Avaliações Land Rover SUVs

Avaliação: Land Rover Discovery Sport aposta em conforto (e tecnologia)

Avaliação: Land Rover Discovery Sport aposta em conforto (e tecnologia)

Substituto do Freelander 2, o Land Rover Discovery Sport surge como nova porta de entrada da marca inglesa até a chegada do sucessor do Defender, que deve ocorrer nos próximos três anos.


Até lá, o novo SUV britânico pretende fidelizar novos clientes e coloca-los em sintonia com os demais produtos da empresa. Por aqui, o Discovery Sport será um dos dois modelos da Land Rover que serão fabricados em Itatiaia/RJ.

O outro é o Range Rover Evoque, crossover que será o primeiro da empresa a sair da linha de montagem. Apesar dos preços quase equivalentes, o Discovery Sport tem proposta muito diferente daquela do irmão mais luxuoso.

Avaliação: Land Rover Discovery Sport aposta em conforto (e tecnologia)

Custando a partir de R$ 179.900, o novo SUV da Land Rover ficou abaixo do preço de entrada do Evoque 2016, que agora é de R$ 209.900. Dessa forma, o Discovery Sport pode respirar um pouco mais aliviado diante do líder de vendas da marca.

Focado em oferecer mais espaço interno, porta-malas generoso, conforto e melhor aptidão para o fora de estrada, o Discovery Sport une parte do bom visual do Evoque com alguns atributos dos irmãos maiores.

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Por fora…

A versão avaliada pelo NA é a HSE 2.0 Si4, que custa R$ 206.100. No entanto, o veículo estava equipado com alguns acessórios e opcionais. Ou seja, custa mais que o citado acima. O visual, por conta disso, é um pouco diferente devido aos equipamentos adicionais.

Com elementos estéticos que remetem a outros modelos da Land Rover, o Discovery Sport é bonito. Na frente, faróis bi-xênon com LEDs diurnos e repetidores de direção dão um ar de sofisticação, assim como os LEDs para neblina. O nome Discovery no capô e detalhes de cor cinza sobre a tampa do cofre e laterais chama atenção.

Nas laterais, belíssimas rodas de liga leve aro 19 com pneus 235/55 R19 também agradam. Esse modelo é opcional, mas o conjunto de série tem o mesmo tamanho. Os estribos são vendidos como acessório, assim como o rack porta-bicicleta no teto. Aliás, o vidro panorâmico é outro opcional.

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Retrovisores com repetidores em LED com máscara negra e rebatimento elétrico estão presentes, assim como detalhes em preto brilhante nas colunas e barras longitudinais no teto. Detalhe: Assim como no Freelander e outros da LR, as vigias laterais traseiras possuem desembaçador elétrico.

Na traseira, lanternas em LED são bipartidas pela tampa do bagageiro, que contém câmera de ré, o nome Discovery e um belo friso em preto brilhante, além de defletor de ar com LEDs de luz auxiliar e mais Black Piano.

A tampa tem acionamento elétrico opcional, que pode ser feito remotamente pela chave ou manualmente. Há também proteção contra obstáculos, aumentando a segurança durante o acesso ao porta-malas. Dois escapes cromados e para-choque robusto com sensores de estacionamento, assim como na frente, fecham o pacote exterior.

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Por dentro…

Não tão impressionante quanto o do Evoque, o painel do Discovery Sport é mais simples e funcional, porém, ainda sofisticado em relação aos concorrentes mais próximos. O acabamento é padrão Land Rover. Ou seja, materiais de boa qualidade, revestimentos emborrachados, poucos plásticos e muito couro e alumínio.

O volante tem bom aspecto e detalhes em couro e alumínio, incluindo os paddle shifts, mas são acessórios adquiridos a parte com esse material. Comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático estão ao alcance dos dedos. A coluna de direção tem regulagem elétrica e atua automaticamente com as três memórias do assento do condutor.

O passageiro também goza de ajustes elétricos em seu assento, bem como um fone de ouvido sem fio e a visualização individual na tela Dual View da multimídia InControl. Aliás, esse dispositivo é mais intuitivo que o anterior da Land Rover. Ele apresenta câmera de visão traseira, reprodução da câmera de ré, TV digital, várias opções de mídia, telefonia, navegação, entre outros.

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O Park Assist para estacionamento automático em vagas perpendiculares, paralelas e de 45 graus é ativado ao lado da tela, sensível ao toque. Apesar de todos os recursos, é um item opcional na HSE e de série na HSE Luxury. O cluster tem boa visualização das informações e display central com informações da multimídia, assim como os modos do Terrain Response.

O console central tem um útil espaço para smartphone e chama atenção pelo acabamento em alumínio com botão retrátil do câmbio automático. Os comandos do Terrain Response ficam no painel, logo abaixo do ar condicionado dual zone. O freio de estacionamento é eletrônico e integrado ao conjunto, que ainda tem duas entradas USB (uma para energia) e auxiliar, bem como porta-objetos sob os copos e compartimento abaixo do apoio de braço.

Sem os apoios de braços individuais do Freelander, o condutor do Discovery Sport tem mais espaço e conforto. As portas têm ótimo acabamento com seus botões dos vidros devidamente sobre o revestimento superior, assim como vistosos alto-falantes da Meridian, sendo 11 deles neste veículo.

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Os tapetes de borracha também são vendidos como acessório, bem como o presente no assoalho do porta-malas. As soleiras são personalizadas com o nome Discovery, enquanto os pedais são de alumínio. Atrás, o espaço é muito mais generoso que Freelander e Evoque, oferecendo mais conforto e para três pessoas.

As saídas de ar ficam nas colunas B, enquanto o console central tem apenas uma fonte 12V e porta-objetos. Há luzes de leitura em LED, boa visibilidade lateral e regulagens de distância e inclinação do assento, que é bipartido, mas tem a parte central superior destacada, para acesso ao porta-malas. Por fim, o bagageiro tem 981 litros até o teto e é suficiente para uma família. O estepe tem o mesmo tamanho dos demais pneus.

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Por ruas e estradas…

O Land Rover Discovery Sport Si4 tem motor 2.0 GTDI de 240 cv a 5.500 rpm e 34,5 kgfm a partir de 1.750 rpm. É um bom motor e com força de sobra desde rotações mais baixas. A resposta é imediata tanto nos modos Drive ou Sport.

O casamento com a transmissão ZF 9HP de nove marchas é perfeita e o conjunto se mostra muito equilibrado. As trocas são suaves e as relações são adequadas, sendo que não se tem a impressão de ficar sobrando marcha durante a condução em estrada, por exemplo.

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Pesando pouco mais de 1.800 kg, o Discovery Sport não parece deslocar toda essa massa durante a condução. Ao contrário, a impressão é de pesar bem menos. O propulsor não se recente de aceleradas mais bruscas ou uma condução mais esportiva. Há força de sobra sempre. O consumo ficou dentro do esperado, fazendo 10,3 km/litro na estrada e 7,1 km/litro na cidade, ambos com o modo Eco.

Ainda assim, é bem comportado durante a condução, atingindo 1.750 rpm a 110 km/h em nona marcha. Bom para o conforto e economia. O nível de ruído é um dos pontos altos do modelo, assim como o ajuste da suspensão, que privilegia mais o conforto que a do Evoque, por exemplo, mais voltada para a esportividade. Mas isso não significa moleza excessiva. O SUV da Land Rover é bem estável em curvas e dá para dirigir sem medo de mudanças bruscas de trajetória.

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Freios e direção são excelentes, assim como a capacidade de enfrentar buracos, areia, lama e outros obstáculos do fora de estrada, tendo todos os modos de terreno facilmente selecionáveis e permitindo que o SUV inglês entre e saia de trechos bem ruins, mesmo vias alagadas com até 60 cm de água.

Afinal, sua essência é exatamente essa, mas no dia a dia urbano, o Discovery Sport se comporta também como um gentleman, não exigindo atenção demasiada devido ao seu porte compacto, boa dirigibilidade e excelente visibilidade a bordo. Ou seja, reúne o melhor de dois mundos num sofisticado pacote.

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Por você…

O Discovery Sport é uma opção mais interessante em relação ao Freelander. Não há como compara-lo diretamente com o Evoque, pois ambos possuem propostas distintas, embora os preços ainda sejam próximos. É mais família. Mais conforto, espaço e porta-malas, embora compartilhem muitos itens entre si, especialmente motor e câmbio.

Essa pegada mais familiar não deixa o Discovery Sport em posição inferior. Dentro de sua proposta, ele equilibra muito bem um estilo atraente herdado dos Range Rover e os atributos de robustez e praticidade dos Land Rover.

Além do bom conjunto motriz e do moderno sistema de tração nas quatro rodas, o Discovery Sport ainda apresenta suspensão multilink com braços de alumínio e estrutura reforçada. A aerodinâmica é outro destaque.

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Em breve brasileiro, este Land Rover não vem sozinho. Ele tem a companhia de um pacote de benefícios, raros em carros do segmento Premium no Brasil há poucos anos. Um plano de revisões básicas por cinco anos, por exemplo, custa apenas R$ 990.

Há planos de aquisição especiais e outros atrativos para aproximar o modelo e a marca de potenciais clientes. O preço de R$ 206.100 já está na mesma casa de alguns SUVs de marcas tradicionais. O valor de entrada se aproxima ainda mais dos utilitários esportivos comuns. Então, custando quase o mesmo que os demais, porque não apostarmos em um veículo mais completo, luxuoso e sofisticado?

Medidas e números…

Ficha Técnica do Land Rover Discovery Sport HSE 2.0 Si4

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha turbo e injeção direta
Cilindrada – 1999 cm³
Potência – 240 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque – 34,5 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão – Automática de nove velocidades, além de mudanças sequenciais de marchas na alavanca

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 8,2 segundos
Velocidade máxima – 200 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.750 rpm
Consumo rodoviário – 10,3 km/litro
Consumo urbano – 7,1 km/litro

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos nas quatro rodas com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 19 com pneus 235/55 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.589 mm
Largura – 2.000 mm
Altura – 1.724 mm
Entre-eixos – 2.741 mm
Peso em ordem de marcha – 1.841 kg
Tanque – 70 litros
Porta-malas – 981 litros até o teto
Preço: R$ 206.100 (sem os acessórios e opcionais)

Galeria de fotos do Land Rover Discovery Sport HSE 2.0 Si4:

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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