O Volkswagen Fusca sempre foi um dos ícones do mercado automotivo brasileiro e querido por muitos consumidores. Você muito provavelmente se depara com pelo menos um exemplar do “besouro” alemão toda vez que coloca os pés nas ruas, o que certamente inclui alguns modelos do chamado “Novo Fusca”.

Tivemos a primeira geração do modelo vendida no Brasil entre 1950 e 1986, e também por um breve período entre 1993 e 1996, com o modelo atualizado sendo chamado popularmente de Fusca Itamar.
Passada essa época, a Volkswagen ainda enxergava uma lacuna deixada pelo Fusca e também uma certa demanda pelo modelo.
Então, em meados de 2007 a empresa anunciou a chegada do New Beetle, que nada mais era que um novo modelo com visual e características inspirados no Fusca original.
O New Beetle tinha como base o Golf IV. A versão nacional do carro foi importada do México e, por aproximadamente R$ 60 mil, oferecia um motor 2.0 litros de até 116 cavalos de potência e 17,3 kgfm de torque (o mesmo do Golf), atrelado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Este modelo era um carro de imagem e de nicho na gama da Volkswagen, tanto pelo visual retrô como pelo preço bem mais elevado. Para se ter uma noção, um dos concorrentes do New Beetle era o Chrysler PT Cruiser.
Índice
Um Fusca esportivo em 2012
Para dar continuidade à linha, a Volkswagen apresentou em novembro de 2012 a mais recente geração do carro. Agora conhecido somente como Novo Fusca, o carro ficou maior, mais moderno e bem mais potente, assumindo uma vocação esportiva.
O Novo Fusca também foi importado do México e era construído a partir da plataforma do Golf, mas neste caso a da sexta geração do hatch.
Sob o capô, o carro escondia o mesmo conjunto mecânico do sedã Jetta TSI e do crossover médio Tiguan, um 2.0 TSI dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível que conseguia entregar nada mais, nada menos que 200 cavalos de potência.
Ou seja, ao invés de ser somente um carro de imagem, o Volkswagen Novo Fusca passou a atender também àqueles que buscavam por um automóvel com tocada mais agressiva e experiência diferenciada ao volante.
Em seu lançamento, o Novo Fusca foi anunciado tendo como mira outros carros premium com apelo esportivo, como o francês Citroën DS3 e o britânico MINI Cooper John Cooper Works.
Esta nova geração, inclusive, teve a “liberdade” de usar nomes diferentes dependendo do mercado, seguindo o nome ou apelido que o carro recebeu ao longo da sua história. Na França, o novo Fusca foi vendido como “Coccinelle”. Já na Itália, o veículo resgatou o nome “Maggiolino”.
O Fusca ainda se posiciona como um dos carros mais bem-sucedidos de todos os tempos na gama da Volkswagen.
Foram mais de 20 milhões de unidades vendidas no mundo durante toda a sua história, sendo que mais de três milhões de automóveis foram emplacados somente no Brasil.
Novo Fusca – detalhes
Se por um lado o Volkswagen New Beetle tinha visual apenas inspirado na antiga geração do Fusca, o Novo Fusca é praticamente uma releitura do primeiro modelo. De acordo com a marca, criar a nova geração do carro foi um desafio “como reinventar um design tão forte e independente, comparável a produtos como a garrafa da Coca-Cola, o iPhone ou os primeiros óculos Ray-ban”.
“O Fusca se caracteriza por uma clara e dominadora esportividade. Não tem apenas um perfil mais baixo: é mais largo, o capô dianteiro é mais longo, o para-brisa foi mais para trás, criando um novo dinamismo”, explica o então chefe de design da Volkswagen, Klaus Bischoff.
Por conta disso, o Novo Fusca tem o visual marcado pelos faróis redondos que podem receber iluminação bi xênon e luzes diurnas, cada uma com 15 LEDs posicionados na borda externa da peça.
Ele era o único Volkswagen a contar com faróis arredondados, fugindo um pouco da tal polêmica filosofia visual da empresa.
Já o capô do Novo Fusca tem formas mais limpas e destacava o amplo logotipo da Volkswagen na parte inferior central. Curiosamente, o carro não possui qualquer grade entre os faróis. Toda a refrigeração do motor é feita por meio da tomada de ar inferior, cortada por um friso cromado e ladeada pelas luzes indicadoras de direção e os faróis de neblina.
As laterais, por sua vez, mostram que o Novo Fusca é mesmo um legítimo Fusca, tomada as devidas proporções e também as mudanças para os tempos atuais. A silhueta é marcada pelo teto mais arredondado, cuja a linha se prolonga até a parte inferior da traseira.
As duas janelas laterais acompanham o formato da carroceria. Outro detalhe é que as portas do Novo Fusca são amplas e não contam com arcos de ferro normalmente utilizados na estrutura para limitar o formato das janelas. Havia ainda um grosso friso inferior em preto brilhante emoldurando as saias.
Merece destaque também os para-lamas musculosos do Novo Fusca que são praticamente um prolongamento dos para-choques, também conforme o Fusca original.
Já na traseira, as lanternas são quadradas com extremidades arredondadas e formam junção com tampa do porta-malas, esta com o nome “Fusca” gravado logo abaixo do logotipo da marca. Havia ainda um aerofólio em preto e na cor da carroceria no centro da traseira e duas ponteiras de escape cromadas, uma em cada extremidade.
O Novo Fusca podia ser adquirido com rodas de liga-leve “Spin” de 17 polegadas com cinco raios ou, como opcional, os aros “Twister” de 18 polegadas também com cinco raios, mas com a parte interna em alumínio claro e a externa em preto fosco.
O interior do Volkswagen também foi inspirado no modelo original, mas também com uma boa modernização e elementos dos carros mais atuais da empresa.
Um dos elementos que remetem ao primeiro Fusca é a ampla faixa horizontal no centro do painel, que abriga os difusores de ar retangulares e arredondados, o painel de instrumentos com velocímetro maior ao centro e o conta-giros e o marcador do nível de combustível menores nas laterais, a central multimídia e um segundo porta-luvas, este último também herdado do Fusca.
Há até alças de borracha posicionadas nas colunas centrais, que servem de apoio para os passageiros do banco de trás. Ele é equipado também com um sistema de iluminação ambiente com as opções de cores azul, branco e vermelho.
A lista de destaques do Novo Fusca segue com os bancos dianteiros com apoios laterais pronunciados e ajustes manuais (inclusive do apoio lombar), volante multifuncional revestido em couro com base chata e centro arredondado, seção central do painel que imita fibra de carbono e uma instrumentação no console central com termômetro de óleo, cronômetro e manômetro do turbocompressor.
Nas dimensões, o Novo Fusca exibe 4,27 metros de comprimento, o que representa um aumento significativo de 15,2 centímetros em relação à geração anterior. Já a altura passou para 1,48 m, com redução de 1,2 cm, ao passo que a largura foi ampliada para 1,8 m (uma diferença de 8,4 cm para mais).
Por conta dessas alterações nas medidas, o teto foi estendido, o para-brisa foi deslocado para trás e a seção dianteira seguiu o mesmo contorno do Fusca original.
O porta-malas do Novo Fusca consegue levar 310 litros de bagagens, podendo ser ampliado para 905 litros com o banco traseiro rebatido. O acesso ao compartimento é feito pela tampa que se ergue juntamente com o vidro traseiro.
O Novo Fusca podia ser encomendado em 11 cores diferentes: as sólidas Amarelo Cristal, Azul Denim, Branco Cristal, Vermelho Tornado e Preto Ninja, as metálicas Azul Reef, Cinza Platinum, Marrom Toffee, Prata Moon Rock e Prata Sargas e ainda a perolizada Preto Mystic.
Novo Fusca – novidades
Lançamento do novo Fusca no Brasil
A nova geração do Volkswagen Fusca começou a ser vendida no mercado nacional no fim de 2012. Ele fez a sua estreia na rede de concessionárias com preço inicial de R$ 76,6 mil para a versão com transmissão manual de seis velocidades.
No caso do Novo Fusca com câmbio automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem, o preço inicial era de R$ 80.990. Porém, esta cifra poderia aumentar e ultrapassar a casa dos R$ 100 mil quando equipado com todos os opcionais disponíveis.
A marca oferecia um pacote com paddle shifts, ar-condicionado de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva por R$ 2.850, teto solar elétrico por R$ 2,9 mil, sistema multimídia com navegador GPS por R$ 2.325, chave presencial e partida por botão por R$ 1.656, faróis bi xênon com luzes diurnas em LED por R$ 3.680, rodas aro 18 por R$ 2.050, som Fender por R$ 1.630 e bancos revestidos em couro Vienna por R$ 4.190.
Com todos os recursos disponíveis, inclusive com o câmbio DSG, o Novo Fusca pulava para R$ 102.271.
Opção de pacote esportivo no Novo Fusca R-Line
A partir de setembro de 2014, a Volkswagen passou a oferecer a opção do pacote esportivo R-Line para o Fusca e também para o CC, Passat, Passat Variant, Tiguan e Touareg. Esse kit incluía apenas recursos visuais externos e também novos detalhes de acabamento no interior.
O Novo Fusca R-Line era equipado com rodas de liga-leve de 18 polegadas com acabamento diamantado, detalhes cromados, friso de proteção lateral na cor da carroceria, soleiras de porta, para-choques com desenho exclusivo, capa dos retrovisores em preto brilhante, adesivos identificando a versão diferenciada, entre outros.
Havia ainda bancos com revestimento em couro Vienna com o logotipo “R-Line” nos encostos de cabeça dianteiros, assentos dianteiros com ajuste lombar, painel com decoração diferenciada, volante multifuncional esportivo, alavanca de câmbio e de freio de estacionamento revestidas em couro e sensor de pressão dos pneus.
O pacote R-Line somente com os equipamentos externos era ofertado como um opcional de R$ 6.522. Já o pacote R-Line com os itens externos e internos no Novo Fusca custava a bagatela de R$ 15.241.
Novo Fusca 2015 com motor 2.0 TSI de 211 cv
A linha 2015 do Novo Fusca foi anunciada com mudanças, bem como a do Passat, Passat Variant, CC e Tiguan. Todos esses modelos passaram a dispor do motor 2.0 TS capaz de desenvolver até 211 cavalos de potência e 28,6 kgfm de torque.
No caso do Fusca, este propulsor podia ser combinado a uma transmissão manual de seis velocidades ou uma automatizada DSG de seis marchas e dupla embreagem.
Com este aparato, o Novo Fusca conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em somente 6,9 segundos e alcançar velocidade máxima de 224 km/h.
Além disso, o Novo Fusca 2015 passou a dispor de uma nova opção de acabamento em couro perfurado para os bancos. Segundo a VW, este acabamento “auxilia na transpiração do corpo em longas viagens, aumentando ainda mais o conforto dos ocupantes”.
Fim de linha no mercado nacional para o Novo Fusca
Assim como o Fusca e o New Beetle, o Novo Fusca também teve um fim no mercado nacional. Mas no caso deste, o fim veio mais rápido. O cupê esportivo de duas portas deixou de ser comercializado no segundo semestre de 2017, sendo que as últimas unidades eram ano/modelo 2015/2016.
Naquele período, o Novo Fusca era ofertado com preços ainda mais elevados.
Ele partia de salgados R$ 124,7 mil em configuração única com motor 2.0 TSI de 211 e câmbio DSG de dupla embreagem e oferecia uma lista de equipamentos com ar-condicionado digital de duas zonas, bancos em couro, central multimídia com GPS, entre outros.
Novo Fusca – versões e equipamentos
Volkswagen Fusca 2.0 TSI: equipado de série com airbags frontais e laterais, controles eletrônicos de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, faróis e lanterna de neblina, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de partida em rampas, alarme antifurto, rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 215/55 R17, spoiler traseiro na cor da carroceria com a parte superior em preto, dupla ponteira de escape cromada, retrovisores com repetidores de seta, ar-condicionado, banco do motorista e do passageiro com ajuste de altura e volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade.
Havia ainda computador de bordo, descansa-braço central dianteiro, instrumentos adicionais sobre o painel (temperatura do óleo, relógio com cronômetro e pressão do turbo), sistema multimídia com tela sensível ao toque e oito alto-falantes), bancos revestidos em Native, vidros, travas e retrovisores elétricos, pedaleiras em alumínio, controle de cruzeiro, luz ambiente programável com três opções de cores, entre outros.
Opcionais: câmbio automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem com paddle shifts, ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de luz e chuva, teto solar panorâmico, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 235/45 R18, sistema de som Fender com 10 canais e 400 watts, sistema multimídia com navegador GPS, faróis bi xênon com luzes diurnas em LED, bancos dianteiros esportivos, bancos em couro Vienna e destravamento das portas e partida do motor sem chave.
Novo Fusca – preços
- Novo Fusca 2.0 TSI MT: de R$ 69.225 (2012) a R$ 80.590 (2013)
- Novo Fusca 2.0 TSI DSG: de R$ 75.400 (2012) a R$ 108.119 (2016)
- Novo Fusca R-Line 2.0 TSI DSG: de R$ 81.914 (2014) a R$ 121.110 (2016)
Preços com base na Tabela Fipe em agosto de 2018
Novo Fusca – motor, câmbio e desempenho
O motor 2.0 litros TSI do Novo Fusca é dotado de quatro cilindros, turbocompressor e injeção direta de combustível. A primeira leva do carro conseguia entregar potência máxima de 200 cavalos, a 5.100 rpm, e 28,5 kgfm de torque máximo, a 1.700 rpm.
Trata-se do mesmo propulsor usado no Jetta TSI. Porém, para o Novo Fusca, ele recebeu um sistema de escape redimensionado para proporcionar um ronco mais encorpado. Por conta disso, as trocas de marcha efetuadas numa rotação superior a 4.000 rpm são seguidas de um “pipoco”, algo digno de carros esportivos.
Com a transmissão manual de seis velocidades, o Novo Fusca 2.0 TSI era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atingir velocidade máxima de 225 km/h. O mesmo tempo e a mesma velocidade máxima do modelo com o câmbio DSG de seis marchas e dupla embreagem.
Porém, logo depois este propulsor recebeu reajustes e passou a gerar 211 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 28,6 kgfm de torque, a 2.000 rpm. Esta leva foi disponibilizada somente com a transmissão automatizada DSG de seis velocidades e dupla embreagem.
Essas alterações deixaram o Novo Fusca mais esperto. Ele passou a alcançar os 100 km/h em 6,9 segundos. Já a velocidade máxima passou para 224 km/h.
Novo Fusca – consumo
Novo Fusca 2.0 TSI (200 cv) MT
- 8,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada
Novo Fusca 2.0 TSI (200 cv) DSG
- 8,8 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada
Novo Fusca 2.0 TSI (211 cv) DSG
- 9,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada
Novo Fusca – manutenção e revisões
No caso do Novo Fusca, a revisão de 10 mil km ou seis meses custa R$ 329,08, a de 20 mil km ou um ano custa R$ 329,08, a de 30 mil km ou um ano e meio custa R$ 799,12, a de 40 mil km ou dois anos custa R$ 467,08, a de 50 mil km ou dois anos e meio anos custa R$ 467,08 e a de 60 mil km ou três anos custa R$ 799,12.
Essas seis revisões totalizam R$ 3.190,56.
Novo Fusca – ficha técnica
Motor | 2.0 TSI |
Tipo | Dianteiro, transversal e monocombustível (gasolina) |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 1.984 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 9,8:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima | 211 cv a 5.500 rpm ou 200 cv a 5.100 rpm |
Torque Máximo | 28,6 kgfm a 2.000 rpm ou 28,5 kgfm a 1.700 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de seis marchas ou automatizada DSG de seis marchas com embreagem dupla banhada a óleo |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Independente, multibraço |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Rodas de liga-leve de 17 ou 18 polegadas |
Pneus | 215/55 R17 ou 235/45 R18 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.278 |
Largura (mm) | 1.808 |
Altura (mm) | 1.486 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.537 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 482 ou 488 |
Tanque (litros) | 55 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.368 ou 1.342 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,37 |