A CB 500X foi um dos modelos mais modernos que a Honda lançou depois de vários anos da CB 500, quando era a moto mais desejada da marca.
Esta é a crossover que nasceu com a CB 500F, uma naked moderna, assim como com a CB 500R, a versão carenada desta e com apelo mais esportivo.
Todas compartilhavam a mesma plataforma, mesmo chassi, motor, entre outros componentes básicos, mas havia mudanças importantes na ciclística e no design, especialmente no caso da CB 500X.
No mercado há dez anos, a CB 500X continua na mesma geração, porém, com modificações importantes ao longo da década, deixando-a mais sofisticada, confortável e segura.
Quando chegou ao mercado, no início de 2014, a Honda CB 500X custava R$ 23.500 na versão sem ABS e R$ 25.000 com ABS. Hoje, zero km, não sai por menos de R$ 41.600.
CB 500X – detalhes
Quando chegou em 2013, a CB 500X era a variante mais alta da família 500, com farol envolvido por carenagem com pequeno para-brisa, tanque alto de 17,3 litros, banco em dois níveis, spoiler na parte inferior e linhas fluidas, mas chamando atenção pelo escape longo e cromado.
Ela era tida como aventureira social ou de gravata, feita para pessoas sem experiência no fora de estrada, que buscam uma moto confortável na terra como no asfalto, sendo ainda visualmente expressiva.
Com suspensão elevada, trazia pneus para o asfalto e um inédito motor de dois cilindros paralelos com refrigeração líquida, injeção eletrônica e uma arquitetura DOHC, com 471 cm³ e 50,4 cavalos.
Novidade no mercado, a CB 500X chamou atenção logo de cara com seu visual descolado, atualizado posteriormente somente em cores e grafismos até a linha 2020, que chegou em 2019.
Aí, ela ganhou roda dianteira aro 19 polegadas, suspensões com curso ampliado, aumento de potência e torque em 4% nas baixas e médias rotações, além de embreagem deslizante de acionamento assistido e novo amortecedor traseiro.
Adicionou ainda um novo cluster digital, bem como carenagem com ampliações nas laterais e para-brisa mais alto, enquanto o tanque passou a ter 17,7 litros, porém, perdeu o spoiler sob o motor bicilíndrico.
O escapamento foi dimensionado e encurtado, ganhando silencioso maior e estilizado, mas preservando as bengalas cromadas que dão ao modelo um ar de aventureira da Faria Lima.
Na CB 500X 2020, a Honda redesenhou o banco em dois níveis para ficar mais baixo, além de adotar um guidão mais baixo e plano para melhorar a ciclística e aumentar o conforto, além de farol LED.
Por fim, no painel digital black out foi adicionado um indicador digital de marcha engatada e uma luz alerta para o momento ideal de troca de marchas.
Então, no modelo 2023, a CB 500X ganhou mais mudanças técnicas, adicionando uma suspensão dianteira invertida ou upside down da Showa, com bengalas douradas e proteção extra.
Na roda dianteira, de raios mais finos e menor peso, o disco tipo Wave de 310 mm foi trocado por um par de discos tipo Wave de 296 mm, aumentando a capacidade de frenagem.
Já a balança de suspensão traseira foi redesenhada e ficou 1,1 kg mais leve, ganhando novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e diferente distribuição do peso entre roda dianteira e traseira, dando maior equilíbrio dinâmico à moto.
Na CB 500X 2023, o farol passou a ser full LED, enquanto os piscas passaram a ser de LED, completando o conjunto com nova lanterna em LED, enquanto os pneus permaneceram 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.
Os freios duplos possuem pinças Nissin de pistão duplo e fixação axial, além de ABS, como no disco traseiro, tendo ainda novo ajuste da injeção por conta do Promot, reduzindo a potência para 50,2 cavalos e o torque de 4,55 para 4,54 kgfm.
O radiador ficou mais leve e ganhou novo desenho, completando assim as novidades da CB 500X ao longo de uma década de mercado brasileiro, onde é fabricada em Manaus.
CB 500X – equipamentos
Honda CB 500 X 2013 – Motor de 500 cilindradas e câmbio de seis marchas, mais rodas aro 17 polegadas em liga leve, freios a disco nas duas rodas sem ABS, partida elétrica, cluster digital, para-brisa, carenagem envolvente, lanterna em LED, entre outros.
Opcional: freios com ABS.
Honda CB 500 X 2020 – Itens acima, mais roda dianteira aro 19 polegadas, disco de freio de 310 mm, para-brisa alto, escapamento curto e farol de LED.
Honda CB 500 X 2023 – Itens acima, mais suspensão dianteira invertida, duplo disco dianteiro de 296 mm, painel digital black out, farol full LED e piscas em LED.
CB 500X – preços
- Honda CB 500X 2013 – R$ 24.950*
- Honda CB 500X 2020 – R$ 39.581*
- Honda CB 500X 2023 – R$ 41.600
(*) Tabela Fipe – junho/2023.
CB 500X – motor
A CB 500X tem um motor bicilíndrico de 4 tempos com refrigeração líquida, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) acionados por corrente, além de injeção eletrônica multiponto.
Com diâmetro x curso de 67,0 mm x 66,8 mm e taxa de compressão de 10,7:1, o motor tem 471 cm³ com 50,2 cavalos a 8.500 rpm, além de 4,53 kgfm a 7.000 rpm.
O câmbio tem seis marchas com embreagem deslizante multidisco em banho de óleo, enquanto a partida é elétrica.
CB 500X – desempenho
- Honda CB 500X – 0 a 100 km/h – 5,0 segundos
- Honda CB 500X – velocidade máxima – 180 km/h
CB 500X – consumo
- Honda CB 500X – urbano – 23,4 km/l
- Honda CB 500X – rodoviário – 29,0 km/l
CB 500X – ficha técnica
Motor | CB 500X 2013 | CB 500X 2020 | CB 500X 2023 |
Tipo | |||
Número de cilindros | 2 em linha | 2 em linha | 2 em linha |
Cilindrada em cm3 | 471 | 471 | 471 |
Válvulas | 4 | 4 | 4 |
Taxa de compressão | 10,7:1 | 10,7:1 | 10,7:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 50,4 cv a 8.500 rpm (gasolina) | 50,4 cv a 8.500 rpm (gasolina) | 50,2 cv a 8.500 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 4,55 kgfm a 7.000 rpm (gasolina) | 4,53 kgfm a 7.000 rpm (gasolina) | 4,53 kgfm a 7.000 rpm (gasolina) |
Transmissão | |||
Tipo | 6 marchas | 6 marchas | 6 marchas |
Tração | |||
Tipo | Corrente e pinhão | Corrente e pinhão | Corrente e pinhão |
Partida | |||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Freios | |||
Tipo | Disco dianteiro de 320 mm e disco traseiro com 240 mm | Disco dianteiro de 310 mm e disco traseiro com 240 mm | Duplo disco dianteiro de 296 mm e disco traseiro com 240 mm |
Suspensão | |||
Dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico | Garfo invertido |
Traseira | Balança monoamortecida | Balança monoamortecida | Balança monoamortecida |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás | Liga leve aro 19 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás | Liga leve aro 19 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás |
Pneus | 120/70-17 na frente e 160/60-17 atrás | 110/80-19 na frente e 160/60-17 atrás | 110/80-19 na frente e 160/60-17 atrás |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 2.098 | 2.156 | 2.156 |
Largura (mm) | 0.826 | 0.828 | 0.830 |
Altura (mm) | 1.358 | 1.412 | 1.412 |
Entre eixos (mm) | 1.421 | 1.443 | 1.443 |
Capacidades | |||
Bagageiro (L) | ND | ND | ND |
Tanque de combustível (L) | 17,3 | 17,7 | 17,7 |
Carga (Kg) | ND | ND | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 183 (sem ABS) 185 (com ABS) | 183 | 184 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND | ND |
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