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Os veículos autônomos ainda são uma promessa do futuro, porém, algumas iniciativas querem trazer para o agora, os carros que andam sozinhos, assim como o transporte público independente do homem para guiar.
Na Renault, a condução autônoma é algo que vem sendo trabalhada há algum tempo e agora foi materializada na forma de um microônibus que, para surpresa de alguns, foi desenvolvido sobre a plataforma da Nova Master, que logo estará no Brasil.
Trata-se de um pequeno ônibus sem motorista, desenvolvido em parceria com a empresa WeRide. O objetivo é trabalhar com este pequeno veículo no Nível 4, onde o veículo assume toda a condução, ainda que tenha controles para humanos.
![renault onibus autonomo 3 renault onibus autonomo 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-onibus-autonomo-3.jpg)
Com duas portas pantográficas e espaço interno para de 20 a 30 pessoas, o microônibus é elétrico também, usando uma bateria de 100 kWh, que garante autonomia de 200 km.
Um dos pontos cruciais do projeto do pequeno ônibus autônomo da Renault não é o alcance e nem mesmo o custo dele, mas a tecnologia com nível de segurança similar ao da aviação civil.
![renault onibus autonomo 2 renault onibus autonomo 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-onibus-autonomo-2.jpg)
Nesse caso, um acidente por milhões de operações por hora é o aceitável para a Renault e o veículo tende a ter uma carga de sistemas a bordo elevadíssima para entender o mundo a sua volta.
Configurado para 22 passageiros, sendo 13 em pé, o veículo autônomo da Renault está previsto para ser operado comercialmente a partir de 2026, mas ainda limitado à cidade de Châteauroux. Mas, entre 26 de maio a 9 de junho, algumas unidades circulação em Roland Garros.
![nova renault master 1 nova renault master 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/nova-renault-master-1.jpg)
Já entre 2027 e 2028, a produção em série terá maior volume e os preços devem variar entre € 250.000 e € 300.000. Com isso, se espera que em alguns centros urbanos, o microônibus elétrico opere de forma segurança, mitigando as chances de um acidente.
A operação autônoma também será uma plataforma de experiência para a Renault, que assim poderá replicar a tecnologia em automóveis futuros, usando o extenso banco de dados acumulado por este simpático transporte urbano de passageiros.
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