliente eles estão procurando atender. Menos mal, mas deveriam de fato declarar o recall de uma vez.

      • Chevrolet

        Depois o povo reclama tanto dos Recalls da GM… Ao menos ela não tapa o sol com a peneira.

  • Marcelo Amorim

    Quem acompanha o segmento dos 4×4 sabe que essa Frontier possui o pior motor do segmento,nao adianta estar entre as de melhor desempenho se a confiabilidade é extremamente baixa!!Da problema demais esse motor 2.5!

  • jorge

    Tem alguns pôneis na minha garagem com 197.000km e nunca apresentou problemas….hilux não tem comparação.

  • Junoba

    Se fosse chines… iria acontecer uma rebelião…rsrs

  • Diggo

    Ué, será que os pôneis se viraram contra a Frontier? só pode.

    • Faz tempo, pois a exceção de Hilux que tem menos motor, a Frontier virou uma das mais fracas do segmento. Gosto dela, mas a Nissan demora muito pra atualizá-la e sequer traz um motor melhor e mais moderno.

  • Recall de verdade que é bom, nada… mais um recall branco.

  • Max

    Achei que era só computador que tinha que desligar e ligar novamente para funcionar.

    • mpol

      Mas, a central é um computador, é a mesma coisa rs

      • Martini Stripes

        Deve rodar windows

  • Paulo Eduardo

    A Nissan está meio que deixando de lado a Frontier pois em breve o novo modelo estará chegando aqui e muito provavelmente importada do México. Agora com a fábrica japonesa aqui no país a Renault não quer nenhum japa por lá. Só que a Nissan tem que abrir o olho pois a daqui a pouco a camionete fica má afamada e aí a vaca vai para o brejo.

  • Cebobina

    Isso não é nada comparado aos antigos aquecimentos do 2.5 das L200, apesar de ter tido uma e não ter ocorrido nada de errado.

  • Armando Belarmino

    A minha apresentou a tal perda de potência, aos 5 k rodados, foi super simples fui a CSs e a peça foi trocada em garantia. Minha picape hj se encontra com 30 k rodados e está perfeita.

  • viola

    tenho uma XE 4×2 09/09 144cv, a pickup esta com 80.000km, muito conservada, carro de cidade, a partir mais o menos dos 60.000km, comessou a apresentar tal problema de perda de potencia, geralmente da terceira marcha ate a quinta marcha, e somente qd sobe a rotaçao acima dos 2500rpm. Acontece frequentemente isso, e ja aconteceu ate em ultrapassagem.., é muito perigoso, tive que tirar o peh do acelerador e acelerar denovo par voltar… O mecanico que mexe nela (ex mecanico da concessionaria nissan) disse que é problema de mapeamento.., sera que trocando sensor de turbina (bem carinho) ira resolver?

    • Herbet Moreira

      Passa um scanner nela. Uma vez um tubo, tipo canudo, se soltou do sensor B e também fiquei com menos potência no Linea Tjet. Apareceu no scanner, conectei-o e ficou tudo bem.

  • _William

    É um problema muito grave, visto que é um carro feito pra trabalho pesado e tem que aguentar o tranco. Se bem que tem muita gente que compra esse tipo de carro pra ficar indo no shopping, no parque, e etc… que nunca nem viu um chão de terra.

  • johnnyburanelo

    li sobre isto ontem, na QR de setembro, achei um absurdo, e o mais interessante é q a dona Nissan, admite o problema, mas não faz nada, recall então nem pensar, e quem tem que arcar com o prejuízo são os proprietários lesados, alooooo Ministério Público????

  • Badanha

    Raul Cotrim de Mattos disse :

    “Amarok dando pau em motor e câmbio, S-10 dando pau no motor, Mitsubishi só tem carroça antiga e problemática só com aparência moderna, agora a Frontier dando isso. Só faltou a Hilux dar algum problema…”

    E a Nova Ranger ?

    • Careca

      A Nova Ranger é melhor custo x benefício, só não é lider por conter os seguintes itens:
      – Alto Custo de manutenção..
      – Revenda duvidosa.
      – Depreciação alta em relação a líder.
      – Seguro alto.
      – Consumo.

      Já tive uma, usei 8 meses e precisei vender, me arrependi de não estar de Hilux na hora da revenda…

      • Comment

        Então não é o melhor custo x benefício. Só o item “manutenção” já tira dela este posto.

      • jpcasella

        Esqueceu da mangueira do radiador e do intercooler que simplesmente se rompem e te deixa na mão, seja com motor sobreaquecido ou motor sem potencia.

        • COMENTARISTA MEDÍOCRE.

          A suspensao nao me agradou, me lembra S10 das antigas.

      • Chevrolet

        Ela tem o melhor CXB Mas… Alto custo manut, Revenda lixo, Seguro Alto, Consumo.

        CADÊ O MELHOR CUSTO X BENEFÍCIO ENTÃO??????????? OU ESSES ITENS NÃO SE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO PARA DEFINIR ISSO?

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Caio Henrique Alves Nascimento

    Em uso severo…. Oras, se não aguenta,fala logo de cara! A nissan anda dando muitos problemas com a frontier!

  • Jackson Sousa Leite

    Foi feita pra agroboy Cowboy de posto fivela dourada e creme no rosto………………..

  • Andrew B.

    matéria “copiada” revista QR?

  • gilson gomes

    Estou com sérios problemas em minha nissan 2.5 attack sv, está perdendo a força, não passa de 60 km em alguns momentos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email