Como funciona o sistema Overbooster, do Fiat Bravo T-Jet?

fiat bravo t jet interior
fiat bravo t jet interior

O Fiat Bravo T-Jet chegou ao mercado brasileiro em junho de 2011, alguns meses depois do lançamento do modelo hatch médio, em suas versões mais tradicionais, o que aconteceu em 2010.

Se as versões normais tinham preço que começava em R$ 55.200 para o Bravo Essence e R$ 62.250 para o Bravo Absolute, versão mais refinada e elegante, o esportivo Fiat Bravo T-Jet tinha valor mais salgado, começando em R$ 68.950.

A expectativa inicial de vendas da Fiat era de vender cerca de 1.500 unidades por mês no Brasil.

O modelo esportivo foi bem interessante para o mercado da época, vindo com o motor turbo 1.4 16V Turbo, que rende 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque a 2.250 rpm.

fiat bravo t jet
fiat bravo t jet

Junto com o modelo veio a função Overbooster, ainda desconhecida dos brasileiros.

Existia uma tecla OVB (indicada na imagem acima) que quando acionada no painel do carro, aumenta a pressão do turbo dando ao veículo maior esportividade com aumento do torque ao valor máximo de 23 kgfm.

Essa tecla era chamada de SPORT em outros modelos onde o Bravo era vendido. Veja abaixo a foto do painel do modelo vendido na África do Sul:

fiat bravo sport africa sul
fiat bravo sport africa sul

Não era lá um aumento muito grande, mas passar de 21 kgfm para 23 kgfm é algo que é sentido facilmente pelo motorista.

A pressão do turbo era aumentada de 0,9 bar para 1,3 bar, um aumento de generosos 44%, e isso era feito através do aumento da pressão de abertura da válvula wastegate.

Além disso, os sistema Overbooster fornecia uma nova calibração à direção elétrica, que ficava mais firme, pesada e adequada ao modo de condução esportivo.

O modelo tinha um câmbio manual de seis marchas.

E, por último, o acelerador eletrônico ficava mais sensível, gerando uma maior abertura da borboleta para uma posição igual do acelerador.

Aspectos Sem Overbooster Com Overbooster
Pressão do Turbo (bar) 0,9 1,3
Torque (kgfm) 21 23
Resposta do Acelerador Normal Alta Sensibilidade
Comportamento da Direção Leve Pesado

 

Hoje, com a proliferação de teclas “Sport” no painel dos carros, vemos que o sistema Overbooster não era muito sofisticado, e sim algo feito apenas através do lado eletrônico de controle do veículo.

O Fiat Bravo T-Jet tinha vários equipamentos opcionais caros, mas bem interessantes, como era típico da Fiat naquela época.

Alguns dos itens disponíveis eram faróis de xenon com limpador automático, por R$ 2.885, rodas de liga leve aro 18, por R$ 3.095, teto solar elétrico Skydome, por R$ 4.734 e Pack Safety (window bags, side bags, knee bag e apoios de cabeça Anti-Whiplash), por R$ 2.932.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.