Atuando no segmento de maxiscooter, a Yamaha tem na XMax 250 ABS sua representante com uma proposta moderna e que reflete um segmento com perfil de cliente exigente.
Desde 2020 no Brasil, a XMax 250 chegou com visual sofisticado e expressivo, tendo ainda um grande bagageiro interno, além de um banco duplo confortável e itens sofisticados a bordo.
Com cluster análogo-digital, que lembra o painel de carros, ela tem ainda conectividade a bordo e um para-brisa alto, contando ainda com uma mecânica moderna.
Seu motor monocilíndrico de 250 cilindradas tem refrigeração líquida e bons 22,8 cavalos e 2,5 kgfm, além de um CVT por engrenagens e Start&Stop, ajuste de posição de pilotagem e controle de tração.
Além da versão padrão, nas cores Space Blue, Matt Green e Solar Red, a XMax 250 ganhou ainda a série especial e limitada Darth Vader, numa parceria com a Lucas Films/Disney.
Veja também nossa página sobre o scooter Yamaha NMax.
XMax 250 – detalhes
A XMax 250 é uma scooter do segmento maxi com design sofisticado e agressivo, com frente dotada de dois faróis de LED numa moldura inferior aerodinâmica com entradas de ar sob as lentes, enquanto a parte superior tem um escudo na cor da moto e um para-brisa alto, ajustável em até 50 mm.
Atrás do conjunto, um quadro de instrumentos apresenta velocímetro e conta-giros analógicos com display central digital, tendo nível de combustível e temperatura da água, além de luzes-espia, hodômetros e demais funções do computador de bordo.
Com posição de pilotagem confortável, a XMax 250 tem guidão alto ajustável em até 20 mm, com comandos de faróis, piscas, luzes de alerta, lampejo do farol, corta-corrente, partida elétrica, entre outros, além de manetes de alumínio para os freios com sistema ABS.
Entre as pernas do piloto, apoiadas em plataformas inclinadas nas laterais da carenagem, a XMax 250 dispõe de um comando para abertura de dois porta-objetos no escudo, sendo um deles com fonte 12V para recarga de smartphone.
Além disso, no mesmo comando, libera-se a tampa do bocal do tanque, que fica no centro da carenagem, assim como também destrava-se o banco duplo, permitindo acesso ao bagageiro de 45 litros que pode levar dois capacetes de tamanho grande.
Uma chave presencial da XMax 250 também abre à distância o acesso ao tanque, bem como também ao bagageiro interno.
Ela dispõe ainda de retrovisores aerodinâmicos e um banco duplo com acabamento em costura dupla, ladeado por alças de liga leve para o passageiro.
Na traseira, a rabeta tem duas lanternas full LED, além de para-lama pronunciado com suporte de placa, iluminação e refletores.
O conjunto traseiro, com carenagens laterais, chama atenção ainda por apoiar os dois amortecedores ajustáveis da suspensão traseira.
A suspensão traseira é por balança convencional bichoque com motor integrado, incorporando o sistema de tração por engrenagem e o dispositivo de Start&Stop, num conjunto de capas fluidas.
Do outro lado, o escapamento da XMax 250 é volumoso e com acabamento em preto brilhante no protetor, além de fosco no restante.
A roda traseira é de liga leve aro 14 polegadas com pneu 140/70-14, tendo ainda disco de freio de 245 mm e ventilado, dotado de pinça de pistão único com sistema ABS.
Com amortecedores traseiros ajustados em cinco posições e o sistema de transmissão CVT com controle de tração, a XMax 250 tem ainda motor com ventoinha lateral para o radiador de água.
A carenagem central é fluida e sustenta os apoios de pés do passageiro, enquanto as linhas fluidas tornam a motoneta mais atraente, bem como protegem o radiador na parte frontal.
Por fim, na frente, há uma suspensão com bengalas convencionais e protegidas, além de para-lama envolvente e roda de liga leve aro 15 polegadas, com pneus 120/70-15.
O disco de freio ventilado na frente, tem 267 mm e pinça com duplo pistão e sistema ABS. Sob a carenagem, um prático cavalete central, além do descanso lateral.
A XMax 250 chegou nas cores azul, vermelha e preta, mas na linha 2023, passou a dispor das cores Space Blue, Matt Green e Solar Red, com as duas primeiras sendo foscas e a última sólida.
Em 2022, a Yamaha XMax 250 ganhou a edição especial e limitada Darth Vader, que adotou um esquema de cores e grafismos alusivos ao maior vilão do cinema mundial e referências ao Império Galático.
A edição é fruto de uma série de parcerias da Yamaha com estúdios de Hollywood, como Disney, no caso da franquia de Start Wars, bem como a Marvel com personagens dos Vingadores.
XMax 250 – versões
- Yamaha XMax 250 ABS
- Yamaha XMax 250 ABS Darth Vader
XMax 250 – equipamentos
Yamaha XMax 250 ABS – Motor de 250 cilindradas, câmbio automático, rodas de liga leve aros 15 na frente e 14 atrás, pneus 120/70-15 e 140/70-14, faróis duplos de LED, luzes diurnas em LED e lanternas em LED.
Chave presencial, guidão ajustável, para-brisa ajustável, bagageiro interno, porta-objetos, fonte 12V, freios ABS, Start&Stop, computador de bordo, freios a disco nas duas rodas, entre outros.
Yamaha XMax 250 ABS Darth Vader – Itens acima, mais pintura personalizada com grafismos alusivos ao personagem.
XMax 250 – preços
- Yamaha XMax 250 ABS 2020 – R$ 27.423*
- Yamaha XMax 250 ABS Darth Vader 2022 – R$ 29.767*
- Yamaha XMax 250 ABS 2023 – R$ 30.690
(*) Preços da tabela Fipe – julho/2023
XMax 250 – motor
A XMax 250 tem um motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração líquida, dotado de cabeçote OHC com quatro válvulas acionadas por corrente e injeção eletrônica a gasolina.
O propulsor fica montado numa base da balança traseira, tendo 249 cm³ e com diâmetro x curso de 70,0 mm x 64,9 mm com taxa de compressão de 10,5:1.
Com partida elétrica e ignição digital, o motor tem 22,8 cavalos a 7.000 rpm com 2,5 kgfm a 5.500 rpm.
A transmissão é automática por engrenagens de relação final e embreagem com sapata centrífuga seca, acionada automaticamente.
XMax 250 – desempenho
- 0 a 100 km/h – 12 segundos
- Velocidade final – 140 km/h
XMax 250 – consumo
- Urbano – 31 km/l
- Rodoviário – 35 km/l
XMax 250 – ficha técnica
Motor | 250 |
Tipo | |
Número de cilindros | 1 em linha |
Cilindrada em cm3 | 249 |
Válvulas | 4 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 22,8 cv a 7.000 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 2,5 kgfm a 5.500 rpm (gasolina) |
Transmissão | |
Tipo | CVT |
Tração | |
Tipo | Engrenagem final |
Partida | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Disco dianteiro de 267 mm e disco traseiro com 245 mm |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico |
Traseira | Balança convencional |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 15 polegadas na frente e liga leve aro 14 polegadas atrás |
Pneus | 120/70-15 na frente e 140/70-14 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 2.185 |
Largura (mm) | 0.825 |
Altura (mm) | 1.285 |
Entre eixos (mm) | 1.540 |
Capacidades | |
Bagageiro (L) | 45 |
Tanque de combustível (L) | 13,2 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 179 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!