Ferrari 488: preço e tudo da primeira V8 turbo desde a F40

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Ela é conhecida como sucessora da 458 Itália e um complemento necessário para os clientes que já apreciaram o modelo anterior, sendo a Ferrari 488 GTB uma máquina de correr com estilo e atratividade.

A 488 GTB chegou primeiro, sendo acompanhada pela 488 Spider, porém, a versão mais desejada era a 488 Pista, seguida pela 488 Pista Spider, sendo o primeiro com V8 central turbo após a F40.

Equipado com motor V8 3.9 biturbo de 670 cavalos, a Ferrari 488 teve ainda a versão Pista, que era 50 cavalos mais potente e que elevou o desempenho do bólido da marca italiana.

Construída em fibra de carbono, a Ferrari 488 foi feita em Maranello de 2015 a 2019, tendo milhares de unidades produzidas e com preços bem elevados.

No Brasil, os preços da Ferrari 488 variam de R$ 3,3 milhões e R$ 5,8 milhões, com boa valorização nos últimos anos, sendo carros ainda pouco vistos nas ruas.

Leia também sobre a Ferrari F40.

Ferrari 488 – detalhes

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A Ferrari 488 GTB tinha uma frente curta e curvada, com saídas de ar integradas ao capô e faróis full LED com luzes diurnas em LED fixadas em fileiras verticais.

Com frente tem grade bem ampla e com entrada de ar central, que direcionava o fluxo de ar para as saídas superiores.

Tendo rodas de alumínio forjado com aro 20 polegadas, tendo pneus 245/35 ZR20 na frente e 305/30 ZR20 atrás, tendo discos de freio de cerâmica-carbono, além de pinças de freio Brembo de seis pistões na frente e quatro pistões atrás.

Com cabine ovalizada, a 488 tinha boa área envidraçada e retrovisores aerodinâmicos apoiados nas portas, com entradas de ar duplas nas laterais, enquanto logo acima ficavam duas vigias triangulares.

Na traseira, uma longa tampa de vidro cobre o motor devidamente pintado de vermelho com acabamento carbono brilhante nos coletores de admissão e numa moldura central.

Já na base da vigia traseira, com o nome Ferrari prateado, tendo ainda aerofólio retrátil e lanternas em LED circulares, que eram conectadas a saídas de ar quente do motor.

O para-choque tinha duas bocas de escape cromadas e um difusor de ar duplo, além de luz de neblina centralizada e uma saída de ar ao centro para fluidez do fluxo que vem do teto e da vigia.

Dentro, a Ferrari 488 tinha um painel atraente, com cluster análogo-digital dotado de conta-giros amarelo e personalizado ao centro.

Com dois displays digitais com computador de bordo e depois dados, como velocímetro, tendo ainda dois difusores de ar de alumínio com comandos físicos.

Tendo couro envolvente, com acabamento preto e a parte superior em mesmo tom, feito de material especial, com a parte inferior na cor da carroceria, incluindo a parte em couro costurado.

Nessa parte ficam os comandos do ar condicionado, enquanto no lado do passageiro, a designação 488 GTB junto ao difusor de ar do passageiro.

O volante de fundo chato tinha comandos de modos de condução, ajustes dos faróis, piscas, suspensão ativa, partida e limpadores/lavadores do para-brisa.

Já o console central tinha desenho fluido e botões de marcha, assim como elemento vazado e bancos envolventes com apoio de cabeça integrados com partes vazadas.

Com espaço apenas para dois, o habitáculo tinha ainda pedais de alumínio e porta-malas dianteiro com 230 litros, tendo ainda um tanque de 78 litros, com iluminação dupla de LED.

Ferrari 488 – versões

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  • Ferrari 488 GTB
  • Ferrari 488 Spider
  • Ferrari 488 Pista
  • Ferrari 488 Pista Spider

Ferrari 488 – equipamentos

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Ferrari 488 GTB – Motor V8 3.9 biturbo e câmbio de dupla embreagem com sete marchas, faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas de alumínio forjado de aro 20 polegadas, pneus 245/35 ZR20 e 305/30 ZR20 atrás.

Discos de freio de carbono-cerâmica, pinças de freio Brembo, freios ABS, controle de tração, controle de estabilidade, modos de condução, airbag duplo, airbags laterais, duas saídas de escape cromadas, difusor de ar, aerofólio com ajustes automáticas e alarme.

Vidros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos, direção elétrica, ar condicionado, controle de cruzeiro, bancos em couro, acabamento em fibra de carbono e couro, volante com paddle shifts e comandos multifuncionais e freio de estacionamento eletrônico.

Ferrari 488 Spider – Itens acima, mais capota retrátil com teto de fibra de carbono.

Ferrari 488 Pista – Itens da GTB, mais motor de 720 cavalos.

Ferrari 488 Pista Spider – Itens da Spider, mais motor de 720 cavalos.

Ferrari 488 – preços

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  • Ferrari 488 GTB 2016 – R$ 3.318.170
  • Ferrari 488 Spider 2016 – R$ 3.777.423
  • Ferrari 488 Pista 2019 – R$ 5.004.694
  • Ferrari 488 Pista Spider 2019 – R$ 5.867.079

(*) Preços da tabela Fipe – março/2023.

Ferrari 488 – motor

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O motor F154 equipou a Ferrari 488, conhecida com Type 142M, sendo construído em alumínio com bloco em V de 90 graus, que fazia parte de uma família de motores, que incluía um V6 2.9 litros da Alfa Romeo e Maserati, assim como versões do V8 com 3.8, 3.9 e 4.0 litros.

Equipado com dois turbocompressores IHI com dois intercoolers, tendo ainda duplo comando de válvulas variável com acionamento por corrente e quatro válvulas por cilindro.

Tendo 3.902 cm³, o F154 é um motor ainda em produção e tem injeção direta de combustível, além de cárter seco e bomba de óleo de alta pressão.

Com refrigeração a água e radiadores duplos, o F154 tinha 670 cavalos a 8.000 rpm e 77,5 kgfm a 3.000 rpm, porém, a versão Pista surgiu com uma calibração mais forte.

Nessa versão, o F154 tinha 720 cavalos e 78,5 kgfm, nas mesmas rotações da versão menos potente, com ambas dotadas de transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas.

Com modos de condução e paddle shifts no volante, o câmbio é conectado a um diferencial de deslizamento limitado eletrônico.

Ferrari 488 – desempenho

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  • Ferrari 488 GTB – 3,0 segundos e 330 km/h
  • Ferrari 488 Spider – 3,0 segundos e 325 km/h
  • Ferrari 488 Pista – 2,85 segundos e 340 km/h
  • Ferrari 488 Pista Spider – 2,85 segundos e 340 km/h

Ferrari 488 – consumo

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  • Ferrari 488 GTB – 6,2/8,4 km/l
  • Ferrari 488 Spider – 6,2/8,4 km/l
  • Ferrari 488 Pista – 6,2/8,4 km/l
  • Ferrari 488 Pista Spider – 6,2/8,4 km/l

Ferrari 488 – ficha técnica

Motor V8 3.9
Tipo
Número de cilindros 8 em V
Cilindrada em cm3 3902
Válvulas 4
Taxa de compressão 9,4:1
Injeção eletrônica Direta, turbo
Potência máxima 670/720 cv a 8.000 rpm (gasolina)
Torque máximo 77,5/78,5 kgfm a 3.000 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Automatizada de dupla embreagem de 7 marchas
Tração
Tipo Traseira
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira Braços sobrepostos
Traseira Braços sobrepostos
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve forjada aro 20 polegadas
Pneus 245/35 ZR20 na frente e 305/30 ZR20 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 4.568 (GTB) 4.605 (Pista)
Largura (mm) 1.952 (GTB) 1.975 (Pista)
Altura (mm) 1.213 (GTB) 1.206 (Pista)
Entre eixos (mm) 2.650
Capacidades
Porta-malas (L) 230
Tanque de combustível (L) 78
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.475 (GTB) 1.280 (Pista)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X