Conheça o novo ônibus londrino de 2 andares da BYD que roda 644 km

byd bd11 3
byd bd11 3

Londres é uma cidade de muitos símbolos e lugares históricos, mas diante deles sempre haverá um ônibus de dois andares e geralmente pintado de vermelho. Praticamente um patrimônio cultural da capital inglesa, esse tipo de veículo terá um sucessor.

Hoje, o modelo em circulação é conhecido como Routemaster, mas o próximo será o BYD DB11, uma nova proposta para Londres e a primeira da marca chinesa na metrópole das Ilhas Britânicas.

byd bd11 1
byd bd11 1

Com entrada em serviço nos próximos meses, o BYD BD11 tem 10,9 m de comprimento (menor que um ônibus Padron de 12 m no Brasil) e terá um pacote de baterias Blade bem robusto com 532 kWh, o que garantirá ao veículo autonomia de 644 km.

Isso é bem mais que a média de 250 km obtida por ônibus elétricos de piso único no Brasil e deve superar os requisitos da Transport for London (TfL), porém, o mais importante para a cidade será o valor do lote de 100 unidades.

byd bd11 5
byd bd11 5

Embora a BYD tenha se recusado e divulgar detalhes do contrato com Londres, a mídia inglesa acredita que o BD11 será 25% mais barato que os equivalentes fabricados no Reino Unido e aí estamos falando também da Geely.

Usando células Blade 8% mais leves que as comuns de lítio e fosfato de ferro, o BD11 levará até 90 passageiros com bastante conforto e climatização a bordo, recarregando suas baterias em até 2 horas por meio de um pantógrafo automático opcional. Ele tem dois motores de 203 cavalos cada.

byd bd11 6
byd bd11 6

Apresentado no London Bus Museum, em Weybridge, o BYD BD11 não quer apenas levar os londrinos em suas jornadas diárias, mas também fazer parte da história de uma das cidades mais icônicas do mundo.

Frank Thorpe, Diretor Geral da BYD UK Commercial Vehicles, comenta: “A indústria do Reino Unido precisa de um ônibus elétrico viável. Precisa ser viável técnica, comercial e operacionalmente. Precisamos do ônibus do futuro, mas precisamos dele hoje”.

byd bd11 9
byd bd11 9

A BYD já vendeu um modelo de ônibus de um piso na Inglaterra, assim como 1.800 chassis elétricos com carroceria da Alexander Dennis, mas nunca entrou no serviço da capital britânica.

BYD BD11 2025 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X