*Destaque Hatches Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

peugeot-208-griffe-2016-1-1024x768 Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

Depois dos relatos destrinchando a vida com um C4 Lounge por 4 anos, como prometido trago a experiência da convivência com um Peugeot 208 Griffe ano 2015/2016.



A aquisição do Peugeot 208

O carro é de utilização de minha esposa, que antes dele foi proprietária de dois VW Polo I-Motion, sendo o primeiro hatch e o segundo sedã. A escolha de carros para ela sempre foi voltada à categoria de compactos com um nível de equipamento superior.

Ela não tem uso e nem gosto por carros maiores, e como passa muito tempo dentro do veículo (viaja semanalmente à trabalho entre Goiânia e Brasília), acaba que precisa contar com modelos com bom comportamento rodoviário, nível de segurança bom e comodidades que permitam menos cansaço.

Na última troca (julho/2015), com o Polo já fora de linha, acabei me interessando na observação de modelos Peugeot. A boa convivência com o Citroen C4 (do mesmo Grupo PSA) e a boa relação custo x benefício que se observava para os modelos da marca do leão acabaram por me induzir a uma visita ao concessionário da montadora.

A princípio, o interesse era pelo recém lançado Peugeot 2008. Fiz test-drive na versão Griffe, levei a patroa para conhece-la. Ótimo nível de equipamentos, boa motorização, 6 airbags… única ressalva estaria no câmbio de 4 marchas, mas para a utilização que minha esposa faz, ainda mais vindo anteriormente de um modelo I-Motion, certamente que seria uma evolução.

Negociação feita, negócio quase fechado, e eis que é lançada a linha 2016 do Peugeot 208, mantendo o preço da versão 2015 e trazendo a mais os airbags laterais e de cortina, além de sensores de estacionamento dianteiros. Com esse pacote, o 208 praticamente se igualava ao 2008 (ambos na versão Griffe), tendo a menos apenas os bancos parcialmente em couro, o acionamento elétrico do teto panorâmico (no 208 é manual) e a alavanca de freio de mão diferenciada, que apesar de interessante visualmente no 2008, é de uma ergonomia bem sofrível.

Fazendo as contas, o Peugeot 208 sairia por 14 mil reais a menos (saiu por 60 mil reais com pintura metálica), além de contar com taxa zero para parcelamento em até 24 vezes, algo que o Peugeot 2008 (lançamento) não trazia.

Analisando bem, o porta malas um pouco maior traria zero de benefícios para a minha esposa (o volume disponível no 208 é mais que suficiente para as suas necessidades), a altura livre um pouco maior também seria desnecessária (só anda em asfalto), e os carros são absolutamente iguais em seu interior, seja em espaço, em ergonomia ou em nível de acabamento. Resultado: fomos de 208.

peugeot-208-griffe-2016-1-1024x768 Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

Manutenção do Peugeot 208

Surpreendente. Essa é a melhor palavra para descrever a vida do 208 entre nós. Revisões a cada 10 mil km, com duas únicas ocorrências em termos de atendimento em garantia:

– aos 30 mil km, o carro me foi entregue pela esposa para encaminhamento à revisão, sem nenhuma queixa por parte dela. Entretanto, no caminho eu notei um ruído (tipo grilo) vindo do banco do passageiro, o qual relatei na concessionária. Um aperto no parafuso de fixação do trilho foi a ação necessária, providenciada na revisão;

– por volta dos 38 mil km o carro sofreu uma colisão traseira: um Azera abalroou minha esposa em um sinal de “pare” em Brasília. Danos superficiais na capa do parachoque traseiro, uma deformação discreta na chapa metálica que faz as vezes de verdadeiro parachoque (por baixo da capa plástica)… a princípio foram estes os danos, mas observou-se que após a ocorrência o esguicho de água do vidro traseiro parou de funcionar. Imaginando se tratar de algum problema elétrico, relatei a ocorrência na revisão dos 40 mil km. O diagnóstico demonstrou um problema um pouco maior: no impacto a tampa traseira se movimentou para cima e para baixo, rompendo a tubulação por dentro do forro, o que tinha ocasionado uma mancha por dentro da coluna “C” (nem tínhamos notado). A ação tomada: trocaram a tubulação e o forro interno inteiro do teto em garantia.

E foi só.

Dois pneus trocados na revisão de 50 mil km, outros dois permanecem originais até os 60 mil (ainda devem rodar até a revisão dos 70 mil km antes de atingirem os marcadores TWI).
A bateria original durou cerca de dois anos e foi trocada com utilização do programa “Peugeot Total Care”, acionado pelo 0800 da marca. Em 20 minutos um profissional com uma nova bateria se apresentou em casa (onde a bateria antiga se esgotou) e efetuou a troca cobrando valores de mercado pelo equipamento.

As pastilhas de freio dianteiras foram trocadas pela primeira vez aos 50 mil km. A utilização do carro na maior parte do tempo em ambiente rodoviário poupa muito componentes como pneus e pastilhas de freio.

Um componente que achei que se desgasta excessivamente: as paletas dos limpadores de para-brisa já foram trocadas duas vezes por perda de eficiência.

As revisões seguem o valor de tabela da Peugeot, que não é barato, mas está na média do que se pagava nas revisões dos Polo. Variaram aí de 400 a 900 reais nas 6 revisões realizadas.

O atendimento em concessionária sempre foi exemplar, carismático, eficiente e cumpridor no que tange a horários. Nada a reclamar. A ação em garantia na questão do forro me surpreendeu muito positivamente, uma vez que a ocorrência foi resultado de acidente de percurso.

peugeot-208-griffe-2016-1-1024x768 Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

O carro

O Peugeot 208 é um carro de dimensões internas aceitáveis para a sua categoria. O nível de requinte de construção e de acabamento interno é muito bom, com excelente aspecto visual e encaixes bastante adequados entre as peças. Todas as peças são em plástico rígido, mas a variação de texturas (há várias áreas com acabamento fosco-aveludado) denota um grau de percepção visual bastante elevado.

O nosso modelo foi dotado de forração de couro na concessionária em bancos, braços de porta e descansa braço central (item não disponível como opcional). Aliás, muito bom o descansa braço central, que é reduzido (normal em carros pequenos), mas ainda assim conta com um nicho interno revestido em borracha com função de porta-trecos.

peugeot-208-griffe-2016-1-1024x768 Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

O painel no estilo i-cockpit da Peugeot é muito interessante, em especial ao primeiro contato. Mas ao contrário do que muitos entusiastas da marca relatam, de que “assim tinha que ser o painel de qualquer carro”, eu o acho tão funcional quanto qualquer outro modelo que traga o convencional cluster visualizado pelos raios do volante. Não é melhor, nem pior. É diferente, apenas. Ele traz informações completas, computador de bordo de múltiplas funções e duas memórias, é muito agradável visualmente e forma um conjunto muito bonito com o volante de aro bem pequeno.

O comportamento dinâmico do carrinho é um diferencial: a posição de dirigir somada a empunhadura do pequenino volante é muito agradável. A agilidade com que ele faz curvas, o acerto exato entre conforto e estabilidade escolhido para a suspensão e o excelente nível de equipamentos deixa o carro perto da perfeição quando em movimento.

A ressalva fica, é claro, para o câmbio de 4 marchas, que merece um aparte. Trocas de marcha extremamente suaves (são mais até suaves que as do câmbio de 6 marchas do C4 Lounge), ótimo escalonamento, tudo somado ao excelente nível de isolamento acústico, dá para dizer sem dúvidas que em termos de conforto, a caixa automática cumpre seu papel com maestria. Entretanto, é impossível negar que os “gaps” exagerados entre as marchas restringem o desempenho do (bom) motor 1.6. E é óbvio que a conta no posto de combustível é sentida, em especial pela limitação do número de marchas em rodovia.

peugeot-208-griffe-2016-1-1024x768 Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

Conectividade do Peugeot 208

O carro é dotado de boa central multimídia com leitura de fotos e GPS. Ela é touchscreen, e acaba por relegar vários comandos do carro à tela, como é o caso da excelente função blackout. Entretanto, eu prefiro o acionamento por botões físicos, da forma que ocorre no Lounge. Mas é sinal dos tempos, e me parece irremediável que logo todos os veículos estarão funcionando desta maneira.

A Peugeot conta com um interessantíssimo aplicativo (Link My Peugeot), o qual toda vez que o celular se conecta ao carro por Bluetooth transfere dados do veículo ao smartphone, permitindo o acompanhamento de consumo, revisões, ocorrências, e até mesmo saber se o alarme foi acionado em algum momento ou onde o carro foi estacionado na última vez.

peugeot-208-griffe-2016-1-1024x768 Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

Equipamentos

A lista pouco deve a um C4 Lounge, por exemplo. Vamos a ela:

– Ar digital dual zone;
– Multimídia touchscreen com GPS;
– Sensores de chuva e crepuscular;
– Sensores de estacionamento dianteiro de traseiro com escala gráfica na CMM e aviso sonoro;
– Limitador/controlador de velocidade (cruise control);
– Aletas para toca de marchas no volante;
– Teto panorâmico com abertura manual;
– Direção elétrica;
– Volante multifuncional com controle de mídia e telefonia.

Ele fica devendo a um Lounge Exclusive 2014 apenas os sensores de presença lateral, a câmera de ré e o keyless. Entretanto oferece a mais os paddle shifts e o teto panorâmico.

peugeot-208-griffe-2016-1-1024x768 Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

Ergonomia do Peugeot 208

Aqui reside o maior “defeito” que observo no carro: inadmissível um veículo com esse nível de acabamento e equipamento (sem falar no preço) não dispor de um botão interno para abertura do tanque. Ter que dar a chave ao frentista é doído em um carro tão bem equipado. Bola fora da Peugeot.

Os vidros também poderiam ser do tipo um toque para todas as portas. De qualquer forma, é meio que regra na categoria (e mesmo em categorias superiores) esse arranjo. No mais, tudo à mão, tudo muito intuitivo, central multimídia de fácil operação, facilidade em se parear telefones… tudo ok.

peugeot-208-griffe-2016-1-1024x768 Carro da semana, opinião de dono: 60.000 km com um Peugeot 208 Griffe 2016

Ressalvas

– Falta Isofix. Os modelos mais recentes agregaram o equipamento;

– O acabamento fosco dos braços de porta é ruidoso ao toque. Quando se envolve o mesmo com as mãos para puxar a porta é normal se escutar alguns estalinhos. São pouco significativos, mas estão lá;

– É normal alguns pequenos ruídos vindos da região dos porta-malas, bem ao estilo da maioria dos carros hatch;

– O consumo é bem aquém do ideal: 8,5 km/l em ambiente urbano pesado e 13 km/l em uso rodoviário, isso com uso de gasolina. Para o porte do carro, é muito. Nem é muito melhor que o “beberrão” C4 Lounge, um carro de outra categoria e muito mais pesado. Como dito, o câmbio de 4 marchas cobra o preço de suas limitações na bomba de combustível.

Conclusão

O melhor carro novo que já ocupou uma das vagas de garagem lá de casa (foram 12 até hoje). É esse o título que o 208 ostenta até o presente momento. Eficiente, confiável, de fácil manutenção, bom atendimento no pós-venda, confortável, bem equipado, bem-acabado, o pequeno francês até nos faz esquecer do seu consumo de combustível além da conta e dos pequenos detalhes falhos em sua ergonomia. Valeu cada tostão.

Ah, desta vez mandei fotos do interior, tembém.

Abraços a todos.

Por Ubaldir Junior

COMPARTILHAR:
  • Vinicius

    Esse carro é muito bonito. Tem muitas qualidades, merecia vender mais !

    • Eduardo Zacchi

      Concordo em partes Vinicius: deviam tomar vergonha na cara e deixá-lo tão seguro quanto na Europa… é uma vergonha não terem barras de proteção laterais (pelo menos não tinham…)

      • José Barbosa

        Exato. Para o nicho de mercado que ocupa, de alguém que quer um produto diferenciado, não dá para entender esta economia porca.

      • André

        Tive um 206 e tinham freio a disco nas 4 rodas. O 208 griffe não tem mais

  • Carlos

    Estas seis revisões realizadas na CCS (entre R$ 400,00 e R$ 900,00) foram somente óleo, fluídos e filtros? Algum serviço adicional? Trocas de correias, componentes de suspensão… algo que tenha exigido mais hora tecnica?

    • Ricardo

      Se for só isso por R$ 400 é muito caro!

      • mjprio

        Deixei 520 na Nissan hoje pelo meu versa. Troca de oleo e todos os filtros. Alem da revisão fos principais sistemas ( que eu desconfio se foi feito)

      • Ygor Soares

        Desde quando 400,00 reais para trocar 4.5L litros de óleo sintético e filtro é caro?

        Cada litro de um bom 5w30 custa na média de 40,00 x 5 = 200,00. Um filtro de óleo na média de 20,00 e se colocar a mão de obra mais porca que emcontrar na faixa de 50,00 vai ficar na em 270,00.

        A Peugeot cobra 380,00 na revisão básica do meu 308 e não acho isso nem um pouco caro.
        Ainda mais pq agora troquei filtro de gasolina, ar, cabine, detergente para o parabrisas e etc…

        Parece pouco, porém se você somar tudo no final vai fazer uma economia porca de 50,00 reais para ficar perdendo tempo e correndo atrás desses itens por fora que na ponta do lápis sai mais caro ainda.

        Se achou caro 400 reais de um pulinho na BMW e veja o valor da revisão de uma 116i que passa facilmente dos 1700,00

        • Ricardo

          Por conta e com produtos bons dá para fazer esse serviço por R$ 250.

          • Xandy Paiva

            Meu I-30 cada vez que ia fazer a troca na autorizada era 250, aí aqui na minha cidade tem uma loja de auto peças que vc pode comprar pelo site um kit de óleo e filtro que ficava no máximo 80,00 e meu mecânico cobrava 20 pra trocar.
            Detalhe, óleo 5w30 Petrobras e filtro AC Delco.

            • Ygor Soares

              Kit de óleo 5w30 BR por 80 reais (ao menos 4 garrafas)… a conversa já para por aí, visto que qualidade não foi não foi o seu foco!

            • Ygor Soares

              PS: No meu eu faço a cada 5 mil, sendo uma pela concessionária e outra por minha conta e tenho utilizado o mesmo óleo deles, a diferença fica em 45,00!

              • Xandy Paiva

                Vc usa o óleo para 10.000?

        • Alex Bellissimo Pimenta

          Exato Ygor. R$ 400,00 por uma revisão em css incluindo hora tecnica, óleo, filtros, checagem de itens, atualização de software. Acho um preço justo. No mercado paralelo ou em oficinas independentes não fica tão mais baixo que isso.

          • E “mata” a garantia. Não tem como não “morrer” em concessionária, ao menos até o fim do prazo de garantia.

    • Sempre coloco o alinhamento e balanceamento na conta (em nenhuma marca o preço das revisões fixas inclui alinhamento e balanceamento), o que dá em torno de R$120,00. Em duas revisões tive as palhetas do limpador de parabrisa, como narrado no texto, e em outras duas mandei fazer limpeza do circuito do ar-condicionado. Retirando dos valores das revisões esses “extras”, temos aí algo entre 300 e 500 reais, que é o valor de tabela das revisões entre 30 e 60 mil km para o 208.

  • Ricardo

    1.6 automático de 4 marchas, deve ser muito manco!

    • Luiz Eduardo Machado Snidei

      Podia ser pior: tive um Monza 2.0 automático com 3 marchas! :o

      • mjprio

        Era uma outra “escola”. Motores grandes com torque em baixa podiam ter cambios longos. Lembra que ate os carros manuais mais potentes tinham 3 marchas na decada de 70?
        Essa escola americana perdurou muito tempo aqui e na minha opinião penalizou a eficiência.
        Agora os cambios mais parecem de bicicleta, com 10 velocidades rsrsrsrs

    • Gran RS 78

      Isso já foi resolvido, pois os novos 208 tem 6 marchas.

      • Ricardo

        Mas ainda assim não deve ter o desempenho de um manual!

        • José Barbosa

          Quero ver o “desempenho” de um motorista que pegue algumas horas de viagem e chegue num grande centro e encare um congestionamento, e como vai estar dirigindo depois dele.
          Automático não tem foco em desempenho, e sim em conforto. Ainda assim, acho que os automáticos são uma maravilha na situação mais extrema que um veículo normal convive, que são nas ultrapassagens.

        • Jack

          só comprar um manual ! kkkkkkkkk

        • Thales Sobral

          Quer pegar corrida? Tem o 208 GT pra você! 1.6 THP (173 cv!!!) e câmbio manual de 6 marchas. Um espetáculo.

        • Gran RS 78

          Vc está por fora, pois os automáticos mais modernos andam mais que os manuais, especialmente em retomadas. É só ver que hj praticamente todos os esportivos e super esportivos só tem automático ou com dupla embreagem.

          • Ricardo

            Isso, os esportivos e superesportivos, os normais, com exceção do DSG, tem um desempenho inferior, basta ver em testes.

            • Gran RS 78

              Não, os automáticos fazem as retomadas de velocidade mais rápidos que os manuais, a exceção, em alguns casos é em relação 0-100, que perdem por muito pouco.

              • Ricardo

                Claro, comparando retomadas com redução com retomada em 5ª marcha, daí fica fácil.

                • Gran RS 78

                  Retomada de velocidade não é só feita em quinta marcha e sim em todas elas.

                  • Ricardo

                    Teste padrão em manuais são em 5ª marcha, pelo menos eram antigamente!

                  • A comparação é mesmo difícil nos testes de mídia, já que as retomadas em carros manuais são feitas, via de regra, sem redução ou troca de marchas. No automático o teste é feito, é claro, de modo que o câmbio seleciona a melhor marcha para cada velocidade. Acho que foi isso que o Rodrigo quis dizer.

            • Willian Gabriel

              Únicos câmbios AT que perdem pra MT e desses carros de entrada, ZF8, DSG, DCT, S-Tronic e mais um balaio de cambio AT é bem mais rápido que MT

        • Racer

          Nenhum motor tem mesmo desempenho comparando versões AT e MT…e certamente o fato dele ter 4 marchas não faz ele ser mais ou menos manco.

          • Como cada marcha tem que cobrir uma faixa maior, os “gaps” entre elas acabam ficando grandes, limitando sim o desempenho do motor. Só para se ter uma ideia, nos testes de mídia especializada a diferença na arrancada de 0-100 entre modelos equipados com câmbio manual / automático AL4 fica na casa dos 3 segundos (9,7 / 12,7 segundos) utilizando-se etanol. É muita coisa.
            Já na versão com 6 marchas, o 0-100 ficou na casa dos 10,7 segundos, para ver como as duas marchas a mais também representam um bom upgrade no desempenho.

    • Alex Bellissimo Pimenta

      Atualmente tem 06. Mas no projeto original de 2012 tinha somente 4 marchas como todos os carros de seu porte deste ano. Hb20 tambem era 4 e agora passou para 6 e se não me engano o etios continua com 4 até os dias de hoje.

      • mjprio

        Eu dirigi um HB20 AT4 e um AT6 e achei beberrao do mesmo jeito. A caixa parece indecisa. E o carro tava fazendo 5.5 na cidade com etanol. Olha que estava pisando leve. So na estrada que consegui arrancar 10 por litro numa media de 110km/h

        • Luiz Eduardo Machado Snidei

          Meu Grand Siena 1.6 (automatizado) faz 6 km/l na cidade; na estrada faz 11, a cerca de 100/110 km/h. Esses valores são com álcool.

      • José Barbosa

        Não é verdade. o ônix sempre contou com 6 marchas.

        • Alex Bellissimo Pimenta

          Bem lembrado o onix. O projeto ja nasceu com 6 marchas!

    • Gil de Piento

      Etios é 1.3 automático de 4 marchas, Picanto é 1.0 automático de 4 marchas, esse 208 tem a potência de antigos médios 2.0. E a maioria dos carros circulando no país é 1.0 com menos de 70 cv. Com que carros você compara para dizer que é manco?

      • Ricardo

        Carros que vc pise no acelerador e respondam o mínimo decentemente! Potência sem torque e câmbio decente não adianta.

        • O carro tem boas respostas ao acelerador. Mas sim, o câmbio de 4 marchas limita o potencial do motor que tem bons números de potência e torque. Poderia ser melhor, mas não é o que se pode chamar de “manco”.

          • JOSE DO EGITO

            Chegou a trocar a famigerada CORREIA DENTADA ??

            • Não. Nenhuma indicação por parte da concessionária.

              • Filipe Picarelli Cargnelutti

                Seria bom verificar.
                O manual dos carros com esse motor indica 70.000km com uso normal e 50.000km com uso severo.
                Tive um 308 1.6 12/13 e teve recall, porém o meu arrebentou a correia antes do recall: aos 64.000km.

                Por sorte e por ter feito todas as manutenções na autorizada, me deram motor novo e regularização do número do motor substituído junto ao detran.

                Hoje temos um C3 1.6 at4 14/15 e esse teve recall da correia dentada.

            • edumeoli

              a correia do 1.6 é com 70 mil

          • Ygor Soares

            Minha mãe está com o C3 com 6 marchas e realmente a melhora é muito perceptível no dia a dia. O carro e5muito gosto de guiar.

          • edumeoli

            faz as revisões aonde? em bsb?

            • Goiânia. Concessionária Saint Martin, a única Peugeot da cidade.

        • edumeoli

          realmente não gostava de automáticos pq de 100 cv, parecia que usavam só 20, e demorava 5 segundos pra responder à aceleração, ou trocar de marcha.

          tenho um 207 auto 1.6, mesmo conjunto mecânico desse 208 da matéria. foi o 1º automático que gostei, exatamente pq responde rápido a acelerações. esse câmbio pegou má fama pq em uso urbano troca as marchas entre 2.700 e 3.000 rpm, em um trânsito quase parado isso irrita, e nesse tipo de uso todo santo dia, não aguenta muito. Porém, é excelente pro uso citado na matéria, ou no meu, só saímos com ele em fins de semana, longos percursos sem trânsito, vou pro work de bike, minha mulher trabalha de casa, mas tá pronto sempre que precisar.

          E se quiser trocar as marchas do seu jeito, mais cedo no trânsito, ou mais tarde na diversão, tem o tiptronic, demora um pouco a aprender a “conversar” com o câmbio, entender quando sobe ou desce de marcha, acopla ou alivia o conversor, precisa aprender a usar o pé esquerdo no freio, e ser consistente na aceleração durante a troca de marcha. Depois que acostuma, assim como o cara cita, fica perto da perfeição, hoje não tenho saudades do câmbio manual.

          meu 207 é o xs, 2009/10, estou com ele há 2 anos e meio, consumo igual ao citado, +-13 na estrada, sem sustos com manutenção, muito conforto, carrinho excelente!

  • Diego

    8,5 KM/L em perímetro urbano está sendo bastante otimista, a maior crítica senão a principal em relação a este carro e o consumo, geralmente por volta de 6km/l no trânsito travado de São paulo com Ar ligado, 8,5 é numa condição bem folgada.

    É um belo carro, muito confortável, mas extremamente oneroso em termos de consumo com a gasolina custando praticamente 5 Reais.

    • Ricardo

      Culpa de ser flex, automático e combustível ruim.

    • Edson Fernandes

      Ele mora em Goias que o transito não é tão travado assim. Lembrando que a esposa dele tbm se privilegia de pegar rodovias que podem ajudar nesse consumo urbano.

      • Eduardo Alves

        Rapaz, acho que nunca veio a Goiania. O transito aqui é uma m%¨$a, em horario de pico fica tudo travado. Meu thp nesse transito fazia 6,5 com ar ligado na gasolina ( 408 thp).

        • Edson Fernandes

          Então Eduardo, mas talvez a mulher dele não use em locais tão pesados assim. Mas … ele irá retornar as respostas.

          • É isso aí, Edson. Ela tem um pequeno mas significante trecho rodoviário em seu caminho de casa para o trabalho, o que melhora a média de consumo do carro.
            Eu acompanho as médias pelo aplicativo do celular dela. Nunca cheguei a fazer a média clássica para o carro dela, dividindo a quilometragem rodada pela quantidade de combustível abastecida.

        • Gil de Piento

          Atente para este trecho: “(viaja semanalmente à trabalho entre Goiânia e Brasília)”

          Se esse consumo urbano inclui Brasília, já é outro mundo em relação a São Paulo, onde muitos carros 1.0 chegam a bater nos 5 km/l devido à combinação congestionamentos longos + ladeiras acentuadas.

          • Rodrigo

            Pois é, a ladeira conta muito nessa equação. Em Brasília não tem (talvez só rampa de prédio). Em Goiânia, não conheço, mas imagino que seja tão plana quanto a capital federal.

            • Goiânia é bem plana, sim. Mas os congestionamentos e o trânsito truncado são parte integrante no panorama da cidade.

          • Eduardo Alves

            Eu não me referi ao texto e sim ao comentário do outro rapaz.

          • Bom, as médias do trajeto Goiânia / Brasília / Goiânia estão inclusas no consumo rodoviário. O consumo urbano é mais relativo aos trajetos dela dentro de Goiânia, mesmo. É que aqui em Goiânia o trabalho dela se situa a 20 km da residência, e nesse caminho há cerca de 5 km de trecho rodoviário. Isso explica a média “melhorzinha”… rs.

      • Erick

        Tá enganado!
        Goiânia o trânsito é horrível!
        Muitos semáforos, pucos viadutos e quase nenhuma via de transito rápido.
        Goiânia sozinha tem 1,5 milhão de habitantes e um trânsito caótico!

        • Edson Fernandes

          Então Erick, mas pode ser que ela não pegue o transito mais pesado. A não ser que 8,5km/l não deixa de ser um consumo interessante entõa para o transito travado. Pq daí não foge do que os demais compactos fazem (automaticos)

          • Erick

            Concordo brother! 8,5 Km/L para carro automático na cidade tá muito bom…

            • No trajeto do serviço dela para casa aqui em Goiânia ela pega a saída de Goiânia para Goianira em uns 5 km, até a entrada do Jardim Curitiba. Apesar de não ser um trecho rodoviário na accepção da palavra ( o fluxo ali é elevado), mas isso melhora a média, sem dúvida.

              • Erick

                Moro em Goianira. Conheço o trânsito pesado dessa região. Valeu!

        • José Barbosa

          Atualmente moro em Goiânia. Se tem uma coisa que aqui não serve como referência é para consumo urbano.
          Aqui vai variar muito em função do horário e da região em que você mora. E, pelas características já citadas (trânsito confuso, vias estreitas, excesso de cruzamento e semáforos, má conservação, falta de vias expressas etc), os horários de pico são incrivelmente sofríveis, ao passo que noutros horários ainda há alguma fluidez.

          Mas eu, que já não gosto de consumo urbano (acho o rodoviário mais justo e padronizado, com uma diferença mínima em função da via), acho que aqui é impossível qualquer referência.

          • Concordo. Medida de consumo é algo complicado demais. Em Goiânia, então… se a pessoa pega diariamente algum trecho da Marginal Botafogo, por exemplo, distorce toda a média. É bem complicada a referência.

    • afonso200

      isso depende, uso Azera e Altima e me perguntam quantos km faz, eu digo, que só mando completar. kkkkk

    • NYC_Man

      Qual você conhece com motor 1.6 que faz muito mais que isso?

      • Ernesto

        Falam que o March/Versa 1.6 CVT é bem econômico.

        • NYC_Man

          Cara eu particularmente não acredito.
          Em condições iguais de congestionamento e qualidade do combustível, o consumo sera muito similar.

          Agora um amigo tem esse UP 1.0 três cilindros.
          Ele me mostra uns consumos fora do comum.
          Aí se a comparação fora com esses motores 1.0 3 cilindros ate acredito que o consumo e melhor

    • Minha esposa trabalha em Goiânia e Brasília. O serviço dela de Goiânia fica a quase 20 km de casa, e nesse trajeto ela passa por um segmento de rodovia. Por isso o consumo de 8,5. Se for só em trânsito urbano pesado, por certo que os números seriam piores.

  • Lucas086

    Cada avaliação que leio, fico mais tentado em pagar 60 e pouco em um Allure zero, que já tem tudo que eu necessito. Uma coisa que sentir falta foi comentar mais sobre oa ruídos, foi comentado só sobre o ruído no porta malas. Ótimo relato.

    • Hugo Victor

      Creio que, por não usar tanto, ele esqueceu de mencionar um detalhe um tanto gritante: O espaço no banco de trás.
      O banco é curto para as pernas e o teto extremamente baixo. Eu tenho 1,68m e minha cabeça encosta no teto. Não, não raspa, ela ENCOSTA no teto.
      Além disso, na versão manual (assim como AT) o motor parece um tanto fraco, nem parece 1.5 (isso também afeta o consumo, pois você precisa “pisar mais” pro carro andar).

      No mais, acabamento, nível de ruído (esse merece destaque), design, praticidade, beleza e ergonomia, o carro é 10!
      Ótimo pra um solteiro, que não precise de espaço atrás e que não exija muito de altas velocidades.

      • Lucas086

        Como uso meu carro quase sempre sozinho, o espaço traseiro não é determinante … mas acho o espaço o mesmo do hb20… e o 1.5 sempre escutei ser um bom motor, apesar de já defasado, mas bons números de consumo e desempenho

        • Hugo Victor

          Pois é, mas não olhe pra trás, olhe pra cima; O teto panorâmico é sensacional, e sem problemas futuros com infiltrações, como acontece com teto solar.

          • Lucas086

            Isso mesmo, o teto é um show a parte, posso dizer que se concretizar a compra, estarei satisfeito por demais da conta kkkk

          • O teto é realmente um show a parte no carro. De noite então… um deleite andar com o forro aberto.

        • Gil de Piento

          O 1.5 nem é mais oferecido, só o 1.2 e o 1.6.

          • Lucas086

            Quando era oferecido

            • Thales Sobral

              Rapaz eu não curti tanto o 1.5, gostei mais desse 1.2 viu. Anda um pelinho a menos mas é econômico até dizer chega.

              • Lucas086

                O 1.2 é bem econômico mesmo e anda bem, anda que nem um uno 1.4, que acho um desempenho justo .

              • cerberos

                já eu achei o 1.5 melhor que o 1.6, para quem dirige mais na cidade. muito mais econômico e com bom toque em baixa, não precisa ficar trocando de marcha toda hora, sai na frente do 1.6, que só vai abrir vantagem depois dos 140.

              • Quando do conserto dos danos causados pelo batida traseira que citei no texto, minha esposa pegou um 1.2 manual como carro reserva oferecido pelo seguro: carrinho bem razoável no seu desempenho, apesar de obviamente ficar bem aquém do que se tem no 1.6. Mas ele compensa bem no consumo, que é muito comedido.

        • TijucaBH

          Vai de HB20 premium que voce estará melhor servido, porem o 208 por vender menos, da um ar maior de exclusividade…

          • Lucas086

            Rapaz, curto não o hb20… acho-o caro, a suspensão traseira não gosto, não tem teto… não vou dizer nem do espaço, já que não é determinante e tem o mesmo do 208… mas é um carro que não me agrada em nada… um carro aut sem piloto aut acho demais também.

            • Ivan Santana

              Eu tenho um C3 e ia comprar um HB20s AT 16/16, mas achei um desaforo pagar 52k num carro sem direção elétrica. O único pró do HB20 em relação ao Peugeot é o valor de revenda, e só.

              • Lucas086

                Também considero o hb20 um pouco que o onix e só, a versão X usa direção elétrica mas não é progressiva, um absurdo

      • Thales Sobral

        O espaço não acho que seja detalhe ou algo do tipo, é simplesmente característica do carro. Dá pra ir na concessionária, entrar e verificar isso perfeitamente. O que mais interessa nesses relatos, a meu ver, é ver a durabilidade das peças, se o carro apresenta muito ruído com o tempo, o consumo, pois essas coisas não tem test drive e visita a concessionária que consiga decifrar, é só pra quem passa um tempo com o carro mesmo.

        • Hugo Victor

          Quanto ao nível de ruído com o tempo, são extremos: Sim, há certas vibrações excessivas em painel e portas nos pisos irregulares. Em contra partida, silencio absoluto parado no sinal e até mesmo na estrada. O modelo que dirijo é um 1.5 2015 com 50mil km rodados.

      • Vinicius Vasques

        Só pra comentar 2 ptos. Esse rebaixo no teto é a área onde fica escondido o forro do teto panorâmico. Nas versões Active não existe esse problema. Sobre o espaço para as pernas depende muito do ajuste feito pelo motorista. Tenho 1,81 e consigo sentar relativamente bem atrás do meu banco (sem encostar as pernas no banco dianteiro).

        Você só cometeu uma canelada a respeito do motor: os AT são sempre 1.6, o MT 1.5 foi até a linha 2016, quando foi substituído pelo MT 1.2.

        • Hugo Victor

          Não cometi a “canelada”. É que eu dirijo o 1.5 2015 com 50mil rodados.
          Quanto ao teto, não sabia que era devido ao panorâmico, mas mesmo assim, poderia ter sido um pouco mais “estudado” quanto aos malefícios de encostar a cabeça no teto nessa configuração. Que aliás, encosto somente a cabeça no teto, não as pernas no banco da frente.

          Minha namorada tem o Sandero (também 2015) e a diferença de espaço é bem perceptível. Por outro lado, a de acabamento também. O Sandero (com 60mil) já bate bem mais o painel e portas. Já a suspensão, impecavelmente original, justa e sem folgas em ambos. Ponto alto da durabilidade dos dois.

          • Vinicius Vasques

            Então, sua frase “na versão manual, assim como AT, o motor parece fraco, nem parece 1.5” ficou um pouco confusa. Quem conhece o carro sabe que MT e AT só na 1.6, mas vamos lá, sem preciosismos demais rs. Sobre o “estudo” do teto, acabou sendo feito no 2008. Ele tem um “calombo” que guarda o motor de recolhimento e a cobertura. E ficou muito bem escondido sob as barras de bagagem. Inclusive esse lance do teto foi decisivo para eu escolher o Active Pack no lugar do Allure (que eram idênticos, retirando o teto) além da economia de 5.000 pilas.

            • Hugo Victor

              Bom, tenho alguns parâmetros de comparação (Polo 1.6 (antigo), Sandero 1.0 e Etios 1.5), e acho que o Peugeot é mais “fraco” sim em relação a outros 1.5/1.6 que ando. Só acho, amigo. Não é nada cientificamente comprovado.

              Quanto “Assim como o AT”, falei que o 1.5 passava a sensação de fraco “assim como o AT” que deixa o carro menos esperto. Não falei que o AT era 1.5.

              Por fim, não entendi “Quem conhece o carro sabe que MT e AT só na 1.6”. Você diz atualmente, né? Porque em 2015 tinha a opção 1.5 MT, que é essa que falo. Ou você fala no sentido de “Quem conhece o carro sabe que, bom mesmo, são as versões 1.6, seja MT ou AT”.

              Ótimo dia e parabéns pelo seu Peugeot. (Me despeço se não ficaremos o dia todo na tréplica da tréplica da tréplica. Haha).

      • É verdade. É que minha esposa não é tão alta (1,65 m), e via de regra anda no carro com minha filha mais nova (5 anos) e com algumas amigas de trabalho que pegam carona pra Brasília (todas mulheres, e portanto de estatura quase sempre reduzida). Assim, o espaço interno nunca chegou a ser problema para o uso que fazemos do carro. Mas o espaço do banco traseiro é realmente limitado. Mas, para quem veio do Polo antigo com entre-eixos quase 10 cm menor que o do 208, até que acaba parecendo espaçoso… sabe como é, questão de referência… rs.
        Abraço.

        • Hugo Victor

          Realmente o Polo antigo com aquele banco baixo e fundo, (some isso as janelas altas) era realmente um problema pra quem andava atrás.

    • Benny Blanco

      Vai na fé. Vendi o meu Griffe em novembro em menos de um mes. Não gostei do Polo, odeio carro caro com acabamento vagabundo, se eu achar um Urbantech por um preço bom eu pego.

      • Lucas086

        Nem ligo muito para tempo de vender, ligo em vender sem perder muito… o urbantech é um top demais, as rodas do Gt ficam perfeitas nele

        • Achei o Urban Tech bem legal, também, As rodas realmente fizeram muito bem ao carro. A versão Griffe atual tem rodas muito “aristocráticas” para o perfil do carro, em minha opinião.

          • Lucas086

            O Urban tech ficou muito bonito, meu número kkkkk

    • fsjal

      Vai na fé. O carro me surpreendeu bastante. Minha crítica fica por conta do interior um pouco ruidoso mesmo.

      • Lucas086

        Então, tenho uma pequena preocupação quanto isso, mas seria tipo os carros da VW, que com o tempo as portas começam a bater? pq se for assim, dá para usar de boa, as qualidades superam esse defeito.

        • fsjal

          Cara, eu sou chato com barulho interno. Não é nada absurdo… são grilinhos.

          • Lucas086

            Andei em 2016 1.5 com 30 mil rodados de cidade e não reparei muita coisa…

        • cerberos

          o meu esta com 42k e não bate nada, como foi da primeira fornada apresentou alguns barulhos que foram corrigidos nas revisões e agora esta ok

        • Pode esperar algum ruído vindo ali da área do porta-malas e mais algum vindo dos acabamentos dos puxadores dos forros de porta. Tem nada significativo além disso, não.

          • Lucas086

            Os mesmo ruídos da concorrência então. Algum ruído de suspensão?

            • Hugo Victor

              Até onde conheço, suspensão não.
              Geralmente o barulho são “por dentro” das portas, porta-malas, etc. O banco do passageiro tem um “grilo” quando não está em uso. Mas nada muito anormal pra um carro de 50mil km que roda em cidade pequena calçamentada com pedras de 176 níveis diferentes a cada metro quadrado. O Sandero da namorada (com 60mil km) bate mais.

              • Lucas086

                Bom saber então… meu uno com 54 mil bate o banco que é bipartido, a porta do passageiro dianteiro e um ruido no painel na moldura do som… mas suspensão e tal, tudo zerado.

            • Nada. Suspensão teve zero de ocorrências.

      • Jefferson A.

        Temos um aqui em casa e ele não apresenta nenhum barulho. é um carro que surpreendeu pelo prazer em dirigir algo que é muito superior a carros da mesma categoria.

    • Eu até mencionei os ruídos, que são advindos ali da tampa do porta-malas (não são muito significantes, mas estão lá), e dos revestimentos dos puxadores das portas, que em qualquer encostada de perna ou de braço rangem. No mais, nunca notei nenhuma outra fonte de ruído no carrinho.

      • Vinicius Vasques

        Os ruídos da tampa do porta-malas são fáceis de resolver. Feltro ou adesivo de silicone embaixo das borrachas da tampa que entram em contato com o plástico (são 2) e lá se vai o problema. O revestimento das portas realmente acontece, mas é tão pontual que acabei relevando.

    • Willian Gabriel

      Pega Allure 0KM não vale muito a pena, tem 208 GT com 8,500 KM por 60K, unica coisa que pode ser um empecilho é que só tem cambio MT nessa versão.

      • Lucas086

        O Gt é um sonho, mas hoje estou priorizando cambio automático.

  • Rodrigo

    Eu gosto da Peugeot! Mas entre 208 e 2008 acho que iria de 2008.
    A altura ainda é requerida em casa… Cadeirinha pra dois agora!
    Colocar criançada na cadeirinha em carro baixo é bem ruim! Só quem faz isso todo dia entende! hehehe
    Mas no contexto geral, os dois carrros se equivalem! O 208 e 2008 são bem construídos e têm acabamento muito bom!
    Bom relato!

    • Eu acabei optando pelo 208 pelo conteúdo muito semelhante e preços muito díspares. Era mais de 20% a mais, sem contar a questão da taxa zero oferecida para o 208. O 2008, como ainda era recém lançado à época, ainda não possuía planos sem juros para pagamento de saldo.

  • Edson Fernandes

    @Ubaldir
    É incrivel como vc escreve bem. Só achei que essa avaliação não foi tão cheia de detalhes qto o do C4 Lounge.

    Eu particularmente me amarro nesse carro. E penso seriamente em trocar o Fluence nele. É o que mais se aproxima em recursos que desejo entre os compactos. Pena as atuais versões terem perdido o farol com foco eliptico igual ao seu.

    E ele tbm perdeu leds diurnos, agora é só assinatura em led. Outro item não citado mas que poderia ter no 208 é o ESP. É um item que o carro tem condições de ter e a Peugeot até o momento renega nas versões sem ser a GT.

    Mas a avaliação está otima, meu pé atrás é querer um comapcto mais economico e me parece que o 208 mesmo a versão de 6 marchas consome quase sempre mais que o Fluence. Então esse é o unico senão do carro.

    Agora, verdade seja dita: Como um dono, ele sabe que o custo de manter é igual aos demais. Então apaga-se aquela estoria de ser um carro caro de manter. Só gostaria de saber o preço de seguro.

    E vale um aviso se já não o fez: Troque a correia dentada, muita gente tem tido problemas prematuros com ela.

    • Wagner Lopes

      Já estou no segundo Peugeot com este motor. Não tem fama de comedor de correia. Vai a 60.000 km sem problemas com uma correia de boa qualidade e uso normal do veículo (sem muito estrada de terra, pó de minério, etc).

    • cerberos

      o seguro quando comprei, no lançamento, era inviável mais a concessionária tinha uma parceria com a porto seguro e o valor ficou 4x mais barato pela porto na concessionária que por fora. hoje o valor cotando por fora já está normal.

    • Obrigado, Edson.
      Quanto à questão dos detalhes, para o C4, como é um carro do meu uso diário, fico mais tentado a escrever os textos detalhados. Como já fiz 3 para o carro até os 60 mil km, ficou fácil de apresentar todos os detalhes do carro, seja em termos de utilização, seja em questões de manutenção. Mas, convenhamos que como o 208 teve quase zero de ocorrências em termos de manutenção, acaba que o texto fica mais enxuto, mesmo… rs.
      Mas vale frisar que o 208 eu dirijo com certa regularidade, mas esporadicamente. Aí acabei fazendo apenas esse relato já com os 60 mil km completos. Fica difícil fazer um texto muito detalhado que não se tornasse extenso demais, inibindo a leitura.
      Na questão da versão atual do 208, há 3 detalhes que não me agradaram: a mudança dos faróis (os antigos com foco elíptico e led diurno na parte superior eram muito mais vistosos), a mudança no para-choque dianteiro (o singelo contorno cromado dos faróis de neblina combinavam muito mais com o carro que a atual área preta em plástico fosco) e o desenho das rodas (achei as atuais muito aristocráticas para o desenho do carro – as que tem no carro da patroa são muito mais harmoniosas com o desenho do carro, acho eu). A versão Urbantech me agrada bem mais, com as rodas iguais às do GT em desenho, mas todas prateadas em lugar dos detalhes em preto que o esportivo ostenta.
      Na questão do seguro, normal. É até um pouco mais em conta do que eu tinha para os Polos. Coisa de $2.300 anuais até aqui.
      Vou frisar a questão da correia na concessionária na próxima revisão. Valeu!

  • Hoffmann

    Ué, mas Peugeot não é lixo? Como assim? Relato fake! O amigo do tio do namorado da irmã do marido da minha prima teve um carro da marca e disse que não presta! (Ironia)

    ——

    Que belo tapa na cara dos haters que ainda insistem que carro da PSA é ruim. Também sou um dono SATISFEITÍSSIMO de um Peugeot há pouco mais de dois anos e 40k rodados, no caso, um 2008. Compraria novamente outro modelo da marca se fosse trocar de carro hoje.

    • Eduardo Alves

      Eu tbm fui dono de Peugeot, mas com 40 mil km , um carro nao tem mais que obrigação de nao dar defeito.

      • Hoffmann

        Pois é, mas um Fiat, um Honda e um Chevrolet que tive não cumpriram com suas obrigações. Coloquei a km porque tem gente que insiste que carro “francês” não chega nem aos 20k sem dar uma zica. Minha mãe teve um Xsara Picasso Automático que foi vendido com 90 mil km e a manutenção não foi além da preventiva e itens de desgaste natural.

        • RyanSX

          O 308 2.0 At6 do meu pai não dei problema algum até hoje. São 3 anos e 46 mil km rodados. Foi um dos motivos pra eu ter comprado um C4 2.0 automático 2010/11. Carro sem igual e o meu é o Exclusive com pacote technologic que tem até farol direcional bi-xenon 4300k, fora o controle de tração e estabilidade.

          Vendi meu Ford Ka SE, pois pra mim, ele estava muito desconfortável, até porque não tem ajuste de profundidade do volante, nem ajuste de altura nos bancos. Pois sou relativamente alto (1,80)

          Enfim, só alegrias com o carro.

          • Hoffmann

            Sair de um Ka para um C4 é um salto sem tamanho. Há quem diga que você casou com o carro mas geralmente isso é papo de quem nunca teve PSA. Hoje eu tenho um 2008 mas antes na família próxima tivemos um Xsara Picasso, que foi da minha mãe de 2001 a 2005, e Xsara Hatch 2p, 206sw e C3 em sequência, de 2002 a 2013, que pertenceram a minha irmã, e todos foram vendidos sem grandes dificuldades e sem a tal “desvalorização absurda” que quem ainda acha que carro é investimento tanto gosta de falar.

          • Felipe Barreto

            De um Ka a um C4 2.0, você deve ter sentido muito no consumo, né?

            • Bom, não dá pra querer mudar de categoria de carro sem esperar um razoável aumento no consumo de combustível. Faz parte.

              • Hugo Victor

                Vamos com calma. Migrei agora pra um francês (e não me arrependo), mas ainda tenho calafrios quanto a Peugeot/Citroen. Não, não os 0km, e sim, os mais antigos (2010~2013). São baratos demais e algumas pesquisas que faço mostra certos problemas crônicos em alguns modelos.
                Mas eu chego lá.

    • Bruno Silva

      Pois tivemos um Peugeot que teve que ser vendido com 5 meses de uso de 4.000km rodados (enguiçou com 5 dias a primeira vez) de tanto defeito que deu, além do pós venda lixo da ccs AGO (RJ).

      • Hoffmann

        As famosas unidades “bichadas” acontecem em todas as marcas. Como nenhum dos PSA que tivemos deram problemas graves eu continuo dizendo que são excelentes, inclusive os pós-vendas das concessionárias que utilizamos.

      • Rodrixsh

        AGO é uma das piores concessionárias que já fui!!! Tentei marcar um recall me deram mais de 30 dias. Liguei na SHC da av. das Américas. Me mandaram ir no dia seguinte, porque era o recall branco da correia dentada. Fiquei impressionado com a diferença entre as duas.

  • Pedro

    Minha esposa tb tem um Peugeot Griff , mas no caso 2015 e manual, pego muita estrada e automativo de 04 marchas nao dá….

    Fora isto so elogios, esta com 30 Mil KM, entao vou trocar mais p fim do ano… eu digo, e um Injustiçado… deveria vender mais…

  • Mardem

    A única ressalva que eu tenho com o 208 é a canalhice da PSA ter tirado as barras de proteção das portas do modelo nacional, numa redução de custos cretina que ameaça a segurança dos ocupantes de um carro que está longe de ser “barato”- e mesmo que fosse, não justificaria!
    De resto, é um carro muito bonito e moderno que, se tivesse mantido a segurança do modelo vendido aos europeus, deveria estar no topo das vendas. Design impecável, muito superior às aberrações locais Onix, Argo e companhia. Uma pena!

    • Retrato do Papai

      Uma pena mesmo, agora até o zeronix tá melhor que o 208 no crash test

      • As 6 bolsas de ar da versão Griffe atenuam bastante a questão. Mas como o Latin NCap só testa versões básicas…

  • Robinho

    Realmente é uma pena que venda pouco, o carro é fantástico, parabéns pelo carro e pelo relato.

  • Louis

    Belo carro, mas é mancada da Peugeot não colocar ESP em um carro tão completinho. Mais grave ainda é a falta de ESP no 2008, um carro familiar altinho. Pelo menos nas Griffe, tinha que ter.

    • Só colocam ESP nas versões THP de 208 e 2008. É algo a ser revisto pela marca, realmente.

      • Louis

        Sim, mas quem quiser um 2008 AT (maioria), por exemplo, não consegue ESP… Peugeot parece que faz força para micar seus carros.

        • Quanto a isso, não sei. A Peugeot pode colocar o ESP em todos os seus modelos que não vende uma unidade a mais por conta disso. O preconceito contra a marca é bem grande. Acho que isso deve ser bem medido pelos executivos da empresa na hora de determinar a adição do aparato aos seus modelos.
          Isso pode ser visto na questão do câmbio de 4 marchas: colocaram o de 6 e alguém viu aumento de vendas para os carros do grupo PSA? Complicado.

  • Zé Mundico

    Realmente é muita mesquinharia não colocar uma abertura da tampa do tanque. E nem precisa ser coisa elétrica ou tecnologia de outro mundo. No meu carro é um comando manual no pé do banco, tipo alavanca e cabo, coisa simples.
    E os carrinhos da Peugeot oferecem mais que a maioria da concorrência, tudo numa embalagem aprimorada e com qualidade diferenciada. Já tive um 408 e foi só alegria.

  • Luiz Fabri

    Cuide bem do câmbio, minha ultima e única experiência com Peugeot me levou quase 7 pila tendo o carro somente 105 mil km.

    • Wagner Lopes

      Apesar do fabricante não preconizar a troca do óleo (pois os concessionários não estão aptos a realizar este serviço), deve ser trocado entre 40 e 50.000km para que anda muito dentro de cidade e por volta de 70/80.000km para que anda muito em rodovia como é o caso do carro avaliado aqui. Isto garante a vida longa do câmbio.

      • Janduir

        O cambio é ruim mesmo. Um amigo que já sabendo da má fama, trocava o óleo a cada 30.000km. Mesmo assim teve problemas. Ainda bem que o novo agora é o confiável Aisin de 6 marchas. Estranhei ele não falar dos trancos entre a 1 e 2. Dirigi uma Duster com o mesmo cambio e apenas 30.000km e era um tranquinho bem perceptível…

        • Wagner Lopes

          O papo é sempre o mesmo…um amigo, um primo, um conhecido, etc…eu tenho um 407 2009 com este câmbio que já está nos 90.000 km. Tive de trocar apenas dois retentores que iniciaram vazamento e mais nada. Funciona liso e sem trancos e ainda tem a tecla “sport” que muda completamente sua forma de trabalhar. Sem falar que é o câmbio com maior fartura de peças e melhor preço de reparação do mercado de autos no momento devido a grande quantidade de modelos que o utilizam.

          • Janduir

            Se o cambio fosse bom o grupo PSA tinha mantido em linha. Se pesquisar no google cambio al4, a palavra defeito preenche automaticamente. Acha que os problemas nessa frágil transmissão são inventados?

            • Wagner Lopes

              Mas manteve em linha até ano passado. Agora que chegou o 6 marchas apenas para acompanhar os concorrentes que também já foram para AT6 por questão de evolução natural. Ahhhh…e se tá no google, com certeza é verdade mesmo…kkkk.

              • Janduir

                Reclame aqui é só comparar Aisin x Al4…

                • Wagner Lopes

                  Amigo, AL4 tá no Brasil desde 2001…Aisin 6 acabou de chegar…é lógico que o número de ocorrências da AL4 vai ser muito mais alto…ajuda aí.

                  • Janduir

                    Aisin 4 marchas AW40/60 existe desde 1993 e no entanto é consenso que é um cambio durável e confiável… Mas encerro por aqui. Se vc acha o AL4 durável e confiável, quem sou eu pra ir contra…

                    • Wagner Lopes

                      Olha, o daqui de casa tá com 90.000 km e foram apenas 02 retentores e trocas de óleo. Então, pra mim não é achismo de papagaio de internet. É realidade de quem tem e usa.

                    • Janduir

                      Parabéns…

                    • Gomes

                      A partir de 2013 a PSA atualizou a caixa e mudou o nome para AT8, mas mantendo a mesma característica. Neste caso, não dão mais problemas como as AL4. De toda forma, parece que a PSA atende em garantia mesmo depois do prazo normal e mesmo sem ter feito revisões. A confirmar!

            • O câmbio foi trocado porque o mercado se infestou de caixas com 6 marchas. Aí há uma obviedade: o câmbio com mais marchas elimina o espaço entre as engrenagens, diminuindo os gaps entre as marchas, melhorando a dirigibilidade, o desempenho e o consumo do carro, em especial em rodovias.
              Agora, quanto à durabilidade do câmbio, ela mudou radicalmente a partir do fim da década passada, quando foram trocadas as válvulas solenóides da caixa. Hoje elas tem um característico zumbido de funcionamento, que é notado por quem está fora do carro a partir do momento em que se engata uma marcha, mas o problema de confiabilidade já foi resolvido a algum tempo.

              • Janduir

                6 marchas com certeza melhora o consumo e desempenho. Até onde sei a caixa AL4 que a Renault usa, eles melhoraram a parte de resfriamento de óleo. Mas esse cambio também já está fora na linha Renault que agora começou a usar o cvt da Nissan…

                • O câmbio do Captur e do Duster 2.0 continua sendo o de 4 marchas.

        • O Duster tem câmbio de 4 marchas, também, e ponto. As caixas da Renault nada tem a ver com as que o grupo PSA usou até o ano passado.
          Portanto, não relatei qualquer tranco entre marchas por um motivo bem simples: eles não existem. O câmbio é muito suave nas trocas, tanto nas ascendentes quanto nas descendentes.

          • Janduir

            Prezado Ubaldir, sinto informar que o cambio é o mesmo. Pesquise um pouco no google. Achei por cima esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rnn61ad_h2Y

            • O que eu quis dizer é que há diferenças marcantes entre os câmbios utilizados nos dois casos, amigo, apesar da mesma procedência. Assim como temos a caixa AISIN sendo utilizada em diversas montadoras, mas com diferenças técnicas muito grandes de modelo para modelo, como por exemplo a própria relação de marchas.
              A Renault por exemplo, apesar de utilizar as caixas de mesma procedência das do grupo PSA, teve bem menos problemas de confiabilidade do que aqueles pelos quais a PSA passou na década passada.
              O comportamento da caixa utilizada no Duster nada tem a ver com o que vemos no Peugeot 208. Temos uma Duster automático aqui no escritório, com o qual já fiz algumas viagens a Brasília, inclusive andando em estradas de terra. Impossível comparar o comportamento do câmbio da Duster com o que temos para o caso do 208 ou do C3 (minha irmã tem um 2016 com a caixa AL4), não há paralelos. Esse foi o ponto que toquei, já que o amigo da mensagem que comentei parece ter procurado traçar um paralelo do comportamento da transmissão do 208 a partir da experiência com um Duster.

              • Janduir

                Tranquilo, cada um com seus ajustes. Nunca dirigi o 208 com o AL4, mas o Renault Duster com 30.000km sim, e realmente da 1 pra 2 sente-se um ligeiro tranco. Eu tenho um Vectra 2010 com aisin e funciona sem trancos, então comparo com o meu. Sou fã dos franceses e em breve devo trocar meu Vectra por um C4 Lounge 2.0. E minha esposa talvez troque a Eco 2010 2.0 AT (4 marchas também) dela por um Peugeot 2008 (mas o modelo com aisin, já que os primeiros sairam com o AL4, num erro que considero da Peugeot, pois prejudicou quem comprou as 1 unidades)…

                • O Duster tem uma característica estranha, que é uma quase que “simulação” de troca no meio do desenvolvimento da primeira marcha, se é que me entende. Antes dele trocar para a segunda, a gente sente uma seguradinha, parecendo que se passou para a marcha seguinte, quando na verdade ainda estamos em primeira. Até parece uma simulação para que o motorista se sinta como em um carro de 5 marchas.
                  Mas até que não me incomodou muito, não. As mudanças de marcha nele tem suavidade aceitável, por assim dizer. O que incomoda mesmo é o consumo do carro, que é muito elevado com o motor 2.0 e o câmbio de 4 marchas.

                  • Janduir

                    Talvez um ajuste na calibração resolvesse. Mas gostei no geral da Duster e achei a suspensão mais macia que a Eco da esposa. Como aqui nos meus carros utilizo gnv de 5 geração e na Eco tem 2 cilindros por baixo, tentei convencer a esposa a trocar por uma Duster, visto que poderíamos reaproveitar os cilindros da Eco por baixo e instalar na Duster por baixo, pois ela não precisa nem trocar escapamento. Mas quando ela viu o Peugeot 2008, descartou a Duster… mas teremos o incomodo que é colocar o cilindro internamente.

  • Rodrigo

    Os teto solares de 208, 2008 e 308 não abrem. São tetos de vidro fixo. O que abre é a cortina (alguns manual, outros elétricos) para diminuir a irradiação de calor em dias quentes.

    • Sim, eles só abrem o forro. No 2008 a abertura dele é elétrica, ao contrário do 208, onde a abertura é anual. Em contrapartida, o forro do 2008 é em tela vazada, que acaba por deixar passar certa irradiação de luz e calor mesmo com ela fechada. No 208 ela é em material idêntico ao resto da forração interna do carro, vedando totalmente a entrada de calor quando fechada.

  • Rodrigo

    Faltou dizer os valores do seguro. Não sei se é alguma implicância por parte das seguradoras com meu perfil, mas das vezes que cotei com carros da Peugeot saia muito caro (da ordem de 10% do valor do carro). Mais caro até que com VW.

    • Antunes

      Tive um 208 griffe 15/15 vendi em dezembro agora, realmente o seguro é caro na faixa de 3000 reais, troquei num jetta 2017 highline pago 4 mil, comparando o valor dos 2 o seguro do peugeot é caro mesmo

    • Rodrixsh

      Eu pago R$ 1300 bonus 5 em um 208 griffe 13/14. Mais barato que meu Punto anterior, que já era barato…

    • Vinicius Vasques

      $1150 bônus 7 num Active 14/15 em BH.

    • cerberos

      veja meu comentário acima

    • O seguro completo do 208 da patroa fica na faixa de $2.300,00. É até um pouco mais barato que para os dois Polos, que foram seus carros anteriores. Não me ressenti nessa questão, não.

  • Andre L W

    Mais um ótimo relato do Ubaldir. Parabéns!
    Também tive Peugeot e achei o atendimento das concessionárias que frequentei muito bom (principalmente considerando os relatos negativos em foruns), o que parece também ser o caso da concessionária que você frequenta.
    Hoje estou com um Chevrolet, mas não teria problema algum em ter outro PUG.

  • dallebu

    Ótimo relato!
    Também já tive Peugeot, no caso um 206 1.0 16V 2002 (já teve relato no NA) que vendi com 84.000 km com suspensão quase original (troquei bieletas com 70.000) e suspensão sem barulhos. O fato do carro ter sido usado de forma civilizada com certeza ajudou, contudo os novos produtos da marca, como o 208 (que já dirigi) estão muito mais robustos e bem adaptados ás nossas estradas.

  • RyanSX

    Tenho um Citroen C4 hatch Exclusive 2.0 automatico. Me surpreendi positivamente com esse câmbio de 4 marchas, até porque aqui em casa tem o 308 at6 e sinceramente o AL4 é mais suave. A única resalva é em questão a passar na lombada, ele sempre resuz pra primeira marcha, mas como aqui os “quebra molas” são muito altos, tem que passar bem devagar, aonda mais com o carro cheio.

    Peguei o C4 usado, e o dono cuidava bem do carro, foi feita revisão e troca dos fluidos e não encontrei vazamentos, nem no câmbio nem no motor. Só me falaram pra trocar o óleo do câmbio quando completar mais 50 mil km novamente.

    Comprei ele com 78 mil km rodados, o dono rodava pouco e as revisões feitas em concessionária, liguei na citroen e eles me passaram todo o histórico de revisões pelo chassi, inclusive recall feitos.

    Não entendo porque de tanto preconceito com os carros da PSA, eles tem design bem diferente da mesmisse de algumas marcas, tem o acabamento muitas vezes superior, e são mais completos que o normal, fora que, em alguns casos, são mais baratos.

    Enfim, parabéns pelo carro, pude conhecer-lo e realmente dentro da categoria ele é muito bacana.

  • Jurandir Filho

    Ubaldir, acho que a crítica em relação a troca dos limpadores é por conta do clima muito seco aqui no DF e no Goiás, todos os carros que tive, sofreram desse problema…

    • Pode ser, sim. Os do meu C4 Lounge são os originais até hoje. Só agora, com o carro caminhando para 70 mil km rodados, é que eles começam a dar sinais de que necessitam de substituição.

      • Jurandir Filho

        Tenho um 408 com 60 mil, já troquei umas 3 vezes, Brasília tem clima de deserto, as borrachas secam rápido

  • Alex Bellissimo Pimenta

    O meu grife 15/15 automatico irá fazer 03 anos agora dia 20 de fevereiro e esta com 49.000 km. Também apresentou problemas no lavador do vidro traseiro aos 21.000km, mas não vazou agua internamente. Na ultima revisao que fiz na css aos 40.000 foi feito uma longa atualização de software motor e cambio, que deixou o cambio utilizando sempre marchas leves. Ou seja pisando calmamente ele joga a quarta marcha a 50 km/h deixando bem macio na rodagem. Aos 44.000 após uma longa viagem percebi cabeçadas em baixa km onde fiz a troca de velas e limpeza dos bicos em uma oficina multi marcas ( mesmo estando ainda o veiculo em garantia). Aos 48.500 tive que trocar as pastilhas de freio e ja aproveitei a parada para fazer a troca de oleo e filtros. A proxima revisao agora será aos 60.000.

  • Lindimar Ribeiro

    Nesse site eu descobri uma coisa. Os únicos carros que prestam são HONDA e TOYOTA. Vejo pessoas comentando de vários carros e modelos que nunca tiveram e começam a reclamar. Eu já tive esse carro 1.6 griffe manual vendi com 66 mil km. Esse carro nunca me deu nenhum problema, esse carro não tem motor manco, as revisões dele são muito mais barata que do HB 20 por exemplo. Nunca tive nenhuma falha mecânica ou eletrônica. Os dois problemas que tive foram com acabamentos, soleira dianteira direita e acabamento da tampa do porta malas, ambas foram trocadas de imediato na CC e problemas solucionados. Outra coisa que vejo o povo falar é do pós venda. Todas as vezes que eu precisei de alguma coisa na CC fui prontamente atendido, bem diferente de outras marcas, fiat, vw e ford. quando eu tive o 208 viajei para João Pessoa e moro em Brasília 2.300 km. o carro não apresentou nenhum tipo de problema viagem, foi mais que perfeita com o carro super bom de guiar. ahhh.. e não viajei sozinho. EU, minha mãe e minha namorada. As pessoas estão acostumada a comprar carro por revenda, como se carro fosse investimento esse é o grande problema da peugeot aqui no Brasil. Seus carros tem uma grande desvalorização por isso ninguém compra, porque brasileiro quando compra carro, já compra pensando em revender. Pois, eu prefiro comprar carro pra me divertir a pensar em revenda.

    • Anderson Trajano

      Lindimar, acredite. Esse blog/site é um dos mais democráticos da Internet. A preferência pelas japonesas não é um mal desse veículo de comunicação, mas um vício do Brasileiro pois o mesmo ama carro, mas odeia fazer manutenção. Então, ambas as marcas ganharam uma legião de fãs por aqui, independente do que é entregue. Concordo com o seu relato, aqui em casa foram 3 carros da PSA, e 0 problemas.

      • mjprio

        Eu acho que ele nem se referiu ao site diretamente mas a quem posta nele. Nunca tive carro da PSA entao nao posso dar juizo de valor. O que me pareceu e que nos primeiros modelos eles nao me pareciam “tropicalizados” o suficiente pra aguentar o ambiente brasileiro e seus motoristas.
        Entretanto trabalhei enquanto chefe de gabinete militar com um Civic e um toyota ja velhinhos e bem rodados e eles eram indestrutíveis. Ja os Fluence e os 408 nao duraram 6 meses. Tanto que agora vao mudar pro corolla de novo. Vale ressaltar que as manutenções sao feitas como deve. O Linea e o Focus também deram problemas e o Pallas os motoristas fugiam como o diabo da cruz ehehe.
        Algumas viaturas sao Sentra e me parecem boas. Eu mesmo tenho um Versa e o atendimento da Nissan e bom. O que pega é o preço dos sobressalentes.

        • Ernesto

          mjprio, veja só o que o Lindimar comenta: ele fala mal de Honda e Toyota e ele mesmo, no relato, fala sobre Peugeot, Ford, Fiat, VW, ou seja, nunca teve Honda ou Toyota para ter um parecer próprio.
          Eu nunca tive carro francês, mas já andei de amigos. E teria sem maiores problemas.

          • Lindimar Ribeiro

            Amigo, realmente eu nunca comprei honda ou toyota, mas já andei muito e nunca vi essa diferença toda.. alias, por não ter essa diferença e os preços serem bem maiores sempre compro outros carros bem mais equipados. E fazendo uma conta simples veremos que a desvalorização das outras marcas não são tao grandes assim. Pegue os concorrentes de CIVIC e COROLA esses dois provavelmente custam no mínimo 10 mil reais a mais pra você comprar. Se for topo da gama então ta na faixa de uns 30 mil reais. 408 THP acho que tava quase 90 mil, salvo engano, civic top 125 mil, corola uns 115? por que pagar essa fortuna se voce pode ter um carro tão bom quanto e economizar uma grana. Mas entendo também que carro é questão de gosto cada pessoa gosta de detalhes diferentes nos automóveis. No meu mero ponto de vista não acho toyota ou honda tão superior assim.

            • Ernesto

              Se não teve, então você não tem como saber sobre a manutenção dos mesmos, algo que é sempre muito elogiado pelos proprietários. Além, claro, da robustez.

              • Lindimar Ribeiro

                AHH sim, você ta falando de manutenção e eu to falando de carro. alias, a unica coisa que me parece justificar esses carros é essa tal da manutenção dessas marcas devem ser muito diferentes mesmo. você tem? me conte como é a manutenção e o pós venda de tão diferente. pode ser que eu me convença que valha.

                • Ernesto

                  Estou falando de manutenção e robustez pois você comentou sobre levar o carro em concessionária, não foi isso que você escreveu no seu comentário? Que você levou o Peugeot para a concessionária, assim como para Fiat, Ford, VW. Quanto a convence-lo, eu não farei isso pois cada uma sabe o que faz com o seu dinheiro. Eu estou no meu 2o Corolla, com intervalo entre eles de um VW porque precisava me capitalizar. E estou satisfeito pois tive carro das marcas VW, Ford e GM e conheço o serviço dessas marcas. Quanto aos franceses, nada contra, pelo menos para os novos. Os antigos 206 e C4 Pallas, não me arrisco.

  • Erick

    208 Griffe é o francês dos sonhos! 408 THP também!

    • Benny Blanco

      208 Urbantech. Confira e diga o que achou.

      • mjprio

        Modelo novo? Qual o diferencial?

        • Ele tem alguns detalhes de acabamento diferenciados, como forro de bancos, capas de retrovisores cromadas, rodas da versão GT, mas toda em prateado, sem os detalhes pretos da versão esportiva. Ficou bacaninha, mesmo.

          • mjprio

            Entao chegamos justamente naquela questão do marketing da PSA. Eu gosto muito de automoveis. Acompanho os blogs toda semana mas nao vi nenhuma notícia , propaganda ou folder sobre a versão. Eles falham ainda nesse aspecto. Acho que o grupo tem que contratar alguem pra dar uma reviravolta na imagem das marcas no país e acabar com essa questao que e ruim pra empresa, pro cliente e pro produto.

            • Verdade. Só vi o modelo em mídia especializada e exposto na frente da concessionária aqui de Goiânia, a qual passo na porta todos os dias.

      • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

        Interessante ele, mas esperava o THP nele.

  • Leandro Basilio

    saber que agora ele vem com 6 marchas deve mudar alguns “pré”-conceitos…seria hipocriasia da minha parte se disse-se que o 6 marchas nao ficou melhor, obvio! posso dizer porque tive um 4 marchas ,putz achava sensacional, andei no 6 marchas e posso afimar que está muito melhor!!! E o bom de ler isso…lendo o que escreveu, da pra ver em suas palavras o sentimento de satisfação, outra coisa ..parabens a maioria aqui que respeita a opiniao de um proprietario feliz, nao importa o carro que tenha… se o cara pode comprar um ‘usadinho” ou um zero … se estiver feliz ou nao relate..como disse um colega abaixo..”O amigo do tio do namorado da irmã do marido da minha prima teve um carro da marca e disse que não presta! (Ironia)” humm outra coisa ta esquecendo, a Peugeot após lançar um novo programa para alavancar a imagem do pós – venda vem fazendo muito sucesso..hoje ela ocupa o 4º lugar saindo do 12º isso sim é uma coisa boa, e que continue assim, atraz das “japa” mas que continuem todos assim, tentando ofertar sempre o MELHOR , bom atendimento, e se deu problema perae dr vamos resolver, RESOLVE, ARRUMA, PREVINE porque afinal é uma maquina não é mesmo..sucesso a todos!!!

  • fsjal

    Tive um 208 Allure 1.2 e fui muito feliz com o carro. Foi meu primeiro Peugeot. Me surpreendeu tanto que, como a família cresceu, parti para o 308.

    Carros muito bons de dirigir, com acabamento acima da média, muito bem equipados, e sempre fui muito bem tratado na concessionária e os poucos problemas sanados sem suor.

    A Peugeot merece mais credibilidade… mas acho que investe pouco em comunicação. Alguém aí já viu propaganda do 3008?

    • mjprio

      De acordo

  • Vinícius Barreto

    Também fiquei na dúvida entre o 208 e o 2008 e acabei pegando um 2008 Automático e é só alegria, faço das suas as minhas palavras!

  • Jack

    carro que bate de frente com muitos outros carros de maior valor ! opcionais decentes ! não como os da concorrencia kkkk

  • Luccas Villela

    Concordo exatamente com tudo, meu amigo tem um Allure 1.5 que uso bastante (levo a revisão as vezes pra ele e etc) e a Peugeot tá sendo incrível, trocam coisas na garantia (sendo que nem é culpa dela). Enfim, estão de parabéns.

  • SDS SP

    Gosto muito desse carro, apesar de pecar em segurança, além do powertrain já não empolgar tanto.

    • Olha, o motor 1.6 16V da Peugeot é um dos melhores e mais modernos do mercado em sua arquitetura (aspirado multiválvulas). Seus números de torque e potência são bem satisfatórios.
      A questão do câmbio acho que ficou bem resolvida nas versões atuais com 6 marchas.

  • RTEC30

    Obrigado pelo relato.
    Estou cogitando pegar o 1.2 que é bem econômico.

    • mjprio

      Se tivesse ele AT pegaria um.pra mim. Imagina ele CVT. Seria campeão de economia assim como o primeiro FIT.

    • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

      Também estou esperando o 1.2 com cambio AT.

  • Leonardo Balieiro

    Foda o detalhe da tampa de combustível… Que isso… até o Palio 1.0 de 30 mil reais tem.

  • DPSilva

    Brasília, suas faixas de pedestre e os motoristas que não prestam a devida atenção no carro da frente!!!

  • Alberto Sergio Chagas

    Valeu pelo relato. Fez uma boa descrição do carro. O consumo é mesmo ruim: faço essas médias com meu Civic LXR 2016 sendo que em trânsito pesado cai na cidade pra uns 7,5 a 8Km/l.

  • renanfelipe

    Excelente avaliação. Digna de alguém merecedor de ter um PSA. O que muita gente acha frescura/perfumaria, contribui e muito na experiência da direção. Muito além de motor e câmbio.
    Estou com meu humilde 207 SW há 7 anos e, sem condições de pegar algo muito melhor por enquanto, permaneço super satisfeito com meu carro, sem pressa de vender, pelo conforto que ainda me oferece.

  • Luciano

    Meu 208 Active Pack 2015 completou 3 anos na semana passada, até agora foi só conforto, ótima ergonomia, boa suspensão, bom desempenho, economia, bom atendimento nas concessionárias, enfim, só alegria. É o meu sexto carro, da sexta marca (na sequência, tive Ford Ka 1.0 1997, Chevrolet Monza 2.0 1994, Renault Clio 1.0 2003, Honda Fit 2006 1.4 CVT, VW Gol G5 1.6 2011 e agora o Peugeot), e repito o que o autor disse, o 208 é o melhor carro que ocupou minha garagem até agora.

  • Racer

    Hoje estava olhando o 2008 no site da Peugeot…simpatizo com ele, acho bonito, bem equipado. Mas queria era casar o THP com uma caixa AT…

  • Filipe Picarelli Cargnelutti

    Bacana a avaliação.
    Simpatizo muito com o 208.
    Temos um C3 1.6 AT4 e o que esse carro bebe por causa do câmbio é anormal, fora isso, concordo com a suavidade, inclusive em relação ao AT6 que equipa os THP (temos também um 308thp dos antigos, ainda não flex).

    Apenas esqueceu de mencionar que o 208 deve ao Lounge o ESP.

    Abraço!

    • Verdade! Esqueci o ESP e o controle de tração. Abraço!

      • Gomes

        Ubaldo vc se esqueceu ou será que realmente não fez falta? A pergunta é uma provocação educada….só quis dizer que a maioria dos brasileiros que compram carros não dão muito valor para esses equipamentos e na Europa nem foi o consumidor que exigiu, mas os progressos de legislação que, na minha opinião, mesmo que de maneira lenta, começa a evoluir por aqui. No mais, se ainda não o é, já pode ser redator de sites ou revistas especializadas. Parabéns!

  • André

    Parabéns pelo relato. Minha esposa tem um igual porém manual. Faz na estrada de 15 a 16km por litro. Concordo com tudo que vc relatou. Considero o preço da revisão e atendimento no pós venda excelente. Acredito que o problema maior neste veículo é a central multimidia que não é nem um pouco intuitivo….

  • Basil Sandhurst

    Só da sua análise já constar que por 14 mil reais vc tem um carro que te traz o mesmo que um SUVinho já merece parabéns…

  • Thiago K. Galiza

    Cara, eu tenho um igual, porém a diferença é que o meu é o manual. Não tenho nada a reclamar do carro, e não o peguei zero. Sou o segundo dono, comprei de uma pessoa que se mudou do país e precisava se desfazer do veiculo o mais breve possivel. Estava com pouca rodagem.
    Primeira coisa que estranhei no carro quando o peguei, foi o curso longo da alavanca para troca de marchas, porém com o tempo se acostuma. Com relação aos barulhos que vêm do porta-malas. Eu mandei fazer isolamento acústico, não ficou caro. Fiz apenas das portas, e do porta-malas. É um investimento que indico se encontrar algum lugar especializado que saiba fazer bem, não tem mais ruido nenhum no carro, e até o barulho que vem de fora diminuiu consideravelmente.

    • O do porta-malas é bem discreto, nem incomoda. Talvez o da porta, já que ao encostar a perna ali no puxador de braço sempre tem um estalinho. Mas, falar a verdade, só eu mesmo que me incomodo com esses dois pequenos ruídos. Minha esposa, que é quem usa o carro 95% do tempo, nem nota. Então, deixemos como está… rs.
      Abraço. Valeu pela dica.

  • 💀GHOC💀

    carro de mina

    • Dê uma olhada em um 208 GT e me diga se é “carro de mina”, kkkkk.

      • 💀GHOC💀

        Sabe ler? Eu não disse GT, aliás deve ser também

        • Pra que a falta de educação, criatura de Deus? Está escrito 208. O GT é um 208, ponto. No mais, pessoas tão sem educação, melhor manter a distância. Passar bem. Só pela desfaçatez nota-se que é uma opinião que não faz a menor diferença.

          • 💀GHOC💀

            Que bom mantenha distância sempre

            • A tal da carroça vazia é mesmo barulhenta. Quem procurou a matéria de minha escrita para comentar foi você, cidadão. Jamais procuraria me aproximar de pessoas da sua categoria. Como eu disse, passar bem.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email