Por que os carros usam hoje o acelerador eletrônico, se sua resposta é mais lenta?

acelerador eletronico ilustracao
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A chegada do acelerador eletrônico mudou muito os carros de hoje.

Mas por que as fábricas optaram por essa tecnologia se ela deixa o motor responder mais devagar?

O acelerador eletrônico tem um componente chave: o potenciômetro. Ele transforma a pressão no pedal em sinais que a central eletrônica do carro entende.

Essa central analisa os sinais, verificando coisas como a rotação do motor e sua temperatura.

Com esses dados, a central eletrônica ajusta a abertura da borboleta de aceleração, o que é feito por um atuador eletrônico.

Ele controla quanto ar entra no motor, impactando diretamente a aceleração. Assim, o carro responde melhor em diferentes situações.

Componentes do acelerador eletrônico:

  • Potenciômetro: transforma a ação no pedal em sinal elétrico.
  • Central Eletrônica: analisa o sinal e comanda o atuador eletrônico.
  • Atuador Eletrônico: ajusta a borboleta de aceleração conforme necessário.
  • Borboleta de Aceleração: controla o ar que entra no motor.

Por um lado, a resposta do acelerador fica mesmo um pouco mais lenta com o acelerador eletrônico do que nos sistemas antigos com cabo de aço. Mas isso é feito para que o carro seja melhor usado.

As áreas em que a condução melhora com o acelerador eletrônico incluem o controle da tração, liberando a potência de forma mais suave e também reduzindo a chance de o motor entrar em “lugging”, que é acelerar fundo em baixa rotação e sem redução de marcha. Isso costuma ocasionar falhas de bronzinas.

Outras áreas em que o acelerador eletrônico ajuda o motorista são:

  • No alívio da potência nas trocas de marcha, evitando trancos desnecessários
  • Permitindo que o acelerador seja colocado em várias posições diferentes no layout do carro, pois ele não necessita de uma ligação mecânica entre o motor e a cabine dos passageiros

Ou seja, realmente não adianta pisar fundo achando que isso adiantará alguma coisa, pois a central eletrônica do motor irá modular o sinal e entregar a potência aos poucos.

E mesmo que o acelerador eletrônico não fosse desenvolvido para ajudar em nenhum dos quatro pontos acima, ele é necessário para usarmos o controle de cruzeiro, também conhecido como piloto automático, ainda mais com os sistemas avançados e adaptativos que temos hoje em dia.

Perguntas frequentes

Por que os veículos modernos adotaram o acelerador eletrônico?

Os veículos modernos escolheram o acelerador eletrônico para melhorar. Eles querem eficiência, controle preciso da aceleração e ótimo desempenho do motor. A tecnologia drive-by-wire faz a condução ficar mais suave. Isso ajuda a economizar combustível e diminuir a poluição.

Como o acelerador eletrônico melhora o controle da marcha lenta?

Ele usa um sistema sofisticado para melhor controle. Potenciômetros e atuadores ajustam a abertura da borboleta com precisão. Isso torna a condução estável e eficaz, mesmo em baixas velocidades.

Quais são os benefícios do sistema, também conhecido como “drive-by-wire”?

O sistema aumenta a suavidade na aceleração e reduz vibrações. Oferece melhor controle do veículo e ajuda a economizar combustível. Também facilita usar sistemas auxiliares de condução.

Qual é o impacto do acelerador eletrônico na experiência de condução?

O acelerador eletrônico faz a aceleração ser mais suave e calibrada. Carros com essa tecnologia podem ter modos de condução como o “Sport”. Isso torna a direção mais dinâmica e divertida.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.