O Cadillac Escalade é um dos carros mais populares dos EUA, visto como o preferido das celebridades americanas e que já ostentou o título de carro mais roubado da América.
O SUV de chassi de longarinas é uma variante de luxo dos Chevrolet Tahoe e Suburban, assim como dos GMC Yukon e Yukon XL, mas não é aparentado com as picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra.
Enorme, o Cadillac Escalade tem dois tamanhos, com o maior sendo conhecido como ESV e com oito lugares, tendo ainda suspensão traseira multilink nos dois tamanhos, o que lhes diferencia das picapes.
Feito sobre a plataforma GMT1XX da GM, o Escalade é vendido nos EUA tanto com tração traseira (2WD) quanto nas quatro rodas (4WD), sendo esta permanente com variação de força.
O SUV dispõe da caixa de transmissão automática Hydra-Matic 10L80 do Chevrolet Camaro e Ford Mustang, assim como nos motores diesel Duramax 3.0 e a gasolina V8 6.2 L87 e LT4, este último Supercharged.
Cadillac Escalade – detalhes
A quinta geração do Cadillac Escalade é fabricada em Arlington, Texas, sendo um SUV grande com 5,38 m no tamanho padrão e 5,77 m na versão longa, a ESV de oito assentos.
Imponente, o Escalade tem frente com faróis full LED, assim como luzes diurnas em LED num formato de “L”, porém, a grade muda de estilo e acabamento conforme a versão oferecida.
Nas laterais, destaque as colunas C e as vigias laterais grandes, especialmente no ESV, enquanto as lanternas traseiras empregam lanternas verticais em LED.
Por dentro, o luxo é o ponto alto do Cadillac Escalade, que conta com um painel e guarnições em madeira, assim como um cluster-infotainment de 38 polegadas.
Tendo bancos em couro climatizados, elétricos e com massageadores, o Escalade tem teto solar elétrico duplo, opção do sistema Super Cruise e amplo espaço interno.
Seu grande porta-malas tem 722 litros no padrão e 1.175 litros no ESV, mesmo com todos os assentos disponíveis.
O Escalade é um SUV com vasta oferta de versões, sendo elas Luxury, Luxury Premium, Sport, Premium Luxury Platinum, Sport Platinum e V.
Todas elas, com exceção da V, possuem opção de tração apenas traseira, assim como do motor diesel Duramax 3.0 de seis cilindros em linha e 281 cavalos, além do V8 6.2 L87 de 426 cavalos.
O Escalade V tem um V8 6.2 LT4 Supercharged de 691 cavalos, disponível apenas com tração nas quatro rodas. Todas as versões têm câmbio automático de 10 marchas.
Veja também: Cadillac Escalade-V é o luxo mais potente
Cadillac Escalade – versões
- Cadillac Escalade Luxury 6.2 V8 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Luxury 3.0 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Luxury Premium 6.2 V8 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Luxury Premium 3.0 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Sport 6.2 V8 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Sport 3.0 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Premium Luxury Platinum 6.2 V8 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Premium Luxury Platinum 3.0 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Sport Platinum 6.2 V8 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade Sport Platinum 3.0 AT10 2WD/4WD
- Cadillac Escalade V 6.2 V8 Supercharged AT10 4WD
- Cadillac Escalade V ESV 6.2 V8 Supercharged AT10 4WD
Cadillac Escalade – equipamentos
Cadillac Escalade Luxury 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – Motor V8 6.2, mais câmbio automático de 10 marchas e versões 4×2/4×4, com faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, bancos em couro, direção elétrica, ar condicionado dual zone, duas saídas de escape, rodas de liga leve aro 22 polegadas, entre outros.
Cadillac Escalade Luxury 3.0 AT10 2WD/4WD – Itens acima, mais motor diesel 3.0.
Cadillac Escalade Luxury Premium 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – Itens da Luxury, mais suspensão a ar, assistente de reboque, frenagem automática reversa, pacote ADAS,entre outros.
Cadillac Escalade Luxury Premium 3.0 AT10 2WD/4WD – Itens acima, mais motor diesel 3.0.
Cadillac Escalade Sport 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – Itens da Luxury Premium, mais revestimento interno escurecido, bancos com padronagem diferenciada, acabamento externo e rodas exclusivas.
Cadillac Escalade Sport 3.0 AT10 2WD/4WD – Itens acima, mais motor diesel 3.0.
Cadillac Escalade Premium Luxury Platinum 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – Itens da Luxury Premium, mais acabamento em couro especial, guarnições em madeira, Super Cruise, bancos com massagem, entre outros.
Cadillac Escalade Premium Luxury Platinum 3.0 AT10 2WD/4WD – Itens acima, mais motor diesel 3.0.
Cadillac Escalade Sport Platinum 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – Itens acima, mais o pacote visual da versão Sport.
Cadillac Escalade Sport Platinum 3.0 AT10 2WD/4WD – Itens acima, mais motor diesel 3.0.
Cadillac Escalade V 6.2 V8 Supercharged AT10 4WD – Motor V8 mais potente, tração 4×4 exclusiva, bancos personalizados, detalhes exteriores padrão V, ajustes de suspensão e direção específicos, rodas cromadas, entre outros.
Cadillac Escalade V ESV 6.2 V8 Supercharged AT10 4WD – Itens acima, mais carroceria longa ESV de oito assentos.
Cadillac Escalade – preços
- Cadillac Escalade Luxury 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – US$ 81.190/US$ 84.190
- Cadillac Escalade Luxury 3.0 AT10 2WD/4WD – US$ 82.790/US$ 85.790
- Cadillac Escalade Luxury Premium 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – US$ 89.990/US$ 92.990
- Cadillac Escalade Luxury Premium 3.0 AT10 2WD/4WD – US$ 91.590/US$ 94.590
- Cadillac Escalade Sport 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – US$ 92.990/US$ 95.990
- Cadillac Escalade Sport 3.0 AT10 2WD/4WD – US$ 94.590/US$ 97.590
- Cadillac Escalade Premium Luxury Platinum 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – US$ 107.490/US$ 110.490
- Cadillac Escalade Premium Luxury Platinum 3.0 AT10 2WD/4WD – US$ 109.090/US$ 112.090
- Cadillac Escalade Sport Platinum 6.2 V8 AT10 2WD/4WD – US$ 107.490/US$ 110.490
- Cadillac Escalade Sport Platinum 3.0 AT10 2WD/4WD – US$ 109.090/US$ 112.090
- Cadillac Escalade V 6.2 V8 Supercharged AT10 4WD – US$ 151.090
- Cadillac Escalade V ESV 6.2 V8 Supercharged AT10 4WD – US$ 154.090
Cadillac Escalade – motor
O Cadillac Escalade tem três motores disponíveis, com o seis em linha 3.0 Duramax sendo um projeto da Opel com similares 1.5 e 2.0, respectivamente de 3 e 4 cilindros.
Diesel, tem 4 válvulas por cilindro e injeção Common-Rail, além de turbocompressor com TGV e intercooler.
Com 2.993 cm³, tem 15:1 de taxa de compressão com 281 cavalos a 3.750 rpm e 63,4 kgfm a 1.500 rpm.
Outro é o L87, um V8 6.2 de arquitetura antiga, com 2 válvulas por cilindro e 6.162 cm³, tem aspiração natural, mas conta com injeção direta de combustível.
Uma das variantes doa Geração V de motores da GM, existentes da Geração V de motores V8 da GM, que surgiu em 2013.
Ele entrega 426 cavalos a 5.600 rpm e 63,4 kgfm a 4.100 rpm, enquanto a outra opção é o LT4, o mesmo V8 6.2, mas com mudanças para elevar a potência e o torque.
Nesse caso, usa um Supercharger por correia, que ajuda a elevar a potência para 691 cavalos a 6.400 rpm e 89,9 kgfm a 3.600 rpm.
O câmbio automático Hydra-Matic 10L80 tem 10 marchas e é o mesmo usado pela Ford em seus carros, tendo mudanças manuais no volante e modo Sport.
Cadillac Escalade – desempenho
- Cadillac Escalade 3.0 AT10 4WD – 8,5 segundos e 195 km/h
- Cadillac Escalade 6.2 V8 AT10 4WD – 6,1 segundos e 195 km/h
- Cadillac Escalade V 6.2 V8 AT10 4WD – 4,4 segundos e 195 km/h
Cadillac Escalade – consumo
- Cadillac Escalade 3.0 AT10 2WD e 4WD – 8,9/11,4 km/l e 8,5/11,0 km/l
- Cadillac Escalade 6.2 V8 AT10 2WD e 4WD – 5,9/8,0 km/l e 5,9/7,6 km/l
- Cadillac Escalade V 6.2 V8 AT10 4WD – 4,7/6,8 km/l
Cadillac Escalade – ficha técnica
Motor | 3.0 Duramax | V8 6.2 L87 | V8 6.2 LT4 Supercharged |
Tipo | |||
Número de cilindros | 6 em linha | 8 em V | 8 em V |
Cilindrada em cm3 | 2993 | 6162 | 6162 |
Válvulas | 4 | 2 | 2 |
Taxa de compressão | 15:1 | 11,5:1 | 10:1 |
Injeção eletrônica | Direta, turbo | Direta | Direta, compressor |
Potência máxima | 281 cv a 3.750 rpm (diesel) | 426 cv a 5.600 rpm (gasolina) | 691 cv a 6.400 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 63,4 kgfm a 1.500 rpm (diesel) | 63,4 kgfm a 4.100 rpm (gasolina) | 89,9 kgfm a 3.600 rpm (gasolina) |
Transmissão | |||
Tipo | Automática de 10 marchas | Automática de 10 marchas | Automática de 10 marchas |
Tração | |||
Tipo | 2WD/4WD | 2WD/4WD | 4WD |
Direção | |||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Freios | |||
Tipo | Discos dianteiros e traseiros | Discos dianteiros e traseiros | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | |||
Dianteira | Braço duplo | Braço duplo | Braço duplo |
Traseira | Multilink | Multilink | Multilink |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Liga leve aro 22 polegadas | Liga leve aro 22 polegadas | Liga leve aro 22 polegadas |
Pneus | 275/50 R22 | 275/50 R22 | 275/50 R22 |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 5.382 (V) 5.766 (V ESV) | 5.382 (V) 5.766 (V ESV) | 5.382 (V) 5.766 (V ESV) |
Largura (mm) | 2.059 | 2.059 | 2.059 |
Altura (mm) | 1.948 | 1.948 | 1.948 |
Entre eixos (mm) | 3.071 (V) 3.406 (V ESV) | 3.071 (V) 3.406 (V ESV) | 3.071 (V) 3.406 (V ESV) |
Capacidades | |||
Porta-malas (L) | 722 (V) 1.175 (V ESV) | 722 (V) 1.175 (V ESV) | 722 (V) 1.175 (V ESV) |
Tanque de combustível (L) | 91 (V) 107,1 (V ESV) | 91 (V) 107,1 (V ESV) | 91 (V) 107,1 (V ESV) |
Carga (Kg) | 603 (V) 517 (V ESV) | 603 (V) 517 (V ESV) | 603 (V) 517 (V ESV) |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 2.820 (V) 2.906 (V ESV) | 2.820 (V) 2.906 (V ESV) | 2.820 (V) 2.906 (V ESV) |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND | ND |
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!