Baojun: GM também prepara chegada de marca chinesa ao Brasil?

baojun yep plus 8
baojun yep plus 8

Digita esse endereço eletrônico www.baojun.com.br em seu navegador e veja aonde ele dará. Pois é… Se você fez isso, chegou ao site de mídia da General Motors na China, porém, especificamente ao da marca chinesa Baojun.

Como você sabe, a Baojun é uma marca criada a partir da SAIC-GM-Wuling e alguns produtos dela são vendidos em mercados pelo mundo com a marca Chevrolet, como o Groove, oferecido no Chile, ou a Captiva “chinesa” vista no México.

baojun yun duo
baojun yun duo

O endereço eletrônico brasileiro é um forte indicativo de que existe interesse do consumidor brasileiro na Baojun e a GM sabe disso. Ainda que registros no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, não tenham surgido especificamente pela marca, trazê-la ao país não seria nada estranho.

O maior exemplo disso é o recente anúncio da Stellantis com a Leapmotor, num movimento inesperado, pelo menos aqui no Brasil. Todavia, o caso do grupo líder de volume por aqui é recente com a chinesa, bem diferente da GM.

baojun valli
baojun valli

Há décadas que a GM tem na Wuling uma marca para lhe fornecer carros baratos e de volume na China, onde esta brilhou com modelos como o furgão pequeno Hongguang e o minicarro elétrico Mini EV.

Já a Baojun tem um portfólio mais internacional, especialmente por conta da Chevrolet, ainda que tenha usado veículos da Wuling. Produtos como o hatch Yun Duo, o jipinho Yep Plus, a perua Valli, a linha de modelos “R” (RM, RC e RS), poderiam ser a arma da GM contra os próprios chineses aqui.

baojun rm 5
baojun rm 5

O problema para a GM, acusando especialmente a baixa demanda no país, seria que a Baojun faria aqui o mesmo que as conterrâneas já estão fazendo, ou seja, conquistando vendas que poderiam ser da Chevrolet.

No caso da Stellantis, por ter cinco marcas e dominar o mercado em volume, a Leapmotor não terá grande impacto em seus emplacamentos.

baojun rs 5
baojun rs 5

Ainda assim, nesse jogo, a GM ainda teria a Wuling para forçar a barra para cima das rivais, sem contar a capacidade industrial no país, onde uma planta poderia ser convertida para fazer carros da Baojun ou Wuling. Vem ou não? O que você acha?

Baojun – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X