Hyundai Linha 2020 SUVs

Tucson 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Tucson 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

O Hyundai Tucson é o modelo mais querido da Hyundai CAOA no mercado brasileiro. O motivo? A marca já chegou a vender as três gerações do carro de maneira simultânea no País. Porém, na tentativa de diferenciá-los no mercado, a marca aplicou um nome diferente para cada um do trio. São eles: Tucson, ix35 e New Tucson.


Como você já deve imaginar, o Tucson de entrada era o mais defasado dos três. Ele foi lançado originalmente em 2004 (ou seja, há 14 anos!) e atualmente compete com a nova geração de crossovers compactos; o que inclui Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta.

Este modelo, porém, já está deixando de existir na rede de concessionárias da Hyundai CAOA. Isso porque o Creta praticamente “matou” o Tucson antigo, sendo um carro melhor em praticamente todos os sentidos, já que é fruto de um projeto bem mais recente.

Por outro lado, na outra ponta, o New Tucson é o modelo maior, mais caro, mais moderno e mais potente da gama. Ele é o único a contar com um motor 1.6 turbo de 177 cavalos de potência e câmbio automatizado de dupla embreagem. Sua intenção é fazer frente a modelos como Tiguan Allspace, Compass, Equinox e 3008.

Hyundai Tucson – história

Em 2004, surgia o SUV de porte menor da Hyundai – na época – evoluindo depois para uma segunda geração, que em alguns mercados e no Brasil, foi chamada de ix35, o que, além do próprio estilo e tamanho, o diferenciava do modelo anterior.

O primeiro Tucson recebeu até um V6 2.7 com duas saídas de escape, bem como somente motores 2.0, na segunda os motores eram 1.6 a gasolina até 1.7 diesel. Aqui, prevaleceu o motor 2.0 Flex.

Por fim, o Hyundai New Tucson 2020 surgiu e adotou finalmente um motor 1.6 T-GDI de até 177 cv. Medindo agora 4,47 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, seu tamanho ficou bem maior em relação ao primeiro e ao segundo também.

Atualmente, o crossover fica posicionado abaixo do Novo Santa Fé na gama de produtos da CAOA. Mas de volta ao Hyundai Tucson 2020, o desafio dele é bater de frente com o Jeep Compass, uma batalha desigual, já que existem três gerações e duas delas já estão bem cansadas.

E o futuro? O Hyundai Tucson 2020 já não dá conta de competir no segmento de SUV compacto, apesar de ser médio. Além disso, há o fogo amigo produzido pelo irmão Creta, que ocupa uma faixa estratégica.

A única alternativa para enterrar tanto o Tucson Flex quanto o ix35 é uma saída chinesa, solução encontrada naquele país para atualizar o produto e ampliar o mercado.

O chamado Hyundai All-New Tucson surgiu na China. Volumosa, robusta e quadradona, a carroceria é bem diferente da leve e fluida segunda geração. Ainda não se sabe o entre-eixos, mas provavelmente será mantido, a fim de reduzir os custos de desenvolvimento de um novo carro, mas o SUV tem 4,43 m de comprimento, sendo 2 cm mais longo. Na largura, passou de 1,82 para 1,85 m.

O Hyundai All-New Tucson terá motor 1.4 T-GDI ou 2.0 aspirado, o que poderia acontecer no Brasil, usando o motor 2.0 Flex do ix35. Sua produção na CAOA poderia favorecer a competição com a Jeep ao oferecer uma alternativa acima do Creta e abaixo do New Tucson.

Adotando o mesmo motor, mas com câmbio de oito marchas, ele conseguiria balançar a posição do Compass, especialmente se viesse equipado com motor diesel e tração nas quatro rodas, mas o provável é tração dianteira e motor apenas a gasolina.

Como o Hyundai Tucson antigo saiu de linha em 2019, vamos nos concentrar apenas no New Tucson.

Tucson 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Hyundai Tucson 2020 – detalhes

O Hyundai New Tucson 2020 é bem diferente do modelo que saiu de linha no ano passado, o Tucson da geração anterior. O estilo está de acordo com o padrão global da Hyundai no momento, oferecendo grade hexagonal fosca ou cromada, rodas de liga leve aro 18 polegadas com pneus 225/55 R18, faróis de LED, LEDs diurnos, lanternas em LED com lentes enormes, carroceria com linhas bem fluidas, retrovisores com rebatimento e aquecimento elétricos, projeção de luz no solo, abertura automática da tampa traseira (com o pé), teto solar panorâmico e antena em estilo barbatana.

Por dentro, o Hyundai New Tucson 2020 apresenta um ambiente em tons escuros e muitos revestimentos em material soft, bem como couro sintético. Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos e podem contar também com aquecimento e resfriamento, dando ainda mais conforto aos ocupantes. O espaço geral é muito bom, o melhor entre as três gerações do modelo, tendo ainda a luminosidade do teto solar panorâmico.

O painel é o Super Cluster Vision com display de 4,2 polegadas, mais uma tela de sete polegadas para a multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play. Há também navegador GPS, DVD, câmera de ré, Bluetooth, entre outros. Na proteção, o modelo tem seis airbags e controles de tração e estabilidade, além de assistentes de partida em rampa e declives.

O ar-condicionado é dual zone e os passageiros traseiros também possuem difusores de ar. O freio de estacionamento é acionado com o pé e há bons espaços para copos e objetos diversos. Por fim, um bom porta-malas com banco traseiro bipartido e sistema de rebatimento dos encostos.

O Hyundai New Tucson 2020 tem ainda Isofix, cintos completos e apoios de cabeça ativos (dianteiros). Monitoramento de ponto cego, luz de convergência estática e estacionamento automático fazem parte do pacote Limited.

Tucson 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Hyundai Tucson 2020 – novidades

O Hyundai New Tucson 2020 foi lançado sem novidades. Porém, lá fora, o New Tucson ganhou mudanças visuais e de acabamento, novos equipamentos e a opção de um motor 2.4 aspirado.

Na estética, há uma nova grade frontal com molduras mais retas e quatro filetes, faróis com luzes de LED em formato de “L”, lanternas traseiras com novos recortes, para-choques redesenhados, novas rodas de liga-leve e novos detalhes cromados.

O interior, por sua vez, traz mudanças mais impactantes. Há um console central redesenhado, tela da central multimídia do tipo “flutuante” no topo do painel, novo painel de instrumentos e freio de estacionamento eletrônico (antes era por pedal).

Entre os equipamentos, há novos recursos como piloto automático adaptativo com função stop&go, câmeras externas com visão 360 graus, farol alto automático, porta USB para os ocupantes traseiros e carregador wireless para smartphones.

Por fim, o motor das versões mais caras agora é um 2.4 litros aspirado de até 183 cv, com câmbio automático de seis marchas. Ele substitui o 1.6 turbo nos EUA, que inclusive é o mesmo usado por aqui.

Hyundai Tucson 2020 – versões

A linha do Hyundai New Tucson 2020 está disponível nas seguintes versões:

  • Hyundai New Tucson GLS 1.6 T-GDI 2020
  • Hyundai New Tucson Limited 1.6 T-GDI 2020

Tucson 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Hyundai Tucson 2020 – equipamentos

Hyundai New Tucson GLS 1.6 T-GDI 2020

Segurança: conta com airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, assistente de descida, alarme, freio de estacionamento por pedal, Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, vidros elétricos com sistema antiesmagamento, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, cintos de segurança traseiros laterais de três pontos e central de dois pontos, retrovisores externos com repetidores de seta em LED, retrovisores com desembaçador, entre outros.

Conforto: oferece destravamento das portas sem o uso da chave, partida do motor por botão, ar-condicionado de duas zonas com saída de ar traseira, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, piloto automático, console central com compartimento e apoio de braço, para-sol com espelho e iluminação, banco do motorista com ajuste elétrico, banco traseiro bipartido e rebatível, banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos, retrovisores externos com rebatimento elétrico, trio elétrico, sensor de luminosidade,

Visual e acabamento: conta com bancos, volante e manopla de câmbio em couro, grade frontal fosca, para-barro, teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento, maçanetas na cor da carroceria, rodas de liga-leve de 17 polegadas, aerofólio traseiro com brake light integrado, rack de teto, antena tipo barbatana de tubarão, entre outros.

Tecnologia: conta com central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth e câmera de ré, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, painel de instrumentos com luzes azuis, entre outros.

Hyundai New Tucson Limited 1.6 T-GDI 2020

Segurança: se diferencia pelo assistente de estacionamento, detector de ponto cego e faixo de luz dos faróis direcional para curvas.

Conforto: agrega banco do passageiro dianteiro com ajustes elétricos, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, retrovisor interno eletrocrômico e abertura da tampa do porta-malas elétrica com sensor de aproximação.

Visual e acabamento: inclui retrovisores externos com luz de cortesia, rodas de liga-leve de 18 polegadas, moldura cromada dos vidros, maçanetas cromadas, grade frontal cromada, faróis em LED com fita em LED e lanternas traseiras em LED.

Tecnologia: conta com painel de instrumentos Super Vision com tela TFT de 4,2 polegadas.

Tucson 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Hyundai Tucson 2020 – preços

Confira abaixo os preços do Hyundai New Tucson para o mercado brasileiro:

  • Hyundai New Tucson GLS 1.6 T-GDI 2020: R$ 137.798
  • Hyundai New Tucson Limited 1.6 T-GDI 2020: R$ 157.000

*Preços com base na tabela Fipe em janeiro de 2020. 

Hyundai Tucson 2020 – motor

O Hyundai New Tucson 2020 tem o moderno motor Gamma 1.6 T-GDI, um propulsor que há muito tempo os clientes da CAOA e o mercado desejava ver no país, a bordo de um carro nacional.

O motivo é que se trata de um motor de quatro cilindros em linha com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, além de injeção direta de combustível, que no caso é apenas gasolina, bem como turbocompressor com intercooler. É atualmente empregado em vários modelos globais da Hyundai, especialmente na Europa.

Leve e potente, ele reúne o melhor dos dois mundos ao entregar performance excelente com economia de um propulsor menor. Assim, o Hyundai Gamma 1.6 T-GDI entrega 177 cv a 5.500 rpm e 27,0 kgfm, obtido a 1.500 rpm.

Nessa configuração, ele emprega uma moderna caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas e opção de mudanças manuais na alavanca.

Apesar disso, a tração é apenas dianteira. Espera-se que esse conjunto seja usado algum dia no Hyundai Elantra e no Hyundai i30.

Tucson 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Hyundai Tucson 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Hyundai New Tucson Turbo 2020 – 9,1 segundos e 201 km/h

Hyundai Tucson 2020 – consumo

Cidade

  • Hyundai New Tucson Turbo 2020 – 9,0 km/litro na gasolina

Estrada

  • Hyundai New Tucson Turbo 2020 – 12,0 km/litro na gasolina

Tucson 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Hyundai Tucson 2020 – manutenção e revisão

O Hyundai New Tucson tem valor total de revisões de apenas R$ 2.693,90, um valor muito competitivo, dado que se trata de um SUV médio a faixa de R$ 160.000, mas o valor é sem mão de obra, o que prejudica bastante os clientes, pois é necessário consultar um concessionário e cada um pode cobrar o que bem entender, forçando o consumidor a pesquisar e muitas vezes pagar mais caro.

Apesar desse enorme inconveniente, os serviços de pós-venda da Hyundai-CAOA alcançaram a primeira posição no ranking de satisfação dos clientes da JD Power (e não é propaganda falsa), passando a Toyota pela primeira vez desde que o levantamento é feito no Brasil. Boa parte da rede é da CAOA.

Nas revisões, a Hyundai substitui óleo do motor, anel de vedação do cárter, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas de ignição e filtro do ar-condicionado. O tempo de serviço varia de 54 minutos a 72 minutos, dependendo da revisão a ser feita (quilometragem).

A CAOA Hyundai Service Premium é um conceito de pós-venda mais sofisticado, que permite maior comodidade dos clientes na espera pela revisão ou outros serviços, sempre feito em 60 minutos, entre eles alinhamento, balanceamento, reparos de freio e troca de óleo por sistema aéreo.

Outros serviços podem ser feitos, entre eles funilaria, pintura, cristalização, higienização, etc.

Revisão 

Custo 

Custo 

Quilometragem Preços Tucson 2.0 (fora de linha)Preços New Tucson 1.6 Turbo 
10.000 km R$ 336,80 R$ 279,42
20.000 km R$ 456,34 R$ 469,81
30.000 km R$ 419,64 R$ 503,54
40.000 km R$ 990,58 R$ 469,81
50.000 km R$ 455,43 R$ 279,42
60.000 km  R$ 539,18 R$ 693,93

Hyundai Tucson 2020 – ficha técnica

Motor 

2.0 Flex (fora de linha)   

1.6 T-GDI 

Tipo Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina 
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 
Cilindrada em cm3 1975 1591 
Válvulas 16 16 
Taxa de compressão 10,3:1 10:1 
Injeção eletrônica de combustível Multiponto Direta 
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 142 cv @ 6000 rpm / Etanol: 146 cv @ 6000 rpm Gasolina: 177 cv @ 5500 rpm 
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)  Gasolina: 10,9 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 19,6 kgfm @ 4500 rpm Gasolina: 27 kgfm @ 1500 rpm  

Transmissão 

  
Tipo Automática 4 marchas Dupla embreagem 7 marchas 

Tração 

  
Tipo Dianteira Dianteira 

Freios 

  
Tipo Disco ventilado / Disco Disco ventilado / Disco 

Direção 

  
Tipo Hidráulica Elétrica 

Suspensão 

  
Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora 
Traseira Multilink Multilink 

Rodas e Pneus 

  
Rodas Liga leve aro 16 polegadas Liga Leve aro 18 polegadas 
Pneus 235/60 R16 225/55 R18 

Dimensões 

  
Comprimento total (mm) 4325 4475 
Largura sem retrovisores (mm) 1795 1850 
Altura (mm) 1680 1660 
Distância entre os eixos (mm) 2630 2670 

Capacidades 

  
Porta-malas (litros) 528 513 
Tanque (litros) 65 62 
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 558 486 
Peso em ordem de marcha (kg) 1550 1624 
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,32 0,33 

Hyundai Tucson 2020 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email