Gol Comfortline (2015-2018): intermediário mais equipado

gol comfortline 5

O Gol Comfortline foi uma versão intermediária do hatch compacto da VW entre 2015 e 2018, sendo uma proposta mais equipada que as demais opções, exceto pela Highline, que era a topo de linha.

Tendo passado do Gol G6 para o Gol G7, a versão Comfortline tinha vários equipamentos e opções de equipamentos, deixando a versão mais atraente para quem buscava mais conforto.

O hatch na versão Comfortline era equipado com motores 1.0 e 1.6, ambos VHT, enquanto no fim do período, o EA211 1.0 MPI apareceu para encerrar a proposta da versão.

A versão Comfortline era oferecida com a opção de acesso, a Special, assim como a City e a Highline, tendo um bom custo-benefício para quem procura um popular com melhor conteúdo.

O hatch compacto foi oferecido nas carrocerias de duas e quatro portas, tendo ainda como irmão o VW Voyage e a picape VW Saveiro.

Gol Comfortline – detalhes

gol comfortline 11

Gol Comfortline 2018

O Gol Comfortline inicialmente chegou com faróis duplos e para-choques na cor do carro, tendo ainda rodas de aço aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15, com opção de rodas de liga leve de mesmo tamanho.

Os retrovisores tinham repetidores de direção e eram pintados na cor do carro, com as maçanetas na mesma cor.

Atrás, lanternas compactas e o para-choque tinha refletores, algo não presente nos modelos anteriores, enquanto os vidros eram verdes, tendo ainda limpador traseiro e lavador.

Tinha ainda desembaçador traseiro e também para-brisa degradê, enquanto o interior tinha painel com conta-giros, nível de combustível, temperatura da água e velocímetro, além de computador de bordo.

Também tinha sistema de áudio integrado com Bluetooth, CD player, USB e auxiliar, com o volante multifuncional do Passat, tendo comandos de mídia e telefonia, além de acabamento em aço escovado.

gol comfortline 10

A coluna de direção era ajustável em altura e assistência hidráulica, enquanto o ar condicionado era manual, tendo ainda fonte de 12V e freio de estacionamento manual.

Os vidros elétricos da frente tinham comandos nas portas, mas os traseiros ficavam no painel, tendo ainda travas nas portas e os retrovisores tinham comandos na porta do condutor.

Os bancos tinham malharia específica e o banco do motorista tinha ajuste em altura, com o banco traseiro sendo rebatível e com acesso ao bagageiro de 285 litros.

Equipado com alças no teto, tinha ainda retrovisor interno dia e noite, assim como para-sois com espelhos iluminados.

Com alarme e abertura interna do porta-malas, o Gol Comfortline tinha um pacote que ainda consistia em airbag duplo e freios com ABS e EDB.

gol comfortline 6

Com a atualização de meia vida, o Gol Comfortline ganhou novos faróis de parábola única, além de grade ampliada e para-choque com linhas mais retangulares.

As lanternas compactas foram repaginadas e o interior recebeu painel novo, com injeção de textura no acabamento, tendo ainda sistema de áudio com CD player, Bluetooth e SD card.

Havia ainda suporte de smartphone com fonte de USB, cluster personalizado e opção de bancos em couro.

O motor 1.0 passou a ser o 1.0 MPI de três cilindros com até 82 cavalos, mas preservando o 1.6 8V de até 104 cavalos.

O câmbio automatizado saiu de cena antes da atualização para o Gol G7 e o Gol Comfortline não chegou a ver o câmbio automático Tiptronic.

Gol Comfortline – equipamentos

Volkswagen Gol 2014 11

Volkswagen Gol Comfortline 1.0 Manual – Motor 1.0, mais câmbio manual de cinco marchas, para-choques na cor do carro, rodas de liga leve aro 14 polegadas, 175/70 R14, faróis de neblina, retrovisores com repetidores de direção e alarme.

Maçanetas e retrovisores na cor do carro, limpador e lavador do vidro traseiro, vidro traseiro térmico, para-brisa degradê, retrovisor interno dia e noite, retrovisores com ajustes elétricos, vidros elétricos com one touch na frente e travamento central elétrico.

Computador de bordo, alças de teto, para-sois com espelhos iluminados, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção ajustável em altura, direção hidráulica, ar condicionado, porta-malas com iluminação e bancos traseiro rebatível.

Cintos de 3 pontos, cintos com pré-tensionamento, airbag duplo, freios com ABS e EDB, volante multifuncional, travas de segurança nas portas traseiras, bloqueio dos vidros dos passageiros, sistema de áudio com Bluetooth, quatro alto-falantes, entre outros.

Volkswagen Gol Comfortline 1.6 Manual – Itens acima, mais motor 1.6 litro.

Volkswagen Gol Comfortline I-Motion 1.6 Automatizado – Itens acima, mais câmbio automatizado de cinco marchas com modo Sport e mudanças manuais na alavanca e também no volante, com paddle shifts.

Gol Comfortline – preços

Gol Comfortline – motor

O Gol Comfortline teve três motores, sendo dois da família EA111 e um da EA211, sendo os dois primeiros mais antigos, construídos com blocos de ferro fundido e com cabeçotes de alumínio.

Estes eram dotados de comando único acionado por correia dentada e com duas válvulas por cilindro, tendo o primeiro 999 cm³ (1.0) e o segundo 1.598 cm³ (1.6).

Quando surgiu em 2015, o Gol Comfortline teve estes dois motores, sendo o primeiro com 72 cavalos na gasolina e 76 cavalos no etanol, além de 9,7 kgfm no primeiro e 10,6 kgfm no segundo.

Já o 1.6 entregava 101 cavalos no derivado de petróleo e 104 cavalos no combustível vegetal, tendo ainda 15,4 kgfm no primeiro e 15,6 kgfm no segundo.

Este último vinha ainda com opção do câmbio automatizado ASG na versão I-Motion, tendo cinco marchas e mudanças de marchas manuais na alavanca ou paddle shifts.

O câmbio tinha ainda modo Sport, que permitia melhor condução esportiva.

Outro propulsor era o EA211, um motor de três cilindros com bloco em alumínio e cabeçote de 12V com quatro válvulas por cilindro e duplo comando variável para abertura e tempo de válvulas.

Com correia dentada lubrificada, o 1.0 MPI tinha 999 cm³ com 75 cavalos na gasolina e 82 cavalos a etanol, com 9,7 kgfm no derivado de petróleo e 10,4 kgfm no combustível vegetal.

Gol Comfortline – desempenho

  • Volkswagen Gol Comfortline 1.0 8V Manual – 13,4 segundos e 163 km/h
  • Volkswagen Gol Comfortline 1.0 12V Manual – 12,3 segundos e 170 km/h
  • Volkswagen Gol Comfortline 1.6 8V Manual – 9,8 segundos e 188 km/h
  • Volkswagen Gol Comfortline I-Motion 1.6 8V Automatizado – 10,6 segundos e 163 km/h

Gol Comfortline – consumo

  • Volkswagen Gol Comfortline 1.0 8V Manual – 7,7/9,6 km/l e 11,6/13,9 km/l
  • Volkswagen Gol Comfortline 1.0 12V Manual – 8,8/10,3 km/l e 12,9/13,9 km/l
  • Volkswagen Gol Comfortline 1.6 8V Manual – 7,6/9,2 km/l e 11,0/13,1 km/l
  • Volkswagen Gol Comfortline I-Motion 1.6 8V Automatizado – 7,7/9,2 km/l e 11,1/13,1 km/l

Gol Comfortline – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X