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Hora da compra: Novo Ford Ka ou Hyundai HB20?

hb20-vs-novo-ka-700x478 Hora da compra: Novo Ford Ka ou Hyundai HB20?

A busca por um carro novo é sempre um momento de entusiasmo. Apesar de estar muito satisfeito com meu Fiesta Rocam 2012 básico, um carro mais completo e seguro estava fazendo falta. Assim, já tinha em mente os possíveis substitutos, na minha opinião os melhores representantes do segmento de veículos 1.0 atualmente: Hyundai HB20 e o Novo Ford Ka.



Após diversas idas às concessionárias, relato, agora, como foi minha experiência de compra.

Passados dias de espera pela chegada do novo Ford às concessionárias de Belo Horizonte, fui, enfim, conhece-lo. Ao chegar à loja, havia duas versões do modelo expostas: a inicial “S” e a completa “SEL”. O novo carro da Ford vem bem recheado desde a versão de entrada, com airbags, freios ABS, vidros elétricos dianteiros, ar condicionado e direção elétrica. Ao vivo, o carro me pareceu menor do que parece nas fotos, contudo, ainda fiquei muito satisfeito com o visual. O design agressivo realmente se distanciou daquele velho Ka, amigável mas que não chamava mais atenção nas ruas. Comparando as respectivas versões, grade com detalhes cromados, belas rodas de liga leve aro 15 (iguais às do New Fiesta) e maçanetas e retrovisores na cor do veículo as distinguiam pelo lado de fora.

Por dentro, tudo é novo. Incontestável as melhorias que os engenheiros da fábrica baiana conseguiram realizar. A cabine lembra muito a do New Fiesta e agrada quem vê. Na versão de entrada, existe um prático console com tampa que carrega objetos pequenos e prende o celular para servir como GPS. Na versão superior, em tal local fica a tela de controle do sistema de conectividade Sync da Ford, com comando no volante em seu lado esquerdo. O computador de bordo fica em uma pequena tela abaixo do mostrador de velocidade. Controles de estabilidade e tração, de suma importância, estão presentes na versão mais cara. Ambos possuem som com Bluetooth e entrada USB/Auxiliar. O espaço é bom tanto na frente quanto atrás, com bom espaço para cabeça e teto alto. Porta-objetos estão espalhados por todos os lados.

Por sua vez, pontos negativos também me chamaram a atenção: o painel de instrumentos é bem simples e parece ficar escondido atrás do volante de tão pequeno. O tom minimalista também foi parar nos bancos, que são estreitos e não possuem abas laterais tão ressaltadas para segurar o corpo. Os botões do ar condicionado e vidros elétricos passam uma sensação de fragilidade ao serem acionados, além de fazerem barulho “estalado” no manuseio. Nas portas dianteiras a forração é mínima, existindo somente na área próxima ao cotovelo. Na parte de trás, tudo é plástico duro.

Apesar de estar muito animado com o novo Ford, já me falaram que não é indicada a compra de um modelo recém lançado, tendo em vista que a fábrica ainda realiza ajustes após o lançamento. Contudo, não observei maiores problemas de acabamento como aconteceu no New Fiesta, que tinha portas e capô desalinhados. Por outro lado, em um dos modelos de exposição a borracha de amortecimento de uma das portas e do porta-malas estava solta. Na versão mais simples, o botão de abrir o porta objetos que segura o celular não estava funcionando e foi preciso uma ajudinha com as unhas para que o mesmo se levantasse. O painel é bonito, mas não esconde o plástico de aspecto simples.

Os problemas de acabamento foram esquecidos na hora do test drive. O motor realmente é muito esperto para um modelo 1.0, funcionando com suavidade. O câmbio da Ford sempre me agradou e no Ka não foi diferente. Os engates são curtos e precisos. A direção elétrica é leve e o carro se mostrou à mão em curvas. Ponto a favor dos engenheiros brasileiros, que conseguiram um belo conjunto mecânico.

Na negociação, foram passados os valores do site. Não teve choro. O máximo que consegui foi instalação de insulfilm como cortesia. Como se trata de lançamento, as taxas para financiamento não são nada convidativas e giram em torno de 1,39 % a.m. para pagamento com 60% de entrada e saldo em 24x ou 36x. Dessa forma, o valor final do carro não foi tão interessante.

Fui então para a Hyundai, ver o também aclamado HB20. Tinha um pouco de preconceito com a marca, mas indicado por amigos passei a ver melhor os modelos, sobretudo diante da revisão bem barata durante os 5 anos de garantia (R$ 1.089 por todo período). Por fora, seu design consagrado agrada à maioria dos gostos. As linhas são mais ousadas que as do Ka, com vincos e ressaltos. Questão de gosto. Para mim, são os dois mais bonitos do mercado.

Fui conhecer a versão intermediária do modelo 1.0, a Comfort Plus, que estava de acordo com minhas finanças. Esta versão é bem completa e tem além de airbags e freios ABS com EBD, vidros elétricos nas quatro portas, travas, ar condicionado, direção hidráulica, som com comandos de áudio e telefonia no volante além de outros detalhes de “perfumaria”. Ao entrar no carro fiquei surpreso com a qualidade construtiva. O painel segue as linhas do exterior, com recortes bem destacados.

O volante, com comando de áudio e telefone em seis botões e painel de instrumentos com canhões separados para os mostradores nos remete a carros de categorias superiores. O computador de bordo fica ao centro, com boa visualização. Os comandos centrais de som e ventilação possuem detalhes cromados ou emborrachados, assim como o fundo dos porta-trecos, para eliminar qualquer barulho. As portas dianteiras possuem revestimento em tecido, o que não acontece lá atrás. O espaço para cabeça dos ocupantes é pouco menor que no Ka, que tem o teto mais alto. Pelo menos o túnel central é bem rente ao assoalho e não atrapalha quem vai no meio. Isofix junto aos cintos de segurança e porta-malas maior também se destacam. Os bancos são confortáveis e largos, com aba maior aos lados. Por dentro, a Hyundai não descuidou dos detalhes e deve ganhar muitos consumidores com isso. Confesso, desde já, que foi o meu caso.

Hora do test drive: o carrinho também foi bem esperto, apesar de sentir que o Ka se sai melhor nas arrancadas. A direção elétrica da Ford está acima da hidráulica da Hyundai, mas que não faz feio e possui quase a mesma leveza. O carro está sempre à mão. A posição de dirigir do Ford é mais alta, o que particularmente me agrada. Por sua vez os ajustes de altura do banco do HB20 elevam pouco o condutor. O Ka é mais esperto, mas mais barulhento. Pouco se escuta do motor do HB20 em funcionamento. Quando requisitados, ambos os motores tem um ronco divertido.

E a negociação? Após visitar duas concessionárias da marca consegui algo próximo do que eu esperava. Ganhei tapetes de carpete, protetor de carter, insulfilm, acionador dos vidros na chave e emplacamento do veículo. O IPVA teve que ficar por minha conta. O preço do carro é tabelado e não aceitam propostas. Política da marca, e olha que tentei bastante. Outra vantagem negocial foram as taxas e, frente às da Ford, foram determinantes à compra. A marca oferece plano de pagamento com taxa 0% em 12 vezes, 0,49% em 24 vezes ou 0,99% em 36 vezes.

Em resumo, o Ká é mecanicamente bem elaborado e possui itens de segurança interessantes na versão top, mas o HB20 não fica longe nesses quesitos e se destaca na qualidade construtiva em geral. Aliado a boas condições de negócio, foi a escolha mais acertada no momento.

Por Eduardo Lui

  • chcoutinho

    qual dos dois tem 5 estrelas no Latin NCap?

    • Bruno Silva

      Hb20 salve erro tem 4 estrelas. Já o Ka ainda não foi testado.

    • FILIPE DA ROCHA MOTTA

      O Ka tem a mesma plataforma do Fiesta que tirou 4 estrelas no Latin

      • Leandro1978

        O que não quer dizer nada. O Onix, p.e., tem plataforma que tira cinco estrelas na Europa, mas aqui tirou apenas três.

        • Gustavo73

          Porque não adianta usar só a mesma plataforma. Tem que usar os mesmos materiais. O up usa e abusa do aço boro na sua carroceria, o Ecosport também. Mas quem não usa não vai tirar mais.

          • Mazembe 2X0

            Essa do Ecosport ter eu não sabia.

            • Gustavo73

              Sim, li em uma matéria a empresa que fábrica falando dos modelos. Inclusive falando que esse aço ainda seria importado e que teria custo 5 vezes maior que o comum usado em carros(ainda teria um que fica entre os dois). E que com o aumento da demanda srria produzido no Brasil.

        • Marcio Santos

          Claro, o fato de ter a mesma plataforma do new fiesta e do eco não é garantia de nada, mas a ford tem histórico recente de estar preocupada com a segurança dos carros.
          Hoje se estivesse para comprar um carro compacto iria de hb20 ou up, talvez aguardasse mais pelo teste do ka somente porque como carro me pareceu o melhor de todos, gostei do que vi.
          A gm não, só tem feito tampas de caixão, isso é um fato.

        • BlueGopher

          Onix na Europa? Acho que não…

          • Leandro1978

            Não falei do Onix na Europa, falei de sua plataforma. Ele utiliza a mesma plataforma do Sonic, Aveo na Europa, que tirou 5 estrelas lá.

      • Gustavo73

        Pois é mas o Ecosport tirou 5. Mas a Ford disse que o nosso Fiesta não tem as duas colunas reforçadas como a da Ecosport. E quando o Ka foi lançado a Ford disse que espera 4 logo ele também não deve ter. Infelizmente, o simples up tem. Mas a Ford decidiu não fazer o mesmo com Ka e Fiesta.

        • Leandro1978

          Ah, mas eles têm o ar e a direção de série…

          • Gustavo73

            Pois é. Já que não mexeram na margem de lucro e nem o governo tirou algum imposto. Em algum lugar se tirou algo.

    • Fanjos

      Nem da para levar o Latin NCap a serio depois de dar 5 estrelas para o Up, eu passei a desconsiderar totalmente a credibilidade deles.
      Sem AB Lateral, ESP e ASR, deveria ser impossível tirar, mais do que 4 estrelas

      • chcoutinho

        Não sei quais os critérios de avaliação, mas o up! tirou 5 estrelas.
        Creio que essa avaliação não pode ser desconsiderada.

        Não há dúvida que ele é mais seguro que o HB20 e o Ford Ka

        • Fanjos

          Acredito que ele não seja uma ratoeira como um Celta ou Uno, mas duvido e muito dessas 5*
          Duvido que o nível de segurança dessas 5* seja o mesmo das 5* de um Golf
          De qualquer forma ainda confio mais nas 4* do meu Cruze do que nas 5* do Up

          • chcoutinho

            Os critérios de avaliação de um carro popular não são os mesmos de um sedã top de linha.
            De forma que as 5 estrelas do up! não são equivalentes às 5 estrelas de um Golf e as do Golf não são equivalentes à um Mercedes, BMW, Ferrari etc.
            Querer comparar duas categorias não tem o menor sentido.

            • Fanjos

              O critério deveria ser o mesmo para todos, se o popular não conseguir tirar mais que 2 estrelas com o mesmo critério usado para uma Ferrari que assim seja, pelo menos não venderia uma mentira

              • chcoutinho

                Deveria mas não é.
                Ou você acha que o seu Cruze com 4* tem a mesma proteção que um BMW 4*?

                • Fanjos

                  Acho que um BMW não tiraria 4* e se tirasse nesse mesmo teste o meu carro tiraria 1 ou 2* no maximo

                • Bom… você não quer acreditar, mas é!

                  • chcoutinho

                    já entendi que é. vlw
                    ponto para o up!

                    • O up! mandou bem mesmo! Assim como o EcoSport!
                      Espero que o Ka se saia bem, já que acabei de comprar um! hehehe
                      Mas acho que vai tirar 4 estrelas, a plataforma é comum como New Fiesta.

              • Gustavo73

                O critério é o mesmo.

                • Fanjos

                  Os critérios estão furados no Ncap, acho que ultimamente o único que esta pegando pesado com as montadoras é o IIHS-HLDI de resto esta mais para brincadeira

            • Gustavo73

              Os critérios de avaliação são os mesmos. A mesma velocidade de colisão. E a pontuação segue o mesmo critério. O problema é que o pessoal crítica, mas não vai olhar. Além das estrelas existem as pontuações tanto para passageiros quanto para crianças. Os dados são analisados e a pontuação simada. O up tem mais aços de altíssima resistência com boro proporcionalmente que modelos maiores. Simplesmente por ser pequeno é necessário isso. Como já foi explicado os carros são testados não configurar mais simples em nosso mercado. Focus, Ecosport e Jetta também só tinham o mínimo 2ab e abs. E mesmo assim tiram 5 estrelas. Mas aí ninguém reclama. Porque não se informar e acha que a versão testada era a top com múltiplos Airbags e aopa de letrinhas.

              • chcoutinho

                boa explicação, Gustavo73.

                Segurança para a maioria dos brasileiros é uma coisa irrelevante.
                Importante é ter GPS e uns botões pra apertar

                • edbil

                  Não generaliza.

                  • Gustavo73

                    Ele disse a maioria. E isso pode ser verdade. O Onix oferece e vende muito bem. O Uno novo também oferece. Mas os dois tem 3 estrelas, algo que até outro dia aqui era bateu morreu para muitos.

                    • edbil

                      Vocês não consideram que nesta “maioria” há consumidores comuns que não são entusiastas da área automotiva. Nem todo mundo acessa blogs ou lê revistas especializadas. Muita gente no nosso país nem tem conhecimento que estes testes de colisão são realizados. A divulgação dos resultados é muito discreta.

                    • Gustavo73

                      Sim considero. Mas estamos na época da informação. E não consigo entender que estando a um clique da informação. Pessoas comprem um produto tão caro, e não tentem se informar sobre. Eu faço isso sobre tudo que compro. Eletrônicos, eletrodomésticos. As pessoas não procuram as informações porque não querem. E se encantam por telas e leds. A maioria não faz idéia nem do preço de tabela ou dos equipamentos de série dos modelos. Eu pessoalmente hoje com as facilidades não entendo esse comportamento. A compra de qualquer coisa tem um fator emocional grande. Mas não procurar o mínimo de informação eu não compreendo.

                    • edbil

                      Se você está neste site é porque dá muito valor ao setor automobilístico. Tal como todos aqui. Para muitos o carro é um produto, só um produto de consumo. É uma questão de gosto. O sujeito faz um test drive, gosta do desempenho, conforto, design e compra. Entende? Nem todo mundo quer pesquisar sobre consumo, potência, torque, desempenho, etc. E só uma questão de opção. Vai de pessoa para pessoa. Nem todo mundo dá tanta importância a um carro assim a ponto de fazer uma pesquisa aprofundada.

                      Eu creio que este programa de segurança só vai ganhar projeção e importância quando as montadoras que forem bem colocadas criarem um selo tipo do procel. Promovendo seu produtos utilizando os resultados como propaganda. Aí o público vai tomar conhecimento.

                    • Gustavo73

                      Edgard, entendo suas colocações. E até concordo com elas. Só disse que não é difícil hoje conseguir informações sobre qualquer assunto. E de graça, não precisa mais comprar revistas como no passado. E o test-drive é importantíssimo. E mesmo isso poucas pessoas fazem. A maioria compra sem ter dirigido o carro. Quanto a divulgação dos testes isso já acontece, pelo menos a VWB fala disso no caso do Up. Inclusive com adesivos no carro. Mas vai demorar para ser difundido. Aqui os testes tem 4 anos. Lá fora são décadas. É isso, estamos atrasados. Mais uma vez.

              • Fanjos

                Bom que seja, mas ainda vou confiar mais na segurança de um médio como o Focus, Cruze ou mesmo nas 4* de um Malibu com 10AB do que de um compacto barato com 2AB

                • Gustavo73

                  Claro que com os mesmos números. Um médio ou médio-grande no mundo real vai te dar mais segurança. Mas isso se você tiver dinheiro para comprá-los. Já que o up custa bem menos que esses. Então quem não pode ou não quer pode ter mais segurança que a maioria dos carros oferecidos aqui. Por bem menos.
                  Quanto ao teste do Malibu o número de Airbags não fez diferença já que não foi feito teste lateral. E mostra como critérios e análises por mais que sejam bem intencionadas podem provocar erros de avaliação cpmo esse. Isso por falta de um simples aviso. Mas é o mesmo que preferir um carro como o Palio (estou falando dele pois é o único na categoria a oferecer tal equipamento) com 4 Airbags frente a um New Fiesta basico sem. O NF tem uma plataforma mais segura e é índice dr deformação menor. Temos também 2 provas que ter Airbags não é garantia de estrelas. Jac3 e March com Airbags tiveram 2 estrelas enquanto o Gol Uno e Palio tiveram 3.

                  • Alligator

                    O sonic tirou 5 estrelas no teste americano só com 2 airbags

                • Alligator

                  O sonic recebeu 5 estrelas no teste americano com dois airbags

              • Leandro1978

                Pois é, começam a questionar quando determinado modelo vai bem, com outros isso não ocorre… Típicos “torcedores”. Pior é que, lendo os comentários, dá para ver que as críticas ocorrem sem embasamento algum.

                • Gustavo73

                  É isso que me incomoda. Antes todos os nossos carros eram bateu morreu. E ninguém contestava os testes. De repente um carro tirou 5 e o teste não vale. Mas é o mesmo feito no mesmo lugar. Da mesma maneira. A grande diferença é que a VWB decidiu que o teste era importante. E que o carro já deveria chegar com essa chancela. Algo comum na Europa, aonde muitos são testados antes de estar a disposição do consumidor comum. Porque lá eles dão valor a esse teste. Junto com números de consumo e poluição. O que me chamou a atenção. É que ao invés re combrarem que qualquer lançamento deveria ter 5 estrelas. Já que um dos mais simples tem. Passaram a não só criticar o teste. Com muitos não cobram mais tanto os testes em outros modelos. Veja que Fit e City foram lançados e muitos que batem no up. Não cobram o teste desses. É só isso. A minha defesa é ao teste que não tínhamos e temos a pouquíssimo tempo (4 anos). Antes cobravam agora não interessa. Não é prefeito e não cobre todas a possibilidades, como nenhum no mundo. Mas na minha opinião é melhor que nada. E deve evoluir sempre. Vamos cobrar para ser igual ao do primeiro mundo. Mas isso não acontecerá de uma hora para outra. E não devemos anulalo só por isso.

                • Mazembe 2X0

                  Pelos comentários dos colegas a torcida é contra o up! só porque ele é o único Hatch compacto a tirar 5 estrelas no NCap , na moral , isso é de uma infantilidade tremenda.

                  • Gustavo73

                    Eu inocentemente achei que esse resultado faria as pessoas cobrarem que todos os carros devessem ter isso no mínimo. Já que o carro mais simples da VWB oferece. Mas não ou passou a ser irrelevante. Ou é criticado.

                    • Mazembe 2X0

                      É verdade, vai entender esse povo.

                    • Leandro1978

                      Não é difícil de entender, é questão de torcida mesmo. Se a marca que a pessoa gosta vai bem, o teste é “definitivo”, sem questionamento. Se vai mal ou se a marca odiada vai bem, é questionado.

                  • Fanjos

                    Eu não sou contra o Up, só não acredito nessas 5* dele, aliais o Up foi testado com carro enviado pela VW em vez de um selecionado randomicamente em uma css qualquer, vc não ficaria com o pé atras?
                    De qualquer forma em caso de uma batida eu prefiro estar dentro de qualquer médio (menos chineses) que dentro de um Up

                    • Guest

                      Na Europa é super comum pegarem carros direto da fabricante, assim como o UP!. Eles chegam e escolhem um modelo que esta disponível no pátio e levam para os teste. Não fiquei com pé atras pois só de ver os videos dos teste da para ver que a cabine fica intacta assim como os testes feitos nos carros médios.

                      Semana passada teve um acidente aqui em Curitiba num cruzamento entre um 307 e um UP! ( O 307 acertou a lateral do UP! em cheio que capotou várias vezes) e fiquei positivamente muito surpreso, a lateral não recolheu tanto e os passageiros saíram só com alguns cortes. A Frente do 307 sumiu….

                    • MarcioMaster

                      Isso não significa nada, aqui na minha cidade uma Grand tour acertou um Celta pela lateral com 4 moças dentro, o mesmo capotou e todas saíram inteiras (video). E pensando assim o carro mais seguro do mundo é o Sandero (vide acidente na ponte no Rio de Janeiro)

                    • Gustavo73

                      Concordo. Um acidente isolado pode ser a exceção e não a regra. Cide a mulher que sobreviveu dentro de um Mille após ser esmagado por um caminhão ou conteiner. E só aconteceu porque a estrutura do banco quebrou e cedeu. E acho que ela estava sem cinto. Se fosse um carro mais seguro com um banco que não cedesse ela provavelmente teria morrido. Isso não significa que um banco que quebre é melhor que um que fique integro durante uma colisão.

                    • Marcio Santos

                      Se vocês procurarem irão achar na web uma batida frontal entre uma megane GT e uma strada cabine dupla ou palio weekend, não tenho mais certeza. A megane inteira e a fiat toda arrombada, a megane foi parar nos bancos dianteiros da fiat.

                    • Lázaro Rosa

                      Significa sim, que a probabilidade de acontecer algo pior com uma pessoa que esta no Celta ( que é uma lata de sardinha) com a que esta no UP! é muito maior, isso á fato pela qualidade dos dois produtos.

                      Nesse caso que você citou é mais sorte que competência da segurança do Celta, tem casos que é impossível a gente tentar explicar como a pessoa sobreviveu.

                    • chcoutinho

                      acho que, mesmo com esses acidentes que comprovam a segurança do up!, a imensa maioria ainda assim prefira andar de uno com telinha de LCD no painel

                    • Lázaro Rosa

                      Na Europa é super comum pegarem carros direto da fabricante, assim como o UP!. Eles chegam e escolhem um modelo que esta disponível no pátio e levam para os teste. Não fiquei com pé atras pois só de ver os videos dos teste da para ver que a cabine fica intacta assim como os testes feitos na maioria dos médios.

                      Semana passada teve um acidente aqui em Curitiba num cruzamento entre um 307 e um UP! ( O 307 acertou a lateral do UP! em cheio que capotou várias vezes) e fiquei positivamente muito surpreso, a lateral não recolheu tanto e os passageiros saíram só com alguns cortes. A Frente do 307 sumiu…..

                    • Gustavo73

                      O up foi escolhido por representantes da Latin Ncap dentro do estoque da VWB junto com uma firma de auditoria. E antes e depois da colisão eles são avaliados. Entendo o questionamento feito. Mas isso é comum na Europa. O famoso Quoros foi testado antes de ser lançado. E até hoje tem só uma css no leste europeu.

              • Brenno Fernandes

                Gustavo, o maior problema aqui, é porque o up é um VW, ai falar bem dele aqui e receber pedrada de todo lado. Aquo e tido anti VW, o problema e que elas esquecem que essas montadoras são tudo farinha do mesmo saco. A sua explicação a respeito do teste esta totalmente correta. Parabéns pela explanação.

                • Gustavo73

                  Eu sei disso. E até acho que o comportamento da VWB na primeira década dos anos dois mil, fez as pessoas serem bem críticas com ela. Afinal fora o Polo não tivemos mais nada. O Fox quando foi lançado tinha estrutura e motores do Polo. Mas o acabamento do primeiro era muito fraco. O Gol de 2008 não era nada de mais. Golf abandonado por 10 anos e outras coisas. Mas aí pelo menos em alguns modelos ela muda. Trás o Up igual ou europeu seguro, eo Golf europeu com versões com preços competitivos (as versões mais baratas que são as que mais vendem. E mesmo assim as críticas continuam sobre os novos modelos da mesma maneira. Enquanto isso outras empresas seguem o caminho inverso. E o pessoal parece ignorar isso. Como você disse são tidas iguais. Querem lucro. Mas as torcidas parecem não ver isso.

            • Gustavo73

              5 estrelas são 5 estrelas independente da categoria. É só ser testado pelos mesmos critérios.

            • Idmar Boaventura

              Quem disse? Qual a fonte disso?

            • Não existe uma medida de estrelas para hatch, outra para sedan grande, outra para SUV e etc… A física é uma só, avalia-se a absorção de energia e o critério de injúria nos ocupantes.
              Portanto, a segurança 5 estrelas medida no up! de R$ 29000,00 é a mesma 5 estrelas do BMW de R$ 250000,00.
              Claro que na hora de desenvolver o veículo, são adotados critérios diferenciados para cada tipo de veículo, visando atender às 5 estrelas.
              Mas a análise é uma só!

              • Marcio Santos

                Rodrigo, vou tentar te explicar.
                Um up sofre a batida contra a barreira fixa o lncap carregando o seu proprio peso, este peso é jogado contra a barreira e o carro suporta, ok.
                Quando um carro de 1800kg é jogado contra esta barreira e também atinge a mesma pontuação do up significa que a sua estrutura suportou um impacto bem maior.
                Assim sendo, se este carro de 1800kg bater de frente contra um up de 900kg o up levará a pior porque a estrutura do carro de 1800kg é mais resistente.
                Duvida?
                Faça o seguinte teste, peça para alguém atirar uma laranja a 50km/h por hora e agarre esta laranja, fácil, depois peça para a mesma pessoa atirar uma melancia de 10kg nesta esta mesma velocidade e tente agarrar…..
                Certamente será bem mais complicado, acontece o mesmo com os carros, isso não invalida o fato de o up ser um carro seguro, mesmo motivo pelo qual o carro mais seguro do mundo seria destruído ao bater contra uma carreta.

                • Acho que você não entendeu o que escrevi, Márcio. Cada veículo tem seu critério de desenvolvimento para atender às 5 estrelas. Pequeno, médio ou grande.
                  A avaliação do NCAP é uma só.
                  É mais do que óbvio um caminhão Renault de 6 toneladas ter uma estrutura maior do que um up!.
                  Mas cada um foi desenvolvido para absorver energia de impacto visando minimizar os efeitos nos ocupantes.

        • Robinho

          Como não há duvida que ele é mais seguro que o Ka? o Ka nem foi testado ainda, ou foi e eu que não sei ???

          • chcoutinho

            conhecendo a Ford não se espera muita coisa da avaliação do Ka.
            aliás, vc já viu algumas matérias sobre o alinhamento e acabamento do Ford Ka?

            • Robinho

              ah, então vc acha que o Ka será pior que o Up…

              • chcoutinho

                Bastante provável, certeza só depois do teste. mas quem vê as falhas inaceitáveis de acabamento e péssima montagem não deve esperar grande coisa

                • Marcio Santos

                  Isso não tem nada a ver, o focus tinha falhas de alinhamento e obteve a maior nota já mensurada pelo lncap, alinhamento dos painéis externos não tem nada a ver com a segurança do carro.
                  Outro ponto, se tu diz que o ka é mal acabado então tu nunca entrou no carro, nem chegou perto de um.

            • Marcio Santos

              Novo focus é o carro com maior pontuação no lncap, ecosport obteve cinco estrelas, new fiesta 4 e não existe motivo para pensar que o ka não atingiria também 4 estrelas.
              Além disso considerando os últimos resultados e a inclusão de esp em carros mais baratos, diria que é a montadora local que mais está investindo em segurança.

          • Gustavo73

            A Ford no lançamento disse que espera 4 estrelas no teste. Eu pessoalmente fiquei decepcionado pois esperava 5 como a Ecosport.

            • Marcio Santos

              Eu também, se ao menos todos viessem com esp compensaria…
              Mas hoje eu não compraria carro com menos de 4 estrelas, entre um 4 estrelas com esp e cinco sem esp ficaria com a primeira opção.
              Mas também precisamos considerar que não devemos nos basear apenas no número de estrelas, para uma análise mais correta o ideal é avaliar a pontuação do carro.
              Um cinco estrelas “baixo” pode ser praticamente a mesma coisa que um quatro estrelas “alto”, não é o caso do up que ficou atrás apenas do focus.

              • Gustavo73

                Sim existem fatores e números a serem analisados. Mas como disse acho uma evolução. Hoje podemos fazer essa escolha. Até 2009 sabíamos o que estávamos dirigido nesse sentido. E hoje podemos escolher os veículos mais seguros testados. E eu também não compraria um com menos de 4. Podemos e devemos exigir mais dos testes. Mas hoje temos o que compara graças a ele. Já é algo. E eu não quero ficar sem essa opção.

                • Marcio Santos

                  Outro ponto que eu não abriria mão é esp, considerando que hoje a partir de 39k temos carros com esp nunca abriria mão.
                  Isso significa que podendo comprar um carro de 39k minha opção seria sempre pelo esp, primeiro no ka e acima dele o fiesta, tenho um sedan, só partiria para um médio se pudesse comprar com esp.
                  Hoje tive a primeira experiência com esp, na estrada entrei em uma curva e bem no meio havia areia espalhada, provavelmente caiu de algum caminhão, a br116 está em obras de duplicação, assim que o carro ameaçou escorregar um pouco a traseira o esp corrigiu, bem interessante a sensação que se tem neste momento.

      • Gustavo73

        O carros da Latin não passam por colisão lateral ainda. Como um “brinde” carros que tiveram 5 estrelas podem por opção do fabricante passar pela colisão lateral. Como os carros testados são sempre a versão mais simples vendidas no mercado atendidos pela Latin ppdem ser mais simples que os vendidos aqui. Fluence, Jetta aqui cim no mínimo 4 Airbags. Os modelos testados tinham 2. Ecosport e Focus também foram testados com 2. Esp não é obrigatório nem na Europa. Mas os testes em si são iguais. Mesma velocidade, mesmo Dummies, mesmos critérios. Ná Europa sr o carro não tiver certos equipamentos perde pontos. Aqui também, mas tê-los não confere uma pontuação maior. Então, a estrutura do up em velocidade de 64 km/h deu uma pontuação maior que a do Cruze testado. Isso besta situação específica. E é assim que os testes são realizados. O instituto americana pouco tempo tornou obrigatório o overllap. Mas tanto lá quanto na Europa os testes são realizados há mais de 20 anos. Então não podemos querer que aqui aconteça igual de uma hora para outra. Mas eu pelo menos acho que um teste é melhor que nenhum. Como ocorria antes de 2010. Isto é tem apenas 4 anos e existe uma escapa de evolução que em algum momento encontrará o europeu. Assim como ocorre no quesito poluição. Então independente de qualquer coisa. O up é o mais seguro da categoria, e só ele eo Ecosport feitos no Brasil tem 5 estrelas. Hb20 e provavelmente o Ka terem 4 é uma evolução frente a Palio, Gol e Uno. Mas não frente ao Polo e Fox que já tem 4 estrelas e são projetos mais antigos.

      • Antônio Pereira

        É preciso se entender os testes para se criticar, que ao que parece é o que se está fazendo.
        Os critérios são iguais para todos os veículos, mas o Latin NCap faz apenas o teste de impacto frontal, avaliando as consequências para adultos na frente e crianças atrás.
        Dessa forma, não são avaliados impactos laterais, transversais e/ou eficiência de equipamentos de proteção adicionais como AB laterais.
        Os testes são excelentes parâmetros de informação, naquilo que se propõem a fazer e com os critérios estabelecidos.
        Não respondem, por óbvio, sobre aspectos e características não testadas.

      • Minerius Valioso

        Nesse caso eu tenho de concordar. E quando questionei isso, os danados nem me responderam.

        Daria para considerar cinco estrelas somente em colisão frontal. Agora tem que avaliar a colisão lateral… teste do alce…

      • Marcio Santos

        O up tirou 5 estrelas no teste de colisão frontal, é fato, se deveria ter estrelas descontadas pela falta destes equipamentos é outra estória.

    • Gabriel Vale

      qual dos 2 são mais interessantes que o up? Os 2

      • Robinho

        ah com certeza.

      • Tosca16

        depende, nas versões de início sim… nas versões intermediárias sim… na top de linha só o KA, especialmente o HB20S não me passa atratividade com seus preços absurdos em algumas versões, mas pelo preço dele mal compra um Voyage melhor o HB20S então .

    • chcoutinho

      prefiro a segurança do up! do que a perfumaria do Uno, hb20 e Ka

      • Pobre

        Prefiro a segurança do KA ativa (controle de tração e estabilidade) + passiva (possível 4 estrelas) em vez da passiva do UP!.

    • Eduardo

      O HB20 conseguiu 4 estrelas no Latin Ncap, considerada uma boa avaliação para o segmento.

  • Bikudin

    Duvida cruel, acho o HB20 bem bonito mas o Ka vem mais recheado

    • Guilherme

      e o HB20 é um pouco mais caro. Mas, se for financiar, creio que depende das condições de cada concessionária.

    • Robinho

      duvida minha tbm, mas ainda não sei se confio na Hyundai, diante disso iria de Ford…mas é achismo meu, ok? antes que alguém atire em mim…

    • Pacheco

      Acho o Ka mais feminino.

      • Mazembe 2X0

        Eu acho os dois.

    • Anderson Lemos

      Comprei um Ka ontem, ando em um hb20 1.0 comfort plus pelo menos 1x por semana e acho que a motorização do Ka será o grande trunfo frente ao HB20. O Ka anda mais (bem mais) e gasta muuuuito menos. HB20 1.0 com alcool e ar ta fazendo 8km/l na cidade, na unidade que eu ando!

      • Claudecir Mees

        Como esta o consumo do Novo Ka?

        • Anderson Lemos

          Vou pegar o carro segunda feira… manterei a galera informada! Mas só para agregar informação ele fez 10,8 na cidade e 13,5 na estrada com alcool no teste da Auto Esporte. O up! fez 10,2 e 15,7

          • Claudecir Mees

            Valeu, pelo que vi quanto a potencia ele de encostar no consumo usando gasolina. Mas vamos e viemos o carro não é um sub compacto como o UP é um compacto até mais pesado.

  • Lenon Slater

    Obrigado ao leitor por compartilhar sua experiência conosco, espero que esteja satisfeito com sua escolha, que é o mais importante, parabéns pela aquisição !

  • Eng Turbo

    Somente um adendo, o Ka tem o teto BAIXO no banco de trás, fiz um teste drive nesse fds. O up! e HB20 são melhores nesse aspecto.
    O motor do Ka é mais lento que o EA211, mesmo com 3cv a mais.
    Acabamento do HB20 realmente é superior

    • Guilherme

      Lento na arrancada?

      • Eng Turbo

        Não, na verdade ele não sobe de giro de forma vigorante, é realmente meio lento, o que resulta na impressão de ser “amarrado”.

    • Pacheco

      Não é o motor mais lerdo, é a relação de marchas mais longas do KA. Por isso ele tem os melhores indices de consumo. Diferente da Chevrolet q coloca o cambio extremamente curto para dar agilidade ao carro.

      • Gustavo73

        Olha os testes de outro site mostram que o Ka não é mais econômico que o up.

      • Eng Turbo

        A relação de marchas dos 2 é praticamente a mesma, chegam a 40km/h em 1º, 80 km/h em 2º….não vou me aprofundar em limites de corte de giro e afins, mas não existe nenhuma diferença significante.
        O up! é o 1.0 mais rápido de todos, fato. Conheço MUITO bem os 3 carros, HB20, Ka e up!
        No conjunto geral o HB20 ainda é a melhor opção.

        • Claudecir Mees

          O UP é mais rapido e mais lento no 0-100? Como isso é possivel? Tem video na web fazendo 14s no 0-100 com alcool e o UP se quebra para fazer 14,5s? Que fisica alternativa é essa?

          • Eng Turbo

            Na teoria não tem o porque….
            o Ka tem variador de valvular na admissão e exaustão, o up somente na admissão
            São 82cv contra 85cv
            958kg contra 1026kg
            Bloco de Aluminio contra FoFo
            “A Volkswagen informa que o Up! vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos”
            Mas na experiência pratica o up! acelera mais rápido e mais forte, pois o motor do Ka “amarra” depois de 5.000 rpm e o up vai a 6.500 com fôlego até o corte.

            • Claudecir Mees

              Esse número da VW se sabe que é falso ninguém mais fez. Nenhuma revista conseguiu só o UP europeu e olha que já estão processando a VW e a Fiat por números falsos na Europa.

    • Marcio Santos

      O ka não tem teto baixo, pelo contrário, comporta pessoas mais altas do que up ou hb20 no banco traseiro.

      • Eng Turbo

        Sua afirmação está equivocada. Tenho 1,9m e já andei nos 3 carros, e o Ka possui o teto mais apertado atras, tanto na altura como no avanço lateral.

        • Anderson Lemos

          Cara eu ando no HB20, algumas vezes por mês, e comprei o Ka justamente pelo espaço maior…

          • Eng Turbo

            Eu possuo um up! e temos um HB20 na família desde 2012…o Ka é menor atrás, pois encosto a cabeça no teto, além de ter o incomodo do avanço lateral proveniente do caimento do teto em sentido a lateral. Além do mais, como eu já havia mencionado acima, o motor EA211 (up!) tem melhor desempenho que o motor FOX (Ka).
            O sistema de coxins é muito superior no Ka, pois a vibração do tricilindrico é minimamente sentida, em comparação o up! que parece uma “britadeira”

            o HB20 é tão bom quanto o Ka no sentido de vibrações, mas mesmo assim inferior.

            • Anderson Lemos

              “Se o up! de 82 cv era o 1.0 mais rápido e vai aos 100 km/h em 14,5 s, empatado com o Nissan New March, o Ka conseguiu 13,5 s, enquanto o HB20 de 80 cv fecha a em 15,1 s. ” fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2014/09/comparativo-ford-ka-enfrenta-hyundai-hb20-e-vw.html — O up! não tem melhor desempenho…

              “A economia é o mantra do up! e Ka. O VW marcou 10,2 km/l de etanol na cidade e ótimos 15,7 km/l na estrada. Já o Ford fez 10,8 km/l e 13,3 km/l, respectivamente. Ambos têm indicador de troca de marcha por volta dos 3 mil giros e ajudam a economizar com aplicativos. Sem isso e com motor que exige mais acelerador, o HB20 marcou 9,2 km/l urbanos e 11,8 km/l rodoviários.” — Na cidade ( “habitat” dos figurantes) o Ka se sai melhor que o up! eo hb20 anda menos e gasta mais que os outros 2.

              ka,up,hb20 respectivamente Retomada 40-80 km/h 8,5/ 8,8/ 9 Retomada 60-100 km/h 12,7/13,5/14 Retomada 80-120 km/h 20,3/ 21,3/ 25,7

              • Eng Turbo

                Tb li essa reportagem e ainda por cima dirigi os 3 carros…..Além do mais FORNEÇO peças para os 3 modelos.

                O “feeling” é que o up é mais solto, apresentando melhor desempenho. Na resposta acima entrei mais no detalhe.

                • Claudecir Mees

                  Procura no YouTube “ka 0-100” e pega o video do canal topspeed, fizeram 0-100 com álcool o carro chegou a fazer 13s e mais que uma vez abaixo de 14s. Como que o 0-100 do ka é mais rápido e o Up que é esperto?
                  Que logica que destrói a física é essa?
                  Só vi isso no VW blog ops carblog.

  • Guilherme

    Acho o HB20 muito mais bonito e PARECE melhor acabado (ainda não entrei em nenhuma versão do Ka), mas vem mais caro e com menos itens. E aqui também é como você falou, as concessionárias Hyundai não abaixam o preço nem se chorar.

  • fschulz84

    Acho que o momento para comprar o Ka não é agora… Sabemos como funciona a negociação (ou falta dela) logo no lançamento…

    Mas do jeito que nosso mercado anda bagunçado, é capaz de daqui uns 6 meses o Ka sofrer vários aumentos de preço e quem comprou no lançamento à vista ter feito um negócio bem melhor do que quem esperar passar o “clímax” do lançamento!

    • zekinha71

      Fui sábado ver o Ka e o vendedor disse que devido o sucesso e a procurar, logo vai subir o preço.

      • Pacheco

        Deve acontecer isso mesmo. Todos os concorrentes fizeram isso.

      • Anderson Lemos

        Ontem me falaram na CSS que mês que vem vai para 36k

  • Elton Farias

    Iria de HB20 também. Também poderia até tentar pegar o 1.6 aut. Seria mais plausível.

    • Guilherme

      O 1.6 aut. não é quase 50 mil?

    • DougSampaNA

      eu tenho um sedan 1.6 At; anda muito, é confortável para até 4 pessoas, sendo 2 crianças de até uns 12 anos no banco de trás; bom porta malas; estepe dentro do porta malas; consumo regular na cidade e bom na estrada com alcool. Seguro em conta, revisões baratas, segurança no esquema obrigatório, uma boa opção se desejar ve-lo; eu estou satisfeito com o meu…7500km rodados.

  • MaCaRyS

    Mudei minha opinião também depois que dirigi um HB20″S” que carrinho gostoso de guiar e bem acabado, me diz uma coisa Eduardo, A marca oferece plano de pagamento com taxa 0% em 12 vezes, 0,49% em 24 vezes ou 0,99% em 36 vezes. com quanto de entrada ?

    Abraço e boa diversão com seu novo carro!

    • chcoutinho

      Antes de comprar olho no Reclame Aqui a quantidade de reclamações do HB20.

      Uma colega comprou e se arrependeu

      • MaCaRyS

        Agradeço a preocupação prezado, mas de minha parte é somente curiosidade, tenho outras prioridades nesse momento! :) .. Quando for trocar de carro já tenho a menina dos meus olhos sobre rodas. *_*

      • Pacheco

        Se vc ficar olhando pro Reclame aqui, vc não leva nem a esposa pra casa… la tem reclamação de tudo q é coisa e o proprio site (diferente do Procon) não busca saber se as queixas são veridicas ou ainda não resolvidas).

        • chcoutinho

          entendo.
          mas olhe as reclamações do hb20 e do etios.
          trocentas do hb20 e poucas do etios

          • Linkera

            É porque tem muito mais HB20 rodando na rua do que Etios, então é perfeitamente natural que haja mais reclamações do que tem a maior quantidade, não concorda?

            • chcoutinho

              não concorda que pode ser pq o etios é da toyota e as reclamações seriam menores?

              • Cristiano_RJ

                Não concordo não. Já tive um Hyundai e atestei sua qualidade construtiva e mecânica. Acho que há muito mito que se propaga de boca em boca exaltando exageradamente uma suposta “superioridade” das marcas japonesas e que negligencia a evolução das demais marcas. O mercado não é estático. E temos que estar atentos a isso.
                PS. Em tempo, na pesquisa de opinião “Os Eleitos” de 2013, promovida pela revista Quatro Rodas junto aos proprietários dos 40 modelos mais vendidos do mercado, o HB20 ficou com nível de satisfação de 98,3 o que o colocou em 1º lugar na categoria e 4º lugar geral. O Etios? Este ficou com 92,0 pontos (4º da categoria).

              • Linkera

                Não. Não acho que só pelo carro ser de marca X ou Y ele tenha menos ou mais reclamações. Se fosse assim o Etios seria um sucesso de vendas mas as reclamações dele vem bem antes da compra, eu mesmo não tenho um e reclamo que o design não é atraente e que a ergonomia do carro não é boa. Viu como é relativo?
                Acho que cada caso é um caso, e, como não dá para comparar a quantidade de reclamações pois o HB20 está a mais tempo no mercado e vendeu bem mais que o Etios, logo tem muito mais no mercado, o único jeito de comparar os dois carros segundo o critério “Reclame Aqui” é juntar a maior quantidade possível de erros [diferentes] no carro e medir o teor do conteúdo das reclamações. Só quantidade não diz nada.

                • Na verdade Etios e HB20 lançaram praticamente juntos, com intervalo de dias, ambos em setembro de 2012.

          • Idmar Boaventura

            Dirigi os dois; o Etios é infinitamente melhor do que o hb20; pena que parece filhote de cruz-credo!

            • Cristiano_RJ

              “Infinitamente superior”? Tipo uma Ferrari x um Fiat Uno? Sei…

              • Idmar Boaventura

                Já ouviu falar em hipérbole, Cristiano?

          • ObservadorCWB

            Nenhuma de Ferrari…kkkkkk alguém compra Etios ?

      • A Hyundai HMB desde 2012 tem apenas 1944 reclamações no site Reclame Aqui, sendo que desde o início da produção, já comercializou cerca de 200.000 unidades da linha HB20, tendo um índice aproximado de 1% do total comercializado tem reclamações lá. Está dentro do normal, haja vista que todo processo fabril em larga escala de qualquer montadora contempla até 5% da produção sai com vícios ocultos ou problemas de manufatura que aparecem imediatamente ou após um determinado período de tempo.

        Podemos considerar que cerca de 15% das reclamações do Reclame Aqui são repetidas, ou problema recorrente de um mesmo produto, elogios e etc.

        Ainda sim, dentre as montadoras do Brasil, a Hyundai HMB é uma das poucas grandes que responde por aquele veículo mediador, tendo respondido 99,6% de tudo que recebeu, com índice de solução superior a 60%, isto que muitos ainda não avaliaram a empresa e também estes critérios são subjetivos.

        Ford, Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Honda, Kia, Nissan e Bramont Mahindra não respondem a reclamações via Reclame Aqui. Somente Toyota, Hyundai HMB e Lifan possuem índice regular, com destaque a primeira. Renault, Hyundai CAOA, Peugeot, Citröen, Districar e Chery respondem, mas seguem com baixos índices de solução através daquele canal.

    • Marcio Santos

      Tanto fiesta quanto 208 são bem melhores para dirigir do que o hb20, principalmente o new fiesta.

      • MaCaRyS

        Olá Marcio, pode até ser mas ainda não pilotei nenhum desses 2, tenho uma queda forte por Peugeot, acho que seu acabamento e mecânica são excelentes mas infelizmente a marca não se ajuda convenhamos, se a existisse um 208 SW hoje esse seria meu sonho de consumo entre os nacionais atuais, mas o HB não supre minhas necessidades. Já ouvi bons e maus comentários à respeito do Fiesta Sedan mas o que não me atrai nele é seu preço! Ainda sou daqueles que prefiro um usado de porte maior pelo mesmo valor ou até abaixo de um desses aí zero KM.

    • Eduardo

      Para taxa 0% é necessário 50% de entrada. Para as demais, a entrada é de 60% do valor do modelo.

  • Informecar

    Entre esses dois, sem dúvida alguma eu levaria o Novo Ka. Porém, nessa briga eu colocaria para disputar minha garagem o Etios de entrada. Motor 1.3, 95 cv, tão econômico quanto os concorrentes e não é um carro com motor 1.0.

    Fica a dica pra quem está pesquisando veículos nessa faixa de preço, pois o Toyota pode fazer você desistir de qualquer outra novidade, cara de “bonitinho”, ou equipamento de perfumaria que existe no segmento.

  • tjbuenf

    “O novo carro da Ford vem bem recheado desde a versão de entrada, com

    1. airbags,
    2. freios ABS,
    3. vidros elétricos dianteiros,
    4. ar condicionado e
    5. direção elétrica.”
    6. ????
    7. ????
    8. ????
    9. ????
    ….
    14. ????

    20. ????

    ????

    • CorsarioViajante

      Ah é este o famoso “completo”, afinal hoje todos os carros são mais ou menos completos…

      • Pajé_do_além

        Até “completo sem ar” eu já vi, um completo com os itens acima não está tão ruim assim kkk.

    • Sérgio Niski Junior

      som? hehe

  • Thiago_NCO

    1,39%? Que taxa horrível. Por que o colega não verificou junto ao banco onde é correntista? Aposto que teriam uma proposta bem melhor.

  • GUGASP

    Sei lá, eu não compraria o Ka, pelo menos enquanto os defeitos de lançamento, tão comuns, não forem sanados.

    • Leandro1978

      Penso o mesmo, mas ao menos em relação ao Ka, não vi os defeitos de acabamento que notei no Fiesta nacional (me parece que já sanados). Mas pode ter aqueles que a gente não vê… De qualquer forma, sempre é bom esperar ao menos um ano após o lançamento. E, se usado, procurar evitar os desta época.

  • Fudencio

    Eu cai no seu mesmo dilema. Já tinha inclusive fechado em um hb20 comfort style, assinado os cheques e quando fui verificar se tava tudo certo, a vendedora disse que não daria o insufilm e nem os tapetes, que tinha prometido no momento da negociação. Disse que eu me enganei. Cancelei o negócio na hora e rasguei os cheques.

    Fui na volks ver o Up! e sai com um fox bluemotion completo por 37 mil e taxa 0%. Acredito que foi a melhor opção.

    Não negociei o Ka pelo mesmo motivo que voce: A taxa muito alta.

    • Leandro1978

      Que erro crasso desta loja! Perder uma venda só para não colocar tapete e película protetora? O Fox já é o com facelift?

      • Fudencio

        Fox sem facelift, com facelift tá muito caro e nem tinha chegado.
        O carro já com controles no volante, bluetooth, luzes de cortesia, retrovisor elétrico, etc etc. O que me fez levar foi justamente os juros/prestação. O carro é para minha mãe.

        Pois é, achei de uma mediocridade sem fim. Pra eles o custo é mínimo! Sendo que não foi o 1º “erro” da vendedora.
        Sai de lá com uns valores de prestação, quando liguei para confirmar o negócio ela disse que esqueceu de colocar o TAC no papel e o custo da prestação aumentou em 50 reais. Deixei passar dessa vez, mas da 2ª não teve como.

        Vendedora Ana Niemeyer da AGO da Barra da Tijuca, Av. Ayrton Senna.

        • Cristiano_RJ

          AGO? KKKKKKKk….. bicho, fuja desse lugar. Já tive Peugeot e Hyundai e devido à proximidade da minha residência frequentava esse antro aí citado por você. Lá só tem pilantra! Nunca mais volto naquele lugar, mesmo que um dia seja proprietário novamente de uma das marcas citadas.

          • Fudencio

            Eu não sabia! Infelizmente as lojas que vendem HB20 aqui no Rio é só na Barra ou Zona Sul.

  • Tosca16

    Pelo falso “status” que a marca Hyundai tem conseguido passar por seus próprios méritos de marketing bem feito o pessoal vai de HB20 … mas eu sou mais o FORD KÁ(outrora nem pensava em dizer que queria ou compraria um KA) em 100% .

    • CorsarioViajante

      Tosca, não é por status ou marketing. EU torcia o nariz para o Hb20, que era modinha, que era isso, aquilo até testar um. Daí nota-se que a Hyundai estudou muito o mercado e fez um carro muito bem feito e equilibrado.

    • Cristiano_RJ

      É evidente que a sua opinião está contaminada com uma ideia pré-concebida. Limpe sua mente de preconceitos e procure se informar melhor sobre o produto. Verá que o HB20 não só vende bem devido a marketing. Ele mantem elevados índices de satisfação de seus proprietários. Coisa que só uma boa convivência é capaz de fazer.

      • JPaulo10

        HB20 não vende bem? A Hyundai vende todos os exemplares que fabrica.

      • Tosca16

        o que não interfere na escolha do outro, eu digo que o preço elevado especialmente do HB20S é fruto do marketing bem feito da marca, isso não podemos negar… mas o produto não deixa de ser mediano para bom, só não o acho superior assim ao concorrente da Ford; pelo custo benefício eu vou de KA, só disse isso .

  • CorsarioViajante

    Passei por coisa parecida, mas acabei tomando uma decisão diferente da sua, ficar mais com meu carro. Será que realmente precisava trocar um carro 2012? Era tão pelado assim?
    Enfim, naõ conheci o Ka, o HB20 realmente trata bem os ocupantes e convence por este lado.

    • FabioH

      Não quero dar pitaco nas decisões de cada um, mas como a avaliação foi divulgada… mas também achei meio prematura a troca de carro, mesmo porque relatou que “estava muito satisfeito” com o Fiesta Rocam. Eu estou postergando a troca a algum tempo já, devido aos aumentos sucessivos do mercado e a outros fatores da nossa economia que sinalizam que não é bom momento para endividamento (embora não estar disposto a contrair dívida para troca de carro).

      • CorsarioViajante

        Também não quero forçar a barra, cada um sabe onde o calo aperta, por exemplo, dependendo da rotina não ter A/C pode ser um tormento. Mas este ponto me chamou a atenção e gostaria que ele tivesse ido além da explicação genérica de que queria mais equipamentos, etc.

        • Eduardo

          Boa tarde amigo. Completando o texto, eu tinha um Fiesta Rocam 1.0
          básico. O carro sempre me atendeu muito bem e realmente só tenho coisas
          boas a falar dele. Não tenho a intenção em trocar de carro
          constantemente. Sei que automóvel nunca foi investimento. Contudo,
          alguns fatos me fizeram trocá-lo pelo novo: o ponto primordial foi
          segurança. A falta de Airbags e Abs nesse nosso trânsito frenético
          começou a me assustar. Por questões de mercado, penso que os carros que
          nao possuem esse item irão desvalorizar em um futuro próximo. O Fiesta
          rocam está saindo de linha, o que me causaria mais dor de cabeça à venda
          futura. Por fim, trabalho a muitos km de casa, e um pouco mais de
          conforto estava sim fazendo falta. Espero ter esclarecido o motivo da
          troca. Abraços.

          • CorsarioViajante

            Olá Eduardo! Este parágrafo bem poderia estar junto com o texto. A gente esquece que até 2014 ABS e Airbag não eram obrigatórios!
            Te entendo e inclusive troquei meu carro antigo pelo atual justamente por isso, e acho que fez uma boa escolha! Só não esqueça depois de fazer um relato com o novo carro. Abraços!

  • Boris

    nessa faixa de preço? etios sem pensar…… deixa todos 1.0 comendo poeira do monstrinho da toyota

    • Gustavo73

      O Etios custa 38 mil na tabela. Esses 35/36 mil.

      • Boris

        é possivel comprar o XS 1.5 por 38 mil……….
        E dá canseira em muito 2.0

        • Gustavo73

          Como um carro com menos de 100 cv e menos de 14 kgf de toque dá canseira e muito 2.0. Já os valores podem aer menores nos outros modelos também. Por isso falei di preço de tabela. Não estou falando que o Etios é um carro ruim.

          • fschulz84

            São aqueles famosos arrancadores de semáforo… Até carro 1.0 mais recente sai mais rápido do semáforo do que meu Focus Duratec, o bicho é pesado, 16V e ainda tem delay no acelerador eletrônico…

            Mas, passou da primeira marcha, ai a “canseira” some…

            • Gustavo73

              Pois é, já fui assim quando comecei a dirigir. Garoto achando o máximo gastar gasolina de um sinal para o outro. Hoje me preocupo com potência e torque pensando em ultrapassagens em vias de mão dupla com o carro carregado.

              • fschulz84

                Eu também… Eu tinha um Fiesta Rocam 1.0 que era um capetinha na saída… Mas, atualmente, prefiro o conforto dos 16V pesadão mesmo que pelo menos na estrada, se necessário, tenho força suficiente para uma ultrapassagem.

                • Gustavo73

                  Nunca tive um 1.0. Mas não mudava meu comportamento. Como fala o novo meme eu “tacava lhe pau jo acelerador”… Rsrsrs

        • Minerius Valioso

          Canseira nem para um VW Santana 2.0 APzão.

          Talvez dê canseira para o Opala 2.5.

  • Minerius Valioso

    Eu particularmente nessa faixa de preço (até os R$40 mil) pegaria o Volkswagen Up. Consumo e desempenho melhores, e ainda por cima com os repetidores laterais ausentes no Ka.

    Agora só espero não ter que levar nenhum carona no banco de trás.

    • Gustavo73

      Até 40 eu não pegaria. Mas até uns 35 sim.

      • Guilherme

        Up por mais de 35 não dá mesmo.

    • Mazembe 2X0

      Não fala isso cara, vão te chamar de louco rsrsrs.
      E o up tem maior porta malas e espaço para cabeça do carona traseiro.

      • Minerius Valioso

        Quem vai me chamar de louco, e por qual motivo? Quais os argumentos dessa rapaziada?

        • Mazembe 2X0

          Vai saber né.

        • Guilherme

          Haterismo e o ótimo argumento de que o carro parece um kinder ovo.

    • Eng Turbo

      Meu caro, a parte de tras do up! é muito confortavel…..a imagem externa não reflete o interior do carro. É possível colocar um motorista com 1,9m e um passageiro com 1,8m atras!! Uso o up! nessa configuração constantemente.

  • Marcio Santos

    As cinco revisões do hb20 somam pouco mais de R$1400 e não R$1049.

  • Tiago Batalha

    mimimi segurança, mimi achometros, mimi 6 estrelas/ 3 estrelas.
    Não aguento mais esses comentários blablabla segurança!

    Quero parabenizar o autor do texto, que soube pesquisar, analisar e escolher racionalmente o carro com melhor x custo benefício, de acordo com suas condições financeiras. Como seria bom se mais pessoas tivessem esse pensamento consciente em relação a financiamento/ taxas de juros, etc.

    Meu próximo carro devo comprar somente ano que vem, mas sem dúvida também irei priorizar a menor taxa de juros / menor CET/ Menor custo total.

    • Minerius Valioso

      Fera, ninguém tá te obrigando a frequentar os comentários do NA. Já pensou em ignorar os comentários que você não gosta?

    • chcoutinho

      mimimi segurança??
      realmente é muito inteligente não pensar em comprar um carro que vai trazer segurança pra sua família. muito mesmo

      • Guilherme

        “Não compro carro pra jogar na parede”.

        • chcoutinho

          Fico impressionado com seu nível intelectual.

          Você acha que quem compra um carro pensando em segurança, está pensando, por algum motivo surreal, em “jogar o carro na parede”?

          • Guilherme

            Fico impressionado com a sua capacidade de não entender sarcasmo e de interpretação.

            Estou citando algumas pessoas que já vi postando em sites automotivos como o NA que NÃO ligavam pra equipamentos de segurança, nem pro Latin NCAP porque não iriam comprar o carro pra jogar na parede.

        • Gustavo Cruz

          Espero que uma “parede” bi-trem se choque contra você sem ABS, AirBag, ESP, TCS, nada. De preferência num uno-mille.

          • Guilherme

            É realmente difícil fazer um comentário irônico.

            • Gustavo Cruz

              Foi mal, não percebi. Quem iniciou a discussão talhou meu sangue com essa de “mimi segurança”..rs

      • Andre Studart

        Parabéns! as montadoras e os carros jurássicos só tem agradecer à você! =)

    • Mazembe 2X0

      Se vc só pensa em valores, compre um Chery QQ

  • Legal esta avaliação! Hoje mesmo eu fechei a compra do meu Ka aqui em Salvador!
    Nestas semanas avaliei algumas propostas!
    Fui na Renault Brune ver o novo Sandero. Fui muito bem atendido e me explicaram bem a proposta do carro! Fui pro test drive. Gostei do painel e da multimídia, mas o banco… não me senti bem, não suportava direito minhas costas, além de que numa análise de lane change o carro dançou feio. Descartei.
    Fui na VW Baviera ver o up!, que até que acho um carro simpático agora, e aproveitei as vendas fracas para negociar melhor o meu usado. Fiz o test drive, curti o carro, tem o Isofix que preciso agora, mas o AC… sou calorento, e morando em Salvador… meu Fiat 500 fica na velocidade 1, sempre, para ficar agradável. No up! tive que deixar na velocidade 3, e aí faz muito barulho.A parte central fixa não ajuda. Avaliaram bem o meu carro e já estava para fechar o move up com um valor abaixo do esperado.
    Mas aí passei na Ford Indiana para checar o Ka. Bom atendimento, não me falaram do indicador de troca de marcha, mas quem liga?! Me explicaram o básico necessário e efetivamente vantajoso no novo veículo. Gostei do espaço interno, do modelo em si, o painel não era melhor do que o do Sandero, mas é melhor do que o do up! A versão inicial, que é a “SE”, já tem o básico necessário para mim. Test drive e avaliação do usado muito bons.
    Aí fiquei na dúvida entre up! e Ka…
    Fechei com o Ka hoje à tarde! O espaço, apelo visual e pacote básico de opcionais inclusos está realmente bom!
    Essas análises animam para ter visões diferenciadas sobre a proposta de compra! Espero que tenhamos feito boas escolhas para atender às nossas expectativas!

  • Daniel dos Santos

    Pelo simples fato do HB20 nao ter ESP, vou de Ka…não me importo se tem calota, rádio simples

    • Pajé_do_além

      Por curiosidade(situação hipotética): O que você faria se fosse comprar seu Novo Ka e, ao chegar a loja, fosse ignorado, fosse buscar informações com os vendedores, mas não consegue porque te tratam com indiferença. “O preço é esse daí nessa versão, tá escrito no vidro, olha direito”. Você olha o carro, que tem aquele desejado ESP, curte o interior, o design, fica entusiasmado. Pede o test drive e lá vem mais: recusam, porque “o carro é bom nem precisa testar, tem muita gente querendo, se você não quiser”. E na avaliação do seu usado, “é 10.000 só no seu usado”. Essa é a única Ford na sua cidade, e a próxima fica a muitos quilômetros, totalmente inviável. Aí você, quase infartando, sai da loja e passa em frente a Hyundai, e decide olhar aquele HB20. Chega lá, é muito bem tratado, informado. Entra no carro, faz o test drive, curte o interior… oferecem 15000 no seu usado e ainda ofertam tapetes e mais brindes.

      O que você faz? Leva o Ká pelo ESP?

      Sinceramente acho difícil. Negociar um carro é muito mais do que analisar os itens de série ou design. Vai muito do atendimento, da confiança passada pelo vendedor, brindes, descontos, avaliação do seu usado. É muita coisa pra dizer que levaria tal modelo pelo simples ESP. Não que não seja importante, pelo contrário, mas há outros fatores também importantes (conforto, design, maciez, silêncio a bordo, porta malas, espaço interno, dirigibilidade, preço, etc…) que podem te fazer mudar de ideia. Pessoalmente não acho que um item (seja qual for, até ESP, AB7), ou a ausência, por si só faz um carro melhor ou pior compra, tampouco o torna “a compra racional”. Tudo depende do que o consumidor procura e do preço.

      • Daniel dos Santos

        Amigo, eu tenho os meus predicados e não abro mão das minhas escolhas, e como leio bastante sobre a industria automotivas, eu opto por veículos com o mínimo de itens de segurança, seja ativo ou passivo…referente ao preço, o carro é recém lançado e é normal que as ccs façam isto..eu esperaria um pouco…não compro por impulso.

        • Pajé_do_além

          Entendo e respeito sua posição, afinal devemos buscar aquilo que nos interessa. Mas confesso que fiquei surpreso, achei que não compraria na situação acima. No meu caso, se fosse mal atendido dessa forma, jamais passaria perto da concessionária de novo. Já fui mal atendido numa VW e nessa eu não entro mais, por sorte há outro grupo VW próximo.

      • Eduardo

        Algo bem próximo a isso aconteceu na prática. Apesar de não ter entrado com meu usado na troca, na Ford eu tive avaliações muito baixas, mesmo o usado sendo da marca americana. Não aceitam conversa. Na Hyundai, obtive uma avaliação inicial de R$1500,00 acima. Com um pouco de choro, consegui mais R$500 de bônus. Não precisei colocar o usado na troca, mas caso fosse determinante, mais um ponto a favor da marca coreana na venda de seus carros 0km.

      • Sérgio Niski Junior

        o complicado nessa situação na minha opinião, eu acho que é só o não fazer o test drive, tipo, eu to comprando o carro e não o atendimento, que se foda o vendedor se o produto for bom e as condições forem razoáveis acredito que compraria igual, procuraria de repente outra rede de concessionária da mesma marca mas compraria igual se não tivesse opção. Tipo o “atendimento” só dura a negociação uma má escolha de produto dura enquanto você tiver com ele, é assim que eu penso pelo menos, e em relação ao KA eu acho que ainda não é o momento de comprar ele, lançamento é complicado por mais que esteja melhor que o New Fiesta já vi relatos na internet de problemas de montagem mas acredito que um Ka bem afinado (como esta o New Fiesta agora) é mais jogo do que um HB20 =)

  • Cláudio Lima

    Possuo um Fiesta Rocam 2009, completo desde zero. Carrinho é meu companheiro de viagens. Há 1 ano minha mãe fez a burrada de comprar um HB20 1.6. O carro é bonito, motor econômico, mas para por ai. Suspensão dianteira e principalmente traseira horrível. Muito mole e curso muito curto, ou seja, carregado com 4 pessoas o desconforto é geral. Irregularidades do asfalto o carro soca sem pena. Acima de 100 Km/h mesmo em estrada boa o carro balança muito. Ergonomia péssima. Tenho 1.80 de altura, mesmo com o banco do motorista bem atrás é difícil encontrar os controles dos vidros. O volante não tem ajuste de altura e os comandos do rádio tb são ruins de encontrar, por isso acabo ajustando no próprio rádio, assim não perco o campo visual da rua. Muitas vezes, ao sair do sinal, erro a primeira e entra a terceira pq a alavanca de marcha é um pouco mole.. O carro tb é baixo e arrasta com certa facilidade nas lombadas. Na saída da garagem que é no subsolo tb arrasta… Ou seja, eu não curti o HB20 e não recomendo para ninguém…

  • Doyle

    Os dois carros são excelentes, enquanto o HB20 tem materiais melhores de acabamento porém a suspensão trepida demais, o Ka tem materiais inferiores e suspensão afiadíssima.

  • General Lee

    quantas opções de compra…tem que pesquisar muito e fazer test drive sempre que possível….comprar um carro novo sem andar é tiro no escuro….

  • julio

    O HB20 é melhor porque possui melhor design, acabamento, qualidade
    construtiva, garantia de 5 anos, mnt barata, pós-venda e confiabilidade.
    Palavra de quem teve Ford e Hyundai por muitos anos. Abr.

    • Anderson Lemos

      É muitos bom mesmo… Até vc colocar 4 pessoas e fazer uma pequena viagem em estradas nem tão boas ai vc vai ver que o curso do amortecedor é curtíssimo, chegando a irritar. Quando parar no posto vc verá que ele faz no alcool quase o mesmo que um fiesta rocam 1.6! Quando abastecer com gasolina verá o carro ficar incrivelmente frouxo… Mas nem tudo são lágrimas; O interior parece de categoria acima dos concorrentes, o silencio ao rodar dá gosto e o status, sim acredite este popular tem status, faz vc crer que fez uma boa compra… Mas optei pelo Ka!

  • Carros compatíveis. Entre os dois, eu também iria de HB20 pela sua já comprovada confiabilidade no mercado e pelo melhor nível de montagem que o coreano-brasileiro apresenta com relação aos Ford em geral.

  • Vangelis Matos Medina

    Bem confuso os ultimos 2 paragrafos, está falando de qual marca?

  • Anderson Lemos

    Na ORTOVEL consegui taxa de 1,29% em 24x no Ka SE… Não é lá grandes coisas, mas tbm não chega a ser extorsão. 60% de entrada.

    • chcoutinho

      provável que a taxa real seja bem superior aos 1,29%

      • Anderson Lemos

        Taxa real???? como assim? Calculei: Valor financiado(15.390) + Tc(400) + IOF(251) e joguei na calc. de finan. em 24x… Você sabe fazer de outra forma?

        • chcoutinho

          O q quis dizer foi q eles normalmente mencionam uma taxa na propaganda e chegando lá a taxa é maior.
          Mas se vc já calculou então tá tranquilo

          • Anderson Lemos

            Aquelas taxas de propaganda eu nem dou bola… É igual a taxa zero que na verdade sai uns 0,5! É um bom negócio,se não aumentar do valor a vista, mas poderia ser melhor esclarecido…

  • julio

    O HB20 liderou o ranking de financiamentos em julho. Ou seja, fechou o mês como o mais vendido por meio de financiamentos entre os veículos novos. Segundo dados da Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), foram adquiridas 11.448 unidades da linha HB20 através de CDC, leasing e consórcio, de um total de 16.191 veículos vendidos ao longo do mês. O famoso Palio, ficou com a segunda colocação, com 11.160 unidades financiadas, das 15.989 vendidas. Um carro assim não pode ser ruim! Espero ter colaborado. Abr a todos

  • GPE

    Escolha acertada.
    Desaconselho comprar um carro no lançamento, seja pq no ano/modelo seguinte o carro sempre ganha melhorias de itens, como tbm vc descobre com o tempo os defeitos crônicos que o carro pode apresentar. Além de que no lançamento nunca tem choro no preço.

  • Sérgio Niski Junior

    Acredito que o Ka é um carro melhor no geral que o HB20 mas não agora. Tem que esperar pelo menos 1 ano para que se afine melhor o carro antes de comprar um lançamento, no momento o HB20 realmente é melhor.

  • Jorge Henrique

    Você quando bate de carro, esta na velocidade do teste da latin ( 60km /h ) ??
    Pq pelos teste os que tem 5 estrelas sobrevivem a 60km. Mais a 80km não.
    E a batida se refere a um objeto para.
    Numa rodovia, onde acontece mais números de acidentes , são duas velocidades constantes cruzando e se acidentando.
    Ex. Carro num sentido a 100
    Carro no outro sentido a 100.
    200km de colisão. Alguem sobrevive ?
    Você pode ter 100 estrelas. Não sobra ninguém.

    Não se baseia messe conceito

  • Bom comparativo, Eduardo. Valeu!

  • Tatiana Freire

    Comprei o novo Ford Ka e peguei o carro no final de dez/14, o carro em janeiro ficou sem bateria, a Moura analisou e disse que o carro ainda estava com inconformidade puxando mais corrente que o normal. Na outra semana a chave não é acionada com o botão, quase fiquei na rua porque a mesma não levantava.
    Na outra semana o carro não liga de novo, acionei o reboque de novo, e agora com 9 dias na concessionária Granvia da Av. Mascarenhas de Morais, me disseram ontem que iriam liberar o carro às 17h, quando eu estava indo me ligam dizendo que não vão mais liberar, que iriam me dar um carro reserva, quando ligo hoje para Ford, não existe pedido pois o carro foi no reboque do meu seguro e a FORD além de vender uma merda de carro zero que não presta e que não anda, não vai me dar um carro reserva!!! Eu tenho que acionar o meu seguro. Sou executiva de vendas externa e faz 1 semana que pago táxi pra poder atender os clientes, quero saber quem vai me ressarcir de todo esse dano moral e perda financeira absurda. A FORD DEVIA ME DAR OUTRO CARRO PORQUE ESSE JÁ SE VÊ QUE NÃO PRESTA!!!! NÃO FICA CONCERTANDO UMA BOSTA QUE DIZ QUE É ZERO. SÓ OUTRO CARRO!!!!
    NÃO COMPRE O NOVO FORD KA O CARRO NÃO PRESTA!!!!!
    NÃO COMPRE O NOVO FORD KA O CARRO NÃO PRESTA!!!!!
    NÃO COMPRE O NOVO FORD KA O CARRO NÃO PRESTA!!!!!
    Vou em todos os fóruns da internet, do primeiro até o último dizer isto.

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