Lancer GT (2012-2018): conheça todos os seus detalhes

Lancer GT
Lancer GT

Em outubro de 2011 chegava ao Brasil, como linha 2012, o Mitsubishi Lancer GT, parte das versões do sedã que foram oferecidas logo no início de sua comercialização no mercado brasileiro.

O sedã era importado do Japão. A partir de 2014, ele, e as outras versões do Lancer, começaram a serem produzidas no Brasil.

Junto com o sedã, chegou a sua versão fastback, chamada de Lancer Sportback Ralliart, modelo esse hoje muito difícil de ser encontrado no mercado de usados, e quando encontrada, os preços são bem altos.

Ao contrário do que o nome dá a entender, o Lancer GT não é uma versão mais esportiva e com motor diferenciado, nem mesmo sua potência é diferente dos outros modelos do Mitsubishi Lancer.

Vamos nesta matéria conhecer um pouco sobre os detalhes do Lancer GT.

Lancer GT
Lancer GT

Detalhes do Lancer GT

Na época do lançamento do Lancer GT no Brasil, a marca japonesa destacava que o sedã médio teria uma proposta bem diferente dos modelos concorrentes.

Ela enfatizava que o Lancer era o único do segmento com detalhes de tecnologia vindos do esportivo Evolution X, que era basicamente uma versão bem preparada e potente do mesmo carro.

Até mesmo para os padrões de 2023, mais de dez anos depois, o Lancer Evo X ainda é um esportivo de bastante respeito, entregando 295 cavalos de potência e tendo um preço de mais de R$ 150.000 na Tabela Fipe.

Um aspecto interessante do Lancer GT desde 2012 é que ele conta com rodas de 18 polegadas, bem bonitas e elegantes.

As versões do Lancer em seu lançamento eram 2.0 M/T, com câmbio manual, 2.0 CVT (versão intermediária) e 2.0 GT.

Conheça os detalhes do Lancer em seu último ano, 2020.

Lancer GT interior
Lancer GT interior

A versão fastback chamada de Lancer Sportback Ralliart chegou ao mercado em 2012 por R$ 149.990, por ter motor 2.0 turbo de 250 cavalos de potência, ao passo que o Lancer GT sedã tinha preço de R$ 86.990, com motor 2.0 de 160 cavalos.

O esportivo Lancer Evolution X na época tinha preço na faixa dos R$ 220.000, e os modelos mais simples do Lancer, M/T e CVT, tinham preços de R$ 67.990 e R$ 73.990, respectivamente.

O Lancer continuou sendo vendido no Brasil até o modelo 2020 (sendo que tinha saído de linha nos EUA em 2017), mas o Lancer GT, que é a versão topo de linha, saiu do mercado na linha 2018.

Nas linhas 2018 até 2020, o Lancer foi vendido nas versões HL e HL-T, onde a segunda adicionava equipamentos como bancos em couro e rodas de 18 polegadas, por um valor cerca de R$ 5.000 maior.

Na linha 2020, vendida no final de 2019, foram vendidas apenas 1.300 unidades, mostrando que o mercado já rejeitava o sedã médio.

Mitsubishi Lancer GT 4

Equipamentos do Lancer GT

Vamos falar primeiro dos equipamentos que eram incluídos em todas as versões do Lancer:

Ele tinha ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de acendimento de faróis, sensor de chuva, piloto automático e computador de bordo. Nas versões equipadas com câmbio automático CVT, ele também tinha abas atrás do volante para as trocas de marchas serem feitas de um modo mais esportivo.

Na segurança, o Lancer tem freio a disco nas quatro rodas, ABS, EBD, e dois airbags.

O banco traseiro era bipartido e o porta-malas tinha uma capacidade total de 413 litros, com braços pantográficos, que não ocupam o espaço destinado às bagagens.

O Lancer GT tinha como equipamentos adicionais o computador de bordo em LCD colorido, bancos em couro e Multimídia Power Touch, com GPS integrado.

Lancer GT
Lancer GT

Na segurança, ele tinha mais airbags que os modelos mais baratos: eram nove, sendo dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista.

Um pacote especial era oferecido no Lancer GT, por um valor adicional de R$ 4.000, com faróis bi-xenon, sistema direcional AFS, que ativa um farol lateral quando o motorista vira o volante, bem como espelho interno eletrocrômico.

As cores em que o Lancer GT estavam disponíveis eram Warm Silver, Cool Silver, Red Metallic, Titanium Gray, White Solid e Black Mica.

Novidades do Lancer GT com o passar dos anos

Na linha 2015, o Lancer GT ganhou um novo sistema multimídia com tela Black Glass Touch Screen, passou a ser oferecido em oito cores e ganhou um aerofólio traseiro nas versões GT e AWD.

Na linha 2016, o Lancer ganhou a nova versão HLE, mas a versão GT permaneceu intocada.

A linha 2018, vendida em 2017, foi a última do GT. Quando virou o ano e chegou o início de 2018, a versão saiu de linha.

Preços do Lancer GT

Motor do Lancer GT

O modelo usa o mesmo motor 2.0 de 16 válvulas e comando variável MIVEC, que gera 160 cavalos de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.200 rpm.

Não é um conjunto mecânico muito chamativo, já que seu nome acaba indicando que ele seria mais potente, ou algo parecido, principalmente se levarmos em conta o peso do veículo, de 1.360 kg.

Um motor 2.0 turbo de 250 cavalos, semelhante ao do modelo Lancer Sportback Ralliart faria jus ao nome de GT.

O sistema de suspensão tem uma boa qualidade, sendo independente nas quatro rodas, McPherson na dianteira e Multilink com barras estabilizadoras na traseira.

Desempenho do Lancer GT

  • Lancer GT – velocidade máxima de 198 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10,7 segundos.

Consumo do Lancer GT

  • Lancer GT – consumo na cidade 8,8 km/l, e consumo na estrada 10,7 km/l

Ficha técnica do Lancer GT

Motor Dianteiro, transversal
Número de cilindros 4 cilindros
Número de válvulas 16 válvulas
Combustível Gasolina
Cilindrada 1 998 cm³
Potência 160 cv (G) a 6 000 rpm
Torque 20,1 mkgf (G) a 4200 rpm
Cámbio Automático, CVT 6 marchas
Tração Integral
Suspensão dianteira Independente, McPherson
Suspenção traseira Independente, multibraço
Direção Hidráulica
Rodas Liga leve, 18
Pneus 215/45 R18
Comprimento (m) 4,57 m
Largura (m) 1,76 m
Altura 1,49 m
Entre-eixos 2,63 m
Garantia 3 anos
Rede de concessionárias 175 concessionárias
Porta Malas 430 l
Tanque (L) 55 l
Peso (kg) 1 395 kg
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.