Gol 2011: detalhes do campeão (300.000 unidades vendidas)

gol 2011

Sucesso de vendas desde a sua estreia, o VW Gol 2011 deixou saudade para os fãs do modelo, fizemos esse texto para você que está pensando em comprar um Gol 2011.

Quando falamos de carros populares marcantes, normalmente lembramos do Gol, Uno, Palio, Ka e Celta, eles sempre brigaram pelo topo das vendas, revezando as primeiras colocações, em 2011, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Gol foi o campeão de vendas, com quase 300.000 unidades vendidas.

Levando em conta os modelos disponíveis na época nessa faixa de preço, o Gol 2011 era um carro com bom desempenho, econômico e mostrava um design agradável, mas tinha um problema crônico no motor, esse e mais detalhes trouxemos logo abaixo:

Versões

Antes de mais nada, precisamos falar sobre uma particularidade do Gol 2011 (na verdade até 2014), foram vendidas as gerações 4 e 5 simultaneamente, ou seja, era possível comprar um Gol G4 mesmo já tendo há alguns anos o Gol G5.

Veja também nossa página sobre o Gol 2012.

Dito isso, vamos às versões:

Gol G4:

gol 2011 3

  • Gol 2011 1.0: Disponível em 2 ou 4 portas, tinha travas elétricas, banco com regulagem de altura e vidros elétricos, podia ter ar-condicionado.
  • Gol 2011 EcoMotion: Também disponível em 2 ou 4 portas, foi uma versão que, segundo a VW, trazia uma economia de até 10% de combustível em relação à versão 1.0, tinha os mesmos equipamentos do Gol 1.0.
  • Gol 2011 City (Trend): Com diferenças nos tecidos dos bancos, trazia os mesmos equipamentos e opcionais das versões EcoMotion e 1.0.
  • Gol 2011 Titan: Trazia acabamentos plásticos diferentes, máscara negra, grade preta, para-choques sem pintura, faixas decorativas nas laterais e um estilo off road, mas não tinha ar-condicionado nem rodas de liga.

Gol G5:

gol 2011 2

  • Volkswagen Gol 1.0: Rodas de aço de 13 polegadas, apoios de cabeça traseiros, banco do motorista com regulagem de altura. Os opcionais eram ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, airbag duplo, freios ABS, volante multifuncional, sistema de som com USB e Bluetooth, vidros e travas elétricas.
  • Volkswagen Gol 1.6: Contava com os mesmos itens de série e opcionais da versão 1.0, mais chave canivete de série e como opcionais estavam as rodas aro 15” e painel com conta giros.
  • Volkswagen Gol 1.0 Rock in Rio: Apesar de produzida em 2011, essa versão já era modelo 2012, limitada a 4.000 unidades e trazia retrovisores diferenciados e rodas em liga leve cinza, acabamento interior especial escurecido e detalhes em vermelho com o logo “Rock in Rio”, sistema de som sistema de som com USB e Bluetooth, volante multifuncional e trio elétrico.
  • Volkswagen Gol 1.0 Seleção: Edição limitada, com 3.000 unidades vendidas, com os mesmos equipamentos da versão 1.0 mais rodas de liga de leve aro 14” com desenho exclusivo, faróis de neblina, direção hidráulica, sistema de som com USB e Bluetooth e adesivos para indicar a versão. Opcionalmente poderia vir com o brasão da seleção bordado nos bancos dianteiros, além dos demais opcionais da versão 1.0.
  • Volkswagen Gol 1.6 Rallye: Possuía a mesma dianteira da Saveiro Cross, tinha visual off road, altura em relação ao solo 2,8cm maior que as demais versões, amortecedores e molas exclusivas e eixo traseiro reforçado, rodas aro 15” e equipamentos da versão 1.6.
  • Volkswagen Gol Vintage: Edição limitada, acompanhava rodas BBS 16”, bancos em couro preto, teve uma tiragem de só 30 unidades e acompanhava até uma guitarra de “brinde”.
  • Volkswagen Gol Power 1.6: Mesmos opcionais do Gol 1.6 mais itens de série como preparação para 6 alto-falantes, conta-giros, direção hidráulica, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escuras, rodas de aço aro 15, ponteira de escape cromada, detalhes cromados.
  • Volkswagen Gol Power 1.6 i-Motion: Mesmos itens do Gol 1.6 Power, porém com câmbio automatizado i-Motion

Gol 2011 4

Interior da versão Vintage, com acabamento em preto e branco.

Motorização

Os motores ofertados no Gol 2011 eram:

1.6 Flex VHT: O motor de código EA111, 1.6 de 8v, 104 cv com álcool e 101 cv quando abastecido com gasolina e torque de 15,6 kgfm no álcool e 15,4 kgfm na gasolina, tem um ótimo desempenho, acompanha câmbio manual de 5 velocidades ou automatizado também de 5 velocidades. Promove aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 s e velocidade máxima de 192 km/h na versão manual.

1.0 Flex (Gol G4): O motor também de código EA111, 1.0 de 8v, 71 cv com álcool e 68 cv quando abastecido com gasolina e torque de 9,7 kgfm no álcool e 9,4 kgfm na gasolina, tem um desempenho bom para a categoria, sempre acompanha câmbio manual de 5 velocidades. Promove aceleração de 0 a 100 km/h em 12,6 s e velocidade máxima de 168 km/h.

1.0 Flex (Gol G5): Mesmo motor da quarta geração, porém com uma recalibragem que rendia 76 cv com álcool e 72 cv quando abastecido com gasolina e torque de 10,6 kgfm no álcool e 9,7 kgfm na gasolina, porém o desempenho era bem parecido, aceleração de 0 a 100 km/h em 12,9 s e velocidade máxima de 169 km/h.

Transmissão

O câmbio manual de 5 velocidades do Gol 2011 é reconhecido pela robustez, engates suaves e marchas bem escalonadas, não possuí problemas crônicos e tem bom desempenho.

O câmbio automatizado de 5 velocidades i-Motion não foi bem aceito pelo mercado pois apresentava travamento, trancos na troca de marcha, ruídos, embreagem patinando, dentes de engrenagem desgastados e vazamento de fluídos.

Consumo

Na versão 1.6 do Gol 2011, o consumo urbano fica na faixa de 7 km/l no álcool e 10 km/l na gasolina, enquanto no uso rodoviário fica em cerca 9 km/l no álcool e 12 km/l na gasolina.

Já nas versões 1.0 o consumo urbano fica na faixa de 7,5 km/l no álcool e 11 km/l na gasolina, enquanto no uso rodoviário fica em cerca 9 km/l no álcool e 13 km/l na gasolina.

Preços

Gol G4:

  • Gol 2011 1.0: De R$ 20.000,00 a R$ 25.000,00.
  • Gol 2011 EcoMotion: De R$ 22.000,00 a R$ 24.000,00.
  • Gol 2011 City (Trend): De R$ 19.000,00 a R$ 23.000,00.
  • Gol 2011 Titan: De R$ 28.000,00 a R$ 32.000,00.

Gol G5:

  • Gol 2011 1.0: De R$ 28.000,00 a R$ 34.000,00.
  • Gol 2011 1.6: De R$ 30.000,00 a R$ 37.000,00.
  • Gol 1.0 Rock in Rio: De R$ 32.000,00 a R$ 35.000,00.
  • Gol 1.0 Seleção: De R$ 28.000,00 a R$ 32.000,00.
  • Gol 1.6 Rallye: De R$ 34.000,00 a R$ 38.000,00.
  • Gol Vintage: Uma unidade encontrada por R$ 132.000,00.
  • Gol 2011 Power 1.6: De R$ 31.000,00 a R$ 37.000,00.
  • Gol Power 1.6 i-Motion: De R$ 31.000,00 a R$ 34.000,00.

Principais problemas e reclamações

  • Tuchos: Houveram diversos relatos de tuchos batendo, que podem gerar a necessidade de troca deles e inclusive do comando de válvulas, fique atento a esse problema. A melhor forma de identificar é na primeira partida do dia, então uma ideia é pedir para o vendedor deixar o carro frio e você dar a partida quando for avaliar, o barulho é bem alto e se assemelha à uma máquina de costura ligada.
  • Problemas de lubrificação: Além dos tuchos, outros componentes internos do motor sofreram com falta de lubrificação, ouça bem os barulhos do motor e, de preferência, leve para um mecânico.
  • Câmbio automatizado: A versão automatizada apresentava travamento, trancos na troca de marcha, ruídos, embreagem patinando, dentes de engrenagem desgastados e vazamento de fluídos.
  • Problema no servo freio: Fique atento ao pedal de freio, se ele estiver muito duro ou muito baixo, pode significar um problema no servo freio.

Ficha técnica Gol 2011

G4
Gol 1.0 Flex (G4)
Motor 1.0 Flex
Potência 71 cv (E) / 68 cv (G)
Velocidade máxima 168 km/h
Câmbio manual, 5 marchas
Altura 1,41 m
Suspensão independente Mc Pherson (diant.); eixo de torção (tras.)
Freios Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Comprimento 3,93 m
Largura 1,65 m
Tanque de combustível 51 litros
Porta-malas 285 litros
Peso 893 kg
G5
Gol 1.0 Flex (G5) Gol 1.6 Flex (G5) Gol Power 1.6 I-Motion (G5)
Motor 1.0 Flex 1.6 Flex 1.6 Flex
Potência 76 cv (E) / 72 cv (G) 104 cv (E) / 101 cv (G) 104 cv (E) / 101 cv (G)
Velocidade máxima 169 km/h 192 km/h 192 km/h
Câmbio Manual Manual Automatizado
Altura 1451 mm 1460 mm 1464 mm
Suspensão independente Mc Pherson (diant.); eixo de torção (tras.) independente Mc Pherson (diant.); eixo de torção (tras.) independente Mc Pherson (diant.); eixo de torção (tras.)
Freios Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Comprimento 3,89 m 3,89 m 3,89 m
Largura 1,65 m 1,65 m 1,65 m
Tanque de combustível 51 litros 51 litros 51 litros
Porta-malas 285 litros 285 litros 285 litros
Peso 934 kg 944 kg 974 kg

Conclusão

O Gol é um carro econômico, com bom desempenho e preço atrativo, tem diversas versões, para todos os gostos e propostas, o único porém é o problema de lubrificação, fique atento na hora da compra e leve para um mecânico de confiança antes da compra. No mais, certamente é uma ótima opção de usado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.