Lada Niva ganha versão elétrica na Rússia

lada e niva travel 2
lada e niva travel 2

Mesmo sob embargo, a marca russa Lada, controlada pela AvtoVAZ, não desiste de se modernizar e numa mostra de tecnologia nacional em São Petersburgo, apresentou o e-Niva Travel, uma variante mais recente do clássico soviético.

Ele ainda é um conceito, mas já dá uma ideia da virada que o mercado russo está passando, com a profusão de marcas chinesas e a criatividade russa em suas marcas locais, não mais apoiadas por fabricantes ocidentais como a Renault, por exemplo.

lada e niva travel 1
lada e niva travel 1

O e-Niva Travel foi desenvolvido com base no que conhecemos como Niva II ou Chevrolet Niva, já que foi um projeto de fins dos anos 90 feito sobre a plataforma do clássico Niva, o modelo soviético, que continua em produção desde 1977.

Pelo que se sabe, o Lada e-Niva Travel tem motor elétrico de 163 cavalos de pico e metade disso nominal, todavia, sua autonomia é baixa devido ao tamanho da bateria.

lada e niva travel 3
lada e niva travel 3

Ela tem 34 kWh e garante somente 175 km de alcance para o Lada e-Niva Travel, o que é bastante pouco para um SUV pequeno com pretensões de fora de estrada. Mesmo assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e tem máxima limitada a 150 km.

O desenvolvimento local de um e-Niva Travel se dá por conta do Lada Largus, uma versão russa da antiga van Dacia Logan MCV, que chegou a ser mostra para imprensa brasileira há muitos anos.

lada e niva travel 4
lada e niva travel 4

Como esse modelo tem versão 100% elétrica para o mercado russo, então a AvtoVAZ optou por experimentar o conjunto elétrico da van romena, reduzindo assim os gastos com desenvolvimento e produção.

O Niva Travel surgiu há poucos anos no portfólio da Tata, sendo repassado da General Motors para a Lada, que providenciou sua mudança estética.

Com isso, a AvtoVAZ parece bem interessada na eletrificação, que pode ser a saída com a chegada dos carros elétricos dos concorrentes, justificando sua produção.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X