Posso rebocar outro veículo com cambão?

rebocar cambao
rebocar cambao

Será que é permitido rebocar outro carro com cambão?

A resposta é sim, mas existem algumas regras para que isso possa ser feito de acordo com as leis de trânsito do Brasil.

Vamos ver um pouco sobre elas:

Regras para rebocar com cambão

De acordo com a legislação de trânsito, o rebocamento de veículos com cambão está sujeito a algumas regras.

Uma das principais regras é utilizar um cabo rígido para apoio mecânico ao rebocar, evitando o uso de cabo flexível ou corda, exceto em casos de emergência.

Além disso, é importante destacar que o veículo rebocado deve estar devidamente sinalizado.

Durante o rebocamento, o veículo deve estar com o pisca-alerta ligado para alertar os outros motoristas.

Caso o rebocamento ocorra à noite, os faróis e lanternas do veículo rebocado também devem estar acesos, garantindo uma maior visibilidade na via.

Regra Descrição
Utilizar cabo rígido O uso de cabo flexível ou corda é permitido apenas em casos de emergência
Veículo sinalizado O veículo rebocado deve estar com o pisca-alerta ligado e, se rebocado à noite, faróis e lanternas acesos
Não suspender a parte traseira do veículo É proibido suspender a parte traseira do veículo rebocado e deixar as rodas dianteiras em contato com o piso

Casos de emergência para rebocar com cabo flexível ou corda

O rebocamento com cabo flexível ou corda só é permitido em casos de emergência.

Uma pane mecânica comum não se enquadra nessa categoria.

Os casos de emergência são aqueles em que é necessário um pronto atendimento para retirar o veículo da via e garantir a segurança dos demais usuários.

Durante situações de emergência, como um acidente ou uma falha mecânica grave, o uso de cabo flexível ou corda pode ser uma solução temporária para remover o veículo da pista.

No entanto, que essa prática seja utilizada apenas em casos extremos e quando não há outra opção disponível.

Proibição de suspender a parte traseira do veículo rebocado

É proibido suspender a parte traseira do veículo rebocado e deixar apenas as rodas dianteiras em contato com o piso durante o processo de rebocamento.

Essa prática além de ser perigosa, pode causar danos ao veículo rebocado.

Para garantir a segurança durante a operação de rebocamento, deve-se evitar qualquer ação que possa comprometer a estabilidade dos veículos envolvidos, e isso envolve não suspender a traseira do veículo.

A suspensão da parte traseira do veículo rebocado implica em uma distribuição inadequada do peso, o que pode resultar em uma condução instável e em acidentes graves.

Além disso, essa prática pode causar danos à estrutura e aos componentes do veículo rebocado, como suspensão, transmissão, escapamento, entre outros.

Infração de trânsito específica para motocicletas rebocando outros veículos

A legislação de trânsito estabelece uma infração específica para motocicletas que rebocam outros veículos.

Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor rebocando outro veículo é considerado uma infração de trânsito e é restrito, exceto para motocicletas e motonetas que tracionem semirreboques especialmente projetados para esse fim e devidamente homologados pelo órgão competente.

Essa restrição é estabelecida devido à natureza da motocicleta, que possui menor estabilidade e capacidade de tração em comparação com outros veículos de maior porte.

O rebocamento de outro veículo pode comprometer a estabilidade da motocicleta, aumentando o risco de acidentes e colocando em perigo a segurança do condutor, do passageiro e dos demais usuários da via.

Recomendações para rebocamento seguro

Ao rebocar um veículo com cambão, siga algumas recomendações para garantir a segurança no trânsito:

1. Verifique o manual do proprietário

Cada veículo tem especificações diferentes para o rebocamento. Antes de rebocar um veículo, verifique no manual do proprietário a forma recomendada pela fabricante. Siga as orientações de peso máximo suportado, posição adequada do cambão e outras informações importantes.

2. Tenha um serviço de socorro mecânico confiável

É sempre bom ter o número de telefone de um serviço de socorro mecânico confiável à disposição. Caso ocorra algum problema durante o rebocamento, você poderá solicitar assistência de profissionais especializados.

3. Verifique as condições de segurança do veículo rebocado

Antes de iniciar o rebocamento, certifique-se de que o veículo rebocado esteja em boas condições de segurança. Verifique se a iluminação está funcionando corretamente, se a direção e os freios estão em bom estado, entre outros aspectos importantes.

Perguntas frequentes

Posso rebocar outro veículo com cambão?

Sim, o Código de Trânsito Brasileiro permite o rebocamento de outro veículo com cambão, desde que seja utilizado um cabo rígido para apoio mecânico. O uso de cabo flexível ou corda só é permitido em casos de emergência.

Quais são as regras para rebocar com cambão?

É necessário utilizar um cabo rígido para apoio mecânico no rebocamento com cambão. O veículo rebocado deve estar devidamente sinalizado com pisca-alerta e, se o rebocamento ocorrer à noite, os faróis e lanternas devem estar ligados.

Em quais casos é permitido rebocar com cabo flexível ou corda?

O uso de cabo flexível ou corda só é permitido em casos de emergência. No entanto, não há uma definição clara do que são considerados casos de emergência pela legislação de trânsito.

Quais são as penalidades por rebocamento indevido?

O rebocamento indevido, utilizando cabo flexível ou corda fora dos casos de emergência, constitui uma infração de trânsito média. A penalidade para esse tipo de infração é uma multa e a aplicação de pontos no prontuário do motorista.

É permitido suspender a parte traseira do veículo rebocado?

Não, suspender a parte traseira do veículo rebocado e deixar as rodas dianteiras em contato com o piso é proibido. Essa prática é perigosa e pode causar danos ao veículo, além de comprometer a estabilidade durante o rebocamento.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.