Os revendedores são os intermediários entre fabricantes de veículos e os consumidores, porém, a relação destes com o primeiro grupo nem sempre é saudável e em tempos de eletrificação, essa relação está sendo colocada em questão.
Nos EUA, um grupo de concessionários de carros está revoltado com duas novas marcas que estão chegando por lá e a história é a mesma em relação à Tesla. Scout e Sony Afeela podem seguir o mesmo caminho da marca de Elon Musk e eliminar o intermediário.
A Automotive Trade Association, que reúne 21 associações metropolitanas em 50 estados, fez um anúncio direcionado ao Grupo Volkswagen e à joint venture Sony Honda Mobility, responsáveis pelas marcas Scout e Sony Afeela, segundo o Auto News.
O motivo são as preocupações do grupo de revendedores em relação às políticas das duas marcas de pretenderem vender seus carros diretamente ao consumidor, como faz a Tesla, Rivian e Lucid, por exemplo.
A associação dos concessionários diz que as leis estaduais proíbem empresas direta ou indiretamente afiliadas a um fabricante estabelecido de vender veículos novos sem o uso de revendedores na maior parte dos states.
Eles, os revendedores, estão prontos para contestar judicialmente ações das duas marcas em relação à venda direta dos consumidores. O comunicado sugere: “Para evitar possíveis desafios legais em todo o país e garantir total conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, o caminho mais seguro para o sucesso de vendas é através de revendedores franqueados”.
O anúncio veio depois que os revendedores e associações não tiveram os detalhes sobre os planos de distribuição da Scout e da Sony Honda Mobility, após consulta. Esse silêncio das duas marcas acendeu uma luz de alerta nos distribuidores americanos. Um representante deles disse: “Depois de dois anos pedindo e não obtendo nada, a frustração é muito alta”.
Como se sabe, Tesla, Rivian e Lucid contestaram as leis estaduais nos EUA para venda direta de veículos sem intermediários e venceram na maioria dos estados. O temor dos revendedores é que mais duas façam o mesmo, o que poderia sensibilizar futuras marcas de carros elétricos.
Nos EUA, tal como aqui, os concessionários de carros são altamente populares e os compradores não sabem ir a outro lugar que não ao show room para ver, experimentar e comprar seu carro novo.
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