VW CrossFox 2019: O último ano dele entre nós

Novo CROSSFOX 2019

O ano de 2019 foi o último do CrossFox entre nós.

Lançado em 2005, o CrossFox foi uma opção que colocou o Fox em evidência por muitos anos, tendo recebido da mesma forma atualizações e modificações exclusivas para ficar sempre antenado com o mercado.

Nunca teve câmbio automático, infelizmente, nem mesmo opção de tração nas quatro rodas. Melhoramentos como direção elétrica, motor de três cilindros e arquitetura elétrica para multimídia avançada, somente nos últimos anos.

O CrossFox surgiu como uma resposta ao movimento dos aventureiros, que tinha na linha Adventure da Fiat seu maior expoente em meados dos anos 2000.

Detalhes do modelo 2019

O aventureiro mais famoso da Volkswagen tinha um visual bem legal quando saiu de cena. O VW CrossFox 2019 tinha uma aspecto atraente para quem quer um carro para se destacar no meio urbano.

Com capô curto e bem inclinado, o hatch trazia faróis duplos com acabamento em cromado nos projetores e fundo preto. Nas lentes, os repetidores de direção ficavam na parte inferior, junto com as lanternas.

A grade era bem afilada e vinha com friso cromado, além de acabamento preto. Estes frisos se integravam aos correspondentes nos faróis, harmonizando o conjunto ótico.

O para-choque tinha aspecto bem moderno, com extremidades mais volumosas e acabamento inferior preto, onde havia uma grade proeminente com três frisos, além de faróis de neblina trapezoidais.

novo fox 2016 apresentação NA 2

A base do para-choque tem acabamento em cinza claro, tendo ainda spoilers nas laterais sob o protetor. Nas laterais, o VW CrossFox 2019 vinha com saias de rodas protegidas, assim como molduras na base das portas com barra em cinza.

O nome CrossFox vinha em preto nas portas traseiras, lembrando que na grade frontal, o nome do modelo também aparecia, mas no lado direito do veículo.

Já os retrovisores eram de cor cinza e traziam repetidores de direção, enquanto as maçanetas eram na cor do carro. As colunas B eram em preto brilhante. No teto, duas barras longitudinais na mesma tonalidade, reforçavam a proposta.

Havia ainda uma antena pronunciada na traseira, além de teto solar elétrico, que era opcional. Na traseira, as lanternas eram escurecidas e traziam um layout que imitava LED.

O para-choque exclusivo tinha a parte superior destacada em cinza com o logotipo da versão (uma raposa) e o nome CrossFox, ambos em baixo relevo, no lado direito.

O escape era duplo e cromado, enquanto sobre a vigia, havia um defletor de ar. O VW CrossFox 2019 tinha ainda rodas de liga leve aro 15 polegadas com cinco raios duplos e montadas com pneus de uso misto 205/60 R15.

Versões 2019

  • VW CrossFox 1.6 – R$ 47.890
  • VW CrossFox 1.6 I-Motion – R$ 53.900

Itens de série

VW CrossFox 1.6 – Câmbio manual de seis marchas, mais itens de série e opcionais: ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, banco do motorista com ajuste em altura, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina e milha, estepe externo, rack no teto, detalhes externos exclusivos, bancos com revestimento premium, teto solar elétrico, freios ABS com EDB, airbag duplo, controle de tração (M-ABS), multimídia com tela de 8 polegadas, Android Auto e CarPlay, câmera de ré, alarme, volante multifuncional em couro, sensor de estacionamento, suspensão elevada, pneus 205/60 R15, pedais esportivos, piloto automático, entre outros.

VW CrossFox 1.6 I-Motion – Itens acima, mais câmbio automatizado com modo Sport e mudanças manuais na alavanca e volante (paddle shifts).

Valores da gama

  • VW CrossFox 1.6 – R$ 62.800
  • VW CrossFox 1.6 I-Motion – R$ 69.990

O motor EA211

O motor do VW CrossFox 2019 é o ainda atual EA211. Trata-se de um propulsor que já está na segunda linha da montadora alemã, que foca suas atenções nos motores TSI e TDI.

Tendo 1.598 cm3 de volume, o propulsor do aventureiro da VW tem ainda taxa de compressão de 11,5:1, além de diâmetro dos cilindros de 76,5 mm e curso do pistão de 86,9 mm, sendo um motor de curso longo.

Entregando 110 cavalos a 5.750 rpm, o 1.6 MSI tem ainda 120 cavalos na mesma rotação, mas quando abastecido com álcool. Na gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, indo para 16,8 kgfm quando com etanol, sendo ambos obtidos a 4.000 rpm.

Informações de desempenho

No desempenho, o VW CrossFox 2019 tinha um bom resultado, tanto com câmbio manual quanto automatizado, permitindo estar perto dos 10 segundos até 100 km/h e ter 180 km/h como máxima. Confira abaixo:

  • VW CrossFox 1.6 – 10,2 segundos e 180 km/h
  • VW CrossFox 1.6 I-Motion – 10,7 segundos e 179 km/h

Números de consumo

Já no consumo, o VW CrossFox 2019 não era um primor em economia, mas também não era um carro gastão, exceto quando com etanol na versão I-Motion, que realmente descia a ladeira em km/l. Confira abaixo:

  • VW CrossFox 1.6 – 7,4/8,2 km/l e 10,3/10,9 km/l
  • VW CrossFox 1.6 I-Motion – 6,8/7,3 km/l e 9,5/10,3 km/l

Manutenção e Gastos com revisões

O VW CrossFox 2019 ainda se beneficiou da nova política de pós-venda da Volkswagen, que chegou a partir do Polo em 2018, fazendo com que os mais de 600 concessionários cobrassem o mesmo valor em todo o país.

Os valores abaixo para o VW CrossFox 2019 são atualizados com base no mês de maio de 2020, não fazendo diferença entre as versões manual e automatizada . O custo até 60.000 km até que está equilibrado para sua proposta.

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
1.6 R$ 546,79 R$ 619,09 R$ 546,79 R$ 763,29 R$ 546,79 R$ 619,09 R$ 3.641,84
1.6 I-Motion R$ 546,79 R$ 619,09 R$ 546,79 R$ 763,29 R$ 546,79 R$ 619,09 R$ 3.641,84

Dados técnicos

Motor 1.6 1.6 I-Motion
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1598 1598
Válvulas 16 16
Taxa de compressão 11,5:1 11,5:1
Injeção eletrônica Indireta Flex Indireta Flex
Potência máxima 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol) 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 6 marchas Automatizada de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve, aro 15 polegadas Liga leve, aro 15 polegadas
Pneus 205/60 R15 205/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 4.053 4.053
Largura (mm) 1.663 1.663
Altura (mm) 1.600 1.600
Entre eixos (mm) 2.469 2.469
Capacidades
Porta-malas (L) 280 280
Tanque de combustível (L) 50 50
Carga (Kg) 424 418
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.156 1.162
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,37 0,37

VW CrossFox 2019 – fotos

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X