Volkswagen completa 70 anos de Brasil

vw 70 anos 1

Em 23 de março de 1953, a Volkswagen encerra a importação de carros no Brasil com o início da operação de sua rudimentar linha de montagem no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Três anos após chegar o primeiro sedã da Alemanha, a VW começou a montar tanto o besouro quanto a sua irmã utilitária, a velha senhora, mas a operação não duraria muito tempo, seria insuficiente para a demanda que se seguiria.

vw 70 anos 13

Apenas seis anos depois, a Volkswagen construía às margens da então distante rodovia Anchieta, sua primeira fábrica completa fora da Alemanha e que, por décadas, foi a maior construção industrial brasileira.

Mesmo tendo criado sua própria “cidade” na então Detroit brasileira, homenageada com sua heráldica encrustada nos emblemas dos carros que saíam da Anchieta, a Volkswagen galopou nos anos 70, abrindo sua segunda fábrica no Vale do Paraíba e de lá, saindo os primeiros fastbacks longe “do caminho do mar”.

vw 70 anos 3

Feita para uma nova família de carros, cujo primeiro membro seria o líder de vendas por 27 anos, a nova fábrica seguiu por muitos anos ao lado da matriz de São Bernardo do Campo, de onde saíram clássicos nacionais inesquecíveis.

Muitos desses carros ajudaram a contar a história de gerações de brasileiros e continuam a ser hoje, alguns dos carros usados mais vendidos. Com o tempo, a VW inaugurou uma terceira fábrica no Brasil, em São José dos Pinhais, para fazer seu best seller mundial, o hatch mais vendido da história e com ele seu primo rico da Audi.

vw 70 anos 8

Enquanto isso, a VW continuava a ser o principal player nacional, tão grande que podia mesmo esconder um futuro sucesso de vendas de sua administração alemã. A aposta brasileira foi certeira e os alemães copiaram a ideia em seu principal carro…

Com a fábrica de motores de São Carlos, a VW criou um grande parque industrial no Brasil, com direito a três usinas hidrelétricas. Foi a primeira a ter crash test nacional e a desenvolver projetos quase inteiramente nacionais, além de ser a primeira a ter um carro flex, tipo que hoje completa 40 milhões de veículos feitos no país.

vw 70 anos 20

Agora, 70 anos depois, a Volkswagen tem desafios pela frente, com a mais urgente sendo a falta de peças, porém, um futuro eletrificado sinaliza no horizonte, apesar da aposta em seguir um caminho da hibridização flex.

Desde os tempos da Karmann-Ghia, a Volkswagen é o que é, independente das coisas boas e ruins que a envolveram. Sua importância para a história, a economia e a industrialização do Brasil é inegável, assim como para aqueles que nasceram, cresceram e viveram a bordo de seus carros, construindo suas famílias, suas fortunas e suas vidas.

Volkswagen do Brasil – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X