Matérias NA Montadoras/Fábricas

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

Todo mundo sabe que o site de reclamações Reclame Aqui se tornou uma grande ferramenta de utilidade pública para aqueles que precisam reclamar sobre um produto, atendimento ou serviço. O registro de reclamação é totalmente gratuito e eles ainda abrem espaço para que as próprias empresas possam retornar os clientes com um posicionamento.


O site conta com categorias onde é possível encontrar reivindicações de diversos setores como: academia, aplicativos, aeroportos, artesanatos, bancos, cartórios, etc.

São levados em consideração pelo Reclame Aqui na hora de avaliar uma empresas, os seguintes critérios: índice de resposta, média de avaliações, ou seja, a nota do consumidor, o índice de solução e o de novos negócios entre empresa-consumidor.

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui


Com a popularidade do site, é possível encontrar todo tipo de crítica, inclusive a automotiva. Eles fornecem uma lista apresentando as montadoras com as piores taxas de reclamações na plataforma.

Nessa categoria, automotiva, é possível encontrar a melhor fabricante, onde todas as queixas são respondidas, tem as piores, as mais reclamadas e depois dividido por: problemas mecânicos, serviços não inclusos na garantia, peça de má qualidade, danos ao veículo, dentre outros.

O Notícias Automotivas procurou o Reclame Aqui para saber a quantidade de reclamações que o site recebe na categoria das montadoras. Seguem alguns dados que recebemos das reclamações feitas entre 2015 e o dia 15 de fevereiro de 2018:

– 2015: 5.363 reclamações
– 2016: 11.878 reclamações
– 2017: 14.840 reclamações
– 2018 até 15/02: 2.575 reclamações

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

A Subaru é a única fabricante automotiva, isolada, com a melhor taxa dentro do site. Em todos os casos que verificamos, não há registros de consumidores sem respostas. Ela possui uma porcentagem positiva de 83,9% dos problemas resolvidos e 100% respondidas. A montadora japonesa leva cerca de 7 dias e 12 horas para dar um retorno ao cliente.

A fidelização ainda se destaca, segundo os dados do RA, clientes que voltariam a fazer negócio com a Subaru somam 76,5%, sua nota pelo atendimento prestado é de 7,52. Uma boa parte das reclamações estão relacionadas à problemas mecânicos, propaganda enganosa e devido ao mau atendimento.

Infelizmente, nem todas as montadoras possuem uma ótima pontuação no site. Fizemos um levantamento dentro do Reclame Aqui para encontrar as montadoras com mais reclamações e as piores em nível de tempo de resposta, sem retorno, índice de solução, entre outros quesitos.

1) Ford

A Ford lidera o ranking como a mais reclamada, um dos principais problemas está na recorrência deles, seguido por conserto mau executado e danos ao veículo.

A sua taxa de resposta é bem alta, chegando a 91 dias e 2 horas, cerca de 3 meses para o cliente receber um posicionamento por parte da empresa. Em 2017 o tempo médio de resposta chegava a 100 dias e 1 hora. Encontramos críticas referentes a falta de peça e entrega delas, problemas com o sistema de som, recall e o ruído no câmbio Powershift.

Com 2,18 de nota, muito baixa, a Ford é a pior montadora segundo o Reclame Aqui. Apenas 32,3% voltaria a fazer negócio com ela e o seu índice de solução é de 49,5%. Com um total de 4.194, 634 não foram respondidas.

2) Chevrolet

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

Já a Chevrolet é avaliada como “ruim” no site. Possui 84,3% das reclamações atendidas e 45,7% voltariam a fazer negócio com ela. Seu tempo de retorno ainda é alto, são 133 dias e 15 horas.

A Chevrolet lidera em problemas mecânicos, serviços não inclusos na garantia, peças de má qualidade e em problemas elétricos.

3) Renault

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

A Renault entra no Top 3 como a montadora que mais recebe queixas, mesmo assim obtém uma média “Regular”. Sua nota de atendimento também é satisfatória, são 97,7%, ou seja, uma grande parte foi respondida. O tempo de retorno também é alto: 17 dias e 18 horas.

Eles ainda lideram nos casos de garantia com 300 em todo o Brasil. Em 2017 ela teve uma avaliação “boa”, com 100% das reclamações atendidas.

4) Volkswagen

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

Em nível geral, a Volkswagen possui uma baixa avaliação devido ao número de ocorrências não respondidas. De 6.276 apenas 2.881 recebeu retorno da empresa. O tempo de devolutiva é de aproximadamente um mês. Segundo o Reclame Aqui, são 28 dias e 10 horas, em média.

Em 2016 a porcentagem de problemas atendidos era de 35,0%, em 2017 houve um salto para 90,6%. A Volkswagen resolveu 71,8% das solicitações pendentes.

5) Fiat

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui

A Fiat também já está na categoria das “não recomendadas”, a montadora italiana conta com mais de 5.900 reclamações com 3.132 respondidas. Ainda é possível ver muitos casos sem retorno e a taxa também não é tão animadora assim porque eles levam cerca de 24 dias e 8 horas para responder um cliente.

A repetição de um problema é um dos fatores mais citados no site. São mais de 130 e só perde para a Ford. Já em problemas elétricos, são 83 reclamações, liderando o ranking dessa categoria.

As outras mais reclamadas: Jeep, Hyundai, Nissan, Toyota, Honda, Peugeot, Citroen, Jac Motors, Audi, Lifan, BMW, Mercedes-Benz, Kia, Land Rover e Chery. A lista completa pode ser vista no site www.reclameaqui.com.br.

Top 12: Ranking com as piores fabricantes segundo o Reclame Aqui:

1) Ford 2,18 de nota e tempo médio de resposta de 91 dias e 2 horas
2) Honda 1,65 de nota. Não da retorno para nenhum cliente
3) Peugeot 3,33 de nota e tempo médio de resposta de 14 dias e 22 horas
4) Citroen 2,74 de nota e tempo médio de resposta de 11 dias e 15 horas
5) BMW 2,51 de nota e tempo médio de resposta de 4 dias e 11 horas
6) Fiat 2,65 de nota e tempo médio de resposta de 24 dias e 8 horas
7) Jeep 2,99 de nota e tempo médio de resposta de 21 dias
8) Mercedez-Benz 2,3 de nota e tempo médio de resposta de 8 dias e 21 horas
9) Grupo PSA – Peugeot Citroen 1,78 de nota e tempo médio de resposta de 35 dias e 23 horas
10) Kia Motors 1,6 de nota. Não da retorno para nenhum cliente
11) Volvo 4,61 de nota e tempo médio de resposta de 21 horas
12) Suzuki 7,48 de nota e tempo médio de resposta de 19 dias

As notas aqui são dadas pelos próprios consumidores.*

 

A Toyota não aparece entre as melhores junto com a Subaru, mas conta com ótimos números em atendimento. Em 2016 e 2017 ela foi campeã do Prêmio ÉPOCA Reclame AQUI, se tornando bicampeã como “A melhor empresa para o consumidor – Montadora de Veículos”.

Além disso, ela personalizou a sua página com o logo e informações dos dados de reclamações/contato. Segundo o Reclame Aqui, a montadora japonesa tem média de atendimento de 15 dias e 3 horas, já a própria Toyota apresenta 19 dias e 17 horas. Hoje, a reputação deles encontra-se como “bom”.

OBSERVAÇÃO: Os índices e notas aqui mostrados indicam como a montadora trata seus clientes através do site Reclame Aqui. Não é um indicativo da qualidade da marca como um todo, já que muitas empresas nem mesmo reconhecem o Reclame Aqui como um de seus canais oficiais de atendimento a consumidores. Para ter um quadro mais completo da qualidade do atendimento de uma empresa, vários outros fatores precisam ser observados pelo consumidor. Pode ser que, mesmo com índices ruins no site, fora do Reclame Aqui ela tenha um bom atendimento dispensado aos clientes.

As marcas de carros com piores índices de reclamação no Reclame Aqui
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email