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Mesmo com pouco conforto, o Mercedes-Benz A250 Turbo Sport reúne performance e economia

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O Mercedes-Benz A250 Turbo Sport é uma versão intermediária do hatch médio da marca alemã. Ele tem um visual bastante agressivo e é um meio termo entre a eficiente opção de entrada A200 e a alta performance do A45 AMG.



Custando R$ 163.500, o A250 Turbo Sport apresenta alguns diferenciais em relação ao A200, destacando-se como principal o motor 2.0 Turbo de 211 cv. Você pode até ter visto um ou outro médio com potência semelhante, mas no caso do modelo da Daimler, cada cavalo é explorado ao máximo.

Apesar de ter foco na esportividade, oferecendo condução atraente e performance condizente, o Mercedes-Benz A250 Turbo Sport não é um carro beberrão. Pelo contrário, ele é mais eficiente do que muitos carros bem mais fracos em poder e desempenho. Vamos conhecer um pouco mais?

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Por fora…

O Mercedes-Benz A250 Turbo Sport logo de cara revela que tem algo mais do que o normal. O pacote AMG reforça a aptidão para giros altos, curvas fechadas e boas arrancadas, tudo isso feito com classe e sem exageros.

Na frente, destaque para a grade com elementos hexagonais cromados “suspensos” sobre um fundo preto, tendo ainda duas barras cromadas e a famosa estrela de três pontas. Os faróis bi-xênon com LEDs integrados e fundo preto garantem um aspecto mais agressivo ao conjunto frontal, completado pelo para-choque com spoiler integrado e desenho aerodinâmico.

Contra o branco e o preto do Mercedes-Benz A250 Turbo Sport testado, o vermelho se sai muito bem como contraste. No protetor frontal, a tonalidade que remete à esportividade indica que este Classe A não está para brincadeira.

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As rodas de liga leve AMG aro 18 com pneus Run Flat 235/40 R18 apresentam acabamento diamantado com fundo grafite claro. O visual é muito esportivo e a impressão aumenta ainda mais com as pinças de freio pintadas na cor vermelha, que surgem como adorno para este alemão.

Nos para-lamas, um aplique metálico com o nome “Sport”, bem como as saias laterais mais proeminentes e os retrovisores com repetidores de direção. Apesar da proposta, a base dos vidros apresenta um friso cromado elegante, enquanto as colunas B possuem acabamento em preto brilhante. O teto solar panorâmico envolve mais da metade da parte superior e caiu muito bem nesta unidade de cor branca.

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Já a traseira só assume o perfil que é característico do projeto do Classe A atual, que é um hatchback baixo e largo, tendo um estilo geral mais esportivo, mesmo na versão mais simples. As lanternas de LED são grandes e ajudam a deixar o visual mais musculoso.

O defletor de ar sobre a tampa do bagageiro não é muito proeminente, mas agrada visualmente com as bases em preto brilhante. O para-choque apresenta vincos de fundo preto nas laterais e a parte inferior com acabamento preto, filete vermelho e escape duplo cromado. Por fim, a suspensão mais baixa indica que as diferenças não são apenas cosméticas.

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Por dentro…

O interior do A250 é claramente direcionado para a proposta final do carro. Falamos isso porque o projeto do atual Classe A é de um carro originalmente esportivo, tanto que no A200, ele parece querer algo mais do que apenas um bom desempenho, apresentando um aspecto visual que supera o de seus rivais.

No caso do Mercedes-Benz A250 essa impressão é deixada de lado, já que agora ele oferece um visual interior condizente com a proposta. O acabamento interno em tonalidade escura, costuras vermelhas no acabamento em couro ARTICO e nos difusores de ar, textura negra que remete à fibra de carbono no painel, cintos de segurança vermelhos, pedais de alumínio, detalhes cromados, cluster de fundo branco, entre outros, confirmam o objetivo de oferecer uma versão mais dinâmica.

Com posição de dirigir em posto mais baixo, como é característica básica do Classe A, a versão intermediária do Classe A tem volante de fundo chato de boa empunhadura, acabamento em alumínio e regulagens de altura e profundidade, além da tradicional alavanca da transmissão 7G-Tronic e os paddle shifts para trocas manuais. Os comandos de mídia e telefonia estão em destaque, enquanto o piloto automático (Tempomat) é mais discreto e fica mais abaixo na coluna.

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Assim como outros modelos da Mercedes-Benz, o A250 Turbo Sport não segue a regra comum dos automóveis, tendo assim alavanca de marchas na coluna de direção e freio de estacionamento eletrônico logo abaixo do comando dos faróis no lado esquerdo do painel. Com isso aparece um porta-objetos extra no túnel central e mais espaço para porta-copos e apoio de braço basculante e deslizante.

A tela de LCD “suspensa” à frente do painel não agrada muita gente, por seu visual, e infelizmente ela não é touchscreen. Para controlar as funções da multimídia COMAND Online (com CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth e navegador GPS) um botão giratório e cromado fica sobre o túnel central. Os controles de mídia e telefonia apresentam muitos botões, enquanto o ar condicionado dual zone é bem mais amigável. O porta-luvas tem pouco espaço.

Já os bancos dianteiros têm como destaque ajustes elétricos e possuem três memórias. Os assentos apresentam desenho que remete aos carros de competição, tendo formato de concha e perfil envolvente. O acabamento é em couro ARTICO e microfibra, tendo ainda costuras vermelhas em contraste.

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Os encostos dianteiros possuem elementos vazados com acabamento em alumínio e iluminação amarela. Os apoios de cabeça são integrados, assim como os traseiros, exceto o central. Há iluminação também nos traseiros, que não são vazados. Há luzes nos puxadores das portas, no assoalho dianteiro e traseiro e luz ambiente no teto, criando um aspecto muito sofisticado e agradável durante a noite.

O teto solar panorâmico ajuda bastante a clarear esse interior escuro do Mercedes-Benz A250 Turbo Sport, que apesar disso, envolve bem os ocupantes. O espaço dianteiro é bom, mas o traseiro poderia ser um pouco melhor. Com assentos mais baixos que os dos rivais, o Classe A tem acesso de carro esportivo e não de um hatch em versão esportiva, e isso deve ser levado em conta por prospectivos compradores.

Por fim, o porta-malas de 341 litros dá conta do recado. Sob o assoalho, há um calibrador e reparador dos caros pneus Run Flat, além de triângulo e um espaço adicional que originalmente é do estepe. Para aumentar a versatilidade em levar bagagens, o banco traseiro é bipartido e ainda conta com acesso ao bagageiro junto ao apoio de braço central.

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Por ruas e estradas…

O A250 não tem apenas um belo visual, ele também anda muito bem. O esportivo da Daimler é oferecido com motor 2.0 Turbo de 211 cv a 5.500 rpm e 35,5 kgfm entre 1.200 e 4.000 rpm. Ou seja, a força começa total logo após a marcha lenta. O propulsor é elástico e tem respostas imediatas.

Bem casado com a transmissão de dupla embreagem 7G-Tronic de sete marchas, o 2.0 Turbo entrega tudo o que tem quando exigido. Tanto nos modos ECO (com Start/Stop), quando no Drive ou no Sport, ele não nega fogo e oferece boas retomadas, mesmo quando a função é economia. No modo manual, o condutor pode extrair ainda mais desse belo motor. As trocas de marchas são suaves e quase imperceptíveis.

O ronco do motor tem silvo da turbina e o som da válvula de alívio, dando ainda mais vontade de acelerar. O prazer ao volante é reforçado por uma direção elétrica de respostas mais diretas, freios eficientes (com reforço de discos dianteiros perfurados) e ótima estabilidade.

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Controles de tração e estabilidade garantem mais segurança e controle, mas para quem sabe fazer ao vivo, a desativação do segundo é garantia de pura diversão. A suspensão tem ajuste mais firme e não recomenda-se ir além de sua proposta. Buracos, asfaltos destruídos e outros obstáculos devem ser observadas com antecedência, pois a pancada pode ser muito forte. Os pneus de perfil 40 também não vão ajudar a absorver esses defeitos de nosso piso. Pelo contrário, eles reforçarão o desconforto.

Para quando a preferência for por uma condução mais comedida ou no dia a dia do trânsito congestionado, quando toda a esportividade do mundo desaparece no anda e para, o Mercedes-Benz A250 Turbo Sport não faz feio com Start/Stop, que ainda mantém a direção elétrica funcionando e tem boa autonomia para partidas.

Em condução voltada para eficiência, o Mercedes-Benz A250 Turbo Sport obteve média de 9,0 km/litro na cidade e 13,5 km/litro de gasolina na estrada, rodando a 110 km/h. Nessa velocidade, a 7G-Tronic coloca o 2.0 Turbo para “descansar” a 1.900 rpm. O que garante conforto a bordo, além de economia. Andando como ele pede, o consumo aumenta muito, mas nada comparado com a diversão proporcionada.

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Por você…

Se o A200 não oferece tudo aquilo que sua aparência sugere, então a escolha é mesmo ir direto para o Mercedes-Benz A250 Turbo Sport. Esse sim casa estilo e performance, dando ao condutor a chance de ir mais além e ter um carro que pode ser quase “dois em um”. Econômico no dia a dia e arrebatador no lazer.

Os 211 cv parecem pouco diante de alguns modelos esportivos mais potentes, mas apenas andando em um modelo alemão é que percebemos o quanto eles exploram potências não tão grandes com eficiência e tecnologia. O Mercedes-Benz A250 Turbo Sport explora bem o que tem e oferece uma boa dose de esportividade sem perder a linha, indo de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atingindo máxima de 240 km/h. Muito bom!

O valor de R$ 163.500 é sem dúvida alto, mas o Mercedes-Benz A250 Turbo Sport é uma compra mais emocional do que racional. É um carro que simplesmente vale a pena.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Mercedes-Benz Classe A250 Turbo Sport

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbocompressor, injeção direta e Start&Stop
Cilindrada – 1991 cm³
Potência – 211 cv a 5.500 rpm
Torque – 35,5 kgfm entre 1.200 e 4.000 rpm
Transmissão – Automatizada 7G-DCT de sete marchas com funções Sport e ECO, mudanças manuais sequenciais através de paddle shifts

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,6 segundos
Velocidade máxima – 240 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.900 rpm
Consumo rodoviário – 13,5 km/litro
Consumo urbano – 9,0 km/litro

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção com quatro links.
Eletro-hidráulica variável

Freios
Discos nas quatro rodas com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 18 com pneus 235/40 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.292 mm
Largura – 1.780 mm
Altura – 1.438 mm
Entre-eixos – 2.699 mm
Peso em ordem de marcha – 1.465 kg
Tanque – 56 litros
Porta-malas – 341 litros
Preço – R$ 163.500

Galeria de fotos do Mercedes-Benz Classe A250 Turbo Sport:

5.0

  • João Martini

    O que faltava na A200, motor. Um tesao de carro.

    • Raul Cotrim de Mattos

      Ainda falta tração traseira e um preço mais realista.

      • Lucas Duarte Martins

        qual esportivo tem preço realista, para sua categoria?

        • Raul Cotrim de Mattos

          Esse preço é ainda mais irrealista do que os demais…

          • RafaCtba

            E o preço de R$124mil em um novo Honda Civic Si?

          • Filipe Machado

            Qual carro 0km no Brasil tem preço realista? me fale que compro

            Na Alemanha talvez ele tenha preço justo

        • PEDAORM

          O GTI tem preço realista na versão de entrada, e anda igual a esse a250

  • Bruno

    Excelente matéria. Realmente o carro é espetacular, mas o preço também é espetacular!

  • Charlis

    A tração é dianteira igual ao A200, ou integral?

    • Gustavo73

      Dianteira. Só o A45 AMG é integral.

      • Charlis

        Grato.
        Agora, reforça mais ainda minha opinião, muito cara! Rs….

      • !Marcelo Surf!

        A CLA 250 é integral

        • Gustavo73

          Sim, mas no Classe A 250 é só dianteira.

  • _William

    Pra quem tem grana, deve ser dificil fazer um test drive e não levar…carro muito top!

    • 4lex5andro

      fazer o test drive nao é o dificil, muito menos gostar do mercedinho ..

      o complicado é bancar os 165,3 mil reais pedidos na hora de assinar o cheque ..

  • Marcos Vinicius

    Que rodas lindas da Mercedes.

  • Ramom Alencar

    BMW 125I M SPORT = racionalidade
    MERCEDES. A250 = emoção
    nesse caso eu ficaria com a emoção.

    • Gabriel Torque

      botava mais 40 mil e pegava uma M235

      • Raul Cotrim de Mattos

        Sou mais uma C63 AMG usada o/

        • Vellored02

          Mas é bem mais caro de manter que um A250

      • GPE

        Primeiro ponto: a M235i custa 230mil, logo, é uma diferença de quase 70mil reais.
        Segundo ponto: ainda que fosse 40mil a diferença, tal quantia é muito alta pra quem vai comprar um carro nesse valor. É quase 25% do valor dele. 40mil é pouco pra quem vai comprar um carro de 800mil ou um de 840mil, mas é muito pra quem vai pegar um de 160mil.

        • Vellored02

          Isso vale até para seu rival direto o Golf GTi, mesmo na versão top de linha a diferença é de mais de 27 mil reais, isso pesaria se eu tivesse que escolher um dos dois agora. Eu já to com o Golf GTi Premium+teto e o custo beneficio dele é superior e muito, a MB deveria diminuir uns 20 mil pra valer a pena pra roubar clientes da Volkswagen.

          • Filipe Machado

            Diferença que o Golf vem do México agora (impostos menores) esse MB vem da Alemanhã, não

            Antes que diga que o Golf não mudou de preço, aposto que a VW estava praticamente empatando custo de venda com custo operacional quando lançou o Golf por aqui, agora (trazendo do México) eles devem ter um belo lucro

            • Vellored02

              O Golf GTi aumentou o preço depois que veio do México, o meu eu comprei por 132 mil, hoje ele tá por 136 e sem o Dynaudio, sem Auto Hold e freio de estacionamento eletrônico.

      • Filipo

        Antes dela tem a M135i. Deve ser mais barata!

        • marco

          a m135 eh 206 mil dilmas

      • Thales Sobral

        Eu botava mais 2.000.000 e levava um veyron… aaaaaaahhhhhh

  • Matheus Cavalheiro

    Longe de achar ruim, mas achei que o consumo fosse melhor. Algo na casa dos 16 na estrada.

  • Gran RS 78

    Sem dúvida alguma que esse Classe A é o carro, mas acho que o preço está bem alto, mesmo para um modelo premium. Acho que um valor mais “aceitável” seria na casa dos 119 mil reais.

  • Jansen

    O carro é lindo msm, mas gastaria um pouco mais e pegaria a CLA250 aquilo sim é um carro.

  • Jansen

    Os modelos 250 do Classe A e CLA são os melhores custos benefícios, pois são tão belos quanto os AMG tem excelente motorização e são bem mais baratos.

  • Gabriel Torque

    NA MINHA OPINIÃO, não vejo sentido em comprar esse carro

    quem quer um esportivo de verdade, coloca mais 30 ou 40 mil pra levar uma das irmãs M135/M235… que pra quem paga isso por um hatch médio não faz a menor falta

    por 20 mil a menos, da pra levar o v40 R-Design com o novo motor Drive-E da volvo que tem mais desempenho

    por 60 mil a menos da pra levar um mini cooper S que também entrega o mesmo desempenho

    e claro que este não poderia faltar, por 60 mil a menos também da pra levar um GTI que é o mesmo que essa MB, só não tem a argola

    a MB brasil anda dando mancadas nos últimos tempos, os classe A vieram pra ser só mais um, lançaram esse A250 com o mesmo preço e motor da 125i pra ver se compram apenas por ser mais bonito, mas na minha opinião é um carro inferior… deveria estar no mesmo preço do Volvo

    • Charlis

      Penso parecido*.. Quando li o preço, na sequencia o desempenho, ja me veio na cabeça a familia TSI (60mil a menos, MUITO dinheiro), e o Novo Mini…

    • Pedro Paulo ()

      a M235i tá 230k
      125i M tá na casa dos 170k, já a M135i tá na casas dos 209k

      Mas concordo com você em relação ao Volvo V40 e o Mini S (apesar do mini ter menos potência, mas compensar em peso)…

  • Raul Cotrim de Mattos

    Porque não preferir um Golf GTI por 50 mil a menos e desempenho superior? Essa MB nem tração traseira tem…

    • Raul Cotrim de Mattos

      Se bem que em questão de aparência o Golf fica bem sem graça perto desse carro, mas…

  • RFGV

    traçao?

    • Gustavo73

      Dianteira!

  • RFGV

    Em tempo: Vou de GTI. 220 cv, que na verdade são 230, que tmb tem tecnologia alemã, por 40 mil a menos.
    E, na minha opinião, é mais esportivo ainda.

    • Pedro Paulo ()

      você quis dizer por 30 mil a menos né?
      por que o completão tá na casa dos 135k…

    • Raul Cotrim de Mattos

      Só perde no visual, que é bem mais sem graça… se ao menos a MB tivesse tração traseira e um desempenho ao menos igual.

    • Comentarista

      Quase vomito com essa chupação de pau da vw com esse golf.

      • Vellored02

        Eu comprei o Golf GTi Premium + teto e saiu mais barato que o A 250, e ainda tenho mais alguns itens como ACC, Emergency Break, Park Assist, ou seja o Mercedes só compra quem pode pagar mais e é fã da marca e se apaixona pelo Design, tem uma em exposição em um Shopping aqui de São Luís o carro é na cor preta, e toda vez que passo por ele fico hipnotizado pelo design principalmente aquela grade, parecem estrelas no céu.

      • RFGV

        chupaçao de pau? é o carro esportivo com melhor custo x desempenho disponível no mercado… Já andou num? não né…

    • Filipo

      São 220cv, 230cv no pacote disponível na europa, o qual vem além dos 10cv a mais, bloqueio eletrônico do diferencial e rodas maiores.

      • Marcelo Kayro Quintão

        Freios melhores tb :)

      • RFGV

        tem mais de 220cv, já testados no dinamômetro.

        • Filipo

          Todos os veículos turbo se sairão melhor do que o declarado em testes de dinamômetro de rolo, ou seja, apresentarão maior potência e torque. Você já deve ter visto vários casos…

  • Edflu

    Falar de preço é redundância, qual carro tem preço justo ? A MB sempre teve seus valores um pouco acima da concorrência diret a(BMW / Audi)se pensarmos que um Corolla bate quase 100.000 e o civic Si e GTI seus 120 a 130.000 então a MB só está seguindo a infeliz lógica …

    • 4lex5andro

      carro bonito, potente e tem bom desempenho, mas o fator status (da estrela mercedes benz na grade) já encarece o carro por si só, alem do esperado ..

      gasta-se menos e se tem otima diversao tambem, com golf gti , fusca turbo, mini ou , no caso de um sedan de presença , um bmw 320i ..

  • Hadson Nobre

    Amigos, parem de comparar o golf com esse carro. A definição de superioridade de um carro, vai bem além do número de cavalos que o motor possui.

    • Na Dúvida, Acelera!

      De fato, vai em itens de série, custo/benefício e por aí vai, outro ponto que o Golf da um show também, tanto é que na própria Alemanha o Golf vende mais, o Golf vende bem mais em toda a Europa e de quebra surra a Mercedes-Benz Classe A até nos comparativos realizados por lá.

      • Fábio

        Volta pro carblog, lá é lugar de fanboys, aqui de entusiastas! ;)

        • Na Dúvida, Acelera!

          Agora tudo virou motivo para vir chamar os outros de “fanboy”, você sabe no mínimo o significado da palavra “fanboy” para querer vir chamar alguém disso? Pelo jeito você é tão ignorante que chama as pessoas de uma coisa sem nem saber o significado, procure o significado dessa palavra e veja se de fato eu sou um “fanboy”. Sinceramente, não consigo entender essa sua perseguição com o Golf, ter raiva de uma coisa material sem o mínimo motivo? Por favor, você me chama de “fanboy” porém meus comentários são coerentes e são baseados em fatos reais diferentes do seu que tudo que é posrt você tem de se referir ao Golf ou como você adora falar “Gol bombado”, agora eu te pergunto:
          O que o carro te fez?
          Porque tanta raiva assim de uma coisa material?

          • Gustavo73

            Torcida é assim mesmo e não precisa explicar…

        • Marc
          • Léo Hung

            Os sotaques são hilários! :D

      • Thales Sobral

        Vacilo danado hein… Quer dizer que porque vende mais é melhor? Então o Gol é o melhor carro do brazil, e o Bugatti Veyron um micasso, que por sinal, ainda tem umas unidades encalhadas lá no pátio.

        • Na Dúvida, Acelera!

          O único vacilo aqui foi o seu meu caro, querer comparar as vendas de um Gol com a de um Bugatti não faz o menor sentido, meu comentário foi comparando as vendas de dois Hatchs Médios que competem pelo mesmo público e que lá fora custam preço semelhante (já que no Brasil o povo vê status em Série 1 e Classe A).

          • Thales Sobral

            Pfffff deixa pra lá. …

        • RFGV

          kkkkkkkkkkkk
          q b*sta de comparação…

  • Eduardo

    Mercedes delira com os seu preços no Brasil. A200 versões de 110mil e 120mil reais, mesmo que você escolha a versão top ainda não tem teto solar, bancos em couro e o sensor de estacionamento, isso em um carro hatch de entrada?! Agora o A250 é bonito mas um hatch por 163.900 (61.500USD)? Seguindo na linha dos preços delirantes da marca Premium, com o lançamento da nova Classe C o preço no Brasil aumentou 24 mil reais, nos Estados Unidos apenas 1 mil dólares. Comparando as versões de entrada de cada país, C180 no BR e C300 no US. Faça como eu, compre um Audi A3 1.8T e invista a diferença em ações, bom momento para compra de ambos.

    • Léo Hung

      Isso segue uma lógica (utilizada tb pela BMW): não pode custar barato pq perde o status. Imagina pagar 90k num classe A? Vc não está comprando um carro, está comprando um Mercedes, um estilo de vida para poucos afortunados.

      É ridículo, mas é assim que funciona. Racionalizar não adianta. Na europa pode até ter preço similar, mas até lá o status é outro. Golf é carro de classe média, povo. Mercedes de entrada (classe A e B), também, mas tem um charme a mais. :P

  • alixgracus

    Esse carro está superfaturado no Brasil, assim como ocorre com o BMW 125. Na Inglaterra, você tem A 250 a partir de 28.560 libras, BMW 125, de 28.070 libras, e GTi, de 28.650 libras! Ou seja, com todo o renome dessas duas marcas, os ingleses não consideram que esses modelos valham mais do que o GTi. Fato é que, aqui, fora a indecente margem de lucro, paga-se um plus nesses marcas também a título de “status”.

  • SDS SP

    Belo carro… A engenharia automotiva alemã é um case a ser estudado, pois é só olhar o número de patentes aplicadas no ramo. Estão muito a frente dos demais…

  • Marcos Wild

    É a tipica perfeição Alemã,
    pra mim, o melhor carro do mundo é o carro alemão.

  • Marcio Andriani

    Compradores 0 vs 17 Manolos…acho que a Mercedes deveria fazer como no salão do automóvel, nem deixe entrar no carro, e como aquela montadora japonesa que não empresta o carro para testes…

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