Honda CG 160 Start: versão de entrada, veja como ela é

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A Honda CG 160 Start é a versão de entrada da Honda CG, a moto popular mais vendida do Brasil e líder de mercado há décadas, sendo ainda um resquício da antiga CG básica, que perdurou durante tanto tempo.

A CG é uma motocicleta lançada no país em 1976 e que já vendeu mais de 14 milhões de unidades, tendo motorizado o brasileiro sobre duas rodas ao longo dos anos.

Bem simples e econômica, a CG 160 Start oferece apenas o necessário para que o condutor possa ir de um ponto a outro com algum conforto e segurança mediana.

Custando R$ 12.650 quando zero km, a CG 160 Start é muito cara pelo que oferece, sendo o valor compensado em parte pela confiança do comprador na marca, assim como no pós-venda e baixa desvalorização.

Uma das quatro versões da Honda CG 160, a Start tem algumas rivais, mas sua imagem é boa e sua aplicação, especialmente em serviços de delivery, ajuda muita gente.

CG 160 Start – novidades e detalhes

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A Honda CG 160 Start 2023 chegou com novidade apenas na oferta da cor Azul Perolizado, que se une às tradicionais Vermelho e Preto, não mudando os poucos grafismos existentes.

Sem outras mudanças, a CG 160 Start se mostra uma motocicleta de baixo custo de manutenção e economia de combustível, tendo um quadro de aço tipo Diamond com alta resistência.

Com painel digital como uma modernidade, a CG 160 Start ainda tem freios a tambor nas duas rodas de aço raiadas de 18 polegadas, calçadas com pneus 80/100-18 e 90/90-18, respectivamente frente e traseira.

Para suportar a buraqueira do Brasil, a CG 160 Start tem suspensão traseira com balança convencional, dotada de dois amortecedores, assim como um garfo simples na frente.

Obrigatoriamente portando freios combinados mecanicamente, a CG 160 Start pode parar usando-se qualquer dos comandos para os freios, sendo a manete no guidão ou o pedal na base do quadro.

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Com tanque de 14,6 litros, a Start tem uma boa autonomia, já que tem consumo médio de 31 km/litro, o que lhe dá teoricamente 452,6 km de alcance.

O banco simples tem espaço suficiente para piloto e passageiro, sendo este último apoiado por alças de aço e pedais presos ao quadro, em um belo suporte de liga leve.

Tendo farol de desenho fluido, assim como a lanterna, a Honda CG 160 Start tem ainda um escapamento em preto-fosco e o confiável motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar.

Este propulsor de 160 cilindradas é o coração da CG 160 Start, sendo dotado de comando OHC com duas válvulas, assim como injeção eletrônica, mas peca por ser abastecido apenas com gasolina.

Ainda assim, para quem roda muito de moto (veja as motos mais roubadas), o derivado de petróleo é uma vantagem por seu consumo muito menor que o do etanol, apesar do preço, sendo mais rentável sobre duas rodas.

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Sendo a base da CG 160 Cargo, a Start é uma motocicleta feita para enfrentar o dia e dia e, para isso, dispõe de 14,9 cavalos a 8.500 rpm e 1,40 kgfm a 7.000 rpm.

Entregando assim mais força que as rivais, a versão de entrada da Honda CG tem cinco marchas bem escalonadas, que lhe garantem um desempenho satisfatório.

Apoiada num serviço de pós-venda que lhe dá sete trocas de óleo gratuitas após o período de revisão e garantia de três anos, a moto aproveita a extensa rede de assistência da Honda para alcançar os cantos do país.

Além disso, com 100% de componentes nacionais, a CG 160 é sim uma motocicleta de fato brasileira e sua gama de peças e componentes pode ser encontrada em quase qualquer lugar do país.

Simples e prática, a CG 160 Start é o transporte “raiz” para muitos motociclistas brasileiros, que depositam sua confiança num produto que vem seguindo há gerações com confiabilidade e economia.

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Sempre bem valorizada, infelizmente a CG é vítima de sua própria popularidade, fato que a fez gerar a ideia em muitos consumidores de que Honda é sinônimo de motocicleta.

Tanto é que até hoje, mesmo com a concorrência mais intensa, a Honda domina o mercado com mais de 75% e onde já teve bem mais que 80%, um reinado que nem sonha em ter no Japão ou qualquer lugar do mundo.

Enquanto os VW Fusca e VW Gol moveram milhões de motoristas ao longo dos anos, com lideranças de mais de duas décadas, a CG superou-os com 45 anos no topo do mercado de duas rodas.

Após 14 milhões de unidades vendidas, a CG parece fadada a alcançar números ainda maiores, com apenas em 2022, tendo emplacado até setembro, nada menos que 277.498 exemplares…

Tão popular quanto, por exemplo, a Honda Biz até agora vendeu “somente” 140.137 exemplares, ou seja, a CG é o veículo motorizado mais vendido do país na história e continua sendo o mais emplacado atualmente.

Com uma “nação” de fãs, a Honda CG tem enorme responsabilidade e a Start – sucessora espiritual da clássica CG 125 de 1976 – é uma opção, tanto nova quanto usada, para quem realmente busca enfrentar a dureza do cotidiano com mais confiança.

CG 160 Start – cores

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  • Honda CG 160 Start Azul Perolizado
  • Honda CG 160 Start Preto
  • Honda CG 160 Start Vermelho

CG 160 Start – equipamentos

Honda CG 160 Start Azul Perolizado – Motor de 160 cilindradas e câmbio de cinco marchas, mais farol halógeno, piscas e lanterna com lâmpadas, painel digital com nível de combustível, tampa do combustível esportiva e suportes de pedal do passageiro em liga leve.

Alças traseiras em aço, banco único com dois lugares, suspensão traseira convencional, freios a tambor dianteiro e traseiro com 130 mm, rodas de aço raiadas aro 18 polegadas, pneus 80/100-18 na frente e 90/90-18 atrás e sistema de freios combinados (CBS).

Retrovisores ajustáveis, chave com trava de segurança na ignição, refletor traseiro, escapamento em preto-fosco, protetor de perna no escape, protetor de corrente, amortecedores traseiros com ajuste de pressão das molas, máscara do farol e para-lama dianteiro aerodinâmico.

Honda CG 160 Start Preto – Itens acima, mais pintura em preto sólido.

Honda CG 160 Start Vermelho – Itens acima, mais pintura em vermelho sólido.

CG 160 Start – preços

CG 160 Start – motor

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A Honda CG 160 Start é equipada com motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar, sendo construído em liga leve de alumínio e magnésio, tendo cabeçote OHC com duas válvulas por cilindro.

O comando de válvulas é acionado por corrente, enquanto o volume é de 162,7 cm³ com taxa de compressão de 9,5:1.

Dotado de catalisador no sistema de escape, o propulsor da Honda tem injeção eletrônica de combustível PGM-FI abastecida com gasolina somente.

Tendo ainda câmbio cíclico de cinco marchas com embreagem multidisco em banho de óleo, de acionamento mecânico por cabo, a Start tem um conjunto bem robusto e confiável.

Esse motor de 160 cilindradas da Honda surgiu em 2015, sendo um derivado do motor de 150 cilindradas da CG, lançado em 2004.

Este, por sua vez, foi o sucessor do lendário monocilíndrico de 125 cilindradas da Honda CG, ainda com o velho comando OHV de comando no bloco e acionamento por varetas, tão resistente e popular.

Além disso, a Honda CG 125 ainda teve a antiga Fan, que trazia o motor com comando no cabeçote (OHC) e assim a Honda comercializou dois motores OHC para a CG durante uma década.

Na Start, o motor é o mesmo das demais versões, porém, sem ser flex e entregando 14,9 cavalos a 8.500 rpm e 1,40 kgfm a 7.000 rpm, sendo essa calibração feita com o último Promot.

CG 160 Start – desempenho e consumo

A Honda CG 160 Start tem um bom desempenho para sua proposta, de ser uma street básica, com aceleração de 0 a 100 km/h em média de 14 segundos, dependendo muito do peso do piloto e condições da via.

Com velocidade máxima de 120 km/h, dependendo das condições da via, a CG Start tem um bom ritmo de condução na cidade, porém, na estrada, o desempenho cai e se torna inadequada em rodovia de alta velocidade.

Já o consumo médio em cidade e estrada é de 35 km/l no etanol e 41 km/l na gasolina, permitindo assim que a autonomia chegue a 511 km no combustível vegetal e 599 km no derivado de petróleo.

  • Honda CG 160 Start – 14 segundos e 120 km/h
  • Honda CG 160 Start – 35 km/l no etanol e 41 km/l na gasolina

CG 160 Start – concorrentes

Haojue DK 150 CBS

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A Haojue DK 150 CBS é uma rival da Honda CG 160 Start e tem motor monocilíndrico de quatro tempos, com comando no cabeçote OHC acionado por corrente e carburador, tendo ainda partida elétrica ou por pedal.

Com 149 cm³, o motor da DK 150 entrega 11,27 cavalos a 8.000 rpm e 1,16 kgfm a 6.000 rpm, com transmissão de cinco marchas.

Tendo tanque de 12,5 litros e bocal de tanque aeronáutico, freios dianteiro a disco de 240 mm de pinça e pistão único, a DK 150 tem o sistema CBS de freios combinados.

Custando R$ 12.686, a Haojue DK 150 CBS tem ainda painel digital e escape em preto-fosco, além de aletas laterais aerodinâmicas.

Shineray JEF 150

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A Shineray JEF 150 é outra rival da Honda CG 160 Start e custa R$ 12.990, sendo uma street de visual moderno e torque esportivo, a moto chinesa tem farol compacto com carenagem integral, além de defletores laterais do tanque com linhas retilíneas.

Com visual moderno, ela chama atenção para o para-lama curto e rente à roda, preso na balança de suspensão traseira monoamortecida.

A JEF 150 tem freio dianteiro a disco e tambor na roda traseira, tendo ainda as duas rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Tendo carburador, o motor de 150 cm³ tem apenas 10,3 cavalos a 7.500 rpm e 1,42 kgfm a 6.000 rpm, o que é um bom torque em baixa rotação, chegando a moto a 120 km/h.

Yamaha Factor 125 UBS

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Apesar de ser mais cara, a Yamaha Factor 125 UBS é um modelo que fica acima da CG 160 Start, custando R$ 13.390, tendo um conjunto muito próximo da CG Fan.

Ela tem freios a disco de 245 mm na frente e tambor na traseira com 130 mm, além de balança traseira convencional, tendo ainda tanque de 15,7 litros.

O propulsor monocilíndrico de quatro tempos e 124 cm³, tem injeção eletrônica flex com 11,0 cavalos na gasolina e 11,1 cavalos no etanol, ambos a 7.500 rpm.

No torque, ela entrega 1,2 kgfm a 6.000 rpm e tem câmbio de cinco marchas, sendo um conjunto robusto e confiável, porém, mais fraco que a Start.

CG 160 Start – ficha técnica

Motor 160
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 162,7
Válvulas 2
Taxa de compressão 9,5:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 14,9 cv a 8.000 rpm (gasolina)
Torque máximo 1,40 kgfm a 7.000 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo 5 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Tambor dianteiro de 130 mm e tambor traseiro com 130 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico
Traseira Balança convencional
Rodas e Pneus
Rodas Aço raiado aro 18 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás
Pneus 100/80-18 na frente e 90/90-18 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 1.996
Largura (mm) 0.739
Altura (mm) 1.087
Entre eixos (mm) 1.315
Capacidades
Bagageiro (L) ND
Tanque de combustível (L) 14,6
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 115
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

CG 160 Start – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X