Matérias NA Montadoras/Fábricas

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

Todo mundo sabe que o site de reclamações Reclame Aqui se tornou uma grande ferramenta de utilidade pública para aqueles que precisam reclamar sobre um produto, atendimento ou serviço. O registro de reclamação é totalmente gratuito e eles ainda abrem espaço para que as próprias empresas possam retornar os clientes com um posicionamento.


O site conta com categorias onde é possível encontrar reivindicações de diversos setores como: academia, aplicativos, aeroportos, artesanatos, bancos, cartórios, etc.

São levados em consideração pelo Reclame Aqui na hora de avaliar uma empresas, os seguintes critérios: índice de resposta, média de avaliações, ou seja, a nota do consumidor, o índice de solução e o de novos negócios entre empresa-consumidor.

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui


Com a popularidade do site, é possível encontrar todo tipo de crítica, inclusive a automotiva. Eles fornecem uma lista apresentando as montadoras com as piores taxas de reclamações na plataforma.

Nessa categoria, automotiva, é possível encontrar a melhor fabricante, onde todas as queixas são respondidas, tem as piores, as mais reclamadas e depois dividido por: problemas mecânicos, serviços não inclusos na garantia, peça de má qualidade, danos ao veículo, dentre outros.

O Notícias Automotivas procurou o Reclame Aqui para saber a quantidade de reclamações que o site recebe na categoria das montadoras. Seguem alguns dados que recebemos das reclamações feitas entre 2015 e o dia 15 de fevereiro de 2018:

– 2015: 5.363 reclamações
– 2016: 11.878 reclamações
– 2017: 14.840 reclamações
– 2018 até 15/02: 2.575 reclamações

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

A Subaru é a única fabricante automotiva, isolada, com a melhor taxa dentro do site. Em todos os casos que verificamos, não há registros de consumidores sem respostas. Ela possui uma porcentagem positiva de 83,9% dos problemas resolvidos e 100% respondidas. A montadora japonesa leva cerca de 7 dias e 12 horas para dar um retorno ao cliente.

A fidelização ainda se destaca, segundo os dados do RA, clientes que voltariam a fazer negócio com a Subaru somam 76,5%, sua nota pelo atendimento prestado é de 7,52. Uma boa parte das reclamações estão relacionadas à problemas mecânicos, propaganda enganosa e devido ao mau atendimento.

Infelizmente, nem todas as montadoras possuem uma ótima pontuação no site. Fizemos um levantamento dentro do Reclame Aqui para encontrar as montadoras com mais reclamações e as piores em nível de tempo de resposta, sem retorno, índice de solução, entre outros quesitos.

1) Ford

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

A Ford lidera o ranking como a mais reclamada, um dos principais problemas está na recorrência deles, seguido por conserto mau executado e danos ao veículo.

A sua taxa de resposta é bem alta, chegando a 91 dias e 2 horas, cerca de 3 meses para o cliente receber um posicionamento por parte da empresa. Em 2017 o tempo médio de resposta chegava a 100 dias e 1 hora. Encontramos críticas referentes a falta de peça e entrega delas, problemas com o sistema de som, recall e o ruído no câmbio Powershift.

Com 2,18 de nota, muito baixa, a Ford é a pior montadora segundo o Reclame Aqui. Apenas 32,3% voltaria a fazer negócio com ela e o seu índice de solução é de 49,5%. Com um total de 4.194, 634 não foram respondidas.

2) Chevrolet

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

Já a Chevrolet é avaliada como “ruim” no site. Possui 84,3% das reclamações atendidas e 45,7% voltariam a fazer negócio com ela. Seu tempo de retorno ainda é alto, são 133 dias e 15 horas.

A Chevrolet lidera em problemas mecânicos, serviços não inclusos na garantia, peças de má qualidade e em problemas elétricos.

3) Renault

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

A Renault entra no Top 3 como a montadora que mais recebe queixas, mesmo assim obtém uma média “Regular”. Sua nota de atendimento também é satisfatória, são 97,7%, ou seja, uma grande parte foi respondida. O tempo de retorno também é alto: 17 dias e 18 horas.

Eles ainda lideram nos casos de garantia com 300 em todo o Brasil. Em 2017 ela teve uma avaliação “boa”, com 100% das reclamações atendidas.

4) Volkswagen

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Em nível geral, a Volkswagen possui uma baixa avaliação devido ao número de ocorrências não respondidas. De 6.276 apenas 2.881 recebeu retorno da empresa. O tempo de devolutiva é de aproximadamente um mês. Segundo o Reclame Aqui, são 28 dias e 10 horas, em média.

Em 2016 a porcentagem de problemas atendidos era de 35,0%, em 2017 houve um salto para 90,6%. A Volkswagen resolveu 71,8% das solicitações pendentes.

5) Fiat

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A Fiat também já está na categoria das “não recomendadas”, a montadora italiana conta com mais de 5.900 reclamações com 3.132 respondidas. Ainda é possível ver muitos casos sem retorno e a taxa também não é tão animadora assim porque eles levam cerca de 24 dias e 8 horas para responder um cliente.

A repetição de um problema é um dos fatores mais citados no site. São mais de 130 e só perde para a Ford. Já em problemas elétricos, são 83 reclamações, liderando o ranking dessa categoria.

As outras mais reclamadas: Jeep, Hyundai, Nissan, Toyota, Honda, Peugeot, Citroen, Jac Motors, Audi, Lifan, BMW, Mercedes-Benz, Kia, Land Rover e Chery. A lista completa pode ser vista no site www.reclameaqui.com.br.

Top 12: Ranking com as piores fabricantes segundo o Reclame Aqui:

1) Ford 2,18 de nota e tempo médio de resposta de 91 dias e 2 horas
2) Honda 1,65 de nota. Não da retorno para nenhum cliente
3) Peugeot 3,33 de nota e tempo médio de resposta de 14 dias e 22 horas
4) Citroen 2,74 de nota e tempo médio de resposta de 11 dias e 15 horas
5) BMW 2,51 de nota e tempo médio de resposta de 4 dias e 11 horas
6) Fiat 2,65 de nota e tempo médio de resposta de 24 dias e 8 horas
7) Jeep 2,99 de nota e tempo médio de resposta de 21 dias
8) Mercedez-Benz 2,3 de nota e tempo médio de resposta de 8 dias e 21 horas
9) Grupo PSA – Peugeot Citroen 1,78 de nota e tempo médio de resposta de 35 dias e 23 horas
10) Kia Motors 1,6 de nota. Não da retorno para nenhum cliente
11) Volvo 4,61 de nota e tempo médio de resposta de 21 horas
12) Suzuki 7,48 de nota e tempo médio de resposta de 19 dias

As notas aqui são dadas pelos próprios consumidores.*

 As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

A Toyota não aparece entre as melhores junto com a Subaru, mas conta com ótimos números em atendimento. Em 2016 e 2017 ela foi campeã do Prêmio ÉPOCA Reclame AQUI, se tornando bicampeã como “A melhor empresa para o consumidor – Montadora de Veículos”.

Além disso, ela personalizou a sua página com o logo e informações dos dados de reclamações/contato. Segundo o Reclame Aqui, a montadora japonesa tem média de atendimento de 15 dias e 3 horas, já a própria Toyota apresenta 19 dias e 17 horas. Hoje, a reputação deles encontra-se como “bom”.

OBSERVAÇÃO: Os índices e notas aqui mostrados indicam como a montadora trata seus clientes através do site Reclame Aqui. Não é um indicativo da qualidade da marca como um todo, já que muitas empresas nem mesmo reconhecem o Reclame Aqui como um de seus canais oficiais de atendimento a consumidores. Para ter um quadro mais completo da qualidade do atendimento de uma empresa, vários outros fatores precisam ser observados pelo consumidor. Pode ser que, mesmo com índices ruins no site, fora do Reclame Aqui ela tenha um bom atendimento dispensado aos clientes.

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui
Este texto lhe foi útil??

  • Luciano RC

    Escreve Soletrol e você vai ver o que é ter reclamação. KKKKKK

    • ObservadorCWB

      Não chega aos pés da VIVO kkk zero zero zero de atendimentos via site RA….. só respondem quando vc chama via ANATEL.

      • Luciano RC

        Nenhuma operadora resolve nada… agora a Soletrol lesa seus revendedores, clientes e parceiros.

      • Nicolas_RS

        Uma vez tive problemas com a Vivo, ficava exatamente 10min esperando, quando estava para solucionar a V4d** desligava na minha cara, foi assim umas 3 vezes, quando ele atendeu pela 4 vez, eu de cara falei que iria processar.

        Hoje eu anoto todos os protocolos para não acontecer o mesmo.

        • Walter Augusto

          Eu faço assim: se no meio do atendimento a ligação cai, ja vou direto no site da Anatel. Não tem erro, caiu na Anatel o problema é resolvido.

      • Matafuego

        Prefiro ficar sem internet, tv e telefone em casa a ter qualquer produto da Vivo.

        • Edson Fernandes

          Não que isso possa ser uma olpção a depender do local onde se mora, mas eu hoje fujo tbm da vivo. Não é a que melhor tem sinal, não é a mais barata e nem mais o atendimento tem aqualidade de outrora.

          • Matafuego

            Eu tive essa não-opção desde que a Telesp se tornou Telefonica/Vivo: serviço ordinário e sem concorrência. Quando a Net chegou no bairro, a primeira coisa que fiz foi chutar essa empresa de m*rda.

  • ObservadorCWB

    Caraca…..Hyundai e Subaru nas mãos da famigerada e tão mal falada CAOA….mas com este índice de satisfação ? Vamos aguardar os argumentos do povo…kkkkkk. Do outro lado a tão aclamada Toyota…….

    • Verdades sobre o mercado

      O problema da CAoa até alguns anos atrás era falta de ética e até honestidade, mas sempre investiu na qualidade do pós-venda.

    • Gabriel Araujo

      O grande problema da CAOA são os “golpes” obscuros que aplicam, como o motor do Veloster nacional, e os preços absurdos dos carros zero, mas em termos de pós-venda eles são muito bons. Eu já tive Corolla e fiz uso do pós venda Toyota (muito bom), tive um i30 e o pós-venda da Hyundai-CAOA foi melhor ainda, em todos os sentidos. Atualmente tenho um BMW 116i, e digo a você que é o pior dos 3 pós-venda que estou citando. O pós-venda da BMW chega a ser vergonhoso: eles têm pouquissimas peças em estoque, prometem ligar avisando caso chegue e não ligam, se não puderem te atender no momento, pedem o telefone para retornar mas não retornam, e por aí vai. A sorte da BMW é que os carros apaixonam o comprador, e mesmo te dando dor de cabeça, vc fica viciado no carro e não quer se desfazer, mas se botar na balança e analisar com racionalidade, vc passa menos raiva tendo um civic ou corolla, mas o carro não tem como comparar. Abraço.

      • Mambo Ted

        O pos venda da bmw é ridículo . Pior só as revisões que se o cara acelera um pouco adianta 200 km em 5 min … bmw no Brasil é fria já tive e dificilmente teria outro ( só um m6 me faria mudar de ideia …) Mb tem um pos venda bom , porém o da Audi é o melhor . Hyundai é o melhor entre as comuns . Fiat , vw e Ford beiram ao ridículo .

        • dsralves .

          Tenho um Golf TSI atualmente que comprei zero em 2016 e, embora o carro em si seja ótimo, acho que não voltaria a fazer negócio com a VW. Das duas únicas vezes que precisei deles na garantia foi um parto. Peças que demoram a chegar, concessionária que não te atualiza dos serviços a serem feitos, etc. Tive um Citroen anteriormente que não me dava tanta aporrinhação na hora de usar o pós-venda.

          • Mambo Ted

            Tive 2 vw, não pretendo ter novamente . Audi agendo com 1 semana de antecedência, serviço de no máximo 1h50 min com o carro higienizado. Mb demora um pouco mais e 25 % mais caro.

          • Michel

            Se a gente parar pra pensar, tudo é difícil nesse país, falam tanto dos franceses e tem não vejo nada de mais e nada de menos.

          • Davi Millan

            Compartilho do mesmo sentimento. Eu já tive Citroen e foi muito melhor o pós-venda do que o da VW. Hoje, infelizmente tenho um Up! TSI e digo que não voltarei a pisar em alguma concessionária dessa marca.

            • cepereira2006

              Me apavorei, o carinha não sabia nem trocar o óleo do Up. Parecia que tinham chamado um qualquer na rua, colocaram uniforme nele e botaram para trabalhar, sem qualquer treinamento. O treinamento é em cima do carro da gente.

              • Davi Millan

                Vixe… Ai é complicado hein!
                No meu caso eu sequer fiz a revisão ainda, pois meu carro já apresentou tanto problema com menos de 10 mil km que vou te dizer…

          • ObservadorCWB

            Na família há Golf / Passat e o que mais temos é Tiguan. Mas todo mundo, com exceção de um dos tios, usa os Volks somente no período da garantia…..passou este período é carro para frente. Quem no Brasil realmente conhece os turbo com injeção direta da marca ? Nem os próprios “mexânicos”……não existe conserto. Trocam um monte de coisa sem nem saber exatamente a causa do defeito.

    • TijucaBH

      Subaru é facil de entender: vende meia duzia de carros, todas concessionárias na mao da Caoa e carros de qualidade gerando pouca demanda. Unica coisa que poderia pesar contra a Subaru é que por ter baixo volume de vendas, a tendencia é que o estoque de peças de reposição, principalmente para carros batidos, seja igualmente baixo.

    • Leonardo

      Pós venda da CAOA, via de regra, é melhor do que a trinca alemã. O nível do atendimento é realmente fora de série para o que a gente tá acostumado.

    • O HB20(s), o veículo de maior volume de vendas da Hyundai, não está nas mãos da CAOA, é fabricado e mantido pela Hyundai Brasil sem qualquer vínculo.

      • ObservadorCWB

        O Reclameaqui coloca tudo no mesmo “saco”. Seja HMB ou Hyundai Corporation…. é a mesma coisa que voc comparar um Passat / Tiguan com Gol / Up….. é tudo Volkwagen.

        • Sim, mas nesse caso a Caoa “herda” o bom atendimento da HMB, que é quem tem disparadamente o volume maior de vendas com o selo Hyundai.

          • ObservadorCWB

            Você conhece alguma reclamação CAOA pessoalmente ? Não digo aquelas de tio do amigo do sobrinho da prima ficou sem peças por 90 dias……. E até dias atrás o único “bom atendimento” não vinhas das japas ? Sempre falei que o “senso comum” no Brasil não vale muito não.

            • Não, até porque eu conheço pessoalmente apenas uma pessoa que tinha veículos Caoa (uma Santa Fé modelo antigo), mas não a ponto de conversar sobre carros. E não estou criticando a Caoa em si, apenas constatando o fato de que boa parte do volume de vendas da Hyundai é HMB, não Caoa. Apenas isso. E não sei qual a relação disso com as marcas japonesas.

    • Cássio

      A Honda não responde no site Reclame Aqui, mas ela responde se entrar em contato com as concessionárias.
      Não significa que ela seja pior. Aliás, o “pior” para quem escreveu a matéria inclui a empresa que não responde.
      Dê uma lida no meu relato (comentário) aqui nessa matéria.

      • ObservadorCWB

        E ???? Se não responde só mostra o descaso e a falta de transparência. É o mesmo que citei da VICO (zero respostas). Quer dizer que quem não possui Honda não pode ficar sabendo como cada caso é tratado ? Isto é demérito de qualquer forma. As virtudes mecânicas são uma coisa. O trato ruim com a Internet é outra coisa.

        • Cássio

          Se vc pensa assim, ok. Mas eu não saio julgando dessa forma exagerada qualquer empresa que opta por usar ou não tal serviço. Como não julguei mal, não tratei a empresa com ignorância, fui bem tratado, e tive meu problema resolvido.
          Fico pensando: se eu tivesse chegado neles com os dois pés no peito (como estamos acostumados a agir no Brasil, principalmente com os Call Centers), será que eu teria tido o mesmo retorno?

          • ObservadorCWB

            ???? o que a falta de transparência (nem estou julgando se a empresa é efetiva ou não na resolução do problema)….tem a ver com tratar algo/alguém com ignorância ? Vamos nos ater aos FATOS. O resto são suposições / opiniões pessoais. O FATO do não atendimento é notório. A qualidade ou eficácia na resolução de problemas só que tem carros da marca pode falar. Mas são DOIS FATOS distintos.

            • Edson Fernandes

              Até porque… se alguma pessoateve que ir ao Reclame Aqui e não foi respondida, porque teria sido resolvido por outro canal?

              No site de donos de HRV é até engraçado: O pessoal já diz que tudo é erro do mood de conduzir o carro. E se vc entrar no clube, verá que a reclamação mais comum é do freio de mão eletronico que faz barulho (porém não tira a eficiencia do uso).

  • Mario

    Só de a VW não constar entre os 12 piores (sobrou alguma), já percebe-se que a lista está furada! Pelo amor da honestidade!!!

    • ObservadorCWB

      Mas consta no corpo da matéria como a quarta PIOR colocada….ou seria só Amarok e UP neste índice..?? KKKKk Calma pessoal, brincadeirinha…kkkkk

    • Ricardo

      Também não entendi isso!

    • TijucaBH

      também nao entendi!!!
      Nao entendi também porque mesmo estando fora da lista das 12 piores e nao sendo a melhor, porque um paragrafo destinado à Toyota?

      • Cássio

        O parágrafo destinado à Toyota foi, conforme o texto, porque ela recebeu um prêmio da revista Época de “A melhor empresa para o consumidor – Montadora de Veículos”. Ou seja, um parágrafo falando bem, apesar da matéria falar dos piores.
        Espero que seja isso que vc tenha perguntado.

    • Ernesto

      Chora mais hater.

  • Marcus Lima

    Não me lembro do lugar, acho que foi o Terra que fez outro avaliação de dados, que cruzava o volume de reclamação x vendas. E aí, PSA liderava, porque tinha um volume grande. Também as chinesas iam mal. Da forma que está feito o ranking, acaba nisso: quem vende mais, em volume maior, naturalmente tende a ter mais problemas!

    • Cardoso (não aquele)

      Ué, hb20 vende que nem água e está muito bem na lista.

      • Marcus Lima

        O que faz do seu resultado ainda melhor! Mas não invalida o que disse. A questão aqui é: se medirmos reclamações x vendas, veremos uma informação melhor: que % de quem compra reclama. Isso é mais significativo. Afinal, como assim nenhuma chinesa ou grupo psa? Mas aí, ué, beleza: a Hyundai vai estar bem! A questão é que quem for realmente bom vai estar bem em qualquer uma: mas medir por numero absoluto, quando algumas montadoras vendem 100 x mais que outras, não trata a real situação que é mais ou menos assim: qual a chance de eu ter problema se eu comprar um carro da marca x?

        • Ernesto

          Muito bem colocado. Parabéns!

  • EDU

    Subaru nunca tive mas o tempo que permaneci na Hyundai 6 modelos sendo 5 importados e 1 nacional o atendimento sempre foi impecavel , Caoa raposo. Consultor Leandro. Sempre tabela as revisoes pelo modelos achava compativel os valores dels e ate mais em conta que algums carros de categorias inferiores nacionais. Agora to apanhando na Ford .

    • Nicolas_RS

      Tive um conhecido que era mecânico na Ford e segundo ele, era normal passar a perna nos clientes, em Curitiba.

      • Rubens

        Mas isso de passar a perna é o normal em qualquer concessionaria… A menos que o veiculo esteja em garantia, um mecanico de confiança é muito melhor (e mais barato) do que levar carro em concessionaria… Ja tive um cunhado (irmão de minha ex-esposa) que trabalhava como mecanico numa concessionaria VW no interior de Minas e contava diversos casos revoltantes em que o cliente era enganado na maior…

  • pedro

    O Reclame Aqui é um bom indicativo, mas é preciso saber os canais certo para contatar a montadora. Eu prefiro sempre os canais oficiais e sempre obtive resposta em tempo razoável, normalmente entre cinco e dez dias.

  • Salim Mahmood

    eu ando de Toyota nao tem nada para reclamar

  • No_Name

    Ford o que fordeu eles no RA foi o PowerShift.

  • Zé Mundico

    Foi bom mesmo essa ressalva no fim. O RA funciona como um “intermediário” e serve apenas como um parâmetro específico e limitado do assunto.
    Mas não deixa de ser um indicativo e mais um canal de defesa do consumidor, quase sempre a parte mais lascada numa relação comercial.

  • Razzo

    Essa metodologia do ReclameAqui é SEM sentido, para este site as “Reclamações Atendidas” significam simplesmente que o fornecedor deu alguma resposta a reclamação, não importando o conteúdo da resposta. Se o fornecedor responde para a reclamação que “leite é bom porque faz crescer” o ReclameAqui contabiliza como atendido…

    • Discordo, já que o ReclameAqui permite você dizer claramente se sua solicitação foi atendida e qual o grau de satisfação, além de perguntar se o usuário voltar ou não a ser cliente daquela empresa.

      • Razzo

        Independente do consumidor declarar não atendimento ou não satisfação ou ainda que o consumidor voltaria a comprar daquele fornecedor, o site ReclameAqui automaticamente classifica a queixa como atendida com qualquer resposta do fornecedor. Já tive esta experiência.

        • Sim, eu também, infelizmente. Mas uma resposta significa apenas isso, uma resposta. Cabe ao consumidor avaliar. Pode ver que tem marcas que nem respondem. Acho a ferramenta bem válida.

        • REDDINGTON

          JUSTAMENTE!

    • REDDINGTON

      Realmente tá estranho…bate um carro da Subaru e tenta encontrar as peças. Esses que responderam nunca passaram por isso…

  • Danilo

    Acho que um fator importante deve ser considerado, a proporção de vendas da Ford, GM, Fiat e outras ante a Subaru por exemplo. Evidente que haverá MUITO menos reclamações pra japonesa, pois vende muitoooo menos por aqui, então, menos reclamação, mais fácil de oferecer um melhor atendimento, mas não tiro o mérito das 100% das reclamações serem respondidas, sempre gostei da marca.

    • ObservadorCWB

      E como explica o índice de satisfação e de recompra dentro da mesma marca ?

      • Danilo

        Não entendi sua pergunta, o que o índice de satisfação dentro da mesma marca tem a ver com a quantidade de vendas? Até onde sei o índice é medido pelo feedback do cliente ao ser ou não bem atendido, e não de forma automática calculando a quantidade de reclamações respondidas ou não.

        • ObservadorCWB

          A pergunta foi simples e direta: como vc explica o alto índice de FIDELIDADE (recompra de automóveis da mesma marca) dentro da Subaru ? São carros que satisfazem seus donos a ponto de repetir a marca. Isto independe da sua observação: “a proporção de vendas da Ford, GM, Fiat”……

          • Danilo

            Da mesma forma. Menor volume de vendas, menor probabilidade de uma unidade dar problemas, maior quantidade proporcional de clientes satisfeitos, é simples. Além disso, menor volume de vendas gera uma facilidade muito maior no atendimento pela ferramenta Reclame Aqui.
            Tudo que é maior em volume demanda muito mais empenho para se obter a mesma qualidade de algo proporcionalmente menor.

            • ObservadorCWB

              Seu pensamento está pelo menos dez anos atrasado. Quase não existe mais manufatura. Hoje é época da CocaCola / Apple / Samsung / Intel / Boeing ….. e matematicamente também está errado, afinal, UM defeito em CEM carros produzidos, é o mesmo que TRÊS defeitos em TREZENTOS carros produzidos…. ou não ??? kkkk

              • Danilo

                Você está se contradizendo! Vou te explicar… é o mesmo – um pra cem e três pra trezentos, mas aí você pega uma estatística como essa do Reclame Aqui, que diz que a Subaru teve MUITO menos problemas que as demais e pronto, a opinião está formada (eu acho uma excelente marca, essa não é a discussão), a questão é que não foi analisado a porcentagem de produção/defeito. Seguindo a sua lógica: Vamos supor que a Subaru teve apenas um carro defeituoso, sem analisarmos a quantidade produzida, ela será muito melhor do que a GM por exemplo, que teve três carros defeituosos. Entendeu agora?

                • ObservadorCWB

                  Você nem conseguiu me responder porque quem compra Subaru uma vez compra de novo…”Não entendi sua pergunta…”. Depois falou que menor número de unidade vendidas menores problemas ??? – ainda me lembro do fatídico celular que explodia bateria logo no início das venda…mas tudo bem…….Ao final foi minha vez de não entender: “Tudo que é maior em volume demanda muito mais empenho para se obter a mesma qualidade de algo proporcionalmente menor” ????Só me resta encerrar por aqui. Divergimos nas opiniões e pronto.

    • Cássio

      Na verdade, deveria ser o contrário: pelo fato de se vender tão poucos Subarus, deveria haver mais reclamação e menor índice de fidelidade, afinal, com menos volume de vendas, beeeem menor é a rede de concessionárias, beeem menor é o estoque de peças, beeeem menor é o número de serviço especializado e maior o tempo de espera dos serviços.
      Ou seja, o alto índice de satisfação e o de fidelidade é um indicador excelente, o que provavelmente não mudaria muito se ela tivesse um volume de vendas bem maior.

      • Zé Mundico

        Não é bem assim. Uma coisa é vender 50 carros por mês, outra é vender 50 carros por dia. Quanto maior a escala de vendas, mais difícil será oferecer serviços e peças devido a logística envolvida, aí envolvendo peças e serviços.
        Claro que baixa escala de vendas também dificulta as coisas, mas é mais fácil administrar o pouco do que o muito. E se o produto é bom (e Subaru é ótimo) as reclamações sempre serão baixas. É isso que faz a diferença entre Subaru e, por exemplo, uma Chery da vida.

        • ObservadorCWB

          Grandes volumes grandes gastos ? Onde ? Importe via GM 1000 parachoques. Ou importe UM parachoque da Ferrari. Desconsiderando o custo da peça e impostos que advém deste mesmo custo maior ou menor…TODO o trâmite burocrático será diluído em 1000 peças…ou cobrado integralmente de UM exemplar. A diferença que o brasileiro não ENXERGA é a qualidade dos produtos. Comparar carros destinados à “grande massa”, com carros de destino mais “seleto” é inconcebível. Um possui plástico, outro madeira. Um possui motores confeccionados aos milhares, outro chega ao requinte da assinatura do “montador” no cabeçote. O que devemos levar em conta é o PERCENTUAL de problemas (daí independe se vendeu dois ou duzentos mil). E o índice de satisfação do cliente. Afinal, o carro deve agradar primeiramente ao dono. Comprar algo para agradar ao vizinho, me soa estranho.

          • Zé Mundico

            Grandes volumes, grandes gastos sim. Transporte 1.000 parachoques de Onix e transporte 1 parachoque de Ferrari para ver qual o frete mais caro….rsrsrs
            E produtos de massa sempre apresentarão mais defeitos justamente por serem produtos de massa!!

            • Cássio

              Vc está comparando o gasto total, e não o gasto por unidade. No seu caso, se vc diluir o frete por unidade de parachoque da Chevrolet, vai sair bem mais barato que o frete se importar só uma unidade de parachoque de um Impreza, por exemplo.

              • Zé Mundico

                Não é bem assim. No exemplo que eu dei, o valor do frete é calculado pelo volume de peças e não pelo custo unitário. Qualquer empresa transportadora vai cobrar um frete para você pelo volume transportado.

                • Danilo

                  Uma coisa que as pessoas daqui parecem não entender é isso. Julgando que sejam casados, vamos exemplificar, faça uma festa para 500 convidados e faça uma festa para 50 convidados, o custo para ter uma excelente qualidade na festa de 500 convidados é infinitamente maior!
                  A conta é simples, venda 20 mil carros mês e venda 200… é mais fácil manter a qualidade no atendimento dos 200 ou nos 20 mil?! (pergunta retórica, óbvio!)

                  • Ernesto

                    Além disso tudo o pessoal acha (ou tem certeza, sei lá) que a Subaru não mantém peça nenhuma em estoque. DUVIDO! É claro que eles têm peças em estoque! E claro que há um controle disso. E claro que quando uma peça sai do estoque, ela será reposta (talvez demora, mas será). E isso ocorrerá provavelmente fazendo-se um relatório de peças que são necessárias serem importadas.
                    O que pode acontecer é de faltar peça pois a que estava em estoque foi vendida e a que está sendo importada ainda não chegou.

            • ObservadorCWB

              Você ficaria surpreso com a resposta da sua pergunta. Você já importou algo diretamente ou com ajuda de despachante aduaneiro ? Sabe quanto custa o seguro de um contêiner door to door fechado pelo fabricante e de um onde as mercadorias são unitizadas em um volume e o manifesto de carga apresenta milhares de itens ? Já contratou frete CIF ou FOB ? Tenho absoluta certeza que não. O “mundo do Aliexpress” não tem nada a ver com as realidades industriais.

    • Cássio

      Apesar disso, acho que Subaru não é uma marca que possa ser comparada, dado o baixo volume de vendas. A marca é muito conhecida pela mecânica e os motores boxer. Seus clientes compram mais pela paixão à marca ou pela curiosidade em saber se o carro é tudo isso mesmo. É quase a mesma coisa que a Troller. seu índice de retorno é de 96,5%, só que com um tempo médio de resposta que passa de 110 dias, ou seja muito ruim. Porém, provavelmente o índice de pessoas que recomprariam outro Troller é alto, pois é um nicho.
      A Subaru acaba sendo também uma marca de nicho no Brasil, pelo que escrevi acima. Ela não é de nicho nos EUA, por exemplo, mas aqui acaba sendo, já que tem pouca concessionária e seus consumidores a compram pela fama dos carros.
      Em tempo, os carros da Subaru têm preço até competitivo em relação aos concorrentes. Infelizmente a CAOA não lhe dá o devido valor.

    • Rodrigo

      Minha leitura é bem similar a sua, com um detalhe: Subaru tem aura de premium por aqui, logo o consumidor de seus produtos é mais exigente, logo é uma questão de sobrevivência oferecer um serviço excelente. Some -se a isto o baixo número de autorizadas da marca.
      Não devem ter oportunidade de errar e, quando erram, a solução é compensação devem ser exemplares.

      • Ernesto

        No Japão mesmo a Subaru é uma marca muito bem conceituada.

  • Sergio

    não é a caoa o pior pós venda etc.? motivo para não se ter hyundai ou subaru?

    • ObservadorCWB

      Para os “entendidos” é…..kkkk

    • Hyundai Brasil é quem comercializa HB20(s), não a Caoa.

    • Ernesto

      Não me lembro de reclamarem do pós venda da Caoa e sim sua postura empresarial com propaganda enganosa.

  • Rodrigo

    Desapontado mas não surpreso. Atendimento sempre foi ruim na Ford.
    Melhorem

  • George George

    Esse site resolve seus problema com todas as empresas, se borram de medo (www.consumidor.gov.br/). Já utilizei e foi fantástico.

    • Bourgelat Marinho

      Excelente!

  • George George

    Corrigindo problemas

  • CanalhaRS

    Não me admira a Ford estar mal das pernas e fazendo cortes de gastos.

  • Calferr

    Sem dúvidas. É um indicativo, não definitivo, mas é um indicativo. De qualquer forma, é impressionante como em tudo quanto é ranking ou avaliação que vejo, tanto aqui, quanto no exterior, como é recorrente a liderança da Toyota. Realmente é impressionante.

  • Valdek Waslan

    E algumas pessoas não entendem as vendas do Corolla, por exemplo…
    E algumas pessoas ainda ignoram a Nissan quando pensa em comprar um carro, por exemplo…
    Enfim…

    • mjprio

      Tenho nissan e tirando o alto preço de algumas peças o atendimento é excelente. Idiotice de alguns achar que Nissan é “japonês de segunda linha”
      Quanto ao corolla é fato. O carro não é nenhum expoente em nada. Mas não quebra e quem tem elogia muito o pós venda

    • ObservadorCWB

      E algumas pessoas não entendem as venda do Alcatra, por exemplo….
      E algumas pessoas ainda ignoram o Coxão mole quando pensam em comprar um kilo de carne, por exemplo….
      Enfim…algumas preferem Mignon mesmo….outras precisam da Costela….
      Que mal há nisso ??

      • Valdek Waslan

        Deixa então eu lhe explicar para você não continuar pagando mico.
        Algumas pessoas chamam o Corolla de fenômeno e dizem não entender o fato de ele se campeão em vendas disparado em sua categoria. Confiabilidade e pós venda. A matéria em si, explica isso para essas pessoas.
        Algumas pessoas, nem pensam na Nissan quando vão comprar um carro. Isso é um fato. Nissan e Kia Motors, são ignoradas pela grande maioria quando se fala de carro. A Kia, nem tanto, mas a Nissan tem carros muito bons e o atendimento também é muito bom.
        Aí eu lhe pergunto para você pagar mico: QUE MAL HÁ NISSO?
        Eu reparei que em praticamente todos os comentários, você está lá… QUE MAL HÁ NISSO?
        Aprenda a conversar… se um comentário não lhe agrada, você tem duas opções: Ignorar ou CONVERSAR. Expor as suas ideias, de maneira clara e objetiva e não ficar pagando mico como você fez no meu comentário (o que carne tem a ver com a matéria?) e em outro comentário onde a pessoa e nem eu entendemos a sua pseudo resposta.
        Um abraço.

        • ObservadorCWB

          Levou um positivo…embora esteja confundindo as pessoas.

        • Ernesto

          Perfeito!

  • Gerson

    Sou proprietário de um fit cvt 2008,cfme minhas idas e retornos a honda kaizen descobri que a honda só atende bem quem tem carro novo e resto é resto….

  • dsralves .

    De maneira geral, praticamente nenhum pós-venda de carros é satisfatório. Aqui no Rio então, onde a prestação de serviço já é abaixo da média nacional, nem se fala. Por isso aqui algumas poucas revendas (independente da marca) conseguem alguma fidelização ao cliente. A verdade é que, sobretudo quando o atendimento é em garantia, impera a má-vontade e a empurroterapia pra cima do cliente. Desconfio muito, por exemplo, da atual campanha da Hyundai de dar 5 anos de manutenção inclusa pro Creta Prestige. Os donos que não verifiquem em uma oficina depois pra ver a qualidade dos serviços que serão feitos em seus automóveis…

  • Luiz Romeu

    o numero não bate com o texto, a dissonancia cognitiva mostra o esforço da redação em atender as demandas do marketing das fabricantes que patrocinam o site

  • Guilherme Batista

    Foi só eu que não entendi a matéria?
    Primeiro me pareceu que o ranking era das piores notas, mas a VW aparece em quarto lugar no corpo do texto “na frente” da renault sendo que a VW nem responde todas as reclamações e a Renault atende..
    Depois mostra uma lista totalmente diferente, com a Honda na frente da Ford mesmo tendo nota pior…
    Pra piorar ainda termina com um jabá da Toyota..

    Pura bagunça

    • Cássio

      Acho que vc não entendeu mesmo, mas é porque o texto tem bastante informação jogada mesmo.
      A Toyota está no texto, mas veja que, apesar da matéria falar das piores marcas no site, o parágrafo referente à Toyota fala algo bom dela, pois recebeu um prêmio da revista Época.
      A Honda aparece como uma das piores, não por ser ruim, mas porque ela não responde às reclamações no site. Dá uma procurada aqui nos comentários por um outro comentário meu, em que relatei o que aconteceu com o Fit da minha esposa. Para esse ranking do site, não responder significa nota baixa, o que nem sempre é verdade, como no caso da Honda, que tem como política não usar esse site (o que é ruim, aos olhos do consumidor).
      Quanto à VW e Renault, não analisei direito, mas talvez pode ser a combinação de vários números diferentes. A VW pode não responder a todas as reclamações, mas ela pode ter um tempo menor de atendimento médio, talvez.

      • Luis Fernando Pozas

        A VW responde com um texto padrão na maioria dos casos que vi… Desde quando isso é sinônimo de bom atendimento?

        • Cássio

          Aí já não sei kkkk… mas também, olha a quantidade de reclamações. A maioria das empresas responde de forma padrão tb.

          • Luis Fernando Pozas

            Sim, de acordo… Mas isso é só para provar que este índice é uma fraude… Não mede qualidade de nada

        • Ernesto

          Mas após a resposta, tem o índice de satisfação de quem abriu a reclamação.

      • Guilherme Batista

        Mas você entende que tem dois rankings diferentes na mesma matéria e não ta explicado qual a diferença entre um e outro?
        Não acha que no caso das marcas que não reconhecem o RA como canal de atendimento, elas não deveriam estar lá? Ja que existe um paragrafo no final falando que a avaliação é somente de atendimento via RA.

        A questão da Toyota tbm não fica clara, pois ganhou prêmio sem ter as melhores avaliações.. enfim.. bagunça

        • Ernesto

          Sim, a matéria está bagunçada, por isso é difícil entender porque a Toyota tenha levado o prêmio da Revista Época. Eu creio que seja uma avaliação levando-se em conta a quantidade de reclamações x reclamações respondidas x tempo de resposta x satisfação do consumidor quanto à resposta.
          No mais, como eu tenho Toyota, fico satisfeito que ela tenha um bom atendimento frente às reclamações de seus clientes. Como não tive problemas, no dia que tiver (se tiver), provavelmente serei bem atendido.

    • Zé Mundico

      A própria matéria fala que muitas montadoras não reconhecem o RA como canal de reclamação e não consideram viável manter contato com o cliente pelo site. Preferem contato direto via telefone ou na concessionária.

      • Guilherme Batista

        A própria matéria diz no final que é levado em consideração somente o atendimento via RA, se não tem atendimento ou não deveria estar no ranking ou deveria estar mal avaliada no ranking.

  • Fabão Rocky

    N sou fanboy de marca nenhuma mas tava na dúvida entre comprar um Onix e um Gol e dei uma pesquisada pela net em alguns blogs e clubes de carros e o q eu ouvi foi q a mecânica da GM é mais confiável q a da VW.

    • Wellington Myph13

      Se for no 1.0 do Gol, os 1.0 e 1.4 da GM são mais antigos, e qualquer zé sabe mexer sem fazer coisa errada.
      Mas se for o Gol 1.6, ele entra na mesma linha dos 1.0 e 1.4 da GM, qualquer um mexe, além de ser muito melhor que o 1.4.

      Mas o 1.0 3 cilindros da VW não deixa de ser confiável, ele já tem bons anos no mercado, sem BO, e com muitos mas MUITOS votos positivos entre desempenho e economia, 10 a 0 no 1.0 do Onix. Mas ele é um motor novo, não é qualquer um que mexe, e exige troca da correia dentada la nos 100mil KM, e precisa de mão de obra especializada, alguns dizem que só as CSS tem o maquinário correto pra troca sem problemas, e sai por volta de 800 reais a troca dela…
      Entre os dois, eu iria de Gol, mas isso sou eu. Se fosse pra escolher algo diferente e apenas um pouco mais caro, iria de Argo 1.0 por 43.990,00…

  • Cássio

    Se apenas 32,3% voltariam a fazer negócio com a Ford, por que ela vende tanto?

    • Name

      Novos clientes?

  • Cássio

    Gostaria de contar um caso que aconteceu há pouco mais de 1 mês com o Honda Fit 2012 EX da minha esposa.
    O carro já está com mais de 70 mil km e ela sempre fez questão de fazer revisão na concessionária. O custo da revisão não é dos mais baratos, já que o valor da mão de obra deles é caro.
    No dia 3/2/2008, voltando de um casamento em Campinas, na estrada, o carro começou a fazer um barulho de bateção de pino. De repente começou a perder potência e andando somente a 20km/h. Passamos um sufoco pois estávamos em uma estrada perigosa na região. Conseguimos parar num posto e chamar um guincho, que levou o carro a uma concessionária de Campinas.
    Uns 3 dias depois a concessionária ligou dizendo que havia sido feito um serviço mal feito nas velas, e que por isso uma delas estourou e danificou boa parte do cabeçote. Nós informamos que sempre fizemos todas as revisões na concessionária de Osasco (SP), e ninguém mais mexe no carro a não ser a própria Honda. Acontece que esse problema foi causado na revisão dos 60 mil km (se não me engano), em que eles fazem uma revisão mais minuciosa, e que na hora de apertar alguns “parafusos”, a vela foi colocada de modo errado e por isso deu defeito.
    Eles disseram que só o conserto da mão de obra ficaria em mais de R$4 mil. Nisso, pedimos para que eles encontrassem um meio de melhorar essa situação, até nos dispomos a pagar uma parte se eles considerassem que o erro não foi nosso, mas da Honda (concessionária), pois sabemos que um prejuízo desse ninguém quer arcar. Enquanto isso, minha esposa descobriu que esse problema de aperto das velas é comum em Fit, e inclusive viu também que a Honda não responde no Reclame Aqui (por isso que a Honda aparece nessa lista das piores fabricantes, o que não é verdade, como vou contar abaixo). Ou seja, a forma de contato é pela ouvidoria da Honda.
    Nesse tempo, ela já tinha perdido o gosto do Fit, dizendo que pagava caro pelas revisões e não tem nada de retorno, e eu já estava vendo outras opções para ela, como o Kicks, Creta e Polo.
    Pois bem, 20 dias depois do incidente, a concessionária ligou dizendo que os R$4 mil era só o valor da mão de obra, pois haveria mais R$4 mil em peças, pois eles não trocariam somente as velas, mas todo o conjunto que envolve a peça, e todos sabemos que motor é caro. Só que disse também que eles fariam todo o serviço, SEM COBRAR ABSOLUTAMENTE NADA, pois reconhecem que o erro foi de uma (outra) concessionária, mas que representava a marca Honda, e os custos eles resolveriam com a concessionária de Osasco, que fez o serviço mal feito. A única coisa que eles pediram era para eles ficarem com o conjunto danificado para enviar para análise da Honda. (ué, o que eu ia fazer com isso em casa???)
    Hoje, 5/3 já estamos com o Fit de novo, minha esposa pediu desculpas ao carro que sempre gostou, e ficamos felizes por não ter de gastar para comprar um carro novo.
    Aliás, nunca levantamos um timbre de voz no contato com a concessionária, sempre fomos muito educados e sempre fomos tratados da mesma forma.
    No final das contas, ela, que mesmo não entendendo lhufas de carro, disse que nunca teve esse pós-venda quando teve Polo, Ka ou Fiesta, e que mesmo não sendo baratas as revisões, o caro saiu muito barato. (barato mesmo seria se o mecânico não tivesse cag@do né)
    Nesse tempo sem Fit, deixei ela usando meu Civic, e era até engraçado ver a cara dela reclamando do Fit enquanto via o Civic, com 200 mil km, rodando liso. Meio que dava tilt kkkk.

  • carlos4carros

    Avaliação das principais marcas nos últimos 12 meses no Reclame aqui:

    Chevrolet
    Número de reclamações: 3256
    Reclamações atendidas: 96,5%
    Voltaria a fazer negócio: 66%
    Índice de solução: 85,1%
    Nota: 6,86
    Reputação: Boa

    VW
    Número de reclamações: 2368
    Reclamações atendidas: 79%
    Voltaria a fazer negócio: 58,6%
    Índice de solução: 71,8%
    Nota: 5,62
    Reputação: Regular

    Fiat
    Número de reclamações: 2336
    Reclamações atendidas: 95,5%
    Voltaria a fazer negócio: 34,1%
    Índice de solução: 47,8%
    Nota: 3,49
    Reputação: Ruim

    Hyundai BR
    Número de reclamações: 2203
    Reclamações atendidas: 98,8%
    Voltaria a fazer negócio: 57,5%
    Índice de solução: 71,7%
    Nota: 5,75
    Reputação: Boa

    Ford
    Número de reclamações: 4194
    Reclamações atendidas: 84,9%
    Voltaria a fazer negócio: 32,4%
    Índice de solução: 49,5%
    Nota: 3,58
    Reputação: Não recomendada

    Toyota
    Número de reclamações: 1727
    Reclamações atendidas: 97,6%
    Voltaria a fazer negócio: 76,6%
    Índice de solução: 85,6%
    Nota: 7,17
    Reputação: Ótima

    Renault
    Número de reclamações: 3240
    Reclamações atendidas: 96%
    Voltaria a fazer negócio: 52,4%
    Índice de solução: 70,7%
    Nota: 5,31
    Reputação: Regular

  • Cássio

    NA, um comentário meu foi excluído por ser considerado spam. Como faço para postar, sem que seja spam? Vc que avaliaram como spam? era sobre o relato do que aconteceu com um Fit.
    Por favor, não excluam, gastei tanto tempo para escrever, pensando em ajudar o pessoal…

  • Samluzbh

    Eu acho o reclame aqui tal qual a pessoa reclamar no facebook, só para aparecer, existem meios mais confiáveis e justos.

    • Luis Burro

      Pode ter uns assim,mas é o msmo caso q apelar pra Anatel pra solução mais rápida do problema.
      E msmo assim a maioria desrespeita,pior q tem gente q defende ainda.

      • Samluzbh

        A Anatel é um órgão federal que em teoria tem o “poder” de intervir, quando se trata de algo pertinente a ela, o reclame aqui se vale do medo que algumas empresas tem de redes sociais pra fazer pressão, mas tem empresas que não estão nem aí.

  • Luis Burro

    Na vdd devia ter dois rankings,as q não respondem e as q respondem.
    Sou só eu q percebo a involução das montadoras?A Toyota por exemplo,no começo qndo tava buscando crescer tratava todo mundo bem,mas bastou estar por cima pra decair.

    • Ernesto

      Mas pelo que vi, ela continua com a melhor avaliação. Procure nos comentários o que o carlos4carros escreveu: a avaliação das principais marcas nos 12 últimos meses no RA. E a Toyota continua a melhor avaliada.

  • Alexandre Monteiro

    90% dos relatos de problemas da Ford foi sobre o powershift, realmente vai demorar para perder a fama.

    • Ernesto

      O carlos4carros colocou a avaliação das principais montadoras considerando os últimos 12 meses. Veja o da Ford:
      Ford
      Número de reclamações: 4194
      Reclamações atendidas: 84,9%
      Voltaria a fazer negócio: 32,4%
      Índice de solução: 49,5%
      Nota: 3,58
      Reputação: Não recomendada
      Não creio que seja só de powershift, afinal, o que vende na Ford é KA.

  • Douglas

    Já fiz reclamação da VW, me ligaram no dia seguinte e resolveram o problema.

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