Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Suzuki Jimny

suzuki-jimny-branco-2-620x463 Carro da semana, opinião de dono: Suzuki Jimny

Um carro que é fabricado a 40 anos merece minha atenção. Foi assim que já de olho no modelo desde que a Suzuki voltou ao Brasil, decidi que compraria o Jimny. Escolhi o modelo HR e pimba. Paguei a vista. Cor branca me pareceu perfeito.



Sabia que pagaria um preço pela escolha. Afinal já no teste drive percebi que espaço interno não é o forte da pequena carroçaria, mas me agradou a tocada. O motor é ágil e a direção leve. Também não pude deixar de notar o acabamento espartano. Plásticos duros por todos os lados. Não importa, o Jimny estava acima disto tudo, pensei.

Bom, pra fazer uma historia longa ficar menor, 8 mil quilômetros depois aqui vai o que penso sobre minha decisão:

Tocada

O Jimny surpreende. Na cidade tem uma dirigibilidade incrível. Seu motor 1.3 é bravo. Sobe de giro rápido. A direção ajuda e fica fácil por o carro em qualquer espaço. Feeling de elétrica ate. Pula um pouco no asfalto irregular da cidade, mas isso não incomoda. O consumo aqui esta por volta de 11 por litro de gasolina (ele não é flex) com ar sempre ligado.

suzuki-jimny-branco-1-620x463 Carro da semana, opinião de dono: Suzuki Jimny

Na estrada o pequeno modelo é mais surpreendente ainda. Pode se manter 120 por hora sem dificuldade. Motor girando por volta de 4 mil giros. Ponto de torque máximo. A estabilidade é melhor do que se pode imaginar de um off road. Os bons pneus mantem o carro na trajetória, mesmo em curvas.

Não balança embora seja meio mole de suspensão quando parado. Os freios com BAS são eficientes, mas não tão seguros quanto aqui um ABS com EBD poderia ser. A falta de um airbag constrange. O consumo na estrada, se mantidos os 120 por hora, ficam por volta de 13,5. Menos velocidade e espere por volta de 15 por litro.

A posição de dirigir é um pouco reta demais. Não tem ajuste milimétrico de banco e altura. Falta também ajuste de direção. Mas não é grave. Peso quase noventa e tenho 1,75 m e consigo me sentir bem dentro dele. Triste mesmo é o acabamento interno. Como disse antes, os plásticos vão começando a ranger ate virarem som dentro do habitáculo.

suzuki-jimny-interior-620x349 Carro da semana, opinião de dono: Suzuki Jimny

Painel e laterais são os mais ruidosos. O som também é desapontador. Um Clarion que nem mesmo disco gravado toca. Entrada pra auxiliar esqueça. MP3 nem pensar. Só mesmo e com imprecisão, CDs originais. As pequenas caixas, duas apenas, vibram com o excesso de graves. Enfim.

O pior som que jamais tinha visto instalado em um veículo. Melhor a Suzuki não oferecer este pesadelo sonoro. Como em carro offroad não se pode pedir muito, mas pelo preço, cerca de 55 mil reais, poderia oferecer um pouco mais de conforto. Os bancos não são bons/macios demais.

O som é uma vergonha. Os plásticos lisos mostram material barato. Ponto para o atendimento da revenda, que apesar de ter uma revisão um tanto salgada, quase 600 reais na primeira, faz muito bem seu serviço. O Jimny é um bom carro, mas tem lá seus pecados. O mais grave é a batedeira interna. Machuca.

Por Flávio Ciro

5.0

  • Luiz FMS

    Gostei da sua sinceridade ao avaliar seu próprio carro. Boa avaliação.

    • sandn

      Só faltou ele falar "Eita carro feio da porra kkkkkkkkkkkkkk"

      • César

        Alem de feio, digo de passagem é uma porcaria esse carro.Tive um 2011/2011 paguei 58.000,00 se arrepedimento mata-se já estaria morto,
        graças a deus vendir esse nojento chamado de carro.

    • Geanmatheus

      Com certeza não é um carro para o dia – dia.
      É apenas para uso off road para quem precisa.
      O autor foi feliz ao apontar os defeitos do carro ao invés de escondelos!

      • alfredo_araujo

        Antes de tudo, respeito a opnião do dono. Ele compra compra o que ele quiser e ninguém tem o direito de criticar…

        Mas a minha opnião é, se ele não for usar em off-road, ele não cita uma estradinha de barro sequer, não existem motivos para a compra. É um carro feio, de uma marca sem tradição nenhuma no Brasil (espere passar por maus bocados na revenda) e não tem um grande apelo de custo-beneficio…

        Tem 4×4 ? E dai ? Se não for usar no off-road é inútil. Não neva aqui, pra q vc precisaria de mais tração ?

        Acho q dificilmente eu escreverei isso novamente: Um Fiat Uno 1.4 completinho é mais carro q esse Jimmy, deixando claro q estou levando em consideração um uso urbano, como o nosso amigo descreveu no texto…

        • PONCIO PILATOS

          disse tudo, o povo compra hilux, frontier, s10, pra ir em shopping, faculdade, ou seja, não tem coragem de pular um meio fio ou passar com um pouco mais de velocidade num quebra molas… jogar dinheiro fora… 99% dos compradores compram carros que não são para seu uso adequado…

          • duhehe

            Na verdade o estado das ruas daqui de são paulo, já se faz necessario uma pickup !

            • Edson Roberto

              Desculpa Du, mas discordo.

              Essa desculpa não rola. O que acontece é que as pessoas não querem diminuir velocidades em lombadas e valetas e querem um carro alto para isso. Mas percebem que nem sempre o carro é confortavel e quando é, fica molenga com risco de perder o controle. E depois reclamam do consumo de um carro mais alto.

              Ter uma pickup em SP é maluquice, a pessoa que passa mal com os outros motoristas com carros menores freiando na frente do trambolho da pickup.

          • flaviociro

            Esses carros bem grandes realmente nao fazem muito sentido na cidade. Mas o Jimny em questao eh excelente carro citadino. Muito facil de conduzir nas ruas e facil de estacionar.

            • Juliano

              O carro não é ruim, alias é ótimo para o que ele se propõe com o menor custo de um 4X4 no Brasil, ruim é você que avalia um carro na cidade feito para um fora de estrada. Da para perceber que não entende nada sobre veículos.

    • sryecro

      A gente tem que levar em consideração que estamos falando do 4×4 mais barato do Brasil. Voce pagou esse preço todo pra ter um off road de entrada.

      Quer mais ''luxo''? pega uma TR4.

      • flaviociro

        Caro. O que me incomodou mais no Jimny foi a qualidade do que eh oferecido e nao a falta. Caso do som por exemplo e acabamento dos plasticos internos.

      • Carvalho

        Ja tive um samurai hoje tenho um SX4, este o melhor que já dirigi. Estou comprando um Jimny para os finais de semana. Não vejo nenhum proprietário reclamar do jepinho. Já dirigi e é excelente. Pretendo casar com ele como casei com o SX4 que só troco por outro. Oficina só para revisão ofocial.

    • flaviociro

      Obrigado Luiz. Minha intençao ao escrever esta opniao foi dar uma noçao a quem pensa em comprar o veiculo e fazer valer nossa critica.

      • Edson Roberto

        Mas vc o usa para algum off road? Pois me parece que vc mais se incomoda com o carro do que gosta dele. Apesar de perceber que visualmente falando ele foi sua cara.

        • flaviociro

          O modelo tem air bag e abs em portugal e outros paises. Inclusive um modelo Diesel com cambio automatico na Russia. Quanto ao som, vc pode fazer uma adaptaçao para monodin mas em um pouco de armengue e nao arriscaria para ter mais problemas de acabamento.

        • flaviociro

          Viajo muito. E pego estradinhas de terra sim. Nada muito pesado.

  • yuri calmon

    Já colocou ele na Trilha?

    • flaviociro

      De fato em trilha nao, mas em estrada de terra com costelinha de vaca e depressoes sim. Eh bastante bom. A suspensao eh muito bem calibrada para este uso e como falei no meu comentario eh igualmente boa em asfalto.

  • thales_sr

    Gostei do relato sincero… Você usa ele na terra? Porque 55 mil num carro pra só andar no asfalto, me parece que existem opções mais interessantes. Esse jipinho sempre me lembrou uma "versão miniatura " do troller, que é meio abrutalhado mas dá show na lama.

    • alfredo_araujo

      Para andar no asfalto ? Um Uno/Gol/Celta, completinhos, são opções mais interessantes, e bem mais baratos !!
      Se for para pensar na grana, 55 mil, compra bastante coisa boa…

      • Edson Roberto

        Ou então já dá para pensar em Duster e coisa do tipo que ao menos trataria melhor os ocupantes e teria um interior menos pior.

  • nando_acf

    se fosse mais espaçoso talvez pegaria um

    • flaviociro

      Eh, o espaço nao eh o forte. Pense em duas pessoas e eventuais caronas.Nada mais que isso.

  • flaviomm

    Pra lama, poeira, buraco… é demais!!! Pra cidade… tem carro mais confortável.

  • Natalinus007

    Amigo, me desculpe, mas você é louco pagar 55 mil em um carro desses, não vale a pena.

    • thales_sr

      "Valer a pena" é o termo mais pessoal e intransferível que existe. Uma ferrari de graça, vale a pena? Pra quem gosta de fazer trilha, nem de graça serve, então não vale a pena. Vê como é relativo?

      • Natalinus007

        Entendo amigo, mas a de convir que 55 mil reais para um carro deste porte é muito dinheiro, um troller usado 2005~2007 sai igual ou mais barato que este, e vai atender 1000x melhor que este para quem gosta de "Trilha", além de ser Diesel.

        • thales_sr

          Um troller 2005-2007 já pode ter passado por tanta trilha que estaria imprestável. E o custo das peças que podem dar problema numa trilha não é nada barato. Já tentou procurar carro de trilha com 5-7 anos de uso?

          • Natalinus007

            Sim, meus amigos praticam trilha aos fins de semana e conheço um pouco, jipes de 30 anos atrás ainda são considerado melhores do que novos, como troller e etc.

            E como meu amigo disse, novo ou usado, todos estão propensos a quebra de peças, pois trilha é imprevisível, porém, claro, um carro novo tem menos chances de quebrar.

            Mas é aquilo, se a escolha dele com o Jimmy foi oque ele gostou, então ok, o carro tem que atender as necessidades dele, mas minha opinião é essa.

            • thales_sr

              Tranquilo, então no seu orçamento de 55 mil já está contemplada tanto a compra do veículo quanto a troca das peças? Se sim, a conta tá certa. O que não dá é comparar só o preço de compra, principalmente nesse tipo de carro.

    • flaviociro

      Nem tanto. Da uma olhada que ele ainda eh o 4X4 mais barato a venda no Brasil.

      • Natalinus007

        Isso é, se ele quisesse 4×4, novo, 2013, etc, com apenas 55 mil, ai foi uma escolha aceitável, mas ainda sim eu não compraria, mas é opinião minha, há uns que gostam e outros que não gostam. rs

  • greicemari

    Relato mais honesto que já vi no NA.. Parabéns pelas pontuações :)

    • flaviociro

      Obrigado

  • Landrutt

    Não entendo muito de som mas acho que esse aparelho ruim que vem nele pode ser retirado…é integrado ao painel mas nem tanto, pelo menos aparentemente, então deve dar pra tirar e instalar outro melhor no local. Observei que abaixo do ar condicionado há uma "gavetinha", será que há espaço ali para a instalação de um aparelho convencional, desses normais? Considero inaceitável nos tempos de hoje que um carro traga de fábrica um sistema de som que seja limitado aos CDs, tudo bem que muita gente ainda usa os discos, mas custa oferecer um com entrada USB e auxiliar, pelo menos? Pior é quando nem CD-MP3 toca, é preciso converter os arquivos do PC em formato de audio convencional e gravar um CD como se fosse original, e nem sempre é garantia de tocar direito. Gosto do Jimny mas a Suzuki venderia bem mais unidades do jipinho se disponibilizasse airbag duplo e ABS para ele, conheço algumas pessoas que se apaixonaram pelo carrinho, entre elas minha irmã, mas que desistiram da compra porque ele não possui esses equipamentos de segurança básicos.

    • mjprio

      Sem duvida, pois de repente a css dispoe da bandeja 2 din e o dono pode colocar uma central multimidia que hoje vc encontra por ate 1200 reais com DVD e entrada pra GPS e TV digital. Quanto a falta de ABS e AB2 nem vou comentar. Se era pra andar na cidade uma Weekend ou Idea Adventure sai por este pre;o e traz muita coisa,alem da altura maior em relacao ao solo, nao que seja um primor de carro!!!

    • flaviociro

      O modelo tem air bag e abs em portugal e outros paises. Inclusive um modelo Diesel com cambio automatico na Russia. Quanto ao som, vc pode fazer uma adaptaçao para monodin mas em um pouco de armengue e nao arriscaria para ter mais problemas de acabamento.

  • MecanicoDigital

    Com as devidas proporções, me lembrei do Lada NIva dos anos 90.

    • mjprio

      Ams uma coisa e certa quem tem o velho Niva nao se desfaz dele

    • flaviociro

      Eh por ai. rsrsrs

  • O_Corsario

    Mas e fora da estrada? Você usa? Se usa, poderia dar este relato também…
    De resto, não vejo nenhum atrativo neste carro por este preço exceto se for usar MUITO e quase somente em trilha.
    A própria Suzuki, se não me engano, tem outras opções mais interessantes por preço semelhante.
    Ah sim, a Suzuki andou ventilando idéias de fabricar este veículo por aqui, será mesmo?

  • Herumor_

    só se for pra enfrentar muito barro e estradas de terra beeeem dificeis… pois com R$55k da pra comprar coisa muito melhor pra andar na rua e em estradas de terra fáceis…

  • RafaPinheiro

    Esperava um relato mais detalhado do comportamento desse carro em estradas de terra que é o habitat desse carro. Mas o autor se restringiu a contar como o carro se comporta no meio urbano o que me deu a sensação de que ele não fez um boa escolha na compra do carro.

  • RicRB

    Desculpe…. mas vou ousar descordar… o pecado mais grave é não oferecer airbag duplo e freios com abs…. os barulhos internos, relatos, podem até ser irritantes ou mesmo, não condizer com o preço do carro, mas pelo menos na minha opinião, de longe ser o mais grave!!!
    Mas gostei da avaliação!!! Agora, quem sabe com a nacionalização do Jimny, o preço das revisões não fiquem mais "amigavéis"… rsrsrs
    E também, que a Suzuki tenha uma nova política, no que se refere a novos pontos pelo Brasil ( novas concessionárias), já que ainda são poucos!!!

    • thales_sr

      Realmente, bem ousado. Mas pra trilha, onde solavancos são bem comuns, e a condução é bastante diferente da feita no asfalto, esses dois itens não são "indispensáveis" como nos carros feitos para o asfalto, onde nosso perigosíssimo trânsito nos obriga a ter esses "anjos", pois sem eles nossa morte é certa ao por o carro na rua…
      O ABS, na lama, pode evitar que as rodas travem e "cavem" o solo mole, o que permitiria a chegada deles à parte mais firme do piso.

  • igorcerino

    Parece arrependido, não?!

    • flaviociro

      Um pouco, mas nao vou vende lo agora. Gosto do carro. Se tivesse que repetir a compra. Provavelmente nao o faria.

  • anderson_sp

    Pra uma cidade como São Paulo com pouco espaço pra estacionar, mais buracos que o solo lunar e alto índices de roubo, acho uma boa opção, só faltou um snorkel pra andar em dia de chuva com enchente e tem o preço que não ajuda também.

  • BlueGopher

    Só não entendi a opção da Suzuki de começar sua produção nacional com um carro projetado para um nicho tão restrito como este.
    Parece que eles tentarão vender a credibilidade de ser uma montadora com fábrica local mas fazendo apenas um investimento mínimo.
    Provavelmente só montarão aqui Jimnys importados em kits, com apenas uma ou outra peça local.
    E se nada der certo, terão pouca bagagem para levar de volta para casa…

    • zeuslinux

      Pois é. Até o Grand Vitara teria mais apelo de compra porque pelo menos tem um espaço maior e mais confortável para uso urbano e em viagens, mesmo que mais caro.

    • flaviociro

      Se vcs forem ver a relaçao dos mais vendidos, o Jimny nao esta entre os 50 mais do seu nicho. Jah o Gran Vitara ta presente.

  • tiards

    ainda compro um para brincar na terra.

  • Fernando_B

    Estou esperando apenas a oferta de ABS e airbag para comprar um.

    • thales_sr

      Sem nota no Latin nCap, não quero nem de graça! Como vou andar num carro sem saber quantas estrelas ele tem?

    • flaviociro

      Isso deve acontecer no ano que vem, embora a linha 2013 ainda nao tenha.

  • achromatopsia

    Parece que ficou faltando o resto do review. E na trilha, que é o propósito do carro, como fica?

  • fschulz84

    Esse carro realmente tem um espírito off-road, o que acaba sacrificando a utilidade urbana dele.

    Mas em trilhas, deve dar um show!

  • granrs78

    Pelo jeito vc está arrependido de ter comprado esse modelo por 55 mil não?

  • RodrigoXavier01

    Carro pequeno e Off pra usar na cidade prefiro mil vezes comprar um TR4 semi nova com 55 mil, Pelo menos é 4 portas e é mil vezes mais bonita que o Jimmy !

  • willyaugusto

    E a parte OFF ROAD da avaliação? Esperava que essa parte fosse justificar sua escolha…. Ou vai me dizer que você só o usa no asfalto?
    De qualquer maneira, ótima compra! (só que não….)

  • diegoandrade1

    certeza que esse cara nao conhece a Troller.

    • flaviociro

      Conheço sim e tenho amigos que tem.

  • bedotRJ

    Interessante alguém comprar um Jimny prá rodar na cidade. Na minha opinião, dentro da própria marca, há o SX4, pouca coisa mais caro, mas muito mais confortável, potente e adequado a diversos tipos de utilização. O Jimny seria mais prá quem tem um sítio ou é chegado a uns off-roads um pouquinho mais complicados. Mas é um jipinho simpático, sem dúvida (e de bom CxB se comparado ao Troller e ao Stark).

  • icarothomas

    Pegar um desses, colocar uma suspensão mais baixa e dura, tirar o excesso de peso e dar uma mexida no motor. O bichinho já é 4×4, assim fica doido.

  • Hbolivar

    "Um carro que é fabricado a 40 anos merece minha atenção."
    Vale uma olhada na Kombi Collection que a VW deve lançar. hehe

  • ctnmartins

    É o famoso brinquedinho caro.

  • kikofar

    Gostei da sinceridade também do dono-avaliador. Vou até mandar o link dessa página para meu sogro, porque, ele, que já teve Ranger, Hilux, Pajero e até X5 (tá certo que esse não é pra terra…rsrsrs), mas ele agora cismou com esse Jimny. Ele só está aguardando começar a fabricarem no Brasil, em Itumbiara-GO, se não estiver enganado.

  • Nossa cara pagar 55 mi em um carro desses que nem Air-bag possui.. ta brincando.

    • jonathan1985

      Mas o que mais tem por aí é carro de 55 mil sem air-bag…

      Também acho um absurdo, desde a compra do meu primeiro carro, sempre tive a ideia fixa que, no mínimo isso e DH meu carro teria, mas a realidade do mercado é oooutra e só está mudando agora por força de lei.

    • thales_sr

      Se for pra trilha, air bag não é a coisa mais essencial do mundo, ao contrário dos carros feitos pra o asfalto. Esses tem que ter obrigatoriamente, pois sentar no banco de um carro é um convite à morte.

      • Edson Roberto

        Bem… uma hora quem diria na trilha tem que voltar para a cidade, nesse momento os itens de segurança seriam bem vindos….

        • thales_sr

          Realmente, colocar as rodas no asfalto é quase uma sentença de morte… Melhor ter abs, e uns 200 air bags…

  • phaelrj

    cara…não sei esse…mas os antigos me falaram que sobe até parede…rssrsr….boa sorte com seu carro…

  • Carlosr2011

    Gosto não se discute.
    Pessoalmente acho o Jimny lindo. É um excelente 4X4 testado no mundo todo. Mas, creio que só serve como 2º carro para quem tem família.
    Ainda compro o meu. Antes vou vender meu Willis.

  • carlosteelers

    Estava de olho nesse jipe mas depois de ler a opinião desse cara vou fazer o test drive com muita atenção.

    • flaviociro

      Por favor nao se influencie totalmente pelos meus comentarios. Nao repetiria a compra, mas nao vou vende lo ainda.

  • YukiOhashi

    Eu tenho um Jimny e adoro.
    Ao contrário da maioria, gosto muito do design dele, mas isso é questão de gosto.
    Não acho o desempenho dele tão bom assim na estrada, ele sofre um tanto em subidas prolongadas.
    Mas nada ruim para um legítimo jipe, que é o que ele é, nada dessa enganação de adventure da vida. É caro? É.
    Mas coloca uma caixa de reduzida em qualquer carro pra vc ver o quanto encarece.
    Ele cobra pelo que oferece. Poderia vir com air bag e abs, claro. Mas, dadas algumas aberrações que existem no mercado, esse defeito nem é tão grave assim.
    O modelo com air bag tirou 4 estrelas no Euro N-Cap.
    Ah, tem pneus de pick-up e aerodinâmica de Land Rover, mas consome o mesmo que um JAC J3 ou similar.
    É um jipe que vai ficar pros meus netos.

    • alecosta73

      é isso aí!!!

  • Hrqbmw01

    Este é o tipo de veiculo que em sua maioria é como aquele velho ditado vale mais um gosto do que dinheiro no bolso haha. mas falando sério ótima avaliação do veiculo só faltou falar como ele se porta em uma estrada com muita lama para testar sua habilidade fora de estrada.

  • Rodrigo

    Acho que com mais 5 ou 7 mil reais dava pra pegar o SX4, também com 4×4 (que é o que vc procura) sem abrir mão do conforto. Obviamente, mantendo-se também cautela no offroad, mas pelo que vc relata não é essa a principal finalidade do carro.

  • Filipe_GTS

    Pra pegar estradinha de terra eventualmente e andar mais na cidade/estarada, querendo um carrinho nesse estilo "aventureiro", eu iria é de CrossFox.
    Mais conforto, mais potência, mais dirigibilidade, mais tecnologia, mais segurança, mais beleza, mais modernidade…
    Muita gente usa esse Jimny pra trilha mesmo, aí sim!

  • Daniel Ramos

    Eu ja entrei dentro de um, a primeira impressão de que eu tive é que o Jimny é um carro bem duro, rs…mais enfim, ele tem um bom custo/beneficio pro segmento, e se tratando de brasil, não poderiamos querer algo melhor né….se não ja é fugir da nossa "triste" realidade.

  • flaviociro

    Pessoal tem coisas no Jimny que nao se encontra em outro veiculo. falta do air Bag e abs eh grave. Falta de qualidade dos materiais tb, pois no exterior ele vem com tudo isso. O preço a gente jah sabe onde esta o problema. Agora, ele tem uma mecanica muito boa. Motor todo em aluminio com potencia de sobra. Duplo comando. Cambio tambem de primeira. Transmissao de 4×4 sofisticada. Com engate eletrico.
    Uma coisa que esqueci de falar foi sobre o manual. Nele a Suzuki orienta a evitar usar o 4×4 no terreno seco sob pena de estragar a transmissao. Nao entendi essa. No livrinho impresso para o Brasil tambem tem instruçoes de abs, air bag, e um monte de coisas que os nossos modelos nao tem. Deselegante neh?

  • digobonsi

    Parabéns pelo relato Flavio!
    Entendo que gosto é pessoal, portanto vou falar o meu: Por 55 mil pegaria uma Pajero TR4 2012 Manual ou uma 2011 automática com uns 30mil km. Muito mais carro tanto no asfalto como no barro. O único porém dela é que bebe pra caramba. Pelo que li esse Jimmy tá mais pra concorrente do Niva.

  • CerebroLoco

    Carro caro, sem acabamento, sem segurança (pois na Europa tem airbag e abs) e sem assistência técnica. R$ 20K está bem pago !!!

  • Alvarenga1

    Seria interessante um teste mais completo sobre este veiculo. Sera que alguma revista ou site poderia fazer ? Tem que considerar que se trata de um autentico jipinho então seria importante considera-lo neste contexto., e dentro dste nicho ele é a coisa 4X4 de verdade mais em conta que se pode comprar.

  • alecosta73

    Suzuki Jimny vira nacional, conforme prometido

    Diferentemente do que foi prometido em 2010, os Suzuki não serão produzidos em Itumbiara, mas sim em Catalão, onde o grupo já produz a linha Mitsubishi

    Por Ricardo Meier 23/10/2012 · Materia extraida do site: http://www.blogauto.com.br/suzuki-jimny-vira-naci

    Suzuki Jimny

    O grupo MMC (que produz a linha Mitsubishi) e a Suzuki Veículos do Brasil têm algo em comum, são de propriedade do empresário Eduardo Souza Ramos. Desde os tempos em que atuava e ainda atua como concessionário da Ford, Souza Ramos sempre quis personalizar e fabricar modelos e conseguiu isso com a Mitsubishi.

    Parceiro de longa data da marca japonesa, ele criou a MMC, empresa que fabrica e vende os carros japoneses com a anuência da Mitsubishi.

    Recentemente, ele assumiu o braço automotivo da, também japonesa, Suzuki, que havia deixado o país em 2003 de forma vergonhosa. A mesma estratégia foi feita com ela: primeiro o relançamento da marca e depois a fabricação local, ainda que limitada em alguns componentes. Essa etapa chega agora à nacionalização do Jimny, promessa feita no Salão do Automóvel de 2010. A diferença é que a fábrica usada será a de Catalão e não em Itumbiara, onde há previsão de uma unidade fabril ser levantada para a marca. Os custos para um produção tão pequena foram o motivo da mudança.

    O Suzuki Jimny segue o mesmo em relação ao modelo importado, inclusive em matéria de preço – R$ 54.720. Os primeiros exemplares nacionais chegarão ao mercado no início do ano que vem. Curiosamente, as mesmas promessas feitas pela empresa em relação aos modelos Mitsubishi Lancer e ASX não foram cumpridas, apesar da obstinação do empresário.

    Minha opnião:
    O Jimny é um exemplo de sucesso que se adaptou às transformações do mercado e às necessidades dos clientes sem nunca perder sua essência de genuíno 4×4, compacto, leve e fácil de utilizar em qualquer lugar, e que vence qualquer obstáculo. Um carro para quem tem espírito jovem e aventureiro.

    Com 40 anos de criação e evolução, em sua trajetória o Jimny conquistou milhares de fãs e diversos prêmios por manter suas características originais, que fazem sucesso e história pelo mundo. Já foram comercializadas 2,4 milhões de unidades, em 188 países.

  • João Pedro

    È o Jimny 2013, alguem ja tem uma opinião formada sobre ele ?????

  • Botelho

    O chato é pagar 55 mil num New fiesta e daqui a 3 anos ele começar a desmontar… Pra ser honesto, eu compraria um desses pensando em passar no mínimo 10 anos com ele. o problema do acabamento eu acho que da pra melhorar, se revestir esse plástico do painel e portas colando couro por cima… ja vi o pessoal fazendo isso em carro fuleiro 1.0 e ficou bom.

  • João

    Ouvi falar que o modelo 2014, que seja agora, no segundo semestre, vem com airbag e abs.

  • Alisson Abranches

    Ou você compra um carro urbano que só serve para cidade,ou compra um jimny que você compra e vai onde quiser!!!

  • Vitório almeida

    Tenho um jimny 2013 4sport (61.000) e adoro. comprei para rodar na cidade e adoro. nunca vi carro melhor. melhor que ele só outro. a questão do preço é relativa. varia de bolso e pessoa. claro, que uma pessoa de classe desfavorecida não pode nem chegar perto. mais a vida é assim. uns pode outros não. Vitório

  • Mario

    Amigo, quer coisa melhor que ter um veículo, na minha opinião estiloso, que estaciona fácil, prático que não tem medo de terreno nenhum, te dá autonomia de iri e vir de qualquer buraco que vc se meta? Ora, acho caro, somente por conta do espaço oferecido, mas a proposta é excelente faço trilhas de bike, é muito legal vc ter um carro que não sai de moda, de estilo próprio, to afim de um sim, masss tenho receio que a fábrica se made do Brasil de novo, se a manutenção e cara e se as peças são difíceis de encontrar, seguro alto, etc…

  • Edinaldo

    Tenho um 2014 4ALL, peguei zero e está agora com 28.000km , não tenho nada que reclamar , desempenho , conforto ,acabamento , som .
    Só oque me desagradou é o tanque de combustível que é só 40 litros , andando razoavelmente faz 450 km , o espaço interior não foi surpresa , ando sozinho 80% do tempo .
    Compraria outro na troca ….
    Recomendo a todos que gostam de um carro compacto mais versátil e valente .

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend