Asia Towner (1993-1999): minivan minúscula e muito versátil

Asia Towner
Asia Towner

A Asia Towner é uma minivan minúscula, também chamada de microvan, que era fabricada pela Asia Motors, na Coreia do Sul, nos anos 90.

Muito vendida no Brasil naquela época, o carrinho era sempre usado para transporte de cargas, em sua versão furgão, ou até mesmo como transporte de pessoas, em suas versões para passageiros.

Ela chegou ao Brasil em 1993, e foi durante muitos anos vista com frequência nas ruas, até deixar de ser fabricada em 1999.

Vamos aqui ver todos os seus detalhes:

A história da Towner e de sua fabricante Asia Motors

A Asia Motors era uma montadora de veículos estabelecida na Coreia do Sul em 1965.

Em 1976, ela passou a ser uma subsidiária da Kia Motors, e existiu até o ano de 1999, por ocasião da compra da Kia pela Hyundai.

A Hyundai simplesmente decidiu fechar as portas da Asia Motors.

A Asia Motors do Brasil foi estabelecida em 1994, e em 1996 um acordo foi assinado com o governo brasileiro, para montar uma fábrica em Camaçari/BA, fábrica essa que nunca saiu do papel.

Asia Towner
Asia Towner

A Asia Towner chegou no Brasil em 1993 focando nos profissionais autônomos e também pequenas empresas de prestação de serviços.

Ela queria roubar mercado de todas as vans da época, começando pela velha Kombi e indo até mesmo aos modelos maiores: Topic, Besta e Trafic.

Naquele ano, as versões disponíveis eram Glass Van, SDX/DLX e Truck. Depois, em 1996, as versões vendidas eram Coach, Panel Van, Glass Van e Truck.

Era vendida em nada menos que quatro versões, cada uma para um uso específico, e tinha como grande trunfo ser um carro pequeno, ágil, fácil de estacionar, e que explorava seu espaço interno ao máximo.

Era uma boa pedida para uso dentro das cidades. Nas estradas, a situação era bem diferente e não muito indicada.

Asia Towner
Asia Towner

Isso pois a pequena largura do veículo faz com que o deslocamento de ar de caminhões e ônibus influenciem bastante na estabilidade da Towner nas estradas.

Detalhes da Asia Towner

A Asia Towner foi projetada e construída na Coreia do Sul, e chegou ao Brasil em outubro de 1993, no Brasil Motor Show.

Ela rapidamente se tornou o motivo de sucesso da Asia Motors no Brasil. Em 1995, por exemplo, o carrinho vendeu cerca de 5.600 unidades, o que era 1.700 unidades a mais do que sua irmã maior, a Topic.

Se tratava de um tipo de carro desconhecido do brasileiro, onde as aparências enganam. Não, a Towner não vai tombar na primeira curva que fizer!

Seu centro de gravidade é bem baixo, o que dá estabilidade nas curvas. A maior parte de seus 1.280 kg fica na parte mais baixa do veículo, composta por motor, câmbio e tanque de combustível.

Asia Towner
Asia Towner

Quem vê o carrinho pela primeira vez também não acredita que ele possa levar até 450 kg de carga, ou até sete pessoas de uma só vez.

A versão de passageiros leva sete pessoas deixando zero espaço para o porta-malas. O espaço para a bagagem passa a existir se o último banco for rebatido, dando um espaço de cerca de 272 litros para as malas.

Mas aí ela se torna um carro normal de cinco lugares.

Versões da Asia Towner

  • Asia Towner Glass Van
  • Asia Towner SDX
  • Asia Towner DLX
  • Asia Towner Truck
  • Asia Towner Coach
  • Asia Towner Panel Van

Equipamentos da Asia Towner

Os itens de série eram poucos, como seria o normal de qualquer carro vendido no Brasil por pouco mais de 10.000 dólares nos anos 90.

Eles incluíam afogador com retorno automático, rádio toca-fitas, quatro alto-falantes, bancos reclináveis em tecido, cintos de segurança dianteiros de três pontos, conta-giros no painel, limpador e desembaçador do vidro traseiro, espelho retrovisor interno antiofuscante, faróis de neblina, acabamento em carpete, lâmpada de aviso do cinto de segurança para os passageiros dianteiros, porta traseira com trava elétrica, ventilação forçada com ar quente e para-brisa degradê.

No ano de 1996, a versão SDX, a mais bonita e apresentável, era oferecida com um único pacote de equipamentos opcionais:

Este pacote incluía ar-condicionado, vidros verdes, pneus radiais 165/70 R12 e rodas em liga-leve.

Com este pacote opcional, o preço final era de 16.890 dólares.

asia towner 5

Preços da Asia Towner

Motor da Asia Towner

A microvan tinha motor 0.8, de apenas três cilindros e seis válvulas, com taxa de compressão de 9,5:1, parcos 40 cavalos de potência e 6,0 kgfm de torque.

Ele ficava posicionado embaixo do banco do motorista, por isso, é preciso levantar os assentos dos bancos dianteiros para fazer qualquer manutenção, até mesmo uma verificação do nível do óleo.

E este motor não era alimentado por uma injeção eletrônica, muito pelo contrário, ainda usava carburador.

Dá para imaginar que um motor fraco desses, empurrando um carro de 1.280 kg, resultasse em um desempenho muito fraco e ruim.

Desempenho da Asia Towner

  • Asia Towner – aceleração de 0-100 km/h em 46,5 segundos e velocidade máxima de 112 km/h

Consumo da Asia Towner

  • Asia Towner – consumo na cidade de 11,4 km/l, consumo na estrada de 13,8 km/l

Ficha técnica da Asia Towner

Motor dianteiro, gasolina, entre-eixos, 3 cilindros em linha, 6 válvulas, alimentado por carburador eletrônico.

Cilindrada 796 cm3, taxa de compressão 9,5:1, potência de 40 cavalos a 5.600 rpm, torque de 6,0 kgfm a 3.600 rpm.

Câmbio manual de cinco marchas.

Carroceria monobloco para 7 pessoas, tanque de combustível de 35 litros, capacidade de carga de 450 kg, peso 1.280 kg.

Suspensão dianteira independente McPherson, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos.

Suspensão traseira eixo rígido, com feixe de molas e amortecedores telescópicos.

Freios a disco na dianteira e tambor na traseira.

Direção mecânica.

Rodas de 12 polegadas e pneus Kumho 165/70 R12.

Comprimento 3,36m, entre-eixos 1,81m.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.