Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

volkswagen-polo-sportline-2010-4-700x395 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

Olá, como muitos aqui sou leitor do blog a muito tempo, e certamente o usado da semana é a seção que mais acesso e leio, afim de conhecer melhor os carros, uma paixão que carrego desde pequeno. Venho aqui relatar as minhas experiências com o meu Volkswagen Polo Sportline, muito criticado por seu visual ultrapassado e prestes a sair de linha.



Tenho 25 anos, e quando me vi livre da faculdade, pude pensar em trocar meu Fiat Palio Fire 2008 (Básico) por um carro que eu realmente gostasse, digo isso porque esse Palio eu comprei do meu pai, não era o carro que eu queria porém um ótimo negócio, afinal eu estaria comprando um carro 2008 com 15.000 km (isso por volta de 2012) e estaria pagando parcelado sem juros, ou seja, uma boa oportunidade mesmo.

Porém o tempo passou e comecei a me irritar de estar com um carro que não gostava, não tinha conforto, não tinha desempenho em ultrapassagens, e ainda por cima não era muito econômico, médias de 10,5 km/l cidade e 14 km/l estrada não ultrapassando os 110 km/h. Mas era o que minha situação financeira poderia suportar no momento.

Tempo passou, me formei na faculdade, e ganhei um salário melhor! Hora de trocar de carro!

Meu objetivo era um carro no mínimo 1.6 completo, baixa km, de 2008 para cima, optando pelas marcas “nacionais” VW, GM, FIAT, FORD preço máximo de R$ 35.000. Logo de início tive o Polo como primeira opção, eu simplesmente gosto muito do carro, quando o modelo surgiu no Brasil, aquele com os faróis imitando Mercedes eu já tinha achado muito lindo e inovador para época, porém estava em meus 12-14 anos.

O tempo passou e com 18 anos, fui em uma feira de automóveis, onde o vendedor me ofereceu fazer um teste drive em um Polo hatch semi-novo ano 2006, eu me lembro até hoje meu espanto ao dirigir aquele carro, simplesmente amei, por esse e outros motivos tive o Polo como meu primeiro objetivo. Porém com as recentes notícias que o modelo sairia de linha (meados de agosto/14), resolvi analisar o mercado de usados e ver o que acharia na mesma faixa de preço com os requisitos que queria em um carro.

Volkswagen Golf 2009 – Um carro lindo, porém os que tinham preço bom a quilometragem estava em torno de 160.000 km e um estado de conservação péssimo, os que estavam bom o preço simplesmente pulava de R$ 35.000 para R$ 42.000.

Ford New Fiesta modelo mexicano – Ainda muito bem valorizado aqui na minha região, preços em torno de R$ 38.000 a R$ 44.000, achei um modelo por R$ 36.000 porém o carro estava com todos os sinais que era um carro que tinha sofrido enchente (moro em Jaraguá do Sul/SC – Enchentes já se tornaram normais).

Honda New Fit – O carro realmente me agradou por fora, consegui achar modelos com baixa km no preço que poderia pagar, porém dentro do carro não consegui me agradar, faltava luz no comando do vidro, computador de bordo muito fraco, sem sensor de estacionamento enfim não me agradou por completo.

Fiat Punto – Esse foi o grande divisor de aguas, fugindo do modelo 1.4 por sugestões de amigos insatisfeitos, fui direto pro Sporting 1.8 ano 2009 com teto solar, o carro simplesmente me conquistou, muito esportivo, motor bom etc. Levei a um mecânico de confiança e ele recomendou não pegar o carro, que se fosse para pegar um Punto que partisse para um modelo mais novo, com o novo motor 1.6 da fiat, que esse 1.8 da GM não era boa pedida. Aquilo realmente me desanimou, já que os modelos 1.6 fugiam do meu orçamento, e descartei o Punto.

Por sugestão do meu pai, dei uma analisada no mercado de novos, porém com R$ 35.000 não iria conseguir muita coisa melhor que um Gol 1.0 ou March. Já revoltado com a situação voltei para o ponto de partida, Polo!

volkswagen-polo-sportline-2010-1-700x395 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

Comecei a procura, e fiquei muito feliz em saber que pelo preço que pretendia pagar, conseguiria pegar um carro com um ano um pouco mais novo, e com alguns itens que nessa faixa de preço não encontram em outros carros. Outro ponto positivo foi a facilidade de achar carros de procedência, com baixa quilometragem, já que infelizmente é um carro que não emplaca muito.

Depois de procurar achei o modelo que queria! Trata-se de um Polo 2010 Sportline único dono com apenas 50.000 km rodados, 4 pneus novos e revisões feitas na autorizada até 45.000 km, tirado zero aqui na cidade mesmo, preço de R$ 32.500. Uma volta com o carro, tudo certo, uma visita ao mecânico, e tudo certo de novo, fechei negócio.

Comprei o carro em setembro/2014 e até hoje (janeiro /2015) já foram rodados 6.700 km, e só alegria até então, nesse tempo utilizei o carro todo dia para trabalhar (16 km por dia) e como moro perto do litoral, praia final de semana sempre é bem-vinda, fiz uma viagem também de final de ano para Lucianópolis/SP cerca de 1.500 km ida e volta e nenhuma surpresa até então, sendo assim segue pontos referente ao carro.

volkswagen-polo-sportline-2010-2-700x395 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

Conforto

No começo estranhei um pouco a suspensão mais firme do Polo, isso claro comparando ao Palio que era bem “molengo” porém ela é firme mas não deixa de ser confortável, passando também uma segurança maior em curvas etc. O espaço interno é bom, e carrega com conforto quatro adultos, muito fácil de encontrar uma posição agradável para se dirigir, já que o carro conta com ajuste de altura do banco, altura e profundidade do volante.

Equipamentos

Esse carro tem muitos itens que no fundo fazem a diferença, o meu é a série Sportline e conta com computador de bordo, ar digital, retrovisores e vidros elétricos, acendimento automático dos faróis, retrovisor abaixa ao engatar a ré do lado do passageiro, som de fábrica, sensor de estacionamento. Conta também com ABS e Air Bag duplo.

volkswagen-polo-sportline-2010-3-700x395 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

Desempenho

O motor é o já conhecido 1.6 que no meu ponto de vista, acho justo, ele não é espetacular como um 2.0 mas não te deixa na mão em ultrapassagens ou arrancadas rápidas, digamos que um motor honesto.

Consumo

Esse sim é um ponto que me deixava bastante preocupado, já que tenho pavor de carro com consumo alto. O consumo do Polo é melhor do que meu Palio Fire 2008, na cidade indo trabalhar com transito pesado ar condicionado ligado consigo uma média de 10,5 km/l, o mesmo trajeto aos finais de semana sem transito chego nos 12 km/l tranquilamente. Em viagem tive duas situações, a primeira fui para a praia, cerca de 70 km tudo plano duas pessoas sem bagagem, fui a uma velocidade constante de 90 a 100 km/h e consegui a média de 17,5 km/l, o mesmo trajeto na volta fiz a uma velocidade média de 130 km/h consegui a média de 14 km/l.

Na segunda situação foi a viagem que fiz para o interior paulista, passando por Ponta Grossa, Ourinhos, BR ótima sem transito, quatro adultos dentro, porta malas carregado velocidade média de 120 km/h com picos de 140km/h o consumo ficou na mesma casa de 14,5 km/l conferidos no computador de bordo e na bomba.

volkswagen-polo-sportline-2010-6-700x395 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

Visual

Apesar de ser um carro já ultrapassado para o mercado, eu particularmente acho esse modelo muito lindo e atual, o meu conta com rodas de liga de fábrica, e alguns mimos, como aerofólio preto, e pisca no retrovisor que dão um aspecto diferente ao carro. Acho também o modelo hatch bem esportivo e de visual agradável. Apesar de seu interior ser o mesmo desde meados de 2003, acho o mesmo bonito, e de boa qualidade, vejo carros atuais com painéis piores.

volkswagen-polo-sportline-2010-5-700x395 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

Opinião geral

Mesmo sabendo que o carro vai sair de linha, não me arrependo da compra que fiz, estou muito satisfeito com o carro, que me surpreendeu em diversos pontos, com o valor de R$ 32.000 garanto que o Polo será uma boa escolha, pois irá conseguir um carro de manutenção fácil, completo e de um bom ano.

Até o momento não consigo ver pontos negativos no carro, talvez por eu ter saído de um Palio. Na verdade é realmente uma pena a VW não investir no Polo, pois é um ótimo carro. Fica aí meu relato, espero que tenha ajudado pessoas que como eu sempre recorrem a esse blog para verificar sobre os carros em uma possível troca.

volkswagen-polo-sportline-2010-7-700x395 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

volkswagen-polo-sportline-2010-8-700x395 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

volkswagen-polo-sportline-2010-9 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Sportline 2010

Um abraço e até mais!

Por Elves da Silva

4.0

  • Pedro Paulo ()

    Gostei do interior, bem bonito…

  • Gustavo73

    Um bom carro, e pelos valores e equipamentos se rorna ainda mais interessante.
    Parabéns pela compra e que te dê o retorno esperado.

    • iCardex

      Daí vem um New Fiesta, moderníssimo, e praticamente empata no teste de colisão do Ncap….

      Logo ele? O Polo? Um modelo tão “ultrapassado”… vai entender….

      • Raphael Pereira

        Fiesta empatou com o polo no teste de colisao? serio msm? os projetos sao tao diferentes e distantes tecnologicamente

        • iCardex

          No teste de colisão o New Fiesta ficou com 4 estrelas para adultos e 4 para crianças. Já o Polo ficou com 4 estrelas para adultos e estrelas para crianças. Ou seja, empate.

          • Deivid

            Não se pode comparar crash tests de anos diferentes.

        • iCardex

          *Polo 3 estrelas para crianças.

          • Raphael Pereira

            Nao sabia, uma surpresa pra mim tendo em vista a diferença da idade dos projetos. Obrigado pelas informaçoes

        • Caio SP

          Se a VW tivesse trazido o Polo geração 5 que foi lançado na Europa em 2009 certamente seria 5 estrelas.

      • Angelo Spagnol

        4 estrelas é um ótimo número. Qual problema em empatar no que é bom? Ridículo é um Agile fazer 0, um Novo UNO 1 e Onix 3.

        • iCardex

          Ironia, meu rapaz. Ouço uma leva de gente menosprezando o Polo, chamando-o de arcaico, defasado, e outras coisas mais. Sempre achei que era um veículo injustiçado pelo consumidor brasileiro. O New Fiesta, a exemplo, já tinha um espaço de muito mais de 10 anos de novas tecnologias aprimoradas frente ao Polo. O New Fiesta deveria, por obrigação, conseguir as 5 estrelas. Afinal de contas, é apenas o Latin Ncap.

          • O Polo é um modelo espetacular para a sua época. Mesmo hoje impõe concorrência dura aos modelos mais recentes em termos de dirigibilidade, equipamentos e segurança. O New Fiesta ainda peca pelo espaço no banco traseiro muito reduzido, inferior ao do Polo. E o acabamento interno do VW é do tipo que já não se vê atualmente. O “novos” hatch premium do mercado (C3, New Fiesta, 208) ficam a dever ao velho VW em muita coisa. Se você não der muita bola para o visual já datado (que não deixa de ser agradável), fica difícil optar por outro modelo no mercado, mesmo entre os zero km, em especial com os preços mais módicos que a VW tem adotado para o Polo em seu final de linha.

      • Marcos Wild

        Amigo o New Fiesta só conseguiu 4 estrelas por possuir 6 air bags, e o Polo com apenas 2 air bags conseguiu 4 estrelas,.
        Só lembrando que o projeto do Polo é de 2003 e o New Fiesta é um projeto novo.

      • Guilherme Teixeira

        Fiesta testado foi de 2 airbags, pq o de 7 deve aumentar bem.

  • Rodrigo

    Parabéns pelo carro e pelo relato. Realmente uma mosca branca! Acho que mais completo que esse só o modelo i-Motion + teto solar.
    Uma pena a VW estar descontinuando o carro, pois, mesmo estando defasado em termos de desenho, entrega acabamento e qualidade construtiva até melhor que muitos dos “compactos premium” vendido atualmente.

    • Edson Fernandes

      Ouuuu….
      Teto solar e 2.0…

      Eu só vi um assim. Quer ainda mais mosca branca? Um 2.0 Sportline AMARELO. O curioso é que é um amarelo vivo e não o “Imola” como dos outros modelos da VW.

      • Rodrigo

        [supertrunfo mode = on]
        Pois eu já vi um dos raríssimos Polo GTi a venda no Webmotors (usado) bem na época que estava pensando em trocar de carro (e a mão coçou pra comprá-lo).
        A razão falou mais alto!
        [supertrunfo mode = off]

        • DINEIROO

          Há uns dois meses vi um Polo GTi vermelho… quando vi que era o GTi fiquei na minha..kkkk

          • Rodrigo

            Realmente, não dá pra brincar… Sem contar que é um dos poucos modelos esportivos 2 portas.

          • Igor Lima

            Eu via direto um GTi vermelho.em.Cabo Frio RJ.

        • Gustavo73

          Vi um preto aqui perto de casa há alguns anos. Um nelo brinquedo…

        • Netovski

          Acho que o próprio Eber postou aqui esses dias um polo GTi prata por 55k.

          • Rodrigo

            Será que não era o mesmo? O que eu vi também era prata e era 2006 acho, de uma revenda de carros aqui de São Paulo.

        • Marcos Wild

          Foram trazidos apenas 80 unidades do Polo GTI para o BR, ou seja, existe apenas 80 unidades do Polo GTI no BR, com motor 1.8 turbo de 170CV

          • Rodrigo

            Sério que são 170 cv? Jurava que eram os 150 cv referentes ao mapeamento do 1.8T20v que equipava Golf GTi e Audi A3 até 2003…
            Deve ser um senhor foguete esse Polo

            • Pedro Henrique

              Não, são 150cv originais..assim como nos Golf GTI e Audi A3 1.8T.

          • Pedro Henrique

            Está enganado cara! Foram trazidos apenas 30 unidades para o Brasil em 2007, e não 80 unidades. Além disso, o motor é o mesmo que equipa o Golf GTI 2006 / Audi A3 1.8T de 150cv até 2006. Porém, é possível utilizar o “upgrade” e chegar nos 180cv, mesmo artifício usado nos Golf GTI e Audi A3 1.8T.

        • Edson Fernandes

          Eu só acho que esse Polo foi um carro que não agregou muito a VW. O motor de 150cv não era tão mais agil que os 180cv ou 193cv do Golf além do Golf ser melhor acabado.

          A VW errou pq esse deveria ser um hot hatch muito superior.

          Além disso, o Punto que veio logo depois mesmo menos completo, veio muito mais barato o que culminou nas vendas baixas. E o pior: Como pode o VW tendo tudo para andar mais e ter tudo melhor, andar igual ao Punto?

          • Guilherme Teixeira

            1.6 para 1.6 é igual no 0-100, depois disso motor 16v é outra coisa tanto que nos testes de revisas o punto abriu só 8 segundos no polo no 0-160 km/h. 8 segundos é muita coisa, isso em uma pista, para aqueles fanáticos por desempenho 8s é uma eternidade, claro que ninguém vai ficar fazendo 0-160 toda hora, mas em ultrapassagem quando enche o motor é outra coisa.

            Problema do Polo é o seguinte, seu concorrente direto Punto matou legal. Polo não tem preço para disputar com punto 1.4, o punto 1.6 16v custa menos que o polo 1.6 8v, o preço do polo 1.6 8v você leva um punto sporting 1.8 16v e o preço do polo 2.0 8v você sai de punto t-jet, new fiesta titanium… O polo sobrou para o cara que quer um vw de qualquer jeito, fora que na revenda o polo hoje é ridículo, desvaloriza d+ e seu seguro é bem mais carro que o concorrente por causa da sua construção.

          • Rodrigo

            Será que é só isso mesmo? Não lembro de ter visto comparativos entre os dois (Polo GTi e Punto Tjet), nem dirigi nem um nem outro, mas lembro do mítico número de 8,5s do 0 a100 do Polo, bem como velocidade máxima de 220. Será que o Punto chega a estes valores?

            • Edson Fernandes

              O Punto tendo um motor tecnicamente inferior e um conjunto em teoria inferior, consegue andar pouca coisa a menos. (em algumas situações e melhor em outras)

              Não existe uma comparação direta, apenas testes separados com cada um deles.

              Só acho que deveria ser mais porque o Golf de 180cv ou 193cv faz melhor.

              • Rodrigo

                A tecnologia evolui, meu caro… Esse motor foi apresentado pela VW/AUDI em 1995 (se não me engano), no Audi A4. Depois passou para Passat, Golf, Polo, Skodas, Seats,…
                Atualmente o motor 1.4 TSI do grupo é um dos mais consagrados e não faz feio frente a modelos de mesma cilindrada.

                • Edson Fernandes

                  Por isso, citei em relação ao Punto x Polo que não era tão superior em desempenho. Coloque o 1.4 TSI no gol ou Polo atuais e verá que ele faz as médias do Jetta 2.0 TSI.

          • Pedro Henrique

            Edson, os Golf GTI de 193cv não são do mesmo ano do Polo GTI. Vieram depois e retrabalhados, por isso chegam nessa potência e só com gasolina Podium, nas inferior a potência permanece nos 180cv. Além disso, existiam Golf GTI e Audi A3 1.8T de 150cv e 180cv. O Polo pode chegar nos 180cv com o mesmo upgrade dos Golf/Audi 150cv.
            Como pode um Punto T-Jet de 152cv andar mais que o Polo GTI 150cv? E o peso, não é levado em consideração? E o fato do GTI ser 20V e o T-Jet 16V?

            • Edson Fernandes

              Bem… aí como eu nunca andei no Polo eu só posso dizer pelas análises e o Polo não era mais rapido que as medições que o Punto possui. Portanto, nesse aspecto que citei que o motor 2.0 deveria render e ter melhor performance.

      • CorsarioViajante

        Eu vejo um GT 2.0 com teto solar todo dia… :)

        • Gustavo73

          KKKKKK

        • Edson Fernandes

          Só que vc não vai encontrar um Sportline com os mesmos itens do sue com a maior facilidade. O GT sem duvida é mais facil de necontrar no mercado….rs

      • Marcos Cargnin

        Então agora tu viu outro :P

        • Edson Fernandes

          E te digo que me agrada essa grade preta com o restante do carro na cor da carroceria… acho lindão. Discreto e bonito! :)

          Eu vi um sedan AZUL 2.0!!! esse eu tbm fiquei impressionado! :)

          • Matheus

            verdade, é muiito top cara. É um design conservador mas não enjoa, e com essa grade fica nervosinho. Muito fera!

    • Gilcimar China

      Rodrigo, me desculpe, gosto muito dos seus comentários e vc é um cara bem sensato.

      Entretanto, não acho uma pena o Polo ter saído de linha no Brasil: o consumidor brasileiro é conservador e não gosta de carro; gosta de marca. O Fox é a cara do consumidor brasileiro.

      No mais, a WV é inteligente e sabe que vai lucrar muito mais com o Fox que com o Polo da atual geração da Europa aqui no Brasil, pois quer lucrar e esse é o papel.

      Esse é só meu ponto de vista, Rodrigo.

      Paz e Bem.

      • Junoba

        É isso que a VW está fazendo. Coloca o Fox que é inferior ao Polo, e com as vendas maiores, o lucro é garantido. Mas a VW deveria fazer uma reestilização, pra tentar salvar o carro. E se não ganhasse mercado, assim seria a hora de sair de linha.

      • Rodrigo

        Do ponto de vista da empresa (VW) vc está coberto de razão! Realmente, com vendas fracas, não tem porquê mantê-lo em linha. Mas é mais uma opção que o consumidor deixa de ter, embora, como vc disse, brasileiro compra novidade.
        Só discordo de ti quanto ao fato do brasileiro ser conservador. Eu diria que a grande maioria é tudo, menos conservadora. O próprio fato do Fox ter “engolido” o Polo nas versões mais caras já demonstra isso.

        • Gilcimar China

          Mas, Rodrigo, o Fox é um carro tão conservador quanto o brasileiro.

          A princípio, veja a distinção entre Fox e Polo: um é um projeto de baixo custo voltado para o mercado emergente; o outro acabou de passar em uma atualização que dispensa comentário, que na minha opinião chega a ser mais bonito que o Golf VII.

          Por isso que digo que consumidor brasileiro é conservador igual o Fox.

          Veja há quanto anos no Brasil o top dez é entre Gol, Palio, Uno e cia…

          • Adolfo Frota

            Sem contar os sedans médios corola/civic que têm alternado a liderança, embora não sejam os que entregam mais por “menos”.

          • Rodrigo

            É bem controverso, na minha opinião. Ser conservador, para mim, é apostar em um modelo com anos e anos de mercado, com boa reputação (e isso o Polo tem) ao invés de investir em um modelo que seja novidade… Não que o Fox o seja (apesar do facelift, na essência é o mesmo carro de quando foi lançado), mas acho que o que pesa mais nessa conta é o fato do Fox ser alguma coisa mais espaçoso que o Polo… Talvez preço de seguro e algumas peças serem mais em conta que o irmão.
            Mas pra mim, a solução ideal seria a VW dar um tapa no visual do Polo (e nem precisaria muito, pois ainda é um carro atual) enquanto não decide se monta a versão nova (na plataforma MQB do Golf) ou oferece um novo carro na categoria de compactos mais refinados.
            “Ah, mas o novo Fox traz ESP/TCS opcionais na versão de topo”, sim, mas o Polo dessa geração já o trazia na Europa, seria relativamente simples a VW inclui-lo aqui caso quisesse.
            Reforço, o que a VW fez com o Polo é a mesma coisa que a Chevrolet fez com o Sonic: trocou-o por um modelo mais simples a fim de ter mais lucro. Apenas isso.

            • Gilcimar China

              Eu tenho para mim que brasileiro é conservador mais por questão financeira que cultural, embora essa ultima contribua para tal comportamento do mercado, pois carro é um patrimônio caro demais aqui.

              De qualquer forma, somos duplamente prejudicados: primeiro, perdemos um bom carro que é o Polo; segundo, o preço salgado dos veículos no Brasil.

              Uma pena.

            • Corvo

              Acontece que o Polo nunca vendeu bem desde o início e no mercado não está bem visto. Ainda, não tem mais como fazer facelift nele (assim como no Fox tampouco). A lateral já denuncia a idade da plataforma. Por esse motivo, não seria viável para VW continuar vendendo ele atualmente.
              Tampouco concordo que o Fox ocupe o lugar dele, embora seja bem acabado e tenha as qualidades construtivas do Polo, (motor, chassi, cambio, solda laser), não tem o refinamento nem design dos compactos premium atuais.
              Sono meu ver a nova geração do Polo no Brasil concorrendo com ditos compactos na faixa dos 40 mil

      • Revoltado

        Pois é pra mim foi lamentável essa troca, o Fox com esse preço de Polo…. triste esse mercado nosso, o Polo é muito mais carro

    • Elves

      Obrigado Rodrigo! Pois é! O problema que se o Polo europeu viesse, seria uma confusão, já que em questões de lanterna ele é bem parecido com o Gol G6

      • Corvo

        Isso mostra exatamente que a VW nem cogitou trazer o europeu

    • Guilherme

      Em casa tivemos 3 Polos. 2002, 2003 e 2010. Os anteriores a 2006 (faróis redondos) eram muito superiores em qualidade. Direção eletro hidráulica, vedação dupla nas portas, capô com amortecedores, materiais de melhor qualidade. A partir de 2006 começou a economia, aí não ficaram muitos bons.

    • Netovski

      Se aquele cara da África do Sul tivesse chego aqui antes quem sabe o Polo teria uma sobrevida.

      Com motor EA 211, câmbio de 6 marchas e aquela central do jetta e da tiguan que veio pro Fox em minha ignorância não vejo absolutamente nada que desabone o Polo em relação ao que é oferecido aqui no segmento de compactos.

      O projeto pode até ser de 10 anos atrás, mas era um carro 10 anos a frente do seu tempo.

      • Rodrigo

        No México ele também é vendido (sedã) não sei se fabricado lá ou importado.
        Se a VW fosse esperta o traria de lá ou mesmo montaria-o aqui no lugar da versão que está saindo.

  • EDUVINHAS

    Gosto bastante do polo, Acho que foi mais um injustiçado no Brasil. Nao entendi o mecanico falar do motor 1.8 do Punto. Tive um hlx 1.8 e nunca tive problemas , motor robusto nunca deu 1 problemina em nada mecanico . E sobre o Fit nao ter sensor de estacionamento rsss isso acho o de menos . Seria entao so instalar um. Parabens pela aquisiçao, comprou o carro que voce queria mesmo, e nao pensando em mercado como muitos fazem.

    • Andre Studart

      Nos ainda temos um punto 1.8 2008 aqui, motor limitado por ser 8v, mas muito torque em baixa e robusto, mas nunca mais fiats, deu problemas demais esse punto

    • Elves

      Pois é, não tenho a mínima idéia do porque ele falou aqui, ou se odeia FIAT, realmente não sei, até porque pouco tempo depois um amigo meu comprou um Stilo 2009 sporting com o mesmo motor, e ta feliz da vida! Sobre o sensor, eu queria pegar um carro já com todos os itens, não ficar instalando por fora, a única coisa que fiz foi colocar pelicula G5 fora isso nada! Mas obrigado pelo comentário!!

    • Um conhecido tinha um punto 1.8 e só reclamava do consumo, mas eu “desconfio” que era o pé dele. Como é a média dele?

    • zeuslinux

      O motor 1.8 da GM usado nesses FIATs pode não ser o mais moderno do mundo, mas é bastante robusto e confiável, além de ter bastante torque. Não entendi a recomendação desse mecânico.

    • Cefas Silva Fernandes

      Deve ser pelo consumo. No relato ele diz q nao gosta de carro beberrao… se nao me engano esse 1.8 ai bebe bastante! Se isso eh prioridade o Polo 1.6 eh uma melhor pedida…

  • Junoba

    Gostei do relato. O carro é bem completo, e pagou um preço justo.

  • Chicão

    Taí um carro que deixou saudades aqui em casa.

    Mas verdade seja dita: alguns comentaristas são engraçados. Antes de anunciarem o fim de linha pro Polo, muitos desciam a lenha no modelo cada vez que surgia aqui a noticia de um facelift ou coisa do tipo no Polo. Chamavam de Polossauro, que tinha que sair de linha, que era velho, que o mundo todo não dirigia mais o mesmo carro, etc.
    Agora que ele chegou no fim da linha, todo mundo gosta dele?! hahahaha

    • Sérgio Niski Junior

      Agora chegou ao fim o pessoal tem que engolir foxssauro kkk

      • Caio SP

        O Fox não dá para engolir. Quem tem ou teve Polo dificilmente comprará um Fox.

    • CorsarioViajante

      É síndrome da grama do vizinho.

    • lheu

      O Polossauro era pela defasagem entre o nosso e o Europeu, que entrou em 2009.

      Eu tive um Sportline de abr/09 a dez/13 e sempre fui muito feliz com o carro. 0 problemas. só alegrias.

      O troquei pelo fato de ser câmbio manual, mas por um Fit, não confiei no I-motion da VW.

      No Polo fazia 8,9km/l na cidade. Hoje faço 7,5km/l com o Fit :(
      Mesmo trajeto, mesmo pé.

    • Cidadão

      Acho que a maioria reclamava da atitude da VW de não atualizar o modelo, e não do carro em si.

    • Deivid

      O mesmo para o Astra!

  • _William

    Esses dias estava pesquisando alguns “Polo’s” Sportline usados, e achei um Sportline vermelho 2.0 2010 com 24 mil km rodados, teto solar e etc… 37k (*anuncio de particular). Parecia até ser o modelo com todos os opcionais, carro de uma mulher e etc…até que o preço não estava ruim não, e acho que quem for comprar consegue baixar um pouco. É um carro muito gostoso de se dirigir!

    • João Martini

      Vi um 2010/11 zerado com 55.000 km, identico ao da matéria. 31.500.
      Muito mais negócio que um 0 peladão.

  • Saaa

    Esse motor 1.6 é o mesmo da Spacefox 2007? eu tinha uma e realmente era muito econômica. De Maricá-RJ a Guarulhos-SP fiz uma média de 17km/l com ar ligado e velocidade média de 100km/h

    • Gustavo73

      Sim o EA111, o mesmo do Golf IV.

    • Elves

      Pelo o que eu sei, todos os carros VW com motor 1.6 usam do mesmo motor, ou seja Familia fox, Gol power, saveiro, voyage, golf etc! Realmente um bom motor !

    • Thales Sobral

      É praticamente o mesmo. Em 2009 eles rebatizaram o motor para VHT, aumentaram a taxa de compressão e alongaram o câmbio do polo. Ficou mais econômico e com mais torque em baixa.

      • Marcos Lopes

        foi nessa época q comprei um g5 e vendi com 1 ano de uso pois fazia 6,5k/l na gasolina na cidade – meu carro anterior um courier 1.6 (rocan) fazia 11km/l no mesmo trajeto – depois dessa carroça comprei uma ranger que fazia 8,7km/l – meu atual um civic lxr faz 11,5km/l no mesmo trajeto .
        passei 1 ano de perrengue com a vw ( q eu adorava ) as ccs dessa desgraça de marca não fazem nenhum tipo de conserto no carro , pra mim era obvio que meu carro tinha algum defeito no motor mais eles simplesmente ficavam 1 semana com o carro e dizia que estava tudo normal e que o consumo dele era este mesmo … depois disso nunca mais compro carro vw e já consegui convencer varias pessoas a não comprarem tb …

      • Duda Haddad

        Tive um 2007 que era muito bom. A única coisa q eu nao gostava era a 5 marcha curta na estrada. Andando bem ele ficava bem gastador. Não sabia dessa mudança nos polo 2009.

      • iCardex

        Reza a lenda que de 2002 para cá, a VW já alongou a relação de marchas do Polo 5 vezes!

        • Filipo

          Isso é verdade!

      • Chicão

        Errado. Ficou com menos torque em baixa.
        O antes do VHT do Polo tinha mais torque em baixa, fazia mais barulho e consumia um pouco mais.

        • Thales Sobral

          Vê as específicações.

          • Chicão

            Já vi.

    • Anderson Lemos

      To de cara com o consumo deste 1.6… Ta fazendo quase a mesma coisa que meu Ka tricilindrico. 12/19 cidade/estrada!!

  • Davidsandro18

    Sem ser hipócrita, é um carro honesto… Se pudesse trocar de carro agora, pegaria um também… tenho o mesmo desconto de funcionários da VW, e um sportline com teto e tudo ta na faixa dos 45 mil reais, nesse valor não compro nem um Onix LTZ

    • Elves

      Acho que é um carro que pode ser comprado sem medo! O novo Sportline mesmo é lindo! Branco fica show, o teto é um detalhe a mais. Na minha busca até achei modelos com teto, porém ou o preço não fechava ou o estado de conservação estava ruim!

      • Daniel Mietto

        Só faltou uma informação. Como tudo que tem “Sport” no nome aqui no brasil, é considerado um carro esportivo, o preço do seguro dessas versões geralmente são mais altas. Quanto ficou o seguro dentro do seu perfil? Obrigado!

  • pedro rt

    e um bom carro mas prefiro o golf ou entao um corolla

    • Alfredo Araujo

      Com 32 mil ? Talvez vc compre um Golf 2006… ou quem sabe um Corolla 2003.
      Realmente essas duas opções são melhores que um Polo 2010

      • Thales Sobral

        Ou ainda um BMW série 3 da década de 90, que é muito mais carro e é um bmw blal bla bal balba huehuehue brbr

        • CorsarioViajante

          kkkkkkkkkkk perfeito!

        • mariostefa

          E se quiser tenho uma BM 99 pra vender.

      • Minerius Valioso

        Acredito que um Corolla XEI AT 2006 seja encontrado, mas ele é muito caro no mercado por causa da demanda.

      • Wagner Lopes

        Nossa, pegar um golf 2006 ou um corolla 2003 no lugar de um polo 2010….você tá com o modo irônico ligado né???

        • Alfredo Araujo

          Deu para perceber ?? kkkk

    • Elves

      Pedro, eu tambem prefiro um Golf ao Polo, como comentei no relato, até achei Golf 2009 por 35 Mil, porém a KM do carro era muito alta, e o estado de conservação péssimo! Vlw

      • Netovski

        Tudo no Golf é bem mais caro, principalmente o seguro.

        1.300 de seguro nem em sonho, principalmente em carro usado e com 24 anos.

        Tenho 32, solteiro, 0km que é onde se tem o menor valor do seguro e pro Golf pago 3.500 de seguro e franquia de 4.500, abrindo mão de algumas coberturas como carro reserva. Foi o melhor que consegui, cotei umas 10 seguradoras diferentes inclusive a da VW. Os valores ficavam todos acima de 5k e vários na faixa de 8.

        Você é feliz e não sabe rs

        Se pegasse um mk4 usado, 10k+ de seguro, o que na prática é uma maneira educada da seguradora dizer “não fazemos seguro do seu carro.” rs

        • Elves

          Caramba! Realmente! Muito alto o valor!

  • Thales Sobral

    O Polo é um carro sensacional. E nesse preço que você pegou, não poderia ter escolhido melhor. Parabéns.

    • Elves

      Vlw! Estou bem feliz com o carro mesmo!

  • Lesilco

    Faltou dizer o custo do seguro, vc fez?

  • Julivan Arantes da Silva

    Eu comprei esse Polo quando foi lançado, em 2006. Achei o visual bacana e tal, mas meu sentimento foi de frustração pouco tempo depois da compra. Não passava de um Golzão. Por dentro é deprimente… foi meu primeiro carro zero e também o carro que menos tempo fiquei. O Polo é honesto, responde bem, mas não deu tesão.

    Troquei por um Punto 1.4 manco, mas fiquei feliz com a troca. Volkswagen é uma marca muito despojada, a Fiat merece estar na frente no mercado brasileiro.

    Nessas idas e vindas da vida, hoje estou com um Honda Civic EXS 2007 (top) que comprei ano passada por 30 mil de um amigo e estou bem tranquilo. É outro nível.

    • Elves

      Pois é, essa coisa de achar bonita ou não, é uma questão de gosto particular mesmo! Por exemplo eu prefiro o painel do Polo ao do Punto (primeiro modelo) não consigo gostar daquele tom de laranja do painal, talvez por eu ja ter tido um palio que tem o mesmo padrão de cor! Mas vlw pelo seu relato!
      Agora Civic realmente não temos o que falar, uma nave! Por 30 Mil, muito barato mesmo!

    • CorsarioViajante

      Era um golzão que tira 4 estrelas no Latincap em 2006. O_o

    • Marcelo Alves

      O Polo é um mini-golf, pra ser um Golzão tem que piorar muito hehehe.

      Aqui foi o contrário, minha irmã em 2007 trocou de carro e estava em dúvida entre Polo 1.6 e Punto 1.4 ELX. Acabou pegando o Punto e se arrependeu, ficou um ano com o carro e passou pra frente, o acabamento do Polo é melhor, os materiais usados também, a qualidade de audio dos auto-falantes originais nem se compara, mas o que pesou mesmo foi aquele motor 1.4 insuportável, se ela tivesse pego o 1.8 HLX por 3k a mais seria diferente…

      Mas eu concordo que a Fiat quase sempre sai na frente na hora de disponibilizar novos equipamentos nos carros, naquela época acho que ela foi a primeira a disponibilizar AB2+ABS no Punto por 2 ou 3 mil reais, não fosse por isso acho que VW só faria isso no Polo lá por 2009 ou 2010, fora os comandos de audio no volante, etc…

      Eu tô feliz com meu Polo 1.6 2008/2009, o carro é muito gostoso de dirigir. E não pretendo trocar porque ele não me dá dor de cabeça e já tem todos os opcionais de segurança, ar digital, etc..

    • Netovski

      Não vejo nada de deprimente no interior de um Polo. Principalmente se tiver Climatronic, algo que nem o Fox com opcionais de 70k tem.

  • william

    belo carro,tenho 18 e pretendo pegar 1 (parecido com esse ou com o farol estilo mercedez),um ponto que você poderia falar é se o seguro dele é muito caro

    • Elves

      Pode ir sem medo! Realmente recomendo o carro! Só fique esperto com a procedencia do mesmo, mas isso é para qualquer carro! Vlw

    • Thiago_NCO

      Pro seu perfil, certamente seria, amigo. Seguro pra galera de 18 anos é absurdamente caro.

  • Assunção

    O Polo é um carro muito bom.
    Tive dois sedans 0km sendo o último 08/09 com motor VHT, que realmente melhorou o torque em baixa e deixou o carro mais econômico.
    Hoje temos um sedan médio em casa e estou cogitando comprar um Polo Sportline 2011 ou 2012 como segundo carro.
    O Polo foi um carro que deixou saudades, uma delícia para viajar e como as portas são “blindadas” (tem uma chapa de aço extra) se trocar os auto falantes originais por 02 kits duas vias mais um subwoofer pequeno fica um som interno de excelente qualidade.
    Parabéns pela compra.

    • Elves

      Vlw! Obrigado pelo seu relato! O som do meu ainda é original, e tem uma qualidade muito boa! Do geito que ando aumentando o volume logo alguma caixinha vai estourar, aí penso em colocar algo de melhor qualidade! Sobre o SUB, todos os meus antigos carros tive SUB no porta malas, dessa vez vou tentar ficar sem, mas que sinto falta de um grave eu sinto!

      • CorsarioViajante

        Não estoure sua caixa não… rs O polo é bem sólido, mas se começar a desmontar para instalar outros equipamentos terá dor de cabeça.

      • Assunção

        Põe os kits duas vias e um ou dois subs daqueles fininhos debaixo do banco do carona e do motorista que fica bom. Não é como um sub instalado em uma caixa acústica no porta malas, mas fica bom. Fiz isso no meu carro atual, melhora bem o grave.
        Abraços.

        • Elves

          Poxa, nunca tinha pensado assim, colocar umas fotos pra gente ver ai como fica! Vlw

          • Lucas Carniel

            Instala um Sub amplificado , liga no auto falante da porta e no pos chave. Fica perfeito pro som original.

  • Charlis

    Muito bom seu relato.
    Eu tive um Gol Power 1.6 2009 completo, comprado zero km por R$ 37900,00 (hoje, da pra comprar o 1.0 por esse valor).
    Mas creio que o meu Gol veio premiado quanto ao consumo dele.
    Andava muito no alcool com ele, mas o consumo era muito ruim na estrada, na casa dos 8, 10 km/l, e a gasolina nunca acima dos 14km/l…
    E as revisões, incrivelmente caras.
    Hoje, um dos meus carros é um Civic 2014 MT, consigo médias de 16, 17 km/l na gasolina, e 12, 13km/l no alcool (sempre estrada).
    Não tem como comparar ambos os carros, em nada, mas… pensar que ele anda MUITO mais, e gasta muito menos, é complicado.
    E por incrível que pareças, as revisões também são muito mais baratas.

    • Elves

      Olá! Obrigado!
      Poxa, acho que voce foi premiado mesmo! Pois conheço um cara que tem um gol power 2009 também, e consegue médias melhores que eu, por ser um carro mais leve. Segundo relato dele, ele já obteve média de 14 km/l na cidade com ar OFF

      rsrsrs entendo quando voce fala de um carro que deveria gastar mais e acaba sendo mais ecômico, eu passava muita raiva com meu Palio fire, tendo que viajar a 100 km/h sem ar condicionado e meus amigos de carros 1.6 conseguindo médias melhores, andando mais rapido e com mais conforto.

    • Marcos Lopes

      veja meu relato mais a cima também ganhei esse premio !!!
      o meu na estrada nunca passou de 11km/l na cidade minha melhor media era 6,8km/l ( sempre na gasolina pois com álcool ele ficava com autonomia de motinha… )

      Atualmente também estou com um civic lxr (ago/2014 modelo 2015 ) o que mais impressiona (positivamente ) nele é o consumo faço normalmente 11,5km/l – a 16 anos no mesmo trajeto casa-trab-casa [35km aprox] semanalmente faço medições e é realmente incrível um carro 2.0 (at) ser tão econômico .

      só fiz 2 viagens com ele ( rj-maua-rj) nas 2 ( medias aproximadas ) na ida ( subidas ) fez 15,2 km e volta 16,7 km/l .

      • Charlis

        Sim, o Civic é um monstro no consumo mesmo.

        Essa foi uma viagem no interior de SP, 180 km de pista.

        • Marcos Lopes

          pois é … tem gente que não acredita . só tive um carro 1.0 ( um gol 95) nunca nem em sonho ele chegava perto disso … mais gostava dele na época . só o g5 com o tal vht que era um lixo dos lixos mesmo ainda mais depois que descobri que manutenção só fora da ccs pois nas ccs a unica coisa que eles sabem fazer é trocar óleo e filtros …

    • Marcos Lopes

      revisões e seguro tb …
      em 2009 meu g5 1.6 ( ‘completo’ ) o seguro saiu a 3500 …
      no penúltimo carro o seguro q fiz ( ranger ) saia a 3400..
      no civic que custa 3x o preço do valor q vendi a ranger o seguro foi 2300 …
      vai entender …

    • Vitorugo V.Oliveira

      Nossa Charlis, seu gol deve ter vindo premiado mesmo.
      O meu power 2009 faz no alcool 7,5/8km/l na cidade e 11km/l na estrada.

  • Elves

    Realmente acabei me esquecendo do seguro!
    É a primeira vez que fiz seguro de um carro, e realmente o preço é alto! Justamente como comentado essa sigla “Sportline” realmente vale muito no seguro!
    Meu perfil na época 24 anos, solteiro, unico motorista, garagem em casa, faculdade e trabalho, prêmio de 2.500,00 com a franquia reduzida de 1050,00.
    Me surgio a seguinte opção também, Prêmio de 1.300,00 porém franquia de 3.000,00

    Acabei pegando a franquia reduzida

  • Tiago

    Compra racional. Apesar de eu nao gostar da aparencia, deve ser um carro bom, completinho e robusto.
    Eu só teria optado em levar um Astra por causa do motor e por achar mais bonito.

    • Nícolas Souza Gomes

      taí uma boa opção também – o Astra. Só que todos os caras que conheço que já tiveram, ou têm Astra reclamam do consumo na cidade. Tenho medo de ser uma cilada. Mas, tem motorzão e muito mais conforto. Pra quem não tem essa preocupação ou usa pouco o carro, creio que valha a pena.

      • CorsarioViajante

        Vale a pena entrar num. Eu fiquei horrorizado com o painel. Não que o do Polo seja “moderno”, mas acho que envelheceu muito melhor que o painel do Astra. Daí é gosto de cada um.

        • Elves

          Na minha opiniao o painel do Astra me lembra muito os carros com anos em torno de 90/00 tipo vectra, celta etc! Mas como dito isso já é questão de gosto. Eu acho o Astra lindo por fora só, por dentro não gosto!

          • João Martini

            Igual eu com o Golf 4. Lindo por fora, mas por dentro..

  • DINEIROO

    Os carros do pessoal aqui do NA, na questão consumo, fazem milagre (não estou falando do Polo em questão).

    • iCardex

      Eu aqui também fico observando. Comprovar que é bom, não vejo nada.

      • Elves

        Por um acaso achei uma foto batida dessa viagem que fiz para a praia que não passei dos 100km/h a foto já era chegando na praia, e por isso de estar em torno de 70km/h

        • iCardex

          Elves isso aí é consumo instantâneo. Qualquer variação na pista
          (inclusive a resistência do ar) influencia neste valor. Senão, vou
          postar o Golf fazendo 89km/L ou 3.8km/L, no instantâneo também. Consumo médio é o resultado da distância deslocada pelo combustível consumido. As médias finais mais persistentes do Golf, na minha realidade de trânsito, é 17km/L. A média GERAL do veículo (60 tanques) é 15,6km/L. Como sempre bate com o computador de bordo já até parei de conferir via software.

          • Elves

            Alan, se voce olhar no lado direito do indicador do consumo, existe uma bolinha cruzada, que indica que esse é o consumo médio do trajeto, além desse também tem o marcador de consumo instântaneo, o qual eu uso frequentemente para controlar meu modo de direção, esse sim sofre variação conforme o pé, e relamente em descidas de morro marca 89km/l. Esse com certeza o que eu mostrei é o consumo médio, tem até videos no youtube mostrando as funções do CB do polo e explicando esses dois marcadores. Vlw abraços!

            • iCardex

              Ah! Certo! Mas você mensurou o consumo apenas em IDA?

              • Elves

                Sim, esse consumo foi chegando na praia, cerca de 70 KM de viagem, e este é o consumo referente a ida só. Como comentado, não passando de 100km/h ficando na casa dos 90 km/h. Geralmente ando em média de 120km/h conseguindo o consumo de 15,0 – 14,0km/l

                • iCardex

                  Consumo excelente!

  • Minerius Valioso

    Gostei do relato. Melhor ainda que vai servir para quando a família trocar de carro. Parabéns pela evolução. Cuide bem dele.

    Falando em carros pequenos, qual deles vocês indicariam: VW Polo, Honda Fit ou Citroën C3? O objetivo é pegar um carro com bom acerto de suspensão, direção e desempenho, sem consumir tanto e deixar os passageiros com dor nas coxas e pernas em viagens, com boa atuação na cidade e estrada. Existe diferença de custo de manutenção entre eles? É verdade que a direção assistida da primeira geração do Fit é pesada em baixas velocidades?

    • Elves

      Muito obrigado!
      Referente a sua dúvida, só posso te ajudar com o que falei sobre o Polo.
      Porém se espaço for algo importante pra voce, vai de FIT.
      O C3 nunca dirigi, mas acredito que entre os 3 tenha a manuntençao mais cara!
      Donos de C3 poderão te ajudar!

      Abraços

      • Depois do Up!, o C3 é considerado o que tem a manutenção mais barata do Brasil.

        • Elves

          Essa sim é uma informação que eu não sabia! Normalmente peugeot e citroen são criticados pelas peças de alto custo…

          • Tive um C3 por 4 anos e não tive nenhum problemas. Nunca precisei trocar nada além do básico.

    • Rodrigo

      Posso opinar sobre o Polo (meu sobrinho tem um 2006) e sobre o Fit de primeira geração (CVT, minha sobrinha teve um): o espaço interno do Fit é bem maior, mas o Polo é mais ágil, tem um motor maior e a direção é mais pesada que a do Fit. Mas o Fit tem a suspensão mais “seca”.
      O consumo do Fit é pouca coisa melhor (o Polo é flex e o Fit era só gasolina).
      Em termos de seguro e manutenção, o Polo só custa mais no seguro, pois em manutenção o Fit requer mais dinheiro, principalmente quando for trocar velas (8 no total) e óleo da transmissão CVT.

      • Minerius Valioso

        Lembrando que estou levando em conta o Fit com o motor 1,5 litro VTEC.

        • 4lex5andro

          entre polo 1.6 e fit 1.5, os dois sendo flex, o carrinho da honda ganha em consumo ..

    • CorsarioViajante

      Espaço atrás não é o forte do Polo. Adulto ficará um pouco apertado.

  • Daniel

    Acho o Polo um carro bem interessante. Mas por esse valor, uma Grand Tour me faria mais a cabeça. Boa sorte com o novo carro amigo. Que lhe traga só alegrias.

    • Elves

      Obrigado Daniel! Realmente a Gran Tour é uma nave! Meu amigo tem uma, olha só!

      • DINEIROO

        Sem querer ofender, mas “manolaram” o carro.

        :(

        • CorsarioViajante

          Aêêê alguém teve coragem de falar o que todo mundo pensou! rs

          • iCardex

            Me segurei!

        • Elves

          kkkkkk sim sim ele sempre rebaixa os carros que tem, eu particularmente nunca tive carro rebaixado, nem pretendo fazer o mesmo!

  • CorsarioViajante

    Tenho um 2009, vai por mim: cuidando bem vc chega nos 120.000km como eu sem dor de cabeça.

    • Elves

      Acredito em voce! Meu está com 56 mil e uns quebrados, mas resolvi fazer a revisão de 60 mil já, claro fora da CSS, foi trocado, correia, oléo, pastilha de freio etc e o mecanico só elogiou o carro! E disse o mesmo que é um motor que se bem cuidado não vai encomodar!

      • CorsarioViajante

        E fique esperto, as peças originais do Polo são muito boas, duram muito. Então evite trocar se não precisar mesmo.

        • Elves

          Vlw pela dica !

    • Chicão

      O meu de foi vendido com 170mil km sem NUNCA ter dado problema =D

  • Igor da Silva Nascimento

    Tenho 18 anos e começo a trabalhar esse ano. Daqui 2 anos vou comprar um usado. Estava na dúvida sobre o Polo, mas seu relato me tirou algumas dúvidas. Vai ser meu primeiro carro com certeza. Obrigado pelo relato. Parabéns pelo carro.

    • Elves

      Obrigado Igor! Legal cara! pode ir sem medo! Hoje posso dizer que o Polo foi um “sonho” realizado, eu já era gamado no carro desde meus 18 anos.

  • Alex Alves

    Eu pegaria um Nissan Tiida,espaçoso,economico…unico problema que tive e tds os Tiidas tem é o barulho na caixa de direção,enfim burakeiras do Brasil!

  • Nícolas Souza Gomes

    penso em trocar meu atual corsa hatch 2010 por um polo sedan +/- 2012. No meu caso, o porta malas vai ser muito bem vindo. E essa de ter ar digital… isso deve ser muito bom. Regulagem de altura e profundidade do volante também, ainda mais no meu caso que tenho 1,90 m – quanto mais opções de regulagens, melhor a posição de dirigir e menos cansativas as viagens.
    Já com relação à saída de linha, a mim não afeta, pelo contrário, de início ( no próximo ano ou até nesse mesmo) o carro vai desvalorizar um pouco, facilitando a compra e depois de uns três ou cinco anos comigo, isso não vai fazer tanta diferença, pois “sair de linha” assusta o mercado no início, mas o sujeito que vai comprar um carro com uns 10 anos de uso, pensa mais na mecânica do que em tendências de mercado.

    • Elves

      Sim, tenho 1,83 e fico muito confortavel no carro! Esse ar digital é ótimo! Tem a opção AUTO, que voçe escolhe a temperatura e o própio ar controla a velocidade do ar conforme a necessidade, com o passar do tempo o ambiente vai resfriando e o ar diminui a velocidade, não congelando quem ta dentro.
      Sobre sair de linha também não me importo muito não!

  • Carlos Polesello

    Se o cara com pouco tempo com o carro escreveu isso, imagina se eu for escrever nos 11 anos e 6 meses que passei com 5 Polos que tive. Vai ser um livro. Mas vou resumir em poucas palavras. Ótimo carro.

    • Elves

      kkkkkkk tambem achei o texto um pouco grande! Cara Show de bola!

  • parlo

    Tive um…e teria outro sem nem pensar.

  • Hugo Ribeiro

    Eu tive um polo 2008, fiquei com ele de fevereiro 2011 à julho de 2014. Era completo porém não era o sportline e foi um excelente carro. Rodei com ele até os 140.000km (daí a necessidade de troca) e apesar de algumas visitas ao mecânico por rodar cerca de 35.000km por ano ele sempre foi um ótimo carro. Acho que você vai gostar bastante dele. Eu sai de um gol 1.0 g5 para o Polo e foi a melhor coisa que fiz. O carro é bastante acertado e tem um visual bonito. Troquei por um gol power 1.6 por questões financeiras porque se não iria pegar esse polo novo.
    Sempre consegui médias de 10-10.5 com ar ligado. Se andar tranquilo dá pra fazer 11.5 na cidade. viagens já consegui fazer 15 andando tranquilo, mas se andar normal (100~120) dá pra fazer 13 com o carro cheio. As manutenções não são caras e o único problema crônico do meu polo era a bucha. Tive que trocá-la 5 vezes em 3 anos!! Não é cara mas foi a única dor de cabeça

    • CorsarioViajante

      Que bucha? Do motor? DO câmbio? Ou da suspensão? O segredo da bucha da suspensão é trocar pela em “x do crossfox”, depois nunca mais deu problema.
      Pergunto da do motor e do câmbio pq eu tive que trocar, mas acho que pelo meu ser 2.0.

      • Elves

        Hugo Obrigado pelo comentário! Realmente a diferença de quando vc sai de um 1.0 pra um carro superior é gritante! Sobre as buchas acredito que são as da suspensão! Pesquisei sobre o assunto, e como comentado acima é só trocar pela do Crossfox, mas em um outro blog de oficinas achei também que os modelos 2010 pra cima já vem com essa buxa de crossfox de fábrica! Abraços

  • Fabricio d

    Focus 2009 também era uma boa pedida.
    O trajeto que você faz na cidade deve ser com poucos sinais né, pq o consumo variou pouco pra estrada.

  • Renaaato

    Tive um igual e fiquei 3 anos com ele. Nunca tive nenhum problema. o carro é excelente e ainda sinto saudades dele… rs
    Parabéns pela aquisição.

    • Elves

      Pow vlw! Fico feliz em saber da qualidade do carro!

  • Chega_de_Ignorância

    Um ótimo carro.
    E também uma boa escolha pra se comprar usado.
    Golf usado em geral é 8 ou 80: ou o cara compra, roda um ano ou menos e já vende (quem troca muito) e/ou apaixonado por Golf e cuida do carro como se fosse filho, OU os caras moem sem dó nem piedade, rebaixam, colocam pneu xing ling, entopem o carro de som, rodam que nem doidos em estrada ruim (muitas vezes com a suspensão alterada)… Eu não cogitaria a compra de Golf usado, só se fosse de um parente ou amigo íntimo.
    Já o Polo é um carro mais racional (e conserva todas as ótimas qualidades do Golf).
    E o Sportline, sem dúvidas, é muito bem equipado e bonito.

    • Elves

      Obrigado pelo comentário! Realmente GOLF é muito complicado de achar um bom. O polo chega próximo ao GOLF nos itens e etc porém em espaço é pouco maior que o GOL só. Abraços!!

      • 4lex5andro

        primeiro, parabenizar o confrade pela aquisiçao, e nao ceder a moda de comprar carro zero ..

        o polo é um dos melhores carros já produzidos pela volks brasileira , só comparado ao golf 7 talvez ..

  • Revoltado

    Bonito, faltou ai pra mim a lanterna de neblina.

    • Franklin Diego

      Mas o dele tem :)

      • Revoltado

        lanterna nao tem

      • Revoltado

        Lanterna é a traseira, ao lado da seta do lado esquerdo.. olha a chave de farol so tem o farol (dianteiro) de neblina, traseiro nao tem

      • Elves

        Ele ta certo, o meu Polo, tem luz de milha mas não tem luz de neblina, sendo assim tem duas luz de ré! :D

        • Franklin Diego

          Ah sim, é verdade. Achei que estivesse falando do dianteiro :D

  • Jorge

    Eu gostei do porta copos que sai do painel.
    Quando fui trocar o meu carro anterior, cheguei a olhar o Polo mas o zero km saia muito caro (acima de R$50 mil) e não achei nenhum usado em bom estado na minha cidade.
    Excelente escolha, bom divertimento com o carro novo!

    • Elves

      Esse porta copos realmente é muito util, do outro lado tem um porta cartão, esses que voce retira de estacionamentos pra pagar depois, no começo pensei que seria inutil um treco desses, mas hoje acho muito bom!
      Obrigado pelo comentário! Abraços

    • Netovski

      Talvez um dos problemas do polo é que nessa época tinha golf mk4 com o mesmo motor pelo mesmo preço, aí pra alguns a categoria talvez pesasse mesmo o Polo oferecendo mais itens.

  • Revoltado

    Parabéns pelo carro, sua história se confunde com a minha, eu tive um Polo Sportline 2009 porém, de diferente do seu o meu nao tinha o Climatronic mas tinha a lanterna de neblina, tinha o 3º encosto de cabeça, tinha também outras bobeiras tipo o 3º quebra-sol, porta óculos, e etc, quando comprei ele tinha quase 75mil km, e vendi a pouco tempo com 136mil km, e rodei com ele 18 meses trocando apenas óleo e filtros, nada mais tive que fazer no carro, excelente carro ainda nao sei como o pessoal fala mau dele, e hoje to sem carro e pesquisando meu proximo e digo, vou comprar outro polo porém mais novo. manutencao nada que assuste, consumo muito bom por se tratar de um carro pesado, dizem ser ultrapassado eu acho o contrario ainda chama muito atencao e vou comprar um com teto acho loko demais

    • Elves

      Realmente, a versão com teto é muito linda! Uma pena estar fora do meu orçamento na época mas eu babo nesse modelo:

      • Revoltado

        Nossa, que top…. puts!
        Mas o seu ta de parabéns, tive um muito parecido com o seu, o carro é bom mesmo, nao bate nada, nao da manutenção, bebe pouco em relação aos 1.0 com certeza é um excelente carro com ótimo custo x beneficio… e to pesquisando em breve coloco outro na minha garagem lá, atualmente minha esposa ta utilizando com aquela carniça de New March SV

  • Ótimo relato. Um bom carro o Polo, pena que a VW trocou pelo Fox. Apenas uma ressalva: aqui em casa, possuímos um Fiat Punto 1.8 com 158.00 mil KM e posso te garantir: esse motor aguenta muito, só o consumo é que deixa a desejar. Manutenção nele é muito tranquila, nunca nos deu problema.

    • Elves

      Vlw! Sobre o 1.8 GM/FIAT realmente acho que o mecanico tem um pé atraz por FIAT, meu amigo comprou um Stilo pouco tempo depois e ta feliz da vida com o carro que também utiliza do mesmo motor do Punto!

  • Corvo

    Parabéns pelo carro. Um automóvel bem construído e equipado. Infelizmente o consumidor não percebeu de suas qualidades e foi morrendo lentamente. Na época desisti de pegar um usado por causa da ausência dos airbags e freios abs (e os pouquíssimos que tinham estavam bem rodados). Fica mais fácil achar a partir de 2011/2012 que se tornou obrigatório em todas as versões.

    • Elves

      Relamente! Tenho a nota fiscal de compra desse carro, é la esta escrito: Polo Sportline + Airbag duplo + ABS. Acredito que eram opcionais na época que o primeiro dono comprou.

  • Guilherme

    Taí um carrinho que eu gosto. Valeu pelo relato.

  • Cidadão

    Tirando a suspensão que é dura demais, o carro é espetacular! O acabamento é bom. O computador de bordo é melhor que o de muitos carros atuais mais caros. E o visual dessa versão Sportline é muito bonito, se diferenciando muito das versões básicas, com frisos pretos e faróis sem máscara negra. Parabéns pela compra!

  • Marcelo Alves

    O Polo é um carro muito bom, agrega praticamente a mesma qualidade do Golf em um carro compacto e tem uma eletrônica complexa desde 2001 e que só agora chegou no Novo Fox por exemplo.

    O meu é um 1.6 2008/2009 com 42 mil kms rodados (rodo pouco mesmo), o carro é muito gostoso de dirigir, meu pai sempre que dirige ele fala que esse carro é muito bom de dirigir.

    O meu não é o Sportline, é o 1.6 com módulo confort (agrega todo o interior do Sedan Conforline, banco traseiro bi-partido com apoio de cabeça para o ocupante central, rodas do Sportline 2008, porta-copos, buzina dupla, etc.. tudo que tem no Confortline na parte de acabamento, porém o console do painel é preto), Ar digital, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, rádio 2-Din e AB2+ABS. Não possui acendimento automático dos faróis.

    E posteriormente os “opcionais” que instalei: faróis de neblina, piloto automático, freios traseiros a disco e sensor do nível de água do lava-vidros.

    Meu consumo não chega a ser tão bom quanto o seu. Na estrada com álcool o máximo que ele fez foi 11,5km/L e com gasolina 14,5km/L (3 pessoas + bagagem leve). Na cidade com transito pesado não passa de 6,5-7,5km/L com álcool e 8-9km/l com gasolina.

    Quando eu trabalhava num local a 9km de casa que não pegava transito nenhum e somente dois semáforos pelo caminho, fazia fácil 9-10km/L com álcool.

    • Elves

      Poxa Marcelo, não é o Sportline, porém conta com ótimos itens de série! Vendo seu consumo ele chega bem próximo memso! Posta aqui no blog qualquer dia desses! Vlw

  • ícaro

    Parabéns pela escolha!!! Eu acho essa 1ª versão do Polo muito bonita e, na ocasião, compartilhava com a versão européia, com leves “capadas”. O acabamento compartilhava com o Golf “4,5”. Abraços

  • Netovski

    Delícia de carro, fantástico. Esse design das lanternas inspirados em turbina de avião era matador foi o melhor design da vw. Quanto ao carro, não à toa dizem que quem tem um Polo só sai dele pra subir de categoria ou partir pra outro Polo.

    Só buscaria uma maneira de trocar esse backlight azulão por um âmbar.

    Felizmente esse azulão ficou no passado da volks (e no presente para hyundai e chinas)

  • Mauricio L.

    Tive um Polo Hatch como primeiro carro, foi em 2007 esse modelo, porém não tinham todos esses itens no carro, mesmo assim deixou muita saudades, é um carro bem acertado que sem dúvida me atendeu muito bem. Realmente amigo é uma pena que a vw tenha parado no tempo em alguns modelos, ele e o golf foram esquecidos por um bom tempo, então a vw trouxe o novo golf e descartou o polo de vez =/.

    • Elves

      Realmente um pena!

  • Marco Bonato

    Comprei um Polo Sportline Imotion 2014 (sou portador de necessidades especiais e não consigo efetuar torcas manuais) branco, com os seguintes opcionais:
    Rodas 16″, volante multifunção em couro e sensor de chuva e crepuscular.
    Com descontos de IPI e ICMS o valor pago foi de R$ 42.731,59, sem as isenções o valor normal seria R$ 56.228,59.
    Na época fui muito criticado pelos “entendidos” em carros, e hoje vejo que fiz uma boa compra e estou muito satisfeito com o carro!
    Pretendo revender até o final do próximo ano, quando poderei solicitar um novo pedido de isenção( o comprador é obrigado a ficar no minimo 2 anos com o veículo), e sinceramente, acho que será difícil achar um carro à altura.

  • Marcos Souza

    economico esse motor da vw. não achei que fosse tanto…ganha de muito 1.6 “moderno”…

    • Elves

      Eu realmente me assustei com o mesmo! Mas vale lembrar que o pé do motorista influencia mesmo, principalmente na cidade. Por ex. do mesmo modo que consigo médias de 12km/l na cidade, consigo também fazer 8km/l para me educar com o modo de dirigir, eu deixo no consumo instatanio no computador de bordo, e vou dosando o pé conforme ele marca no consumo melhor

  • Polo 1.6 fazendo 14 km/l rodando a 130 km/h? Só se for na descida da serra. Fora isso, nem ferrando.

    • Elves

      Vale ressaltar que a velocidade média é de 130km/h mas não que fico a 130 km/h por hora constantes, temos que lembrar que existem curvas e carros a sua frente que não lhe permitem isso. Não é descida de serra, o trecho de jaraguá do sul para o litoral é todo plaino, sendo 60% em pista duplicada.

  • Anderson Moraes

    MEu pai tinha um sedan desse, só que na versão Comfortline (a top do modelo MT).

    Realmente, era um ÓTIMO carro…ele vendeu pra pegar um HB20S completo…
    Se arrepende amargamente até hoje..
    Já falei pra ele trocar por um Corolla…vai sentir a diferença

  • O Polo, em minha opinião, é sempre uma ótima escolha. Carro com dirigibilidade ótima, muito bem acabado em seu interior e na montagem externa, bem equipado. Um projeto muito feliz, sem dúvidas. Se tivesse entrado no Brasil em um preço mais competitivo, teria feito história no mercado.

  • Marcos Wild

    O único da sua categoria que obteve 4 estrelas no teste de colisão e carroceria do LatinNcap.
    Só lembrando que o Vovôrolla brasileiro, que é de categoria superior, também obteve 4 estrelas no mesmo teste.

  • Elves

    Sobre consumo, achei uma foto que bati dessa minha ida para a praia que não passei dos 100km/h, na foto eu já tinha chegado na cidade e por isso eu estava a 70km/h ( antes que alguns falem que a 70km/h conseguem 30km/l rsrsrs) Abraços!

    • CorsarioViajante

      Indo de SP para Campinas, pela Bandeirantes, andando a 100km/h, faço isso com meu Polo 2.0. O duro é o saco de andar a 100km/h… rs

  • Ricardo

    Galera fica falando que Gol, Polo, Onix, etc são ultrapassados como se os concorrentes “modernos” atuais tivessem a mecânica muiiito mais superior, além de umas firulas eletrônicas!

  • Matheus

    Fez um ótimo negócio amigo! É uma pena a vw não pensar em seu futuro. Pode pedir para os donos de polo, a maioria de quem tem ou teve vai elogiar muito o carro. Temos em casa um highline sedan 1.6 2003, um dos primeiros desse novo modelo, pegamos ele fazem 5 anos de única dona e com 50 mil km. Hoje está com 104 mil km. O carro é demais. Anda bem, super esperto, tendo um ótimo consumo e fantástico de se dirigir. É confortável, com acabamento de carro superior. E em termos de equipamentos é muito completo, com bancos de veludo e 5 apoios de cabeça, direção eletro-hidráulica progressiva, ar digital inteligente, computador de bordo com várias funções, diversos porta-trecos, só faltou mesmo os airbags e abs, que na época poucos pegavam. Meu pai já comprou outro carro e esse polo vai continuar na família. Todos que andam comigo ficam espantados quando digo que já possuí 11 anos (foi tirado 0km na metade de 2003). Não “bate” nada. E desde que compramos só deu a manutenção preventiva necessária e as trocas de componentes devido ao uso. Manutenção muito barata. Inclusive na concessionária VW onde faço as manutenções até hoje. Deu menos manutenção que o celta 2007 que tivemos antes. Realmente o polo só me dá alegria. Se puder vou tentar postar minha experiência com ele. Abraços

    • Elves

      Sim sim, é bem isso. já compartilhei informações com outros donos e é só alegria :D
      Faz um relato e posta aí, será legal!!

      Abraços

      • Matheus

        Agora lembrei do seu Polo. Parabéns também pelo carro, muito bonito.

  • Georlandio Oliveira

    Estou indo comprar um Polo amanhã, obrigado pelo seu feedback, já ajudou em alguma coisa!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend