Usado da semana

Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013

Olá, Fanáticos por carros que acompanham o site. Meu nome é Lucas e sou apaixonado por carros desde pequeno. Gostaria de compartilhar minha experiência com meu novo carro com os leitores do NA. Minha avaliação é sobre um Suzuki SX4 2.0 2012/2013 Automático.



Meu carro foi adquirido em junho de 2017, e apesar de pouco tempo com o carro, consegui reunir bastantes pontos positivos e negativos sobre o veículo, e tentei ser bastante racional em minha análise.

Motivação da compra

Como disse anteriormente, sou apaixonado por carros desde criança e um falecido primo que morava no mesmo prédio em BH trabalhava em uma revenda de carros importados nos anos 90. Durante anos o seu trabalho era levar e trazer carros de São Paulo, onde ficava uma filial da Empresa.

Como muitas vezes ele chegava tarde, me acostumei a dormir tarde ou mesmo acordar de madrugada só para ver de perto vários Mercedes, Audi, BMW, Jaguar, Land Rover, Lexus entre outros carrões. Enquanto isso meu pai possuía um Corcel I GT 1974 em mal estado de conservação, fato que aumentava mais ainda a minha admiração pelos carrões que pernoitavam na garagem do nosso prédio de classe média. 😊

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-2-1024x724 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013
Eu no Corcel GT 74 quando ainda estava em bom estado…

Voltando ao assunto da compra do Suzuki, é um carro que sempre gostei desde o lançamento, devido a alguns aspectos que o diferenciam dos veículos Cross somente de aparência, além da necessidade de um carro um pouco mais alto, já que moro no interior e minha cidade tem muitas ruas de calçamento e/ou com péssimo pavimento.

Também desejava um carro que aguentasse trafegar em algumas estradas de chão, onde trafego ocasionalmente. O meu antigo carro (um Chevrolet Corsa 1.4 Premium 2008, que inclusive, resistiu bravamente às condições citadas), foi comprado em 2012 na seção de seminovos de uma concessionária Suzuki em BH.

Me lembro (inclusive fotografei) o SX4 em uma plataforma de exposição que deixava à mostra a parte de baixo do carro, expondo seu escapamento de inox, o eixo cardã, a central eletrônica que gerencia a tração, entre outros itens que diferenciam o SX4 dos demais.

Como na época não tinha condições de comprar, ficou como um plano futuro. Após alguns anos pesquisando, encontrei o anúncio de um SX4 automático, ano 12/13 com 19 mil km rodados, por 42 mil reais.

Como estava em uma agência, resolvi percorrer os mais de 200km de distância da cidade onde moro atualmente até BH, para ver se o estado do carro era condizente com a quilometragem anunciada. Chegando lá, realmente o carro estava em ótimo estado, muito novo mesmo, fiz um pequeno Test-drive e mesmo estourando um pouco o meu orçamento, decidi comprá-lo.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-12-1024x764 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013
Primeiro contato com o Carro exposto na revenda Suzuki

Suzuki SX4 – Análise do Carro

Exterior

O Design do SX4 foi desenvolvido por Giugiaro, e acho bem bonito e discreto. Como não existem muitos nas ruas, passa uma sensação de exclusividade.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-15-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013

Destaque para a linha de caráter do veículo, vinco principal da lateral que morre abaixo da janela vigia da coluna A. Gosto também da boa área envidraçada. Eu, particularmente não gosto da nova tendência de usar janelas exageradamente claustrofóbicas, comuns nos carros atuais.

As dimensões do carro são perfeitas para o que que preciso (tenho garagem pequena), e como já estava acostumado a um carro pequeno, o achei relativamente espaçoso.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-14-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-8-1024x575 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013
Porta Malas com divisória

O modelo que peguei veio com o único facelift que o carro sofreu, e acho bem positiva a alteração, que trouxe no exterior uma grade nova, mudanças nas molduras dos faróis de neblina e novas rodas.

O senão vai para o Porta-malas, que poderia ser um pouco maior. O que falta no Porta-malas, sobra nos retrovisores, que parecem de caminhonete. Acho que a Suzuki exagerou no tamanho.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-7-1024x575 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013
Porta Malas com a divisória fechada

Também sinto falta de um pouco mais de altura do solo, já que o carro tem a opção de tração reduzida, alguns centímetros a mais seriam bem-vindos.

Interior

Acho o interior bem resolvido e com bons arremates, maçanetas cromadas, e itens que dão boa aparência, além de vários porta objetos e comandos bem à mão, é uma pena o painel ser feito em plástico duro, que apesar de uma boa aparência, arranha com facilidade.

O espaço interno achei apenas razoável, e reconheço que principalmente no banco de trás o Suzuki perde para muitos carros médios do mercado. A mesma coluna “A” que dá um charme ao veículo, atrapalha bastante a visão em cruzamentos.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-1-1024x575 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013
Coluna atrapalha bastante a visibilidade em Cruzamentos

Seguindo a tradição japonesa, o SX4 tem o básico de conforto e conveniência, sem muitas perfumarias. Nada de sensores de Luminosidade, chuva, crepuscular, rebatimento elétrico dos retrovisores.

O volante é pequeno, de boa empunhadura e com controles de piloto automático (cruise-control) e seleção de estações e volume de som. Pode ser regulado somente na altura. Merecia um controle de profundidade.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-16-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013
Painel do SX4

O som é um Clarion, que tem boa qualidade de som, com Tweeters nas 4 portas, mas fica devendo a entrada USB. Pretendo futuramente comprar uma central multimídia, mesmo sabendo que talvez não tenha a qualidade de áudio do Clarion.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-11-1024x1821 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013
Destaque para o sistema de som Clarion com tweeters nas 4 portas

Segurança

O carro possui um ótimo pacote de segurança, com Air Bag duplo, freios à disco nas 4 com ABS e EBD, cinto de 3 pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Achei a estabilidade e os freios excelentes.

Desempenho e Consumo

O SX4 possui um ótimo motor em alumínio, com 145 cv, mas o câmbio de 4 marchas tira um pouco do seu brilho. Ele até faz as trocas de maneira suave, mas um câmbio mais moderno deixaria o desempenho e principalmente o consumo bem melhores.

Mesmo assim, o carro tem um desempenho satisfatório em ultrapassagens, subidas e retomadas.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-6-1024x575 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013

O meu carro está fazendo uma média de 7,5 a 8km/l na cidade e entre 11 e 13km/l na estrada. Isto no modo “geriátrico” de dirigir. Se pisar com vontade o apetite do motor aumenta bastante e o consumo chega a assustar.

A suspensão é calibrada para ter mais firmeza, dando muita segurança em curvas, mas que ao mesmo tempo filtra bem as imperfeições das nossas ruas esburacadas. A direção elétrica é bem direta mas achei um tanto pesada, principalmente para fazer balizas.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-9-1024x575 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013

O sistema de Tração, que é o diferencial do veículo, funciona muito bem e ajuda a melhorar a estabilidade no modo auto, que joga a tração para o eixo traseiro em condições de baixa aderência. Durante chuvas o carro gruda mesmo no chão! No modo Lock, que funciona até 60km/h, o carro vira um jipe, obviamente sem a mesma altura do solo e ângulos de ataque e saída. Apesar de não dar para encarar uma trilha pesada com ele, pode-se atravessar pequenos atoleiros ou areais tranquilamente, mesmo com pneus de asfalto.

Manutenção

Como estou a pouco tempo com o veículo, ainda não tenho relatos de manutenções realizadas, somente troca de óleo e filtros, que não foram muito mais caros do que a média do mercado.

Pesquisei bastante sobre a manutenção e encontrei todos os itens básicos de manutenção disponíveis pela internet, o que me encorajou a compra do carro.

Prometo enviar relatos futuros sobre manutenções que forem ocorrendo.

suzuki-sx4-2013-usado-da-semana-5-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013

Conclusão

Embora tenha comprado um carro com quase 6 anos de uso, optei pela compra ao invés de comprar um carro Cross seminovo com muitos itens a menos, principalmente sem um sistema de tração diferenciado, com menos segurança e conforto.

Como moro no interior, é muito comum os moradores terem uma mentalidade de comprar somente carros das 4 grandes montadoras que despontaram no brasil, talvez incluindo Toyota, Honda e Hyundai na lista. Muitos me criticam, falando mal de carros importados mesmo sem conhecer, Agem como se fosse uma loucura adquirir um carro destes, mas já tive um Peugeot 307 Griffe e achava um ótimo carro e me deu somente manutenção básica como qualquer outro veículo das marcas consideradas confiáveis.

Resumindo, acho que o SX4 tem como pontos fracos o consumo, espaço no porta malas, falta de USB no som e pouca altura livre do solo, mas compensa com um bom desempenho, ótima estabilidade, visibilidade, segurança ativa e passiva e estilo, deixando um saldo bem positivo.

Por Lucas Andrade

4.0

COMPARTILHAR:
  • Ricardo Blume

    Muito bacana seu relato. Aqui na minha cidade devo ter visto somente um SX4 e é um carro com um design interessante. Meu único porém é o quanto a Suzuki investe no Brasil. Deveria ser além da fabricação do Jimny. Parabéns e sorte com o carro.

  • dallebu

    Ótimo relato!
    O Suzuki SX4 é um ótimo carro pra quem enfrenta estradas com baixa aderência, e quanto ao desenho e acabamento parece ser um carro bem honesto, não se destaca mas nem faz feio, cumpre bem seu papel.
    Quanto ao conjunto mecânico concordo que merecia pelo menos um câmbio AT de 5 marchas.

  • Licergico

    Esperando o fim do ‘ inovar ‘ pra ver pra quanto vai o preço do vitara novo ( em tese deveria cair ) , pra mim o único crossover desejável .

    • Deadlock

      Verdade, o fim do inovar pode reduzir os preços, principalmente dos importados em que o fabricante não produz no país (o preço dos importados não precisa se adaptar ao portfólio dos veículos produzidos aqui). Esse Vitara novo está muito bom, só peca no tamanho do porta-malas.

      • Licergico

        o motor turbo do vitara é uma exelencia 0-100 em 8,2s e comsumo de 14,2 na cidade e mais de 18k/l na estrada …
        fora isso continuo com meu civic 14/15 2.0 aspirado (lxr at) que consegue fazer 10,5km/l na cidade e 16,5 na estrada .

        Me sinto sem opções para troca. ( o novo civic alem de feio piorou [cvt ] e enquanto não tiver o turbo nas versões ex e elx é carta fora do baralho. O cruize 1.4t segue a linha da gm de motor : bebe bem [ só é mais econômico q outros gm … ] , corola ta com preço 100% fora da realidade [ pagaria no max 89k um xei ] …. fluence a renout praticamente tirou de linha [ depois que subiu bizzaramente o preço sem mudar nada no carro ] , c4 louge eu não compraria de jeito algum mesmo . )

        • cepereira2006

          Discordo quanto ao consumo do Cruze. Esse motor turbo com injeção direta é bem econômico e anda bem.

          • Licergico

            sim é mais econômico porem ainda alto ( para o que se espera de um motor 1.4 turbol ) . Por exemplo no loga da 4r ele ta fazendo mizeros 8k/l ( com álcool ) com 78% de rodagem em estrada . Acho isto pouco . Na gasolina em varios relatos ele faz em torno 10.5km/l na cidade ( para 1.4 [baixa cc] turbo ) deveria pelo menos fazer uns 12,5 a 13km/l .

            Se procurar o tracker 1.4t [suv compacto] que usa o mesmo motor , em vários videos do yt as pessoas reclamam do consumo dele . Não que o carro seja beberrão como os antigos gm [cruise anterior por exemplo] porem não é econômico como deveria ser para uma carro de baixa cilindrada (1.4 ) com turbo .

            … mais na pratica se eu fosse trocar meu civic com certeza o cruise seria minha primeira opção… mais como descrevi acima me sinto sem motivação em trocar 6 por 1/2 duzia por isto vou continuando com meu atual ….

            • cepereira2006

              Bom, o da 4 rodas roda em SP, que tem o trânsito mais travado do Brasil e é dirigido por empregados da empresa, o que é bem diferente do que um carro dirigido por seu proprietário. Um carro de empresa a gente dirige sem dó, algo que não faria com o carro próprio. Então eu não acho que seja grande parâmetro. E 8 km/l no álcool na cidade equivale a 11,43 na gasolina, o que não é ruim para uma barca deste tamanho.
              Posso te dar o meu testemunho. O meu está com 9.000 km, comprei em janeiro deste ano. Tenho por hábito sempre anotar o consumo quando abasteço naquele aplicativo grátis FUELIO. Tenho todos os abastecimentos anotados e a média GERAL do meu carro está em 14,45 km/l. Nada mal para uma barca deste tamanho. O meu é sedan e creio que este saia de fábrica regulado para baixo consumo. O hatch, no qual eu fiz o test drive, e creio que também o Tracker saiam de fábrica regulados para desempenho, tanto que achei o hatch bem mais esperto que o meu. Por isso devem consumir mais. Mas se eu fosse trocar de carro agora, trocaria por um Cruze hatch, achei perfeito inclusive em termos de suspensão e o acelerador lê seu pensamento, é instantâneo, diferente do sedan que tem um delay típico de carro regulado para baixo consumo.

              • Licergico

                show esse consumo !
                eu sinceramente perdi toda vontade de trocar de carro … primeiro pelos preços que subiram bem mais que o meu salario !!! depois que quando troca de carro a intenção é sempre ‘melhorar’ . Então ‘dar’ meu carro e pagar mais R$ 30k pra se ter um outro carro que praticamente igual ao meu ( nos quesito: desempenho / eficiência / conforto ) acho q não vale… vou ficando com ele mesmo ( sou motociclista tb e atualmente rodo menos que 8k km por ano com carro pois prefiro me deslocar de moto onde moro [RJ] ) . Atualmente meu civic esta com 29k km ainda …eu fiz media geral dele até aprox. 8k km depois larguei … [ deu aprox 12,7km/l ] incluindo aprox.: 80% cidade e 20% estrada ] . Em estrada andando sob supervisão [ esposa / sogro + sogra !!! ] já cheguei a fazer 17,8 km/l [ rio-> buzios ] … depois voltei sozinho e fiz 13,5km/l ( o tempo todo usando o modo manual e andando bemm rápido … ) .

                Eu dirigi o novo cruize gostei bastante da suspensão dele ( em comparação ao civic é muiiito macia ) e deixa o carro bem confortalvel . Mais como eu disse acho q é trocar 6 por 1/2 duzia …

                ( como eu disse : se o fim do ‘inovar’ fazer o preço do vitara turbo (4sport) ‘cair’ para pelo menos uns 97k acho que poderia ate pensar em trocar mais com o preço atual de 110 não rola… )

                obrigado pelo relato.

                • cepereira2006

                  Realmente seu carro é muito novo para trocar e é um excelente carro. Não há necessidade mesmo. E os preços não estão nada convidativos, ainda que tenham uma margem de negociação. Gosto do Civic, várias pessoas da minha família já tiveram, de gerações diferentes, dirigi e gostei de todos. Você faz muito bem em ficar com ele por mais um tempo.
                  Quanto ao Cruze, realmente é muito confortável, tem horas que me sinto dirigindo na “poltrona do papai”, tal como me sentia quando dirigia a CR-V, só que com muito mais estabilidade e motor turbo, que faltava àquela. Este gruda nas curvas enquanto a outra adernava, sensação de que não gostava. Abraços.

            • José Barbosa

              Para saber exatamente quanto é um consumo do carro, só tem um jeito: pegue e ande. Se for para atolar o pé, realmente a Chevrolet é uma marca que não vai atender, mas também há um exagero na sua estimativa. 13 km/l na cidade com um carro de 150 cv? Talvez nem o Up consiga números assim.

              • Licergico

                exagero nenhum ! no minimo 13 km/l !!!!
                vários motores com mais potencia tem até marcas melhores !

                voltando ao post , o BoosterJet do vitara tem 146cv at6 e faz mais de 14km/l na cidade andando normal ! na estrada faz mais que 18km/l .

  • Bruno Silva

    Falam muito bem do pos-venda da Suzuki, mas pra mim ainda acho a maior parte sem graça. Mereciam um acabamento melhor (hoje é apenas correto) e um visual mais moderno.

  • Zé Mundico

    Excelente compra, objetiva e madura. Um carro com 19 mil km está novo e por esse preço é preferível aos nossos “novos-pelados” que não apresentam qualidade compatível com o que se paga.
    E carro japonês é isso mesmo, a essência da simplicidade e conforto na medida, sem babados nem firulas.
    Tá certo que é meio durinho, mas a escola japonesa visa mais a segurança.
    Sabendo usar e manter, não vai ter aporrinhação com oficina pelos próximos anos.

  • Rodrigo Figueiredo (Brow_SP)

    Lucas, muito bacana a matéria, voce foi bem sóbrio nos comentários e concordo contigo, tenho um do mesmo ano que o seu, com 94.000km rodados, comprei usado com 53.000km, ou seja, já rodei um pouco com essa beleza, até hoje apenas manutenção preventiva, sou de SP e aqui é relativamente fácil encontrar peças de reposição para manutenção preventiva.
    Nós, proprietários de Sx4, temos um grupo fechado para donos no Facebook (Suzuki Sx4 Brasil) e também temos um grupo de whatsapp com 85 participantes de todo o Brasil, lá marcamos diversos encontros para brincar nosso pequeno tanque em trilhas, discutimos sobre mecânica e manutenção em geral, e nos ajudamos quando algum colega encontra dificuldade de encontrar peças… Quero te fazer um convite para que participe de nosso grupo, pode entrar em contato pelo Facebook ou pelo meu e-mail, caso tenha acesso ao meu cadastro do site.

    Parabéns pela matéria, voce fez uma excelente compra!

    • Rodrigo Figueiredo (Brow_SP)

      Esqueci de mencionar, um dos participantes do grupo já desenvolveu um lift para elevar um pouquinho o vão livre do solo, vale a pena conferir. Abs

    • Obrigado pelo convite, Rodrigo. Acabo de solicitar entrada no Grupo do Facebook. depois passo meu telefone para entrar no grupo do WhatsApp também. Abraço!

  • Anderson

    Mt bacana seu relato, sem esses exageros de fan ou preconceitos sem fundamento. Tive um Peugeot 208 que foi o carro que mais gostei de dirigir, tb nenhuma manutenção. Ouvi as mesmas ladainhas que vc, mt gente nunca entrou em um. Compraria novamente. Tb achei bem sensato da sua parte comprar um usado, ao invés de entrar nos valores absurdos que as montadoras empurram, mas mts aceitam pra ostentar. Parabéns.

  • Luccas Villela

    Lucas, você tá de parabéns por pensar diferente. Eu amo o SX4, já pensei em comprar também. Carrão!!! Boa sorte com ele.

  • Cristiano Pinto

    Possuo um SX4 2012, e tbm comprei usado. O carro é diferenciado, são somente por ser 4×4 mas por trazer uma segurança e estabilidade de poucos. Atualmente o meu está com 109mil, e nem sequer apresenta qquer indicio de problemas. Ele faz bonito em qquer terreno qdo colocado a prova.
    Aos proprietários, não deixem de participar do grupo no Face (Suzuki SX4 Brasil) e no Wattsapp.
    parabéns pela matéria e compra.

  • Fernando

    sei que vc citou como um dos pontos positivos pra vc ele ser pequeno e até razoavelmente barato por 42k. Mas se o tamanho não for problema eu recomendaria o grand vitara. por 50k talvez até seja possível achar algo em até bom estado, uma vez que esses carros são muito resistentes.

  • ObservadorCWB

    Suzuki e Subaru são marcas que o brasileiro médio “desconhece”. Preferem um FOX, ou um Ágile……kkk Mas cada um na sua.

    • José Barbosa

      Mas isto é culpa das próprias empresas que somem e reaparecem conforme a política do governo.

      • Luis LC

        Tem poucas css e oficinas especializadas pelo pais. Fora da capitais fica difícil ter um SZK ou Subaru.

        • Rafael Santos

          e achar um mecânico que saiba mexer nesses carros

          • Luis LC

            Nesse J20A até eu mexo, qualquer um resolve. Motor muito simples mas normalmente ninguém tem problemas com ele, pau pra toda obra

  • Vinícius Barreto

    Excelente aquisição. Por mais pessoas que tenham a mentalidade de comprar um carro de marca diferente e fugir da mesmice, levando mais por menos. Tenho um Peugeot e não me arrependo.

    • Wagner Lopes

      Estou no terceiro PUG (sempre usados) e já planejando o quarto. Vai ser difícil eu trocar de marca…kkk.

      • Leonardo C.

        Eu estou no primeiro PSA (C3 Tendance 1.5 2013), e não pretendo sair do grupo, o próximo estou sondando um 308 THP

        • Wagner Lopes

          Pra mim o melhor custo x benefício dos PSA são os usados. Tenha o dinheiro na mão e um tempo para procurar um de particular e muito bem tratado que não vai se arrepender.

  • Mr. Pug

    Detalhe que o SX4, em 2011, 2012, tinha, zero km, um excelente custo x benefício. Custava o mesmo que um Honda Fit intermediário mas tinha acabamento e motor bem melhores.

  • Joaquim Grillo

    Lembro que em um parceria que a Suzuki tinha com a fiat esse carro era para ser lançado no lugar do Idea, com emblema da Fiat mudanças mecanicas da fiat. com o nome Sedici

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/60/Fiat_Sedici_front_20080423.jpg

    • Dafomg

      Na verdade ele é o Fiat Sedici com emblema Suzuki.

  • Daniel Albuquerque

    Carro muito Bom, um dos poucos japoneses que vem fabricados do Japão de fato. Tenho um 2010 com câmbio manual que deixa bem mais ágil e econômico, na cidade o consumo tá entre 9.8 a 10.5km/l e na estrada em 12.5 a 13km/l. A tração desse carro é show de bola, inclusive achei melhor que a da caminhonete anterior e inclusive com sistema bem mais simples e aparentemente mais difícil de dar problemas, o único limitador no off-road pra ele fica por conta da altura que é semelhante à um carro comum, neste caso pra quem quer melhorar as aptidões pro off existem kits de lift nacionais e importados além da troca de pneus. Ponto positivo da altura é a estabilidade que junto ao sistema awd faz o carro ser excepcional neste quesito. E apesar de japonês ele é bem confortável não lembrando em nada um honda que tive que era o extremo oposto não podendo ver um buraco ou desnível. O motor sobra pois é o mesmo do Grand vitara 3 que tem 400kg a mais, inclusive é mais forte ainda no sx4 pois vem com coletor variável que resulta em 145cv e bastante torque em baixas rotações apesar de ser multivalvulas. Se a Suzuki fizesse a lição de casa na divulgação desse carro com certeza venderia bem mais

  • Muito bom o relato! Também moro no interior (de SP) e aqui é raríssimo ver algum Suzuki (as vezes aparecem uns Vitaras, mas nada além disso). O lado bom é que de fato isso dá um ar de exclusividade no carro.
    Sempre achei o SX4 um carro interessante. Agora lendo suas opiniões, tenho mais certeza disso ainda. Muito bom! Parabéns pela compra!

  • Bruno@BRN.CS

    Acho que se a Fiat tivesse entrado no segmento com o Sedici teria vendido bem hein, é um carro bem honesto e a marca Fiat tem maior apelo comercial aqui no BR.

  • Baetatrip

    Belo SX4!
    Usa mesmo motor do meu GV3 4×4 (J20A)…. Facilita bastante a manutenção!
    Nunca da problema… So manter ordem que vai longe!

  • fabricioaguirre

    Gostei do condomínio, pareceu bem amigável. Parabéns !

  • EDU

    Tenho simpatia por este carro. Acho o desenho dele bem bacana ate hoje. Morei um tempo na Italia e dirigi por 2 meses um Fiat Sedici que nada mais e que o SX4 bom carro. Parabens pela compra.

  • Luiz Batista

    Possuo um SX4 2011/2012 que peguei em junho deste ano com 20 mil rodados (negócio de família, nem vou dizer quanto custou). Rodo em Brasília todos os dias, trajeto de 30 a 40 km diários, o carro faz entre 10 e 10,5 km/l. O tanque é muito pequeno, não dá pra rodar 400 km sem achar que vai faltar combustível. A entrada da garagem do prédio onde resido é íngreme e sempre que entro a dianteira arrasta. Temos um Etios Sedan e não passo por esse problema.
    Quanto à manutenção, só existe uma concessionária em Brasília e fiz a troca de óleo de 25 mil km nela pois a diferença para lojas independentes especializadas em Suzuki era de R$ 70. A troca de óleo (5 litros), do filtro de óleo, da arruela do bujão e do filtro de ar condicionado (que estava imundo) ficou em R$ 435. Achei caro, principalmente porque a troca de óleo é a cada 5 mil km ou 6 meses. O atendimento da concessionária foi muito bom.
    O carro faz uns barulhinhos de plástico, que um tira-grilos pode resolver. Apesar do motor 2.0, as retomadas com o carro cheio (somos dois adultos e duas crianças com menos de 4 anos) são um pouco lentas. O espaço traseiro não é espetacular, mas o Sandero que eu possuía antes também me decepcionou por conta das cadeiras das crianças.
    No geral, é um carro bacana, com uma boa dirigibilidade no dia a dia, principalmente com o 4×4 ligado intermitentemente (não faz diferença no consumo comparando com o modo 4×2). O som é muito limitado, o silêncio a bordo é bom e as peças são bem montadas.

  • Marcio Lenz

    Precisamos da Suzuki investindo seriamente no Brasil.

  • Paulo Reis

    Obrigado pelo relato, seu pensamento veio de encontro ao meu, vou trocar de carro em Janeiro, e este é a minha opção. Tenho as mesmas necessidades e preocupações, onde, disponibilidade de peça é crucial. Sobre o motor, você acredita que é tranquilo para qualquer mecânico instruído? Realmente o consumo foi alto, mas, quando a gente migra para os 2.0 da vida, não dá pra fazer milagre. A potência lembra muito a do 2.0 Duratec da ford, onde, meu amigo migrou para o Focus 2 com este motor e elogiou o consumo, médias no tanque de 13 km/l – este também esta na minha lista.

    • Paulo, Acredito que devido à baixa km, se fizer as trocas de óleo e filtros corretamente não vou precisar preocupar com motor por um bom tempo. também cogitei a compra de um Focus Titanium 2011. Já tive um GL 1.6 2006 e gostava muito dele, muito macio e econômico, mas quando pesquisei as opiniões sobre a outra geração, encontrei mais reclamações de donos de Focus do que dos donos do SX4, além de o Suzuki ser uma opção que eu estava mais inclinado a comprar. Como você disse, O consumo dos carros 2.0 com câmbio de 4 marchas, não costumam ser muito diferentes da média do meu. Eu possuí um 307 2.0 aut. que era mais gastão na cidade(6-7km/l), e sensivelmente mais econômico(12-14km/l) na estrada.

    • Daniel Albuquerque

      Quanto ao motor não precisa se preocupar por ser o mesmo da Grand Vitara 3 (com algumas melhorias) e dividir peças inclusive com o tracker/Grand vitara anterior, pastilhas de freio de trás são as mesmas do Civic e da frente são as mesmas do Sentra, troquei as 8 pastilhas do meu por 129 reais o conjunto + 50 da troca do fluido de freio… Enfim há vários detalhes que basta pesquisar pra ver que dá pra baratear bastante

      • Paulo Reis

        Obrigado pela dica, Daniel, vou levar em consideração. Ainda que, como informado aqui, temos o grupo no face e Wup. IMportante os relatos dos donos para ficarmos tranquilo. Valew!!

  • Luis LC

    O SX4 é um bom carro. Por um tempo algumas css venderam um kit lift homologado pela SZK Brasil na versão Mormaii, mais um pneu AT e ele fazia bonito nas estradas de terra e trilhas leves.
    Hoje tem o S-Cross que resolveu o problema de tamanho interno e porta malas além de desempenho e economia muito acima da média nacional pro segmento.
    Em tempo, meu mais sinceros parabéns pela compra, felicidades.

  • Rafael Santos

    Uma coisa rara é achar esse SX4 com o reservatório de agua na traseira ( com direito a um chuveirinho ). Tem um video do vrum onde ele mostra isso.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email