Gasolina com 27% de etanol aumenta consumo dos automóveis

05/02/2015

posto-gasolina-bomba

Com o aumento do percentual de etanol na gasolina para 27%, os automóveis com motores movidos apenas pelo derivado de petróleo terão aumento de consumo. Segundo especialistas, o acréscimo será de 4%. Em motores flex, o maior percentual não vai influir em nada, pois o propulsor já é calibrado para aceitar qualquer mistura dos dois combustíveis e por isso tende a funcionar conforme o estipulado pelo fabricante.

No caso dos motores a gasolina, podem ocorrer falhas na partida e no funcionamento, aumento das emissões de gases e também desgaste prematuro de peças. Muitos propulsores foram calibrados para uma gasolina entre 22% e 26% nos casos mais recentes.

Por isso, o novo percentual pode prejudicar muito os motores a gasolina, especialmente os mais antigos, projetados e calibrados em épocas onde o percentual de etanol no combustível era bem menor. O aumento atual é tão expressivo que os fabricantes devem demorar 18 meses para mudar todos os propulsores.

Em épocas recentes, o percentual de etanol na gasolina chegou a ser reduzido para 18% (2011) e pouco tempo depois já estava em 25% (2013). Com uma variação tão grande da quantidade de álcool no derivado de petróleo, não será estranho observar problemas decorrentes disso nos automóveis, especialmente os mais antigos.

Usineiros, governo e Anfavea chegaram à conclusão de que 27% seria aceitável segundo testes de durabilidade feitos pelas montadoras. Como boa parte da frota tem motores flex, os danos seriam reduzidos e afetariam apenas os que não possuem a tecnologia bicombustível.

No entanto, deve-se levar em consideração o direito do consumidor de poder comprar um carro (a gasolina) que funcione plenamente com o combustível fornecido no país. Se esse último é alterado, não caberia uma compensação por danos (econômico, ecológico e fiscal) decorrentes dessa mudança, não planejada à época da homologação do veículo, conforme os padrões estabelecidos pelo próprio governo?

[Fonte: Estadão]

Agradecimentos ao André Brits pela dica.













  • Boris

    E o cidadão de ferra novamente.

    • Pedro Rocha

      Já estamos ferrados desde quando Sarney assumiu em 1985. A reeleição da terrorista foi só para provar que não há nada tão ruim que não possa piorar.

      • João Cagnoni

        E vai continuar assim com qualquer um que se eleger pacificamente.

  • PEDAORM

    Já era de se esperar…

  • Rodrigo

    Achei a matéria meio confusa.

    Tanto o carro “fex” como o mono constituível a gasolina vão consumir mais na “gasolina”.

    Só que o carro a gasolina vai consumir ainda mais pela perda de eficiência.

    • CharlesAle

      Sim,com tanto álcool na gasolina, ela perderá mais eficiência energética.. Para compensar, o módulo aumenta o tempo de injeção, aumentando sobremaneira o consumo. A sonda lambda detecta a mistura pobre e envia uma ordem para o módulo fazer essa operação…

  • DINEIROO

    Creio que os carros FREX tbm terão o consumo piorado… mais etanol na gasolina leva a um maior consumo…

    • Andre Studart

      com certeza, etanol não tem o mesmo rendimento da gasolina, e o ganho de desempenho será quase nulo

    • Thiago C

      Certíssimo, mas… quem tem carro flex e consciência, não dá mais um centavo para a gasolina. Vamos colocar álcool, é o mínimo que podemos fazer em protesto ao aumento da gasolina

      • Redpeak77

        Colocar álcool para protestar contra quem?? Não entendi o seu raciocínio…
        Não foram os usineiros que fizeram esse conchavo com o governo contra o povo?
        Se você colocar álcool, vai dar mais dinheiro pra eles…

      • Gran RS 78

        Mas esse aumento do etanol na gasolina foi por causa da pressão dos usineiros, então acho que o ideal é não colocar etanol no tanque.

        • Deadlock

          Já nos ferramos com essa “gasolina” cheia de álcool que custa o dobro da gasolina (bem melhor que a nossa) das petrolíferas privadas nos EUA. O ideal é converter para gás.

  • daniel.a.o.

    A Anfavea concordou porque irá vender mais peças de reposição para os importados e não adaptados a tamanha concentração de combustível e, também, porque não tinha como não concordar dessa vez; deve ter sido quase uma imposição do governo. Depois, quando os motores começarem a dar problema, basta por a culpa na norma do governo.

    • João LP

      Além disto, é mais uma barreira para a entrada da concorrência dos importados, que geralmente são só à gasolina.

      • CharlesAle

        Os Golf com seu moderno 1.4T vai ser um dos que vão sofrer com essa “nova gasolina”! Pois nem todos vão andar com Premium no tanque.Nessa, quem optou por Focus ao Golf respira aliviado agora…

        • Gran RS 78

          Fique tranquilo que não vai acontecer nada, pois vc acha mesmo que a gasolina “só” tem 25% de etanol? Dúvido muito. Deve ser uma mistura muito maior que o anunciado. Tenho um carro movido somente a gasolina, e sempre abasteço com gasolina aditivada, e sempre que eu estaciono o meu carro, o escape fica pingando água, mais uma prova que deve ter mais etanol que gasolina, e eles só não misturam água hj em dia, somente porque estamos com uma forte estiagem em várias regiões do país e água virou artigo de luxo.

          • Kranz

            água não mistura na gasolina!!

            • Azuil Júnior

              mas o alcool leva um pouco de agua na mistura
              o ruim não é a questão dos 25% para 27% e sim porque os carros era calibrados pra algo entre 22% e 26% de alcool… a mistura proposta extrapola os limites racionais…

    • Lyn

      Dê um desconto pra anfaeva nessa pois ela desde o começo foi contra essa medida, mas é como vc disse, esse aumento foi imposição do governo.

      A Anfavea, no entanto, é contra a medida, pois diz que 42% da frota nacional roda apenas com gasolina e o aumento seria prejudicial para os motores, apesar da grande maioria dos carros vendidos hoje no Brasil utilizar qualquer mistura dos dois combustíveis.

      [Fonte: Folha]

      • Redpeak77

        Contra ou apenas diz que é contra?
        Imagine o cenário: carros flex não serão prejudicados, somente os movidos a gasolina.
        Quem produz carros flex? ANFAVEA!
        De onde são os carros a gasolina? IMPORTADOS (ABEIVA)!

    • CharlesAle

      Quando houve(lá nos EUA) o aumento da proporção de etanol na gasolina(E10 para E15) A indústria automotiva Americana decidiu que não iria arcar com as despesas de reparo nos motores!!Ai vem o governo Brasileiro e já coloca um absurdo de percentual de álcool na gasolina, isso é um crime e pode sim gerar prejuízos para o consumidor!!!

      • Azuil Júnior

        lá o pessoal faz estudo para saber se esses 10% de alcool na gasolina nao está afetando a durabilidade dos motores, aí vem o Brasil e mete logo 27%… estamos todos perdidos.

  • Daniel

    Gasolina cara e ruim, carros ‘beberrões’, impostos subindo, conta de energia um absurdo, o preço dos veículos um roubo, péssimas estradas, falta de segurança pública, região sudeste sem água, economia em decadência … até quando o cidadão vai suportar?

    • duhehe

      Bem por isso que esta tudo tão esculhambado assim.
      A gente suporta tudo, em outubro foi a hora de tentar mudar algo, mas nem pra isso a população serve.
      Mais uma vez faz valer o costume nacional ” Deixa como é que ta, pra ver como é que fica”

      • AHSOliveira

        A grande vantagem da democracia é alternancia de poder, estamos jogando isso fora. Pior que mesmo se tivesse ocorrido uma alternancia estariamos praticamente nas mesma situação em CURTO PRAZO, com certeza.

        • motstand01

          Infelizmente tenho que concordar, a curto prazo qualquer um que entrasse no poder (fosse essa ladra, o cheirador, a ambientalista ou outro) teria de fazer o mesmo, pois o problema vem lá de trás…

          Acontece que esses partidos safados (PT no federal e PSDB em SP e MG – os maiores colégios eleitorais do Brasil) maquiaram e seguraram, de todas as formas, qualquer medida de austeridade que pudesse entrar em vigor até a eleição. Depois que ganharam, os sangue-sugas liberaram tudo nas nossas costas.

          SP precisava de racionamento desde o meio de 2014, mas o PSDB segurou até o fim, pois assim agora pode extorquir os paulistas com multas e tarifaços de água.

          MG está completamente quebrada, não tem dinheiro nem para pagar o funcionalismo e, pra piorar, quem assumiu o governo foi o PT. Quando se perguntarem porque o Aécio perdeu a eleição por aqui, agora já sabem. O sucessor dele, Anastasia, quebrou MG.

          Já o gov. federal segurou todos os aumentos de impostos possíveis, fez um discurso lindo na campanha, destruiu a imagem da Marina Silva (e olha que ela realmente não presta) e colocou um banqueiro safado na fazenda, pra extorquir a população e cortar direitos trabalhistas. Depois ainda tem trouxa que acha que esse governo sem vergonha é comunista…

          • Tenha certeza que a Dilma não colocou o Levy por acreditar ser o melhor. Para ela, o melhor seria como estava, com ela no comando da economia (formada em economia, mas faliu uma lojinha de 1,99 – só para lembrar). Mas para acalmar o mercado, o Levy foi um nome bom, se não, estaríamos na pior e por muito mais tempo, já que as medidas da Dilma não fazem bem a nada, a não ser ao bolso dos políticos.

            • motstand01

              Tudo bem, ela acalmou a economia, mas está ferrando a todos nós! Alta na luz, combustíveis, impostos em geral, corte de direitos trabalhistas, onde nós vamos parar com isso? Só trouxa para achar que este governo é comunista, colocando um banqueiro para tocar a economia.

              Eu vou ser obrigado a andar de ônibus lotado todos os dias, não porque não posso bancar meu carro, mas sim porque meu carro, homologado para rodar no brasil e FABRICADO no Brasil, passou a ser incapaz de rodar com o combustível daqui, do dia pra noite, graças a uma canetada movida a lobby, de um setor que não traz benefício algum para o país (usineiros)!

              • Esse é outro problema dela e principalmente do pt como um todo. Os “cumpanheiros” não podem ficar desamparados. Veja se o Eike Batista vai pagar o que ele pegou emprestado do BNDES. O empresário modelo (de acordo com o Lula). Vai nada. Veja se ela vai demitir quase 30 mil em cargos comissionados só em Brasilia. Vai nada! Veja se ela vai cortar o salário dela, dos senadores, dos deputados, dos ministros…

                • motstand01

                  Exatamente. Via de regra, quem banca as campanhas desses candidatos grandes, já pensa nos favore$$ em troca! E isso não é exclusividade do PT, basta ver o escândalo dos trens de SP, onde o PSDB acabou com qualquer tentativa de CPI, pois todos estavam com rabo preso! Reduzir gastos pra que, quando podemos sugar mais ainda do contribuinte?

                  Eike Batista, outro golpista safado, arruinou fortunas de muita gente, sumiu com o dinheiro em contas no exterior e de laranjas, e agora finge estar quebrado! Tudo isso com o aval do PT, pois tenha certeza que o mesmo Eike colocou dinheiro na campanha da Dilma…

                  • A hora do PSDB vai chegar tbm. Li hj que tem políticos do PSDB envolvidos no petrolão. Em escala menor, mas tem. Citei o PT pq lembrei que todos os principais derrotados do PT na última eleição foram rapidamente nomeados como secretários (vários na prefeitura de SP e MG) ou como ministros ou gerente de alguma estatal. A “cumpanheirada” não fica “desempregada”. Já pensou que absurdo esse pessoal procurar trabalho? Desumano! hahaha

                    • motstand01

                      Deus te ouça! Mas acho difícil a coisa ficar feia pra qualquer um… Político nesse país não fica em cana nem a pau. Sempre essas pragas arrumam jeito de ir em liberdade. A “cumpanheirada” não precisa de emprego, já está desde 2003 só na vida boa…

                  • Bruce Wayne

                    Sem querer defender um partido ou outro até pq geografia é inerente a PT ou PSDB mas…A seca em Sao Paulo e no futuro em outros estados é proveniente do desmatamento da Amazonia, que aumentou 500% só no governo do PT.

                    Então como pode um pais continental ter praticamente toda sua energia baseada em apenas uma fonte e ainda por cima não preservá-la? É simples… sem árvores, sem chuvas. Quando a seca chegar nos estados governados pelo PT a galera vai se dar conta do que realmente esta acontecendo.

                    • FabioH

                      Mas Bruce, os estados do Sudeste não precisariam estar passando por esse estado de emergência pública que estamos presenciando hoje, como tudo nesse país, o problema foi empurrado para debaixo do tapete, os reservatórios de SP tem terminado o ano com menos água a pelo menos 4 anos, a população deveria ter sido alertada, campanhas já deveriam ter sido feitas, enfim, medidas para reduzir o consumo e obras que serão feitas agora a toque de caixa, pra mim não existe defesa neste caso.

                    • Bruce Wayne

                      Claro que não precisava, concordo contigo…Deveriam ter começado a poupar a muito tempo. Mas uma hora poupar não seria suficiente, poupar é uma manutenção do problema a curto prazo e uma sujeira posta debaixo do tapete a longo prazo.

                    • A Alemanha tem sua principal fonte a energia nuclear. A Merkel quando assumiu, afirmou que usaria outra fonte, e hoje, a energia solar já é 15%. Agora me diz, qual o problema do PT em investir em outras formas de energia? Hoje é completamente viável fontes renováveis, mas querem continuar com hidroelétricas e agora térmicas (e há relatos que tem usinas sucateadas) que são caras e poluentes. Mas ficam com o que os militares criaram nos anos 70 e não fizeram nada de novo. Lembrando que quando o Sarney assumiu, ele tratou de acabar com os projetos dos militares de novas usinas hidroelétricas e nunca terminaram Angra 3 (mas o dinheiro…).

                    • Bruce Wayne

                      Eu desconfio que outros tipos de usinas que não sejam hidrelétricas,não abasteçam o bolso dos políticos com propina, sem permitir desvios astronômicos em parceria com as construtoras…
                      As usinas nucleares sofrem forte censura dos norte americanos.
                      E energia eólica e solar não são rentáveis, apenas para o governo, claro.

                    • Deve ser isso mesmo. Vejo tantos modelos pelo mundo que funcionam. Assisti uma reportagem que mostrou Cingapura, e lá, eles conseguem captar 60% da chuva e reaproveitar, mas querem chegar a 90% em alguns anos. Eles reaproveitam mais de 80% do esgoto, filtram e distribui para industrias e para a agricultura. Diz o engenheiro que a água é tão limpa que não serve para consumo humano, por não conter os sair necessários. Toda rede de esgoto vai para tratamento. É algo incrível, e começou ser feito nos anos 70. Ai vejo o Brasil, e da um desgosto! Parece que nunca nada dará certo.

                    • leomix leo

                      Na verdade Bruno é a total falta de interesse e competência de nossos políticos, se eles ganham um absurdo comparado aos nossos salários e são sustentados de tudo. Para eles está tudo ótimo, o povo não acorda nunca, esse ciclo nunca vai acabar.

                    • Bruno Silva

                      Amigão, hoje o Brasil é um dos países com maior diversidade da matriz energética. E vai aumentar, estão sendo construídos 17 parques Eólicos, Angra 3, hidroelétricas enfim. Quem não conhece, caiu no conto que haveria apagão. Não, não vai. E em casos extremos, importaríamos energia da Argentina, o que é normal em países desenvolvidos (a própria Argentina já necessitou da nossa energia). Falo sobre isso porque trabalho na Eletrobras.

                    • Tipo aquelas eólicas que não tem fios para transmitir a energia? kkkkkkkkkkk

                      Você caiu no mesmo no conto do PT que uma amiga minha que trabalha na Caixa e afirmava que o Aécio iria privatiza-la.. kkkkk Ai quando começa este ano, é anunciado a “privatização em alguns anos” da Caixa Econômica Federal.

                      ahh.. Meu sogro é engenheiro da Eletrobras.

                      E outra, a Argentina tbm não anda muito bem em energia, sorte nossa que pegamos deles na época em que eles não precisam se aquecer.

                    • Bruno Silva

                      Não caí em conto. A Argentina é apenas em caso de altíssimos picos de energia. Eólicas que não tem fios? De 167, 36 não tem linhas AINDA, mas que já estao sendo construídas. Quem não sabe, energia eolica no Brasil tem o mesmo custo da provinda da água. Outro ponto, tudo bem seu sogro ser engenheiro, mas eu trabalho no setor de licitação e tenho acesso direto a várias empresas, inclusive as que são responsáveis por linhas de transmissão. 😉

                    • Bruce Wayne

                      Nao tem o mesmo custo e você deve saber bem disso, a começar pela construção de cada uma e o impacto que cada uma tem no ambiente, sem citar a manutenção que cada uma exige.
                      Sobre o seu acesso a licitações e a empresas, não vou nem comentar amigo.

                    • fredggp

                      Várias usinas entraram através de leilões de venda de energia com valores abaixo de 100 Reais o MW. Portanto o custo dessas usinas são de fato inferiores a muitas hidrelétricas mesmo, não duvide. Neste momento de baixa no nível dos reservatórios qualquer excedente de energia hidrelétrica, fora do contratado, está sendo vendido bem caro…já o impacto causado pela usina éolica é mínimo quando comparado ao impacto causado por um reservatório…de longe.

                    • Bruce Wayne

                      Eu nao duvido, tenho certeza que são mais baratas em tudo.

                    • motstand01

                      E também mais limpas. Podem falar o que quiser, hidrelétrica é prejudicial ao meio ambiente sim e não é pouco. Só que o PT não está nem aí para o meio ambiente, muito menos para infraestrutura, a falta de água e luz nacionalmente é reflexo disso.

                    • Bruno Silva

                      Então leia mais um pouco amigo, te falta informação. Só para você ter uma ideia, nos últimos leilões, está havendo até deságio. Falar por falar não dá em nada. http://guilhermebarros.ig.com.br/2011/09/19/energia-eolica-esta-mais-barata-que-hidreletrica/

                    • Bruce Wayne

                      Ei amigao, quem disse que a a energia hidrelétrica e eólica tinham o mesmo preço foi você desde o começo.
                      Sei muito bem que a energia eólica é mais barata, foi exatamente o que eu disse.
                      Te falta lembrar sobre o que você mesmo escreve antes de “falar por falar”.

                    • fredggp .

                      Agora depende da época. Quando os reservatórios estão cheios ninguém ganha da hídrica em preço, perdem feio.

                    • Bruce Wayne

                      Somente aqui, onde se investiu totalmente em um tipo apenas.

                    • Carbar

                      Exatamente, falar por falar não dá em nada, e isso serve para vc mesmo. Quanta asneira!

                    • Mas diz ai… será que a Lava Jato vai chegar na Eletrobras?

                    • Bruno Silva

                      Não sou cego. Não posso falar aqui porque não posso me expor, mas já ouvi comentários a respeito disso e garanto que não são animadores.

                    • PabloGarcia

                      Super normal 36 usinas sem ter como escoar produção. Ok, ok.

                    • Bruno Silva

                      Não falei que é super normal, mas o comentário do amigo deu a entender que não tinha nenhum parque eólico em funcionamento. Quando na verdade, 131 estão em funcionamento e 36 apresentam problemas, que estão sendo resolvidos. Criticar todo mundo sabe, procurar se informar de verdade ninguém quer.

                    • Carbar

                      Trabalha no setor de licitação é? Hum…entendi!

                    • PabloGarcia

                      A Argentina seria um exemplo de país desenvolvido ou foi erro seu? Mais uma coisa… já houve apagão. Não há como negar fatos.

                    • Bruno Silva

                      Quando disse que a Argentina era desenvolvida? Só falei que esse negócio de importar e exportar energia é normal, a Argentina na mesma semana em que exportou para o Brasil, importou 200MW, mais que os 165MW que enviou para o Brasil. Na Europa é comum a troca desses tipos de coisa. Exemplo é o gás russo e o petróleo árabe. Sobre esse “apagão”, creio realemente que você não esteja falando sério.

                    • motstand01

                      Não vai ter apagão? Mas já teve, oras…

                    • riccorreasp

                      Você trabalha na Eletrobras? Agora muitos dos seus comentários fazem sentido…

                    • Bruno Silva

                      Comecei mês passado, mas não entendi!?

                    • João Cagnoni

                      Bruno, todo país quer ter hidrelétricas como nós temos. É limpo e não apresenta o risco das nucleares. O problema está na gestão, era pra Belo Monte ter saído do papel há décadas.

                    • Bruce Wayne

                      Limpa? hahahahaha
                      Ela destroi todo um ambiente com fauna e flora para depois ser chamada de limpa hahahahaha, só rindo mesmo.

                    • João Cagnoni

                      Ah meu rapaz, calma aí. Eu ouço falar de desmatamento na Amazônia desde a primeira série, e você diz que o PT é culpado pelo desmatamento?

                    • Bruce Wayne

                      Nao amigo, o desmatamento já acontecia desde a primeira série dos nossos avós.
                      O que eu disse: é que o desmatamento aumentou 500% no governo do PT.
                      agora ficou bem claro né?!

              • PabloGarcia

                Ué, ela não deu a canetada que baixou na marra 40% a luz? Milagre não existe e a conta chegou!

                As altas de impostos e cortes de custos, ops, direitos, trabalhista são pra tapar o rombo nas contas públicas de aprox. 2,5% do PIB.

                Pra você ter uma noção, com tudo o que foi feito até agora, o governo cobriu apenas cerca de 1% do PIB. Ou seja, pra resolver o problema, ainda falta muito.

                A ainda bem que este governo não é comunista. Senão, aí sim, não estaríamos aqui, com internet, computadores, etc. Quando a “igualdade” entra pela porta, a liberdade sai. Não existe igualdade e liberdade simultâneas.

                • motstand01

                  Exatamente, é muita incompetência e aparelhamento do estado cara. Revoltante. E quem paga a conta é a gente que sustenta essa corja. E esse governo não é comunista, como muito abobado diz… Se fosse nem sequer estaríamos falando sobre, pois como você disse, liberdade não existe. Mas quando o assunto é ferrar o povo, mais “comunista” que isso impossível!

          • Pedro Rocha

            E esse governo só não é 100% comunista por falta de oportunidade. Mas temos alguns ingredientes amargos desse sistema: corrupção, miséria, ataques aos direitos individuais, proibição de autodefesa (porte de arma), restrições ao trabalho da imprensa etc..

            • Load

              Senhores, concordo com praticamente tudo que vc’s estão reclamando/questionando, mas pensando em longo prazo estamos tão ferrados quanto no curto, pois daqui a 4 anos o discurso dos Ptralhas será.” HJ a economia está melhor do que a 4 anos “. E os programas de bolsas está a todo vapor !; E infelizmente como a população tem a memoria curta, virá o velho barbudo e teremos +8 anos de PT

              • PabloGarcia

                Você tá muito otimista meu jovem… Eu diria que a $%&#* só começou a entrar no &* do povo… tem muita lama pra vir ainda. Daqui a 4 anos, na melhor das hipóteses, sendo muito otimista, a gente vai tar começando a se recuperar. To sendo super otimista hein.

                Talvez leve mais 10 anos pra recuperar a cagada que foi mexer no tripé macro econômico, pilar central do real.

            • motstand01

              Concordo plenamente. Não só por falta de oportunidade, mas também porque o Brasil iria pro buraco imediatamente, um sistema podre como esse não daria certo aqui, felizmente. Mas o fato é que o fundo do poço está cada vez mais perto…

          • PabloGarcia

            “e colocou um banqueiro safado na fazenda, pra extorquir a população e cortar direitos trabalhistas”

            Queria o que? O gênio do margarina, arrotando asneiras por mais 4 anos?

            É justamente pela falta de um “banqueiro safado” e de mais “capitalistas exploradores de pobres e indefesos trabalhadores” que a coisa está como está.

            Continue apoiando as mamatas e verá onde este país vai chegar. É muito bonito assinar leis que garantem n benefícios e tal com o dinheiro de quem produz e paga quase 50% de impostos. O problema é que uma hora os idiotas percebem que estão sendo explorados e param de produzir e, então, todos ficam pobres.

            É isto que está acontecendo agora: investidores internacionais já foram embora e os nacionais estão pensando na defesa do patrimônio: cancelar investimentos, demitir, cortar custos, etc.

            E o governo, com uma baita dívida pra pagar, vai cobrar a conta dos donos dela: o povo – via impostos.

            • motstand01

              Com esse discursinho você só pode estar satisfeito com gasolina a R$ 4,00, bandeira vermelha e conta de luz 60% mais cara né? Pois foi só isso que o qualificadíssimo Joaquim Levy trouxe pra nós. Brasileiro parece mulher de malandro… Tem que ser muito bobo pra defender um banqueiro tomando as decisões que vão afetar diretamente nas suas contas, pqp… O cara foi indicado lá para atender os interesses da classe dele e só. Basta ver as medidas que esse governo petralha tomou depois de 1 de janeiro, pra ver que não estão nem aí para a a população. ACORDA!

              Sou microempresário cara, sei a m&rda toda que esse PT trouxe e trás para a economia desde 2003. Em 2009 eu tinha 40 funcionários, agora no fim de janeiro mandei os 10 que sobraram embora. Pretendo fechar as portas em breve, graças a essa corja de sanguessugas. No fim das contas, o corte do seguro-desemprego seria benéfico para mim, no sentido de ter pessoas que queiram trabalhar um tempo razoável no emprego…

              Mas pra falar que seguro-desemprego é “mamata”, é porque ou nunca trabalhou na vida, pois papai paga as contas, ou então já nasceu com a vida ganha. Ou só não sabe o que está dizendo mesmo.

      • Everton Nogueira

        o nome disso é medo de uns de mudar e bolsa familia.

      • arzanette

        Não culpa toda população .Aqui no sul ela perdeu de feio para o segundo colocado.agora vem o bolsa capim pra quem não tem carro .não precisa falar mais nada ……

    • Rodrigo Flausino

      estamos suportando numa boa diante dessa reeleição..

    • Ricardo

      Ou seja! Por muito menos tiraram o Collor!

    • andre oliveira

      A pergunta é, até quando vamos aceitar tudo isso com essa passividade tremenda?

    • Gran RS 78

      Mas tem o carnaval chegando, o BBB e tbm o campeonato brasileiro. O povo merece o governo que tem, e infelizmente estamos pagando pelos que votaram mais uma vez nessa quadrilha que está no poder.

    • Deadlock

      Nós pagamos o custo da incompetência e da corrupção, mas mesmo assim são reeleitos. Fazer o quê?

  • Ubiratã Muniz Silva

    Off-topic (acho que vale uma matéria sobre o assunto, ein editores do NA?):

    Eu sempre disse que não tem sentido “autoridade” ficar andando de carrão às nossas custas, e se quiserem andar de carro com motorista às custas do Estado (nossas custas), que andem de 1.0, afinal é carro pra trabalho e não pra ostentação.

    Não puxando o saco do cara, mas o novo governador do DF tomou essa medida hoje, para reduzir os custos da máquina pública (assumiu o cargo com um rombo no orçamento de 3 bilhões deixado pelo governo anterior). Os carros ainda são alugados, mas houve cortes no tamanho da frota alugada (de 800 para 645), o governador vai andar em carros da frota da PM, e os secretários (também houve redução no número de secretarias) não vão mais passear de Azera às nossas custas, e sim de 1.0:

    http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/02/gdf-corta-aluguel-de-carros-oficiais-rollemberg-usara-veiculo-da-pm.html

    Economia de R$ 6,5 milhões/ano só com o contrato de aluguel da frota, fora a economia com combustíveis.

    • Alex Dusfri

      Boa iniciativa. Tem que ser elogiada.

    • CharlesAle

      Nossa, como quebraram o DF dessa maneira!!!!

      • Ubiratã Muniz Silva

        Não quis entrar em detalhes pra não parecer papo político-partidário, mas o último governador era do PT. Agnelo Queiroz, ex-ministro dos Esportes.

  • Jacson M. R. de Moura

    Então pq já não fazem um combustível 50/50 para os carros flex e deixam a gasolina como está???

    • zeuslinux

      Deviam logo acabar com essa palhaçada de carro flex e adotar logo a mistura E85 (85% de álcool e 15% de gasolina, mas percentagens FIXAS), como acontece nos EUA e manter a gasolina quase pura para automóveis antigos e/ou importados.

      A vantagem dessa mistura é que nem é preciso tanquinho de gasolina e outros esquemas dos motores flex, além de ser mais fácil fazer qualquer calibragem para uma mistura FIXA de combustíveis.

      • Load

        A questão é que aqui não tem capacidade pra uma mistura dessa, as usinas não conseguem colocar a quantidade de alcool necessario pra esses 85%; E nos EUA fazem isso por meio ambiente.
        Inclusive tem um outro fator de nunca fazer isso aqui, a PTbrás é estatal e se ela ” deixa ” de render, o governo ” deixa ” de roubar

    • Ricardo

      Seria o ideal e se bobear seria melhor até para o governo!

    • FabioH

      A solução é simples: dê a opção de escolha para o consumidor. Ele escolhe se quer pagar mais caro em uma gasolina E10 (por exemplo), um pouco menos em uma E25 (ou E30 sei lá) ou ainda o etanol, mas nesse país tudo é empurrado goela abaixo, infelizmente.

  • Minerius Valioso

    Este vídeo explica um pouco sobre este caso.

    https://www.youtube.com/watch?v=zuxPy4f4pww

  • Edu.ch

    O etanol só é um produto viável em extrema crise do petróleo. Coisa que não acontece atualmente. É o governo “socialista” favorecendo o lucro de pequenos setores com produtos inviáveis em detrimento de TODA a população.

  • KVF

    A solução é ir p/ os carros a diesel, pelo menos não tem essa mistura indecente.

  • DINEIROO

    Assim fica difícil eu andar com minha Classe E! :(

  • Minerius Valioso

    “Usineiros, governo e Anfavea chegaram à conclusão de que 27% seria aceitável segundo testes de durabilidade feitos pelas montadoras. Como boa parte da frota tem motores flex, os danos seriam reduzidos e afetariam apenas os que não possuem a tecnologia bicombustível.”

    À quem interessa essa medida?

    – Aos usineiros que vão continuar com a tradicional preferência em mamar no Estado, e garantir as vendas do lixonol;

    – Às fabricantes nacionais que se cag** de medo por causa dos concorrentes externos, já que maior parte dos importados são monocombustível e, com essa medida coerciva, vai obrigar o uso dos motores flexíveis que aguentam mais essa mistura, que é a maior parte da frota de nacionais, se não toda;

    – Aos postos de combustíveis que vão lucrar mais com essa porcaria da Banânia;

    Não é de hoje que existe essa palhaçada. Começaram com essa maravilhosa ideia nos anos 90.

    • Redpeak77

      Conchavo do inferno!
      Na Banânia, como sempre, o povo se ferra às custas da riqueza de poucos.

  • Freaky Boss

    Brasil, um país de toLLos

  • Ricardo

    Ou seja! É passível de processo!

  • Qualquer coisa de ruim que acontecer, processa o governo.

  • shdn2010

    Já imaginei isso, imagine as reliquias com motores v6 ou v8, os motores tsi somente a gasolina, meu irmão tem uma tiguan, e cansei de ver o carro dando pane por andar com gasolina comum, bizarro, o governo não passa de pilantra como sempre, até parece que eles não sabiam disso, o que vai aparecer de carro so a gasolina sendo vendido por problemas, acho que não vai se brincadeira. Esse país nunca vai para frente.

    • Floma08

      Eu estava pensando nisso. Vi rm alguns sites um método caseiro de se obter gasolina “pura”. Misturar a gasolina que eles vendem no posto com agua destilada. A agua se mistura ao alcool e decanta, possibilitando retirar somente gasolina para algum recipiente. Se isso funciona ou não, aí eu já não sei. Mas se tivesse um clássico faria isso, ao invés de colocar 27% de alcool no tanque.

  • KawasakiNinja

    Tô pra pegar um esportivo V6 importado. Já estava pensando em colocar GNV no bichinho, agora tenho certeza d q vou fazer isso, IPVA vai cair de R$3,5k pra R$1k, despesa com combustível despencando 60%, além de economizar com limpeza de bicos injetores e desgaste das peças com essa mijolina…
    Te falar viu, nessa m&r!@ de país a gente tem q sair todo dia com uma camisinha no bolso, pq todo dia tem um F)!9o da P¨!@ querendo botar no c¨ da gente… E o governo é o q mais faz isso…
    A vontade q eu tinha era de fuzilar todo o alto escalão do PT… O Luladrão eu gostaria de cortar aos pedaços e deixar morrer bem devagar, pra sofrer bastante… Cortaria em primeiro lugar a língua, pra não correr o risco de ovi-lo falar mais nenhuma besteira

    • zeuslinux

      O problema é perder potência de motor e ainda perder um espação no porta-malas.

      O que estou pensando mesmo é sair do país em alguns anos, quando me aposentar. Não aguento mais tanta notícia ruim !

      • Junoba

        Eu vou pra Portugal. Talvez eu tenha paz naquele país.

      • KawasakiNinja

        Num V6 de 267cv a perda de potência deve ser quase insignificante… O porta malas já é pequeno, vai quase q desaparecer, mas vou colocar um cilindro de 7mts²(rodar uns 40kms só, hehehe, mas td bem)

    • Junoba

      Só de olhar sua foto de perfil, já mostra quem você é. Então você não tem direito de querer matar, porque tu faria o mesmo se estivesse junto com eles…

      • KawasakiNinja

        Tudo q tenho é fruto do meu estudo e trabalho, nunca roubei 1 centavo de ninguém, pq fui criado por um pai órfão de pai e mãe aos 11 anos de idade, q passou fome na infância e se fez sozinho, e me ensinou valores, ao contrário do seu papai, q deve ser um dos bandidos do PT, por isso deve estar querendo fugir pra Portugal, pra não ser preso…
        Não julgue o caráter dos outros pelo seu, se vc se junta aos porcos, fique sabendo q ainda existem pessoas honestas nesse mundo. Eu graças a Deus sou uma delas.
        Petralha maldito

        • Junoba

          Eu vou pra Portugal, não porque sou do PT, mas por necessidade.

          Sempre leio seus coments aqui no N.A, e já deu pra ver que tu é cara mulherengo, que gosta de aparecer. Sua foto de perfil resume você.

          Engraçado, todo mundo que eu conheço, que nem tinha o que comer quando era pequeno, faz tudo errado hoje em dia. Talvez você seja um deles.

          • KawasakiNinja

            Gosto sim de mulher gostosa e de carros e motos esportivos e graças unicamente a estudo, trabalho e bons investimentos q fiz, hj em dia tenho condições de usufruir desses prazeres. Se isso lhe incomoda, não posso fazer nada, apenas lamentar. Talvez um bom psicólogo atenue suas insuficiências e lhe faça parar de agredir desconhecidos utilizando-os como repositório de suas frustrações.
            Vai pra portugal de navio!!! Será um recalcado a menos no Brasil…

            • Junoba

              Tu achas que eu tenho inveja de alguém !? Acontece que eu não gosto de cara mulherengo, e só porque tem cash, e acha que pode fazer o que quiser. Cara assim deveria ir pra vala junto com os políticos corruptos deste país.

              • KawasakiNinja

                Rapaz, seu caso é bem mais grave do q eu imaginava. Acho q ao invés de um psicólogo, seu caso está mais para um psiquiatra… Seu delírio psicótico chegou ao ponto de supor q por gostar de mulheres e carros esportivos e ter boa condição financeira, eu seria uma pessoa q acha q pode fazer o q quiser. Como conheço um pouco de psicologia e vc enfatiza sua aversão a homens q gostam muito de mulheres, presumo q suas frustrações advém de possível disfunção na area sexual(seja física ou de orientação, talvez algum trauma de infância). Essa crise na area sexual aliada à possíveis frustrações e fracassos na area profissional e financeira pode ser altamente prejudicial. Isso explica suas manifestações de incômodo e agressividade frente a pessoas bem sucedidas. Um tratamento com um bom profissional da area psiquiátrica vai lhe fazer muito bem. Quando a psiqué está saudável a agressividade é naturalmente suprimida e vc vai se sentir bem melhor. Espero ter ajudado, gosto muito de ver as pessoas felizes, pq gente feliz não enche o saco.

    • Freaky Boss

      O remédio é diminuir o tamanho do governo.
      Mas os queridinhos da esquerda (PT, PSOL e cia. E até o tal do PSDB) querem justamente o contrário. E já estamos sentindo na pele e no bolso a incompetência dos governos brasileiros (não só federal, todos).
      Tem que privatizar tudo e concentrar o estado em saúde e educação, BEM FEITOS E COM GERENCIAMENTO ADEQUADO. Aí os impostos diminuem, o estado foca mais, e o cenário muda.

      • KawasakiNinja

        Certíssimo

  • 1945_DE

    Se essa gasolina chegar as bombas vou trocar logo pelo Etanol. Não adianta ficar pagando caro e ter o consumo prejudicado.

  • Carlos Marciano

    Pq aumentar o percentual de álcool na gasolina enquanto o próprio álcool sobe na bomba por causa da entre-safra????? Mistério……. E o mais engraçado é que depois que inventaram o carro flex o álcool sempre custa 70% da gasolina, se a gasolina sobe o álcool sobe também!!!!!! Mais mistérios………

    • Dinheiro para o governo pagar pelos desvios e incompetência. O carro vai consumir mais, logo, vc terá que ir mais vezes no posto gastar mais dinheiro.

    • andre oliveira

      Coisa de brasil, feito por brasileiros que só pensam em levar vantagem em cima dos outros,infelizmente.

    • Everton Nogueira

      o nome desse mistério é petralhas….

  • Bruce Wayne

    O pior de tudo é que nós e somente nós comentamos sobre isso, os jornais nem sequer tocam no assunto. Se ataca a liberdade de escolha e se ataca a integridade do bem particular como se não fosse suficiente todos os outros ataques parasitas que sofremos todo o ano quando o governo mama em nós, sem nos devolver nada realmente palpavel,visível e real em troca.
    A intenção de obrigar o consumidor a ter um carro flex é quase escancarada, é a continuaçao do protecionismo já deflagrado e que de quebra ajuda os usineiros e a empresa fictícia de petróleo a fingir que trazem algum beneficio para esse pais.
    E para piorar, existirão pessoas que vão dizer: “viu,não quis contribuir com a industria nacional e a agricultura, seu burgues.”

    Dizem que o capitalismo é uma prisão invisível que te distrai…O que vivemos aqui é muito pior.

    • Artur Afonso

      Gotham City está terrível, Bruce!

      • DiegueteCG

        Seria tão melhor se os “vilões” do mundo real fossem igual aos das HQ’s.

        • Pedro Rocha

          Os da vida real são piores. Nunca vi um monstro que tenha matado 7 milhões de pessoas de fome como Stálin (ídolo de Dilma) fez na Ucrânia.

          • Fanjos

            Bandido admira bandido

    • DiegueteCG

      Uuuh, seu burguês elitista e opressor. Você é bilionário, não tem problemas como o resto da população! Você tá com inveja de os pobres também estarem andando de carro, graças aos nossos governantes! (ps: fui irônico).

  • Everton Nogueira

    partiu só alcool no tanque, pow gasolina quase a 4 dilmas e a porcaria ainda vem com mais de 1/4 de alcool na composição!? hoje ja fiz minha parte enchi com cana o tanque do bruto, fazer o que….

    • DiegueteCG

      Mas esse é justamente o problema, você ainda consegue colocar o próprio Etanol no tanque. E quem tem carro monocombustível? É o famoso “se fod* aí”.

      • Everton Nogueira

        pra quem tem mono, resta o fod@ se ou converter ao gnv, mas eu vou além, não é hora de todos que estão intalados com esse governo ir para as ruas e exigir que eles saiam definitivamente das nossas vidas. cara na boa cansei de ser ovelha, esse governo do pt já deu passou dos limites de qualquer tolerância, por menos tiraram um (collor) e fez outro cometer suicídio (Getúlio). Vamos fazer nossa parte como povo, pois eles não tem mais respeito por nos!

        • PabloGarcia

          Só te digo que o povo brasileiro nunca tirou ninguém do poder. Só isso. hehe

          • Fanjos

            Pois é, tem gente que acha que foi a população que tirou o Collor e não as montadoras e bancos no qual ele bateu de frente

  • André Castan

    Eu tenho nojo desse “país”.

  • Artur Afonso
    • PabloGarcia

      AVAAZ, dizem, ser controlada pelo PT. Eu não sei, só ouvi falar.

  • Wagner Lopes

    Erro técnico grosseiro no início da matéria. É LÓGICO que o consumo aumenta para ambos os motores, flex ou gasolina pois o aumento de etanol reduz o poder calorífico total do combustível que resulta em maior consumo para uma dada potência produzida.

  • Mak Mak

    É!!!….mais uma vez o povo leva no….
    Quem mandou nascer no Brasil!é o negócio é arrumar as malas.

  • The Canadian

    Se seu carro estragar e você conseguir processar o governo o máximo que você receberá será um papel escrito que o governo terá que lhe pagar um valor X e quem sabe os seus netos vejam a cor desse dinheiro.

    • Alex Dusfri

      Precatórios!

  • FabioH

    Além de ser um (outro) AUMENTO disfarçado, pois aumenta a % de etanol, que custa mais barato, mas o preço do gasoálcool permanece o mesmo (ou até aumenta), mas fica tranquilo, quem quiser continuar abastecendo com gasoálcool 25% tem a opção da premium, que custa R$4 pra mais e não se acha em qualquer lugar. Êita governo.

  • Leonardo Caldas

    É o Brasil CONTRA o Brasileiro

  • Junior Lobato

    a forma definitiva de tirar os carros mais antigos sacamenado os donos

  • Fabão Rocky

    Vamos para as ruas protestar pessoal, fazer o gigante acordar de novo! Senão seremos escravos p/ o resto da vida.

    • Angelo Lucca

      O problema é que ele acorda, levanta, dá uma mijada e volta a dormir de novo….

  • bergolf

    É… vou encostar meu golf e comprar uma moto flex.

  • bergolf

    É… vou encostar meu golf e comprar uma moto flex.

  • Dedwe

    Em breve aqui na Banania somente E85 ou se preferir etanol puro.

  • Diego Nameko

    O negócio é montar uma organização de proprietários de motores mono combustíveis tanto os antigos como os novos sendo a maioria de importados e cobrar do governo o prejuízo que isto vai se tornar para o bolso do consumidor, como citado na matéria, isso é um golpe e tanto ao brasileiro.

  • Natanael Gomes Lima

    Já dizia Murphy… “Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível”.

    • Braddock

      Não é bem isso que Murphy dizia. Era mais no sentido de probabilidades, tudo que puder acontecer irá acontecer, falando em um paradoxo de possibilidades, obviamente pro bom e pro ruim.

  • Fanjos

    Se não fosse trágico seria cômico, no Brasil não existe mais nenhuma notícia boa, é só notícia ruim toda hora… todo santo dia
    Esse país já era mesmo, nunca foi nada, mas parece que finalmente engrenou para ir para o buraco de vez.
    Ultimamente só quero ver tudo pegar fogo, de um jeito ou de outro vou me ferrar também, então pelo menos quero ver que votou nesses bandidos queimando no inferno junto também

  • Bikudin

    É claro, o governo é responsável sim pelos danos

  • Bikudin

    E tem gente q fala não iria ficar pior do q ja tá… hum???!!

  • GUGASP

    Uma vergonha o que acontece no Brasil.
    Os carros movidos a gasolina com mais de 10 anos de fabricação vão apodrecer com essa mistura de 27% de álcool.
    Fora Dilma, fora PT !

  • Freaky Boss

    Pô, obriga logo todos os veículos do país a serem flex, pelo menos termina essa desonestidade que estão fazendo com quem compra carro só a gasolina. Vai ferrar o mercado de vez, mas pelo menos é um negócio mais claro e honesto na minha opinião.
    Brasil, um país de toLLos.
    Brasil, país rico é país sem pobreza na casa dos “cumpanhero” de partido.

  • João Cagnoni

    Lembrando que o governo “recomenda” que os donos de carro a gasolina usem combustível premium, pois estes não terão o aumento de Etanol. Mas se a gasosa comum vai custar uns R$ 3.50, a premium deve custar R$ 5 ou R$ 5.50 o litro…

  • Angelo Lucca

    Bom… Minha vida não vai mudar praticamente nada, meu carro é flex e já abasteço com alcool ha um bom tempo… Vai mudar bem pra quem tem carro só à gasolina, os mais novos vão ter um prejuízo maior pelo valor da gasolina premium… Mas quem vai acabar se lascando vai ser o fulano que tem carros 92 a 03 que são em sua grande maioria a gasolina, pois esse não vai ter dinheiro pra colocar sempre premium… E tirando algumas raras exceções grande parte deles votou na “ladra”… portanto, boa sorte….

    • Braddock

      Meu carro é só a gasolina, não votei na dilma e não acho justo gastar 120mil num carro e o governo me prejudicar com essa legislação tosca. Antes proibir a venda de carros não flex no Brasil, imagina que não dá pra comprar boa parte dos veículos de maior valor no país por conta dessa palhaçada. Daqui a pouco essa merda tá igual Cuba, cheio de carro pop na rua, ninguém mais terá dinheiro e nem oportunidade de comprar um carro melhor.

      • Angelo Lucca

        Entendo, porém o que eu quis dizer não é sobre quem tem carro caro e sim sobre os caras que tem carros mais velhinhos e vão passar pela mesma situação de quem tem carro novo só a gasolina… Mas do jeito que é a mentalidade em geral, vai ter muito pé rapado rindo da cara de quem tem um carro novo sò pq o cara tá “passando o mesmo perrengue” que ele… Afinal no Brasil instalou-se a cultura de quem tem mais que o outro tem que se ferrar…
        Logo logo ficaremos como CUBA, a não ser que esse lixo saia do poder…

  • Moisés
  • Marcos Souza

    É desgoverno

  • jorge

    🔴 ATENÇAO BRASIL
    Dia 15/03/2015 Domingo estamos nos reunindo e sairemos as ruas de todo o brasil pra pedir o IMPEACHMENT de DILMA ROUSSEFF como fizemos em 1989 com o entao presidente Fernando COLLOR de melo.. nao pagaremos 4 reais no litro da gasolina pq roubaram a petrobras, nao aceitaremos 3,50 reais pra andar de onibus ou trem, nao aceitaremos aumento nos impostos ja absurdos como IOF, ICMS, IPTU, IPVA e etc.. estamos sem agua graças ao sr. GERALDO ALCKMIM PSDB q esta no governo a 20 anos e nenhum reservatorio construiu apenas roubaram nosso dinheiro!!! Chega dos mesmos, dia 15/03/2015 todos nas ruas pelo IMPEACHMENT!!!!
    Nosso protesto é pacifico, nao sera permitido bandeiras e camisas de partidos politicos e vandalos e black blocs serao detidos e entregues a policia pela propria populaçao.. havera jovens, adultos e idosos na manifestaçao.. pedimos q todos vao de verde e amarelo como em 1989 com as cores do BRASIL e caras pintadas!!!
    REPASSEM A TODOS OS CONTATOS E GRUPOS DO WHATSAPP E REDES SOCIAIS DO BRASIL… IMPEACHMENT JA!!! Ou ADEUS BRASIL E SEREMOS ESCRAVOS DELES..
    🔴🔴🔴🔴🔴🔴🔴🔴

    • Tosoobservando

      Engraçado é elegeram o Alckmin em 1º turno em sp. Agora a Dilma todos sabem, se fosse o Aecio seria o mesmo, alias a equipe de governo que ela montou era dele, as medidas que ela ta tomando ele e o ministro da fazenda dele defendiam. Nao sei qual milagre vcs esperam! Aqui se faz tudo errado pra depois querer consertar a cagada.

  • AFRANIO LEME

    O NOVO PROGRAMA DE GOVERNO DA DILMA SERÁ O BOLSA BIELA PRA VC QUE NÃO TERA MAIS CONDIÇÕES DE REFAZER O MOTOR DO SEU CARRO OU DA SUA MOTO.

  • Acleciano

    O governo olha os donos dos “frex” e os donos dos carros a gasolina é que se lasquem….
    obrigando esses donos a comprarem os “frex” para “não sofrerem tanto”

  • PEDRO CUNHA

    Gasolina decente aqui no Brasil vai acabar gerando um mercado negro paralelo de gasolina contrabandeada de outros países para suprir veículos mono-combustível.