Fox 2010: renovação visual o aproximou do Polo

Fox 2010
Fox 2010

O Fox 2010 apareceu com renovação visual para se aproximar do Polo da época, ganhando vários melhoramentos, como também uma forma de se distanciar do Gol, já que havia fogo amigo após a terceira geração do então campeão de vendas.

Fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, o Fox entrava em sua terceira fase com o segundo facelift e ele ainda ganharia um terceiro antes do fim, sendo um carro bom e confiável, que ganhou a simpatia do consumidor e durou nada menos que 17 anos no mercado.

Como não teve uma merecida segunda geração, o Fox seguiu com inovações e este modelo 2010 incorporou alterações no visual exterior, assim como um novo painel, mudança na composição das versões e a caixa automatizada ASG da versão I-Motion.

Também melhorou o acabamento, assim como recebeu o volante do Passat com couro e aplique em aço escovado, bem como paddle shifts e nova padronagem dos assentos.

Na mecânica, nada mudou além da opção automatizada, tendo o EA111 de quatro cilindros nas versões 1.0 VHT e 1.6 VHT, ambos com 8 válvulas e potências entre 72 e 104 cavalos.

Fox 2010 – detalhes

Fox 2010
Fox 2010

O Fox 2010 chegou ao mercado com visual atualizado, recebendo frente com novos faróis de uma ou duas parábolas, grade revisada com desenho mais horizontalizado e conectando o conjunto ótico.

O para-choque também foi refeito, ganhando moldura inferior em cor única e com faróis de neblina, enquanto o capô ganhou novos cortes e a traseira adicionou uma tampa do bagageiro modificada.

As lanternas eram novas e com formato de meia-lua, com visual moderno, com o pára-choque também redesenhado com refletores.

Os retrovisores também foram substituídos, com contornos mais aerodinâmicos e luzes de indicação de direção, incorporando ainda novas rodas de liga leve aro 15 polegadas.

O Fox 2010 era oferecido nas versões de acesso 1.0 e 1.6, assim como a Trend e a Prime, esta última com teto solar elétrico, bancos em couro e defletor de ar traseiro, além de escape cromado.

Por dentro, o Fox 2010 ganhou um ambiente mais premium, com painel inspirado no Golf, incorporando cluster analógico atualizado, com computador de bordo e mostradores grandes com indicadores menores dentro deles.

Já o volante era do Passat com aplique em aço escovado, além de paddle shifts na versão I-Motion e couro, enquanto a parte central tinha um rádio com CD player do tipo de 1 din, oferecendo um espaço abaixo, mas num formato geral para dispositivos 2din.

O ar condicionado era manual e havia espaço para airbag do passageiro, enquanto os assentos receberam elevação no acabamento para apoiar melhor as pernas.

A coluna de direção era ajustável em altura, assim como o banco do motorista, com opção de revestimento em couro, tendo ainda luzes de leitura, retrovisor interno eletrocrômico, para-sois com espelhos iluminados e banco traseiro bipartido.

Na versão I-Motion, a alavanca de transmissão automatizada ASG com cinco marchas com mudanças manuais e modo Sport, além de opção de trocar de marchas no volante da versão Prime.

Com teto alto, assim como os assentos, o Fox 2010 tinha porta-malas com 260 litros, com uma gaveta sob o assento para guardar pertences mais valiosos.

Leia também sobre o Fox 2012.

Fox 2010 – versões

Fox 2010
Fox 2010
  • Volkswagen Fox 1.0 MT 2P
  • Volkswagen Fox 1.0 MT 4P
  • Volkswagen Fox 1.6 MT 4P
  • Volkswagen Fox 1.6 AMT I-Motion 4P
  • Volkswagen Fox Trend 1.0 MT 4P
  • Volkswagen Fox Prime 1.6 MT 4P
  • Volkswagen Fox Prime 1.6 AMT I-Motion 4P

Fox 2010 – equipamentos

Fox 2010 interior
Fox 2010 interior

Volkswagen Fox 1.0 MT 2P – Motor 1.0 e câmbio manual, mais faróis simples, para-choques na cor do carro, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas, pneus 195/55 R15, vidros verdes, limpador traseiro com desembaçador, ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, entre outros.

Volkswagen Fox 1.0 MT 4P – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.

Volkswagen Fox 1.6 MT 4P – Itens acima, mais motor 1.6 litro.

Volkswagen Fox 1.6 AMT I-Motion 4P – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com modo Sport e manual na alavanca.

Volkswagen Fox Trend 1.0 MT 4P – Itens do 1.0, mais antena com preparação para som, frisos laterais, grade dianteira em acabamento preto brilhante, faróis com duplas parábolas, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, revestimento diferenciado dos bancos e iluminação cortesia nos para-sóis.

Volkswagen Fox Prime 1.6 MT 4P – Itens acima, mais bancos com costura vermelha, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, teto solar elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, airbag duplo, freios ABS, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15 polegadas e defletor de ar traseiro.

Volkswagen Fox Prime 1.6 AMT I-Motion 4P – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com modo Sport e manual na alavanca ou paddle shifs.

Fox 2010 – preços

volkswagen fox trend 4

  • Volkswagen Fox 1.0 MT 2P – R$ 25.243
  • Volkswagen Fox 1.0 MT 4P – R$ 28.634
  • Volkswagen Fox 1.6 MT 4P – R$ 31.660
  • Volkswagen Fox 1.6 AMT I-Motion 4P – R$ 31.895
  • Volkswagen Fox Trend 1.0 MT 4P – ND
  • Volkswagen Fox Prime 1.6 MT 4P – R$ 33.021
  • Volkswagen Fox Prime 1.6 AMT I-Motion 4P – R$ 33.120

(*) Preços da tabela Fipe – abril/2023.

Fox 2010 – motor

Fox Trend

O EA111 era o motor do Fox 2010, sendo um propulsor fabricado no Brasil – em São Carlos, interior de São Paulo – desde 1997, com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio.

Com duas válvulas por cilindro, o motor VHT – atualizado para obter mais torque em baixas rotações – tinha comando com acionamento por correia dentada.

Dotado de injeção multiponto, o EA111 1.0 tinha 999 cm³ com taxa de compressão de 12,7:1, entregando 72 cavalos na gasolina e 76 cavalos no etanol, ambos com 5.250 rpm.

O torque do 1.0 era de 9,7 kgfm no derivado de petróleo e 10,6 kgfm no combustível vegetal, ambos a 3.850 rpm.

Já o 1.6 tinha 1.598 cm³ e taxa de compressão de 12,1:1, com 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm, com torque de 15,4 kgfm no primeiro e 15,6 kgfm no segundo, obtidos a apenas 2.500 rpm.

O câmbio manual era o MQ200 de cinco marchas, enquanto o automatizado do 1.6 era o ASG da Magneti Marelli, com cinco marchas, modo manual (alavanca e paddle shifts) e modo Sport.

Fox 2010 – desempenho

Fox Trend

  • Volkswagen Fox 1.0 MT 2P – 14,2 segundos e 160 km/h
  • Volkswagen Fox 1.0 MT 4P – 14,2 segundos e 160 km/h
  • Volkswagen Fox 1.6 MT 4P – 10,5 segundos e 187 km/h
  • Volkswagen Fox 1.6 AMT I-Motion 4P – 11,0 segundos e 184 km/h

Fox 2010 – consumo

volkswagen fox trend 6

  • Volkswagen Fox 1.0 2P 2010 – 7,5/9,5 km/l e 11,5/13,5 km/l
  • Volkswagen Fox 1.0 4P 2010 – 7,5/9,5 km/l e 11,5/13,5 km/l
  • Volkswagen Fox 1.6 4P 2010 – 6,6/8,5 km/l e 8,6/11,1 km/l
  • Volkswagen Fox 1.6 I-Motion 4P 2010 – 6,6/8,3 km/l e 9,8/12,3 km/l

Fox 2010 – ficha técnica

Motor 1.0 8V 1.6 8V
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 999 1598
Válvulas 4 4
Taxa de compressão 12,7:1 12,1:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 72/76 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol) 101/104 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,7/10,6 kgfm a 3.850 rpm (gasolina/etanol) 15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automatizada de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 15 polegadas Aço ou liga leve aro 15 polegadas
Pneus 195/55 R15 195/55 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.823 3.823
Largura (mm) 1.641 1.641
Altura (mm) 1.543 1.543
Entre eixos (mm) 2.465 2.465
Capacidades
Porta-malas (L) 260 260
Tanque de combustível (L) 50 50
Carga (Kg) 440 440
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.009 1.046 (MT) 1.054 (AMT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Fox

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X