Veja como uma marca luta para sobreviver no implacável mercado chinês

zeekr fabrica 1
zeekr fabrica 1

Ela está chegando ao Brasil, onde espera ter um porto seguro para vender seus carros, num clima que certamente será bem diferente daquele a qual está sujeita na China. Esta é a marca Zeekr, que tenta sobreviver no implacável mercado chinês.

Segundo a revista britânica Autocar, a Zeekr tem tomado algumas ações para conseguir sobreviver em meio a uma guerra de preços, que gera um ambiente de competição tão acirrada que, literalmente, ir ao banheiro significa vencer ou perder…

Em Ningbo, metrópole ao sul de Xangai, fica a moderna fábrica de carros elétricos da Zeekr, uma das marcas locais do grupo Geely, o mesmo que controla Lotus, Polestar e Volvo, por exemplo.

zeekr fabrica 2
zeekr fabrica 2

Nesta fábrica, segundo a publicação, acima do urinol, os funcionários masculinos da Zeekr vão encontrar um aviso: “A competição eliminatória começou. Se podemos vencer ou não este ano é a chave para o nosso futuro.”

A mensagem motivacional é um reflexo de como está o ambiente para as marcas de carros na China, onde o mercado está altamente disputado e com uma demanda que não atende a todos os fabricantes.

A ideia da Zeekr é que os funcionários vistam a camisa da empresa para ajudá-la a lutar até o fim para não ter o mesmo destino de players depostos como Byton, HiPhi, Weltmeister e Letin, por exemplo.

zeekr fabrica 3
zeekr fabrica 3

Como se sabe, estas marcas chinesas ficaram pelo caminho e agora está ainda mais fácil isso acontecer, já que a disputa por clientes se intensificou, inclusive a Zeekr tem campanhas que dão brindes e descontos em produtos para quem avaliar com comentários sobre os carros da marca.

Outra ação da marca é coibir os chamados ‘astroturf’, que seriam campanhas pagas de difamação por parte de outros fabricantes. A Zeekr prometeu recompensa para quem denunciar com provas que agências estariam sendo pagas com este intuito.

An Conghui, CEO da Zeekr, comentou: “A competição eliminatória começou. Se podemos vencer ou não este ano é a chave para o nosso futuro.” Pois é, não está fácil nem para as marcas chinesas no mercado doméstico, imagina para as estrangeiras…

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X