Crossovers Honda Linha 2020

CRV 2020: preço, consumo, versões, equipamento, motor (e detalhes)

CRV 2020: preço, consumo, versões, equipamento, motor (e detalhes)
Honda CRV

O Honda CRV 2020 é um SUV de porte médio que a marca brasileira comercializa no Brasil.

Com a chegada da nova geração, o modelo passa por mudanças profundas no Brasil, sendo oferecido agora apenas na versão Touring com motor 1.5 Turbo, câmbio CVT, tração 4×4 e preço sugerido de R$ 194.900.


Honda CRV – história

Com pouco mais de 20 anos, o Honda CRV surgiu como um simpático crossover em 1995, sendo considerado no Japão da época como um carro de luxo por conta de sua largura maior que o padrão nipônico.

No ano seguinte foi apresentado ao mercado americano. Primeiro utilitário esportivo da marca, o modelo foi feito sobre a plataforma do Honda da sexta geração, que era vendido no Brasil naquela época.

Medindo 4,51 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, o Honda CRV foi disponibilizado de forma global apenas com motor 2.0 de 126 cv, que depois subiu para 147 cv.

O propulsor era montado com uma caixa manual de cinco marchas ou automática com quatro velocidades. A tração podia ser dianteira ou integral, como era obrigatório desde então.

Diante do sucesso, sua produção não se limitou ao Japão, sendo feito no Reino Unido, Taiwan, Tailândia, Filipinas e Indonésia, conquistando assim grande parte do mercado asiático. Sua produção durou até 2001, quando surgiu a segunda geração, muito semelhante em aspecto à anterior.

Com praticamente o mesmo porte, a segunda geração do Honda CRV também foi vendida no Brasil, ostentando linhas mais suaves e aerodinâmicas que o primeiro, que era mais quadradão. Assim como o de antes, manteve o estepe preso na tampa do porta-malas.

Ele foi baseado na plataforma do Civic da sétima geração e dessa vez adicionou um câmbio manual de seis marchas e outro automático com cinco marchas.

Além das duas versões de motor 2.0 anteriores, acrescentou um motor diesel 2.0 e outro 2.4, só que movido a gasolina. Essa geração fez ainda mais sucesso no mercado americano, de onde chegava através do Japão. Foi acrescentada ao modelo a produção chinesa, ampliando ainda mais os horizontes para o Honda CR-V.

Mas, sem dúvidas, a geração do Honda CRV que mais fez sucesso foi a terceira, ainda bem cotada no mercado de carros usados.

Lançada em 2007 na esteira do revolucionário – em termos de estilo Honda – New Civic, o crossover abandonou o estepe na tampa traseira, que até então tinha abertura lateral, passando a dispor do pneu extra sob o porta-malas e incorporando uma tampa de dupla abertura inicialmente.

Assim como os outros, manteve comprimento e entre-eixos originais do primeiro, mas com melhor aproveitamento do espaço interno, graças à largura e altura, que foram ampliadas.

Com design marcante, o Honda CR-V da terceira geração foi o primeiro a ser feito nos EUA, assim como também no México – de onde chega ao Brasil – Vietnã e também ganhou uma segunda planta na China, fora os demais países que já faziam o modelo anterior. Ele também deu origem ao Acura RDX.

Manteve a mesma motorização, mas cortou o câmbio manual de cinco marchas e o automático com quatro, ganhando assim em eficiência. Aqui chegou do México apenas com motor 2.0 i-VTEC de 150 cv e câmbio automático de cinco marchas, além da tração 4×4, oferecida apenas na versão EX-L, enquanto a EX era dianteira.

Em 2012, a Honda lançou a quarta geração do CR-V, que chegou com um design muito interessante, bem mais fluído e sofisticado. No entanto, manteve o entre-eixos de 2,62 m, embora o tamanho tenha subido para 4,58 m.

Com porta-malas ampliado, o SUV ganhou motor 2.0 i-VTEC FlexOne no Brasil, alcançando até 155 cv, mas o câmbio permaneceu com cinco marchas. A Honda erroneamente introduziu uma versão manual, que não durou nem um ano…

O CRV da quarta geração ganhou ainda um novo motor 2.4 com injeção direta, além de um motor diesel 1.6 para a Europa, onde já havia o 2.2. Além disso, essa versão para o velho mundo também ganhou um câmbio automático de nove marchas e uma opção CVT, que ficaram apenas por lá.

Provavelmente qualquer dos dois ampliaria a eficiência energética do modelo nos EUA e Brasil.

Por fim, a quinta geração aparece sobre a plataforma do Civic 10, ostentando um visual bem mais sofisticado, dotado de faróis full LED. Com o entre-eixos ampliado pela primeira vez desde seu surgimento em 1995, o modelo passa a ter 2,66 m.

Com produção ampliada para Canadá, Malásia e outra planta nos EUA, o SUV chega ao Brasil. Lá fora, ele utiliza também um novo motor 1.5 VTC Turbo com 190 cv e câmbio CVT, sendo que na Europa um novo diesel 1.6 i-DTEC de 160 cv emprega um câmbio ZF 9HP de nove marchas.

CRV 2020: preço, consumo, versões, equipamento, motor (e detalhes)

Honda CRV 2020 – detalhes

O Honda CRV 2020 herdou o estilo da primeira geração, mas está bem evoluído.

Embora seja o atual em vigência no mercado internacional, ele mantém linhas que o aproximam do anterior, sendo bem contemporâneo e chama atenção pela frente em cunha, com bom ângulo de entrada graças ao para-choque bem proeminente, tendo ainda linhas bem fluídas na parte frontal, que conta com faróis full LED e LEDs diurnos, bem como grade ativa estilizada.

Proteção plástica nas saias de rodas e base das portas está presente, assim como maçanetas cromadas, frisos cromados envolvendo as janelas, barras longitudinais no teto, teto solar elétrico, colunas D com vigia estilizada, lanternas verticais bem completas, para-choque envolvente na traseira e câmera de ré com três visualizações.

As rodas de liga leve aro 18 polegadas têm desenho esportivo e são calçadas com pneus 225/60 R18. O protetor traseiro tem cor cinza e o escape fica sob o conjunto.

Por dentro, o Honda CRV 2020 possui um ambiente ainda moderno, tendo instrumentação análogo-digital com alerta de manutenção por itens, velocímetro e conta-giros digitais, mas com nível de combustível e de temperatura da água físicos.

Há também um econômetro, além de luzes espia e indicador de marcha.

O volante em couro é o mesmo do Honda Civic, tendo inclusive comando para o piloto automático. A coluna é ajustável em altura e profundidade. Já a alavanca de câmbio fica em posição elevada e junto ao painel.

Neste, há comandos do ar-condicionado dual zone e acima, uma tela de 7 polegadas da multimídia, que tem reprodução de câmera de ré, câmera lateral direita (LaneWatch) e navegação GPS, além de Android Auto e Car Play.

Mais acima, uma pequena tela apresenta o computador de bordo, que permite inserir fotos externas. O revestimento do painel e parte superior das portas é soft touch, enquanto os assentos são em couro.

Atrás há difusores de ar e luzes de leitura, bem como apoio de braço central e pacote de segurança completo. O assoalho é plano e três sentam-se bem no banco bipartido. Já o bagageiro tem 640 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro. O estepe fica no assoalho e há iluminação e cobertura.

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Honda CRV 2020 – novidades

Essa nova geração do Honda CR-V demorou para fazer a sua estreia no mercado brasileiro. De acordo com concessionários da marca japonesa, o novo crossover médio sofreu atraso e as previsões mais otimistas indicavam a sua chegada para o final de 2017, mas só chegou em março de 2018.

O novo Honda CR-V 2020 foi totalmente renovado. Além do visual mais moderno e o interior com acabamento mais refinado, o utilitário-esportivo médio se destaca pela maior oferta de equipamentos, como é o caso do painel de instrumentos totalmente digital e a motorização.

Sob o capô, o CR-V para o Brasil oferece um motor 1.5 turbo a gasolina, com 190 cv e 24,7 kgfm, associado a um câmbio automático tipo CVT e tração nas quatro rodas.

Já nos demais equipamentos de série, há itens como faróis em LED, bancos dianteiros ajustáveis eletricamente, ar-condicionado automático digital, destravamento das portas e partida do motor sem chave, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

O atraso do novo CR-V não se deve aos grandes estoques da geração antiga. Muito pelo contrário: o modelo teve suas últimas unidades entregues no início de 2017 e nem havia possibilidade de adquirir um exemplar por encomenda.

O modelo era ofertado por R$ 149,2 mil, com motor 2.0 flex aspirado de até 155 cv e 19,5 kgfm, câmbio automático de cinco marchas e tração nas quatro rodas.

Em breve poderemos ter mais mudanças na linha do CR-V aqui no Brasil, já que nos Estados Unidos o modelo já recebeu outro facelift e uma nova versão híbrida, que também seria muito interessante por aqui.

Honda CRV 2020 – versões

  • Honda CR-V Touring 2020

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Honda CRV 2020 – equipamentos

Honda CR-V Touring 2020 – Motor 1.5 VTC Turbo e câmbio CVT, mais tração integral. De série rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 225/65 R17, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, modo Econ, câmera de ré multivisão, LEDs diurnos, faróis de neblina e LED, lanternas em LED, frisos cromados, teto solar elétrico, retrovisores com ajustes elétricos e tilt-down, vidros verdes com filtro UV, vidros e travas elétricos, bancos dianteiros elétricos, assento do motorista com memória, ar-condicionado dual zone, HUD, freio de estacionamento eletrônico, sensor de chuva, faróis full LED, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico, alarme e botão de partida.

Há também computador de bordo, entrada sem chave, partida remota, saída do veículo com travamento das portas, multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, revestimento do painel em soft touch, detalhes em preto brilhante e cinza, freio de estacionamento por pedal, bancos em couro, volante multifuncional em couro, Bluetooth, CD/MP3/USB, controle de cruzeiro, luzes de leitura individual, navegador GPS, Android Auto, Car Play, sistema de som com oito alto-falantes e dois tweeters, porta-trecos diversos, saída de ar-condicionado no banco traseiro, Isofix, tampa traseira com acionamento elétrico remoto ou por pé, cintos e apoios de cabeça para todos, banco traseiro bipartido, câmera lateral (LaneWatch), porta-óculos, espelhos nos para-sóis com iluminação, entre outros.

Honda CRV 2020 – preços

  • Honda CR-V Touring 1.5 2020 – R$ 194.900

*Preço com base no site da Honda em dezembro de 2019.

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Honda CRV 2020 – motor

O motor 1.5 VTC do Honda CRV 2020 é novo no mercado nacional e serve uma parte dos produtos da Honda no mercado internacional. Com quatro cilindros, bloco e cabeçote em alumínio, o propulsor tem um arranjo diferente do i-VTEC, já que seu cabeçote é DOHC – duplo comando – com sistema que controla eletronicamente abertura e fechamento de válvulas.

Com essa tecnologia, a Honda avançou no mercado mundial, já que o motor funciona com 8 válvulas em rotação baixa, garantindo mais torque e economia nessa faixa de atuação.

No entanto, quando necessita de potência ao invés de força, em altas rotações, o sistema VTEC aciona o outro conjunto de 8 válvulas, que estavam fechadas em baixo regime, fazendo assim com que o motor encha mais rápido e tem a performance exigida.

Abastecido apenas por gasolina, o 1.5 VTC dispõe de turbocompressor de baixa pressão com intercooler ar-água e injeção direta de combustível de alta pressão. Além disso, o propulsor da Honda tem sistema de refrigeração selada, que evita a complementação do líquido refrigerante e sua troca ocorre após milhares de quilômetros rodados.

Essa é uma característica técnica da Honda e que ocorre desde o Fit 2003. Com 190 cv na gasolina, o 1.5 VTC Turbo a bordo do Honda CRV 2020 tem torque de 24,7 kgfm a partir de 2.000 rpm, chegando a 5.000 rpm.

Junto com esse propulsor, o Honda CRV 2020 aposenta a velha caixa automática de cinco marchas, que já foi substituída no Civic, Fit e City, que atualmente utilizam câmbio CVT, assim como os crossovers WR-V e HR-V. Esse mesmo câmbio passa a fazer parte do modelo. Com sistema G-Shift, ela contribui para baixo consumo e desempenho melhor do SUV.

Espera-se que a chegada do novo motor 1.5 VTC Turbo, os demais modelos da Honda no Brasil, possam igualmente serem equipados com motores turbo dotados de injeção direta e bem-casados com CVT.

Esse conjunto servirá a bordo do próximo HR-V 2020, que deve chegar até 2020. Com a transmissão continuamente variável, além da maior potência e torque em baixa, o crossover é muito mais eficiente que o anteriormente oferecido por aqui.

Honda CRV 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Honda CR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2020 – 10,1 segundos e 201 km/h

CRV 2020: preço, consumo, versões, equipamento, motor (e detalhes)

Honda CRV 2020 – consumo

Cidade

  • Honda CR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2020 – 8,5 km/litro na gasolina

Estrada

  • Honda CR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2020 – 12,5 km/litro na gasolina

Honda CRV 2020 – manutenção e revisão

Todos os consumidores hoje em dia se preocupam também com o custo de manutenção, mas que este caiba em seus orçamentos, em especial os donos do Honda CRV 2020.

A Honda infelizmente não possui uma tabela de preços de revisão divulgada, o que é bem prejudicial para a imagem da marca ante os consumidores e diante da concorrente Toyota, que é bem elogiada nesse quesito.

Sem esse custo, não dá para divulgar o custo exato para as revisões do Honda CRV 2020, mas o serviço da Honda consiste em manutenção a cada 10.000 km, que devem ser cumpridos rigorosamente nesses intervalos por parte dos proprietários do monovolume, assim como nos demais modelos da marca.

Observe para ver se o item que necessita de troca em determinado período será trocado antes.

Várias peças e fluídos previstos nos serviços são especificados no manual do proprietário, embora alguns concessionários antecipem alguns serviços, sendo que os itens trocados podem ser substituídos conforme o manual.

Normalmente, a Honda especifica revisões que incluem óleo lubrificante, filtro de óleo, ruela do dreno do cárter, filtro de combustível, filtro de ar, velas, fluído de freio, correias em “V” e ocasionalmente fluído de refrigeração, lembrando que os carros da Honda não possuem sistema de lubrificação aberta, que requer complementação de água após o nível abaixar. Nesse caso, geralmente a troca desse fluído refrigerante ocorre a cada 80.000 km, mas no passado o Honda Fit da primeira geração chegava a 140.000 km!

O fluído da caixa de transmissão automática não requer ser completado em determinados períodos, como acontece com a CVT, que geralmente se faz necessária a cada 40.000 km, mas nunca totalmente substituído.

O recall é outra preocupação do dono de Honda CRV 2020, pois o chassi entra na lista de reparação e o revendedor terá que executa-lo durante a revisão. Dá para saber o histórico de um carro usado, por exemplo, utilizando-se do banco de dados das concessionárias Honda, que possuem um registro detalhado dos serviços e dos veículos, cujos donos podem consultar regularmente.

Geralmente os serviços de troca de óleo e filtro de óleo são mais baratos na rede do que nas oficinas terceirizadas, pois oferecem garantia e ainda fazem um check-up gratuito do veículo, mesmo fora da garantia, mas preste atenção no serviço e evite gastos desnecessários, pois as revendas tendem à empurrar mais custos aos clientes.

O óleo lubrificante usado no Honda CRV 2020 é o sintético 0W20.

CRV 2020: preço, consumo, versões, equipamento, motor (e detalhes)

Honda CRV 2020 – ficha técnica

Motor

1.5 VTC Turbo

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha, turbo

Cilindrada em cm3

1498

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 190 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 24,7 kgfm @ 2000 rpm

Transmissão

Tipo

CVT

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Multilink, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

225/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4587

Largura sem retrovisores (mm)

1854

Altura (mm)

1689

Distância entre os eixos (mm)

2659

Capacidades

Porta-malas (litros)

640

Tanque (litros)

53

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1593

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Honda CRV 2020 fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

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