Volkswagen Fox e CrossFox – veja seus problemas

volkswagen fox 2015 avaliacao NA 4 1

O VW Fox hatch foi introduzido por aqui no ano de 2003 e conseguiu cativar o público (sobretudo o feminino) pelo amplo espaço interno para a categoria, marcado pela carroceria mais alta, além de uma série de soluções inéditas.

Mas como acontece em todos os modelos, o Volkswagen Fox acabou sendo motivo de dores de cabeça para alguns de seus proprietários.

Como dá para notar em relatos registrados em fóruns e também em sites de reclamação, o Fox têm supostos problemas crônicos sobretudo na parte mecânica, com defeitos considerados por seus donos como um tanto quanto graves, capazes de deixar o motorista na mão no meio da rua.

Há ainda outros relatos de defeitos menores, como ruídos excessivos no acabamento interno (ainda mais no encosto banco traseiro, que costuma aparecer em boa parte dos exemplares do carro).

Abaixo você poderá ver alguns defeitos maiores encontrados em algumas unidades do VW Fox de todos os anos. Confira:

Manchas e infiltração nos faróis e lanternas

Um dos problemas que são relatados com certa recorrência por parte dos proprietários da linha Fox em fóruns exclusivos do modelo se refere a dores de cabeça com manchas nos faróis e ainda infiltrações nas lanternas traseiras.

De acordo com alguns clientes da marca, o hatch pode apresentar manchas internas do farol devido a uma mera redução de custos por parte da fabricante alemã.

Tal problema afeta as primeiras unidades do Fox e também as mais recentes, reestilizadas. Para solucionar este defeito, basta “tapar” dois respiros nos arredores dos faróis (um no para-lama dianteiro e outro na parte central), sendo que um deles fica ao lado do soquete da lâmpada da luz de direção e o outro, próximo ao conector elétrico.

Tapando esses respiros com uma espuma, o ar que entra nos faróis seja “filtrado” e não possibilite interferir as lentes do conjunto.

Muitos proprietários conseguiram substituir os faróis com manchas por outros exemplares novos na concessionária da Volkswagen. Porém, ainda assim precisaram colocar essas espumas nos suspiros para inibir a aparição de manchas nos novos faróis.

Já no caso das lanternas, a infiltração acaba aparecendo devido a problemas na vedação, o que possibilita o surgimento de gotículas de água na parte interna do sistema de iluminação.

Outros donos do Volkswagen Fox (veja aqui opinião de dono sobre Fox Trend 1.0 2011) também relataram que o pós-venda se prontificou a trocar as peças.

fox bluemotion vs hyundai hb20 comparativo 7

Modelos 1.6 8V “morrem do nada” no meio do trânsito

Já imaginou você estar no meio do trânsito de uma grande cidade, onde praticamente todos os motoristas andam com pressa, e o seu carro simplesmente “morre” sem mais, sem menos no meio da via?

Pois é isso que alguns proprietários do Volkswagen Fox equipado com o motor 1.6 8V da família EA111 relatam que passaram.

Em relatos registrados também no fórum do modelo, eles dizem que o carro perde força, a luz EPC (Engine Power Control, que indica alguma anomalia no sistema de ignição) surge no painel e o carro deixa de funcionar.

Um proprietário encaminhou o seu Fox Rock in Rio 1.6 2013/2014 (com cerca de 35 mil km) até a concessionária e a empresa trocou bobina, velas e cabos do modelo já fora da garantia, com orçamento de R$ 1,2 mil. Depois de 5 mil km, o problema voltou a aparecer.

No caso de um proprietário de um Fox 1.6 2014 com menos de 50 mil km, o problema também apareceu. O carro não dava partida corretamente e, quando o dono conseguia colocar o veículo em funcionamento, ele atingia 1.000 rpm e simplesmente morria.

Eis que, depois de muita insistência sem solução na concessionária, o dono levou o seu carro até uma oficina de confiança e lá o mecânico emprestou uma bobina de ignição para teste. Tal bobina era diferente da original de fábrica e, com ela, o problema simplesmente desapareceu.

Logo, leva-se a crer que se trata de um problema na bobina usada pela VW.

Motor 1.6 16V MSI com gasto excessivo de óleo

Se por um lado o velho 1.6 8V costuma apresentar problemas no sistema de ignição, por outro o 1.6 16v MSI, dotado de uma concepção mais moderna, pode provocar um consumo excessivo de óleo lubrificante, segundo alguns relatos.

Além do Volkswagen Fox, este mesmo problema pode ser encontrado em versões mais caras do Gol (como o antigo Rallye) e da Saveiro, que também são dotados deste propulsor, e do novo Polo na configuração intermediária com o 1.6 16V MSI.

Segundo um proprietário, o óleo do motor do Volkswagen Fox Highline 2016 apresenta constantes baixas no nível do óleo e a concessionária diz que é algo “normal”. Tal exemplar foi submetido às revisões periódicas estipuladas pela fabricante e, ao rodar menos de 2,5 mil quilômetros, o nível de óleo já está abaixo do mínimo.

Outro cliente diz que, após reclamar diversas vezes, ele terá que trocar o motor do seu Fox 2015 com apenas 8 mil km rodados.

Este é um problema tão recorrente que a Volkswagen emitiu em março de 2017 um boletim que diz que este consumo excessivo de lubrificante pode aparecer devido à montagem incorreta ou desgaste prematuro dos anéis ou de outro componente interno do motor.

Fora isso, uma falha nos vedadores das hastes das válvulas também pode ser um motivo do defeito.

novo fox 2016 apresentação NA 2

Bomba de combustível com ruído

Visto nas unidades mais novas do Volkswagen Fox (sobretudo as reestilizadas de segunda e terceira versão), a bomba de combustível pode apresentar um ruído excessivo que é nítida tanto para os ocupantes do veículo como também para que passa ao lado do modelo na parte de fora.

Em um dos relatos, o proprietário enfrentou esse problema com o carro com menos de 20 mil quilômetros rodados. Tal problema também é bastante recorrente entre os donos do Volkswagen up!, modelo de entrada da marca.

Diversos proprietários comentaram que encaminharam seus carros à rede de concessionárias e a empresa promoveu a substituição do componente, mas com uma certa demora, visto que se trata de um item que não costuma ficar em estoque nas revendas.

Barulho na caixa de direção

Basta procurar por “barulho na caixa de direção Volkswagen Fox” no Google que você vai se deparar com dezenas de reclamações por parte dos proprietários do modelo.

De acordo com um cliente, um Volkswagen Fox de ano 2010/2011 (já do modelo reestilizado) com pouco mais de 50 mil km apresenta um barulho ao esterçar a direção tanto para o lado direito como para o lado esquerdo.

Porém, ao esterçar de maneira mais rápida, o barulho não aparece e fica mais evidente ao rodar por alguns quilômetros, quando o conjunto já está “aquecido”.

Conforme outros relatos, trata-se de uma má lubrificação da caixa de direção do carro, sobretudo nas buchas. Um proprietário levou o carro até uma concessionária, a oficina promoveu a lubrificação dos itens e o barulho desapareceu.

Entretanto, depois de dois anos o ruído voltou e foi solucionado novamente ao lubrificar o conjunto. Sendo assim, dá para dizer que se trata de um problema crônico do Fox.

Volkswagen Fox Xtreme 2018 2

Chave não entra na ignição

Pode parecer estranho para alguns, mas diversos proprietários do Volkswagen Fox já passaram ou ainda passam por problemas ao tentar inserir a chave no contato/ignição do veículo.

Num relato, o condutor deixou o carro desligado por 10 minutos e, ao retornar, foi tentar dar partida e a chave simplesmente não entrava mais na ignição.

Trata-se de um problema dito como sendo comum no Fox, devido a um defeito apresentado na ignição logo atrás do miolo, devido a desgastes dos contatos, fazendo com que ela simplesmente “emperre”.

A solução para este caso é a substituição do cilindro de ignição. A troca pode ser feita em garantia ou, caso o carro não esteja mais coberto pela fabricante, com custo de cerca de R$ 300 incluindo a mão de obra.

Outros problemas

Quando olhamos para as reclamações mais recentes envolvendo o VW Fox e CrossFox, vemos que seus proprietários reclamam de falta de peças no mercado, qualidade abaixo do esperado nos materiais do carro e manutenção acima da média.

Além disso, existem registros sobre valores absurdos cobrados em serviços na concessionária, problemas no sistema de som, entre outros.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.