![fiat bravo t jet interior fiat bravo t jet interior](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/fiat_bravo_t-jet_interior.jpg)
O Fiat Bravo T-Jet chegou ao mercado brasileiro em junho de 2011, alguns meses depois do lançamento do modelo hatch médio, em suas versões mais tradicionais, o que aconteceu em 2010.
Se as versões normais tinham preço que começava em R$ 55.200 para o Bravo Essence e R$ 62.250 para o Bravo Absolute, versão mais refinada e elegante, o esportivo Fiat Bravo T-Jet tinha valor mais salgado, começando em R$ 68.950.
A expectativa inicial de vendas da Fiat era de vender cerca de 1.500 unidades por mês no Brasil.
O modelo esportivo foi bem interessante para o mercado da época, vindo com o motor turbo 1.4 16V Turbo, que rende 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque a 2.250 rpm.
![fiat bravo t jet fiat bravo t jet](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/fiat_bravo_t-jet.jpg)
Junto com o modelo veio a função Overbooster, ainda desconhecida dos brasileiros.
Existia uma tecla OVB (indicada na imagem acima) que quando acionada no painel do carro, aumenta a pressão do turbo dando ao veículo maior esportividade com aumento do torque ao valor máximo de 23 kgfm.
Essa tecla era chamada de SPORT em outros modelos onde o Bravo era vendido. Veja abaixo a foto do painel do modelo vendido na África do Sul:
![fiat bravo sport africa sul fiat bravo sport africa sul](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/fiat_bravo_sport_africa_sul.jpg)
Não era lá um aumento muito grande, mas passar de 21 kgfm para 23 kgfm é algo que é sentido facilmente pelo motorista.
A pressão do turbo era aumentada de 0,9 bar para 1,3 bar, um aumento de generosos 44%, e isso era feito através do aumento da pressão de abertura da válvula wastegate.
Além disso, os sistema Overbooster fornecia uma nova calibração à direção elétrica, que ficava mais firme, pesada e adequada ao modo de condução esportivo.
O modelo tinha um câmbio manual de seis marchas.
E, por último, o acelerador eletrônico ficava mais sensível, gerando uma maior abertura da borboleta para uma posição igual do acelerador.
Aspectos | Sem Overbooster | Com Overbooster |
---|---|---|
Pressão do Turbo (bar) | 0,9 | 1,3 |
Torque (kgfm) | 21 | 23 |
Resposta do Acelerador | Normal | Alta Sensibilidade |
Comportamento da Direção | Leve | Pesado |
Hoje, com a proliferação de teclas “Sport” no painel dos carros, vemos que o sistema Overbooster não era muito sofisticado, e sim algo feito apenas através do lado eletrônico de controle do veículo.
O Fiat Bravo T-Jet tinha vários equipamentos opcionais caros, mas bem interessantes, como era típico da Fiat naquela época.
Alguns dos itens disponíveis eram faróis de xenon com limpador automático, por R$ 2.885, rodas de liga leve aro 18, por R$ 3.095, teto solar elétrico Skydome, por R$ 4.734 e Pack Safety (window bags, side bags, knee bag e apoios de cabeça Anti-Whiplash), por R$ 2.932.
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