Mercedes GLA 2021: preço, motor, versões, fotos e equipamentos

Mercedes GLA 2021: preço, motor, versões, fotos e equipamentos

O Mercedes GLA 2021 está sendo oferecido no Brasil com preços a partir de R$ 325.900, preço inicial da única versão oferecida da nova geração.


O crossover da marca alemã teve um aumento enorme de preços depois de renovado, além de trocar o motor 1.6 Turbo pelo 1.3 Turbo.

Disponível na versão GLA 200 AMG Line, o modelo é um dos três utilitários esportivos alemães que brigam pela fatia do luxo de entrada.

Veja aqui tudo sobre o Mercedes GLA:

Mercedes GLA 2021: preço, motor, versões, fotos e equipamentos

Mercedes GLA 2021 – detalhes

O Mercedes GLA 2021 tem faróis xenon de LEDs diurnos e setas em LED. Vincos pronunciados sobre o capô mostram que a ideia é revelar agressividade no design. A grade vem com o grande friso prateado com logotipo da estrela e o logo tradicional da Mercedes-Benz.

O corpo do Mercedes GLA 2021, irmão menor do Mercedes-Benz GLC (acima ainda existe o GLE), é volumoso, embora possa não parecer por fotos, e as caixas de rodas tem protetores em plástico preto. Destaque para as grandes colunas C bem largas.

A linha de cintura é alta e limpa de protetores ou frisos emborrachados. Os retrovisores apresentam repetidores de direção em LED, enquanto as maçanetas são pintadas na cor do carro. As rodas de liga leve aro 20 tem bom visual.

As janelas tem friso cromado na parte inferior e o teto conta com duas barras longitudinais também cromadas, bem como teto solar panorâmico duplo, com abertura feita apenas na parte dianteira.

Atrás, um grande spoiler sobre a tampa surge como continuação do teto. A vigia traseira é envolta por um acabamento preto brilhante, o mesmo das colunas A junto ao para-brisa. As lanternas em LED são menos volumosas que a geração anterior e mais afiladas.

No interior, o ambiente do Mercedes-Benz GLA 2021 é sofisticado e passa a impressão real de luxo. Outra coisa interessante é o acabamento levemente emborrachado na parte superior do painel e portas, assim como a tonalidade mais clara, muito bonita, na parte inferior da cabine.

Mercedes GLA 2021: preço, motor, versões, fotos e equipamentos

Os difusores de ar em formato de turbina também são característicos da marca alemã e apresentam acabamento prateado.

Teto e colunas são pretos. A coluna de direção tem alavanca do câmbio de dupla embreagem 7G-DCT de sete marchas, além de comandos unificados para limpadores e fachos de faróis, bem como piloto automático e limitadores, os chamados Tempomat e Speedtronic.

O volante multifuncional com paddle shifts e revestido em couro é outro ponto bom do Mercedes-Benz GLA 2021.

A visualização é clara e a iluminação é correta no cluster, que é outra bela parte do ambiente interno do GLA, tendo instrumentação de fundo branco e vistoso display TFT com navegação, mídia, configurações do veículo, hodômetro, telefonia, entre outros. O freio de estacionamento é eletrônico e fica do lado esquerdo, abaixo do comando dos faróis e luz de neblina.

Na parte central, a já tradicional tela de 7 polegadas da marca abre espaço para o MBUX, com duas telas de 10,4 polegadas.

Mercedes GLA 2021: preço, motor, versões, fotos e equipamentos

No console, um porta-objetos com fonte 12V e outro maior. O painel ainda conta com ar condicionado Thermatic dual zone, bem como teclado para discagem telefônica e comandos dos modos de condução Sport, Eco e Manual, bem como a função ECO para desativação do Start&Stop e funcionalidades que aumentam a econômica de combustível.

Nas portas, destaque para o acabamento com detalhes em alumínio, assim como couro. Ao lado do porta-copos, um botão giratório controle as funções do COMAND Online. Há comandos elétricos apenas para o banco do condutor, que ainda dispõe de ajuste lombar elétrico.

O apoio de braço central e regulável esconde um porta-objetos com entrada USB.

Os assentos tem acabamento em tonalidade branca com couro sintético nas laterais e microfibra na parte central. O visual é agradável, mas eles sujam muito facilmente. Os bancos traseiros possuem iluminação também, assim como maçanetas, puxadores das portas e assoalho na frente e atrás.

O Mercedes GLA 2021 não tem apoio de braço central atrás, mas existe um bom difusor de ar duplo central. Luzes de leitura e para-sóis com iluminação e espelho estão presentes, mas o retrovisor interno é apenas dia e noite.

Além disso, o teto panorâmico apresenta duas aberturas e com persiana elétrica, mas apenas a parte frontal pode ser aberta. O porta-malas tem 435 litros e pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro.

Mercedes GLA 2021: preço, motor, versões, fotos e equipamentos

Mercedes GLA 2021 – novidades

O Mercedes-Benz GLA 2021 trouxe uma nova geração para o Brasil, por isso veio carregado de novidades no visual, na mecânica e na lista de equipamentos. O problema é que seu preço subiu em mais de R$ 120 mil, o que é difícil de ser justificado pela marca.

Parte dessa justificativa está no fato de que a geração anterior era produzida no Brasil, enquanto o novo modelo chega importado da Alemanha. Mesmo assim, não conseguimos enxergar motivos para um abismo como esse entre os valores.

Falando sobre o visual, descrito em detalhes anteriormente no texto, a maior mudança fica na traseira, onde as lanternas foram redesenhadas para ganhar um visual mais afilado e moderno. Aém disso, ele vem de série com o pacote AMG Line, que agrega itens cromados, para-choques esportivos e rodas AMG de 20 polegadas, o que certamente muda o aspecto geral do SUV alemão.

A lista de equipamentos também ganhou diversas novidades, o que também é usado pela Mercedes-Benz para justificar o enorme aumento de preço. A lista inclui piloto automático adaptativo, carregamento por indução para celulares, teto solar panorâmico, faróis full LED, estacionamento automático, sete airbags, entre outros.

Uma última mudança é o motor 1.3 turbo, que alguns torceram o nariz por ser Renault, mas que casou bem com o GLA 2021. Ele entrega 163 cv e 25,5 kgfm de torque e está associado ao câmbio automático de sete velocidades.

Confira abaixo as mudanças anteriores, nas linhas 2019 e 2020:

A linha 2020 do Mercedes-Benz GLA não recebeu nenhuma novidade, pois o modelo está à espera de sua nova geração. Com novo estilo e nova plataforma, a novidade ficou menor no comprimento, mas ganhou alguns centímetros no entre-eixos.

Por dentro, o sistema MBUX é a grande novidade, com duas telas de 7 polegadas ou 10,25 polegadas nas versões mais caras, sempre com comandos de voz. A motorização também foi atualizada, com os propulsores 1.3 turbo (163 cv e 25,5 kgfm de torque) e 2.0 turbo (224 cv e 35,7 kgfm), com câmbio automático de 7 ou 8 velocidades.

Depois do lançamento dessa nova geração, que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2021, o Mercedes GLA também apresentará suas versões apimentadas AMG GLA 35 (2.0 turbo de 306 cv) e AMG GLA 45 (com 387 cv ou 421 cv, na 45 S).

O Mercedes-Benz GLA 2019 recebeu atualização recentemente, que conferiu um ar mais atual ao modelo, ficando essas alterações por conta dos faróis com novo layout interno e luzes em LED.

Também alterou grade frontal redesenhada com formato inspirado nos crossovers mais caros da Mercedes-Benz, para-choques com novo desenho e lanternas traseiras com tecnologia Stardust, derivada do Classe E, cujo design mais reto, e união por uma barra horizontal, aumenta a percepção de largura e volume do veículo, além de novas rodas aro 18.

O interior do Mercedes GLA 2019 se diferencia pelos painéis com comandos cromados, novos materiais de acabamento, anéis das aberturas da ventilação com novo desenho e controles das teclas para os ajustes dos bancos nas portas com novo formato. Na Advance, um novo detalhe de acabamento em alumínio escovado.

O Mercedes GLA 2019 tem ainda central multimídia passa a oferecer Android Auto ou Apple CarPlay. A versão de entrada Style é equipada ainda com sete airbags, sistema start/stop, sistema keyless-go, piloto automático, monitoramento da pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, direção elétrica, rodas de liga-leve aro 18 com pneus run flat, controles de estabilidade e tração, sistema multimídia com Bluetooth, volante em couro com paddle shifts, ar-condicionado, câmera de ré, entre outros.

O Mercedes GLA Advance agrega sensor de estacionamento, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos e memória e faróis em LED.

No Enduro, o GLA se diferencia pelos faróis de neblina, teto solar panorâmico com abertura elétrica e ar-condicionado automático de duas zonas.

No caso do Sport, o Mercedes-Benz GLA 2019 oferece retrovisores eletrocrômicos, rodas de liga-leve de 19 polegadas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tampa do porta-malas com abertura elétrica, navegador GPS e banco do passageiro dianteiro com ajustes elétricos.

O GLA 45 AMG oferece kit visual AMG, volante revestido em couro Nappa, suspensão esportiva, pinças de freio vermelhas, farol alto adaptativo, bancos dianteiros com aquecimento, piloto automático adaptativo, rodas aro 20 polegadas, entre outros.

Mercedes GLA 2021 – versões

  • Mercedes GLA 200 AMG Line 2021

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Mercedes GLA 2021 – equipamentos

Mercedes GLA 200 AMG Line 2021 – motor 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 7 velocidades.

Rodas AMG 20” (235/45 R 20)

ITENS DE SÉRIE: Acabamento com visual fibra de carbono, Airbag de joelhos para o motorista, Ajustes elétricos de 4 vias para lombar, Android Auto, Apple CarPlay, Assentos esportivos, Assistente ativo de direção, Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC, Banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos e memória, Bodystyle AMG, Cockpit digital de 10”,
Câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, DISTRONIC, Driving assistance package, DYNAMIC SELECT, EASY-PACK acionamento elétrico do porta malas, Espelhos com função antiofuscante, Espelhos rebatíveis eletricamente, Faróis full LED, Função aviso para blind spot, Hands-free, Monitoramento da pressão dos pneus, Pacote AMG, Revestimento interno do teto em tecido preto, Sensor de chuva, Sensor interno de presença, Sistema MBUX, Tapetes AMG, Tela central digital de 10”, Teto solar panorâmico, THERMOTRONIC, TIREFIT, Touchpad, Volante esportivo com base achatada, Wireless charging, entre outros.

Mercedes GLA 2021 – preços

  • Mercedes GLA 200 AMG Line 2021 – R$ 325.900

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Mercedes GLA 2021 – motor

A nova geração do Mercedes-Benz GLA 2021 usa o motor 1.3 turbo de desenvolvimento Renault, que em breve equipará outros modelos da marca francesa por aqui.

Esse propulsor transversão tem turbocompressor e injeção direta, além de 4 cilindros e 16 válvulas. Ele entrega 163 cv a 5.500 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.620 rpm, sendo associado ao câmbio 7G-DCT automático de sete velocidades e dupla embreagem. A tração é dianteira.

Antes disso, o Mercedes GLA utilizava dois motores no Brasil. O primeiro deles era o 1.6 Turbo da Daimler, um propulsor bem moderno e que utiliza tecnologia de ponta, sendo a base para os modelos da marca no país.

Com cabeçote, bloco e cárter em alumínio, o motor emprega injeção direta e turbocompressor, garantindo assim uma potência suficiente para as demandas de modelos como Classe C, por exemplo. Além disso, esse propulsor tem boa oferta de torque em baixíssima rotação.

Com duplo comando de válvulas variável eletronicamente e sistema de pré-aquecimento do combustível para partida a frio no sistema Flex, o motor 1.6 Turbo do Mercedes-Benz GLA 2020 entrega, independente do combustível, 156 cv a 5.300 rpm, mas seu torque de 25,5 kgfm é obtido em apenas 1.250 rpm, regime abaixo do realizado pelo motor EA211 1.4 TSI da Audi e Volkswagen, por exemplo.

Junto com ele, o crossover tem ainda uma caixa automatizada de dupla embreagem 7G-DCT de sete velocidades.

Outro propulsor do Mercedes-Benz GLA 2020 no Brasil era o 2.0 Turbo, que compartilha alguns elementos com o 1.6 Turbo. Esse motor era um concorrendo direto do antigo EA113 que tinha números parecidos antes de ser substituído pelo mais moderno EA888.

No caso da Daimler, o motor continua a entregar 211 cv a 5.500 kgfm e bons 35,7 kgfm a 1.200 rpm, motivando o fabricante concorrente à introduzir o EA888, que tem força semelhante.

Este motor da Mercedes-Benz também equipa alguns outros modelos vendidos por aqui e já até ganhou uma variante mais potente, que entrega 241 cv e 37,6 kgfm. No Mercedes-Benz GLA 2020, esse 2.0 vem equipado com a mesma transmissão de dupla embreagem 7G-DCT de sete velocidades do motor 1.6 Turbo.

Anteriormente, a linha também contava com o AMG 2.0 Turbo, que equipava apenas o GLA 45 AMG. Ele entregava 381 cv a 6.000 rpm, além de 48,4 kgfm, suficientes para catapultar o crossover até 100 km/h em 6,6 segundos. O conjunto ainda tinha um câmbio de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT 7G-DCT, totalmente desenvolvida para o bólido.

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Mercedes GLA 2021 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Mercedes-Benz GLA 200 2021 – 8,7 segundos e 210 km/h

Pesando 1.485 kg, o Mercedes-Benz GLA 2021 oferece uma boa performance com o motor 1.3 Turbo de 163 cv a 5.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.620 rpm, sempre com gasolina.

O motor responde prontamente à menor pisada no acelerador, entregando todo o torque bem próximo da marcha lenta. As respostas são satisfatórias e a aceleração é gradual e suave.

As mudanças de marcha ocorrerem de forma quase imperceptível. Com transmissão de dupla embreagem com sete marchas, o GLA anda muito bem. No modo Sport, o giro sobe bem mais rápido e o GLA 200 passa a entregar uma dirigibilidade mais esportiva.

Rodando a 110 km/h no modo Eco, que é o normal, a rotação atinge 2.000 rpm, garantindo mais economia e conforto ao dirigir. O consumo na estrada chegou a 14 km/litro, enquanto no ciclo urbano, ficou em 10,4 km/litro.

Voltado para o asfalto, o GLA não vai passar pelos buracos da mesma forma que um SUV, mas dá para andar em estradas de terra tranquilamente. O conforto ao dirigir é bom. A direção é bastante leve e os freios agem com eficiente germânica.

A suspensão tem ajuste firme e absorve as imperfeições de forma apenas razoável.

O nível de ruído interno é bom e para ouvir melhor o motor turbinado, só mesmo exigindo muito dele ou abrindo os vidros. A estabilidade do Mercedes-Benz GLA 2021 é muito boa, reforçada por rodas grandes e pneus largos, bem como por controle de tração e estabilidade.

Mercedes GLA 2021: preço, motor, versões, fotos e equipamentos

Mercedes GLA 2021 – consumo

Cidade

  • Mercedes-Benz GLA 200 2021 – 10,4 km/l

Estrada

  • Mercedes-Benz GLA 200 2021 – 14 km/l

Mercedes GLA 2021 – manutenção e revisão

Revisão 

Custo 

Custo 

Custo 

Quilometragem Preços 1.3Preços 2.0 (fora de linha)Preços 2.0 AMG (fora de linha)
10.000 km R$ 1.110R$ 1.110 Sem preço fixo 
20.000 km R$ 2.540R$ 2.540Sem preço fixo 
30.000 km R$ 3.320 R$ 3.320 Sem preço fixo 
40.000 km R$ 2.540 R$ 2.540Sem preço fixo 
50.000 km R$ 1.110R$ 1.110 Sem preço fixo 
60.000 km Não informadoNão informadoSem preço fixo 

Mercedes GLA 2021 – ficha técnica

Motor

1.3 Turbo

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.332

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

163 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

25,5 kgfm a 1.620 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 7 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Liga leve de 20 polegadas

Pneus

235/45 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.410

Largura (mm)

1.834

Altura (mm)

1.611

Distância entre os eixos (mm)

2.729

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

600

Tanque (litros)

43

Capacidade do porta-malas (litros)

435

Peso (kg)

1.485

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,30

Mercedes GLA 2021 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.