Avaliação: Saveiro Cross 2015 tem disposição de sobra

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Parte da linha 2015, a Saveiro Cross foi o modelo que mais novidades recebeu, destacando-se pelo uso do novo motor 1.6 MSI, assim como por seus 120 cv quando abastecido com etanol e sistemas de segurança adicionais, que deixaram a picape leve da Volkswagen mais sofisticada.

Vice-líder do mercado de comerciais leves, a Saveiro busca se aproximar da rival Fiat Strada, que continua vendendo bem e sempre impõe uma importante vantagem em números de vendas.

A Saveiro Cross 2015 é uma boa resposta à essa liderança da picape fabricada em Betim/MG.

Ainda sem preço, infelizmente sabemos que a Saveiro Cross 2015 custará mais do que a 2014, que ainda aparece no configurador da Volkswagen com salgado preço sugerido de R$ 51.890. Completa, chega em R$ 53.620.

É certo que esse valor subirá, já que o modelo agregou muitos itens fora o motor, o que naturalmente eleva seu custo. Mas vamos então conhecer essas novidades?

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Por fora…

Quem já está acostumado com a Saveiro Cross, pode achar que não há mudanças visuais na 2015 em relação ao modelo 2014. Na realidade existe apenas uma, embora outra seja visível também. Estamos falando do nome Cross, que mudou de posição na grade do motor e também do disco de freio traseiro, que pode ser visto através da roda de liga leve, respectivamente.

Este último é de série em todas as versões da picape.

Na frente, a Saveiro Cross 2015 mantém os faróis duplos com fundo negro e friso interno cromado, grade superior em formato de colmeia com acabamento em preto brilhante e friso cromado, além do nome Cross do lado direito.

O para-choque tem protetor inferior na cor preta com grandes faróis de neblina com aro prateado, sendo esta a mesma tonalidade do protetor central inferior. A grade maior também tem desenho em formato de colmeia e em preto brilhante.

As saias de rodas e as soleiras laterais apresentam protetores pretos e há frisos prateados entre os eixos. Há protetor preto com nome Saveiro Cross em baixo relevo nas portas e laterais, além de suporte para os pés junto à caçamba de carga.

Os retrovisores são prateados e apresentam repetidores de direção. As maçanetas são na cor do carro, enquanto o teto da cabine tem barras longitudinais integradas ao santantônio.

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Este possui barras de proteção da janela traseira basculante, assim como nas laterais da caçamba. Uma antena comum fica presa ao teto, assim como há luzes de iluminação e auxílio durante frenagem.

O compartimento externo de carga ainda dispõe de capota marítima com suportes de alumínio e proteção interna em plástico reforçado.

Ganchos de amarração móveis e fixos também estão presentes. Na traseira, nada mudou. Lanternas compactas, tampa lisa com faixa preta e nome Saveiro Cross, assim como para-choque integrado à tampa com sensor de estacionamento e placa de identificação.

Os protetores pretos foram mantidos. Como na anterior, o estepe fica abaixo da caçamba e a suspensão é do tipo barra de torção, com molas e amortecedores separados, diferente de Gol e Voyage, que são integrados.

As rodas de liga leve aro 15 são as mesmas. Quatro novas cores foram adicionadas às opções da picape: Prata Lunar, Azul Night, Vermelho Ópera e Laranja Canyon, cor do modelo testado.

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Por dentro…

No interior, a Saveiro Cross 2015 apresenta também novidades. O modelo passa a oferecer bancos em couro Native em tom Palladium e kit Interativo com sensores de chuva, crepuscular, retrovisor eletrocrômico e piloto automático.

Estes são os dois únicos opcionais da picape da Volkswagen.

O interior tem acabamento preto no teto e colunas, o que deixa o ambiente mais refinado. No entanto, os demais itens continuam de baixo custo, com plásticos duros por todo o lado. O painel tem a parte central em tom grafite, enquanto o resto é preto.

Os difusores de ar tem frisos cromados e o sistema de áudio com CD/MP3/SD/USB/Aux/Bluetooth tem formato 2din e acabamento em preto brilhante.

O ar condicionado tem comandos manuais com detalhes cromados. Os botões acima do sistema de áudio apresentam funções para ligar/desligar o controle de estabilidade e tração (ESC e ASR), assim como acionar o ABS off-road, que otimiza a frenagem em piso de terra.

Além desses dois sistemas, a Saveiro Cross 2015 ainda traz de série BAS (frenagem de emergência) e assistente de partida em rampa (HSA). ABS e EDB são a base dos novos itens.

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O volante multifuncional apresenta comandos de áudio, computador de bordo e telefonia. O aro tem revestimento em couro, assim como a parte inferior é cromada. As hastes na coluna de direção apresentam piloto automático e sensor crepuscular, além de suas funções básicas.

A coluna tem regulagem de altura e profundidade, enquanto a ignição tem chave do tipo canivete com abertura global de travas e vidros, exceto a trava da caçamba de carga.

Logo abaixo à esquerda, há o botão para faróis (normal ou Auto), faróis e lanterna de neblina e lanternas comuns. Existe um pequeno porta-objetos logo abaixo. Já na parte central, sob o console, existe uma fonte 12V e um porta-objetos, assim como outro mais abaixo.

O porta-copos é pequeno, embora exista um porta-garrafa entre os bancos. A alavanca de transmissão tem acabamento preto brilhante no topo e aro cromado na base.

As portas tem acabamento preto com tecido fino nos apoios de braço, assim como comandos dos vidros elétricos e dos retrovisores, este junto à maçaneta prateada. Como já é conhecido, não há porta-copos nas laterais, apenas um espaço estreito para pequenos volumes.

Os bancos tem tecido em tom grafite e texturizado no centro, além do nome Cross em baixo relevo. Nas laterais internas há pequenas bolsas.

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O banco do motorista tem regulagem de altura, assim como os cintos de segurança, que apresentam detalhes cromados. Há quatro alto-falantes e dois tweeters no interior, garantindo boa sonoridade.

O espaço atrás dos bancos é pequeno, mas suficiente para compras pequenas ou objetos frágeis, que não podem ser levados na caçamba.

Há uma rede em forma de bolsa na parede, enquanto o assoalho apresenta dois porta-objetos, sendo o direito com outra fonte 12V.

Pedais de alumínio, luzes de leitura, retrovisor eletrocrômico, soleiras internas cromadas com nome Saveiro Cross e para-sóis com espelhos iluminados, fecham o pacote interno. Uma grande diferença pra Saveiro quadrada lá dos anos 80 e 90.

Por ruas e estradas…

A Saveiro Cross 2015 tem como grande destaque o novo motor 1.6 MSI, que é o EA211 1.6 16V já usado em outros países, mas com tecnologia Flex de partida a frio por pré-aquecimento do combustível.

Compacto e feito em alumínio, o propulsor aparentemente não apresenta ruído diferente do 1.6 VHT 8V, que continua nas demais versões.

O funcionamento é suave e não há sensação de falta de força em baixa rotação. A Volkswagen fala 85% do torque aparece em 2.000 rpm. Ele entrega 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, além de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente.

A potência máxima é obtida em 5.750 rpm, enquanto o torque aparece totalmente em 4.000 rpm. Com duplo comando de válvulas variável, o 1.6 MSI se torna muito elástico.

Abastecido com etanol (como veio da fábrica), a Saveiro Cross 2015 tem boa disposição, ganhando rapidamente velocidade quando exigida. A função Eco Comfort é boa para quem também quer andar de modo “frugal”, economizando combustível.

As retomadas são boas e pode-se explorar bem o giro do motor, aproveitando bastante a potência maior que os antigos 104 cv do VHT.

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A transmissão manual MQ200 continua precisa e macia, garantindo prazer ao volante. Em velocidade de cruzeiro de 110 km/h, o modelo atinge pouco menos de 3.000 rpm.

O ruído interno é compatível com a proposta, sendo que a maior emissão naturalmente vem da caçamba. O consumo na estrada ficou em 10,1 km/l, tendo feito 6,1 km/l na cidade, sempre com etanol. O que consideramos razoável.

Ao contrário das rivais, a Saveiro tem suspensão traseira por barra de torção, melhorando o conforto a bordo. Os pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR com medida 205/60 R15, se mostraram muito bons no asfalto, pisos irregulares e no fora de estrada.

Boa parte do conforto diante de buracos, paralelepípedos e bloquetes vem deles. A estabilidade é boa e o ESC ajuda ainda mais nessa parte. Dá para dirigir mais esportivamente sem prejuízo à segurança.

A direção hidráulica é leve e progressiva, enquanto os freios atuam de forma eficaz, garantindo segurança. No fora de estrada, o ABS off-road ainda dá uma ajuda adicional. O espaço interno é muito bom e a posição de dirigir não poderia ser melhor com os ajustes oferecidos.

Levamos algumas cargas na caçamba e a picape da Volkswagen se manteve neutra e confiável com o peso adicional. O volume é pequeno, já que a versão tem apenas cabine estendida.

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Por você…

A Saveiro Cross 2015 conseguiu um trunfo em relação à suas rivais. Ele é a primeira da categoria à apresentar os itens de segurança mencionados em destaque no texto. ESC, ASR, BAS e HSA conferem ao modelo um nível de tecnologia embarcada mais elevado, além de freio a disco nas rodas traseiras.

Se a picape pode usar estes itens, então até podemos imaginar os irmãos Gol e Voyage com eles no futuro. Quem sabe…

Sem preço anunciado, calculamos que o valor básico deverá ficar perto dos R$ 54.000, já que se trata de um veículo mais completo de série, podendo chegar perto dos R$ 58.000 com os opcionais.

A Strada também alcança a casa dos R$ 58.000, mas só dispõe de itens básicos de segurança.

Vamos ver como o mercado reage diante das novidades da picape leve da Volkswagen, cujo consumidor quer um carro para o dia a dia, lazer de fim de semana ou mesmo para trabalho leve. A Saveiro Cross 2015 entrega isso e mais segurança, desempenho e tecnologia embarcada.

Medidas e números…

Ficha Técnica da Volkswagen Saveiro Cross 2015:

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha
Cilindrada – 1598 cm³
Potência – 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,4/10,0 s (gasolina/etanol)
Velocidade máxima – 179/182 km/h (gasolina/etanol)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de Torção.
Hidráulica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 15 com pneus 205/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.511 mm
Largura – 1.729 mm
Altura – 1.509 mm
Entre-eixos – 2.750 mm
Peso em ordem de marcha – 1.120 kg
Capacidade máxima de carga – 620 kg
Tanque – 55 litros
Volume da caçamba de carga – 734 litros

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X