A McLaren P1 é um dos carros mais potentes e emblemáticos da marca inglesa, sendo um super carro híbrido plug-in com alta potência e performance de tirar o fôlego, porém, com produção limitada.
O bólido fabricado em Woking, Inglaterra, é totalmente construído em fibra de carbono e tornou o carro muito rápido, ágil e eficiente em consumo de combustível.
Fusionando com um motor V8, o powertrain elétrico, tendo ainda bateria de lítio, o que lhe permitia uma pequena autonomia em modo elétrico, sem emissão de CO₂ ou ruído de motor.
Feito para ser um Gran Turismo de longa autonomia, a McLaren P1 podia rodar 530 km sem a necessidade de reabastecimento ou recarga de bateria de lítio.
Com 916 cavalos e 91,8 kgfm, a McLaren P1 ia de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos com final de 350 km/h, sendo um carro que hoje no Brasil, custa mais de R$ 14 milhões, mesmo não sendo mais feito.
McLaren P1 – detalhes
Com linhas fluidas, a McLaren P1 tem um perfil aerodinâmico de 0,36 de cx, um tanto alto para o bólido, que tinha curvas bem atraentes e frente com faróis full LED em formato de meia-lua.
Tendo entradas de ar laterais bem avantajadas, a P1 tinha um spoiler horizontal na base do conjunto, enquanto a abertura central tinha dutos de ar internos que saíam no capô.
Com cabine ovalizada e espaçosa, a McLaren P1 tinha um duto de ar de admissão no teto, com vidros panorâmicos nas portas diedrais, além de um amplo para-brisa.
Nas laterais, as portas com abertura em diedro, tinham maçanetas embutidas e as vigias laterais escurecidas com entradas de ar adicionais.
Também havia entradas de ar verticais nas laterais da carroceria, com direcionamento de fluxo de ar para os radiadores laterais.
Na traseira, sobre o motor, a tampa do compartimento tinha entradas de ar triplas, enquanto as lanternas em LED tinham formatos envolventes, que contornavam a grade traseira quase transparente, revelando parte da mecânica.
Com escape central no centro dessa grade, com aerofólio traseiro ajustável automática ou manualmente, com a parte inferior da traseira dominada por dois grandes difusores de ar.
Dentro, feito de carbono, o habitáculo tinha cluster digital e multimídia com tela vertical estreita, tendo comandos circulares para climatização e botão de partida.
O volante de fundo chato e modos de condução, a direção tinha assistência elétrica e havia vários ajustes, com os bancos de carbono tipo concha tinha revestimento em Alcantara.
Com pedais de carbono, a P1 tinha posição de dirigir extremamente agressiva, mas num ambiente com ótima visibilidade.
A McLaren P1 teve algumas versões e a GTR foi a principal, sendo ela baseada em uma proposta de pista com nada menos que 1.000 cavalos, tendo ainda pneus slick e configuração de pista para direção, freios e suspensão.
A calibração da transmissão também foi alterada, fazendo com que o P1 GTR fosse de 0 a 100 km/h em menos de 2,8 segundos e com final de 349 km/h.
Leia também sobre o significado do nome da McLaren.
McLaren P1 – versões
- P1 GTR
- P1 by MSO
- P1 LM
- P1 GTR-18
- P1 Spider
McLaren P1 – equipamentos
McLaren P1 – Motor V8 3.8 biturbo e motor elétrico, câmbio de dupla embreagem e tração traseira, mais faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve forjadas aro 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás.
Aerofólio traseiro e retrátil, pneus 245/35 ZR19 na frente e 315/30 ZR20 atrás, freios de cerâmica-carbono nas quatro rodas, freios ABS, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, diferencial de deslizamento limitado.
Bancos em fibra de carbono e Alcantara, bancos em couro, volante em Alcantara, multimídia, câmera de ré, cluster digital, ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, tetos panorâmicos, pedais de carbono, alarme e controle de cruzeiro.
McLaren P1 – preço
McLaren P1 2014 – R$ 14.512.500,00*
(*) Valor estimado de mercado.
McLaren P1 – motor
A McLaren P1 era equipada com motor V8 3.8 M838T, sendo esse o primeiro propulsor padrão da marca inglesa, sendo ele desenvolvido pela TWR em parceria com a empresa de engenharia Ricardo plc.
Construído em alumínio, o M838T tem um bloco com 90 graus de abertura das bancadas de cilindros, que possuem cabeçotes de duplo comando de válvulas variáveis, acionados por corrente.
Com quatro válvulas por cilindros, o M838T tinha injeção multiponto e dois turbocompressores MHI (Mitsubishi Heavy Industries) com intercooler, que catapultava a força do já potente propulsor.
O projeto surgiu do propulsor Nissan VRH, desenvolvido para a Fórmula Indy, porém, Tom Walkinshaw levou 18 meses com a Ricardo para finalizar o motor da McLaren.
Com torque em baixa de 80% da força em 2.000 rpm, o M838T atingia limite de giro de 8.500 rpm, sendo um propulsor que recebeu diversos ajustes para alcançar potências variadas a partir de 500 cavalos até 800 cavalos.
Na McLaren P1, o M838T entregava 737 cavalos a 7.500 rpm e 73,4 kgfm a 4.000 rpm, controlados por uma caixa automatizada de dupla embreagem banhada a óleo com motor elétrico conectado na caixa.
Nesse caso, um propulsor elétrico de 179 cavalos e 26,5 kgfm, entregando assim, combinadamente, 916 cavalos e 91,8 kgfm, alimentado por uma bateria de lítio de 4,7 kWh e autonomia de 31 km no modo elétrico.
McLaren P1 – desempenho
- 0 a 100 km/h – 2,8 segundos
- 0 a 200 km/h – 6,8 segundos
- 0 a 100 km/h – 16,5 segundos
- Velocidade máxima – 350 km/h
McLaren P1 – consumo
- McLaren P1 V8 3.8 Biturbo – consumo urbano – 6,67 km/l
- McLaren P1 V8 3.8 Biturbo – consumo rodoviário – 8,33 km/l
McLaren P1 – ficha técnica
Motor | V8 3.8 Biturbo |
Tipo | |
Número de cilindros | 8 em V |
Cilindrada em cm3 | 3799 |
Válvulas | 4 |
Taxa de compressão | 8,7:1 |
Injeção eletrônica | Indireta, turbo |
Potência máxima | 737 cv a 7.500 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 73,4 kgfm a 4.000 rpm (gasolina) |
Potência elétrico | 179 cv a 0 rpm |
Torque elétrico | 26,5 kgfm a 0 rpm |
Potência combinada | 916 cv |
Torque combinado | 91,8 kgfm |
Transmissão | |
Tipo | Automatizada de dupla embreagem de 7 marchas |
Tração | |
Tipo | Traseira |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | Duplo braço |
Traseira | Duplo braço |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve forjada aro 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás |
Pneus | 245/35 ZR19 na frente e 315/30 ZR20 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 4.588 |
Largura (mm) | 1.946 |
Altura (mm) | 1.188 |
Entre eixos (mm) | 2.670 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 120 |
Tanque de combustível (L) | 90 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.450 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,36 |
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