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Avaliação: Saveiro Cross 2015 tem disposição de sobra para dentro e fora da estrada

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Parte da linha 2015, a Saveiro Cross foi o modelo que mais novidades recebeu, destacando-se pelo uso do novo motor 1.6 MSI, assim como por seus 120 cv quando abastecido com etanol e sistemas de segurança adicionais, que deixaram a picape leve da Volkswagen mais sofisticada.



Vice-líder do mercado de comerciais leves, a Saveiro busca se aproximar da rival Fiat Strada, que continua vendendo bem e sempre impõe uma importante vantagem em números de vendas. A Saveiro Cross 2015 é uma boa resposta à essa liderança da picape fabricada em Betim/MG.

Ainda sem preço, infelizmente sabemos que a Saveiro Cross 2015 custará mais do que a 2014, que ainda aparece no configurador da Volkswagen com salgado preço sugerido de R$ 51.890. Completa, chega em R$ 53.620. É certo que esse valor subirá, já que o modelo agregou muitos itens fora o motor, o que naturalmente eleva seu custo. Mas vamos então conhecer essas novidades?

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Por fora…

Quem já está acostumado com a Saveiro Cross, pode achar que não há mudanças visuais na 2015 em relação ao modelo 2014. Na realidade existe apenas uma, embora outra seja visível também. Estamos falando do nome Cross, que mudou de posição na grade do motor e também do disco de freio traseiro, que pode ser visto através da roda de liga leve, respectivamente. Este último é de série em todas as versões da picape.

Na frente, a Saveiro Cross 2015 mantém os faróis duplos com fundo negro e friso interno cromado, grade superior em formato de colmeia com acabamento em preto brilhante e friso cromado, além do nome Cross do lado direito. O para-choque tem protetor inferior na cor preta com grandes faróis de neblina com aro prateado, sendo esta a mesma tonalidade do protetor central inferior. A grade maior também tem desenho em formato de colmeia e em preto brilhante.

As saias de rodas e as soleiras laterais apresentam protetores pretos e há frisos prateados entre os eixos. Há protetor preto com nome Saveiro Cross em baixo relevo nas portas e laterais, além de suporte para os pés junto à caçamba de carga. Os retrovisores são prateados e apresentam repetidores de direção. As maçanetas são na cor do carro, enquanto o teto da cabine tem barras longitudinais integradas ao santantônio.

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Este possui barras de proteção da janela traseira basculante, assim como nas laterais da caçamba. Uma antena comum fica presa ao teto, assim como há luzes de iluminação e auxílio durante frenagem. O compartimento externo de carga ainda dispõe de capota marítima com suportes de alumínio e proteção interna em plástico reforçado.

Ganchos de amarração móveis e fixos também estão presentes. Na traseira, nada mudou. Lanternas compactas, tampa lisa com faixa preta e nome Saveiro Cross, assim como para-choque integrado à tampa com sensor de estacionamento e placa de identificação.

Os protetores pretos foram mantidos. Como na anterior, o estepe fica abaixo da caçamba e a suspensão é do tipo barra de torção, com molas e amortecedores separados, diferente de Gol e Voyage, que são integrados. As rodas de liga leve aro 15 são as mesmas. Quatro novas cores foram adicionadas às opções da picape: Prata Lunar, Azul Night, Vermelho Ópera e Laranja Canyon, cor do modelo testado.

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Por dentro…

No interior, a Saveiro Cross 2015 apresenta também novidades. O modelo passa a oferecer bancos em couro Native em tom Palladium e kit Interativo com sensores de chuva, crepuscular, retrovisor eletrocrômico e piloto automático. Estes são os dois únicos opcionais da picape da Volkswagen.

O interior tem acabamento preto no teto e colunas, o que deixa o ambiente mais refinado. No entanto, os demais itens continuam de baixo custo, com plásticos duros por todo o lado. O painel tem a parte central em tom grafite, enquanto o resto é preto. Os difusores de ar tem frisos cromados e o sistema de áudio com CD/MP3/SD/USB/Aux/Bluetooth tem formato 2din e acabamento em preto brilhante.

O ar condicionado tem comandos manuais com detalhes cromados. Os botões acima do sistema de áudio apresentam funções para ligar/desligar o controle de estabilidade e tração (ESC e ASR), assim como acionar o ABS off-road, que otimiza a frenagem em piso de terra. Além desses dois sistemas, a Saveiro Cross 2015 ainda traz de série BAS (frenagem de emergência) e assistente de partida em rampa (HSA). ABS e EDB são a base dos novos itens.

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O volante multifuncional apresenta comandos de áudio, computador de bordo e telefonia. O aro tem revestimento em couro, assim como a parte inferior é cromada. As hastes na coluna de direção apresentam piloto automático e sensor crepuscular, além de suas funções básicas. A coluna tem regulagem de altura e profundidade, enquanto a ignição tem chave do tipo canivete com abertura global de travas e vidros, exceto a trava da caçamba de carga.

Logo abaixo à esquerda, há o botão para faróis (normal ou Auto), faróis e lanterna de neblina e lanternas comuns. Existe um pequeno porta-objetos logo abaixo. Já na parte central, sob o console, existe uma fonte 12V e um porta-objetos, assim como outro mais abaixo. O porta-copos é pequeno, embora exista um porta-garrafa entre os bancos. A alavanca de transmissão tem acabamento preto brilhante no topo e aro cromado na base.

As portas tem acabamento preto com tecido fino nos apoios de braço, assim como comandos dos vidros elétricos e dos retrovisores, este junto à maçaneta prateada. Como já é conhecido, não há porta-copos nas laterais, apenas um espaço estreito para pequenos volumes. Os bancos tem tecido em tom grafite e texturizado no centro, além do nome Cross em baixo relevo. Nas laterais internas há pequenas bolsas.

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O banco do motorista tem regulagem de altura, assim como os cintos de segurança, que apresentam detalhes cromados. Há quatro alto-falantes e dois tweeters no interior, garantindo boa sonoridade. O espaço atrás dos bancos é pequeno, mas suficiente para compras pequenas ou objetos frágeis, que não podem ser levados na caçamba.

Há uma rede em forma de bolsa na parede, enquanto o assoalho apresenta dois porta-objetos, sendo o direito com outra fonte 12V. Pedais de alumínio, luzes de leitura, retrovisor eletrocrômico, soleiras internas cromadas com nome Saveiro Cross e para-sóis com espelhos iluminados, fecham o pacote interno.

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Por ruas e estradas…

A Saveiro Cross 2015 tem como grande destaque o novo motor 1.6 MSI, que é o EA211 1.6 16V já usado em outros países, mas com tecnologia Flex de partida a frio por pré-aquecimento do combustível. Compacto e feito em alumínio, o propulsor aparentemente não apresenta ruído diferente do 1.6 VHT 8V, que continua nas demais versões.

O funcionamento é suave e não há sensação de falta de força em baixa rotação. A Volkswagen fala 85% do torque aparece em 2.000 rpm. Ele entrega 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, além de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente. A potência máxima é obtida em 5.750 rpm, enquanto o torque aparece totalmente em 4.000 rpm. Com duplo comando de válvulas variável, o 1.6 MSI se torna muito elástico.

Abastecido com etanol (como veio da fábrica), a Saveiro Cross 2015 tem boa disposição, ganhando rapidamente velocidade quando exigida. A função Eco Comfort é boa para quem também quer andar de modo “frugal”, economizando combustível. As retomadas são boas e pode-se explorar bem o giro do motor, aproveitando bastante a potência maior que os antigos 104 cv do VHT.

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A transmissão manual MQ200 continua precisa e macia, garantindo prazer ao volante. Em velocidade de cruzeiro de 110 km/h, o modelo atinge pouco menos de 3.000 rpm. O ruído interno é compatível com a proposta, sendo que a maior emissão naturalmente vem da caçamba. O consumo na estrada ficou em 10,1 km/l, tendo feito 6,1 km/l na cidade, sempre com etanol. O que consideramos razoável.

Ao contrário das rivais, a Saveiro tem suspensão traseira por barra de torção, melhorando o conforto a bordo. Os pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR com medida 205/60 R15, se mostraram muito bons no asfalto, pisos irregulares e no fora de estrada. Boa parte do conforto diante de buracos, paralelepípedos e bloquetes vem deles. A estabilidade é boa e o ESC ajuda ainda mais nessa parte. Dá para dirigir mais esportivamente sem prejuízo à segurança.

A direção hidráulica é leve e progressiva, enquanto os freios atuam de forma eficaz, garantindo segurança. No fora de estrada, o ABS off-road ainda dá uma ajuda adicional. O espaço interno é muito bom e a posição de dirigir não poderia ser melhor com os ajustes oferecidos. Levamos algumas cargas na caçamba e a picape da Volkswagen se manteve neutra e confiável com o peso adicional. O volume é pequeno, já que a versão tem apenas cabine estendida.

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Por você…

A Saveiro Cross 2015 conseguiu um trunfo em relação à suas rivais. Ele é a primeira da categoria à apresentar os itens de segurança mencionados em destaque no texto. ESC, ASR, BAS e HSA conferem ao modelo um nível de tecnologia embarcada mais elevado, além de freio a disco nas rodas traseiras. Se a picape pode usar estes itens, então até podemos imaginar os irmãos Gol e Voyage com eles no futuro. Quem sabe…

Sem preço anunciado, calculamos que o valor básico deverá ficar perto dos R$ 54.000, já que se trata de um veículo mais completo de série, podendo chegar perto dos R$ 58.000 com os opcionais. A Strada também alcança a casa dos R$ 58.000, mas só dispõe de itens básicos de segurança.

Vamos ver como o mercado reage diante das novidades da picape leve da Volkswagen, cujo consumidor quer um carro para o dia a dia, lazer de fim de semana ou mesmo para trabalho leve. A Saveiro Cross 2015 entrega isso e mais segurança, desempenho e tecnologia embarcada.

Medidas e números…

Ficha Técnica da Volkswagen Saveiro Cross 2015:

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha
Cilindrada – 1598 cm³
Potência – 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,4/10,0 s (gasolina/etanol)
Velocidade máxima – 179/182 km/h (gasolina/etanol)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de Torção.
Hidráulica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 15 com pneus 205/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.511 mm
Largura – 1.729 mm
Altura – 1.509 mm
Entre-eixos – 2.750 mm
Peso em ordem de marcha – 1.120 kg
Capacidade máxima de carga – 620 kg
Tanque – 55 litros
Volume da caçamba de carga – 734 litros

Galeria de fotos da Volkswagen Saveiro Cross 2015:

5.0

  • Heisenberg

    Pergunto aos foristas o que vcs preferem.

    A Strada adventure com motor etorq 1.8 16v ou essa Saveiro?

    • gameshark

      Saveiro Cross para frota? kkkkk

      • Ele disse foristas, em um engano que é comum, ver a seção de comentários como um fórum, não frotistas, como vc entendeu.

        • gameshark

          kkkkkkkkkkk maldita leitura dinâmica.

        • automotivo

          Mas agradar aos foristas, não quer dizer que vá vender muito. Porque se fosse verdade Fluence, C4 Lounge. Sentra estavam na frente de Civic,Corolla, Cruze.

        • Heisenberg

          Valeu pelo esclarecimento! Eber.

      • GUGASP

        gameshsrk, frotista não são apenas as locadoras.
        O plano frotista serve para pessoas jurídicas, produtores rurais etc. Os descontos geralmente são dados em números muito próximos entre estes planos. Geralmente na casa de 7% de desconto.
        Eu mesmo já tirei carro assim, com nome do sítio do meu pai, depois transferi para mim com 6 meses. Isso é normal aqui no interior de SP, dificilmente quem tem sítio ou CNPJ tira carro com preço de tabela.

        • automotivo

          E pessoas que compram com CNPJ, para uso próprio. Em suma, deve continuar na vice liderança por um bom tempo ainda.

        • automotivo

          Varias pessoas conseguiram 8% na Strada 3 porta à vista, financiadas pelo BNDES.

        • Bruno Alves

          O cara falou "forista" e a galera está discutindo sobre frotista.

          • GUGASP

            A conversa rende mais se for frotista. E não forista, rs.

    • geoshina

      Para o meu uso, muito mais na cidade e um pouco em estradas, iria de Saveiro.

      • Edson Roberto

        Concordo plenamente. Se fosse pensar no meu uso, eu tbm escolheria a Saveiro. Agora, se for para custar R$53000 para ter menos duas portas e dois lugares, prefiro o Fiesta inclusive com o Powershift.

        • Leandro1978

          Sou da mesma opinião.

        • Xeneize87

          Mas aí você não vai poder colocar as rodas 20" socar o carro no chão e colocar o trio elétrico na caçamba! Ironic Mode on

          Eu gosto de carro modificado desde que bem feito (meu Polo teve suspensão a ar e rodas 18", onde foram mais de 10mil na modificação), porém, acho ridículo, carro com "proposta" adventure ou off-road, sendo rebaixado…

    • mauricar23

      A Strada é imbatível. A Saveiro tem muitas qualidades, mas falta uma essencial: a versatilidade que a Strada possui.

      • Magno

        Em termos de dirigibilidade a Saveiro é muito superior.

      • A VW pra mim comete alguns erros com a Saveiro:
        Falta um motor 1.4 e preço de Strada de entrada. Usam muito a Strada para fazer pequenas entregas e com peso que a Saveiro daria conta tranquilamente, mas a Saveiro precisa de uma versão Work 1.4, Menor preço de compra e menor consumo.
        A descontinuada versão Trooper ter pneus de perfil baixo blz. Mas colocar perfil baixo na Cross foi um erro absurdo. Em lugares de estrada de chão a Strada Adventure dá um banho na Cross. Acho a Saveiro mais bonita e melhor para uso urbano, mas falta a VW entender e atender a cabeça do consumidor, coisa que a Fiat vem fazendo faz tempo e colhendo os frutos.

    • automotivo

      Piada ! 1º de Abril,né?

    • AMLAJD

      Com certeza a Saveiro, principalmente pelo melhor câmbio, pela segurança e pelo conforto. Mas não pagaria jamais acima de 56 mil numa picapinha dessas. Quanto a diferença de potência, é muito pequena na vida real e acredito até que a Saveiro deva andar igual ou mais que a Strada, já que tem um conjunto mecanico mais eficiente, principalmente o câmbio que é superior.

  • Heisenberg

    Gostei foi do torque! Melhor aue que o ETorq 1.6 dos FIATs.

    • IGAUM1978

      Errado!!! O Etorq 1.6 da fiat não é pior. Pelo contrario. Em números absolutos o Fiat tem 16,2/16,8 Kgfm (gás/alc) @ 4500Rpm. O torque desse motor 1.6 é menor no uso da gasolina e empata no alcool. Ocorrendo apenas 500Rpm a menos que no Fiat. Isso não representa uma grande diferença pois em rotações de 4000/4500 Rpm só se vc fosse um computador para perceber diferenças. Se ocoresse esse torque a – digamos – 2800-3000Rpm…ai sim voce sentiria diferença. Da mesma forma o Etorq tem 117cv e esse motor MSI tem 120cv…. praticamente nao há diferença. No maximo a Strada andaria a 170Km/h e a Saveiro a 171Km/h (em velocidade máxima por exemplo)…. 3cv é muito pouco para fazer efeito.

      • duhehe

        Mais ai entra a questão do cambio, dependendo das relações de marcha, um motor mais fraco passa a impressão de ser mais forte por conta das relações de marcha.

        Um exemplo claro disso são os VHC da GM, parece forte mas na vdd é o cambio de trator que emula essa sensação, 70km/h tem que por quinta.

        Acho que avaliar numeros e falar " Esse anda mais e esse anda menos" é bobagem, é no volante que a coisa importa.

      • yagogabriell

        Ainda prefiro o 1.6 da fiat, tem um bom torque, com 85% aos 1.700rpm

        • Oba_

          Na verdade os números são segundo o Fiatpress:

          A versão E.torQ 1.6 16V, que equipa a nova versão Essence do Punto, gera 13,55 kgfm, ou seja, 81% de sua força máxima: a 1.500 giros, quando alimentado com etanol. Logo acima disso, em 2.500 giros, o E.torQ 1.6 16V já atinge 92% de sua força total. Esta característica também se faz presente no E.torQ 1.8 16V, nas versões Essence e Sporting. Logo acima dos 2.500 giros, o 1.8 16V apresenta elevados 17,50 kgfm de força, que representa 93% do torque máximo com 100% de etanol, garantindo rápidas acelerações e tranquilidade nas ultrapassagens.
          Digo com propriedade dirigindo atualmente Palio Sporting que na prática os números batem com o divulgado pela montadora fazendo o carro retomar bem como qualquer 8v a partir de 1500 rpm e arranca da imobilidade com muita rapidez e o melhor de tudo silencioso, macio, nao vibra nada e com ronco agradável que demonstra claramente que foi trabalhado pela marca.

      • Oba_

        Na verdade os números do Etorq são melhores ainda do que você informou, copiei e colei do Fiatpress:

        A versão E.torQ 1.6 16V, que equipa a nova versão Essence do Punto, gera 13,55 kgfm, ou seja, 81% de sua força máxima: a 1.500 giros, quando alimentado com etanol. Logo acima disso, em 2.500 giros, o E.torQ 1.6 16V já atinge 92% de sua força total. Esta característica também se faz presente no E.torQ 1.8 16V, nas versões Essence e Sporting. Logo acima dos 2.500 giros, o 1.8 16V apresenta elevados 17,50 kgfm de força, que representa 93% do torque máximo com 100% de etanol, garantindo rápidas acelerações e tranquilidade nas ultrapassagens.

      • AMLAJD

        O câmbio faz a diferença e esse motor já fornece 85% do torque a 2000 rpm. O da FIAT, segundo informações que tive já que nunca dirigi, demora um pouco mais para aparecer a força do motor.

    • mauricar23

      O MSI é sim superior ao E-torq, que não é ruim, diga-se de passagem. Pelo conjunto, ainda prefiro a Strada.

    • Oba_

      Na verdade os números de torque do motor da Fiat são melhores que o da VW, de uma lida no que escrevi acima e vai comprovar que o motor da Fiat desenvolve mais de 80% do torque total em rotação consideravelmente menor que o MSI que podem ser comprovados na pratica.

  • JJJJunioRRRR

    "com tecnologia Flex de partida a freio por pré-aquecimento do combustível"
    Partida a FREIO é nova !!! KKK

    • carloscout74

      É muita tecnologia mesmo. :)

      • FelipeLange

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..

  • Alexsandro0712

    Só falta mesmo uma cabine dubla!

  • Arthur_r

    Falto lançar a Saveiro com 4 lugares, pois a Fiat ja provou que existe demanda para este tipo de carro.

    Falto o cambio I Motion tambem, ficaria muito legal nesse carro.

  • v_vinicius_v

    "Ao contrário das rivais, a Saveiro tem suspensão traseira por barra de torção, melhorando o conforto a bordo"

    Existe qualquer relação quanto a essa afirmação ?

    • josenum

      Sim, pois a strada usa feixe de molas rígido, Ande nas duas e verá a diferença de conforto de rolagem em pisos irregulares

      • v_vinicius_v

        Tomei um susto quando li isso , pois o sistema de molas, por feixe seria algo bem antiquado para uma picape desse porte. O comum é ver essa solução em caminhões e camionetes de porte médio e grande.

        A strada usa o modelo tradicional de molas helicoidais, também com eixo de torção como da pra ver na foto:
        http://1.bp.blogspot.com/-w7Lh5fn7FMs/UruYs6AdJiI

        Antigamente ( se não me engano) a pampa utilizava feixe de mola, mas isso já faz algum tempo.
        Carretinhas (reboque, engate) geralmetne também tem.
        http://www.carretasouza.com.br/molas-helicoidais-

        Esse negócio quica pra caramba (quando não esta sob carga), e é de fato extremamente desconfortável.
        Voltando ao meu comentário, a minha hipótese, é de que mesmo a barra de torção, atualmente é visto como economia de custos. No entanto acredito, que ela seja mais confiável para transporte de carga do que uma suspensão independente que tem outro objetivo. Continuo achando despropositado a citação da matéria.

  • Jcruz20

    A Strada realmente chega ao valor estipulado, mas com 4 lugares,mais funcional,mesmo carregando menos, não gosto do interior de nossas picapes, principalmente o do "gol" aí por 60 Dilmas…

    • tiards

      em relação ao painel defasado da strada, a saveiro da um banho.

      • automotivo

        Quem vai comprar um picape, no mínimo ele quer que ela leva um ´´carguinha´´, o painel acredito que fique em segundo plano. A Strada tem vendido bem é para trabalho mesmo.

  • duhehe

    Muito bonita por fora, boa em equipamentos

    Mas pagar R$ 50.000 e tantos mil num carro com esse interior, fica complicado, a VW deveria fazer um Painel mais sofisticado para a versões mais caras de Gol e Saveiro.

    E como ficou nesse novo software do cambio I-Motion ? Sera que ficou usavel ?

    • Pedro_Rocha

      Exatamente. a 4ª foto mostra a indigência que se compra por mais de 50K. Já cogitei comprar uma picape compacta e li opiniões de donos de Saveiro Cross e a maioria delas era negativa, pois esperavam mais de um carro de 50K mas viram depois que compraram um reles "Gol".

      • Edson Roberto

        Eu não entendo as pessoas. Hoggar, Saveiro, entre outras poucas são assim. Basicamente uma picape de um carro comum. O que se esperar de um modelo? Pelo menos para mim, é nitido que será u9m carro "comum" para cargas.

        A Strada se prevalece nisso pela suspensão que usa. Alias, a Fiat poderia migrar para "o novo" Palio e ainda assim ganharia mais adeptos da picape. Eu acho um erro da Fiat abrir mão da sua perua compacta, já que há espaço para a perua que faria gancho para um Crossover compacto.

        • XST150

          Concordo em gênero, número e grau contigo e lógico todo mundo sabe que a Saveiro e outras são derivadas de carros comum eu não entendo essa decepção…

        • Ubaldir

          Em outro patamar, as pick-ups grandes são do mesmo jeito: preço nas alturas para um acabamento interno que beira o simplório. São carro de trabalho. Na comparação com veículos "comuns" vão sempre sair perdendo longe no quesito requinte de materiais utilizados no acabamento interno.

    • tiards

      bonito é pagar 50 mil em uma strada com painel lançado em 2007 né?

      • duhehe

        Não, alias, sou da turma dos anti FIAT.

        Falando em Strada, a estrada é pior ainda por usa uma plataforma de 1996, fora o fato de ser uma carroça.

        • automotivo

          Acho que o Palio de plataforma 96, conseguiu notas parecidas no crash test, com o hiper mega moderno das galáxias, o HB20, não?

          • Gustavo73

            Não.

            • Landrutt

              O Palio ficou com três estrelas com airbag duplo, mesmo resultado do "moderníssimo" Gol G5 com AB2 e sua plataforma bem mais nova. O HB20 levou quatro.

              • Gustavo73

                A diferença para mudar uma estrela é bem grande. Estrela são conceitos. Mas existem notas por trás. E conseguir um único ponto não é simples. O Gol usa uma plataforma simplificada do Polo de 1999(não tem soldas a laser) isso é são 3 anos de diferença. O Gol G4 também tinha 3 estrelas com airbags. Mas te garanto que o G5 é mais seguro. O mesmo vale para o Hb 20 e também para o Up. Como exemplo na Europa o Logan tem 4 estrelas e o V40 tem 5.

                • AMLAJD

                  Só 4 carros fabricados do México para baixo, na América Latina, conseguiram 5 estrelas. UP, FOCUS, ECOSPORT e JETTA, conforme testes de impacto feitos na Alemanha e divulgados domingo no programa Auto Esporte da Rede Globo. Foram testados 41 carros no total. Ficaram de divulgar a classificação de todos no programa mas não fizeram, pode ser que tenha no Site da Globo.com.

    • E_Pretinho

      com tantas qualidades e itens e itens de segurança que esse carro esta oferecendo, vce não pagaria 50 K por causa do interior?
      complicado entender seu ponto de vista. sei que o aspecto "beleza" conta e muito, mas na categoria dela, finalmente podemos dizer que existe uma completa de verdade!

      • duhehe

        Não riscaria da lista, pois nesse segmento é Strada e Saveiro .. e Fiat nem de graça. Logo…

        Mas design interior pra mim conta muito, muito mesmo, acho que pelo fato que ficar 2, 3 horas todo dia dentro do carro, ficar olhando para algo que desagrada é tenso.

  • FiuzaLima

    Achei muito bacana a nova lista de itens de série da Saveiro Cross, me parece que a VW vai tentar fazer dela a vitrine que o Polo já foi em outros tempos (quando era a "cobaia" de novas tecnologias). Só acho que a VW deveria ter se preocupado em dar um jeito na caçamba também. É muito pequena quando comparada às demais e não digo isso apenas com relação à cabine estendida, a cabine simples também é pequena.
    E as revisões? Serão feitas como? Faço uso de picapes para trabalho (uma Strada CS 1.4 2010 minha e uma S-10 CS 2.8 2006 de meu tio) e sei que isso é fator decisivo para muita gente. 6 em 6 meses ou 5 mil km não rola.
    Para muitos serve, é até uma ótima compra, mas para mim é inviável por causa desses dois fatores (caçamba pequena e plano de revisões).

    • AMLAJD

      É só impressão, a cubicagem é praticamente a mesmo, pelo menos era até o modelo 2013.

      • FiuzaLima

        A capacidade de carregar peso é quase a mesma, mas a de carregar volumes é bem diferente:

        Saveiro Cabine Simples: 924L/715kg
        Saveiro Cabine Estendida: 734L/700kg
        Montana Cabine Simples: 1.100L/768kg
        Strada Cabine Simples: 1.220L/705kg
        Strada Cabine Estendida: 910L/685kg
        Strada Cabine Dupla: 680L/650kg

  • cléber_vargas

    Quase 54 mil numa Saveiro?? HAHAH
    Pensar que isso era preço de hatch médio alguns anos atrás!
    Aonde vamos parar…

  • Marciomaster

    Tem muita gente reclamando da queda de desempenho desse motor 1.6 (2013\14) em relação ao anterior (2012). Possuo 3 amigos que estão passando por isso e a unica diferença foi a troca do sistema de injeção.

    • H_Joe

      Mas ainda não tem para compra esse motor 1.6 novo. Onde seus amigos compraram?

      • Guhxtls

        Não foi divulgado nem o preço ainda, e 3 amigos do cara ja tem com defeito no motor, povo só quer falar mal mesmo…

        • H_Joe

          Cara, eu tento levar a sério o que as pessoas escrevem… Mas tem cada uma né??? Os maluco mentem sem dó!

          • Marciomaster

            Posso ter me expressado mal, o motor 1.6 8V (motor de sempre) teve o fornecedor de sistema de injeção mudado de ME 7.5.30, para o novo sistema ME 17.5.20, e o rendimento do motor, principalmente o torque caiu bastante. Lembre-se que falei motor 2013\2014, esse motor que estão expeculando com 16v, que obviamente ainda não esta nas ruas é para as versões 2014\2015.

        • Marciomaster

          Posso ter me expressado mal, o motor 1.6 8V (motor de sempre) teve o fornecedor de sistema de injeção mudado de ME 7.5.30, para o novo sistema ME 17.5.20, e o rendimento do motor, principalmente o torque caiu bastante. Lembre-se que falei motor 20132014, esse motor que estão expeculando com 16v, que obviamente ainda não esta nas ruas é para as versões 20142015.

  • abussade

    A Strada vai reinar com folga!!
    Além de cumprir o papel, tem um mercado forte.

    Saveiro por quase 55 mil???
    Sem chance! Junta mais 10 mil (ou financia, sei lá!) e compra uma Ranger, S10 cabine simples Flex. Absurdo esse preço.
    Tem que ser muito fã da VW para cair nessa!

    • Gustavo73

      Quanto custa a Strada Adventure que compete com essa Saveiro?

    • Magno

      Apesar disso a Saveiro é muito mais moderna, segura e também mais confortavel que a Strada. Aliás, a Strada é um projeto baseado no Pálio de 1996. Quanta devassagem !

      • FiuzaLima

        Cara, sei não… Dirija as duas carregadas e depois dê seu veredito. O conjunto da obra da Strada é melhor que o da Saveiro e da Montana. A Suspensão aguenta muito mais o tranco! O problema é o motor 1.4 (é o que tenho, inclusive), é fraco para levar o carro, principalmente com o ar condicionado ligado.

    • AMLAJD

      Uma Strada TOP está beirando os 60 mil!

  • lcac123

    Quase não acreditei quando vi o painel do Gol com o botão do controle de estabilidade! Parece pegadinha de 1 de abril!

  • M.Dias

    Algo que me irrita bastante são os bancos. Como podem ser tão feios, desconfortáveis e mal feitos?

  • Jcruz20

    Com esse preço ou menos compra-se uma s10 LT CD 2012/2013..

  • granrs 78

    Na minha opinião é hj a melhor pickup pequena do mercado, principalmente em modernidade e beleza. Mas o que assusta é o preço altissimo para um Gol com caçamba.

  • FelipeLange

    Impressionante, como a Strada consegue fazer sucesso. Vendendo mais até que o Gol, é de cair o queixo.

    Só gostaria de saber, por que a FIAT não faz uma nova Strada baseada no novo Palio.

    • Gustavo73

      As versões que vendem são as mais básicas que nem mudaram a aparência. O novo Palio usa a plataforma modificada desse daí. Não é tanta diferença assim.

    • AMLAJD

      O "pulo do gato" foi a FIAT ter lançado a Strada 3 portas para os modelos mais baratos também. Começa em 42 mil. Segundo divulgado pela imprensa automotiva, essa versão 3 portas é mais de 50% do total vendido. Isso dismestifica um pouco aquele negócio que a Strada é usada só para trabalho e carga e Saveiro para passeio, já que a caçamba que sobra é muito pequena.

      • JPaulo10

        Você teria a fonte sobre o mix de vendas da Strada?
        Sem duvidar de sua palavra, não acredito que a Trecking 1.6 3P venda mais que as versões de carga/trabalho.

        • AMLAJD

          Não me referi especificamente a Trecking e sim a todas as versões de 3 portas. Leio diariamente dezenas de reportagens sobre mercado automotivo, mas se não me falha a memória foi no UOL CARROS/Joel Leite, que saiu segunda ou ontem, ms pode ter sido em outra matéria também.

  • Rodrigo

    A VW demorou tanto pra trazer esse motor para o Brasil e, quando traz, traz pela metade…

    A menos que eu esteja totalmente errado, o comando duplo de válvulas tem sistema de variação contínua APENAS nas válvulas de admissão (o que privilegia retomadas e torque, mas não a eficiência energética do motor). A matériam não deixa isso claro, dando a impressão que o duplo CVVT está presente, porém ao analisar as fotos oficiais do motor em outra matéria do N.A., isso fica evidente. Economia? Será que vale a pena num carro de quase R$55 mil?

    Fotos:
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/… (visão geral)
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/… (vista com destaque para o CVVT e válvula solenóide de controle só para a admissão)
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/… (destaque para os comandos por correia dentada e tensor, além do acionamento da bomba d'água – presumo – unida ao cabeçote)

  • Fiatr

    Parabéns a VW por trazer essa picape com ESP e outros itens de segurança!

  • Magnão Cordeiro

    Ficou bem interessante a Saveiro agora . . . .

  • Rajeneesh

    58 k a completa? Nesse valor, se precisas de uma caminhonete, eu já olharia a Ranger/S10 básicas!

  • luiz087

    eu sempre utilizei pick-ups para o dia a dia, pois tenho loja e faço entregas… e ai faço um pequeno comparativo pelos modelos que tive: MONTANA SPORT 1.8 – silenciosa, confortavel e com otimo acabamento, porem muito gastona e nao aguenta tranco e nem peso… SAVEIRO CROSS 2010- agil, suspençao e cambio bem ajustados, bonita e economica, mais o acabamento e pessimo, a minha com 18.000 km fazia uma barulheira insuportavel, e muito plastico de baixa qualidade em seu interior…. STRADA ADV. LOCKER " ATUAL" – forte, completa, a que mais aguenta peso e com otimo acabamento interno "56.000 km e nao faz um barulho interno" e a melhor em ruas de terra, porem a suspençao e muito dura, e o fecho de mola trazeiro faz muitos estralos……. todas tem seus pros e contra, mais acredito que a strada leva mais vantagem entre as tres…. obs: montana das novas nem de graça – ridicula e sem nada para se destacar

    • FiuzaLima

      Concordo com você. Vejo muita gente falando de picape sem conhecer de fato. Carro para trabalho é uma coisa na teoria e outra na prática…

  • ferzitinho

    Onde tem SD nesse som?

  • 1030felipe

    Agora só falta airbags laterais e de cortina e pronto. A fiat vai continuar vendendo bem mas vai ter que se mexer ou abaixar o preço, a montana também é só dar uma equipada a esse nivel que fica legal.

    Acho que agora vai começar a melhorar a segurança nesses quesitos, consequentemente o gol e voyage serao equipados com esp, tcs e etc.
    Assim espero que as outras montadoras tambem comecem a equipar seu carros mais entre aspas BARATOS

  • Rajeneesh

    Quer vender saveiro que nem água?
    Coloca um cambio tiptronic de 6 marchas (aquele do golf) e troca esse painel ridículo do gol e coloca o do Fox ou do Polo!
    Não precisa muito!

    • AMLAJD

      Nossa,, se tivesse o painel do FOX já melhorava bastante a aparência. Esse passa uma impressão de pobreza. O que não entendo é que as automotivas investem bilhões em projeto e pesquisa, não ouvem os consumidores e será que ninguém viu que o que atrapalha a linha Gol, Voyage e Saveiro é esse painel horroroso.

  • konnyaro

    Alguém poderia tirar uma dúvida:
    O controle de tração da Saveiro Cross 2015 serviria para funcionar como um diferencial auto-blocante?
    Pergunto isto porque a Amarok usa um sistema destes (blocante eletrônico, ou seja, na roda que destracionar é aplicado o freio, transferindo o torque para a roda que está parada), e seria burrice da VW não implementar o mesmo na Saveiro, pois seria só mudar o software, já que o hardware já está todo instalado. Seria de grande ajuda, pois as picapes pequenas de tração dianteira sofrem nas ladeiras com piso escorregadio ou com pedregulhos soltos.

  • sergiopsy

    Banquinhos ruins, poderiam ter colocado os do Cross Fox pelo menos que são menos ruins.

  • Motorista1979

    Essa reportagem é propria do NA ou da Autopress? Se for do NA parabens pela riqueza de fotos e detalhes. Eu sempre reclamei da falta de fotos do interior do carro mas ao que parece esse defeito foi sanado e bem sanado…

  • dncmotors

    Podem falar, mas a SAVEIRO da um banho de qualidade construtiva, design, dinâmica entre outros, na Strada.

  • VISAO

    SAVEIRO CROSS 2015
    Este “elefante brando” da Wolkswagen, só se meche quando a concorrência assume a liderança, com produtos inovadores e com melhor custo benefício. E faz tempo! A primeira vez, em 1974 quando trouxeram o PASSAT, depois que a FORD desde 1968 inovava com seu Corcel com tração dianteira e radiador selado, entre outros detalhes e a Wolks com seu Fusca projeto da década de 40 e derivados como, TL e Variant 1600, Brasília, etc …
    Ao invés de correr atrás do prejuízo, fazendo uma copia da fantasiada da “Strada Adventure”, porque não INOVAR e fazer um produto novo ± diferente, como uma SAVEIRO TSI, que hoje não teria concorrente e poderia vir com motor do Golf 1,4 ou 2,0 turbo e mais os aperfeiçoamentos da atual SAVEIRO CROSS 2015, porem sem a “fantasia”.

  • caiiobrandao

    Prefiro juntar um pouco mais e pegar uma Ranger sport por 65 mil !

    • FiuzaLima

      Junte mais um monte para pagar combustível, IPVA, emplacamento e seguro, porque serão muito mais caros.

      • caiiobrandao

        Sim tem esse porém…

  • Pedro Gabriel

    Faltou uma central multimídia e um teto solar, mesmo que opcionais.

  • Luiz Fernando

    Acabei de comprar uma branca estava na dúvida entre a saveiro e a strada mas com esses opcionais da nova saveiro não tive dúvidas, sou PJ frotista paguei 49.000 a VW me da 11% de desconto enquanto a Fiat me da só 5% além do painel da saveiro é 10000000 de vezes mais bonito que da strada, o painel da strada parece o do Fiat 147, ridículo, fora que a saveiro tem controle de tração integral e não aquele lixo da Fiat que chama de locker que desliga com 20 KM, fora EBD, controle de estabilidade que nem em carros de valores altos e de luxo não tem, a Fiat so esta vendendo hoje mais que a saveiro porque o carro chefe da strada é a cabine dupla porque se não ja começava a ficar para trás. nesse preço que peguei olha os carros que imaginei pegando, Gol, Siena, HB20, Palio, Fiesta, Onix etc… ai eu penso será que esses sim valem esse preço de 49.000 sem esses opcionais da saveiro.

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