BMW: Série 1 e 3 com alto consumo de óleo e falhas no motor

BMW: Série 1 e 3 com alto consumo de óleo e falhas no motor

Alguns donos dos modelos 120i e 320i da BMW estão reclamando de falhas de funcionamento do motor, alto consumo de óleo lubrificante e excesso de fumaça saindo pelo escapamento. O problema aparece tanto no BMW 120i quanto no BMW 320i, pois ambos são equipados com o mesmo motor N46 de 2.0 litros, usado nos modelos BMW até o ano de 2011.


Em um dos relatos a respeito deste problema, dois modelos diferentes de um mesmo proprietário apresentaram o problema. Tanto o BMW 120i quanto o BMW 320i (ambos com menos de 51.000 km) consumiam 1 litro de óleo por semana, mas o problema não apontava para um vazamento. Dois motores retificados custaram nada menos que R$ 10.000. O dono simplesmente vendeu os carros.

Outro relato fala em falha no motor e acendimento da luz de alerta de óleo em um BMW 320i com apenas 60.000 km. Nesse caso, o nível baixava 1 litro a cada 400 km, sendo que a complementação do nível era constante. No final, o motor teve que ser retificado. Algo que custou salgados R$ 6.000.

Outro BMW 320i – com 59.000 km – também apresentava alto consumo de óleo, falha nas saídas e enorme quantidade de fumaça, que chegava a cobrir o carro. No final, a retífica foi necessária. O custo ficou em R$ 7.500. Um especialista em BMW diz que o problema está nos retentores de válvulas, que impede que o óleo desça do cabeçote para a câmara de combustão.

No caso de vazamento do retentor, o óleo é queimado durante o funcionamento do motor, não deixando rastro de vazamento, mas produzindo fumaça que pode ser visível em casos mais graves.

A explicação é que os retentores do motor N46 não foram feitos para a gasolina e a temperatura do Brasil, o que provoca sua deterioração a partir dos 50.000 km. O custo para substituição dos retentores é de R$ 7.000.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.