O que é o sistema de freio retarder, de caminhões e ônibus?

freio retarder ilustracao
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A segurança de um veículo já é muito importante para carros pequenos, imagine para um caminhão enorme, levando uma carreta de três eixos, com 40 toneladas de carga em cima.

Em veículos enormes como carretas e ônibus, a frenagem eficiente é tão importante quanto a própria capacidade de carga do veículo.

Para ajudar nesse sentido, foi criado o sistema de freio retarder. Vamos ver alguns detalhes sobre ele:

Freio retarder: o que é, história

Criada inicialmente na Europa pela Scania, e trazida para o Brasil em 1998, a tecnologia do freio retarder se destaca por otimizar o processo de frenagem, através de um avançado sistema hidráulico integrado ao veículo.

Ele é um sistema adicional de frenagem que trabalha em conjunto com a caixa de marchas e o freio motor, controlando as rotações do motor e também a estabilidade do veículo durante a frenagem.

Consistindo principalmente de rotores e estatores que gerenciam o fluxo de óleo, o retarder ajuda a reduzir as rotações do motor e, por consequência, a velocidade dos veículos pesados, sem o desgaste excessivo das peças tradicionais de frenagem.

A ação ocorre de maneira mais evidente em altas rotações, especificamente entre 1.800 a 2.000 RPM, proporcionando uma frenagem eficiente e uma experiência de condução mais suave.

Graças ao uso do retarder, nota-se um menor desgaste de peças dos sistemas de frenagem, tais como lonas e tambores.

Essa economia de componentes significa que a manutenção veicular se torna menos frequente e mais previsível, com revisões periódicas se limitando à troca de óleo e filtros, assegurando a funcionalidade eficiente do sistema ao longo do tempo.

Os benefícios do freio retarder para veículos pesados

  1. Durabilidade dos Componentes: A utilização do retarder resulta em menor desgaste dos sistemas de frenagem convencionais, estendendo a vida útil de peças críticas.
  2. Economia de Combustível: Uma das economias de combustível mais significativas é notada nas descidas prolongadas, onde o retarder permite controle sem a necessidade de acionamento dos freios convencionais, minimizando o consumo energético.
  3. Aumento da Segurança: Proporciona uma frenagem mais estável e segura, reduzindo o risco de acidentes, principalmente em situações de tráfego intenso ou condições adversas de pista.
  4. Produtividade em Viagens: Com menores necessidades de manutenção e maior confiança na capacidade de frenagem, os motoristas alcançam uma velocidade média mais elevada, traduzindo-se em viagens mais produtivas.

Perguntas frequentes

O que é o sistema de freio retarder e como ele funciona em caminhões e ônibus?

O sistema de freio retarder é um mecanismo de frenagem adicional que atua juntamente com o sistema de freios convencional em veículos pesados, como caminhões e ônibus. Funciona através de um sistema hidráulico que, ao ser acionado, diminui as rotações do motor, proporcionando uma parada mais segura e eficaz, principalmente em altas velocidades.

Quais são os principais componentes do sistema Retarder e qual a sua função na segurança veicular?

Os principais componentes incluem um conjunto de rotores e estatores que gerenciam o fluxo de óleo do sistema hidráulico. Este sistema é vital para a segurança veicular, pois permite uma distribuição uniforme da força de frenagem, reduzindo o risco de superaquecimento e falha dos freios convencionais, sobretudo em longas descidas ou situações exigentes na estrada.

Como a utilização do Retarder pode influenciar na manutenção de veículos pesados?

O uso do Retarder reduz significativamente o desgaste das peças do sistema de frenagem convencional, como lonas e tambores. Isso leva a manutenções menos frequentes e mais baratas, estendendo a vida útil das peças e do próprio veículo devido à menor necessidade de substituições e reparos relacionados aos freios.

Quais são as vantagens operacionais e econômicas proporcionadas pelo uso do Retarder em caminhões e ônibus?

As vantagens incluem maior segurança nas frenagens, redução de desgaste mecânico e de peças de frenagem, economia significativa de combustível, principalmente em trechos declivosos, prolongamento do tempo de vida dos componentes do freio e aumento da produtividade nas viagens devido a uma velocidade média mais alta e maior tempo de operação sem necessidade de manutenção.

De que forma o Retarder contribui para a economia no transporte de cargas e maior eficiência em veículos pesados?

O Retarder auxilia na redução do consumo de combustível, principalmente ao diminuir a necessidade de uso de frenagem convencional em descidas, o que evita o desgaste excessivo dos freios, resultando em intervalos mais longos entre manutenções e economia nos custos operacionais gerais do transporte de cargas.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.