Renault Grand Duster: SUV de 7 lugares e mais detalhes revelados

Renault Grand Duster: SUV de 7 lugares e mais detalhes revelados

Por ora ele anda sendo chamado de Grand Duster, mas internamente na Dacia, o pessoal o identifica como “RJI”. Esse é o codinome para a aposta mais ousada da marca romena no mercado europeu e também para a Renault fora do continente.


O projeto está sendo tocado pela Renault na França, mas sua produção inicialmente se dará em Pitesti, na Romênia, onde o Grand Duster sairá com a plataforma modular CMF-B, a mesma do Sandero Stepway.

A citação deste em específico se deve ao fato de ser o único a ser fabricado pela Dacia em seu país de origem, haja visto que a Renault confirmou a produção dos novos Logan e Sandero no Marrocos.

Assim, a Dacia pode se concentrar em fazer o SUV de sete lugares nesta planta, enquanto Mioveni faria o Stepway, mantendo dessa forma suas operações domésticas, que ainda incluem Duster, Lodgy e Dokker.

De volta ao Grand Duster, ele terá em torno de 4,50 m de comprimento e empregará um sistema de partida micro híbrida de 12 volts, além do motor 1.3 TCe, que deve aparecer com 150 cavalos, como no Arkana russo.

Renault Grand Duster: SUV de 7 lugares e mais detalhes revelados

Ele também será o primeiro Dacia com sistema híbrido E-Tech da Renault, usando para isso um motor 1.6 aspirado. Como terá um valor agregado maior que Logan e Sandero, a marca pode amortizar o custo extra dessa tecnologia.

Esses sistemas são essenciais para a Dacia não pagar multas ou ser obrigada a comprar créditos de CO2. Sobre o Grand Duster fora da Europa, a primeira parada que o SUV deve fazer é na Rússia, onde provavelmente usará a base B0.

Também não será difícil vê-lo como um produto da Renault-Samsung, podendo surgir como um “XM7”, por exemplo. Mercados como Índia e Brasil – sem contar o México – também devem ser atingidos pelo SUV, que deverá ser feito na região.

[Fonte: Auto Evolution/Projeção: KDesign AG]

 

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.