JAC J6 – Problemas e Defeitos

j6 001

O mercado de minivans no Brasil vai de mal a pior, com poucos modelos ainda disponíveis 0 km.

A montadora chinesa trouxe o J6 para competir com a Grand Livina e a Zafira, por exemplo, e conseguiu emplacar algumas vendas pelo seu custo x benefício.

Atualmente não são raras as unidades vendidas na faixa dos R$ 30.000,00, o que pode torna-la uma compra interessante de minivan com 7 lugares.

Se você estiver pensando em comprar uma, fique de olho no nosso texto de hoje, no qual elencamos os principais problemas do modelo.

A J6 chegou ao Brasil em 2012, com motor 2.0 e câmbio manual, com 136 cv e 19 kgfm de torque, que rendia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,1s e velocidade máxima de 183 km/h.

O modelo tem opção de 7 lugares, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve 16” ABS, airbags, sensor de estacionamento, além de upgrades como rodas 17” e bancos de couro.

Listamos os principais problemas e reclamações para você ficar de olho na avaliação da unidade que estiver pensando em comprar:

Desempenho é fraco

A maioria das minivans não tem vocação esportiva, eu entendo isso, mas o desempenho da J6 deixa a desejar mesmo com o carro vazio.

Com motor 2.0 era esperado um desempenho melhor que 0 a 100 km/h em mais de 13s e velocidade máxima de 183 km/h.

Com o carro carregado o problema só aumenta, então pense bem antes da compra, caso você goste de um carro que anda bem.

Luz do ABS acesa no painel

Um problema recorrente é a luz do ABS acesa no painel, que indica problemas em componentes do sistema.

Na grande maioria das vezes é somente o sensor do ABS que precisa ser substituído, o reparo é simples e barato, porém importante para a segurança dos ocupantes.

Barulhos internos

J6 002

O carro apresenta um nível elevado de ruídos no interior,  em grande parte causado por acabamentos soltos e se chocando uns contra os outros.

Teste o carro numa região esburacada e veja como ele se comporta.

Suspensão macia demais e frente baixa

O ajuste da suspensão é um pouco macio, e isso faz com que o carro fique instável em alta velocidade.

Os amortecedores costumam não ter uma vida útil muito longa também e não absorvem bem os buracos e imperfeições das ruas.

Nas unidades mais antigas, outro relato comum é de que a frente é muito baixa e o para-choque raspa e pega com facilidade em obstáculos.

Volante sem ajuste de profundidade

O volante só tem ajuste de altura, não sendo possível ajustar a profundidade, o que é uma falha grave num carro de patamar mais elevado.

Esse é um item básico para se ter um ajuste fino da direção do carro e achar a posição ideal de dirigir.

Fim da garantia

A JAC dava uma garantia de 6 anos para seus carros, ou seja, as últimas unidades vendidas já não estão mais cobertas.

Isso pode não ser necessariamente um problema, mas aumenta a insegurança em relação à oferta de peças nas autorizadas, ficando refém de peças usadas ou de qualidade duvidosa, encontradas na internet.

Valores de revenda são bem baixos

O carro é um pouco difícil de vender, não que seja impossível, mas certamente não está no top dos carros mais vendidos.

A dificuldade na revenda faz com que os valores praticados no mercado sejam bem abaixo da FIPE, especialmente se estiver vendendo para um lojista.

Conclusão

J6 003

A minivan J6 pode ser uma opção no mercado de usados, com desempenho que não agrada muito e alguns problemas que podem ser cansativos.

A falta do ajuste de profundidade do volante, suspensão um tanto quanto macia e um desempenho fraco fazem do J6 um carro nada prazeroso de dirigir.

Nesse caso deve-se pensar então como um carro funcional, até para trabalho, mas nesse caso o consumo elevado também não justifica muito a compra.

No quesito peças de reposição, é uma compra mais arriscada que um Chevrolet por exemplo, porém não necessariamente o modelo sofrerá com escassez de peças num nível extremo.

O custo menor talvez valha a pena, especialmente se desempenho não é um fator decisivo para você.

O preconceito com a marca (e com as montadoras chinesas de forma geral) é também um dos pontos fracos o modelo e até hoje causa dificuldade de revenda e baixo valor de mercado.

Pode ser uma boa opção de compra, porém com essas características talvez existam opções melhores no mercado para você.

De uma boa olhada e dirija os carros antes de escolher entre ela e as concorrentes.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.