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Volkswagen Fox e CrossFox – defeitos e problemas

Volkswagen Fox e CrossFox - defeitos e problemas

O Volkswagen Fox é, sem dúvidas, um dos compactos mais populares do mercado brasileiro. O hatch foi introduzido por aqui no ano de 2003 e conseguiu cativar o público (sobretudo o feminino) pelo amplo espaço interno para a categoria, marcado pela carroceria mais alta, além de uma série de soluções inéditas. O sucesso foi tão grande que a família logo aumentou com o pseudo-aventureiro CrossFox, dotado de um duvidoso estepe na traseira, e com a perua SpaceFox.


Mas como acontece em todos os modelos, o Volkswagen Fox acabou sendo motivo de dores de cabeça para alguns de seus proprietários. Como dá para notar em relatos registrados em fóruns e também em sites de reclamação, o Fox têm supostos problemas crônicos sobretudo na parte mecânica, com defeitos considerados por seus donos como um tanto quanto graves, capazes de deixar o motorista na mão no meio da rua.

Há ainda outros relatos de defeitos menores, como ruídos excessivos no acabamento interno (ainda mais no encosto banco traseiro, que costuma aparecer em boa parte dos exemplares do carro).

Abaixo você poderá ver alguns defeitos maiores encontrados em algumas unidades do VW Fox de todos os anos. Confira:


Manchas e infiltração nos faróis e lanternas

Um dos problemas que são relatados com certa recorrência por parte dos proprietários da linha Fox em fóruns exclusivos do modelo se refere a dores de cabeça com manchas nos faróis e ainda infiltrações nas lanternas traseiras. De acordo com alguns clientes da marca, o hatch pode apresentar manchas internas do farol devido a uma mera redução de custos por parte da fabricante alemã.

Tal problema afeta as primeiras unidades do Fox e também as mais recentes, reestilizadas. Para solucionar este defeito, basta “tapar” dois respiros nos arredores dos faróis (um no para-lama dianteiro e outro na parte central), sendo que um deles fica ao lado do soquete da lâmpada da luz de direção e o outro, próximo ao conector elétrico. Tapando esses respiros com uma espuma, o ar que entra nos faróis seja “filtrado” e não possibilite interferir as lentes do conjunto.

Muitos proprietários conseguiram substituir os faróis com manchas por outros exemplares novos na concessionária da Volkswagen. Porém, ainda assim precisaram colocar essas espumas nos suspiros para inibir a aparição de manchas nos novos faróis.

Já no caso das lanternas, a infiltração acaba aparecendo devido a problemas na vedação, o que possibilita o surgimento de gotículas de água na parte interna do sistema de iluminação. Outros donos do Volkswagen Fox também relataram que o pós-venda se prontificou a trocar as peças.

Volkswagen Fox e CrossFox - defeitos e problemas

Modelos 1.6 8V “morrem do nada” no meio do trânsito

Já imaginou você estar no meio do trânsito de uma grande cidade, onde praticamente todos os motoristas andam com pressa, e o seu carro simplesmente “morre” sem mais, sem menos no meio da via? Pois é isso que alguns proprietários do Volkswagen Fox equipado com o motor 1.6 8V da família EA111 relatam que passaram.

Em relatos registrados também no fórum do modelo, eles dizem que o carro perde força, a luz EPC (Engine Power Control, que indica alguma anomalia no sistema de ignição) surge no painel e o carro deixa de funcionar. Um proprietário encaminhou o seu Fox Rock in Rio 1.6 2013/2014 (com cerca de 35 mil km) até a concessionária e a empresa trocou bobina, velas e cabos do modelo já fora da garantia, com orçamento de R$ 1,2 mil. Depois de 5 mil km, o problema voltou a aparecer.

No caso de um proprietário de um Fox 1.6 2014 com menos de 50 mil km, o problema também apareceu. O carro não dava partida corretamente e, quando o dono conseguia colocar o veículo em funcionamento, ele atingia 1.000 rpm e simplesmente morria.

Eis que, depois de muita insistência sem solução na concessionária, o dono levou o seu carro até uma oficina de confiança e lá o mecânico emprestou uma bobina de ignição para teste. Tal bobina era diferente da original de fábrica e, com ela, o problema simplesmente desapareceu. Logo, leva-se a crer que se trata de um problema na bobina usada pela VW.

Motor 1.6 16V MSI com gasto excessivo de óleo

Se por um lado o velho 1.6 8V costuma apresentar problemas no sistema de ignição, por outro o 1.6 16v MSI, dotado de uma concepção mais moderna, pode provocar um consumo excessivo de óleo lubrificante, segundo alguns relatos.

Além do Volkswagen Fox, este mesmo problema pode ser encontrado em versões mais caras do Gol (como o antigo Rallye) e da Saveiro, que também são dotados deste propulsor, e do novo Polo na configuração intermediária com o 1.6 16V MSI.

Segundo um proprietário, o óleo do motor do Volkswagen Fox Highline 2016 apresenta constantes baixas no nível do óleo e a concessionária diz que é algo “normal”. Tal exemplar foi submetido às revisões periódicas estipuladas pela fabricante e, ao rodar menos de 2,5 mil quilômetros, o nível de óleo já está abaixo do mínimo. Outro cliente diz que, após reclamar diversas vezes, ele terá que trocar o motor do seu Fox 2015 com apenas 8 mil km rodados.

Este é um problema tão recorrente que a Volkswagen emitiu em março de 2017 um boletim que diz que este consumo excessivo de lubrificante pode aparecer devido à montagem incorreta ou desgaste prematuro dos anéis ou de outro componente interno do motor. Fora isso, uma falha nos vedadores das hastes das válvulas também pode ser um motivo do defeito.

Volkswagen Fox e CrossFox - defeitos e problemas

Bomba de combustível com ruído

Visto nas unidades mais novas do Volkswagen Fox (sobretudo as reestilizadas de segunda e terceira versão), a bomba de combustível pode apresentar um ruído excessivo que é nítida tanto para os ocupantes do veículo como também para que passa ao lado do modelo na parte de fora. Em um dos relatos, o proprietário enfrentou esse problema com o carro com menos de 20 mil quilômetros rodados. Tal problema também é bastante recorrente entre os donos do Volkswagen up!, modelo de entrada da marca.

Diversos proprietários comentaram que encaminharam seus carros à rede de concessionárias e a empresa promoveu a substituição do componente, mas com uma certa demora, visto que se trata de um item que não costuma ficar em estoque nas revendas.

Barulho na caixa de direção

Basta procurar por “barulho na caixa de direção Volkswagen Fox” no Google que você vai se deparar com dezenas de reclamações por parte dos proprietários do modelo. De acordo com um cliente, um Volkswagen Fox de ano 2010/2011 (já do modelo reestilizado) com pouco mais de 50 mil km apresenta um barulho ao esterçar a direção tanto para o lado direito como para o lado esquerdo. Porém, ao esterçar de maneira mais rápida, o barulho não aparece e fica mais evidente ao rodar por alguns quilômetros, quando o conjunto já está “aquecido”.

Conforme outros relatos, trata-se de uma má lubrificação da caixa de direção do carro, sobretudo nas buchas. Um proprietário levou o carro até uma concessionária, a oficina promoveu a lubrificação dos itens e o barulho desapareceu. Entretanto, depois de dois anos o ruído voltou e foi solucionado novamente ao lubrificar o conjunto. Sendo assim, dá para dizer que se trata de um problema crônico do Fox.

Volkswagen Fox e CrossFox - defeitos e problemas

Chave não entra na ignição

Pode parecer estranho para alguns, mas diversos proprietários do Volkswagen Fox já passaram ou ainda passam por problemas ao tentar inserir a chave no contato/ignição do veículo. Num relato, o condutor deixou o carro desligado por 10 minutos e, ao retornar, foi tentar dar partida e a chave simplesmente não entrava mais na ignição. Trata-se de um problema dito como sendo comum no Fox, devido a um defeito apresentado na ignição logo atrás do miolo, devido a desgastes dos contatos, fazendo com que ela simplesmente “emperre”.

A solução para este caso é a substituição do cilindro de ignição. A troca pode ser feita em garantia ou, caso o carro não esteja mais coberto pela fabricante, com custo de cerca de R$ 300 incluindo a mão de obra.

Volkswagen Fox e CrossFox – defeitos e problemas
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85 Comentários

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  • Esse carro tinha tudo pra substituir o Gol, mas a Volkswagen resolveu tirar o Polo de linha e tratar o Fox como seu substituto por muito tempo.
    Espero que a Volkswagen dessa vez tire o Gol de linha e coloque o Fox no lugar, afinal muitos reclamam por ele ser muito similar ao Polo (na verdade é o contrário, acham que o Polo é o Golzão).

  • Tenho um modelo Prime 2011/12 com 60 mil Km, não tenho o que reclamar, carro extremamente integro sem barulhos internos, o único problema chato que me ocorreu foi em relação entrada de água no interior, o problema se dá pelo fácil entupimento dos pequenos buracos de drenagem, contudo o problema é de fácil e rápida solução e pode ser feito pelo proprietário sem muitas dificuldades. Tirando torcas de óleo, filtros e um jogo de pneus a unica coisa que precisei troca foi um sensor ABS da roda traseira que parou de funcionar após atravessar uma guia com um nível elevado de água.

    • Tinha feito meu relato que tambem tive um Fox por 60mil Km e esqueci de mencionar esse fato de que entrava agua na porta do passageiro. Mas confesso que nunca descobri por onde infiltrava agua.

      • O meu entrava pelo sistema de ventilação, removi os limpadores, o plastico superior e um pequeno plastico que protege a entrada de captação de ar externo. Tinha muitas folha e poeira acomunadas, o que impedia a drenagem da água e a mesma subia de nível e acabava entrando por essa entrada de ar. Muita gente relata o mesmo problema, devido isso recomendo a limpeza dessa parte do veículo no máximo a cada 30 mil Km

  • Sou proprietário de um Fox Pepper 2015/2015. Boa parte desses problemas já aconteceram comigo. Já substitui a caixa de direção 3 vezes e o motor 1 uma vez. O motor foi substituído pelo problema com a baixa no nível do óleo do motor. Ainda bem que foi tudo na garantia.

  • “Modelos 1.6 8V “morrem do nada” no meio do trânsito”: Isso já aconteceu comigo, mas bastou passar um escâner e zerar o erro que solucionou.
    “gasto excessivo de óleo”: mas isso é normal para qualquer carro, já que colocam no manual q é normal baixar 1L a cada 1000 km. Hahahahahahaha

  • 300 conto uma ignição.👏👏
    Sempre quis um Fox, só não comprei porque já tá com o pé na cova. Não canso de repetir que acho uma pena a Volks descontinuar ele.

  • Eu queira substituir meu Chevettão Joy 2010 (Prisma) por uma SpaceFox semi nova, mas depois desses relatos eu fiquei cabreiro, a maior despesa que eu tive desde então foi trocar os quatro amortecedores e os pneus, está certo que um carro composto apenas por motor, rodas e bancos como o Prisma antigo (tal como um Chevette), não tem muito coisa para dar problemas, mas tudo isso em um motor VW?! É realmente uma quebra de tabús…

    • Acho que vc deveria entender esses relatos como exceções e não como regras, ou seja, o fato de vc adquirir um Fox não vai significar, necessariamente, que irá sofrer com os mesmos problemas relatados.

      Tenho certeza que se vc fizer uma pesquisa rápida no Google encontrará diversos relatos de problemas com o Prisma que vc nunca teve.

  • Tive um Fox 1.6 por 5 anos (Entre 2011 0Km e 2016).
    Não tive nenhum dos problemas relatados na matéria.
    Enquanto tive o veículo tive problema com freio de mão que mesmo destravado ficava com a luz acesa no painel, mas foi corrigido na css.
    O outro relato foi relacionada à uma mangueira do tanque de combustivel que resecou e ficava vazando combustivel. Tambem fiz a troca na ccs.

    No mais é um carro honesto, cumpre com seu propósito.

  • Como ex dono de um Fox 1.6 comfortline 2016/2016 acho que posso emitir uma opinião. Fiquei com o carro por quase 2 anos e não passei por nenhum dos problemas relatados na matéria. Até hoje sou membro do fórum do fox e realmente existem relatos por lá sobre a questão do consumo de óleo do motor 1.6 16v. Meu carro era utilizado em várias condições, desde estradas do tipo tapete até estradas de chão sofríveis. Vendi o carro para comprar o novo polo e na questão de barulhos de acabamento, ele dá um show no meu atual veículo. O fox era extremamente silencioso, ao contrário do polo que em menos de 6 meses de uso, cada dia aparece barulho em um lugar. Sobre o motor, pela idade do projeto era bem econômico (médias de 14 km/l na estrada com carro cheio e ar ligado) e andava bem. Comparando com o polo (1.0 tsi), o desempenho até +-110 km/h é pior, porém acima disso acredito que o Fox consiga levar uma pequena vantagem e não fazia feio nas subidas. Enfim, quem considera comprar um usado ou mesmo zero km, acredito que seja uma boa escolha. O carro tem um espaço razoavelmente bom, seguro barato (pagava 1400 reais na porto seguro com todas as coberturas e sem nenhum bônus) e manutenção fácil e acessível.

  • Na Família temos duas unidades. Um Confortline 1.6 8V e um Cross 1.6 16V. A VW fez algumas mudanças nessa ultima atualização, deixando ele menos ruidoso e mais macio. Também melhorou algumas peças no painel e colocou a CMM. As duas motorizações dão conta com sobra na cidade, mas a 16V é um pouco mais econômica. Na minha opnião é uma opção bem melhor que o Gol. Basta entrar, sentar e guiar por alguns minutos para sentir que o Fox possui uma construção mais refinada que o Gol. Infelizmente a VW BR escolheu capar o FOX e deixar o Gol, pois é um produto de acesso de mais barato e melhor aceito para vendas na PJ e locadoras.

  • Acho uma pena terem acabado com o Fox, porque em aparência ele tem muita personalidade além de ser um carro bem prático. Mas com o mercado de hatches desaquecido é compreensível que não rola ter na linha tantos modelos diferentes.

  • Defensores da marca…
    Apresentem-se…
    Eu não sou fã-boy da VW e nem da FIAT, mas honestamente, confio mais na mecânica da VW que da Fiat… Mas fica uma pergunta no ar:
    TEM ALGUÉM DA FIAT TRABALHANDO NA VW???
    No meio da matéria eu li que a VW soltou uma nota dizendo que o problema pode ser “A”, ou “B” ou “C”… palmas para a VW, ou seja, palmas para alguém que não sabe qual o problema de um carro que já está no mercado à muito tempo (FOX)…
    Enfim…
    Acho isso lamentável e os FÃ-BOYS, escondem isso, não é mesmo???
    Por isso não condeno as outras montadoras. TODAS ELAS FALHAM!!!
    Essa semana mesmo, eu estava vendo uma matéria onde o pedal do acelerador de um carro (desculpa mas não me lembro ao certo o nome agora, mas acho que é a Chery) simplesmente quebrou na apresentação do carro… UAAAAU…
    Mas convenhamos… o EA111, não é um motor recente. O FOX, não é um carro recente. Esse tipo de probleminha, não pode acontecer. Bola fora VW.
    PARABÉNS NOTICIAS POR FALAR SOBRE O ASSUNTO.

  • tive um fox 2010 tirado zero que era da minha esposa e tive muita dor de cabeça, dava um problema muito chato na parte eletrica, do nada o painel apagava a iluminação e voltava quando queria, depois de dar umas porradas no painel, foi desmontando 2 vezes ficando 2, 3 dias na autorizada e nunca foi solucionado, e problema de apagar do nado o motor, perder força no motor que tb nunca foi resolvido, acabei vendendo depois o carro com menos de 10 mil km, tava uma verdadeira bomba, tive um azar danado com aquele carro, mas foi o unico da vw que tive problemas dos varios outros que tive

  • Bom dia, minha opinião sobre defeitos do Fox e cross Fox.
    Tenho um space Fox 2011/2012 desde 0 km já está com 460.000 km e agora que está baixando óleo, com um ano de uso apresentou dificuldades para dar partida e troquei o motor de arranque pelo do golf antigo e o problema acabou.
    É um ótimo carro em potência e espaço, meu carro é um táxi e roda muito.

  • Outro dos tantos carros que a VW pensou para substituir o Gol, mas que acabou chegando mais caro.
    Nunca gostei desse carro e sua irmã Spacefox, eram mais outra enjambração de baixa qualidade e que já vão tarde.

  • Meu CrossFox 17, tá com as duas lentes dos faróis de neblinas trincadas, uma delas logo logo se despedaça de vez… o engraçado é que nada bateu ali.

  • Vendo meu pq ele morria do nada e as CSS não conseguiram arrumar. Ainda passando orçamento para trocar tudo. Tive um Rock In Rio 2014.
    Porém o meu não ligava mais. Tinha que esperar ele esfriar ai pegava como se tivesse tudo normal. Não gravava erro na central.

    Solução troca da bobina por de outra Marca. Problema foi resolvido.!

    Vendi o carro.

  • O Meu morria do nada e as CSS não conseguiram arrumar. Ainda passando orçamento para trocar tudo. Tive um Rock In Rio 2014, que ao morrer não ligava mais. Tinha que esperar ele esfriar, ai pegava como se tivesse tudo normal. Não gravava erro na central.

    Solução troca da bobina por de outra Marca. Problema foi resolvido.!

    Vendi o carro e não recomendo.

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