Manutenção Nissan Pickups

Nissan Frontier: Proprietários reclamam de falta de potência – Problema estaria no sensor da turbina

nissan-frontier-2015-1-700x466 Nissan Frontier: Proprietários reclamam de falta de potência - Problema estaria no sensor da turbina

Alguns proprietários da picape Nissan Frontier estão reclamando de falta de potência em seu motor 2.5 turbo diesel YDK3 de 190 cv. O modelo passou a ser vendido no Brasil a partir de 2012 e na versão Attack.



A reclamação geral é que por várias vezes, o motor começa a ficar fraco. Então, o motorista tem de desligar o veículo e religa-lo novamente, voltando a funcionar de forma normal. No entanto, um dos relatos fala o dono que precisou fazer isso várias vezes em viagem entre São Paulo e Ceará.

Em outro caso, o motor 2.5 da Frontier quase morria ao sair da garagem, sendo preciso novamente desligar e religar em seguida. Em concessionária, a informação é de que se trata de um problema no sensor da turbina. O tal dispositivo chegou a ser trocado duas vezes em um dos relatos, uma Frontier com 9.000 km. No entanto, a falta de força continuou.

nissan-frontier-2015-8-700x466 Nissan Frontier: Proprietários reclamam de falta de potência - Problema estaria no sensor da turbina

A solução encontrada por um dos proprietários foi a troca da válvula que regula a pressão da turbina. O item de código 226305X30B custa R$ 1.178 e resolveu o problema, segundo o cliente. A Nissan reconhece o caso e diz que realmente há falta de potência no YDK3 motivado por uma leitura inadequada do sensor de temperatura da turbina.

A montadora explica que a falha ocasiona a entrada no modo de segurança, mesmo que não haja risco de aquecimento. A Nissan explica também que isso ocorre em uso severo e que não traz riscos à segurança. A empresa diz que quem estiver enfrentando o mesmo problema deve entrar em contato pelo 0800 ou procurar uma concessionária para o reparo gratuito.

Galeria de fotos da Nissan Frontier:

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

  • Bruno Silva

    Pôneis malditos pôneis malditos la la la la la lá

    • Raul Cotrim de Mattos

      Amarok dando pau em motor e câmbio, S-10 dando pau no motor, Mitsubishi só tem carroça antiga e problemática só com aparência moderna, agora a Frontier dando isso. Só faltou a Hilux dar algum problema…

    • johnnyburanelo

      uhauahuahuahahauhauhauhauhauhauhauhauauah eu ia postar isto uauahuahauhauhauhauhahu levou meu like

      • Thiago

        também cheguei tarde pra fazer a piada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • edbil

      Puts cara, ia mandar essa também. Me senti o Rubens Barrichelo agora. :-D

  • shdn2010

    Isso tbm ocorre em usos severos………. quer dizer que compro um carro e ele não aguenta o tranco??

    • ultimate_rr

      Isso pq é um pick-up diesel 4×4! Loucura isso…

  • Comment

    Não trás risco a segurança? E se ele morrer em uma ultrapassagem? E se ficar sem força em uma situação destas?

    • Junoba

      Ai a montadora vai dizer que o problema é seu. Tanto faz pra montadora, se você morrer.

      • _William

        Um tempo atrás um cara postou o caso dele, acho que foi um Fluence (não tenho certeza) que a roda soltou na estrada e o carro capotou com a família dele toda dentro, e a Renault não quis nem saber e negou que fosse um defeito, e se não me engano novamente, colocou a culpa no pai de família ainda… o cara teve que entrar na justiça…as montadoras não querem nem saber mesmo.

    • Max

      Estava pensando exatamente isso. Problema seríssimo e questão de segurança.

    • _William

      O lado “bom” é que o cidadão vai se sentir desencorajado a ficar andando que nem louco, e dando um de “Senna” nas curvas em estradas…sempre vejo essas picapes passando a toda velocidade. Mas é bem perigoso em ultrapassagens mesmo.

      • Comment

        Só picapes?

        • _William

          Infelizmente é um comportamento generalizado, mas, picape não foi feita pra correr desse jeito em minha visão o que acaba sendo mais perigoso ainda.

          • Comment

            Concordo que andar correndo com picapes mostra que o cara não sabe que aquele carro não tem estabilidade pra isto(ou prefere arriscar). Mas a correria anda generalizada nas estradas. Ontem um PRF morreu ao bater a Frontier (viatura) em um caminhão. Destruiu a picape…

          • COMENTARISTA MEDÍOCRE.

            A maioria dos donos de picape andam que nem loucos, estuprado o motor e fazendo pressão para que vc saia da frente dele sem nem mesmo vc ter terminado a ultrapassagem . Ignoro esse tipo completamente.

    • EDSON ARAUJO

      ESTOU PASSANDO POR ESSE PROBLEMA TAMBEM, A CAMINHONETE ESTÁ FRACA E O MECANICO DA AUTORIZADO MANDOU-ME CIRCULAR DURANTE 30 MINUTOS A UMA VELOCIDADE DE 60 KM/H QUE A LUZ VAI APAGAR E A POTÊNCIA VOLTA AUTOMATICAMENTE, ISSO JA TEM APROXIMADAMENTE 40 DIAS E AINDA NÃO CONSEGUI ESSA PROEZA, CONTINUO COM A MAQUINA SEM POTENCIA

      • Wilson

        Edson, estou com uma fronthier aqui com exatamente o mesmo problema, o amigo conseguiu descobrir o seu? Resolveu ? Se puder entra em contato pelo zap 081-9.81246660.

        • EDSON ARAUJO

          Resolvido, na época coloquei na revisão e exigi do mecânico que resolvesse esse problema, pois eu não sou mecânico, ficou três dias na concessionaria mas saiu boa e sem custo adicional.
          O mecânico alegou que teve que tirar a cuja peça de outra frontier porque o sistema não estava reconhecendo a minha, colocou depois tirou e colocou a minha de volta.
          Ele alega que eu coloquei diesel S 500, mas sempre coloquei S 50, a não ser que eu tivesse sido enganado na bomba, o que é normal nesse Brasil . Espero que as minhas informações tenham sido aproveitada
          Um abraço

          Em 26 de dez de 2016 10:04 AM, “Disqus” escreveu:

  • Wanderson Perin

    Não seria o caso pra um recall ? Afinal ficou constatado que existe o problema.

    • Seria… mas nada como um recall branco pra resolver.

      • Martini Stripes

        “Nota técnica”, por favor… =/ Palhaçada

  • Cléber_V

    Eu não tenho o que reclamar da Nissan, mas ela não tem uma imagem muito boa por aqui, melhor ela não pisar mais na bola e fazer um recall logo desse problema aí.

    • cepereira2006

      Brasileiro não gosta de recall. No dia em que ele for anunciado, vai ter um monte de gente reclamando aqui.

    • Edson Fernandes

      Se vc perceber é um recall branco né? Nao gosto disso, mas ao menos sobre esse problema na reclamação do cliente eles estão procurando atender. Menos mal, mas deveriam de fato declarar o recall de uma vez.

      • Chevrolet

        Depois o povo reclama tanto dos Recalls da GM… Ao menos ela não tapa o sol com a peneira.

  • Marcelo Amorim

    Quem acompanha o segmento dos 4×4 sabe que essa Frontier possui o pior motor do segmento,nao adianta estar entre as de melhor desempenho se a confiabilidade é extremamente baixa!!Da problema demais esse motor 2.5!

  • jorge

    Tem alguns pôneis na minha garagem com 197.000km e nunca apresentou problemas….hilux não tem comparação.

  • Junoba

    Se fosse chines… iria acontecer uma rebelião…rsrs

  • Diggo

    Ué, será que os pôneis se viraram contra a Frontier? só pode.

    • Faz tempo, pois a exceção de Hilux que tem menos motor, a Frontier virou uma das mais fracas do segmento. Gosto dela, mas a Nissan demora muito pra atualizá-la e sequer traz um motor melhor e mais moderno.

  • Recall de verdade que é bom, nada… mais um recall branco.

  • Max

    Achei que era só computador que tinha que desligar e ligar novamente para funcionar.

    • mpol

      Mas, a central é um computador, é a mesma coisa rs

      • Martini Stripes

        Deve rodar windows

  • Paulo Eduardo

    A Nissan está meio que deixando de lado a Frontier pois em breve o novo modelo estará chegando aqui e muito provavelmente importada do México. Agora com a fábrica japonesa aqui no país a Renault não quer nenhum japa por lá. Só que a Nissan tem que abrir o olho pois a daqui a pouco a camionete fica má afamada e aí a vaca vai para o brejo.

  • Cebobina

    Isso não é nada comparado aos antigos aquecimentos do 2.5 das L200, apesar de ter tido uma e não ter ocorrido nada de errado.

  • Armando Belarmino

    A minha apresentou a tal perda de potência, aos 5 k rodados, foi super simples fui a CSs e a peça foi trocada em garantia. Minha picape hj se encontra com 30 k rodados e está perfeita.

  • viola

    tenho uma XE 4×2 09/09 144cv, a pickup esta com 80.000km, muito conservada, carro de cidade, a partir mais o menos dos 60.000km, comessou a apresentar tal problema de perda de potencia, geralmente da terceira marcha ate a quinta marcha, e somente qd sobe a rotaçao acima dos 2500rpm. Acontece frequentemente isso, e ja aconteceu ate em ultrapassagem.., é muito perigoso, tive que tirar o peh do acelerador e acelerar denovo par voltar… O mecanico que mexe nela (ex mecanico da concessionaria nissan) disse que é problema de mapeamento.., sera que trocando sensor de turbina (bem carinho) ira resolver?

    • Herbet Moreira

      Passa um scanner nela. Uma vez um tubo, tipo canudo, se soltou do sensor B e também fiquei com menos potência no Linea Tjet. Apareceu no scanner, conectei-o e ficou tudo bem.

  • _William

    É um problema muito grave, visto que é um carro feito pra trabalho pesado e tem que aguentar o tranco. Se bem que tem muita gente que compra esse tipo de carro pra ficar indo no shopping, no parque, e etc… que nunca nem viu um chão de terra.

  • johnnyburanelo

    li sobre isto ontem, na QR de setembro, achei um absurdo, e o mais interessante é q a dona Nissan, admite o problema, mas não faz nada, recall então nem pensar, e quem tem que arcar com o prejuízo são os proprietários lesados, alooooo Ministério Público????

  • Badanha

    Raul Cotrim de Mattos disse :

    “Amarok dando pau em motor e câmbio, S-10 dando pau no motor, Mitsubishi só tem carroça antiga e problemática só com aparência moderna, agora a Frontier dando isso. Só faltou a Hilux dar algum problema…”

    E a Nova Ranger ?

    • Careca

      A Nova Ranger é melhor custo x benefício, só não é lider por conter os seguintes itens:
      – Alto Custo de manutenção..
      – Revenda duvidosa.
      – Depreciação alta em relação a líder.
      – Seguro alto.
      – Consumo.

      Já tive uma, usei 8 meses e precisei vender, me arrependi de não estar de Hilux na hora da revenda…

      • Comment

        Então não é o melhor custo x benefício. Só o item “manutenção” já tira dela este posto.

      • jpcasella

        Esqueceu da mangueira do radiador e do intercooler que simplesmente se rompem e te deixa na mão, seja com motor sobreaquecido ou motor sem potencia.

        • COMENTARISTA MEDÍOCRE.

          A suspensao nao me agradou, me lembra S10 das antigas.

      • Chevrolet

        Ela tem o melhor CXB Mas… Alto custo manut, Revenda lixo, Seguro Alto, Consumo.

        CADÊ O MELHOR CUSTO X BENEFÍCIO ENTÃO??????????? OU ESSES ITENS NÃO SE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO PARA DEFINIR ISSO?

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Caio Henrique Alves Nascimento

    Em uso severo…. Oras, se não aguenta,fala logo de cara! A nissan anda dando muitos problemas com a frontier!

  • Jackson Sousa Leite

    Foi feita pra agroboy Cowboy de posto fivela dourada e creme no rosto………………..

  • Andrew B.

    matéria “copiada” revista QR?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend