Toyota Land Cruiser 300 2022 é oficial, mas fica longe do Brasil

Toyota Land Cruiser 300 2022 é oficial, mas fica longe do Brasil

O Novo Toyota Land Cruiser 300 2022 foi apresentado oficialmente no Japão e surge com porte volumoso e robusto. Assim como já havia vazado, o SUV da marca nipônica traz a plataforma GA-F (TNGA) e agora bem mais leve.


Apesar do porte, o Land Cruiser 2022 é 200 kg mais leve que o anterior, graças à nova arquitetura da marca. Herdeiro do clássico Toyota Bandeirante, o primeiro modelo da montadora a ser feito fora do Japão, o SUV atual foca no conforto durante o off-road.

Toyota Land Cruiser 300 2022 é oficial, mas fica longe do Brasil

A Toyota diz que a TNGA permite “criar uma experiência de condução que permita ao motorista dirigir com facilidade em qualquer tipo de estrada do mundo sem se cansar facilmente”.

Sua carroceria, no entanto, ficou mais rígida e neutra durante a condução, visto que o centro de gravidade baixou. Com suspensão multilink na traseira, o Land Cruiser 300 tem ainda recursos tecnológicos novos para on e off road.

O Monitor Multi-Terrain permite observar obstáculos à frente do veículo com o uso de câmeras frontal e laterais. Também tem o Multi Terrain Select, que é um programa de modos de condução de atuação automática, dependendo das condições identificadas do terreno.

Toyota Land Cruiser 300 2022 é oficial, mas fica longe do Brasil

E tem ainda o Toyota Safety Sense com visão noturna, que permite identificar pessoas e animais, acionando os freios de forma automática se não houver reação do condutor. Ele tem ainda o Sistema de Suspensão Dinâmica Cinética Eletrônica, que é um tipo de controle dinâmico de chassi.

O Novo Land Cruiser tem ainda frenagem automática durante conversão diante de pedestres eventuais, assim como acionamento dos mesmos durante manobras de estacionamento. O SUV tem ainda sistema de evitar saída de pista e controle de cruzeiro adaptativo stop-go.

Toyota Land Cruiser 300 2022 é oficial, mas fica longe do Brasil

Fora isso, o Novo Land Cruiser abandona o V8 5.6 anterior, sendo substituído por um V6 3.5 Biturbo com 415 cavalos e 66 kgfm, além de um diesel V6 3.3 biturbo com 309 cavalos e 71 kgfm. Uma versão frugal dele, deverá equipar a Hilux GR Sport. Um V6 aspirado é oferecido, assim como transmissão de 10 marchas.

Toyota Land Cruiser 300 2022 – Galeria de fotos

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.