CG 160 Fan: versão acima da básica Start

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A Honda CG 160 Fan é a versão mais barata da linha Titan, visto que a CG 160 Start é bem mais simples e remete aos modelos antigos, mas a Fan também já foi a opção de acesso com motor 125 e depois 150.

A CG 160 Fan é atualmente uma versão da CG 160 direcionada para combater a Yamaha Factor 150, sua maior rival, assim como também outras motos de marcas chinesas, como Haojue DK 150.

Feita em Manaus, ela compartilha a mesma mecânica das versões Titan, Cargo e Start, mas com roupagem próximas da Titan, ainda que sua missão seja ser a linha de entrada em 160 cilindradas.

Lançada em 2015, a CG 160 Fan mantém até agora o motor monocilíndrico de 4 tempos com até 15,1 cavalos e 1,54 kgfm, com câmbio de cinco marchas e embreagem de acionamento mecânico.

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Com injeção eletrônica flex, tem ainda freio a disco dianteiro e rodas de liga leve aro 18 polegadas, além de freios combinados CBS, obrigatórios por lei.

Veja também nossa página sobre a CG 160 Start.

CG 160 Fan – detalhes

A Honda CG 160 Fan surgiu em 2015 com a linha 160 da marca japonesa, que substituiu a linha anterior de 150 cilindrada, entregando um visual moderno e motor mais forte, além de econômico.

Conhecida como nona geração da CG, a 160 Fan manteve a posição de mais barata, já que a 160 Start apareceu com um visual muito simples muito tempo depois.

Levemente esportiva, a Fan tem farol com máscara envolvente na cor da moto, bem como painel digital, porém, este não tinha conta-giros, apenas na Titan 160.

Enquanto isso, ganhou um tanque grande com 16,1 litros com bocal aeronáutico, além de aletas aerodinâmicas e estéticas, enquanto o banco duplo tem dois níveis, com a rabeta longa com alças de aço para o passageiro.

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A lanterna traseira ganhou design fluido e repetidores de direção com lentes brancas, com o para-lama traseiro sendo recuado para suportar a placa com iluminação e também refletores.

Com carenagens laterais e amortecedores com molas pretas, apoia uma balança de aço convencional com freio a tambor de 130 mm sem barra de estabilização e sistema CBS, assim como coroa, corrente e pinhão.

O escapamento tinha acabamento preto-fosco com protetor metálico, junto ao suporte de liga leve para pedais do passageiro e também do piloto, com seus pedais de freio e mudança de marcha.

Tendo laterais dotadas de carenagens pretas, a CG 160 Fan tinha ainda escape em preto-fosco, com o motor pintado em cor prata, com suspensão dianteira com bengalas convencionais e para-lama envolvente.

Na CG 160 Fan, as rodas eram de liga leve com aro 18 polegadas, tendo o pneu traseiro 90/90-18, enquanto o dianteiro é de 100/80-18, sendo esta roda dotada de freio a disco ventilado de 240 mm com pinça de pistão duplo com sistema CBS.

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A Honda CG 160 Fan tinha ainda guidão cromado com vários comandos para farol, piscas, pisca-alerta, acelerador, embreagem, corta-corrente, buzina e outras funcionalidades.

Na época, ela era oferecida nas cores vermelha, cinza e preta, seguindo um padrão moderno e atraente.

Já na ocasião, a Honda dava garantia de três anos sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo lubrificante após o período de cobertura.

Em 2018, os freios CBS (Combined Braking System) foram incorporados como itens de série, já que eram opcionais na 160 Fan.

Também ganhou a suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), que era mais leve, tem menos atrito e melhora a dirigibilidade, sendo que uma das bengalas abriga o sistema hidráulico de amortecimento progressivo com compressão e extensão, enquanto a outra carrega a mola helicoidal integrada.

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O painel digital passou a ter visor do tipo “blackout”, enquanto as cores passaram a ser somente vermelho e branco.

No ano seguinte, ganhou a cor preto no lugar do branco e depois a pintura prata na linha 2020.

Dois anos depois, passou a adotar nova moldura de painel, carenagem de farol atualizada e laterais do tanque redesenhadas completamente.

As cores azul perolizado, vermelho e preto foram oferecidas, substituindo as anteriores e seguindo para a linha 2023.

Nessa linha, atual, a Honda CG 160 Fan tem as cores prata metálico, preto e o vermelho perolizado, não recebendo mais novidades em termos técnicos.

Assim, basicamente a CG 160 Fan se mantém como a mesma moto desde 2015, tendo recebido apenas um facelift leve e incorporado de série os freios CBS, que haviam surgido como opcional na época do lançamento.

CG 160 Fan – equipamentos

Honda CG 160 Fan Prata Metálico 2023 – Motor de 160 cilindradas, câmbio de cinco marchas, farol com carenagem, cluster digital, tanque com bocal aeronáutico, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 80/100-18 na frente e 90/90-18 atrás, escape em preto-fosco, pintura prata metálico, freio dianteiro a disco ventilado e sistema de frenagem combinada CBS.

Honda CG 160 Fan Preto 2023 – Itens acima, mais pintura em cor preto.

Honda CG 160 Fan Vermelho Metálico 2023 – Itens acima, mais pintura em cor vermelho metálico.

CG 160 Fan – preços

  • Honda CG 160 Fan 2016 – R$ 11.956*
  • Honda CG 160 Fan 2018 – R$ 12.229*
  • Honda CG 160 Fan 2020 – R$ 13.645*
  • Honda CG 160 Fan 2023 – R$ 15.982*

(*) Preços da tabela Fipe – julho/2023.

CG 160 Fan – motor

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O motor monocilíndrico de 160 cilindradas da Honda CG 160 Fan lhe confere um desempenho bom, que supera as rivais da Yamaha com folga, além de garantir uma boa economia com sistema flex em sua injeção eletrônica.

Com 14,9 cavalos na gasolina e 15,1 cavalos no etanol, além de 1,40 kgfm no primeiro e 1,54 kgfm no segundo, com câmbio de cinco marchas.

Ela tem taxa de compressão de 9,5:1 e seu câmbio de cinco marchas tem embreagem de acionamento mecânico.

CG 160 Fan – desempenho

  • Honda CG 160 Fan – 11,2 segundos
  • Honda CG 160 Fan – 133 km/h

CG 160 Fan – consumo

  • Honda CG 160 Fan – urbano – 35 km/l
  • Honda CG 160 Fan – rodoviário – 47 km/l

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CG 160 Fan – ficha técnica

Motor 160
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 162,7
Válvulas 2
Taxa de compressão 9,5:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 14,9/15,1 cv a 8.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 1,40/1,54 kgfm a 7.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo 5 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 240 mm e tambor traseiro com 130 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico
Traseira Balança convencional
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 18 polegadas na frente e liga leve aro 18 polegadas atrás
Pneus 80/100-18 na frente e 90/90-18 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 1.996
Largura (mm) 0.746
Altura (mm) 1.087
Entre eixos (mm) 1.315
Capacidades
Bagageiro (L) ND
Tanque de combustível (L) 16,1
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 116
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X