![lada e niva travel 2 lada e niva travel 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/lada-e-niva-travel-2.jpg)
Mesmo sob embargo, a marca russa Lada, controlada pela AvtoVAZ, não desiste de se modernizar e numa mostra de tecnologia nacional em São Petersburgo, apresentou o e-Niva Travel, uma variante mais recente do clássico soviético.
Ele ainda é um conceito, mas já dá uma ideia da virada que o mercado russo está passando, com a profusão de marcas chinesas e a criatividade russa em suas marcas locais, não mais apoiadas por fabricantes ocidentais como a Renault, por exemplo.
![lada e niva travel 1 lada e niva travel 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/lada-e-niva-travel-1.jpg)
O e-Niva Travel foi desenvolvido com base no que conhecemos como Niva II ou Chevrolet Niva, já que foi um projeto de fins dos anos 90 feito sobre a plataforma do clássico Niva, o modelo soviético, que continua em produção desde 1977.
Pelo que se sabe, o Lada e-Niva Travel tem motor elétrico de 163 cavalos de pico e metade disso nominal, todavia, sua autonomia é baixa devido ao tamanho da bateria.
![lada e niva travel 3 lada e niva travel 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/lada-e-niva-travel-3.jpg)
Ela tem 34 kWh e garante somente 175 km de alcance para o Lada e-Niva Travel, o que é bastante pouco para um SUV pequeno com pretensões de fora de estrada. Mesmo assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e tem máxima limitada a 150 km.
O desenvolvimento local de um e-Niva Travel se dá por conta do Lada Largus, uma versão russa da antiga van Dacia Logan MCV, que chegou a ser mostra para imprensa brasileira há muitos anos.
![lada e niva travel 4 lada e niva travel 4](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/lada-e-niva-travel-4.jpg)
Como esse modelo tem versão 100% elétrica para o mercado russo, então a AvtoVAZ optou por experimentar o conjunto elétrico da van romena, reduzindo assim os gastos com desenvolvimento e produção.
O Niva Travel surgiu há poucos anos no portfólio da Tata, sendo repassado da General Motors para a Lada, que providenciou sua mudança estética.
Com isso, a AvtoVAZ parece bem interessada na eletrificação, que pode ser a saída com a chegada dos carros elétricos dos concorrentes, justificando sua produção.
![google news2](https://www.noticiasautomotivas.com.br/google-news2.png)
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!