Hatches Matérias NA Volkswagen

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno “aventureiro”

O lançamento do Volkswagen Crossfox no mercado brasileiro inaugurava um novo segmento, o dos hatches transformados em “utilitários esportivos compactos”.

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"


Independente disso ser um fato ou apenas uma jogada de marketing da marca alemã, transformando um hatch mais alto em um suposto utilitário, o fato é que o Crossfox realmente preencheu uma lacuna no mercado, dando uma nova opção para quem queria um modelo ágil para a cidade e com um visual diferente do que estávamos acostumados a ver nas ruas.

A primeira aparição do Crossfox, ainda como carro conceito, ocorreu em outubro de 2003, durante o lançamento do Fox de duas portas. Seu lançamento oficial só veio em 2005, depois de se destacar no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2004.

Mas o que chamava tanto a atenção no Crossfox?


Crossfox – detalhes

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"

O objetivo da Volkswagen ao lançar o Crossfox era inovar, oferecendo algo totalmente diferente do que tínhamos no mercado brasileiro. Esse ponto foi tão destacado, que a marca chegou a dizer que estava inaugurando um novo segmento, chamado de SUC (Sport Utility Compact).

O Crossfox era o segundo membro da família Fox, e foi apresentado como um carro que equilibrava as características distintas de aventureiro e urbano.

Seu visual se diferenciava principalmente pelo quebra-mato integrado ao para-choque, faróis de milha, estribos e molduras laterais, rack de teto e o estepe na tampa traseira, e a roda de liga leve (de 15 polegadas, com pneus 205/60 R15).

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"

Por dentro, o Crossfox contava com visual bem parecido com o Fox, mas com maçanetas, botão do freio de mão e alavanca do câmbio pintados na cor Prata Satim. Os bancos ganharam dois novos acabamentos (Jacquard preto, de série, e couro Softline preto, opcional).

O interior do Crossfox trazia alguns dos pontos positivos do Fox, como os 17 porta-objetos (resultando em 32 litros de volume), a gaveta sob o banco do motorista e o banco traseiro com ajuste longitudinal. Esse ajuste, aliás, permitia um ganho de até 15 cm para as pernas dos ocupantes traseiros.

É claro que isso influenciava na capacidade do porta-malas do Crossfox. Com o banco totalmente recuado, o volume caía para 260 litros. Mas com os bancos totalmente puxados para a frente, essa capacidade sobe para 353 litros. Com assento e encosto rebatidos, o volume chega a 1.016 litros, e com o banco retirado, pula para 1.236 litros.

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"

Mas as principais mudanças do Crossfox, se ele queria mesmo ser um carro aventureiro, estavam em outros aspectos. Um deles era a altura do solo, 53 mm maior que no Fox (somando a elevação de 31 mm da suspensão e os 22 mm dos pneus). Sua altura total era de 1.639 mm (95 mm mais alto que o Fox), com vão livre de 182 mm (ou 161 mm, com carga máxima).

Outras mudanças destacas pela Volkswagen em relação ao Crossfox estavam na suspensão, direção e freio, que tiveram ajustes específicos para o modelo. Isso incluía alterações em diversos itens, como molas, amortecedores, barra estabilizadora, cabo de freio de estacionamento, módulo ABS, console do motor e câmbio, eixo traseiro e outros.

Além disso, a carroceria do Crossfox também recebeu reforços na parte traseira, por causa do suporte de fixação e estepe. O conjunto mecânico do Crossfox em seu lançamento era composto pelo motor 1.6 8V Total Flex, de até 103 cavalos, e por uma transmissão manual de cinco marchas.

Em seu lançamento em 2005, o Crossfox contava com as cores sólidas Branco Cristal, Vermelho Tornado, Preto Ninja e Amarelo Ímola. Além disso, também tinha as opções Prata Reflex, Cinza Urban, Verde Highway (metálicas) e Preto Magic (perolizada).

Os adesivos com o nome Crossfox, uma marca do modelo, alternavam entre cinza claro (nas cores Vermelho Tornado, Preto Ninja, Cinza Urban, Verde Highway e Preto Magic) e cinza escuro (Branco Cristal, Amarelo Ímola e Prata Reflex).

Crossfox – novidades com o passar do tempo

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"

Com o tempo, as primeiras novidades para a linha do Crossfox foram aparecendo. Em 2009, o motor 1.6 ficou um pouco mais forte, com uma leve alteração no torque (que passou a ser de 15,6 kgfm).

Já em 2010, o modelo ganhou indicador de manutenção no painel de instrumentos, que recebeu um novo visual (o fundo do velocímetro passou a ser branco). Além disso, o interior recebeu a nova cor Thunder Gray em seus detalhes, as portas ganharam novas soleiras com a inscrição “Crossfox” e os parassóis receberam iluminação.

Segunda geração do Crossfox atualiza seu visual

A primeira grande mudança na linha do Crossfox ocorreu no final de 2009, quando a Volkswagen apresentou sua nova geração. Elas acompanhavam, obviamente, as novidades apresentadas na linha do Fox.

O Crossfox continuava tendo uma suspensão elevada e teto alto, características marcantes do modelo aventureiro. Mas o visual apresentava mudanças significativas, como para-choque redesenhado, novos faróis, novo suporte para o estepe e defletor traseiro, além de novas rodas de 15 polegadas.

O interior do Crossfox também foi bastante renovado. As mudanças afetaram o painel, que ficou mais voltado para o condutor, e também o painel de instrumentos, que ganhou um novo visual e um display TFT. Os materiais usados também foram melhorados.

Novos itens de segurança e transmissão I-Motion

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"

Em 2012, a Volkswagen apresentou a linha do Crossfox com algumas novidades, especialmente em seus itens de segurança. Elas incluíam o terceiro apoio de cabeça para o banco traseiro e o sistema de luzes de emergência para frenagens bruscas. Os dois itens eram de série.

Além disso, o Crossfox 2012 também passou a contar com os detalhes externos pintados na nova cor cinza Ubatuba e os pacotes I-Trend, que incluíam itens como I-System, CD-player com interface para iPod, volante multifuncional, quatro alto-falantes e dois tweeters.

Outra importante mudança incorporada à linha do Crossfox (em abril de 2012, mas já como linha 2013) foi a adição da transmissão I-Motion. Essa transmissão era automatizada, de cinco velocidades, e permitia trocas sequencias pela alavanca ou pelos shifts paddles. O conjunto ainda contava com a opção Sport, que permitia uma condução mais esportiva.

Nessa época, o Crossfox também recebeu novo acabamento interno, palhetas do limpador de para-brisa tipo “Aerowisher”, bolsos com zíperes nas laterais internas dos bancos dianteiros e nova cor metálica Cinza Quartzo.

Linha 2014 apresenta nova arquitetura eletrônica

A partir da linha 2014, o Crossfox passou a contar com itens vistos apenas em modelos de categoria superior. Isso foi possível graças à sua nova arquitetura eletrônica.

Entre as novidades na lista de recursos tecnológicos, estavam novo quadro de instrumentos e sistema de som com CD/MP3, entradas USB/SD/Auxiliar e conexão Bluetooth. O rádio ainda apresentava o controle de distância ao estacionar, exibindo na sua tela a silhueta do carro e algumas barras que mostravam a proximidade de obstáculos traseiros.

Terceira geração traz novo motor de 120 cv

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"

Em outubro de 2014, a Volkswagen apresentou a nova geração do Crossfox, que trazia novos itens exclusivos e alguns recursos inéditos ao modelo.

O visual do Crossfox na terceira geração recebeu mudanças na dianteira (com novos faróis, grade e para-choque), nas laterais (com novas molduras) e na traseira (com lanternas maiores e escurecidas, além de um novo para-choque).

A parte mecânica, porém, recebeu a maior novidade: o conjunto com motor 1.6 de 120 cv e a nova transmissão manual de seis marchas, além da já conhecida I-Motion. O modelo aumentou sua lista de itens de série, contando com volante multifuncional em couro, sistema Park Pilot, tapetes em carpete e direção elétrica.

Como opcionais havia a central multimídia com tela de 5,5 polegadas (com navegação e Bluetooth), piloto automático, sensores crepuscular e de chuva, faróis com sistema “coming & leaving home”, retrovisor interno eletrocrômico, cornering light e controle eletrônico de estabilidade.

As últimas novidades antes do adeus

Em 2016, a marca alemã incorporou a câmera de ré ao Crossfox (assim como nas versões do Fox). Depois disso, em outubro daquele ano, chegou a versão especial Urban White.

Ela vinha na cor Branco Puro, inédita para o Crossfox e presente até então apenas em modelos mais caros. O visual tinha alguns detalhes diferenciados, como a possibilidade de pintar o teto na cor preta. As rodas eram de 16 polegadas, com pneus 195/50 R16. Já o interior tinha bancos em couro com visual de fibra de carbono.

A lista de itens de série incluíam sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sistema Infotainment “Composition Touch”, com tela de 5 polegadas. Opcionalmente, o Crossfox Urban White poderia contar com os sistemas de multimídia “Composition Media” ou “Discover Media”, ambos com tela de 6,33 polegadas.

Os preços em 2016 variavam entre R$ 70.830 (modelo manual sem a pintura preta no teto) e R$ 72.740 (configuração com transmissão I-Motion e pintura preta no teto).

Depois disso, o Crossfox recebeu (em 2017) suas últimas novidades: assistente de partida em rampas (HHC), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e câmera traseira de auxílio ao estacionamento como itens de série.

Perto do último trimestre de 2017, a Volkswagen decidiu enxugar sua linha, especialmente com o sucesso do novo Polo. Com isso, o Crossfox deixou de ser vendido, depois de 12 anos no mercado brasileiro.

Crossfox – versões

  • Volkswagen Crossfox 1.6
  • Volkswagen Crossfox 1.6 I-Motion
  • Volkswagen Crossfox Urban White
  • Volkswagen Crossfox 1.6 MSI

Crossfox – equipamentos

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"

Volkswagen Crossfox 1.6 – motor 1.6 de até 103 cv e 14,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: Pára-choques com design esportivo e grade dianteira pintados na cor Cinza Cross, Detalhes do quebra-mato integrado ao pára-choque e rack pintados em Prata Satim, Faróis de milha, Faróis e lanterna de neblina, Para-brisa degradê, Spoiler traseiro na cor do veículo, Colunas “B” com adesivo preto (exceto nos carros Preto Magic e Preto Ninja), Adesivo com raposa estilizada na traseira, Adesivo CrossFox na lateral, Suporte com estepe na traseira, Moldura nas caixas de rodas, Protetores de longarina, Rodas de liga-leve (inclusive estepe) exclusivas de 15″, Pneus 205/60 R15, Olhais para reboque, sendo o dianteiro removível e o traseiro fixo, Revestimentos em tecido Tear Jacquard preto, Gaveta porta-objetos sob o banco do motorista, Quebra-sol bi-articulado com espelho para motorista e passageiro da frente, Pedais revestidos de alumínio, Maçanetas, botão do freio de mão, anel da coifa do câmbio e faixa no painel pintados na cor Prata Satim, Direção hidráulica, Imobilizador eletrônico, Painel com conta-giros e tomada 12 volts, Espelho interno dia/noite, os externos com controle interno, Antena amplificada no pára-brisa, Preparação para som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, Banco do motorista com regulagem de altura, Encostos de cabeça dianteiros ajustáveis e traseiros fixos, Banco traseiro com ajuste longitudinal (ARS), Vidro traseiro com desembaçador, lavador e limpador, Terceira luz de freio (brake-light), Porta-malas com iluminação.

Opcionais:

  • Módulo personal (Coluna de direção e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura)
  • Módulo trio elétrico (Alarme keyless, Chave e travamento central com controle remoto, Vidros elétricos com limitador de força, Espelhos externos com controle elétrico, Luz interna com interruptores nas portas)
  • Módulo som com volante em couro (Volante revestido de couro com preparação para som, Rádio com CD player e porta CD de painel, 4 alto-falantes e 2 tweeters)
  • Módulo som + airbag e volante em couro (Volante revestido de couro com preparação para som e airbag, Airbag para motorista e passageiro, Rádio CD player e porta CD de painel, 4 alto-falantes e 2 tweeters)
  • Couro Softline (Revestimento parcial dos bancos em couro, Volante de direção revestido com couro)
  • Ar-condicionado com filtro anti-pólen
  • Freios ABS

Volkswagen Crossfox 1.6 (2ª geração) – motor 1.6 de até 104 cv e 15,6 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: Farol duplo com moldura em preto brilhante e detalhe interno cromado, Pára-brisa degradé, Grade dianteira superior preto brilhante, Grade inferior colmeia diferenciada, Faróis de neblina, Faróis de longo alcance integrados ao farol de neblina, Retrovisores e maçanetas na cor do veículo, Antena curta de teto, Aerofólio na tampa traseira, Lanternas escurecidas, Ponteira de escapamento cromada esportiva, Aplique em Satim no pára-choque dianteiro, Luzes de seta integrados aos retrovisores, Barras de teto longitudinais em Satim, Moldura nas caixas de roda, Adesivo laterais nas portas, Suporte do estepe em Satim integrado ao pára-choque traseiro, Aplique no pára-choque traseiro, Estribos laterais em Satim, Tecido nas laterais de porta, Chave canivete, Instrumento combinado com iluminação azul e 4 agulhas, Relógio digital, Porta-malas com revestimento lateral, Banco traseiro com encosto e assento rebatíveis, Luzes de leitura traseiras individuais, Detalhes internos pintados na cor “Siberian”, Manopla da alavanca de câmbio com inscrição “Cross”, Tecido dos bancos em malharia, Elástico porta-objeto nas laterais dos bancos dianteiros, Raposa bordada nos bancos dianteiros, Etiqueta bordada com a raposa na lateral externa dos bancos dianteiros, Porta-objeto no porta-malas na região do estepe, Direção hidráulica, Limpador / lavador / desembaçador do vidro traseiro, Regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros, Regulagem milimétrica do banco do motorista, Gaveta embaixo do banco do motorista, Porta-luvas com porta caneta e porta cartão, 2 porta-copos dianteiros, Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, Porta garrafas nas laterais de porta dianteiras, Tomada 12V no console central, Iluminação interna com acionamento por switch nas portas, Alerta sonoro faróis ligados, Volante com regulagem de altura e profundidade, Aquecimento, 4 alto falantes + 2 tweeters, Banco traseiro corrediço, Tomada 12V no porta-malas, Pára-sóis iluminados, Porta-luvas e porta-malas iluminado, Travamento central, Vidros elétricos nas 4 portas, Retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito, Destravamento do suporte do estepe interno ou via keyless, Computador de bordo com 7 funções, I-System, Expulsão da tampa traseira automática após abertura do suporte do estepe.

OPCIONAIS:

  • Módulo Teto Solar
  • Módulo Roda de liga 15“ e estepe liga 15“ e pneus mistos
  • Módulo Couro: revestimento parcialmente em couro dos bancos e portas parcialmente em couro, revestimento do freio de mão e do manípulo alavanca de câmbio em couro
  • Kit III: ar-condicionado
  • Módulo Sensor de Estacionamento
  • Módulo Flexibilidade: banco traseiro bipartido 50/50
  • Módulo Acendedor e Cinzeiro
  • Módulo Autovision: Coming Leaving Home, espelho retrovisor interno anti-ofuscante, sensor de chuva e crepuscular
  • Módulo rádio com entrada USB e SD Card
  • Módulo CD-Player MP3 Bluetooth com entrada USB e SD Card
  • Módulo Volante Multifuncional com controles para som no volante
  • Módulo Volante Multifuncional couro c/ Airbag: volante de direção multifuncional couro com airbag, controles para som e I-System no volante
  • Módulo Airbag duplo + ABS: airbag duplo, ABS e volante para Airbag

Volkswagen Crossfox 1.6 I-Motion – motor 1.6 de até 104 cv e 15,6 kgfm de torque, com câmbio automatizado de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: Freios ABS, Airbag duplo, Direção hidráulica, Vidros elétricos, Travamento central com controle remoto, I-System, Suspensão elevada, Conta-giros, Gaveta sob o banco do motorista, Revestimento lateral das portas, Manopla de câmbio com inscrição “CROSS”, Logo bordado nos bancos dianteiros, Banco traseiro corrediço, Detalhes internos em cor diferenciada, Volante com regulagem de altura e profundidade, Alarme Keyless, Aquecimento com regulagem mecânica, 3 apoios de cabeça traseiros, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Novo tecido dos bancos em “Malharia Fractal”, Parachoques com design exclusivo, Rack de teto longitudinal, Retrovisores externos elétricos com auto-rebatimento no LD, Suporte de estepe traseiro, Ponteira de escapamento cromada, Faróis com duplo refletor, Luzes indicadoras de direção nos retrovisores, Faróis de neblina, Faróis com longo alcance integrados, Luzes de emergência em frenagens bruscas, Moldura de proteção lateral, Palhetas do limpador de para-brisa tipo “Aerowisher”.

OPCIONAIS:

  • Rádio CD Player MP3 com entradas USB/SD-Card, Bluetooth integrado e interface para iPod
  • Teto solar
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Volante multifuncional em couro para airbag duplo e I-System
  • Módulo Rodas de liga-leve de 15” – Novo design
  • Módulo Rodas de liga-leve 15” – Novo design /acabamento Diamantado
  • Módulo Volante Multifunção c/ Shift Paddles
  • Módulo Revestimento dos bancos em couro “Native”
  • Módulo Tecnológico V
  • Módulo Funcional I
  • Módulo Funcional III

Crossfox – preço

  • Volkswagen Crossfox 1.6 – Veículo fora de linha, informações indisponíveis.
  • Volkswagen Crossfox 1.6 I-Motion – Veículo fora de linha, informações indisponíveis.
  • Volkswagen Crossfox Urban White – Veículo fora de linha, informações indisponíveis.
  • Volkswagen Crossfox 1.6 MSI – Veículo fora de linha, informações indisponíveis.

Crossfox – motor, câmbio e desempenho

VW Crossfox: conheça a história e detalhes do pequeno "aventureiro"

Os motores usados pelo Crossfox sempre tiveram 1,6 litro, mas com algumas diferenças em potência e torque com o passar do tempo.

Inicialmente o propulsor 1.6 Total Flex entregava 101/103 cv e 14,3/14,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Esse conjunto era suficiente para levar o modelo aventureiro a 177 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h sendo feita em 10,8 segundos.

Com o tempo a Volkswagen atualizou o motor 1.6, e esse passou a entregar 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm de torque, ainda com câmbio manual de cinco marchas. O desempenho, no entanto, ficou um pouco abaixo: 0 a 100 km/h em 11 segundos e velocidade máxima de 175 km/h.

Com a transmissão I-Motion, automatizada de cinco velocidades, o desempenho do Crossfox era de 11,7 segundos para atingir os 100 km/h, enquanto a velocidade máxima atingida era de 173 km/h.

Crossfox – consumo

O motor 1.6 permitia ao Crossfox um bom consumo de combustível, tanto com etanol quanto com gasolina. Equipado com câmbio manual de cinco marchas, o modelo tinha médias urbanas de 7,8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina, enquanto na estrada ele consumia 10,9 km/l e 16 km/l, respectivamente.

Já a versão automatizada I-Motion do Crossfox tinha números mais modestos: 6,8 km/l (com etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade e 7,3 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina) na estrada.

Crossfox – manutenção e revisão

Usando como base os valores de revisão para um Crossfox 2017, temos um valor total até os 100.000 km de R$ 5.590,94. Veja abaixo os valores de cada serviço, feitos a cada 10 mil km ou 1 ano:

  • 10.000 km – R$ 267,37
  • 20.000 km – R$ 607,37
  • 30.000 km – R$ 477,37
  • 40.000 km – R$ 795,99
  • 50.000 km – R$ 477,37
  • 60.000 km – R$ 607,37
  • 70.000 km – R$ 477,37
  • 80.000 km – R$ 795,99
  • 90.000 km – R$ 477,37
  • 100.000 km – R$ 607,37

Crossfox – ficha técnica

Motor

1.6

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.598

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

104 cv a 5.250 rpm

Torque Máximo

15,6 kgfm a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de seis marchas ou automatizado de cinco velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Independente, com braços longitudinais

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 15 polegadas

Pneus

205/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.034

Largura (mm)

1.904

Altura (mm)

1.600

Distância entre os eixos (mm)

2.467

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

422

Tanque (litros)

50

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.158

Peso bruto total (kg)

1.580

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,37

Crossfox – fotos

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