Concessionários estão revoltados com duas marcas novas no mercado

sony vision s 5 1
sony vision s 5 1

Os revendedores são os intermediários entre fabricantes de veículos e os consumidores, porém, a relação destes com o primeiro grupo nem sempre é saudável e em tempos de eletrificação, essa relação está sendo colocada em questão.

Nos EUA, um grupo de concessionários de carros está revoltado com duas novas marcas que estão chegando por lá e a história é a mesma em relação à Tesla. Scout e Sony Afeela podem seguir o mesmo caminho da marca de Elon Musk e eliminar o intermediário.

A Automotive Trade Association, que reúne 21 associações metropolitanas em 50 estados, fez um anúncio direcionado ao Grupo Volkswagen e à joint venture Sony Honda Mobility, responsáveis pelas marcas Scout e Sony Afeela, segundo o Auto News.

afeela prototype 1
afeela prototype 1

O motivo são as preocupações do grupo de revendedores em relação às políticas das duas marcas de pretenderem vender seus carros diretamente ao consumidor, como faz a Tesla, Rivian e Lucid, por exemplo.

A associação dos concessionários diz que as leis estaduais proíbem empresas direta ou indiretamente afiliadas a um fabricante estabelecido de vender veículos novos sem o uso de revendedores na maior parte dos states.

Eles, os revendedores, estão prontos para contestar judicialmente ações das duas marcas em relação à venda direta dos consumidores. O comunicado sugere: “Para evitar possíveis desafios legais em todo o país e garantir total conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, o caminho mais seguro para o sucesso de vendas é através de revendedores franqueados”.

scout teaser a
scout teaser a

O anúncio veio depois que os revendedores e associações não tiveram os detalhes sobre os planos de distribuição da Scout e da Sony Honda Mobility, após consulta. Esse silêncio das duas marcas acendeu uma luz de alerta nos distribuidores americanos. Um representante deles disse: “Depois de dois anos pedindo e não obtendo nada, a frustração é muito alta”.

Como se sabe, Tesla, Rivian e Lucid contestaram as leis estaduais nos EUA para venda direta de veículos sem intermediários e venceram na maioria dos estados. O temor dos revendedores é que mais duas façam o mesmo, o que poderia sensibilizar futuras marcas de carros elétricos.

Nos EUA, tal como aqui, os concessionários de carros são altamente populares e os compradores não sabem ir a outro lugar que não ao show room para ver, experimentar e comprar seu carro novo.

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X