VW Fox Xtreme (2018-2022): Um CrossFox mais pelado, no fim de sua vida

Fox Xtreme

Para esconder a idade do projeto, o Fox aposta em soluções estéticas e de acabamento.

Uma das últimas investidas da marca foi o Volkswagen Fox Xtreme, que nada mais era que um CrossFox “mais pelado” e sem estepe na tampa do porta-malas.

Um dos destaques do carro é o custo-benefício.

Configuração mais cara da linha do compacto antes de sair de linha, o Fox Xtreme chamava a atenção pela oferta de equipamentos e o visual mais atraente.

Agradava também quem buscava por um carro espaçoso e com posição de dirigir mais elevada, como nos SUVzinhos compactos.

Confira abaixo os principais detalhes do Xtreme:

Equipamentos

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS (sistema antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), sistema de alarme com comando remoto, dois encostos de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, alças de segurança dianteira e traseiras no teto, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, faróis auxiliares com tripla função (neblina, longo alcance e “Cornering Light”), Isofix, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, entre outros.

Conforto: direção elétrica, ar-condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, travamento elétrico das portas e porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos com função “Tilt Down” no lado do passageiro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, chave tipo canivete com comando remoto, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, piloto automático, banco traseiro com encosto e assento rebatível, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de liga-leve “Modena” de 16 polegadas com pneus 195/50 R16 de baixa resistência a rolagem, spoiler traseiro, friso de proteção lateral, faróis duplos com máscara negra, acabamento “chrome effect” em detalhes do painel, colunas centrais externas com aplique preto, lanternas traseiras escurecidas, para-choques na cor da carroceria, rack de teto longitudinal, volante revestido em couro, entre outros.

Tecnologia: central multimídia “Composition Touch” com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível, câmera de ré, computador de bordo I-System com Eco-comfort, volante multifuncional com comandos do sistema de som e do computador de bordo, entre outros.

Fox Xtreme

Preços de 2018 a 2022

A seguir, você pode conferir os preços do Fox Xtreme no mercado de seminovos e usados, conforme a Tabela Fipe:

  • Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2018 – R$ 58.336
  • Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2019 – R$ 60.714
  • Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2020 – R$ 63.954
  • Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2021 – R$ 67.070
  • Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2022 – R$ 72.335

Preços da Tabela Fipe de fevereiro de 2024.

Cores

A linha do Fox Xtreme 2022 estava disponível em cinco opções de cores, sendo três sólidas e outras duas metálicas.

Confira abaixo as opções oferecidas:

  • Branco Puro (sólida)
  • Preto Ninja (sólida)
  • Vermelho Tornado (sólida)
  • Cinza Platinum (metálica)
  • Prata Sargas (metálica)

Fox Xtreme

Motor 1.6 litro

Trata-se do 1.6 litro flex da família EA111, dotado de quatro cilindros em linha e oito válvulas (duas válvulas por cilindro).

Tal unidade desenvolve 101 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm. Já o torque é de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a partir de 2.500 giros.

Apesar da defasagem, o motor 1.6 EA111 da Volkswagen ainda é competente e consegue entregar um bom desempenho para o condutor do Fox, em especial na condução na cidade.

Isso devido à boa entrega de torque em baixas e médias rotações.

Por outro lado, peca um pouco no desempenho nas estradas e o consumo no mesmo ambiente, visto que o carro entrega potência baixa para a cilindrada do motor.

Um dos destaques do conjunto é o câmbio manual MQ200-5F, que embora tenha somente cinco marchas, agrada pelo bom escalonamento e ainda a precisão dos engates, que são também bem macios.

Consumo

De acordo com os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Fox 2022 na versão Xtreme são estes:

  • Consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “D” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Desempenho

A Volkswagen divulga os seguintes números de desempenho do Fox na versão Xtreme:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 183 km/h (etanol) e 181 km/h (gasolina).

Concorrentes

Fiat Argo Trekking 1.3

fiat argo trekking 2021 1

Um dos rivais do Fox Xtreme, ainda vendido, é o Fiat Argo Trekking.

Ele se sobressai pelo projeto mais moderno e motor mais atual e eficiente, mas perde na lista de equipamentos.

Traz um propulsor 1.3 flex de até 109 cv e 14,2 kgfm, também com transmissão manual.

De série, tem ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, volante multifuncional, central multimídia com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphones, faróis de neblina, rodas de aço com calotas e pneus de uso misto, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, computador de bordo, entre outros.

Renault Stepway Zen 1.6

Renault Stepway 2020 2

Há também o Renault Sandero Stepway, atualmente vendido somente como Renault Stepway. Junto do antigo CrossFox, ele é um dos aventureiros mais antigos do mercado.

Esse modelo foi renovado e na variante Zen, vem com motor 1.6 flex de até 118 cv e 16,3 kgfm, com câmbio de cinco velocidades.

Este modelo é equipado de fábrica com rodas de 16 polegadas, airbags frontais e laterais, Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, sensor de estacionamento, chave canivete, sistema start/stop, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, sistema de som com Bluetooth, entre outros.

Hyundai HB20X Vision 1.6 2022

Por último, há o Hyundai HB20X, que estreou uma nova geração na linha 2020.

O compacto aventureiro na versão de entrada Vision é bem equipado de fábrica e se destaca pelo motor 1.6 litro flex, agora com até 130 cv e 16,8 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades.

Tem itens como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alarme, Isofix, rodas de liga-leve aro 16, faróis de neblina com projetor, ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico.

Vem ainda com chave canivete, tomada USB para carregamento rápido de celular, computador de bordo, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphones, entre outros.

Ficha técnica

Motor

1.6 8V MSI

Tipo

Dianteiro, Transversal e Bicombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.598

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

104 cv a 5.250 rpm

Torque Máximo

15,6 kgfm a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 16 polegadas

Pneus

195/50 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.868

Largura (mm)

1.660

Altura (mm)

1.552

Distância entre os eixos (mm)

2.467

Capacidades

Porta-malas (litros)

270

Tanque (litros)

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

448

Peso em ordem de marcha (kg)

1.072

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,353

Fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Fox

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.