Como rebaixar o carro? Conheça os métodos disponíveis

kit de molas esportivas eibach

Você olha para o seu carro e vê que falta alguma coisa ou aquele vão entre o pneu e a caixa de roda te incomoda?

Rebaixar a suspensão do seu carro pode ser a solução, mas e aí? Compensa?

Estraga o carro? Pode legalizar? Fizemos esse guia pra te ajudar.

Quais os principais métodos para rebaixar seu carro?

Molas esportivas

Um dos métodos mais conhecidos para rebaixar o carro é a instalação de molas esportivas, consiste em retirar as molas originais e substituir por molas menores.

A premissa de se utilizar esse processo é de se manter o comportamento e o conforto do carro o mais próximo possível do original e, a depender do carro e da marca das molas utilizadas, isso pode realmente acontecer.

Esse método reduz de 2 a 4 cm na altura do carro. Nunca utilize marcas desconhecidas, sempre foque nas marcas consolidadas no mercado, pois, se uma mola romper durante uma curva em alta velocidade, pode causar um acidente grave, portanto não economize.

Boas molas costumam custar de R$1000,00 a R$2000,00 o jogo.

Suspensão fixa

Outro método bem conhecido é o da “suspensão fixa”, consiste em trocar o conjunto de amortecedores e molas por um “preparado”, mais baixo e com características alteradas (mais firme, mais mole).

A premissa é que seja possível baixar o carro mais que com molas esportivas, porém mantendo o comportamento e conforto do carro próximo ao original.

Pode baixar o carro até mais de 10cm e tem custo partindo de R$1500,00, podendo ir até mais de R$3000,00.

Suspensão a rosca

suspensao rosca

Diferente das molas esportivas e suspensão fixa, a suspensão a rosca é regulável, e você pode alterar a altura dela quando quiser, ou quase…

Apesar de ser regulável, toda vez que mudar a altura da rosca de regulagem (daí vem o nome), será necessário refazer o alinhamento do carro então, apesar de tentador, não é tão fácil assim ficar alterando a altura do carro.

O custo, assim como a fixa, parte de R$ 1500,00 e pode chegar até mais de R$3000,00

Suspensão a Ar

suspensao a ar

Tem a mesma premissa da suspensão à rosca, porém utiliza de bolsas de ar que se inflam para alterar a altura do carro.

Sem dúvida é o processo que mais requer alterações no carro, instalação de diversos componentes e com maior custo.

Pode rebaixar o carro indefinidamente (podendo deixar na altura do solo) e é recomendado para pessoas que desejam rebaixar seus carros no limite, mas que queiram a possibilidade de andar com ele mais alto.

Partem de R$3000,00, podendo chegar a muito mais que isso.

Cortar as molas

Esse é o processo mais rápido, barato e menos seguro para se rebaixar o carro.

Consiste em cortar elos da mola do carro até chegar na altura desejada, porém, ao fazer isso, todas as características básicas da mola são perdidas, por isso não é recomendado e não pode ser legalizado, então cuidado!

amortecedores esportivos

Dá pra legalizar o carro rebaixado?

Sim! Já explicamos nesse post como fazer (Como legalizar carros rebaixados?).

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E o seguro, como fica?

Uma coisa que muitos esquecem ao rebaixar o carro é de verificar com a seguradora se eles aceitam esse tipo de alteração, a maioria não aceita!

E o problema: se você sofrer um acidente com o carro e acionar o seguro, a seguradora está no direito de não te indenizar, pois, vai alegar que seu carro sofreu alterações funcionais.

Algumas seguradoras aceitam carros rebaixados, peça para sua corretora cotar um seguro para esse perfil e veja os valores e coberturas, muitas vezes isso pode te fazer mudar de ideia sobre rebaixar seu carro.

Estraga o carro?

Falando de forma genérica, não, seu carro não vai se desfazer se for rebaixado, porém são precisos alguns cuidados:

  • Alguns componentes como coxins e amortecedores sofre mais em carros com suspensão modificada, então você vai gastar um pouco mais com isso;
  • Independente do método escolhido, faça em um local especializado e com referências, a suspensão é um item de segurança e pode causar um grave acidente se falhar;
  • O carro vai raspar mais, o assoalho e a parte inferior do para-choque dianteiro vão ralar eventualmente, isso pode ser um problema no longo prazo se for recorrente;
  • Lombadas, buracos e guias vão ser mais problemáticos, então pode sim haver um dano indireto se você não adaptar sua forma de dirigir;
  • Dependendo do quanto o carro for rebaixado, pode ser necessário alterar também o perfil dos pneus, reduzindo o conforto e deixado as rodas mais expostas a buracos que podem acabar danificando-as;
  • Em casos extremos, são feitas alterações na lataria do carro, como cortes e soldas, isso sim destrói o carro, altera o comportamento dinâmico e torna a modificação irreversível, dificultando em muito a revenda do automóvel e reduzindo seu preço de mercado;

Conclusão

Rebaixar o carro pode trazer benefícios estéticos e na dirigibilidade do carro, normalmente sacrificando conforto e exigindo que o motorista “reaprenda” a dirigir sob essas novas condições.

Se bem feito e sabendo dessas questões, certamente pode ser o diferencial que faltava no seu carro, só tome cuidado com os pontos levantados acima, especialmente a legalização e o seguro, você não vai querer ter seu carro guinchado ou sua indenização negada por causa de um serviço mal feito.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.