Renault transforma Nova Master em um inédito microônibus autônomo

renault onibus autonomo 1
renault onibus autonomo 1

Os veículos autônomos ainda são uma promessa do futuro, porém, algumas iniciativas querem trazer para o agora, os carros que andam sozinhos, assim como o transporte público independente do homem para guiar.

Na Renault, a condução autônoma é algo que vem sendo trabalhada há algum tempo e agora foi materializada na forma de um microônibus que, para surpresa de alguns, foi desenvolvido sobre a plataforma da Nova Master, que logo estará no Brasil.

Trata-se de um pequeno ônibus sem motorista, desenvolvido em parceria com a empresa WeRide. O objetivo é trabalhar com este pequeno veículo no Nível 4, onde o veículo assume toda a condução, ainda que tenha controles para humanos.

renault onibus autonomo 3
renault onibus autonomo 3

Com duas portas pantográficas e espaço interno para de 20 a 30 pessoas, o microônibus é elétrico também, usando uma bateria de 100 kWh, que garante autonomia de 200 km.

Um dos pontos cruciais do projeto do pequeno ônibus autônomo da Renault não é o alcance e nem mesmo o custo dele, mas a tecnologia com nível de segurança similar ao da aviação civil.

renault onibus autonomo 2
renault onibus autonomo 2

Nesse caso, um acidente por milhões de operações por hora é o aceitável para a Renault e o veículo tende a ter uma carga de sistemas a bordo elevadíssima para entender o mundo a sua volta.

Configurado para 22 passageiros, sendo 13 em pé, o veículo autônomo da Renault está previsto para ser operado comercialmente a partir de 2026, mas ainda limitado à cidade de Châteauroux. Mas, entre 26 de maio a 9 de junho, algumas unidades circulação em Roland Garros.

nova renault master 1
nova renault master 1

Já entre 2027 e 2028, a produção em série terá maior volume e os preços devem variar entre € 250.000 e € 300.000. Com isso, se espera que em alguns centros urbanos, o microônibus elétrico opere de forma segurança, mitigando as chances de um acidente.

A operação autônoma também será uma plataforma de experiência para a Renault, que assim poderá replicar a tecnologia em automóveis futuros, usando o extenso banco de dados acumulado por este simpático transporte urbano de passageiros.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X