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Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa Wind 1997

chevrolet-corsa-wind-1997-3-620x412 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa Wind 1997

Olá, meu nome é Johannes, tenho 29 anos e moro em Florianópolis/SC. Após ler uma reportagem aqui sobre o Corsa B (O Corsa B merecia um “A”), me senti empolgado em contar (e avaliar) a história um grande membro da minha família: um Corsa B Wind 1997 1.0.



O carro está na família desde 2000 quando minha mãe o comprou no Rio Grande do Sul e o trouxe para Florianópolis com um pouco mais de 6 mil km. Não me lembro exatamente do dia que ele chegou e nem da alegria que irradiava da minha mãe, mas acredito que ela estava bem feliz, visto ter vendido o seu Fiat 147 e depois de dois anos, conseguiu juntar dinheiro para comprar este pequeno azul.

O Corsa B apesar de já estar ai com quase 20 anos nas nossas ruas, mantem ainda linhas limpas e harmoniosas e que aguentaram muito bem esse tempo, sendo hoje ainda considerado um carro agradável e bonito. É um carro bem montado, resistente e robusto. E certa forma o carro é super simples.

chevrolet-corsa-wind-1997-2-620x412 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa Wind 1997

Ele não tinha som, ar, direção ou espelhos elétricos e nem trava elétrica. E assim ficou por longos 10 anos sendo o segundo carro da família. Minha mãe nunca deu muita atenção para ele no que diz respeito a manutenção preventiva. Mas ele nunca deu qualquer tipo de problema que o impedisse de sair rodando. Então em 2010 consegui um emprego aqui na ilha e minha mãe tendo noção de como é a qualidade do nosso transporte público, me deixou responsável pelo Corsinha, visto que ela havia já adquirido um Meriva bem no final de 2009.

Assim que peguei o carro fui logo ao posto e oficina encher o tanque, trocar o óleo, calibrar os pneus, verificar radiador, balanço e geometria… Estava tudo OK, mas ele estava meio amarrado ainda. Também pudera, peguei ele com um pouco mais de 67 mil km conduzidos por uma mulher que se sente no filme Conduzindo Miss Daisy.

Comecei a rodar com o carro e a marcar o seu consumo. Não conseguia fazer mais que 10km/l. Achava um absurdo para um carro 1.0 como ele. Mas é um carro gostoso de dirigir. Eu com meus 2,07 metros não posso dizer que fico confortável nele, mas ainda assim gosto muito da posição de dirigir que ele me oferece.

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É um carro que não é rápido, mas se souber trabalhar bem as trocas de marcha com o giro mais alto, ele responde muito bem. Na cidade ele é o que eu posso considerar como habilidoso. Mas na estrada ele já é um pouco diferente. A mais de 100km/h o carro já está com o giro um pouco alto, invadindo o interior dele. Não que seja chato, pois compenso no som, mas para quem se irrita fácil, ele não é aconselhável.

É um carro muito estável tanto em retas quanto em curvas e tanto em baixa como em alta velocidade. Quando se entra mais empolgado em algumas curvas, ele gosta de perder um pouco a frente, mas nada que você não saberia controlar.

O interior dele é simples, mas vejo que ele ainda se sai melhor nesse quesito do que os seus irmãos mais novos. Temos tecido praticamente na porta toda, o assento é confortável até para pessoas grandes como eu. O volante é um pouco grande, o que para mim é um pouco complicado, pois um joelho bate na marcha e o outro quase na manivela do vidro, mas já estou adaptado a isto.

chevrolet-corsa-wind-1997-5-620x412 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa Wind 1997

O velocímetro dele segue a simplicidade citada, sem um conta giros. Acho isso hoje em dia essencial, mas já aprendi a ouvir bem o motor. Ele também não conta com luz indicando reserva de combustível e nem de temperatura alta do motor. A visão que temos dentro dele é para mim ótima. Os vidros são grandes então tenho acesso visual fácil quando necessito fazer uma manobra mais complicada.

Quanto a tecnologia embarcada nele… eu diria que é o som com bluetooth que eu instalei e o meu smartphone que fica no berço dele para me servir como GPS. Fora isso…. cinto com pré-tensionador só para motorista e passageiro da frente conta? Alias, fica a dúvida: Se um carro desse fosse ser testado no EuroNCap qual nota será que ele levaria?

Bom, nem tudo são flores no Corsa. Apesar dele estar inteiro, relativamente novo (está com 84 mil km), sinto que ele precisa de algumas manutenções mais específicas. Como o carro tem mais de 10 anos e sempre andou na maior parte do tempo na cidade em ruas descuidadas, ele já tem folga em alguns pontos do painel e no tampão do porta malas que fica pulando e rangendo quando passo pelas ruas de pedra.

chevrolet-corsa-wind-1997-6-620x412 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa Wind 1997

O isolamento acústico é tão eficiente quanto uma peneira para ser usada para se proteger do sol. Uma outra coisa que me deixa preocupado, é o fato de ele estar esquentando rápido demais. O radiador consegue fazer o seu trabalho sempre e não deixa a temperatura ultrapassar os 95°C. Mas mesmo assim esse esquenta e esfria me deixa preocupado.

Bom, atualmente ele está com 84 mil Km e está fazendo uma média de 12.9km/l. Levando em consideração que ele só anda de gasolina aditivada. Algo que eu considero muito decente, sendo que ele faz menos de 16km por dia.

Não pretendo me desfazer dele. É um carro que já faz parte da família e que eu tenho um carinho muito especial por ele. Depois que peguei o carro, ele já passou por revisões preventivas, troca antecipada de componentes como correia dentada, tensionador, velas, vedação das portas e porta malas.

Ainda tenho projetos para ele tanto estéticos quanto funcionais. Existem dois pontos de ferrugem no carro, sendo que um apareceu do nada e o outro surgiu após minha irmã dirigir uma única vez esse carro e raspar o para-choque e uma parte da lataria em uma parede. Ainda no visual, trocar algumas partes internas do carro pois estão desgastadas e arranhadas e outras que foram sendo quebradas com o tempo pois soltavam e as pessoas acabavam pisando pois não viam.

Já no funcional, quero colocar um ar condicionado e trocar o sistema de resfriamento do carro. De resto quero manter ele o mais original possível. Quem sabe daqui a algum tempo não poderei andar com uma plaquinha preta né!

Por Johannes Georg

4.0

  • Fabio D.

    É um excelente carro! Aprendi a dirigir em um, 2000/2001, prata… Tinha, sei lá, 15 anos, me sentia o cara, mesmo levando 300 broncas do velho pra apertar direito o pedal da embreagem, segurar o volante com as duas mãos, blábláblá… uhaauhauhhu

    • johanng84

      Ao contrário de você cara, meu pai me ensinou num Santana. De uma banheirola (a qual eu gostava muito), acabei por ficar com esse corsinha!

      • Fabio D.

        Saquei… Santana era um excelente carro, tô feliz pela volta dele, mesmo que seja um modelo completamente diferente…

  • Monty0112

    Tenho 1,98 e sei como ele se sente, só que para mim é simplesmente impossível dirigir este carro com o volante original. Tenho vários amigos com corsas, carro com manutenção barata e interior que deixa muitos atuais no chinelo, pretendo ter um logo logo como meu primeiro carro próprio, já que ainda não estou podendo ter um mais moderno e seguro rsrs.

    • johanng84

      Cara, eu não falei no texto, mas pra abaixar o vidro, eu tenho que usar a mão direita, que passa por baixo da perna esquerda! Sim, é hilário e eu as vezes dou muita risada disso. Ja me falaram para colocar um volante menor nele, mas até agora não tive vontade de fazer isso. Deixo assim mesmo, pois apesar de ser complicado, não é impossível.

  • Paulo

    Na minha opnião é um bom carro. Sua mecânica simples e robusta, e seu baixo custo de manutenção, para mim são seus pontos fortes

  • anderson_sp

    Pô cara se fosse você deixava ele original, é raro achar um Corsa desse em estar estragado por algum xunneiro de mal gosto, no mais é um carrinho funcional que vendeu horrores na época que lançou.

    • johanng84

      Então cara, a questão de estética que eu mencionei, mais se refere a trocar algumas coisas que estão velhas e deixam o carro com um aspecto de velho e mal cuidado. Por exemplo, quero trocar o braço que seguram as palhetas. Da pra ver que eles estão bem enferrujados. Outra coisa, são os puxadores das portas que estão velhos e arranhados.
      Questão de rebaixar, colocar rodas gigantes, entre outros, é algo que eu não vou fazer nesse carro.

      • anderson_sp

        Ah tá, então tá certo, parabéns pelo carro.

      • Dragoniten

        Essas rodinhas de ferro originais são tão bonitinhas. Não existe mais roda de ferro desse estilo, só com calota plástica nojenta mesmo…

        • Edson Roberto

          Se bem que a roda de liga-leve do Corsa Sedan fica lindo nele…rsrsrrs

          Mas eu particularmente prefiro as calotas opcionais que vinham nesse modelo. Minha irmã teve um roxo desses. (não andava nada igual meu Uno e incrivelmente meu carro carburado era mais economico!) Mas era muito mais confortavel. Eu gostaria de te-lo se minha irmã não tivesse detonado o carro. (batido, não era cuidadosa e tal…)

          • Dragoniten

            Foi o primeiro carro zero que meu pai comprou aqui no Brasil em 97. Não tinha nada, só alarme, mas era confortável, andava bem e era muuuito econômico.
            Lembro até hoje do Wind escrito na lateral do carro, rs.

  • Landrutt

    Muito melhor que um Celta zero km.

    • dudupruvinelli

      Volante pra um lado, pernas pro outro. kk

      • Landrutt

        kkk os dois…
        mas eu ainda fico com o Corsa, pelo menos compensa pelo conforto maior, acabamento infinitamente melhor e bancos de verdade, não aquelas porcarias usadas no Celta.

    • Filipe_GTS

      está sendo sarcastico ne

      • jttrainer

        sarcastico? por que seria? o celta é montado na plataforma desse mesmo corsa, e ainda é mais capado, ah, e é flex.

        • marciors01

          Celta é o pior traste produzido no pais, como todo gaúcho sou bairrista mas não consigo defender este lixo produzido aqui no RS.
          Como carro o celta é pior em tudo, espaço interno, suspensão, acabamento, qualidade dos plásticos e montagem, prefiro dirigir um uno.
          Sobre o corsinha, bons tempos em que todos os nossos carros tinham acabamento decente.

          • André Castan

            "prefiro dirigir um uno". Acabamos de encontrar um masoquista por aqui.

      • suguii

        Ele não está sendo sarcástico não… já tive Corsa e já dirigi Celta… sei que são dois carros simples, mas o Celta consegue ser pior….

  • Marciomaster

    Dica, deixa original que vale mais e é mais bonito. O arrefecimento dele é assim mesmo (tive varios corsa), não mexe em time que tá ganhando. Abçs

    • johanng84

      Nesse último domingo eu sai de Floripa e fui para Joinville com ele cara. E estavam detonando rochas na BR101 na altura de Itajaí. Logo, estava tudo parado ali na BR. Ai ja viu né. Carro parado e ligado no sol das 11 da manhã… esquentando direto. Eu aprendi uma vez que se eu ligar a ventilação do carro e colocar para aquecer, o calor do motor passa para o habitáculo. Então para ele não ficar direto esquentando, eu mantinha o ar quente ligado. Eu não sei se isso é exatamente bom para o carro, mas pelo menos ele demorava muito mais para acionar o radiador.

      • dudupruvinelli

        O ka tem esse problema também… se não liga o ar condicionado, fica um calorão na cabine; mas isso dá pra regular com aquela regulagem da entrada de ar.

      • Dragoniten

        É verdade sim essa história do Ar Quente. Um dia estava com o carro ensopado por dentro, deixei ele ligado com o ar quente no máximo por 30 min com o motor já quente e em nenhum momento a ventoinha disparou, sendo que ela dispara direto em qualquer trajeto que eu faça. Ford Ka é problemático com AC, porque o condensador tapa quase que o radiador inteiro, rs.

        • Edson Roberto

          Putz!!!!! E pensar que eu já fiz uma viagem de mais de 8 horas com o C3 com o ar condicionado ligado 100% do tempo…rs

          Nossa… iria ser a "morte" não poder usar o ar condicionado o tempo que for no carro…rs

          • Dragoniten

            Hahahaha, eu fico louco com a ventoinha do Ka. Ela dispara no etanol quando o marcador de temperatura atinge 110ºC (em cima da válvula termostática) e fica no máximo até 105 ou 100ºC, agora não lembro exatamente.

            O AC gela super bem, mas o projeto do Ka é totalmente estúpido. Se você olha de frente consegue perceber o radiador quase inteiro tapado por causa do condensador.

      • marciors01

        Este recurso serve para quando o carro está aquecendo demais, se ele está aquecendo normal e o ventilador impede o super aquecimento não existe necessidade, o carro foi feito para trabalhar assim.

      • Marciomaster

        Johanng, ele é assim mesmo, enquanto a ventoinha liga e desliga, esta tudo OK, não fique prestando atenção ao ponteiro de temperatura porque ele esta nos 100 graus por que isso é normal. TODO CARRO VAI NOS 100 GRAUS e volta, o problema é que tem varios marcadores como os da VW audi, que ficam parados no meio a vida toda marcando 90 graus, nesse momento se voçe entrar com um scanner a temperatura da aqua esta 98 graus.O corsa apenas mostra a realidade, temperatura nos 100\102 graus, liga a ventoinha, baixa para 95, aquece, liga de novo, enfim é isso mesmo. Abçs

    • mjprio

      Concordo, esses motores familia 1 trabalham quentes mesmo, ainda mais os 1.0. Vc tem que ver o VHC-E só trabalha a 110ºC

  • Felipe

    Parabéns pelo seu Corsa! Está muito lindo!

    Eu o considero um dos melhores populares já produzidos aqui no Brasil, na boa época que os modelos da GM eram baseados na Opel.

  • CharlesAle

    Excelente carro popular,muito econômico,é isso que um popular tem de ser,pode não andar lógico,mas pelo menos tem de ser econômico,já os populares flex de hoje,não andam essas coisas e alguns tem o consumo lá em cima…….

  • daviddiniz

    ótimo relato aproveita e se cadastra no corsa clube

    • johanng84

      Já sou cadastrado la cara. Vlw!

  • Hélio Vates

    Este modelo de Corsa lembra o programa Fantasia do SBT…….rsrsrsrs

    • Hoosier 559

      Eu lembro que eles sorteavam esses carros, tinham umas meninas bem lindas nesse programa também, rs!

  • dudupruvinelli

    "Eu com meus 2,07 metros não posso dizer que fico confortável nele" Me lembrou do stand up do Rafinha Bastos. kkk Boa avalição, bem escrita e boas fotos! Minha tia, que hoje tem um fox 2004, única dona, teve um desses também como primeiro carro, só não lembro o ano. Aqui em casa tivemos uma corsa wagon e um corsa sedã, eram bons carros, porém muito simplórios. E quanto a nota… bom, ela não é muito animadora, mas não foge da realidade brasileira. Com airbag para o motorista, ele ganhou 2 estrelas lá. http://www.euroncap.com/tests/opel_vauxhall_corsa

    • johanng84

      hahaha! Acabei de me lembrar dessa do Rafinha Bastos tb depois que vc mencionou!
      Sobre a nota, realmente não é muito animador. Mas para 1997 acho até que da pra engolir. Eu vi um teste que o Tiff Needell colocou um Smart e um Corsa B para colidirem contra uma parede de concreto. O Corsinha não se saiu lá aquelas coisas, mas não me decepcionou.

      • dudupruvinelli

        Gostei também da cor azul que foge dos padrões preto, prata e branco.

  • rubensvillaca

    Cara, a impressão que tive é que ele ta muito bem conservado! o interior parece novo! Parabéns!

    • johanng84

      Valeu cara. Ele ta até bem conservado. Ja recebeu alguns elogios de alguns moradores no prédio que eu moro. Mas o carro leva quase sempre só eu dentro dele. Então a tendência é estar mais bem conservado mesmo.

  • marcio233

    Belo carro! Comecei com um destes, mas era Super 1997, com o acabamento um pouco melhor, vidros verdes (na época o wind não tinha…) e limpador e lavador do vidro traseiro. E só. Mas me trouxe muitas alegrias e deixou saudades até hoje. mantenha o seu, pois o que foi meu o atual dono não vende por nada.

    Tem duas semanas comprei o "sexto" corsa… em uma oportunidade que, para quem gosta, não podia deixar passar. Com suas virtudes maiores que seus defeitos, sigo com mais um integrante na família e relembrando dos outros. Em breve postarei o meu relato sobre este.

  • AmmmmmP

    Esse foi o maior trauma da minha vida. Em 1998 saí de um Monza 1990 maravilhoso que fazia 13km/l para um Corsa Wind 1998 básico, achando que iria andar o dobro com ele…. mas ele bebia mais que o Monza!!! Tive que engolir esse engodo por 2 anos… assim que quitei… vendi e comprei um Tipo Sedicivalvole fabuloso.

    E ainda levei 3 meses para conseguir pisar em cada pedal por vez, que de tão juntos eu acelerava e freava ao mesmo tempo. Um horror!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • gcarlos

      Seu Monza era bastante econômico!

    • johanng84

      Hoje em dia eu concordo com o que você fala. Carro 1.0 além de fraco é tão gastão quanto um de maior litragem. Como eu mencionei, quando peguei o carro pela primeira vez, ele tava na casa dos 8 a 9 km/l. Nem meu pai com um Corolla 2007 1.8 Completo e que vive andando com o A/C ligado consumia tanto.
      Mas agora na casa dos 13km/l acho decente.

      Sobre o pedal, acho estranho… eu calço 48 e é complicado pra apertar dois pedais ao mesmo tempo.

      • AmmmmmP

        Acredite, quando pisava na embreagem o freio ia junto. Quanto ao consumo, meu target é acima de 14,5km/l… coisa que meu 1.0 rocam atual faz sem me obrigar a andar devagarinho. Abs!!! parabéns pelo relato.

  • Kadett

    Belo Corsinha. está bem original e inteiro. O acabamento é bem melhor que esses Classic atuais. E ano 97 já é MPFI. Já andei nos EFI, eram bem fraquinhos. Mas os MPFI já são bem melhores. Parabéns pelo carro.

  • Louis

    Tive um sedan 99 1.0 também, carro honesto e valente!

    "cinto com pré-tensionador só para motorista e passageiro da frente conta?"
    Cara, não é pré-tensionador. É só cinto retrátil mesmo, porque pré-tensionador usa sensores semelhantes aos dos air-bags para detectar desaceleração, e na iminência da batida ele diminui a folga do cinto, é algo que só carros modernos possuem.

  • BlueGopher

    Johannes, é normal ele esquentar rápido ao ser ligado devido à válvula termostática, que fica fechada até o motor atingir a temperatura normal de trabalho.
    Depois ela abre, e aí o radiador passa a cumprir sua função, manter a temperatura ideal.
    Só se o carro esquentar acima do normal durante o uso é que deve haver algum problema.

    Em todo caso, a troca do líquido refrigerante é mais do que aconselhada depois de tanto tempo de estrada.
    Abs!

  • Lexus GS300

    Johannes. Vejo o mesmo que vc. Comprei o meu Palio zero há um ano e meio e pretendo ficar com ele por tempo indeterminado.
    Minha esposa possui um Classic 2005 e a qualidade em relação aos Winds dos anos 90 passa longe.

    • jOe

      Onw amigão, Corsinha na época em que foi lançado era como um "compacto premium". O Classic atua no segmento de compactos de entrada, já que o Cobalt e Sonic são "premium".
      Corsa B e Classic são o mesmo carro, mas atua(ram) em segmentos distintos.

      • Lexus GS300

        Engraçado era em 1997 o Corsa Sedan, hj Classic, era considerado "premium". Imagino daqui há quinze anos, se o Cobalt ainda estiver em produção, ser considerado sedan de entrada. E pior! Custando R$ 78 mil!

  • MENTIROSO

    Parabéns pelo texto e pelo carro.
    Também tive um Corsa 97, foi meu primeiro carro, era o modelo Super, chamava ele carinhosamente de Super Corsa.
    Esse carrinho me trouxe muitas histórias.

  • MecanicoDigital

    Tá muito bonito o Corsinha! Eu deixaria ele assim, não mudaria nada não….
    Sei que não é bem isso que vc quer fazer com ele, mas pense que seu carro está muito original ainda….

    Daqui a alguns anos vai ser raridade achar um conservado como esse ;)

  • Andrex2501

    Ae Johannes, parabens pelo texto cara! Muito bem escrito e esse Corsa me parece um bom carro! Gostei da parte que falou tecido pela porta toda! N entendo, hj os carros soh tem plasticos duros na porta, parece que o nivel foi decaindo cacildis!

    Agora, uma coisa que n entendi mto bem, pq qndo vc começou a guia-lo com frequencia, ele n conseguia consumir menos que 10 km/L e hj bebe 12,9 km/L?

    Abçs

    • johanng84

      Cara.. quando eu comecei a rodar com o Corsa, ele fazia na casa dos 8 a 9km com um litro. Eu achava um absurdo. Agora ele ta fazendo em média 12.9 km/l (eu mandei pro Eber, mas ele acabou não colocando os gráficos que eu faço dos gastos com gasolina).
      Se o tanque tem seus 45 litros, e vamos colocar uma diferença ai de 3km/l para mais, são 135km a mais de autonomia que ele faz com um tanque. Ou seja, é algo a ser considerado né!

      • Andrex2501

        Mas pq ele bebia tão absurdamente assim? Óleo velho, motor desregulado?

        • johanng84

          Olha, talvez uma série de fatores. Eu não fiz o teste, mas como a minha mãe literalmente era desligada com ele, acabei trocando óleo, velas, limpeza de bico e parei de usar gasolina comum e passei a usar só aditivada nele. Ah, destaque tb para quando troquei os pneus e fiz geometria nele. A partir dai ele melhorou bastante.

  • RicLuthor

    Johannes, faça uma limpeza do radiador em um local especializado (tem até um vídeo do ADG da High Torque no YouTube mostrando o procedimento), para tirar o excesso de sujeira e de ferrugem, depois da limpeza, você preenche o reservatório com água desmineralizada e com fluido refrigerante na proporção recomendada pelo fabricante.

    • johanng84

      A limpeza do radiador vai ser feita sim RicLuthor. Estou só juntando dinheiro para uma possível troca do conjunto (nunca se sabe né). Ele não tem problema de vedação nem vazamento, mas vai que né. O liquido refrigerante eu coloco constantemente. Caro a beça, mas acho que compensa mais ter esse zelo do que acabar perdendo ele depois

  • Cruz

    Excelente relato! Fui um orgulhoso dono de um 1999 desses.

    Vendi com 120 mil Km rodados, com embreagem original ainda macia, pouquíssimos defeitos, apenas na bóia de gasolina, na válvula termostática e um vazamento de óleo pela junta do cárter.

    • johanng84

      Eu acabei esquecendo de comentar, mas tive problemas com vazamento de óleo nas juntas tb. Levei na Concessionária e eles tiveram que fazer esse trabalho 3 vezes seguidas. Continuava vazando óleo e eles sempre com uma desculpinha idiota. Ao invés de assumir que não fizeram o serviço bem feito (o que eu aceitaria numa boa… ao menos seriam honestos né) falavam um monte de bobagem!

      • Cruz

        No meu, eu levei num fundo-de-quintal, indicado por um amigo. O lugar era certamente o mais imundo que conseguiria encontrar. O carro tinha uns 30 ou 40 mil rodados.

        Encomendaram uma junta nova e um cara trouxe no mesmo dia. Mas, como ele trouxe uma junta meia-boca, que usa cortiça no material, o dono da oficina viu e mandou devolver e trazer uma melhor. Eu mesmo teria deixado ele colocar por falta de conhecimento da diferença.

        Acompanhei quando ele foi tirar a junta antiga. O cara fez com tanta dedicação que fiquei comovido, parecia que ele estava cuidando do carro dele. Limpou muito bem o conjunto antes de colocar a nova e nunca mais vazou.

        • Hoosier 559

          Não que a junta de cortiça seja ruim, é que ela é usada nos corsas mais antigos, se não me engano era usada até os 98, de 99 em diante eram de borracha!

  • Ubaldir

    Minha esposa teve um 4 portas ano 2000 série Millenium com ar condicionado. Realmente foi um carrinho que muito a agradou, em especial por nunca dar nenhum tipo de problemas. Mas a falta de força no motor era realmente irritante. Era quase impossível trafegar com o ar ligado. E ele ainda tinha um tal de "ar inteligente" que fazia com que o condicionamento de ar se desligasse automaticamente cada vez que se pisava mais fundo no acelerador. Parecia até defeito, porque quando o ar desligava se sentia um "soco" pra frente, e logo em seguida, quando desligava, era um "soco" pra trás… rs
    Mas isso não tira o mérito do carrinho. Passamos ele pra frente em 2006 com 80 mil km rodados e impecável estado de conservação. Tendo a paciência para se trafegar respeitando os seus limites, o carrinho atende bem às necessidades básicas de ir e vir.
    O acabamento do "bichinho" é mesmo caprichado se compararmos com os populares (e mesmo com os chamados compactos premium) de hoje. O forro integral de tecido aveludado nas portas então é algo que nem em sedã médio top de linha se acha hoje em dia. O plástico tomou conta de tudo mesmo.

  • Ubaldir

    Minha esposa teve um 4 portas ano 2000 série Millenium com ar condicionado. Realmente foi um carrinho que muito a agradou, em especial por nunca dar nenhum tipo de problemas. Mas a falta de força no motor era realmente irritante. Era quase impossível trafegar com o ar ligado. E ele ainda tinha um tal de "ar inteligente" que fazia com que o condicionamento de ar se desligasse automaticamente cada vez que se pisava mais fundo no acelerador. Parecia até defeito, porque quando o ar desligava se sentia um "soco" pra frente, e logo em seguida, quando religava, era um "soco" pra trás… rs
    Mas isso não tira o mérito do carrinho. Passamos ele pra frente em 2006 com 80 mil km rodados e impecável estado de conservação. Tendo a paciência para se trafegar respeitando os seus limites, o modelo atende bem às necessidades básicas de ir e vir.
    O acabamento do "bichinho" é mesmo caprichado se compararmos com os populares (e mesmo com os chamados compactos premium) de hoje. O forro integral de tecido aveludado nas portas então é algo que nem em sedã médio top de linha se acha hoje em dia. O plástico tomou conta de tudo mesmo.

  • Filipe_GTS

    meu pai teve '94 gl e '98 super.
    seu carro esta em raro estado de conservacao

    • Maycon102

      Realmente é um raro…

  • Tosca16

    Um bom carro, peças fáceis e baratas . Ainda é uma opção pra quem quer ter um carro honesto e não se preocupa com os anos que já não são poucos, vejo inúmeros bem conservados rodando e ainda dando baile em muitos 0KM . Há fã clube e tudo mais, o corsa wind é considerado um carro jovem e que agrada a juventude .

  • cebolafrita

    Eu tive um Wind 2000 Preto, rodou pra caramba e nunca me deixou na mão. Só o motor que era sofrível, fraquíssimo, ultrapassagem com ele sem chance. Em compensação o consumo era ótimo, a mecânica muito confiável, rodou mais de 140 mil km comigo e só manutenção preventiva. Ótimo carro para usar na cidade, na estrada precisa de paciência

  • gparra99

    carrinho honesto. eu so pintaria o parachoque e retrovisores, colocaria uma rodinha (nao rodao nao.. ) ou pintaria essa de preto.. e trocaria o volante, colocaria de 3 raios, pronto, perfeito!

    • johanng84

      Eu ja pensei em pintar o para choque na cor do carro (retrovisores tb). Mas me falta um pouco de coragem hehehe!

      • gcarlos

        pra ficar legal tem q trocar os parachoques por ums do tipo ´´LIso´´, esse q vem aí é o ´´texturizado´´, não fica bom pintado.

        • alexhmoraes

          ta loco? mantem a originalidade que fica mais bonito!

          • gcarlos

            Mas eu não sugeri a ele q pintasse o parachoque, só falei q só fica bom mesmo se trocar os parachoques pelo do tipo ´´liso´´ pra poder pintar, se ele fosse pintar. E u também não pintaria se fosse ele. Ficaria estranho, até por q acho q não saiu de fábrica com ele pintado (se não me engano). Portanto não sou louco.

      • alexhmoraes

        Não faça isso amigo, o charme desse Corsa é ele original!

        • Hoosier 559

          E de preferência com as rodas aro 13, calotinhas centrais e parachoques e retrovisores pretos! ^_^

          • AndreLReis

            O que tá precisando mesmo é pintar aquelas hastes enferrujadas do limpador do parabrisa!

            • johanng84

              Cara, isso precisa ser feito mesmo. O carro é bonito e tudo mais, mas putz, aquilo da um ar de velho nele.
              Outra coisa, se reparar bem, o para choque dianteiro ele ta salpicado com tinta branca. Uma vez estacionei do lado de uma obra e os caras resolveram limpar aqueles pincéis gigantes do lado do carro. E nunca mais saiu.
              A lataria precisa de uns cuidados. No sábado que eu fui tirar as fotos do carro, é que eu notei como tem manchinha espalhada.
              Eu espero em breve poder dar uma revitalizada nessa lataria, pois eu acho esse carro e essa cor simplesmente excelentes. Minha idéia eh revitalizar e se possível, envelopar com película transparente.

              • Edson Roberto

                Cara… por favor NÃO MUDE A ORIGINALIDADE, só corrija os problemas e otimo! É um carro que é agraciado dessa maneira!

                É simples? É sim, mas justamente é o que sempre conquistou quem tinha interesse por compactos. E essa cor dele, era disputada no tapa para te-la. Não mude parachoque ou pinte, ele é charmoso dessa maneira.

                • johanng84

                  Opa Edson! Então, eu pretendo manter sim a originalidade. Falei que ja pensei sim em mandar pintar para choque e retrovisores na cor do carro, mas eu olho no google os corsas completamente azuis e não curto o resultado. Por isso não tenho coragem de fazer isso com o meu.
                  Quero sim trocar umas peças nele, como as maçanetas internas pois estão bem desgastadas, os braços das palhetas que estão enferrujados, emtre outras coisas.
                  Sobre a cor, eh interessante pois eu fujo desse convencional branco, prata e preto. Adoro esse azul dele. Acho simplesmente fantástico, e sim, ele eh um pouco de cor alegre no nosso transito monocromático.
                  A maior alteração que fiz nele até hoje, foi tirar o conjunto ótico frontal que era de vidro canelado, para colocar esse de vidros lisos. Achei que deu um bom resultado, até pq ele tem xenon (longa história, mas acredite, eh por uma boa causa) e no vidro canelado, o xenon ia destruir a vista das outras pessoas.
                  Resumo: vou sim só corrigir os problemas dele.

  • Rato_FpolisSC

    Olá! Sou de Fpolis também. Esse barulho no painel que você cita, em muitas casos dos primeiros Corsas são relacionados à caixa de direção. Parece o painel, mas é a caixa de direção batendo. Investigue pois é crõnico do corsinha…

  • arwc

    Tenho um do mesmo ano só que Super, a uns 15 anos.
    A questão de esquentar é por causa da válvula que controla, é normal, quanto o motor esquenta ele pará de fazer isso.
    Mas se esquentar muito, mas muito rápido mesmo pode ter algum vazamento, é bem comum por causa do tempo elas "trincarem"
    O consumo normal dele é entre 12 a 12,5 km/l, trocando a marcha em 2000 rpm e andar a 60km/h. Se fizer menos pode procurar porque tem algo errado.
    As peças do interior não existem em na cor cinza claro novas, apenas pretas. Portanto, sugiro procurar em desmanches, e são difíceis de achar em bom estado. Uma pena a GM parar de fabricá-las.

  • O_Corsario

    O impressionante é ver como um carro de 97 ainda oferece praticamente o mesmo que um de entrada de 2013!
    De resto tá bacana, eu não colocaria ar condicionado pois nunca vi um instalado depois funcionar bem, eu levava do jeito que está.

    • Cruz

      E tem termômetro, inclusive na versão pé-de-boi!

    • suguii

      Então, eu tenho um amigo que colocou no dele e por incrível que pareça, ficou ótimo… demora um pouco pra gelar, mas depois que esfria a cabine, fica muito agradável….

      • O_Corsario

        Seu amigo deu sorte! Meu cunhado instalou num Ka, vazava agua no assoalho e a correia SEMPRE cantava… Mais de dez vezes na concessionária e não resolveu.

        • suguii

          Não acredito que tenha sido sorte. Se eu o conheço bem, ele deve ter acompanhado todo o processo de instalação e também deve ser o fato de ele ter conhecimentos na área automobilística, já que trabalha no setor…. mas apenas acho, não tenho certeza…

          • O_Corsario

            Entendi, neste caso realmente é outra história…

  • Leandro1978

    Meus pais tiveram um igual a este, modelo 1995. Porém veio com travas, alarme e rádio toca-fitas de série. Adorava as calotinhas, que envolviam somente o centro da roda, achava diferente (embora a Parati 94 que meu pai teve, também tivesse, mas eram menos belas…rs…)Durante um bom tempo foi o único carro da família, depois que meu pai vendeu a sua Quantum (CL, branca, 87, comprada usada com mais de cem mil km) para comprar um imóvel no litoral. Não vou falar que era confortável, mas atendeu à família sem problemas. Eu lembro que foi o primeiro (e único) 1.0 do meu pai. Na primeira viagem em que fizemos com o Corsinha, ele reclamava do carro ser muito fraco…rs… Mas depois acostumou. Foi o carro em que aprendi a dirigir (não foi o primeiro que dirigi, foi um Del Rey). Gostava dele, fiquei decepcionado quando comprei o meu um sedan, 2000, também 1.0. Achei que a qualidade do acabamento havia caído, apesar de continuar robusto. Além disso, se mostrou mais gastão, fato que creditava ao maior peso do sedan em relação ao hatch e maior potência do motor (50 cv do 95 e 60 no 2000).

  • Leandro1978

    Meus pais tiveram um igual a este, modelo 1995. Porém veio com travas, alarme e rádio toca-fitas de série. Adorava as calotinhas, que envolviam somente o centro da roda, achava diferente (embora a Parati 94 que meu pai teve, também tivesse, mas eram menos belas…rs…). Durante um bom tempo foi o único carro da família, depois que meu pai vendeu a sua Quantum (CL, branca, 87, comprada usada com mais de cem mil km) para comprar um imóvel no litoral. Não vou falar que era confortável, mas atendeu à família sem problemas (no porta-malas, ao invés de cada um levar a sua mala, como anteriormente, juntávamos para levar menos). Eu lembro que foi o primeiro (e único) 1.0 do meu pai. Na primeira viagem em que fizemos com o Corsinha, ele reclamava do carro ser muito fraco…rs… Mas depois acostumou. Foi o carro em que aprendi a dirigir (não foi o primeiro que dirigi, foi um Del Rey). O único defeito que teve, foi a bomba de combustível queimada, não lembro a quilometragem, mas, salvo engano, estava com uns dois anos de uso. Na época creditaram o defeito ao fato de andarmos com pouco combustível e, por isso, não haver resfriamento da bomba… Gostava dele, fiquei decepcionado quando comprei o meu, um sedan, 2000 (prata), também 1.0. Achei que a qualidade do acabamento havia caído, apesar de continuar robusto. Além disso, se mostrou mais gastão, fato que creditava ao maior peso do sedan em relação ao hatch e maior potência do motor (50 cv do 95 e 60 no 2000).

  • fschulz84

    Minha mãe comprou um Wind 97/98 0km na época… Me lembro até hoje, eu com meus 13 anos e meus pais indo de ônibus até a já extinta concessionária Duarte Chaves aqui na Av. Adolfo Pinheiro em SP.

    A cor era Azul Almirante (um azul escuro perolizado), eu achava lindo… Me lembro que na época, minha mãe pagou 12400 pelo carro, peladinho mesmo… Este carro ficou com ela até 2005, quando passaram para meu irmão mais velho que ficou com ele até 2008.

    11 anos e 180000kms rodados meu irmão vendeu o carro por 13000, estava lindo ainda… Eu aprendi a dirigir com esse carro! Que tempo bom…

    • mjprio

      Azul Almirante….. pra mim uma das cores mais bonitas que já forma lançadas no Brasil( e não é por que sou da Marinha não rsrsrsrs) eu me lembro quando era mais novo , quando fui a uma css da Citroen pra encontrar uma conhecida minha e enquanto esperava um vendedor me mostrou um vectra 2.2 acho que 1998. dessa mesma cor . Era um GLS manual, lindo . Fiquei com esse carro na cabeça um tempão, morando nos meus sonhos!

  • alexhmoraes

    Parabéns pela matéria!
    Contar minha experiencia a bordo de Corsa….
    Meu primeiro Corsa foi um Wind EFI 1.0 1995/1996 Vinho de 2 portas, logo em seguida troquei por um Super 1997 1.0 MPFI de cor chumbo, carro muito bom com o passar do tempo troquei por um Corsa Sedan Classic 1.0 VHC 2003 esse completo maravilhoso e economico demais, anos mais tarde troquei por um Hatch preto versão Super 1.0 16V SFI excelente carro completão preto ano 2000, mais tarde lá vou eu de Corsa outra vez, dessa vez de Classic LS 1.0 VHCE 2010/2011 0km foram 5 Corsas em minha vida, fiz parte do clube de Corsa do Brasil (www.corsaclube.com.br) conheço bem esse carrinho fiz várias adaptações como TID (relógio central) Luz de leitura traseira, farois neblina, acabamentos internos e etc…. foram mais de 10 anos a bordo de Corsa, fui muito feliz, mas em março de 2013 troquei o Classic por um Polo.

  • alexhmoraes

    Parabéns pela matéria!
    Contar minha experiencia a bordo de Corsa….
    Meu primeiro Corsa foi um Wind EFI 1.0 1995/1996 Vinho de 2 portas, logo em seguida troquei por um Super 1997 1.0 MPFI de cor chumbo, carro muito bom com o passar do tempo troquei por um Corsa Sedan Classic 1.0 VHC 2003 esse completo maravilhoso e economico demais, anos mais tarde troquei por um Hatch preto versão Super 1.0 16V SFI excelente carro completão preto ano 2000, mais tarde lá vou eu de Corsa outra vez, dessa vez de Classic LS 1.0 VHCE 2010/2011 0km foram 5 Corsas em minha vida, fiz parte do clube de Corsa do Brasil (www.corsaclube.com.br) conheço bem esse carrinho fiz várias adaptações como TID (relógio central) Luz de leitura traseira, farois neblina, acabamentos internos e etc…. foram mais de 10 anos a bordo de Corsa, fui muito feliz, mas em março de 2013 troquei o Classic por um Polo.

  • alexhmoraes

    Parabéns pela matéria!
    Contar minha experiencia a bordo de Corsa….
    Meu primeiro Corsa foi um Wind EFI 1.0 1995/1996 Vinho de 2 portas, logo em seguida troquei por um Super 1997 1.0 MPFI de cor chumbo, carro muito bom com o passar do tempo troquei por um Corsa Sedan Classic 1.0 VHC 2003 esse completo maravilhoso e economico demais, anos mais tarde troquei por um Hatch preto versão Super 1.0 16V SFI excelente carro completão preto ano 2000, mais tarde lá vou eu de Corsa outra vez, dessa vez de Classic LS 1.0 VHCE 2010/2011 0km foram 5 Corsas em minha vida, fiz parte do clube de Corsa do Brasil (www.corsaclube.com.br) conheço bem esse carrinho fiz várias adaptações como TID (relógio central) Luz de leitura traseira, farois neblina, acabamentos internos e etc…. foram mais de 10 anos a bordo de Corsa, fui muito feliz, mas em março de 2013 troquei o Classic por um Polo.

  • alexhmoraes

    Parabéns pela matéria!
    Contar minha experiencia a bordo de Corsa….
    Meu primeiro Corsa foi um Wind EFI 1.0 1995/1996 Vinho de 2 portas, logo em seguida troquei por um Super 1997 1.0 MPFI de cor chumbo, carro muito bom com o passar do tempo troquei por um Corsa Sedan Classic 1.0 VHC 2003 esse completo maravilhoso e economico demais, anos mais tarde troquei por um Hatch preto versão Super 1.0 16V SFI excelente carro completão preto ano 2000, mais tarde lá vou eu de Corsa outra vez, dessa vez de Classic LS 1.0 VHCE 2010/2011 0km foram 5 Corsas em minha vida, fiz parte do clube de Corsa do Brasil (www.corsaclube.com.br) conheço bem esse carrinho fiz várias adaptações como TID (relógio central) Luz de leitura traseira, farois neblina, acabamentos internos e etc…. foram mais de 10 anos a bordo de Corsa, fui muito feliz, mas em março de 2013 troquei o Classic por um Polo.

  • Hoosier 559

    Esse carrinho é fantástico mesmo, tenho um Super 98 1.0 que eu uso todos os dias, têm um bom acabamento e a mecânica é muito simples e fácil de mecher (eu mesmo faço troca de óleo, alinhamento via barbante, troco todos os filtros, etc.). Não dá trabalho e é bastante fácil encontrar peças pra ele ainda, e são baratas, e a mão de obra também costuma ser barata. Semana que vêm o meu irá para a mecânica fazer uma mega revisão, vou trocar o kit completo do comando de válvulas, descarbonizar, trocar embreagem e freio completos, consertar todos os vazamentos e mais, para poder ter carro por mais uns 5 anos no mínimo! Vale a pena…

    Quanto ao arrefecimento, o normal é ele chegar até os 95 graus e acionar a ventoinha, e ficar entre 92 graus quando andando em estrada. Se passar muito acima de 98 pode ter algum vazamento em selos, bomba de água ou na tampa do reservatório.

    No mais, parabéns pelo Corsinha, está muito bem conservado e original! Mantenha ele assim originalzinho e com essas calotinhas centrais que são lindas *__*

    Se cadastra lá no Corsa Clube! Abraço!

  • Hoosier 559

    Esse carrinho é fantástico mesmo, tenho um Super 98 1.0 que eu uso todos os dias, têm um bom acabamento e a mecânica é muito simples e fácil de mecher (eu mesmo faço troca de óleo, alinhamento via barbante, troco todos os filtros, etc.). Não dá trabalho e é bastante fácil encontrar peças pra ele ainda, e são baratas, e a mão de obra também costuma ser barata. Semana que vêm o meu irá para a mecânica fazer uma mega revisão, vou trocar o kit completo do comando de válvulas, descarbonizar, trocar bomba de óleo, limpeza do radiador e troca de fluído, troca do óleo de câmbio, trocar embreagem e freio completos, consertar todos os vazamentos e mais, para poder ter carro por mais uns 5 anos no mínimo! Vale a pena…

    Quanto ao arrefecimento, o normal é ele chegar até os 95 graus e acionar a ventoinha, e ficar entre 92 graus quando andando em estrada. Se passar muito acima de 98 pode ter algum vazamento em selos, bomba de água ou na tampa do reservatório.

    No mais, parabéns pelo Corsinha, está muito bem conservado e original! Mantenha ele assim originalzinho e com essas calotinhas centrais que são lindas *__*

    Se cadastra lá no Corsa Clube! Abraço!

  • Hoosier 559

    Esse carrinho é fantástico mesmo, tenho um Super 98 1.0 com 130 mil rodados que eu uso todos os dias, têm um bom acabamento e a mecânica é muito simples e fácil de mecher (eu mesmo faço troca de óleo, alinhamento via barbante, troco todos os filtros, etc.). Não dá trabalho e é bastante fácil encontrar peças pra ele ainda, e são baratas, e a mão de obra também costuma ser barata. Semana que vêm o meu irá para a mecânica fazer uma mega revisão, vou trocar o kit completo do comando de válvulas, descarbonizar, trocar bomba de óleo, limpeza do radiador e troca de fluído, troca do óleo de câmbio, trocar embreagem e freio completos, consertar todos os vazamentos e mais, para poder ter carro por mais uns 5 anos no mínimo! Vale a pena…

    Quanto ao arrefecimento, o normal é ele chegar até os 95 graus e acionar a ventoinha, e ficar entre 92 graus quando andando em estrada. Se passar muito acima de 98 pode ter algum vazamento em selos, bomba de água, mangueira furada ou na tampa do reservatório.

    No mais, parabéns pelo Corsinha, está muito bem conservado e original! Mantenha ele assim originalzinho e com essas calotinhas centrais que são lindas *__*

    Se cadastra lá no Corsa Clube! Abraço!

  • ricardo78scs

    Fiquei com um Wind 97 por mais de 9 anos. Quando vendi estava com 113.000 Km, sem grandes problemas.
    No meu, o que pegava mais eram as luzes, queimava luz de freio, farol, lanterna e o painel direto. Esses defeitos começaram com uns 3 anos de uso e não parou mais. Fazia em torno de 10,5 a 11,0 km/l na cidade. O interessante é que comprei (97) e vendi (2006) o carro pelo mesmo preço: R$11.300,00.

  • Gosto muito mais de ver alguém andando num carro mais antigo porém super bem cuidado, do que um outro andando num 0km… Parabéns pelo carrinho, fiquei admirado com o capricho empregado no carro.

  • Marco

    Me lembro perfeitamente de qdo este carro foi lançado no Brasil, com aquela propaganda do velhinho rabugento falando "Design, meu Deus, onde vamos parar ?" .. muito show. O carrinho fez história em um Brasil recheado de modelos quadradões, como Uno Mille, Gol, antigos Fiesta e Palio recém-lançados. Fila de espera de mais de 3 meses e cobrança de ágio. Até hoje o modelo é muito agradável visualmente, tanto no interior quanto no exterior, bem diferente das marmotas atuais do estilo do k-hAgile, da Monstrana, do coCôbált e da Spin, que dão "calo no olho" e náuseas so´de olhar. Bons tempos aqueles da Opel. Hoje em dia, só sobrou a General Monsters… :(

    • mjprio

      Olha quanto a mille, gol e fiesta até concordo. mas o Palio já tinha forma de ovo!

  • Y07

    Podem falar que eu sou louco, mas digo algo: CARRÃO!

    Minha mãe ficou 10 anos com um CORSA 1997 Super e cara, o acabamento era excelente (melhor do que dos CORSA C) e eu aprendi a dirigir em um e como esse carrinho aguenta a porrada!

    Parabéns pelo carro!

    E uma observação: E essas cores do CORSA? Por onde andam?

    • mjprio

      EU respondo. acabaram! agora é preto prata branco e preto. COmprei um Fiest Rocam azul Marau12/ 12 e como não tinha com AB2 e ABS pensei em pegar um 13/14 que já vem com esses equipamentos , mas a cor azul? saiu do catálogo!!!!E vendia feito agua no deserto

  • JOAQUIM VAZ

    é isso aí galera tenho um 2000, e fiquei muito contente que a galera que acompanha o site gosta do carro.

  • Vitão

    Show…. Meu amigo tinha um igualzinho, mesma cor, mesma configuração, pelado….. Aguentava as viagens q fazia no tempo da facul, mas depois começou a apresentar os problemas, fazer retifica no motor, etc…..

    No meu caso estou com o Novo Corsa Hatch 1.0 ano 2007 e digo q o carro em si é valente….. Adoro meu Corsinha kkkkk……

  • Corvo

    Belo carro (linda cor) e bem conservado ! Parabéns. Foi o Corsa que mais gostei de todos

  • Jason

    Economico, simpático, representa uma época onde a GM ainda alinhava seus lançamentos com alguns da Opel da Europa. Uma pena que o Corsinha Wind tinha um motor 1.0 meio fraquinho já andei em um e foi meio sofrido na estrada, mas na cidade, não há carro mais economico! Já vi gente fazendo 16km/l de média com tranquilidade! Show de carro!

  • Moy

    Show de bola, brother!
    Sempre tive vontade de ter um.
    Na época peguei um Mille ELX 95 carburado e fui bem feliz.
    Hj em dia dou +1 pra quem mantém um carro assim, com orgulho.

  • rrr

    Tive um 97 também, foi meu primeiro carro com uns 18 anos, isso em meados de 2001, carrinho incrível, g5 em tudo e g20 na frente, o terror das minininhas, aquilo tremia kkkkk
    Mecânica muito simples, eu mesmo troquei as velas quando queimaram….
    Acabamento simples mas caprichado, que dá baile em muito 1.0 top de hoje, tecido macio ao toque, mesmo sendo simples de tudo, o meu tinha ar quente, desembaçador….
    Saudades de quando o acabamento interior dos carros eram mais caprichados nas versões básicas.

  • fabioalisson

    Parabens. É difícil ver um carro desses bem conservado como esse seu. Tirei minha CNH num desses, carrinho bacana de se dirigir e com boa visibilidade.

  • Fabio Silva

    Pessoal, tenho um 1.6 mpfi 2000 com ar há 7 anos (porém acreditem, até hoje não levei a uma oficina especializada para arrumá-lo) e posso falar, fico muito desencorajado de trocar de carro quando pesquiso valores e opcionais dos carros zeros com o meu. Tudo bém que hoje pela força do governo os carros estão vindo mais completinhos com airbag e ABS, porém até 1 ano atras as opções comparadas ao meu eram irritantes e ai fui ficando com ele sem remorso. Agora, posso dizer uma coisa, esse motor 1.6 nesse carrinho caiu muito bem nele o deixando muito esperto e valente tanto no transito urbano quanto na estrada. É muito comum perceber no transito urbano e até em estrada que alguns ficam meio que boquiabertos de verem o desempenho desse carrinho, que com motor 1.6 é muito esperto, tem uma retormada impressionante e tem uma ótima média, chegando a fazer 12/l andando de forma suave até na cidade. Outra coisa, para quem não sabe o Corsa tem grande tradição no braço da GM Opel na Europa até hoje (creio estar na 5a geração) e em 95 quando veio para cá foi febre e em 1999 foi inclusive o carro mais vendido do mundo (era um carro totalmente global). É comum procurando no youtube videos sobre corsa ver que ele foi e ainda e sucesso em muitos países, muitos deles inclusive da europa e américa latina, há vários apaixonados com fotos e videos de seus corsinhas espalhados por ai. Eu até costumo brincar com alguns que o Corsa roubou do fusca a 1a posição no quesito xodó e carro simpático (principalmente a jovens), porque podem observar, donos de corsa na sua maioria são pessoas jovens.

  • suguii

    Parabéns pelo relato, meu primeiro carro foi um Corsinha MPFI 1.0 hatch se não me engano 1997, o bicho era capado mas era o que o dinheiro permitia comprar, fiquei com ele por 3 anos e nunca me deixou na mão, logo em seguida comprei o sedan 2000 com rodas do Vectra GSI (que achei que combinou muito bem por sinal) e fiquei por mais 3 anos e a única manutenção que tive foi com a correia dentada, mas confesso que foi negligência minha, e apesar de hoje eu ter carro melhor, ainda sinto saudades daquela "bolinha", tive tantas histórias boas com aquele carrinho… óbvio que por ser 1.0 não dá pra sair arregaçando, mas pro uso urbano dá e sobra, até falo pra minha esposa que se eu achar um em bom estado eu vou comprar pra poder ir trabalhar com ele….

  • Vifloemm

    Todo mundo tem uma história com o corsa kkk Meu pai teve um Super 1997 que pra mim era cinza mas nos documentos marcava Prata alguma coisa, deixou muitaas histórias mas foi vendido com 130 mil km porque começou a incomodar devido ao meu pai não fazer as manutenções preventivas.. Mas até hoje eu sinto saudades, o super era bem completo pra época…

  • ismajunior

    Meu Deus! Imaginei o Corsinha com a placa preta e me senti VELHO! :'(

    • johanng84

      Ahhh cara… calma.. ainda faltam 14 anos pra ele ganhar a placa preta! Tem tempo ai ainda hehehe!

  • PortoWF

    Ehhh Saudades.

    Puta carro. [sem mais]

  • rodrigograd

    cara vi quase todos os coments dessa matéria e sem exceção nenhum comentário negativo sobre esse carro, inclusive o meu,diferente desses carros de hoje,tive um 96 wind, coloquei rodas 15 do vectra cd, painel com conta giros que por incrível que pareça não precisou de nenhuma adaptação, e também vidros elétricos, melhor usado que já tive, nunca me deixou na mão, época de ouro da Chevrolet opala,Monza,kadet etc…

  • mjprio

    EU lembro desses corsinhas quando lançaram. Um amigo meu chegou com um desses sedan GL 1.6 zero e me convidou pra entrar. Todo em veludo! Tempos depois lá estava eu em 2009 comprando um classic, que diferença. acabaram com o carro! O acabamento que era tao bom foi reduzido a nada

  • marciel

    tenho um cosa 99 e muito bom mais a temperatura do motor chega 100 gral o mecânico diz que e normal em filas.fiquei preocupado levei mais ne 3 mecanico disserao a mesma coisa.

  • TCHAGAS

    Relato Magnífico! Que venha a placa preta!

  • Adilson Freitas

    Eu tenho um Corsa Hatch 98/99 Azul escuro. (parecido com esse da foto) Adoro esse carro, é o meu primeiro veículo. Ele é simples, econômico. A manutenção não é tão cara. Ele esta todinho original e com a manutenção em dia. Só preciso ver um ponto de ferrugem no teto.

  • Barbara Roncon

    Tbm tenho um corsa e amo!! o unico problema nele é que a porta do passageiro enche de agua quando chove, não sei se isso é normal do carro. Com isso dificulta a colocação de som que tbm nao vem com o carro, tenho medo de colocar e queimar por conta da agua. Fora isso é um carro otimo o meu tem apenas 78 mil km rodados.

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