O ano de 2019 foi o último do CrossFox entre nós.
Lançado em 2005, o CrossFox foi uma opção que colocou o Fox em evidência por muitos anos, tendo recebido da mesma forma atualizações e modificações exclusivas para ficar sempre antenado com o mercado.
Nunca teve câmbio automático, infelizmente, nem mesmo opção de tração nas quatro rodas. Melhoramentos como direção elétrica, motor de três cilindros e arquitetura elétrica para multimídia avançada, somente nos últimos anos.
O CrossFox surgiu como uma resposta ao movimento dos aventureiros, que tinha na linha Adventure da Fiat seu maior expoente em meados dos anos 2000.
Detalhes do modelo 2019
O aventureiro mais famoso da Volkswagen tinha um visual bem legal quando saiu de cena. O VW CrossFox 2019 tinha uma aspecto atraente para quem quer um carro para se destacar no meio urbano.
Com capô curto e bem inclinado, o hatch trazia faróis duplos com acabamento em cromado nos projetores e fundo preto. Nas lentes, os repetidores de direção ficavam na parte inferior, junto com as lanternas.
A grade era bem afilada e vinha com friso cromado, além de acabamento preto. Estes frisos se integravam aos correspondentes nos faróis, harmonizando o conjunto ótico.
O para-choque tinha aspecto bem moderno, com extremidades mais volumosas e acabamento inferior preto, onde havia uma grade proeminente com três frisos, além de faróis de neblina trapezoidais.
A base do para-choque tem acabamento em cinza claro, tendo ainda spoilers nas laterais sob o protetor. Nas laterais, o VW CrossFox 2019 vinha com saias de rodas protegidas, assim como molduras na base das portas com barra em cinza.
O nome CrossFox vinha em preto nas portas traseiras, lembrando que na grade frontal, o nome do modelo também aparecia, mas no lado direito do veículo.
Já os retrovisores eram de cor cinza e traziam repetidores de direção, enquanto as maçanetas eram na cor do carro. As colunas B eram em preto brilhante. No teto, duas barras longitudinais na mesma tonalidade, reforçavam a proposta.
Havia ainda uma antena pronunciada na traseira, além de teto solar elétrico, que era opcional. Na traseira, as lanternas eram escurecidas e traziam um layout que imitava LED.
O para-choque exclusivo tinha a parte superior destacada em cinza com o logotipo da versão (uma raposa) e o nome CrossFox, ambos em baixo relevo, no lado direito.
O escape era duplo e cromado, enquanto sobre a vigia, havia um defletor de ar. O VW CrossFox 2019 tinha ainda rodas de liga leve aro 15 polegadas com cinco raios duplos e montadas com pneus de uso misto 205/60 R15.
Versões 2019
- VW CrossFox 1.6 – R$ 47.890
- VW CrossFox 1.6 I-Motion – R$ 53.900
Itens de série
VW CrossFox 1.6 – Câmbio manual de seis marchas, mais itens de série e opcionais: ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, banco do motorista com ajuste em altura, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina e milha, estepe externo, rack no teto, detalhes externos exclusivos, bancos com revestimento premium, teto solar elétrico, freios ABS com EDB, airbag duplo, controle de tração (M-ABS), multimídia com tela de 8 polegadas, Android Auto e CarPlay, câmera de ré, alarme, volante multifuncional em couro, sensor de estacionamento, suspensão elevada, pneus 205/60 R15, pedais esportivos, piloto automático, entre outros.
VW CrossFox 1.6 I-Motion – Itens acima, mais câmbio automatizado com modo Sport e mudanças manuais na alavanca e volante (paddle shifts).
Valores da gama
- VW CrossFox 1.6 – R$ 62.800
- VW CrossFox 1.6 I-Motion – R$ 69.990
O motor EA211
O motor do VW CrossFox 2019 é o ainda atual EA211. Trata-se de um propulsor que já está na segunda linha da montadora alemã, que foca suas atenções nos motores TSI e TDI.
Tendo 1.598 cm3 de volume, o propulsor do aventureiro da VW tem ainda taxa de compressão de 11,5:1, além de diâmetro dos cilindros de 76,5 mm e curso do pistão de 86,9 mm, sendo um motor de curso longo.
Entregando 110 cavalos a 5.750 rpm, o 1.6 MSI tem ainda 120 cavalos na mesma rotação, mas quando abastecido com álcool. Na gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, indo para 16,8 kgfm quando com etanol, sendo ambos obtidos a 4.000 rpm.
Informações de desempenho
No desempenho, o VW CrossFox 2019 tinha um bom resultado, tanto com câmbio manual quanto automatizado, permitindo estar perto dos 10 segundos até 100 km/h e ter 180 km/h como máxima. Confira abaixo:
- VW CrossFox 1.6 – 10,2 segundos e 180 km/h
- VW CrossFox 1.6 I-Motion – 10,7 segundos e 179 km/h
Números de consumo
Já no consumo, o VW CrossFox 2019 não era um primor em economia, mas também não era um carro gastão, exceto quando com etanol na versão I-Motion, que realmente descia a ladeira em km/l. Confira abaixo:
- VW CrossFox 1.6 – 7,4/8,2 km/l e 10,3/10,9 km/l
- VW CrossFox 1.6 I-Motion – 6,8/7,3 km/l e 9,5/10,3 km/l
Manutenção e Gastos com revisões
O VW CrossFox 2019 ainda se beneficiou da nova política de pós-venda da Volkswagen, que chegou a partir do Polo em 2018, fazendo com que os mais de 600 concessionários cobrassem o mesmo valor em todo o país.
Os valores abaixo para o VW CrossFox 2019 são atualizados com base no mês de maio de 2020, não fazendo diferença entre as versões manual e automatizada. O custo até 60.000 km até que está equilibrado para sua proposta.
Revisão | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
1.6 | R$ 546,79 | R$ 619,09 | R$ 546,79 | R$ 763,29 | R$ 546,79 | R$ 619,09 | R$ 3.641,84 |
1.6 I-Motion | R$ 546,79 | R$ 619,09 | R$ 546,79 | R$ 763,29 | R$ 546,79 | R$ 619,09 | R$ 3.641,84 |
Dados técnicos
Motor | 1.6 | 1.6 I-Motion |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1598 | 1598 |
Válvulas | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 11,5:1 | 11,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta Flex | Indireta Flex |
Potência máxima | 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) | 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol) | 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 6 marchas | Automatizada de 5 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga leve, aro 15 polegadas | Liga leve, aro 15 polegadas |
Pneus | 205/60 R15 | 205/60 R15 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 4.053 | 4.053 |
Largura (mm) | 1.663 | 1.663 |
Altura (mm) | 1.600 | 1.600 |
Entre eixos (mm) | 2.469 | 2.469 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 280 | 280 |
Tanque de combustível (L) | 50 | 50 |
Carga (Kg) | 424 | 418 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.156 | 1.162 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,37 | 0,37 |
VW CrossFox 2019 – fotos
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!