Etc Matérias NA

Autobahn Alemanha: velocidade mínima e velocidade máxima

Autobahn Alemanha: velocidade mínima e velocidade máxima

Já imaginou dirigir em uma rodovia sem limite de velocidade? Se você achou que isso seria um sonho, está muito enganado porque existe e podemos dizer que de certa forma isso funciona.


Obviamente que não é aqui no Brasil e sim na Alemanha. Sabemos da eficiência e disciplina dos alemães, além do mais, o país já é conhecido por oferecer qualidade, como no caso das melhores cervejas e as fabricantes automotivas de sucesso como Mercedes-Benz, Audi, BMW e Volkswagen.

Mas, afinal, será que uma via expressa sem determinar a velocidade permitida funciona? Será que não tem limite mesmo? E como esse sistema funciona? Muitas dúvidas e especulações, iremos responder todas essas perguntas aqui.

Caso você nunca tenha ouvido falar, em terra alemã, existe a famosa Autobahn ou Estradas de Alta Velocidade/Autoestrada alemãs, realmente esse modelo de rodovia oferece muita diversão para quem gosta de pisar no acelerador. Porém, ela não é totalmente livre para quem deseja correr.


Autobahn Alemanha: velocidade mínima e velocidade máxima

Lançada em 1932, há pessoas que dizem que ela foi criada por Adolf Hitler, mas isso não é verídico, também não significa que ele não tenha uma participação na elaboração, já que o primeiro trecho construído ligava Colônia e Bonn, a iniciação ocorreu em 1929 e em 1932 foi aberta ao público, e um ano antes Hitler foi nomeado como chanceler do país.

No início da Primeira Guerra Mundial, as obras foram interrompidas devido à problemas econômicos e pela falta de apoio político. Dessa forma, alguns dos melhores trechos do sistema rodoviário acabou ficando apenas no papel.

A qualidade também impressiona os motoristas, projetada para fases de guerra, a via possui concreto super forte que consegue aguentar até mesmo um pouso de avião. Uma parte dela, ainda construída no governo de Hitler, foi recapeada em 2015. Isso mostra a eficiência da autoestrada.

Com o sucesso, outros países resolveram adotar esse modelo, é o caso da Áustria que construiu a primeira na região oeste, onde liga o município de Wals a Siezenheim. Além da Áustria e Alemanha, Bélgica e República Checa contam com o sistema.

Assim como em algumas estradas do Brasil, a Autobahn não possui iluminação, apenas a dos veículos, o que faz com que os motoristas prestem ainda mais atenção ao dirigir. Outro benefício é o pedágio, carros de passeio não pagam, apenas caminhões são obrigados.

Autobahn Alemanha: velocidade mínima e velocidade máxima

A velocidade é livre na Autobahn?

Como mencionamos anteriormente, assim como em qualquer outra via, há regras para dirigir em uma Autobahn.

É verdade que a velocidade é liberada, mas isso não é em toda autoestrada. Em 33% dela é totalmente livre e 52% existe uma sugestão de quanto você pode andar, ou seja, não é todo o trecho que é liberado.

A velocidade sugerida pelas autoridades é de 130 km/h. Há também uma velocidade que está em toda a Autobahn, a mínima, que é de 60 km/h. É proibido dirigir abaixo dessa velocidade, lembrando que em alguns trechos possuem radares.

Há mais regras que devem ser seguidas, jamais dirija na esquerda é uma delas. É isso mesmo, trafegar pela pista da esquerda é proibido podendo gerar multa, isso porque ela é exclusiva para ultrapassagens. Estar envolvido em um acidente dirigindo acima da velocidade sugerida também poderá gerar uma grande dor de cabeça para o motorista. O condutor é considerado pelo menos parcialmente responsável devido a “um perigo operacional”.

As autoridades disponibilizam 16.000 telefones de emergência, em um intervalo de cada 2 km, atendendo inclusive em inglês. Eles são equipados com adesivos triangulares, apontando o caminho de parada mais próxima.

Apesar do crescente uso de telefones celulares, ainda existem cerca de 700 chamadas feitas ali em média a cada dia. Para que o serviço de emergência ou a assistência rodoviária chegue ao local certo, o quilômetro da estrada deve ser dado como parte da chamada de emergência.

Autobahn Alemanha: velocidade mínima e velocidade máxima

Ficar parado por falta de combustível não é desculpa, isso porque há postos de gasolina pelo menos a cada 55 km e mais de 700 oficinas mecânicas que funcionam 24 horas, elas estão a cada 50 km.

O maior acidente da história da autoestrada alemã, ocorreu envolvendo 259 veículos, 73 colisões, 82 feridos e cerca de 2 milhões de dólares em danos. Para lidar com todos esses “números”, foi necessário 3 helicópteros, 40 ambulâncias e mais de 340 bombeiros. O mais curioso nessa história toda é que houve apenas feridos e nenhuma morte, ainda bem.

Autobahn Alemanha: velocidade mínima e velocidade máxima

O recorde de velocidade na Autobahn foi marcado em 08 de janeiro de 1938, quem conseguiu esse marco foi o piloto de Fórmula 1, Rudolf Caracciola, ele conseguiu pilotar uma Mercedes-Benz W125 Rekordwagen equipado com um motor V12, a 432,59 km/h.

E não para por aí, temos um segundo colocado, desta vez, Rosemeyer. Assim como Rudolf, ele também conseguiu marcar 432 km/h com um Auto Union Streamliner com motor V16 e 400 cv de potência, o carro foi produzido por Ferdinand Porsche, famoso pelo desenvolvimento do Volkswagen Fusca. Juntamente com seu filho foi responsável pela fundação da Porsche. O mais engraçado dessa história, é que logo após bater o recorde, Rosemeyer sofreu um acidente devido a um vento, isso porque o carro era muito leve.

Hoje, a Autobahn, já é algo gigantesco, cobrindo toda a Alemanha. Em 2017 o sistema tinha um total de 12.996 km. A maior está no estado Renânia do Norte-Vestfália com 2.223 km, seguindo por Baden-Württemberg km e Baixa Saxônia com 1 444 km.

Vale lembrar que na Alemanha estão as rodovias mais seguras do mundo, além do mais, todos os condutores passam por um curso de primeiros socorros e os automóveis devem ter kits de primeiros socorros. Mesmo com tanta “liberdade”, os números de acidentes ainda são baixos em comparação com o sistema urbano e rural. Em 2014, por exemplo, enquanto teve 983 acidentes fatais em vias urbanos e 2.019 na rural, a Autobahn marcou 375.

Autobahn Alemanha: velocidade mínima e velocidade máxima
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email