Toyota Hilux 2024 estreia tecnologia micro híbrida na Europa

toyota hilux hybrid
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Para reduzir as emissões de CO₂, a Toyota Hilux adotou o sistema mild hybrid ou MHEV para a picape Hilux, com sistema elétrico de 48 volts, que proporciona redução de consumo de combustível.

O sistema MHEV foi adicionado ao motor diesel 1GD 28 de 204 cavalos e 42,7 kgfm na transmissão manual ou 50,9 kgfm com câmbio automático, ambos com seis marchas, além de tração nas quatro rodas com reduzida.

Reduzindo o consumo em até 10%, o sistema MHEV da Hilux 2024 permite inclusive que a picape média da Toyota possa transpor cursos d’água de até 700 mm, porém, mantém sua capacidade de carga de 1.000 kg e de reboque em 3.500 kg.

A tecnologia conta ainda com assistência de torque aprimorada, frenagem regenerativa e transição de partida/parada mais suave.

A Toyota afirma que o sistema de 48V não afetará o desempenho no fora de estrada, mantendo suas capacidades de carga e reboque, devendo ser a tecnologia a ser empregada aqui no Brasil.

Com produção na Argentina, a Hilux Hybrid 48V ajudará muito na redução das emissões de CO₂ e consumo, garantindo assim que a picape média de chassi mais vendida do país continue por muitos anos.

A tecnologia consiste basicamente num motor/gerador elétrico na forma de um alternador, ocupando seu lugar, acionando o motor com uma correia, que também adiciona cavalos e força em baixas rotações.

Além disso, o sistema MHEV também recarrega uma bateria de lítio de baixa capacidade de kWh, que auxilia no funcionamento do motor ao disponibilizar força em momentos onde o propulsor pode ficar desligado.

Trata-se do nível mais baixo de eletrificação e também o mais barato para ser aplicado aos veículos e no mercado nacional já equipa produtos como Kia Sportage e Caoa Chery Tiggo 7x, por exemplo.

Essa tecnologia deverá ser aplicada também na Toyota SW4 e eventualmente na versão argentina da Innova Crysta.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X