Carro da semana, opinião do dono: Suzuki SX4 2013

suzuki sx4 2013 usado da semana 14

Olá, Fanáticos por carros que acompanham o site.

Meu nome é Lucas e sou apaixonado por carros desde pequeno. Gostaria de compartilhar minha experiência com meu novo carro com os leitores do NA. Minha avaliação é sobre um Suzuki SX4 2.0 2012/2013 Automático.

Meu carro foi adquirido em junho de 2017, e apesar de pouco tempo com o carro, consegui reunir bastantes pontos positivos e negativos sobre o veículo, e tentei ser bastante racional em minha análise.

Índice

Toggle

Motivação da compra

Como disse anteriormente, sou apaixonado por carros desde criança e um falecido primo que morava no mesmo prédio em BH trabalhava em uma revenda de carros importados nos anos 90. Durante anos o seu trabalho era levar e trazer carros de São Paulo, onde ficava uma filial da Empresa.

Como muitas vezes ele chegava tarde, me acostumei a dormir tarde ou mesmo acordar de madrugada só para ver de perto vários Mercedes, Audi, BMW, Jaguar, Land Rover, Lexus entre outros carrões.

Enquanto isso meu pai possuía um Corcel I GT 1974 em mau estado de conservação, fato que aumentava mais ainda a minha admiração pelos carrões que pernoitavam na garagem do nosso prédio de classe média. 😊

suzuki sx4 2013 usado da semana 2
Eu no Corcel GT 74 quando ainda estava em bom estado…

Voltando ao assunto da compra do Suzuki, é um carro que sempre gostei desde o lançamento, devido a alguns aspectos que o diferenciam dos veículos Cross somente de aparência, além da necessidade de um carro um pouco mais alto, já que moro no interior e minha cidade tem muitas ruas de calçamento e/ou com péssimo pavimento.

Também desejava um carro que aguentasse trafegar em algumas estradas de chão, onde trafego ocasionalmente. O meu antigo carro (um Chevrolet Corsa 1.4 Premium 2008, que inclusive, resistiu bravamente às condições citadas), foi comprado em 2012 na seção de seminovos de uma concessionária Suzuki em BH.

Me lembro (inclusive fotografei) o SX4 em uma plataforma de exposição que deixava à mostra a parte de baixo do carro, expondo seu escapamento de inox, o eixo cardã, a central eletrônica que gerencia a tração, entre outros itens que diferenciam o SX4 dos demais.

Como na época não tinha condições de comprar, ficou como um plano futuro. Após alguns anos pesquisando, encontrei o anúncio de um SX4 automático, ano 12/13 com 19 mil km rodados, por 42 mil reais.

Como estava em uma agência, resolvi percorrer os mais de 200km de distância da cidade onde moro atualmente até BH, para ver se o estado do carro era condizente com a quilometragem anunciada. Chegando lá, realmente o carro estava em ótimo estado, muito novo mesmo, fiz um pequeno Test-drive e mesmo estourando um pouco o meu orçamento, decidi comprá-lo.

suzuki sx4 2013 usado da semana 12
Primeiro contato com o Carro exposto na revenda Suzuki

Suzuki SX4 – Análise do Carro

Exterior

O Design do SX4 foi desenvolvido por Giugiaro, e acho bem bonito e discreto. Como não existem muitos nas ruas, passa uma sensação de exclusividade.

suzuki sx4 2013 usado da semana 15

Destaque para a linha de caráter do veículo, vinco principal da lateral que morre abaixo da janela vigia da coluna A.

Gosto também da boa área envidraçada.

Eu, particularmente não gosto da nova tendência de usar janelas exageradamente claustrofóbicas, comuns nos carros atuais.

As dimensões do carro são perfeitas para o que que preciso (tenho garagem pequena), e como já estava acostumado a um carro pequeno, o achei relativamente espaçoso.

suzuki sx4 2013 usado da semana 8
Porta Malas com divisória

O modelo que peguei veio com o único facelift que o carro sofreu, e acho bem positiva a alteração, que trouxe no exterior uma grade nova, mudanças nas molduras dos faróis de neblina e novas rodas.

O senão vai para o Porta-malas, que poderia ser um pouco maior.

O que falta no Porta-malas, sobra nos retrovisores, que parecem de caminhonete. Acho que a Suzuki exagerou no tamanho.

suzuki sx4 2013 usado da semana 7
Porta Malas com a divisória fechada

Também sinto falta de um pouco mais de altura do solo, já que o carro tem a opção de tração reduzida, alguns centímetros a mais seriam bem-vindos.

Interior

Acho o interior bem resolvido e com bons arremates, maçanetas cromadas, e itens que dão boa aparência, além de vários porta objetos e comandos bem à mão, é uma pena o painel ser feito em plástico duro, que apesar de uma boa aparência, arranha com facilidade.

O espaço interno achei apenas razoável, e reconheço que principalmente no banco de trás o Suzuki perde para muitos carros médios do mercado. A mesma coluna “A” que dá um charme ao veículo, atrapalha bastante a visão em cruzamentos.

suzuki sx4 2013 usado da semana 1
Coluna atrapalha bastante a visibilidade em Cruzamentos

Seguindo a tradição japonesa, o SX4 tem o básico de conforto e conveniência, sem muitas perfumarias.

Nada de sensores de Luminosidade, chuva, crepuscular, rebatimento elétrico dos retrovisores.

O volante é pequeno, de boa empunhadura e com controles de piloto automático (cruise-control) e seleção de estações e volume de som. Pode ser regulado somente na altura. Merecia um controle de profundidade.

suzuki sx4 2013 usado da semana 16
Painel do SX4

O som é um Clarion, que tem boa qualidade de som, com Tweeters nas 4 portas, mas fica devendo a entrada USB.

Pretendo futuramente comprar uma central multimídia, mesmo sabendo que talvez não tenha a qualidade de áudio do Clarion.

suzuki sx4 2013 usado da semana 11
Destaque para o sistema de som Clarion com tweeters nas 4 portas

Segurança

O carro possui um ótimo pacote de segurança, com Air Bag duplo, freios à disco nas 4 com ABS e EBD, cinto de 3 pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes.

Achei a estabilidade e os freios excelentes.

Desempenho e Consumo

O SX4 possui um ótimo motor em alumínio, com 145 cv, mas o câmbio de 4 marchas tira um pouco do seu brilho. Ele até faz as trocas de maneira suave, mas um câmbio mais moderno deixaria o desempenho e principalmente o consumo bem melhores.

Mesmo assim, o carro tem um desempenho satisfatório em ultrapassagens, subidas e retomadas.

suzuki sx4 2013 usado da semana 6

O meu carro está fazendo uma média de 7,5 a 8km/l na cidade e entre 11 e 13km/l na estrada. Isto no modo “geriátrico” de dirigir. Se pisar com vontade o apetite do motor aumenta bastante e o consumo chega a assustar.

A suspensão é calibrada para ter mais firmeza, dando muita segurança em curvas, mas que ao mesmo tempo filtra bem as imperfeições das nossas ruas esburacadas.

A direção elétrica é bem direta mas achei um tanto pesada, principalmente para fazer balizas.

suzuki sx4 2013 usado da semana 9

O sistema de Tração, que é o diferencial do veículo, funciona muito bem e ajuda a melhorar a estabilidade no modo auto, que joga a tração para o eixo traseiro em condições de baixa aderência.

Durante chuvas o carro gruda mesmo no chão! No modo Lock, que funciona até 60km/h, o carro vira um jipe, obviamente sem a mesma altura do solo e ângulos de ataque e saída. Apesar de não dar para encarar uma trilha pesada com ele, pode-se atravessar pequenos atoleiros ou areais tranquilamente, mesmo com pneus de asfalto.

Manutenção

Como estou a pouco tempo com o veículo, ainda não tenho relatos de manutenções realizadas, somente troca de óleo e filtros, que não foram muito mais caros do que a média do mercado.

Pesquisei bastante sobre a manutenção e encontrei todos os itens básicos de manutenção disponíveis pela internet, o que me encorajou a compra do carro.

Prometo enviar relatos futuros sobre manutenções que forem ocorrendo.

suzuki sx4 2013 usado da semana 5

Conclusão

Embora tenha comprado um carro com quase 6 anos de uso, optei pela compra ao invés de comprar um carro Cross seminovo com muitos itens a menos, principalmente sem um sistema de tração diferenciado, com menos segurança e conforto.

Como moro no interior, é muito comum os moradores terem uma mentalidade de comprar somente carros das 4 grandes montadoras que despontaram no brasil, talvez incluindo Toyota, Honda e Hyundai na lista.

Muitos me criticam, falando mal de carros importados mesmo sem conhecer, Agem como se fosse uma loucura adquirir um carro destes, mas já tive um Peugeot 307 Griffe e achava um ótimo carro e me deu somente manutenção básica como qualquer outro veículo das marcas consideradas confiáveis.

Resumindo, acho que o SX4 tem como pontos fracos o consumo, espaço no porta malas, falta de USB no som e pouca altura livre do solo, mas compensa com um bom desempenho, ótima estabilidade, visibilidade, segurança ativa e passiva e estilo, deixando um saldo bem positivo.

Por Lucas Andrade

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.